Conteúdo verificado

Richard Wagner

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores ; Poesia e Opera

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

O rosto e parte superior do tronco de um homem branco de 60 anos são mostrados. Longas costeletas enquadrar um rosto barbeado. Ele veste um casaco com gravata.
Richard Wagner em 1871
assinatura escrita a tinta e em um roteiro de fluxo

Wilhelm Richard Wagner (pronuncia- / Vɑːɡnər /, pronunciação alemão: [ʁiçaʁt vaːɡnɐ]; 22 de maio de 1813 - 13 de fevereiro 1883) foi um Alemão compositor, condutor, diretor de teatro e ensaísta, conhecidos primeiramente para suas óperas (ou de "dramas música", como foram chamados mais tarde). Composições de Wagner, particularmente aquelas de seu período mais tarde, são notáveis por sua complexa textura, rica harmonias e orquestração, eo uso elaborado de motivos condutores: temas musicais associados com caracteres individuais, lugares, idéias ou elementos do enredo. Diferentemente da maioria dos outros compositores de ópera, Wagner redigiu a música e libreto para cada de seus trabalhos da fase.

Inicialmente estabelecer sua reputação como compositor de obras como O Flying Dutchman e Tannhäuser que estavam nas românticas tradições de Weber e Meyerbeer, Wagner transformou pensamento lírico através de seu conceito de Gesamtkunstwerk ("obra de arte total"). Isso permitiria atingir a síntese de todas as artes poéticas, visuais, musicais e dramáticas, e foi anunciada em uma série de ensaios entre 1849 e 1852. Wagner realizou este conceito mais plenamente na primeira metade do ciclo de quatro ópera monumental Der Ring des Nibelungen . No entanto, seus pensamentos sobre a importância relativa de música e teatro estavam a mudar novamente e ele reintroduziu algumas formas operísticas tradicionais em seus últimos trabalhos, incluindo estágio Die Meistersinger von Nürnberg.

Wagner foi pioneira avanços na linguagem musical, como a extrema cromatismo e rapidamente mudando centros tonais, que influenciou muito o desenvolvimento de Música clássica européia. Sua Tristan und Isolde é por vezes descrito como marcando o início da música moderna. A influência de Wagner espalhou para além da música em filosofia , literatura , as artes visuais e teatro . Ele teve sua casa própria ópera construída, a Bayreuth Festspielhaus, que continha muitos novos recursos de design. Foi aqui que o Anel e Parsifal receberam suas estréias e onde sua a maioria dos trabalhos da fase importantes continuam a ser realizada hoje, em um festival anual administrada por seus descendentes. Visualizações de Wagner sobre conduzindo também foram muito influentes. Seus extensos escritos sobre música, teatro e política têm tudo atraiu extensa comentário; nas últimas décadas, especialmente onde eles têm conteúdo anti-semita.

Wagner conseguido tudo isso apesar de uma vida caracterizada, até suas últimas décadas, pelo exílio político, casos de amor turbulenta, pobreza e voo repetido de seus credores. Sua personalidade combativa e vistas muitas vezes sem rodeios sobre música, política e sociedade fizeram dele uma figura controversa durante a sua vida. Ele permaneceu um para este dia. O impacto de suas idéias pode ser rastreada em muitas das artes ao longo do século XX.

Infância

Um cartão de um prédio de cinco andares, com lojas no térreo e janelas sótão no telhado. A inserção rodada tem uma imagem de Wagner na meia-idade.
Local de nascimento de Richard Wagner no Brühl (Leipzig)

Wilhelm Richard Wagner nasceu em No. 3 ('The House of the Red and White Lions'), o Brühl, na Bairro judeu de Leipzig, em 22 de Maio 1813, o nono filho de Carl Friedrich Wagner, que era um funcionário do serviço de polícia de Leipzig, e sua esposa Johanna Rosine (née Paetz), filha de um padeiro. O pai de Wagner morreu de tifo seis meses após o nascimento de Richard, na sequência do qual a mãe de Wagner começou a viver com o ator e dramaturgo Ludwig Geyer, que tinha sido um amigo do pai de Richard. Em agosto 1814 Johanna casado Geyer, e se mudou com sua família para sua residência em Dresden. Até que ele tinha quatorze anos, Wagner era conhecido como Richard Wilhelm Geyer. Ele quase certamente suspeitava que Geyer era seu pai natural.

O amor de Geyer do teatro foi compartilhada por seu enteado, e Wagner participou em suas performances. Em sua autobiografia, Wagner lembrou uma vez fazendo o papel de um anjo. O menino Wagner também foi extremamente impressionado com os elementos góticos de Weber Der Freischütz. No final de 1820, Wagner foi matriculado na escola do Pastor Wetzel em Possendorf, perto de Dresden, onde recebeu algumas instruções de seu professor de piano Latina. Ele não poderia gerir uma escala adequada, mas preferia jogar aberturas de teatro de ouvido. Geyer morreu em 1821, quando Richard tinha oito anos. Posteriormente, Wagner foi enviado para a Escola de Gramática Kreuz em Dresden, pago pelo irmão de Geyer. O jovem Wagner entretido ambições como dramaturgo, seu primeiro esforço criativo (listado como ' WWV 1 ') ser uma tragédia, Leubald, iniciado na escola em 1826, que foi fortemente influenciado por Shakespeare e Goethe . Wagner estava determinado a configurá-lo para a música; ele convenceu sua família para permitir-lhe lições de música.

Em 1827, a família se mudou de volta para Leipzig. Primeiras lições de Wagner em harmonia foram tomadas em 1828-1831 com Christian Gottlieb Müller. Em janeiro de 1828, ouvi pela primeira vez Beethoven 's 7th Symphony e, em seguida, em março, de Beethoven 9ª Sinfonia realizado no Gewandhaus. Beethoven se tornou sua inspiração, e Wagner escreveu uma transcrição para piano da 9ª Sinfonia. Ele também ficou muito impressionado com a performance do Requiem de Mozart . A partir desta data Wagner período de início sonatas para piano e suas primeiras tentativas de orquestral insinuação.

Em 1829, ele viu a soprano dramática Wilhelmine Schröder-Devrient no palco, e ela tornou-se o seu ideal da fusão de teatro e música na ópera. Em sua autobiografia, Wagner escreveu: "Se eu olhar para trás em minha vida como um todo, eu posso encontrar nenhum caso que produziu tão profunda impressão sobre mim." Wagner afirmou ter visto Schröder-Devrient no papel-título de Fidelio; no entanto, parece mais provável que ele viu seu desempenho como em Romeo Bellini I Capuleti ei Montecchi.

Matriculou-se na Universidade de Leipzig, em 1831, onde se tornou um membro da Studentenverbindung Corps Saxonia Leipzig. Ele também teve aulas de composição com a cantor de Igreja de São Tomé, Christian Theodor Weinlig. Weinlig ficou tão impressionado com a habilidade musical de Wagner que ele se recusou qualquer pagamento para as suas aulas, e organizados para sonata para piano de Wagner em plano B (que foi, consequentemente, dedicado a ele) a ser publicado como op do compositor. 1. Um ano depois, Wagner compôs sua Symphony in C major, uma obra Beethovenesque realizada em Praga em 1832 e no Gewandhaus de Leipzig em 1833. Ele, então, começou a trabalhar em uma ópera, Die Hochzeit (The Wedding), que ele nunca concluída.

Em 1833, o irmão mais velho de Wagner Karl Albert conseguiu obter uma posição como Richard mestre em coro Würzburg. No mesmo ano, com a idade de 20, Wagner compôs sua primeira ópera completa, Die Feen (The Fairies). Esta ópera, que claramente imitava o estilo de Carl Maria von Weber, iria unproduced até meio século depois, quando foi estreada em Munique logo após a morte do compositor em 1883.

A cabeça e parte superior do tronco de uma mulher branca jovem com cabelo escuro feito em um estilo elaborado. Ela usa um pequeno chapéu, um manto e vestido que exponha seus ombros e brincos de pérolas. Em sua mão esquerda que prende a borda da capa, dois anéis são visíveis.
Wilhelmine "Minna" Planer (1835), de Alexander von Otterstedt

Enquanto isso, Wagner procedeu a uma breve nomeação como diretor musical na casa de ópera em Magdeburg durante o qual ele escreveu Das Liebesverbot (a proibição de amor), baseado em Shakespeare Medida por Medida. Este foi encenado em Magdeburg em 1836, mas fechou antes da segunda apresentação, deixando o compositor (não pela última vez) em sérias dificuldades financeiras. Em 1834, Wagner tinha caído para a atriz Christine Wilhelmine "Minna" Planer. Após o desastre de Das Liebesverbot ele a seguiu até Königsberg, onde ela o ajudou a obter um compromisso no teatro. Os dois se casaram em Königsberg em 24 de Novembro de 1836. Em junho de 1837 Wagner se mudou para a cidade de Riga, em seguida, no Império Russo , onde se tornou diretor musical da ópera local. Minna havia deixado recentemente Wagner para outro homem, mas Richard levou de volta; este foi apenas o primeiro desaire de um casamento conturbado que iria acabar na miséria três décadas mais tarde.

Em 1839, o casal tinha acumulado dívidas tão grandes que eles fugiram Riga para escapar de credores (dívida iria atormentar Wagner durante a maior parte de sua vida). Durante sua fuga, eles e suas Cão da Terra Nova, ladrão, tomou um mar tempestuoso passagem para Londres, a partir do qual Wagner chamou a inspiração para The Flying Dutchman (com uma história baseada em um esboço por Heinrich Heine). Os Wagners gastou 1839-1842 em Paris, onde Richard fez uma vida escassa escrevendo artigos e organizando óperas por outros compositores, em grande parte, em nome da Schlesinger editora. No entanto, ele também completou seu terceiro e quarto óperas Rienzi e The Flying Dutchman durante esta estadia. Seu alívio ao deixar Paris para Dresden foi gravado em seu " Autobiográfico Sketch "de 1842 -" Pela primeira vez eu vi o Rhine - com lágrimas quentes nos meus olhos, eu, pobre artista, jurou fidelidade eterna a minha pátria alemã ".

Dresda

Wagner tinha completado escrita Rienzi em 1840. Em grande parte através do forte apoio de Giacomo Meyerbeer, foi aceito para o desempenho pela Dresden Court Theatre (Hofoper) no Estado alemão da Saxônia. Em 1842, Wagner mudou-se para Dresden, onde Rienzi foi encenada a aclamação considerável em 20 de outubro. Wagner viveu em Dresden para os próximos seis anos, acabou sendo nomeado o Real Saxon Tribunal Maestro. Durante este período, ele encenado ali The Flying Dutchman (02 de janeiro de 1843) e Tannhäuser (19 de outubro de 1845), os dois primeiros de seus três óperas meio-período. Wagner também misturado com círculos artísticos em Dresden, incluindo o compositor Ferdinand Hiller eo arquiteto Gottfried Semper.

Os Wagners estadia 'em Dresden foi levado a um fim pelo envolvimento de Richard em de esquerda política . Um nacionalista movimento foi ganhando força nos estados do Confederação Alemã, pedindo liberdades constitucionais e da unificação da Alemanha como um Estado-nação. Richard Wagner desempenhou um papel entusiasta do socialista asa deste movimento, que recebe regularmente convidados que incluíam o editor radical agosto Rockel, eo russo anarquista Mikhail Bakunin. Ele também foi influenciado pelas idéias de Proudhon. Descontentamento generalizado em Dresden veio à tona em abril de 1849, quando o rei Frederico Augusto II da Saxônia rejeitou uma nova Constituição. O Maio Uprising eclodiu, em que Wagner desempenhado um papel secundário. A incipiente revolução foi rapidamente esmagado por uma força aliada de Saxon e Tropas prussianas e mandados foram emitidos para a prisão dos revolucionários. Wagner teve de fugir, primeiro visitar Paris e, em seguida, fixando-se em Zurique .

Exílio, Schopenhauer e Mathilde Wesendonck

Um retrato do comprimento de três quartos de uma mulher branca jovem ao ar livre. Ela veste um xale sobre um vestido elaborada-de mangas compridas que expõe os ombros e tem um chapéu em cima seu cabelo escuro centralmente parted.
Retrato de Mathilde Wesendonck (1850) por Karl Ferdinand Sohn

Wagner passou os próximos 12 anos no exílio. Ele tinha completado Lohengrin, a última de suas óperas do período intermediário antes da revolta Dresden, e agora escreveu desesperadamente para seu amigo Franz Liszt de tê-lo encenado na sua ausência. Liszt, que provou ser um verdadeiro amigo, eventualmente dirigiu a estreia em Weimar em agosto 1850.

No entanto, Wagner viu-se em apuros pessoais desagradável, isolado do mundo musical alemão e sem qualquer rendimento para falar. Antes de sair de Dresden, tinha elaborado um cenário que acabaria por tornar-se o ciclo de quatro ópera Der Ring des Nibelungen . Inicialmente, ele escreveu o libreto para uma única ópera, Siegfrieds Tod (A Morte de Siegfried) em 1848. Depois de chegar em Zurique, ele expandiu a história para incluir uma junge Der ópera Siegfried (Young Siegfried) a explorar a fundo do herói. Completou o texto do ciclo de escrita para a libretti Die Walküre e Das Rheingold e revê o outro libretos de concordar com seu novo conceito, completá-las em 1852. Enquanto isso, sua esposa Minna, que não gostava de as óperas que ele tinha escrito depois de Rienzi, estava caindo em uma depressão profunda e, em seguida, o próprio Wagner foi vítima de maus -Saúde, de acordo com a Ernest Newman "em grande parte uma questão de nervos exagerada", o que tornou difícil para ele continuar escrevendo.

Saída primária publicada de Wagner durante seus primeiros anos em Zurique foi um conjunto de ensaios notáveis: " O Art-Work of the Future "(1849), no qual ele descreve uma visão de ópera como Gesamtkunstwerk, ou "obra de arte total", em que as várias artes, como música, canção, dança, poesia, artes visuais, e stagecraft foram unificados; " Judaísmo na Music "(1850), um trato dirigido contra judeus compositores; e " Opera e Drama "(1851), que descreveu os estética do drama que ele estava usando para criar as óperas Ring.

Wagner começou a compor Das Rheingold em novembro de 1853, seguindo-o imediatamente com Walküre Die em 1854. Ele, então, começou a trabalhar na terceira ópera, agora chamado Siegfried, em 1856, mas terminou apenas os dois primeiros atos antes de tomar a decisão de colocar o trabalho de lado para se concentrar em uma nova idéia: Tristan und Isolde.

Wagner tinha duas fontes independentes de inspiração para Tristan und Isolde. O primeiro veio a ele em 1854, quando seu amigo poeta Georg Herwegh lhe apresentou as obras do filósofo Arthur Schopenhauer . Wagner chamaria mais tarde este o evento mais importante de sua vida. Suas circunstâncias pessoais certamente fez dele um converso fácil ao que ele entende-se a filosofia de Schopenhauer, uma visão profundamente pessimista da condição humana. Ele permaneceria um adepto de Schopenhauer para o resto de sua vida, mesmo depois de suas fortunas melhoraram.

Uma das doutrinas de Schopenhauer foi que música realizado um papel supremo entre as artes. Ele alegou que a música é a expressão direta da essência do mundo, que é cego, vontade impulsiva. Wagner rapidamente abraçou esta alegação, o que deve ter ressoou fortemente apesar da sua contradição de sua visão anterior, expresso em Opera e Drama, que a música na ópera teve que ser subserviente ao drama. Estudiosos Wagner, desde então, argumentou que essa influência de Schopenhauer causado Wagner para atribuir um papel mais dominante a música em suas óperas posteriores, incluindo a segunda metade do ciclo do Anel, que ele ainda tinha que compor. Muitos aspectos da doutrina de Schopenhauer, sem dúvida, encontrou seu caminho para libretos subsequente de Wagner. Por exemplo, a auto-renunciando sapateiro poeta- Hans Sachs em Die Meistersinger von Nürnberg, geralmente considerado mais simpático personagem de Wagner, embora vagamente baseado em uma pessoa histórica, é uma criação essencialmente Schopenhauer.

Segunda fonte de inspiração de Wagner foi o poeta-escritor Mathilde Wesendonck, a esposa do comerciante de seda Otto Wesendonck. Wagner atendeu às Wesendoncks em Zurique em 1852. Otto, um fã da música de Wagner, colocou uma casa em sua propriedade à disposição de Wagner. Durante o curso dos próximos cinco anos, o compositor acabou por tornar-se encantada com a mulher de seu patrono. Embora Mathilde parece ter voltado alguns de seus afetos, ela não tinha nenhuma intenção de prejudicar seu casamento. No entanto, o caso inspirado Wagner para pôr de lado seu trabalho sobre o ciclo do Anel (que não iria ser retomada para os próximos 12 anos) e começou a trabalhar em Tristan, com base no História de amor do rei Artur Tristão e Isolda. Durante o planejamento da ópera, Wagner compôs a Wesendonck Lieder, cinco canções para voz e piano definição poemas por Mathilde. Duas dessas configurações são explicitamente legendado por Wagner como "estudos de Tristão e Isolda '.

Uma fotografia de uma mulher branca de cabelos escuros de cerca de 40 sentado em uma cadeira na posição vertical. Ela usa um vestido de manga comprida, gola com material decorativo na frente e nos punhos e no pescoço.
Fotografia de Cosima Wagner, 1877

O caso inquieto entrou em colapso em 1858, quando Minna interceptado uma carta de Wagner para Mathilde. Após o confronto resultante, Wagner deixou Zurique sozinho, com destino a Veneza. No ano seguinte, mais uma vez ele se mudou para Paris para supervisionar a produção de uma nova revisão do Tannhäuser, encenado graças aos esforços de Princesa Pauline von Metternich. A estréia do Paris Tannhäuser em 1861 foi um fiasco total, devido a perturbações causadas por membros da Jockey Club. Mais performances foram cancelados, e Wagner apressadamente deixou a cidade.

A proibição político que tinha sido colocado em Wagner na Alemanha depois que ele havia fugido Dresden foi levantada em 1861. O compositor estabeleceu-se em Biebrich em Prússia, onde ele começou a trabalhar em Die Meistersinger von Nürnberg, a idéia de que tinha chegado durante uma visita que fizera a Veneza com os Wesendoncks. Apesar do fracasso de Tannhäuser, em Paris, a possibilidade de que Der Ring des Nibelungen nunca seria terminado, e vida pessoal infeliz de Wagner no momento de escrevê-lo, esta ópera é sua única comédia madura.

Entre 1861 e 1864 Wagner tentou ter Tristão e Isolda produzido em Viena . Apesar de numerosos ensaios da ópera permaneceu unperformed, e ganhou uma reputação como sendo "impossível", que ainda acrescentou a problemas financeiros de Wagner. Em 1862, Wagner finalmente se separaram com Minna, embora ele (ou pelo menos os seus credores) continuou a apoiá-la financeiramente até sua morte em 1866. Ele afirmou ser incapaz de viajar para o funeral dela devido a um "dedo inflamado".

Patrocínio do Rei Ludwig II

Um jovem em uma jaqueta militar escuro, calças de montaria, botas longas, e uma túnica de arminho volumosa. Ele usa uma espada ao seu lado, uma faixa, uma corrente e uma grande estrela. Principalmente escondida por seu manto é um trono, e por trás disso é uma cortina com uma crista com nome e título de Ludwig em latim. De um lado uma almofada segurando uma coroa senta-se em uma mesa.
Retrato de Ludwig II da Baviera sobre o tempo quando ele conheceu Wagner, por Ferdinand von Piloty de 1865

Fortunas de Wagner tomou um aumento dramático em 1864, quando Rei Ludwig II subiu ao trono de Bavaria com a idade de 18. O jovem rei, um fervoroso admirador de óperas de Wagner desde a infância, o compositor tinha trazido para Munique . Ele se estabeleceu dívidas consideráveis de Wagner, e propôs para encenar Tristan, Die Meistersinger, o Anel, e as outras óperas de Wagner planejadas. Wagner também começou a ditar sua autobiografia, Mein Leben, a pedido do Rei. Para Wagner, parecia significativo que seu resgate por Ludwig coincidiu com a de aprender a notícia da morte de seu suposto inimigo Meyerbeer, notando ingrata que "este mestre de ópera, que me tinha feito tanto mal, não deveria ter vivido para ver este dia ".

Após grandes dificuldades de ensaio, Tristan und Isolde estreou no Teatro Nacional de Munique em 10 de Junho de 1865, a primeira estréia Wagner em quase 15 anos. (A estréia estava prevista para 15 de maio, mas tinha sido adiada por oficiais de justiça que atuam para os credores de Wagner, e também porque a Isolde, Malvina Schnorr von Carolsfeld, estava rouca e precisava de tempo para se recuperar). O condutor desta estréia foi Hans von Bülow, cuja esposa Cosima tinha dado à luz em abril desse ano para uma filha, chamada Isolde, a criança não de von Bülow, mas de Wagner.

Cosima tinha 24 anos mais jovem do que Wagner e foi-se ilegítima, filha da condessa Marie d'Agoult, que tinha deixado o marido para Franz Liszt. Liszt desaprovou sua filha vendo Wagner, embora os dois homens eram amigos. O caso indiscreto escandalizado Munique, e para piorar as coisas, Wagner caiu em desgraça entre os membros da corte, que eram suspeitas de sua influência sobre o rei. Em dezembro de 1865, Ludwig foi finalmente forçado a pedir ao compositor para deixar Munique. Aparentemente ele também brincou com a idéia de abdicar, a fim de seguir o seu herói para o exílio, mas Wagner rapidamente o dissuadiu.

Ludwig instalado Wagner no Villa Tribschen, ao lado de Suíça Lago de Lucerna. Die Meistersinger foi concluída no Tribschen em 1867, e estreou em Munique em 21 de Junho do ano seguinte. Em outubro, Cosima finalmente convenceu Hans von Bülow para conceder-lhe o divórcio, mas isso não se concretizou até depois que ela teve mais dois filhos com Wagner; outra filha, chamada Eva, após a heroína de Meistersinger, e um filho Siegfried, nomeado para o herói do Anel. Minna Wagner tinha morrido no ano anterior e assim por Richard e Cosima agora eram capazes de se casar. O casamento ocorreu em 25 de agosto de 1870. No dia de Natal daquele ano, Wagner organizou uma apresentação surpresa da Siegfried Idyll para o aniversário de Cosima. O casamento com Cosima durou até o fim da vida de Wagner.

Bayreuth

Uma cópia mostrando dezesseis pessoas em uma grande sala com pinturas e uma grande estante contra a parede. Um homem com longos cabelos brancos desempenha um piano de cauda como vários outros observam. Wagner, que veste um boné e apoiando-se no braço de uma cadeira, segue a música em uma nota.
Richard Wagner em Bayreuth. Liszt, que também era seu pai-de-lei, pode ser visto no piano.

Wagner, instalou-se em sua vida doméstica recém-descoberta, voltou suas energias para completar o ciclo do Anel. Por insistência de Ludwig, "previews especiais" das duas primeiras obras do ciclo, Das Rheingold e Die Walküre, foram realizadas em Munique, em 1869 e 1870, mas Wagner queria o ciclo completo a ser realizado em um novo, especialmente concebidos casa de ópera.

Em 1871, ele decidiu sobre a pequena cidade de Bayreuth como o local de sua nova casa de ópera. Os Wagners se mudou para lá no ano seguinte, e a pedra fundamental para a Bayreuth Festspielhaus ("Festival de Teatro") foi colocado. A fim de arrecadar fundos para a construção ", Wagner Societies "foram formados em várias cidades, eo próprio Wagner começou a excursionar Alemanha realização de concertos. No entanto, fundos suficientes foram levantados somente após o rei Ludwig entrou em cena com outra grande concessão em 1874. Mais tarde naquele ano, os Wagners se mudou para sua casa permanente em Bayreuth , uma casa que Richard apelidado Wahnfried ("paz / liberdade da ilusão / loucura", em alemão). As despesas de Bayreuth e de Wahnfried no entanto significava que Wagner ainda procuraram outras fontes de renda através da realização ou recebimento a comissões como a Marcha Centennial para a América.

O Festspielhaus finalmente inaugurado em 13 de agosto de 1876 com Das Rheingold, agora a tomar o seu lugar como a primeira noite de estréia do ciclo do Anel completa, e tem continuado a ser o local do Festival de Bayreuth desde então; o Festival foi supervisionado desde 1973 pela Richard-Wagner-Stiftung (Fundação Richard Wagner), cujos membros incluem um número de descendentes de Wagner.

Anos finais

Um busto branco em um carrinho praça que leva o nome de Wagner. Há árvores por trás dele.
Busto Memorial de Richard Wagner em Veneza
Uma laje cinza, ao nível do solo moldado por arbustos e na sombra da árvore. No fundo uma fonte e uma grande casa de dois andares, com uma varanda.
Sepultura de Richard e Cosima Wagner no jardim do Villa Wahnfried, Bayreuth

Após a primeira Bayreuth festival Wagner começou a trabalhar em Parsifal, sua ópera final. A composição levou quatro anos, muito do que Wagner passou em Itália por motivos de saúde. Durante este período, ele também escreveu uma série de ensaios, incluindo alguns reacionárias escritos sobre religião e arte, que se retratou suas opiniões anteriores. Muitos destes-incluindo "Religião e Arte" (1880) e "Hero-dom e da cristandade" (1881) -appeared na revista Bayreuther Blätter, fundada em 1880 por Wagner e Hans von Wolzogen para os visitantes Wagnerite para Bayreuth.

Wagner Parsifal concluída em janeiro de 1882, e um segundo Festival de Bayreuth foi realizada para a nova ópera, que foi estreada em 26 de Maio. Wagner foi por esta altura extremamente doente, tendo sofrido com uma série de cada vez mais grave ataques de angina. Durante a performance XVI e final do Parsifal em 29 de agosto, ele entrou secretamente no poço durante o Ato III, levou a batuta de maestro Hermann Levi, e levou o desempenho da sua celebração.

Após o Festival, a família viajou para Wagner Veneza para o inverno. Em 13 de Fevereiro de 1883, Richard Wagner morreu de um ataque cardíaco em Ca 'Vendramin Calergi, um do século 16 Palazzo na Grande Canal. Duas peças de Franz Liszt para piano a solo intitulado La lugubre gondola evocar a passagem de uma funerária em preto envolta gôndola tendo os restos mortais de Richard Wagner sobre o Grande Canal. O corpo de Wagner foi devolvido a Bayreuth e enterrado no jardim da Villa Wahnfried.

Trabalho

Ópera

Notação musical que mostra um tema em F e em 6/8 tempo em uma clave de sol.
Leitmotif associado com o herói da ópera de Wagner Siegfried

Obras de ópera de Wagner são o seu principal legado artístico.

Ao contrário de outros compositores de ópera, que geralmente deixados a tarefa de escrever o libreto (texto e letras) para os outros, Wagner escreveu seu próprio libretos, que ele se referia como "poemas". Além disso, Wagner desenvolvido um modelo de composição em que o papel da orquestra é igual à dos cantores. Papel dramático da orquestra, nas óperas posteriores, inclui o uso de leitmotivs, temas musicais que podem ser interpretadas como anunciando caracteres específicos, localidades e elementos do enredo; sua trama complexa e evolução ilumina a progressão do drama. Em última análise, ele pediu um novo conceito de ópera muitas vezes referida como "drama musical", (embora ele não usou ou sancionar este termo ele mesmo) em que todas as poéticas e musicais dramáticas elementos deviam ser fundidos-o Gesamtkunstwerk.

Óperas de Wagner são tipicamente caracterizados como pertencentes a três períodos cronológicos.

Fase inicial (para 1842)

A primeira tentativa de Wagner em uma ópera, com a idade de 17 anos, foi Die Laune des Verliebten. Este foi abandonado numa fase precoce da composição, como foi Die Hochzeit (The Wedding), em que Wagner trabalhou em 1832. Wagner, em seguida, completou Die Feen (The Fairies de 1833, não tenha sido cumprida na vida do compositor) e Das Liebesverbot (a proibição de Amor, de 1836, decolou após sua primeira performance), antes de trabalhar no abortada singspiel Als Grosser Männerlist Frauenlist (homens astúcia superiores a mulheres). Isto foi seguido pela Rienzi (1842), primeira ópera de Wagner para ser encenado com sucesso. O estilo de composição destes primeiros trabalhos foi relativamente convencional-o mais sofisticado Rienzi mostrando a clara influência Meyerbeerean Grand Opera e não apresentaram as inovações que marcam o lugar de Wagner na história musical. Mais tarde na vida, Wagner disse que ele não considerou estes imaturo trabalha para ser parte de sua obra, e nenhum deles jamais foi realizado na wagneriano Festival de Bayreuth. Estas obras foram apenas raramente revivido nos últimos cem anos, embora a abertura para Rienzi é uma peça de concerto ocasional.

Estágio médio (1843-1851)

Saída estágio intermediário de Wagner começa a mostrar o aprofundamento de seus poderes como um dramaturgo e compositor. Este período começou com Holländer Der fliegende (1843) (The Flying Dutchman), seguido por Tannhäuser (1845) e Lohengrin (1850). Estes três óperas reforçou a reputação entre o público na Alemanha e, além disso Wagner tinha começado a estabelecer para si mesmo com Rienzi. No entanto, durante o seu exílio após a 1849 Maio Uprising em Dresden, ele começou a reconsiderar todo o seu conceito de ópera e, eventualmente, decidiu, como explicou, durante uma série de ensaios entre 1849 e 1852, que essas óperas não representam o que ele esperava alcançar. Em seu ensaio A comunicação aos Meus Amigos (1851), concebido como um prefácio para a libretos impressa do holandês, Tannhäuser e Lohengrin, de Wagner (para a confusão de muitos de seus amigos, já que na época Lohengrin não tinha sequer sido encenado) efetivamente desmentida estes óperas e declarou sua intenção de atacar em novas direções.

Jamais escrever uma ópera mais. Como eu não tenho nenhum desejo de inventar um título arbitrário para as minhas obras, eu vou chamá-los Dramas [...] proponho para produzir meu mito em três dramas completos, precedido por uma longa Prelude (Vorspiel). [...] Em um festival especialmente equipados, proponho, em algum momento futuro, para produzir esses três Dramas com sua Prelude, no curso de três dias, e um frente-noite. O objeto desta produção considerarei minuciosamente atingido, se eu e meus companheiros artísticas, os artistas reais, devem dentro destas quatro noites sucesso em artisticamente transmitir o meu propósito ao verdadeiro emocional (não a crítica) Compreensão de espectadores que deverá ter reunido expressamente para aprendê-la. [...]

Wagner tarde reconciliou com as obras deste período, embora ele retrabalhou tanto Dutchman e Tannhäuser em várias ocasiões. Os três óperas são as primeiras obras incluídas no Bayreuth cânone, a lista de óperas maduras que Cosima colocar no Festival de Bayreuth após a morte de Wagner, de acordo com seus desejos. Eles continuam a ser realizadas regularmente hoje e têm sido freqüentemente registrados. Eles mostram crescente mestria na dramaturgia, orquestração e atmosfera.

Fase tardia (1851-1882)

Iniciando o Anel
A valquíria jovem, vestindo armadura, capa e capacete alado e segurando uma lança, fica com um pé em uma pedra e olha atentamente para o primeiro plano direito. No fundo são as árvores e montanhas.
Brünnhilde o Valquíria, como ilustrado pela Arthur Rackham (1910)

Final dos dramas de Wagner são consideradas suas obras-primas. Der Ring des Nibelungen, comumente referido como o ciclo do Anel, é um conjunto de quatro óperas vagamente baseado em figuras e elementos de Germânica mitologia, particularmente a partir da tarde mitologia nórdica -notably o Old Norse Edda Poética e Volsunga Saga, eo Alto alemão médio Nibelungenlied. Eles também foram influenciados por conceitos de Wagner de grego antigo teatro, em que tetralogias foram um componente de Festivais atenienses, e que ele havia discutido amplamente em seu ensaio " Oper und Drama "

Os dois primeiros componentes do ciclo foram Anel Das Rheingold (O Ouro do Reno) (concluído 1869) e Die Walküre (A Valkyrie) (concluído 1870). Em Das Rheingold, com seu realismo "implacavelmente talky" "[e] a ausência de líricas" números "", Wagner chegou muito perto aos ideais musicais puras de seus ensaios 1849-1851. Die Walküre, com Siegmund de quase full-blown aria (Winterstürme) no primeiro ato, eo quase- aparência coral das Valquírias próprios, mostra traços mais 'ópera', mas tem sido avaliada como "o drama musical que incorpora mais satisfatoriamente os princípios teóricos da" Oper und Drama ". Uma síntese profunda da poesia e da música é conseguido sem qualquer sacrifício notável na expressão musical ".

Tristan und Isolde e Die Meistersinger

Enquanto ainda compor oAnel, (deixando o terceiroanelópera Siegfriedincompleto por enquanto), Wagner fez uma pausa entre 1857 e 1864 para compor a trágica história de amor Tristan und Isoldee sua única comédia madura Die Meistersinger von Nürnberg(Os Mestres de Nuremberg), duas obras que também fazem parte da ópera cânone regular.

Tristan und Isolde usa uma linha de história decorrente do poema Tristan und Isolt pelo poeta do século 13 Gottfried von Strassburg. Wagner observou que "sua tragédia que permeia tudo [...] me impressionou tão profundamente que me senti convencido de que deve se destacar em negrito alívio, independentemente de pequenos detalhes." Este impacto, juntamente com sua descoberta da filosofia de Schopenhauer, em outubro de 1854, levou Wagner para encontrar-se em um "estado de espírito sério criado por Schopenhauer, que estava tentando encontrar expressão em êxtase. Era algum tal estado de espírito que inspirou a concepção de um Tristan und Isolde. " Wagner meia-parodiou a poderosa atmosfera erótica da ópera em uma carta ao Mathilde Wesendonck:

Filho! Este Tristan está se transformando em algo terrível . Este ato final !!! - Temo que a ópera será banido [...] apenas performances medíocres pode me salvar! Perfeitamente bons vão ser obrigados a conduzir as pessoas loucas.

O trabalho foi realizado pela primeira vez em Munique em 10 de Junho de 1865, realizado pela Hans von Bülow.

Tristan é frequentemente concedido um lugar especial na história musical. Ele foi descrito como "50 anos à frente de seu tempo" por causa de sua cromatismo, de longa data discórdias, coloração incomum e orquestral harmonia, e da utilização de polifonia. Wagner se sentiu que suas teorias musico-dramatical foram mais perfeitamente realizado neste trabalho com o uso de "a arte de transição" entre os elementos dramáticos e o equilíbrio conseguido entre as linhas vocais e orquestrais.

Die Meistersinger foi originalmente concebido por Wagner em 1845 como uma espécie de pingente de quadrinhos para Tannhäuser. Foi realizada pela primeira vez em Munique, novamente sob a batuta de Bülow, em 21 de Junho de 1868, a sua acessibilidade tornando-se um sucesso imediato. É "uma rica, drama música perceptiva amplamente admirado por sua humanidade quente"; mas por causa de suas fortes alemães nacionalistas sobretons, ele também é sustentada por alguns como um exemplo de política reacionária de Wagner e o anti-semitismo.

Completando o Anel

Quando Wagner voltou, com a experiência adicional de compor Tristan and Die Meistersinger, para escrever a música para o último ato de Siegfried e para Götterdämmerung (Crepúsculo dos Deuses), como a parte final do Anel foi finalmente chamado, seu estilo mudou mais uma vez para uma mais reconhecível como "ópera" (embora completamente estampada com sua própria originalidade como compositor, e repleta de leitmotivs) que o mundo aural de Rheingold e Walküre. Isso foi em parte porque a libretos de óperas os quatro "anel" tinha sido escrito em ordem inversa, de modo que o livro foi concebido para Götterdämmerung mais "tradicionalmente" do que a de Rheingold; ainda, as restrições auto-impostas do Gesamtkunstwerk havia se tornado relaxada. Como George Bernard Shaw sardonicamente (e um pouco injustamente) observou,

E agora, ó Nibelungen Espectador, arrancar;para todas as alegorias chegar a um fim em algum lugar [...] O resto do que você vai ver é ópera, e nada mais que ópera. Antes de muitos bares foram jogados, Siegfried eo Brynhild despertado, tenor e soprano recém tornar, vai cantar uma concertada cadência; mergulhar no que a partir de um magnífico dueto de amor [...] O trabalho que se segue, intitulado A noite cai na Gods [tradução de Shaw de Götterdämmerung], é uma grande ópera completa.

No entanto, as diferenças também são por causa do desenvolvimento de Wagner como compositor durante o período em que ele compôs Tristan , Meistersinger e também a versão de Paris Tannhäuser . Do ato III de Siegfried em diante, o anel se torna cromática, e ambos harmonicamente mais complexo e mais desenvolvimento no tratamento dos leitmotifs.

Tendo tomado 26 anos desde o primeiro rascunho de um libreto em 1848 até a conclusão do Götterdämmerung em 1874, o Anel representa em todas as cerca de 15 horas de desempenho, a única empresa de tal dimensão a ser representado regularmente em palcos do mundo.

Parsifal

Ópera de Wagner final, Parsifal (1882), que era a sua única obra escrita especialmente para sua Festspielhaus em Bayreuth e que é descrito na partitura como um "Bühnenweihfestspiel" (play festival para a consagração do palco), tem um enredo sugerido por elementos da lenda do Santo Graal. Também no entanto carrega elementos do budista renúncia sugerida por leituras de Wagner de Schopenhauer. Wagner descreveu a Cosima como sua "última carta". Tratamento do compositor do cristianismo na ópera, o seu erotismo, e sua suposta relação às idéias de nacionalismo alemão (e do anti-semitismo) continuaram a torná-lo controverso por razões não-musicais. No entanto, musicalmente ele tem sido realizado para representar um desenvolvimento contínuo do estilo do compositor, com "uma pontuação diáfano de beleza sobrenatural e requinte".

Música non-operístico

A cartoon showing a misshappen figure of a man with a tiny body below a head with prominent nose and chin standing on the lobe of a human ear. The figure is hammering the sharp end of a crochet symbol into the inner part of the ear and blood pours out.
André Gill sugerindo que a música de Wagner era ensurdecedor. Capa de L'Eclipse 18 de abril de 1869

Além de suas óperas, Wagner composta relativamente poucas peças de música. Estes incluem uma única sinfonia (escrito com a idade de 19), a Overture Faust (a única parte completada de uma sinfonia destina sobre o assunto), e algumas peças insinuação, coral e piano. Seu trabalho mais comumente realizada não retirar uma ópera é o Idílio de Siegfried , uma peça para orquestra de câmara escrita para o aniversário de sua segunda esposa, Cosima. O Idílio baseia-se em vários motivos do anel ciclo, embora não seja parte do Anel . Também são realizadas a Wesendonck Lieder para voz e piano, propriamente conhecido como Cinco Canções para uma voz feminina , que foram compostas para Mathilde Wesendonck enquanto Wagner estava trabalhando em Tristan . Uma curiosidade é a americana Centennial de março de 1876, encomendado pela cidade de Filadélfia (sobre a recomendação do condutor Theodore Thomas, que foi posteriormente muito decepcionado com o trabalho quando chegou) para a abertura da Exposição do Centenário, para o qual Wagner foi pago US $ 5.000.

O raramente executada Das Liebesmahl der Apostel ( O Amor Festa dos Apóstolos ) é uma peça para coros masculinos e orquestra, composta em 1843. Wagner, que havia sido eleito no início do ano para a comissão de uma associação cultural na cidade de Dresden, recebeu uma comissão para evocar o tema de Pentecostes. A estreia teve lugar no Dresdner Frauenkirche em 6 de Julho de 1843, e foi realizada por cerca de uma centena de músicos e quase 1.200 cantores. O concerto foi muito bem recebido.

Depois de completar Parsifal , Wagner manifestaram a intenção de voltar para a escrita das sinfonias. No entanto, não há esboços para tais trabalhos sobreviveram, se é que foram realizadas.

O aberturas e passagens orquestrais de média e em estágio final de óperas de Wagner são comumente jogado como peças de concerto. Para a maioria delas, Wagner escreveu passagens curtas para concluir o trecho para que ele não termina abruptamente. Outro extrato familiar é a " Bridal Chorus "de Lohengrin , muitas vezes jogado como processional da noiva marcha nupcial em países de língua Inglês.

Escritos

Wagner era um escritor extremamente prolífico, autor de centenas de livros, poemas e artigos, bem como volumosa correspondência, ao longo de sua vida. Seus escritos abrangeram uma vasta gama de tópicos, incluindo política , filosofia e análises detalhadas de suas próprias óperas. Ensaios de nota incluem " Arte e Revolução "(1849)," Opera e Drama "(1851), um ensaio sobre a teoria da ópera, e" Das Judenthum in der Musik "(" judaísmo na música ", 1850), uma polêmica dirigido contra judeus compositores em geral, e em particular Giacomo Meyerbeer. Ele também escreveu várias obras autobiográficas, incluindo " My Life "(1880). Em seus últimos anos Wagner tornou-se um adversário feroz da experimentação em animais e em 1879 ele publicou uma carta aberta, "Contra a Vivissecção ", em apoio ao ativista dos direitos dos animais Ernst von Weber.

Houve diversas edições dos escritos de Wagner, incluindo uma edição centenária alemã, editada por Dieter Borchmeyer (que no entanto omitido o ensaio "Das Judenthum in der Musik") As traduções para o inglês de prosa de Wagner em 8 volumes por W. Ashton Ellis, (1892 -99), ainda em versão impressa e comumente utilizados são, apesar de suas deficiências. A edição completa da correspondência de Wagner, (estimado em entre 10 mil e 12 mil itens de sobrevivência), dos quais o primeiro volume apareceu em 1967, ainda está em curso.

Influência e legado

The grey sculpture of a head of a man in his sixties on a plinth with trees in the background. The front of his face is clean shaven but sideburns run under his chin.
Busto de Wagner porArno Breker em "Festspielpark Bayreuth"

Influência na música

Estilo musical depois de Wagner, com sua exploração sem precedentes de expressão emocional, introduziu novas idéias em harmonia, processo melódico (leitmotiv) e estrutura operística. Nomeadamente a partir de Tristan und Isolde em diante, ele explorou os limites do tradicional sistema tonal que deu as chaves e os acordes de sua identidade, apontando o caminho para a atonalidade no século 20. Alguns historiadores da música datar o início da música clássica moderna para as primeiras notas de Tristan , o chamado Tristan acorde.

Em sua vida, e por alguns anos depois, Wagner inspirou devoção fanática. Por um longo período, muitos compositores estavam inclinados a se alinhar com ou contra a música de Wagner. Anton Bruckner e Hugo Wolf estavam em dívida com ele, especialmente, como foram César Franck, Henri Duparc, Ernest Chausson, Jules Massenet, Alexander von Zemlinsky, Hans Pfitzner e dezenas de outros. Gustav Mahler disse "Houve apenas Beethoven e Richard [Wagner] - e depois deles, ninguém". As revoluções do século XX harmônicas de Claude Debussy e Arnold Schoenberg (modernismo tonal e atonal, respectivamente) têm sido muitas vezes rastreada até Tristan e Parsifal . A forma italiana de ópera realismo conhecido como verismo deveu muito à reconstrução wagneriano da forma musical.

Wagner fez uma grande contribuição para os princípios e práticas de condução. Seu ensaio "Sobre Realização" (1869) avançou o trabalho anterior de Hector Berlioz e propôs que a realização era um meio pelo qual uma obra musical pode ser re-interpretada, ao invés de simplesmente um mecanismo para alcançar uníssono orquestral. Ele exemplificou esta abordagem na sua própria condução, que foi significativamente mais flexível do que a abordagem disciplinada de Mendelssohn; em sua opinião, esta prática também justificados, que hoje seria desaprovada, como a reescrita de pontuação. Wilhelm Furtwängler sentiu que Wagner von Bülow e, através da sua abordagem interpretativa, inspirou toda uma nova geração de condutores (incluindo Furtwängler si mesmo).

Influência sobre a literatura, a filosofia e as artes visuais

A influência de Wagner em literatura e filosofia é significativo.

Abundância protean [de Wagner] significava que ele poderia inspirar a utilização de motivo literário em muitos um romance empregando interior monólogo; [...] Os simbolistas o viam como um hierofante místico; o decadentes encontrado muitos um frisson em seu trabalho.

Friedrich Nietzsche era parte do círculo íntimo de Wagner durante o início da década de 1870, e seu primeiro trabalho publicado O Nascimento da Tragédia proposto música de Wagner como o renascimento da cultura europeia dionisíaco em oposição à decadência racionalista apolíneo. Nietzsche quebrou com Wagner na sequência do primeiro Festival Bayreuth, acreditando que fase final de Wagner representou um pandering para devoções cristãs e uma rendição ao novo Reich alemão. Nietzsche expressou seu descontentamento com o Wagner mais tarde em " O Caso de Wagner "e" Nietzsche contra Wagner ".

Charles Baudelaire,Stéphane Mallarmé ePaul Verlaine adorado Wagner.Edouard Dujardin, cujo romance influenteLes Lauriers coupés sonté na forma de um monólogo interior inspirado pela música wagneriana, fundou uma revista dedicada a Wagner,La Revue Wagnérienne, para queJK Huysmans eTéodour de Wyzewa contribuiu.

No século XX, WH Auden uma vez chamado Wagner "talvez o maior gênio que já viveu", enquanto Thomas Mann e Marcel Proust foram fortemente influenciados por ele e discutido Wagner em seus romances. Ele é discutida em algumas das obras de James Joyce . Temas wagnerianos habitam TS Eliot 's The Waste Land , que contém linhas de Tristan und Isolde e Götterdämmerung e poema de Verlaine em Parsifal . Muitos dos conceitos do Wagner, incluindo sua especulação sobre sonhos, antecedeu a sua investigação por Sigmund Freud . Em uma longa lista de outras figuras culturais importantes influenciados por Wagner, Bryan Magee inclui DH Lawrence, Aubrey Beardsley, Romain Rolland, Gérard de Nerval, Pierre-Auguste Renoir , Rainer Maria Rilke e muitos outros.

Os opositores e apoiantes

Nem todos reação a Wagner foi positiva. Por um tempo, a vida musical alemã dividida em duas facções, os partidários de Wagner e os de Johannes Brahms; o último, com o apoio do poderoso crítico Eduard Hanslick, (dos quais Beckmesser em Meistersinger é em parte uma caricatura), defendeu formas tradicionais e liderou a frente conservadora contra as inovações de Wagner. Eles foram apoiados pelas tendências conservadoras de algumas escolas de música alemães, incluindo o Conservatório em Leipzig sob Ignaz Moscheles e que, em Colónia , sob a direção de Ferdinand Hiller. Mesmo aqueles que, como Debussy, se opuseram a ele ("aquela velha envenenador") não podia negar a influência de Wagner. Na verdade, Debussy era um dos muitos compositores, incluindo Tchaikovsky , que sentiu a necessidade de romper com Wagner precisamente porque a sua influência era tão inconfundível e avassaladora. "Cakewalk do Golliwogg 'a partir de Debussy Canto das Crianças do suíte para piano contém uma citação deliberadamente tongue-in-cheek a partir das barras de abertura Tristan . Outros que resistiram a atração de Wagner incluído Gioachino Rossini ("Wagner tem momentos maravilhosos, e bairros terríveis de uma hora"). No século 20, a música de Wagner foi parodiada por, entre outros Paul Hindemith e Hans Eisler.

Os seguidores de Wagner (conhecido como wagnerianos ou Wagnerites) formaram muitas sociedades dedicadas à vida, obras e óperas de Wagner. Sociedades incluem: O Toronto Wagner Society, da Sociedade Wagner de Nova York, a Sociedade Wagner do Reino Unido, A Sociedade Wagner de Nova Zelândia, A Sociedade Wagner do norte da Califórnia, etc.

Concepção e prática Theatre

A building stands beyond a part-ploughed field and a row of trees. It has five sections. Farthest away, the tallest part with a v-shaped roof contains the stage. Adjoining it is the auditorium section built of patterned brick. Nearest is the royal entrance, made of stone and brick with arched windows and a portico. Two wings adjoin the auditorium.
O Bayreuth Festspielhaus, local escolhido para as primeiras performances completas doaneleParsifal.

Wagner foi responsável por diversas teatrais inovações desenvolvidas no Bayreuth Festspielhaus (para a concepção de que ele se apropriou algumas das idéias de seu ex-colega, Gottfried Semper, que ele havia solicitado para uma proposta de nova ópera em Munique). Essas inovações incluem escurecendo o auditório durante as apresentações, e colocar a orquestra em um poço fora da vista do público. encenações de Adolphe Appia de óperas de Wagner em Bayreuth tinha enormes consequências na prática do teatro em geral.

Influência na película

Conceito do uso de de Wagner leitmotifs e expressão musical integrado tem sido uma influência sobre muitos século 20 e 21 de trilhas sonoras de filmes. O crítico Theodor Adorno observou que o leitmotiv wagneriano "leva diretamente à música de cinema, onde a única função do leitmotiv é anunciar heróis ou situações de modo para permitir que o público a orientar-se mais facilmente ". Algumas trilhas sonoras de filmes têm utilizado temas wagnerianos (por exemplo, Francis Ford Coppola Apocalypse Now , que apresenta uma versão do passeio do Valkyrie ). A maioria dos banda sonora de Trevor Jones a de John Boorman Arthurian filme Excalibur é de óperas de Wagner. Importância especial de Wagner para filmar compositores reside na sua habilidade de pintar, no som, intensos momentos de sentimento relacionado com cenas dramáticas individuais ou eventos, e na maneira em que o tom emocional de cada cena, ou de transição, é rapidamente estabelecida e sustentada com cor orquestral.

Wagner, também tem sido objecto de muitas películas bibliográficas. (Veja o artigo Lista de filmes sobre Richard Wagner).

Influência na música popular

O compositor de rock Jim Steinman criou o que chamou Rocha wagneriano. Música do metal pesado também é dito por alguns de mostrar a influência de Wagner (bem como outros compositores clássicos). Joey DeMaio, o baixista e principal compositor da banda de metal pesado, Manowar, atestou a influência de Wagner em sua música. Na Alemanha Rammstein e Joachim Witt, que nomeou três de seus álbuns Bayreuth , reivindicam inspiração da música de Wagner. Compositor alemão eletrônico Klaus Schulze dedicou seu álbum de 1975 Timewind a morte de Wagner (duas faixas de 30 minutos, "Bayreuth Return" e "Wahnfried 1883"). Ele também usou o pseudônimo de Richard Wahnfried para uma parte da sua discografia. esloveno grupo avant-garde Laibach criado o conjunto sonoro VolksWagner em 2009 em colaboração com a Orquestra Sinfônica de Rádio e compositor esloveno condutores Izidor Leitinger, utilizando material de Tannhäuser , o Idílio de Siegfried e A Cavalgada das Valquírias . De Phil Spector parede da técnica de gravação de som foi fortemente influenciado por Wagner.

Controvérsias

Óperas de Wagner, escritos, sua política, crenças e estilo de vida pouco ortodoxo fez-lhe uma figura controversa durante sua vida. Após a morte de Wagner, o debate sobre suas idéias e sua interpretação, particularmente na Alemanha durante o século 20, continuou a fazê-lo política e socialmente controverso de uma maneira que outros grandes compositores não são. Muito calor é gerado pelos comentários de Wagner sobre judeus, que continuam a influenciar a maneira que as suas obras são consideradas, e pelos ensaios que ele escreveu sobre a natureza da corrida de 1850 em diante, e sua influência putativo no anti-semitismo de Adolf Hitler .

O racismo eo anti-semitismo

Os escritos de Wagner sobre raça e seu anti-semitismo refletiu algumas correntes de pensamento na Alemanha durante o século 19.

De acordo com um pseudônimo na Neue Zeitschrift für Musik , Wagner publicou o ensaio " Das Judenthum in der Musik "em 1850 (originalmente traduzida como" judaísmo na música ", pelo qual nome ele ainda é conhecido, mas melhor descrito como," judaísmo na música. ") O ensaio atacou judeus contemporâneos (e rivais) Felix Mendelssohn e Giacomo Meyerbeer, e acusou os judeus de ser um elemento nocivo e alienígena na cultura alemã. Wagner afirmou o povo alemão foram repelidos por judeus 'aparência e comportamento estranho: "com todo o nosso falar e escrever em favor da emancipação dos judeus, que sempre me senti instintivamente repelido por qualquer contato real, operativa com eles." Ele argumentou que porque os judeus não tinha conexão com o espírito alemão, músicos judeus só foram capazes de produzir música superficial e artificial. Eles, portanto, compôs a música para alcançar popularidade e, assim, o sucesso financeiro, em vez de criar verdadeiras obras de arte.

A cartoon figure holding a baton, stands next to a music stand in front of some musicians. The figure has a large nose and prominent forehead. His sideburns turn into a wispy beard under his chin.
Caricatura de Wagner por Karl Clic na vienense revista satírica, Humoristische Blätter (1873). As características exageradas referem-se a rumores de ascendência judaica de Wagner

Wagner republicado o panfleto em seu próprio nome, em 1869, com uma extensa introdução, levando a vários protestos públicos nas primeiras performances de Die Meistersinger . Ele repetiu a mesma opinião em artigos posteriores, como "O que é alemão?" (1878, mas com base num projecto escrito na década de 1860).

Alguns biógrafos sugerem que anti-semitas estereótipos também são representados em óperas de Wagner. Os personagens de Mime no Anel , Sisto Beckmesser em Die Meistersinger, e Klingsor em Parsifal são por vezes reivindicado como representações judaicas, embora eles não são explicitamente identificadas como tal no libreto. Além disso, em todos os muitos escritos de Wagner sobre suas obras, não existe nenhum mencionar de uma intenção de caricaturar judeus em suas óperas; nem qualquer noção aparecem nos diários escritos por Cosima Wagner, que registram seus pontos de vista sobre uma base diária durante um período de oito anos.

Apesar de seus pontos de vista muito públicas sobre judeus, ao longo de sua vida Wagner tinha amigos judeus, colegas e adeptos. Em sua autobiografia, Mein Leben , Wagner menciona muitas amizades com os judeus, referindo-se que, com Samuel Lehrs em Paris como "uma das mais belas amizades da minha vida."

O tema de Wagner e os judeus é ainda mais complicado por alegações, que pode ter sido creditados pelo próprio Wagner, que ele mesmo era de ascendência judaica, através de seu suposto pai Geyer. Na realidade, Geyer não era de ascendência judaica, nem foram um dos pais oficiais de Wagner. Referências a suposta 'judaísmo' de Wagner foram feitas com freqüência em caricaturas do compositor na década de 1870 e 1880, e mais explicitamente por Friedrich Nietzsche em seu ensaio " O Wagner caso ", onde ele escreveu" um Geyer (urubu) é quase uma Adler ( águia) "(Ambos 'Geyer' e 'Adler' foram sobrenomes judeus comuns).

Alguns biógrafos afirmam que Wagner em seus últimos anos passou a acreditar na filosofia racialista de Arthur de Gobineau, e de acordo com Robert Gutman, isso se reflete na ópera Parsifal . Outros biógrafos como Lucy Beckett acredita que isso não é verdade. Wagner não mostrou nenhum interesse significativo na Gobineau até 1880, quando leu "de Gobineau Um Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas ". Wagner tinha completado o libreto para Parsifal por 1877, e os rascunhos originais da data história de volta para 1857. Os escritos de Wagner de seus últimos anos indicam algum interesse na idéia de Gobineau que a sociedade ocidental foi condenado por causa da miscigenação entre "superior" e "inferior" raças.

Outras interpretações

Idéias de Wagner eram passíveis de socialistas interpretações, o que não é surpreendente, dado inclinações revolucionárias do compositor na década de 1840, quando muitas de suas idéias sobre a arte estavam sendo formulados. Assim, por exemplo, George Bernard Shaw escreveu em The Perfect Wagnerite (1883):

Imagem [de Wagner] de Niblunghome [anglicização de ShawNibelheim, o império de Alberich nociclo do anel] sob o reinado de Alberic é uma visão poética do capitalismo industrial não regulamentada, uma vez que foi dado a conhecer na Alemanha em meados do século XIX porEngels's condição das classes trabalhadoras na Inglaterra

Interpretações de esquerda de Wagner também informar os escritos deTheodor Adorno, entre outros críticos Wagner.Walter Benjamin deu Wagner como um exemplo de "falsa consciência burguesa", alienando arte de seu contexto social.

O escritor Robert Donington produziu uma detalhada, se controverso, interpretação junguiana do ciclo do Anel . Outros também têm aplicado técnicas psicanalíticas a vida e obra de Wagner.

Apropriação nazista

Adolf Hitler era um admirador da música de Wagner e viu em suas óperas uma forma de realização de sua própria visão da nação alemã. Continua a haver debate sobre até que ponto os pontos de vista de Wagner pode ter influenciado o pensamento nazista. Os nazistas usaram as partes do pensamento de Wagner que foram úteis para propaganda e ignorou ou suprimiu o resto. Embora o próprio Hitler era um fervoroso adepto do "Master", muitos na hierarquia nazista não foram e, de acordo com o historiador Richard Carr, profundamente ressentido a perspectiva de participar desses épicos longas por insistência de Hitler.

Há evidências de que a música de Wagner foi usada no campo de concentração de Dachau, na 1933/4 para "reeducar" os presos políticos por exposição a 'música nacional'. No entanto, parece haver nenhuma evidência para apoiar reivindicações, às vezes feitas, que sua música foi jogado em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial .

Por causa das associações de Wagner com anti-semitismo e nazismo, odesempenho de sua música no Estado de Israel tem sido uma fonte de controvérsia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Richard_Wagner&oldid=409204989 "