Conteúdo verificado

Richard III de Inglaterra

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Richard III
Rei da Inglaterra ( mais ...)
Reinar 26 de junho de 1483 - 22 de agosto de 1485
Coroação 06 de julho de 1483
Antecessor Edward V
Sucessor Henry VII
Consorte Anne Neville
Edição
Edward de Middleham, Príncipe de Gales
Casa Casa de York
Pai Richard Plantagenet, Duque de York
Mãe Cecily Neville
Enterro Abbey Greyfriars, Leicestershire

Richard III (02 de outubro de 1452 - 22 de agosto de 1485) era rei de Inglaterra a partir de 1483 até sua morte. Ele foi o último rei do Casa de York eo Dinastia Plantageneta. Sua derrota na Batalha do campo de Bosworth era a batalha decisiva das guerras das rosas , e é considerado às vezes como o fim dos Idade Média em Inglaterra. Ele é o personagem central de um conhecido jogo por William Shakespeare .

Após a morte de seu irmão rei Edward IV , Richard regido brevemente o país em nome do filho de Edward King Edward V , mas, em seguida, tomou a coroa a si mesmo. Edward e seu irmão Richard (conhecido como o Príncipes na torre) parecem ter desaparecido pouco depois; há uma boa dose de disputa sobre seu suposto assassinato de Richard.

Duas rebeliões em grande escala levantou-se contra Richard. A primeira, em 1483, foi liderada pelos opositores ferrenhos de Edward IV e, mais notavelmente, Richard próprio ' fazedor de reis ", Henry Stafford, segundo duque de Buckingham. A revolta entrou em colapso e foi executado em Buckingham Salisbury, próximo a da Bull Head Inn. No entanto, em 1485, outra rebelião surgiu contra Richard, liderado por Henry Tudor, segundo conde de Richmond (mais tarde rei Henrique VII) e seu tio Jasper. Os rebeldes desembarcaram tropas e Richard caiu na Batalha de Bosworth Field, o último rei Inglês para morrer no campo de batalha.

Infância

Richard nasceu em Fotheringhay Castle, o oitavo e filho mais novo, eo quarto filho sobrevivente de Richard Plantagenet, terceiro duque de York (que tinha sido um forte pretendente ao trono do rei Henrique VI ) e Cecily Neville. Richard passou vários anos de sua infância influentes no Middleham Castle in Wensleydale, sob a tutela de seu primo Richard Neville, Conde de Warwick 16 (conhecido como "O Fazedor de Reis" por causa de sua forte influência sobre o curso dos Guerra das Rosas ). Enquanto Richard estava na propriedade de Warwick, ele desenvolveu uma estreita amizade com Francis Lovell, uma amizade que permaneceria forte para o resto de sua vida. Outra criança no agregado familiar era filha de Warwick Anne Neville, a quem Richard casaria mais tarde.

Na época da morte de seu pai e irmão mais velho Na Edmund Batalha de Wakefield, Richard, que tinha oito anos de idade, foi enviado por sua mãe, a duquesa de York, aos Países Baixos, além do alcance da vingativa rainha de Henrique VI, Margarida de Anjou. Ele estava acompanhado por seu irmão mais velho George (mais tarde duque de Clarence). Eles voltaram para a Inglaterra após a derrota dos Lancastrians no Batalha de Towton, e participou da coroação do irmão mais velho de Richard como o rei Edward IV . Neste momento, Richard foi nomeado Duque de Gloucester, além de ser feito um Cavaleiro da Ordem da Jarreteira e um cavaleiro do banho . Richard foi então enviado para a propriedade de Warwick em Middleham para seu treinamento de cavaleiro. Com algumas interrupções, Richard ficado em Middleham até o início de 1465, quando ele tinha 12 anos.

Richard envolveu-se na política ásperas das guerras das rosas em uma idade adiantada. Edward nomeou o único Comissário da matriz para os condados ocidentais em 1464, quando ele tinha 11. Com a idade de 17 anos, ele tinha um comando independente.

Em um segundo tempo em sua juventude Richard foi forçado a procurar refúgio no Países Baixos que eram parte do reino do Ducado da Borgonha. Sua irmã Margaret tinha se tornado a esposa de Carlos, o Temerário, duque de Borgonha em 1468. Richard junto com seu irmão, o Rei, fugiu para Borgonha em outubro 1470 depois de Warwick desertou para o lado da Margarida de Anjou. Com apenas 18 anos, Richard jogou um papel crucial em duas batalhas que resultaram na restauração de Edward ao trono na Primavera de 1471 - Barnet e Tewkesbury.

Inglês Royalty
Casa de York
Inglaterra Braços 1405.svg
Richard Plantagenet, 3º Duque
Anne, duquesa de Exeter
Edward IV
Edmundo, conde de Rutland
Elizabeth, duquesa de Suffolk
Margaret, duquesa de Borgonha
George Plantagenet, primeiro duque de Clarence
Richard III
Richard III
Edward de Middleham, Príncipe de Gales


Reinado de Eduardo IV

Durante o reinado de seu irmão, o rei Edward IV , Richard demonstrou sua lealdade e habilidade como um comandante militar. Ele foi recompensado com grandes propriedades rurais no norte da Inglaterra, e apontado como Governador do Norte, tornando-se o mais rico e mais poderoso nobre na Inglaterra. Em contraste, seu outro irmão sobrevivente, George Plantagenet, primeiro duque de Clarence, se desentendeu com Edward e foi executado por traição.

Richard controlava o norte da Inglaterra até a morte de Edward IV. Há, e especialmente na cidade de Iorque , ele foi considerado com muito amor e carinho. Em 1482 Richard recapturado Berwick-upon-Tweed dos escoceses , e sua administração foi considerada justa e equitativa. Richard e sua esposa Anne dotado universidades e fez doações para a igreja.

Adesão ao Trono

Com a morte de Edward IV, em 09 de abril de 1483, os filhos do falecido rei (sobrinhos de Richard), Rei Edward V , com idades entre 12 e Richard, duque de York, de 9 anos, foram ao lado na ordem de sucessão. Richard, no entanto, teve guardiães do rei - incluindo o irmão de Elizabeth Anthony Woodville, segundo Earl Rivers - preso e levado para Pontefract Castle, onde foram executados mais tarde, supostamente para o planejamento de assassinar Edward V. Ele então pegou Edward e seu irmão mais novo para a Torre de Londres .

Em 22 de junho 1483, fora St. Catedral de Paul , foi lida uma declaração em nome de Richard declarando que o casamento de Edward IV com Elizabeth Woodville era ilegítimo e que, em consequência, Richard, não seu sobrinho, era o legítimo rei.

Parlamento então passado o Titulus Regius em apoio de Richard, na evidência de um bispo que testemunhou ter se casado com Edward IV Lady Eleanor Butler, que ainda estava viva quando Edward se casou com Elizabeth Woodville. Em 06 de julho de 1483, Richard foi coroado em Westminster Abbey .

Os jovens príncipes nunca mais foram vistos. Embora Richard III é amplamente acredita-se ter matado Edward V e de seu irmão, há uma controvérsia considerável sobre as circunstâncias reais de mortes dos meninos: ver Príncipes na torre.

Morte na Batalha de Bosworth

Em 22 de agosto 1485, Richard conheceu o Forças Lancastrian de Henry Tudor no Batalha de Bosworth Field. Ele estava montado em seu corcel branco. O tamanho do exército de Richard foi estimado em 8.000, Henry em 5000, mas os números exatos não pode ser conhecido. Durante a batalha Richard foi abandonado pelo Senhor Thomas Stanley, primeiro conde de Derby, senhor William Stanley, e Henry Percy, 4o conde de Northumberland. A mudança de lados pelos Stanleys esgotados severamente a força do exército de Richard e teve um efeito significativo sobre o resultado da batalha. Além disso, a morte de John Howard, Duque de Norfolk, seu companheiro próximo, parece ter tido um efeito desmoralizante sobre Richard e os seus homens. Contas note que Richard lutou bravamente e habilmente durante a batalha, derrubando Sir John Cheney, um campeão bem conhecido, matando padrão de Henry portador Sir William Brandon e quase atingindo o próprio Henry antes de ser finalmente cercado e morto. A tradição afirma que suas últimas palavras foram " traição, traição, traição, traição, traição ".

Virgílio Polidoro, historiador oficial de Henry Tudor, viria a registrar que "King Richard, sozinho, foi morto lutando corajosamente na imprensa mais grossa de seus inimigos". O corpo nu de Richard foi então exposto, possivelmente na fundação colegiada da Anunciação de Nossa Senhora, e enforcado por Henry Tudor, agora rei Henrique VII, antes de ser enterrado em Greyfriars Church, Leicester. Em 1495 Henry VII pago £ 50 para um mármore e alabastro monumento. De acordo com uma tradição, durante o Dissolução dos Mosteiros seu corpo foi atirado para o próximo Rio Soar, embora outras evidências sugerem que uma pedra memorial foi visível em 1612, em um jardim construído no local de Greyfriars. A localização exata é agora perdidos devido a mais de 500 anos de desenvolvimento subsequente. Atualmente, existe uma placa comemorativa no site da Catedral, onde ele pode ter sido uma vez enterrado.

De acordo com outra tradição, Richard consultou um vidente na cidade de Leicester antes da batalha que predisse que "onde o seu impulso deve golpear na viagem para a batalha, sua cabeça será quebrado no retorno." Na viagem para a batalha seu esporão atingiu a ponte de pedra da ponte da curva; reza a lenda que, como o seu cadáver estava sendo realizada a partir da batalha sobre o dorso de um cavalo, a cabeça atingiu a mesma pedra e foi arrombado.

Richard foi o último rei Inglês para ser morto em batalha. (Apenas um outro estava tão morto, Harold Godwinson .)

Henry Tudor sucedeu Richard para se tornar Henry VII, e procurou consolidar a sucessão ao se casar com a herdeira Yorkist, Elizabeth de York, Edward IV filha e sobrinha de Richard III.

Sucessão

Iluminação contemporânea (Rous Roll) de Richard III, sua rainha Anne Neville quem se casou em 1472, e seu filho Eduardo, o Príncipe de Gales

Após a vitória decisiva sobre os Yorkist Lancastrians no Batalha de Tewkesbury, Richard tinha se casado com a filha mais nova do Conde de Warwick, Anne Neville em primeiro marido 12 de julho de 1472. Anne tinha sido Edward de Westminster, filho de Henry VI.

Richard e Anne tinha um filho, Edward de Middleham, que não morreu muito depois de ter sido criado Príncipe de Gales. Richard também teve um número de filhos ilegítimos, incluindo João de Gloucester, executado pelo rei Henrique VII, e uma filha chamada Katharine (d. 1487) que se casou William Herbert, segundo conde de Pembroke. Pensou-se que a mãe pode ter sido uma Katherine Haute, que é mencionado em registros domésticos. Ambas estas crianças sobreviveram Richard. Não se sabe se ou não deixou qualquer descendente. O misterioso Richard Plantagenet também é um possível descendente de Richard III como é Richard o Master-Builder.

No momento da sua última posição contra os Lancastrians, Richard era um viúvo sem um filho legítimo. Após a morte de seu filho, ele tinha inicialmente nomeou seu sobrinho, Edward, Conde de Warwick, filho de Clarence e do sobrinho da rainha Anne Neville, como seu herdeiro. Após a morte de Anne, no entanto, Richard nomeado como seu herdeiro outro sobrinho, John de la Pole, conde de Lincoln, filho de sua irmã mais velha Elizabeth.

Legado

Morte de Richard em Bosworth resultou no fim do Dinastia Plantageneta, que governou a Inglaterra desde a sucessão de Henry II em 1154. O último macho Plantagenet, Edward, Conde de Warwick (filho do irmão de Richard III Clarence) foi executado por Henry VII em 1499.

Richard de Condições para o Conselho do Norte melhorou muito No norte da Inglaterra, como plebeus daquela região eram anteriormente sem qualquer atividade econômica substancial independente de Londres . Sua posição era descendente Secretário de Estado para o Departamento do Norte.

Controvérsia e reputação

Muito do que foi anteriormente considerado fato sobre Richard III foi rejeitada pelos historiadores modernos. Por exemplo, Richard foi representada por escritores Tudor como sendo deformado fisicamente, o que foi considerado como evidência de um personagem do mal. No entanto, o braço atrofiado, de volta flácido e torta de legenda são hoje em dia acredita-se ser fabricações; a história questionável atribuída a Thomas More causou uma profunda impressão sobre William Shakespeare , e foi por muito tempo considerada como a história oficial de eventos. Shakespeare fez Richard o assunto de sua peça Ricardo III , que ele retratou negativamente.

O Richard III Society foi fundada no século 20 e reuniu material de pesquisa considerável sobre sua vida e reinado. O seu objectivo é resumida por seu patrono, o presente Richard, Duque de Gloucester:

"... O propósito e de fato a força da Richard III Sociedade derivam da crença de que a verdade é mais poderosa do que mentiras. - Uma fé que, mesmo depois de todos esses séculos, a verdade é importante É a prova do nosso sentido de valores civilizados que algo como esotérico e tão frágil como a reputação vale a pena fazer campanha para. "

A Sociedade dos Amigos do Rei Ricardo III também foi criada no século 20, a fim de reabilitar a reputação de Richard e para honrar a sua memória. A sociedade é baseada na cidade de Iorque , onde após a sua morte em 1485 foi proclamado, "King Richard, tarde reinante misericordiosamente sobre nós, foi .... piteously morto e assassinado, para grande tristeza de esta cidade."

Richard III não foi considerado culpado em um julgamento simulado presidida por três juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos em 1997. Chefe de Justiça William H. Rehnquist Justiças e Associados Ruth Bader Ginsberg e Stephen G. Breyer, em uma decisão 3-0, determinou que a acusação não tinha encontrado o ónus da prova que "era mais provável que não" que os príncipes na torre tinha sido assassinado; que os ossos encontrados em 1674 na Torre eram os dos príncipes; ou que Richard III tinha ordenado ou foi cúmplice em suas mortes.

Cultura popular

Romancistas Horace Walpole, Josephine Tey e Valerie Anand estão entre os escritores que argumentaram que Richard III era inocente da morte dos Príncipes. Sharon Kay Penman, em sua romance histórico O Sunne em Esplendor, também retrata Richard III como um governante justo e honesto e atribui a morte dos Príncipes para o Duque de Buckingham. No romance de mistério o assassinato de Richard III por Elizabeth Peters (1974) a trama central gira em torno do debate se Richard III era culpado destes, bem como outros crimes. Um retrato simpático de Richard III é dada na fundação, o primeiro volume da A dinastia Morland, uma série de romances históricos de autor Cynthia Harrod-Eagles.

Talvez a adaptação para o cinema mais conhecida da peça de Shakespeare Richard III é o Versão 1955 dirigido e produzido por Sir Laurence Olivier , que também interpretou o papel principal. Também notável é o 1995 versão do filme, estrelado por Sir Ian McKellen , inserida em 1930 ficcionais fascista Inglaterra, e Looking for Richard, um filme de 1996 documentário dirigido por Al Pacino , que interpreta o personagem-título, bem como a si mesmo. Na BBC série baseada em peças históricas de Shakespeare, Um Age of Kings, Paul Daneman joga Richard.

Apesar de ter morrido com a idade de 32, Richard é descrito frequentemente como sendo consideravelmente mais velho. Basil Rathbone e Peter Cook foram ambos 46 quando jogaram ele, Laurence Olivier era de 48 (em seu filme de 1955), Vincent Price era 51, Ian McKellen foi de 56, e Pacino também 56, em seu filme de 1996 (embora Pacino foi de 39 quando jogou-o no Broadway em 1979 e Olivier foi de 37 quando jogou ele no palco em 1944).

Em um jogar dentro de um jogo em 1977 o filme de Neil Simon The Goodbye Girl, Richard Dreyfuss relutantemente retrata como Richard abertamente homossexual por insistência de um diretor avant-garde. Desempenho Dreyfuss 'ele ganhou o 1978 Oscar de melhor ator.

Na série de comédia de televisão O Black Adder, Richard III é retratado por Peter Cook em uma versão alternativa da história como um homem amoroso, bondoso que trata os príncipes na torre com carinho. Ele é de forma não intencional morto por Edmund, o titular "Black Adder" ( Rowan Atkinson). Sua morte leva, não para a coroação de Henry Tudor, mas para o Estado de Richard IV, que na série de televisão tem crescido a ser o pai de Edmund.

Títulos, estilos, honras e braços

Brasão

Como o duque de Gloucester, Richard teve uso do brasão de armas do reino, differenced por uma etiqueta argento de três pontos arminho, em cada ponto cantão gules. Como soberano, ele teve uso dos braços do reino de Undifferenced. Seu lema era "Loyaulte me mentir", "Lealdade me liga".

Antepassados

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Richard_III_of_England&oldid=317852814 "