Conteúdo verificado

Império Russo

Assuntos Relacionados: História geral

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Império Russo
Россійская Имперія ( russo Pré-reforma)
Российская Империя ( ru - Cirílico)
Rossiyskaja Imperija ( translit)

1721-1917
Bandeira Brasão de armas Lesser
Lema
S nami Bog!
Съ нами Богъ!
"Deus está conosco!"
Hino
Nenhum
Hino imperial
Bozhe, Tsarya khrani!
Боже, Царя храни!
"Deus Salve o Czar!"
Mapa anacrônico do Império Russo [A]
  Império Russo
  Esferas de influência
Capital St. Petersburg
(1721-1728)
Moscou
(1728-1730)
St. Petersburg [B]
(1730-1917)
Idiomas Língua oficial:
Russo
As línguas regionais:
Finlandês, Sueco, Polonês, alemão , Romeno
Segunda língua:
Francês
Religião Religião oficial:
Ortodoxa Russa
Religiões minoritárias:
Católica Romana , Protestante, Judaísmo , Islamismo , Velhos Crentes, Budismo , Paganismo
Governo Monarquia absoluta por direito divino
Imperador
- 1721-1725 Pedro I (primeiro)
- 1894-1917 Nicholas II (último)
Presidentes do Conselho de Ministros
- 1905-1906 Sergei Witte (primeiro)
- 1917 Nikolai Golitsyn (última)
Legislatura BCE Senado
- Casa de cima Conselho de Estado
- Lower casa Duma
História
- Adesão de Peter I 07 de maio [ OS 27 de abril] 1682 [C]
- Império proclamou 22 de outubro [ OS 11 de outubro] 1721
- Revolta Decembrist 26 de dezembro [ OS 14 de dezembro] 1825
- Abolição do feudalismo 03 de março [ OS 19 de fevereiro] 1861
- Revolução de 1905 Janeiro-dezembro 1905
- Constituição aprovada 23 de abril [ OS 6 Maio] 1906
- Revolução de Fevereiro 15 de março [ OS 02 de março] 1917
- Revolução de Outubro 07 de novembro [ OS 25 de outubro] 1917
Área
- 1866 22.800.000 quilômetros quadrados (8.803.129 sq mi)
- 1916 21.799.825 quilômetros quadrados (8.416.959 sq mi)
População
- 1916 est. 181537800
Moeda Rublo
Precedido por
Sucedido por
Rússia Czarista
República Russa
Ober Ost
Karafuto Prefecture
Departamento de Alaska
Norte do Cáucaso
Hoje parte de
a. ^ Depois de 1866, o Alasca foi vendidos nos Estados Unidos, mas Batum, Kars, Pamir, e Transcaspia foram adquiridos.
b. ^ Renomeado Petrogrado em 1914.
c. ^ Rússia continuaram a utilizar o Calendário juliano até depois da colapso do império; ver Estilo Antigo e Novo Estilo datas.

O Império Russo ( Pré-reforma ortografia russo: Россійская Имперія, moderno russo : Российская Империя, translit: Rossiyskaya Imperiya) foi um estado que existia desde 1721 até a Revolução Russa de 1917 . Era o sucessor do Rússia Czarista eo antecessor da curta duração República da Rússia, que por sua vez foi sucedido pelo União Soviética . Um dos maiores impérios da história mundial, o Império Russo foi superado em massa de terra apenas pelos britânicos e mongóis impérios. Em um ponto em 1866 se estendia da Europa Oriental em toda a Ásia e para a América do Norte.

No início do século 19, o Império Russo se estendia do Oceano Ártico, no norte do Mar Negro , a sul, desde o Mar Báltico no oeste ao Oceano Pacífico e na América do Norte, a leste. Com 125,6 milhões assuntos registrado pelo 1897 censo, tinha a terceira maior população do mundo na época, após Qing China eo Império Britânico . Como todos os impérios, representou uma grande disparidade em termos de economia, etnia e religião. Seu governo, governado por um Imperador, era um monarquia absoluta até o Revolução de 1905. Posteriormente, tornou-se uma monarquia constitucional, embora a sua imperador continuou a exercer um poder considerável durante o novo regime político até o desaparecimento final do império durante o Revolução de Fevereiro de 1917, o resultado de tensões trazidas pela participação na Primeira Guerra Mundial .

História

Pedro, o Grande rebatizado Rússia Czarista do Império Russo em 1721, e ele mesmo seu primeiro imperador. Ele instituiu o varrendo as reformas e supervisionou a transformação da Rússia uma grande potência europeia.

Embora o Império só foi oficialmente proclamado pelo czar Pedro I , na sequência da Tratado de Nystad (1721), alguns historiadores argumentam que ele realmente nasceu ou quando Ivan III conquistou Novgorod ou quando Ivan IV conquistados Kazan. De acordo com outro ponto de vista, o termo Tsardom (Царство), que foi utilizado após a coroação de Ivan IV, em 1547, já era uma palavra russa contemporânea para o império, enquanto Pedro, o Grande apenas substituiu-o com um sinônimo latinizado. Talvez o último foi feito para tornar a Europa reconhece a Rússia como mais de um país europeu.

Grande parte da expansão da Rússia ocorreu no século 17, que culminou com a primeiro assentamento russa do Pacífico, em meados do século 17, o incorporação de esquerda-bank Ucrânia ea pacificação das tribos da Sibéria.

O século XVIII

Pedro I , o Grande (1672-1725) introduziu autocracia na Rússia e desempenhou um papel importante na introdução de seu país para o sistema estatal europeu. No entanto, esta vasta terra tinha uma população de apenas 14 milhões. Os rendimentos de grãos arrastou para trás aqueles da agricultura no Ocidente, obrigando quase toda a população para a fazenda. Apenas uma pequena percentagem viviam em cidades. A classe de kholops, próximo ao de escravidão , manteve-se uma importante instituição na Rússia até 1723, quando Pedro I convertido kholops domésticos em casa servos, inserindo-as em tributação enquete. Kholops agrícolas russos foram formalmente convertido em servos anteriores em 1679.

Primeiros esforços militares de Pedro foram dirigidos contra os turcos otomanos . Sua atenção voltou-se para o Norte. Peter ainda não dispunha de um porto seguro do norte, exceto no Arcanjo na Mar Branco, mas o porto lá estava congelado durante nove meses por ano. Acesso ao Mar Báltico foi bloqueado pela Suécia, cujo território fechado em três lados. Ambições de Pedro para uma "janela para o mar" levou-o a fazer uma aliança secreta com Saxony em 1699, a República das Duas Nações e Dinamarca contra a Suécia, resultando na Grande Guerra do Norte. A guerra terminou em 1721, quando um exausto Suécia pediu para a paz com a Rússia. Peter adquiriu quatro províncias situadas ao sul e leste do Golfo da Finlândia. O acesso cobiçado para o mar estava agora assegurado. Lá, ele construiu nova capital da Rússia, São Petersburgo , para substituir Moscou, que tinha sido por muito tempo o centro cultural da Rússia.

Peter reorganizou seu governo com base nos mais recentes modelos políticos da época, moldando a Rússia em um absolutista estado. Ele substituiu o antigo boyar Duma (conselho de nobres) com um de nove membros do Senado, com efeito, um conselho supremo do Estado. A zona rural também foi dividida em novas províncias e distritos. Peter disse ao Senado que a sua missão era coletar as receitas fiscais. Por sua vez as receitas fiscais triplicou ao longo de seu reinado. Como parte da reforma do governo, a Igreja Ortodoxa foi parcialmente incorporado na estrutura administrativa do país, com efeito tornando-se uma ferramenta do Estado. Peter aboliu o Patriarcado e substituiu-o com um corpo coletivo, o Santo Sínodo, liderados por um oficial do governo. Enquanto isso, todos os vestígios de auto-governo local foram removidos. Peter prosseguida e intensificada exigência de serviço de estado de seus antecessores para todos os nobres.

Pedro morreu em 1725, deixando uma sucessão instável. Depois de um curto reinado de sua esposa Catherine I, a coroa passou para Imperatriz Anna, que abrandou as reformas e liderou uma bem-sucedida guerra contra o Império Otomano, que trouxe um enfraquecimento significativo do vassalo otomano Canato da Criméia, um adversário russo de longo prazo.

O descontentamento com as posições dominantes de Alemães bálticos da política russa trouxe a filha de Pedro I Elisabeth no trono russo. Elisabeth apoiado as artes, arquitetura e ciências (por exemplo, com a fundação do Universidade de Moscou). No entanto, ela não levar a cabo reformas estruturais significativas. Seu reinado, que durou quase 20 anos, também é conhecida por seu envolvimento no Guerra dos Sete Anos. Foi bem sucedida para a Rússia militarmente, mas politicamente infrutífera.

Catherine II , o Grande, era uma princesa alemã que se casou com Pedro III, o herdeiro da coroa alemão para russo. Após a morte da imperatriz Elisabeth ela chegou ao poder, quando seu golpe de Estado contra seu marido pró-Prussiana impopular sucedido. Ela contribuiu para o ressurgimento da nobreza russa, que começou após a morte de Pedro, o Grande. Serviço de estado foi abolida, e Catherine encantou os nobres ainda girando sobre a maioria das funções do Estado nas províncias para eles.

Imperatriz Catarina, a Grande , que reinou 1762-1796, continuou a expansão e modernização do império. Considerando-se um absolutista iluminada, ela desempenhou um papel fundamental na Iluminismo russo.

Catarina, a Grande controlo político russo estendida sobre as terras da Comunidade Polaco-Lituana . Suas ações incluíram o apoio da Targowica confederação, embora o custo de suas campanhas, na parte superior do sistema social opressivo que necessário servos de passar quase todo o seu tempo trabalhando na terra de seus donos, provocou uma grande revolta camponesa em 1773, depois de Catherine legalizou a venda de servos separar da terra. Inspirado por um cossaco chamado Pugachev, com o grito enfático de "travar todos os proprietários!", Os rebeldes ameaçaram tomar Moscou antes que eles foram brutalmente reprimidas. Em vez de a punição tradicional de ser arrastado e esquartejado, Catherine deu instruções secretas que o executor deve realizar a sentença de forma rápida e com o mínimo de sofrimento, como parte de seu esforço para introduzir compaixão para a lei. Ela também ordenou que o julgamento público de Darya Nikolaevna Saltykova, um membro da mais alta nobreza, sob a acusação de tortura e assassinato. Estes gestos de compaixão recebeu Catherine atenção muito positiva da Europa enfrentando a idade do Iluminismo, mas o espectro da revolução e desordem continuou a assombrá-la e seus sucessores.

A fim de assegurar o apoio contínuo da nobreza, que era essencial para a sobrevivência de seu governo, Catherine foi obrigado a reforçar a sua autoridade e poder à custa dos servos e outras classes mais baixas. No entanto, Catherine percebeu que a servidão deve ser encerrado, indo tão longe em seu " Nakaz "(" Instrução ") para dizer que os servos estavam" tão boa como nós somos. "- Um comentário da nobreza recebida com desgosto documentos também foram encontrados após a morte de Catherine, que mostrou que esperava que a introdução de uma forma de democracia parlamentar na Rússia, mas percebeu o império ainda não estava pronto para tal movimento, particularmente devido ao problema da servidão. Catherine travada com sucesso a guerra contra o Império Otomano e avançou fronteira sul da Rússia ao Mar Negro . Então, por conspirar com os governantes de Áustria e Prússia, ela incorporou territórios da República das Duas Nações, durante o Partições da Polônia, empurrando a fronteira russa para o oeste para a Europa Central. Na época de sua morte, em 1796, a política expansionista de Catherine tinha se transformado a Rússia em uma grande potência europeia. Isto continuou com Wresting de Alexandre I da Finlândia do reino enfraquecido da Suécia em 1809 e de Bessarabia do Principado de Moldávia, cedido pelos otomanos em 1812.

Primeira metade do século XIX

Napoleão fez um grande erro quando, após uma disputa com o czar Alexandre I, ele lançou um invasão do reino do czar em 1812. A campanha foi uma catástrofe. Embora Napoleão Grande Armée fez o seu caminho para Moscou, os russos ' estratégia de terra arrasada impediu os invasores de viver fora do país. No amargura tempo frio russo, milhares de tropas francesas foram emboscados e mortos por guerrilheiros camponeses. Como as forças de Napoleão se retirou, as tropas russas perseguiram na Europa Ocidental e Central e até às portas de Paris. Depois da Rússia e seus aliados derrotaram Napoleão, Alexandre tornou-se conhecido como o "salvador da Europa ', e ele presidiu o redesenho do mapa da Europa no Congresso de Viena (1815), que, em última análise feita Alexander o monarca de Congresso da Polônia.

Embora o Império Russo iria desempenhar um papel de liderança política no próximo século, graças à sua derrota de França napoleônica, a sua retenção de servidão impedido o progresso econômico de qualquer grau significativo. Como o crescimento económico da Europa Ocidental acelerado durante a Revolução Industrial , que começou na segunda metade do século 18, a Rússia começou a ficar cada vez mais para trás, criando novos problemas para o Império como uma grande potência. Esse status ocultou a ineficiência de seu governo, o isolamento de seu povo, e seu atraso económico. Após a derrota de Napoleão, Alexander eu estava pronto para discutir reformas constitucionais, mas, apesar de alguns foram introduzidas, não há grandes mudanças foram tentadas.

Fort Ross, um posto avançado do-século 19 início Companhia Russo-Americana em Sonoma County, Califórnia.

O czar liberal foi substituído por seu irmão mais novo, Nicolau I (1825-1855), que no início de seu reinado foi confrontado com uma revolta. O pano de fundo dessa revolta estava nas Guerras Napoleônicas, quando um número de oficiais russos bem-educados viajou na Europa no decurso de campanhas militares, onde a sua exposição ao liberalismo da Europa Ocidental encorajou-os a buscar a mudança em seu retorno à Rússia autocrática . O resultado foi o Decembrist Revolt (Dezembro de 1825), o trabalho de um pequeno círculo de nobres liberais e oficiais do exército que queria instalar irmão Nicholas 'como um monarca constitucional. Mas a revolta foi esmagada facilmente, levando Nicholas a afastar-se do programa de modernização iniciada por Pedro, o Grande e campeão do doutrina da Ortodoxia, autocracia, e nacionalidade.

A retaliação à revolta feita "December XIV" um dia muito lembrado por movimentos revolucionários posteriores. A fim de reprimir novas revoltas, a censura se intensificou, incluindo a vigilância constante de escolas e universidades. Livros didáticos foram estritamente regulamentada pelo governo. Espiões da polícia foram plantadas em toda parte. Pretensos revolucionários foram enviados para a Sibéria - sob Nicolau I centenas de milhares foram enviados para katorga lá.

Depois que os exércitos russos ocuparam aliada Geórgia em 1802, eles entraram em confronto com a Pérsia sobre o controle do Azerbaijão e se envolveu no Guerra do Cáucaso contra o Europeu Imamate. Czares russos também teve de lidar com duas revoltas em seus territórios recém-adquiridos da Comunidade Polaco-Lituana: o Revolta de Novembro de 1830 e do Revolta de Janeiro em 1863.

A questão da direção da Rússia tinha sido ganhando a atenção desde programa de Peter, o Grande, da modernização. Alguns favorecido imitando a Europa Ocidental, enquanto outros eram contra isso e chamado para um retorno das tradições do passado. Este último caminho foi defendida por Eslavófilos, que se encontravam na "decadente" Oeste em desprezo. Os eslavófilos eram adversários da burocracia que preferiam o coletivismo do medieval russo mir, ou comunidade da aldeia, ao individualismo do Ocidente. Doutrinas sociais alternativos foram elaborados por tais radicais russos como Alexander Herzen, Mikhail Bakunin, e Peter Kropotkin.

Segunda metade do século XIX

A vista panorâmica de Moscou em 1867. Clique aqui para ver a imagem com notas.
Bandeira do Império Russo para "Celebrações" a partir de 1858 a 1883. No entanto, este não era tão popular como tricolor Peter, o Grande, a bandeira branco-azul-vermelho, que foi adotado como a bandeira oficial em 1883, oficializado pelo Tsar em 1896. No entanto, tinha sido utilizado como um indicador de facto representam a Rússia desde o final do século 17.
The Standard Imperial do Imperador, utilizado desde 1858 para 1917. Versões anteriores do águia preta no fundo do ouro foram utilizadas, já em tempo de Pedro, o Grande.

Czar Nicolau morreu com sua filosofia a ser fortemente contestada. Um ano antes, a Rússia havia se envolver na Guerra da Criméia , um conflito travada principalmente no Península da Criméia. Desde a desempenhar um papel importante na derrota de Napoleão, a Rússia tinha sido considerada como militarmente invencível, mas, uma vez oposição contra uma coalizão de grandes potências da Europa, o inverte sofreu em terra e mar expôs a decadência ea fraqueza do Czar Nicholas ' regime.

O Monumento ao Czar Libertador em Sofia comemora papel decisivo de Alexander II no Libertação da Bulgária do domínio otomano.

Quando Alexander II subiu ao trono em 1855, o desejo de reforma foi generalizada entre a população. Um movimento humanitários crescente, que nos últimos anos tem sido comparada com a do abolicionistas nos Estados Unidos antes da Guerra Civil Americana , atacou a servidão. Em 1859, havia mais de 23 milhões de servos que vivem em condições piores do que as dos camponeses da Europa Ocidental no século 16 casas senhoriais . Alexander II fez a sua própria mente para abolir a servidão de cima, em vez de esperar por ele para ser abolido a partir de baixo de uma maneira revolucionária.

O emancipação dos servos em 1861 foi o evento mais importante na história da Rússia do século 19. Era o começo do fim para o monopólio da aristocracia rural de poder. Emancipação trouxe uma oferta de trabalho gratuito para as cidades, a indústria foi estimulada, ea classe média cresceu em número e influência. No entanto, em vez de receber suas terras como um presente, os camponeses libertos tinham de pagar um imposto especial para o que equivalia a sua vida para o governo, que por sua vez paga os latifundiários um preço generoso para a terra que haviam perdido. Em numerosos casos, os camponeses acabaram com a menor quantidade de terra. Todos os bens entregues aos camponeses foi detida em conjunto pelo mir, a comunidade da aldeia, que dividiu a terra entre os camponeses e supervisionou as diversas explorações. Embora a servidão foi abolida, uma vez que a sua abolição foi alcançado em termos desfavoráveis aos camponeses, as tensões foram revolucionários não diminuiu, apesar das intenções de Alexandre II. Revolucionários acreditavam que os servos recém-libertados estavam apenas sendo vendido em escravidão assalariada no início da revolução industrial, e que o burguesia tinha efetivamente substituído latifundiários.

As tropas russas a tomar Samarkand, 08 de junho de 1868

Alexander II invadido Manchúria exterior do Império chinês entre 1858-1860 e vendidos América Russa para os EUA em 1867. No final dos anos 1870 a Rússia eo Império Otomano novamente entraram em confronto na região dos Balcãs. De 1875 a 1877, a crise dos Balcãs se intensificou com rebeliões contra o domínio otomano por várias nacionalidades eslavas, que os turcos otomanos dominaram desde o século 16. Isto foi visto como um risco político na Rússia, que similarmente suprimido muçulmanos na Ásia Central e no Cáucaso. Opinião nacionalista russo tornou-se um importante fator interno em seu apoio para libertar os cristãos dos Balcãs a partir do domínio otomano e fazendo Bulgária e Sérvia independente. No início de 1877, a Rússia interveio em favor de forças voluntárias sérvios e russos quando se entrou em guerra com o Império Otomano. Dentro de um ano, as tropas russas estavam se aproximando Constantinopla, e os otomanos se rendeu. Diplomatas e generais nacionalistas da Rússia persuadiu Alexander II para forçar os otomanos a assinar o Tratado de San Stefano março 1878, a criação de uma União Europeia alargada, Bulgária independente que se estendia para os Balcãs do sudoeste. Quando a Grã-Bretanha ameaçou declarar guerra sobre os termos do Tratado de San Stefano, um exausto Rússia recuou. No Congresso de Berlim em julho de 1878, a Rússia concordou com a criação de um Bulgária menor, como um principado autônomo dentro do Império Otomano. Como resultado, Pan-eslavistas ficaram com um legado de amargura contra a Áustria-Hungria ea Alemanha por não fazer backup Rússia. A decepção com os resultados da guerra estimulou tensões revolucionárias no país. No entanto, ele ajudou a Sérvia , Roménia e Montenegro conseguir a independência de e fortalecer-se contra os otomanos.

Após o assassinato de Alexandre pela Narodnaya Volya, um Niilista organização terrorista , em 1881, o trono passou para o seu filho Alexander III (1881-1894), um reacionário que reviveu a máxima de " Autocracia, ortodoxia, e Respeito às Pessoas "de Nicolau I. Um comprometida Slavophile, Alexander III acreditava que a Rússia poderia ser salvo da crise apenas por fechando-se fora das influências subversivas da Europa Ocidental. Durante o seu reinado Rússia declarou a união com a França republicana para conter o crescente poder da Alemanha, completou a conquista da Ásia Central e exigiu concessões territoriais e comerciais importantes da China.

Mais influente conselheiro do czar foi Konstantin Petrovich Pobedonostsev, tutor de Alexandre III e seu filho Nicholas, e procurador do Santo Sínodo de 1880 a 1895. Ele ensinou aos seus alunos reais para temer a liberdade de expressão e de imprensa, bem como não gostar democracia, constituições, eo sistema parlamentar. Sob Pobedonostsev, os revolucionários foram perseguidos e uma política de Russificação foi levada a cabo por todo o Império.

Início do século XX

Em 1914, o tricolor branco-azul-vermelho com um cantão das armas imperiais foi introduzido por um decreto imperial em 19 de Novembro de 1914. Foi Bandeira privada do czar e tricolor Peter, o Grande, continuou sendo o da bandeira oficial da Rússia.

Alexander foi sucedido por seu filho Nicholas II (1894-1917). A Revolução Industrial começou a mostrar influência significativa na Rússia. Os elementos liberais entre capitalistas industriais e nobreza acreditava na reforma social pacífica e uma monarquia constitucional, formando os Democratas Constitucionais, ou Cadetes. O Socialistas-revolucionários (SRs) incorporou a tradição populista e defendeu a distribuição de terras entre aqueles que realmente funcionou-lo - os camponeses. Outro grupo foi o radical Social-democratas, expoentes do marxismo na Rússia. Os sociais-democratas diferiam dos SRs em que eles acreditavam uma revolução deve contar com trabalhadores urbanos, não do campesinato.

Em 1903, em Londres (no partido social-democrata de 2º Congresso) a divisão do partido em duas alas - a gradualista Mencheviques, e quanto mais radical Bolcheviques. Os mencheviques acreditavam que a classe operária russa foi suficientemente desenvolvido e que o socialismo só poderia ser atingido após um período de regime democrático burguês. Eles, portanto, tendem a aliar-se com as forças do liberalismo burguês. Os bolcheviques, sob Vladimir Lenin , apoiou a idéia de formar uma pequena elite de revolucionários profissionais, sujeitos à disciplina partidária forte, para atuar como a vanguarda do proletariado, a fim de tomar o poder pela força.

Derrota no Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) foi um grande golpe para o regime czarista e aumentou ainda mais os riscos de instabilidade. Em janeiro de 1905, um incidente conhecido como " Bloody Sunday "ocorreu quando Pai Gapon levou uma enorme multidão ao Palácio de Inverno em São Petersburgo para apresentar uma petição ao czar. Quando a procissão chegou ao palácio, Cossacos abriram fogo contra a multidão, matando centenas de pessoas. As massas russas eram tão furioso sobre o massacre que uma greve geral foi declarada exigindo uma república democrática. Isto marcou o início do Revolução Russa de 1905. Sovietes (conselhos de trabalhadores) apareceu na maioria das cidades para direcionar a atividade revolucionária. Rússia estava paralisado, e que o governo estava desesperado.

Vista do rio Moscou Kremlin a partir de 1908

Em outubro de 1905, Nicholas relutantemente emitido o famoso Outubro Manifesto, que admitiu a criação de uma Duma nacional (legislatura) a ser chamado, sem demora. O direito de voto foi estendido e nenhuma lei foi transitado em julgado sem a confirmação pela Duma. Os grupos moderados estavam satisfeitos. Mas os socialistas rejeitaram as concessões como insuficiente e tentou organizar novos ataques. Até o final de 1905, havia desunião entre os reformadores, ea posição do czar foi reforçada por enquanto.

Uma cena do Primeira Revolução Russa, por Ilya Repin.

Czar Nicolau II e seus súditos entraram na Primeira Guerra Mundial, com entusiasmo e patriotismo, com a defesa de seu colega eslavos ortodoxos da Rússia, a Sérvios, como o principal grito de guerra. Em agosto de 1914, o exército russo invadiu a província da Prússia Oriental da Alemanha e ocupou uma parcela significativa da Austrian-controlado Galiza em apoio dos sérvios e seus aliados - os franceses e britânicos. Reversões militares e escassez entre a população civil, no entanto, logo azedou grande parte da população. Controle alemã do Mar Báltico e controle alemão-otomana do Mar Negro Rússia cortou da maioria dos seus fornecimentos para o estrangeiro e os potenciais mercados.

Em meados de 1915, o impacto da guerra era desmoralizante. Comida e combustível estavam em falta, as baixas foram aumentando, ea inflação foi de montagem. Greves aumentou entre os trabalhadores com baixos salários de fábrica, e houve relatos de que os camponeses, que queriam reformas de propriedade da terra, estavam inquietos. Nicholas II dirigiu o esforço de guerra, pessoalmente, deixando a czarina, Alexandra, para atuar como regente em casa. Alexandra foi influenciado por um místico semi-analfabeta, Grigory Rasputin. O assassinato de Rasputin no final de 1916 por um grupo exclusivo de nobres terminou o escândalo, mas não restaurar o prestígio perdido da autocracia.

Em 3 de Março de 1917, uma greve foi organizada em uma fábrica na capital São Petersburgo ; dentro de uma semana quase todos os trabalhadores da cidade estavam ociosos, e combates de rua estourou.

Os grevistas realizaram reuniões em massa em desafio ao regime, eo exército abertamente do lado dos trabalhadores. Poucos dias depois, um governo provisório chefiado por Georgy Lvov foi nomeado pela Duma. Enquanto isso, os socialistas em Saint Petersburg tinha formado uma Soviética (conselho) de trabalhadores e soldados dos deputados, formando uma aliança com o governo provisório. Com sua autoridade destruído, Nicholas abdicou em 02 de março de 1917 ( Julian Calendar; o Data gregoriana foi de 15 de março). Ele e sua família foram posteriormente condenado à morte pelos bolcheviques durante a Guerra Civil Russa.

Território

Boundaries

Império Russo em 1912

Os limites administrativos da Rússia européia, além da Finlândia e da sua porção da Polónia, coincidiu aproximadamente com os limites naturais das planícies do leste-europeus. No Norte reuniu-se no Oceano Ártico. As ilhas de Novaya Zemlya, Kolguyev e Vaigach também pertencia a ele, mas a Mar de Kara foi referido Sibéria. Para o Leste tinha os territórios asiáticos do Império, Sibéria e do Estepes do Quirguistão, tanto nos quais se separadas pelo Montes Urais, o Rio Ural e do mar Cáspio - a fronteira administrativa, no entanto, em parte, estendendo-se para a Ásia na encosta Siberian dos Urais. Para o Sul tinha o Mar Negro e Cáucaso, sendo separado do último pela Manych depressão, que em Pós- Plioceno vezes ligado a Mar de Azov com o Cáspio. A fronteira ocidental era puramente convencional: ele cruzou a península de Kola do Varangerfjord ao Golfo de Bótnia. Daí, ela correu para a Kurisches Haff no sul do Báltico , e daí até a foz do Danúbio , tendo uma grande varredura circular para o Ocidente para abraçar a Polónia, e que separa a Rússia de Prússia, Áustria Galiza e Roménia .

É uma característica especial da Rússia que tem poucas saídas livres para o mar aberto, com excepção das margens ligada à de gelo do Oceano Ártico. Os recortes profundos dos golfos de Bótnia e Finlândia foram cercados por que é território finlandês etnológico, e é somente no próprio chefe do último abismo que os russos tomaram posição firme erigindo o seu capital na foz do Neva. O Golfo de Riga e do Báltico pertencem também ao território que não era habitada por eslavos, mas pelo Báltico e povos finlandês e pela Alemães. A costa leste do Mar Negro pertencia a Transcaucásia, uma grande cadeia de montanhas que a separam da Rússia. Mas mesmo esse lençol de água é um mar interior, a única saída das quais, a Bósforo, estava em mãos estrangeiras, enquanto o Cáspio, um imenso lago raso, principalmente limitado por desertos, possuía mais importância como um elo entre a Rússia e seus assentamentos asiáticos do que como um canal para a relação com outros países.

Geografia

Mapa étnico da Rússia européia antes da Primeira Guerra Mundial

Até o final do século 19 o tamanho do império era de cerca de 22,4 milhões de quilômetros quadrados (8.600.000 MI quadrado) ou quase 1/6 do landmass da terra; seu único rival em tamanho na época era o Império Britânico . No entanto, neste momento, a maioria da população vivia na Rússia europeia. Mais de 100 diferentes grupos étnicos viviam no Império Russo, com étnica Russos compreendendo cerca de 45% da população.

Desenvolvimento do território

Além de quase todo o território da moderna Rússia , antes de 1917, o Império Russo incluía a maior parte da Ucrânia ( Dnieper Ucrânia e Crimeia), Bielorrússia , Moldávia ( Bessarábia), Finlândia ( Grande Principado de Finlândia), Arménia , Azerbaijão, Geórgia (incluindo Mengrelia), o Estados da Ásia Central do Cazaquistão , Quirguistão, Tajiquistão , Turquemenistão e Uzbequistão ( Turquestão russo), a maioria dos Lituânia , Estónia e Letónia ( Províncias do Báltico), bem como uma parcela significativa da Polónia ( Reino da Polônia) e Ardahan, Artvin, Iğdır, Kars e parte do nordeste Erzurum a partir de Turquia (então parte do Império Otomano ). Entre 1742 e 1867, o Império Russo administrado Alaska como uma colônia. O Companhia assentamentos russo-americanas também estabelecidos no Havaí, incluindo Fort Elizabeth e como extremo sul da América do Norte como Fort Ross Colony em Sonoma County, ao norte de San Francisco. Ambos Fort Ross eo Russian River, na Califórnia tem seus nomes a partir desses colonos russos, que tinha apostado reivindicações em uma região que era, na época, reivindicada como parte de Nova Espanha.

Após a derrota da Suécia no Guerra finlandesa e da assinatura do Tratado de Fredrikshamn em 17 de Setembro de 1809, a metade oriental da Suécia, a área tornou-se então que a Finlândia foi incorporada ao Império Russo como um autônomo grande principado. O Tsar finalmente acabou governando o Finlândia como um monarca semi-constitucional através de sua governador e um finlandês nativo Senado por ele nomeado. O Imperador não explicitamente reconhecido na Finlândia, em Estado constitucional de direito próprio, no entanto, apesar de seus súditos finlandês passou a considerar o grande principado como um.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Rússia ocupou brevemente uma pequena parte do Prússia Oriental, então parte da Alemanha; uma porção significativa de austríaca Galiza; e porções significativas de Otomano Arménia . Enquanto o moderno Federação Russa controla atualmente o Kaliningrad Oblast, que compreendia a parte norte da Prússia Oriental, esta é uma área diferente do que capturado pelo Império em 1914, embora houvesse alguma sobreposição: Gusev (Ger: Gumbinnen) foi o local da primeira Vitória russa.

Territórios imperiais

De acordo com o primeiro artigo do Lei orgânica, o Império Russo foi um estado indivisível. Além disso, o artigo 26 afirma que "Com o trono imperial russo são indivisíveis o Reino da Polônia e Grande Principado da Finlândia ". As relações com o Grande Principado da Finlândia também eram regulados pelo segundo artigo," The Grand Principado da Finlândia, constituiu uma parte indivisível do Estado russo, em seus assuntos internos regido por regulamentações especiais na base de especial leis "e da lei de 10 de junho de 1910.

Em 1744-1867 o império também controlava o chamado América Russa. Com exceção deste território (dia moderno Alaska), o Império Russo era uma massa contígua de terras que abrangem a Europa e Ásia. Neste diferia, impérios coloniais contemporâneos. O resultado disso foi que, enquanto os britânicos e Império Francês diminuiu no século 20, o Império Russo manteve uma grande parte do seu território, em primeiro lugar como o Comunista da União Soviética , e posteriormente como parte da atual Federação Russa .

Além disso, o império, às vezes controlado territórios de concessão, nomeadamente o porto de Kuantung eo Chinese Eastern Railway Zone, tanto concedido pela China imperial, bem como uma concessão em Tianjin . Veja por esses períodos de controle extraterritorial o as relações entre o Império do Japão e do Império Russo.

Em 1815, Dr. Schäffer, um empresário russo, foi para Kauai e negociou um tratado de proteção com o governador da ilha Kaumualii, vassalo do rei Kamehameha I do Havaí, mas o czar russo recusou-se a ratificar o tratado. Veja também Igreja Ortodoxa no Havaí e Russian Fort Elizabeth.

Em 1889, um aventureiro russo, Nikolay Ivanovitch Achinov, tentou estabelecer uma colónia russa na África, Sagallo, situado na Golfo do Tadjoura, na atual Djibouti . No entanto, esta tentativa irritou o francês, que enviou dois navios de guerra contra a colônia.Depois de uma breve resistência, a colônia se rendeu e os colonos russos foram deportados para Odessa.

Governo e administração

Desde a sua criação inicial até a Revolução de 1905, o Império Russo foi controlado por seu tsar / imperador como um monarca absoluto, no âmbito do sistema de autocracia czarista. Após a Revolução de 1905, a Rússia desenvolveu um novo tipo de governo que se tornou difícil de categorizar. No Almanach de Gotha em 1910, a Rússia foi descrita como "uma monarquia constitucional sob uma autocrático czar. " Esta contradição em termos demonstrado a dificuldade de definir precisamente o sistema, essencialmente de transição e, entretanto, sui generis , estabelecida no Império Russo depois de outubro de 1905. Antes desta data, as leis fundamentais da Rússia descreveu o poder do imperador como "autocrático e ilimitado. " Depois de outubro de 1905, enquanto o estilo imperial ainda era "Imperador e autocrata de Todas as Rússias", as leis fundamentais foram remodeladas, removendo a palavra ilimitado . Enquanto o imperador manteve muitas das suas antigas prerrogativas, incluindo um veto absoluto sobre toda a legislação, ele também concordou com a criação de um parlamento eleito, sem cujo consentimento não há leis eram para ser promulgada na Rússia. Não que o regime na Rússia tinha se tornado em qualquer verdadeiro sentido constitucional, muito menos parlamentar. Mas a "autocracia ilimitado" tinha dado lugar a uma "autocracia auto-limitada." Se este autocracia era para ser permanentemente limitado pelas novas alterações, ou apenas a critério contínuo do autocrata, tornou-se um assunto de aquecida controvérsia entre as partes em conflito no estado. Provisoriamente, em seguida, o sistema governamental russo pode talvez ser melhor definida como "uma monarquia limitada sob um imperador autocrático. "

O Imperador

O edifício no quadrado do palácio em frente ao Palácio de Inverno foi a sede do Estado-Maior do Exército. Hoje, abriga a sede do Distrito Militar Ocidental / Joint Command Oeste Estratégico.
O Catherine Palace, localizado na Tsarskoe Selo, foi a residência de verão da família imperial. É nomeado após Imperatriz Catarina I, que reinou 1725-1727.

Pedro, o Grandemudou seu título deczar em 1721, quando ele foi declaradoimperador de toda a Rússia.Enquanto os governantes posteriores manteve este título, o governante da Rússia foi vulgarmente conhecido comoczarouTsaritsaaté a queda do Império durante aRevolução de Fevereiro de 1917 . Antes da emissão do Manifesto de Outubro, o Imperador governou como um monarca absoluto, sujeito a apenas duas limitações sobre sua autoridade (sendo que ambos tinham a intenção de proteger o sistema existente): o Imperador e sua consorte deve ambos pertencem aorusso Igreja Ortodoxa, e ele deve obedecer as leis de sucessão (Pauline Leis), criada peloPaul I. Além disso, o poder do autocrata russo foi praticamente ilimitadas.

Em 17 de outubro de 1905, a situação mudou: o Imperador voluntariamente limitado o seu poder legislativo, decretando que nenhuma medida viria a se tornar lei, sem o consentimento da Duma imperial, uma assembleia nacional eleito livremente estabelecido pela Lei Orgânica emitido em 28 de Abril de 1906. No entanto , o Imperador manteve o direito de dissolver a Duma recém-criada, e ele exerceu esse direito mais do que uma vez. Ele também manteve um veto absoluto sobre toda a legislação, e só ele poderia iniciar quaisquer alterações à Lei Orgânica si. Seus ministros eram responsáveis ​​unicamente a ele, e não à Duma ou qualquer outra autoridade, o que poderia questionar, mas não removê-los. Assim, enquanto o poder do Imperador foi limitado em escopo depois de 28 de abril de 1906, ele ainda permaneceu formidável.

Nicholas II foi o últimoImperador da Rússia, reinando 1894-1917.

Conselho Imperial

Sob revisto Lei Fundamental da Rússia de 20 de Fevereiro de 1906, o Conselho do Império foi associada com a Duma como um legislativo Upper House; a partir deste momento o poder legislativo era exercido normalmente pelo imperador apenas em conjunto com as duas câmaras. O Conselho do Império, ou Conselho Imperial, tal como reconstituídos para este fim, composta de 196 membros, dos quais 98 foram nomeados pelo Imperador, enquanto 98 foram eletivas. Os ministros, também nomeado, eram ex officio membros. Dos membros eleitos, três foram devolvidos pelo clero "negro" (os monges), 3 pelo clero "brancos" (seculares), 18 pelas corporações de nobres, 6 pela academia de ciências e as universidades, por 6 a câmaras de comércio, 6 por os conselhos industriais, 34, pelos governos zemstvos, 16 por aqueles que não tenham zemstvos, e 6 por Polónia. Como um órgão legislativo dos poderes do Conselho foram coordenadas com as da Duma; na prática, no entanto, tem raramente, se alguma vez iniciada a legislação.

A Duma e do sistema eleitoral

A Duma do Império ou imperial Duma (Gosudarstvennaya Duma), que formaram a Câmara Baixa do Parlamento russo, consistiu (desde o Ukaz de 02 de junho de 1907) de 442 membros, eleitos por um processo extremamente complicado. A associação foi manipulada como para garantir uma maioria esmagadora dos ricos (especialmente as classes desembarcados) e também para os representantes dos povos russos em detrimento das nações assunto. Cada província do Império, com exceção da Ásia Central, retornou um certo número de membros; adicionados a estes eram aqueles retornados por várias grandes cidades. Os membros da Duma foram escolhidos por colégios eleitorais e estes, por sua vez, foram eleitos em assembléias dos três classes: proprietários de terras, os cidadãos e camponeses. Nessas assembléias os proprietários mais ricos sentou-se na pessoa, enquanto os proprietários menores foram representados por delegados. A população urbana foi dividida em duas categorias de acordo com a riqueza tributável, e elegeram delegados diretamente com o Colégio das Províncias. O camponeses foram representados por delegados escolhidos pelas subdivisões regionais chamados volosts. Trabalhadores que foram tratados de maneira especial com todas as preocupações industrial empregando cinquenta ou sobre a eleição de um ou mais delegados para o colégio eleitoral.

No próprio colégio a votação para a Duma foi por voto secreto e maioria simples realizada do dia. Como a maioria consistia de elementos conservadores (os proprietários de terras e delegados urbanas), os progressistas tinha pouca chance de representação em todos ressalvado o disposto curioso que um membro, pelo menos, em cada governo era para ser escolhido a partir de cada uma das cinco classes representadas no faculdade. Que a Duma teve quaisquer elementos radicais deveu-se principalmente a franquia peculiar apreciado pelos sete maiores cidades - São Petersburgo , Moscou, Kiev , Odessa, Riga e as cidades polacas de Varsóvia e Łódź. seus delegados eleitos Estes diretamente para a Duma, e embora os seus votos foram dividida (com base na propriedade passivo) de tal modo que permita obter a vantagem de riqueza, cada devolvido o mesmo número de pessoas.

Conselho de Ministros

Pela lei de 18 de Outubro de 1905, para ajudar o Imperador na administração supremo um Conselho de Ministros (Sovyet ministrov) foi criado, no âmbito de um ministro presidente , a primeira aparição de um primeiro-ministro na Rússia. Este conselho é composto por todos os ministros e dos chefes das principais administrações. Os ministérios foram como se segue:

  • Ministério da Corte Imperial
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros;
  • Ministério da Guerra;
  • Ministério da Marinha
  • Ministério da Fazenda;
  • Ministério do Comércio e Indústria (criado em 1905);
  • Ministério da Administração Interna (incluindo a polícia, a saúde, a censura e imprensa, Correios e Telégrafos, religiões estrangeiras, estatísticas);
  • Ministério da Agricultura e do Estado Ativos;
  • Ministério das formas de Comunicações;
  • Ministro da Justiça;
  • Ministério do Iluminismo Nacional.

A maioria Santo Sínodo

A sede do Senado e sinodais - hoje o Tribunal Constitucional da Federação da Rússia noSenate Square, em São Petersburgo.

O Santíssimo Sínodo (estabelecida em 1721) era o órgão supremo de governo da Igreja Ortodoxa na Rússia. Foi presidida por um procurador leigo, representando o imperador, e consistiu de três metropolitas de Moscovo, São Petersburgo e Kiev, o arcebispo de Georgia , e um número de bispos sentado em rotação.

Senado

O Senado (Senat Pravitelstvuyushchi, ou seja, dirigir ou governar senado), originalmente criado durante a reforma do governo de Pedro I, constituída por membros nomeados pelo Imperador. A sua grande variedade de funções foram realizadas pelos diferentes departamentos em que foi dividido. Era o supremo tribunal de cassação; um escritório de auditoria, um alto tribunal de justiça para todos os crimes políticos; um dos seus departamentos cumpriu as funções de um colégio de arautos. Ele também tinha jurisdição suprema em todos os litígios decorrentes da administração do Império, nomeadamente diferenças entre representantes do poder central e os órgãos eleitos do auto-governo local. Por último, promulgado novas leis, uma função que, teoricamente, deu-lhe um poder semelhante ao de o Supremo Tribunal dos Estados Unidos , de rejeitar as medidas não estejam em conformidade com as leis fundamentais.

Divisões administrativas

Subdivisões do Império Russo em 1914
Residência do Governador de Moscou (1778-1782)

Para fins de administração, a Rússia foi dividida (a partir de 1914) em 81 províncias ( guberniyas ), 20 oblasts, e 1 okrug. vassalos e protetorados do Império Russo incluídos o Emirado de Bukhara, o Canato de Khiva e, depois de 1914, Tuva (Uriankhai). Destes 11 Províncias, 17 oblasts e 1 okrug ( Sakhalin) pertenciam a Rússia asiática. Do resto 8 Governorates foram na Finlândia, 10 na Polónia. Rússia européia, assim, abraçado 59 províncias e um oblast (a do Don). O Don Oblast estava sob a jurisdição directa do ministério da guerra; o resto tinha cada um governador e vice-governador, este último que preside o conselho de administração. Além disso, havia governadores-gerais, em geral, colocadas ao longo de várias províncias e armados com poderes mais amplos geralmente incluindo o comando das tropas dentro dos limites da sua jurisdição. Em 1906, havia governadores-gerais na Finlândia, Varsóvia, Vilna, Kiev, Moscou e Riga. As cidades maiores (São Petersburgo, Moscou, Odessa, Sevastopol, Kerch, Nikolayev, Rostov) tinha um sistema administrativo próprio, independente das províncias; nestes o chefe de polícia agiu como governador.

Sistema judicial

O sistema judicial do Império Russo, existe desde meados do século 19, foi criada pelo "czar emancipador" Alexander II, pela lei de 20 de Novembro 1864 ( Sudebny Ustav ). Este sistema - baseado em parte em Inglês , em parte, em modelos franceses - foi construído em certos princípios gerais: a separação das funções judiciais e administrativos, a independência dos juízes e tribunais, a publicidade dos julgamentos e oral do processo, a igualdade de todos aulas perante a lei. Além disso, um elemento democrático foi introduzida pela adoção do sistema de júri e-medida em que uma ordem de tribunal dizia respeito-a eleição dos juízes. O estabelecimento de um sistema judicial nestes princípios constituiu uma importante mudança na concepção do Estado russo, que, ao colocar a administração da justiça fora da esfera do poder executivo, deixou de ser um despotismo. Este fato fez o sistema especialmente desagradável para a burocracia, e durante os últimos anos de Alexander II e do reinado de Alexandre III houve uma gradativa retomada do que havia sido dado. Ele foi reservada para o terceiro Duma, após a revolução de 1905, para iniciar a reversão deste processo.

O sistema estabelecido pela lei de 1864 foi significativa na medida em que criou duas ordens inteiramente separadas de tribunais, cada um com seus próprios tribunais de recurso e de entrar em contato apenas no Senado, como o supremo tribunal de cassação. A primeira delas, com base no modelo Inglês, são os tribunais dos eleitos juízes de paz, com jurisdição sobre causas mesquinhas, seja civil ou criminal; a segunda, com base no modelo francês, são os tribunais ordinários de juízes nomeados, sentando-se com ou sem um júri para julgar casos importantes.

A administração local

Juntamente com os órgãos locais do governo central na Rússia existem três classes de órgãos locais eleitos encarregados de funções administrativas:

  • as assembléias camponesas na mireovolost;
  • o zemstvosnas 34 Províncias da Rússia;
  • asdumas municipais.

Dumas municipais

O Moscow City Duma

Desde 1870 os municípios na Rússia européia tiveram instituições como os dos zemstvos. Todos os proprietários de casas e comerciantes que pagam impostos, artesãos e operários estão matriculados em listas em ordem decrescente de acordo com a sua riqueza avaliada. O valor total é então dividido em três partes iguais, representando três grupos de eleitores muito desiguais em número, cada um dos quais elege um número igual de delegados para a Duma municipal. O executivo está nas mãos de um prefeito e um eletivo uprava , que consiste de vários membros eleitos pela Duma. Sob Alexander III, no entanto, por leis promulgadas em 1892 e 1894, as dumas municipais estavam subordinadas aos governadores da mesma forma como os zemstvos. Em 1894, as instituições municipais com poderes ainda mais restritas, foram concedidos a várias cidades da Sibéria, e em 1895 para alguns em Caucasia.

Províncias bálticas

Os suecos anteriormente províncias bálticas controlada ( Curlândia, Livonia e Estónia) foram incorporadas ao Império Russo após a derrota da Suécia no Grande Guerra do Norte. Debaixo de Tratado de Nystad de 1721, a nobreza alemã do Báltico retido consideráveis ​​poderes de auto-governo e numerosos privilégios em assuntos que afetam a educação , polícia e da administração da justiça local. Depois de 167 anos de administração língua alemã e educação, leis foram declaradas em 1888 e 1889 em que os direitos da polícia e senhorial justiça foram transferidos de controle alemão Báltico aos funcionários do governo central. Desde aproximadamente o mesmo tempo de um processo de russificação estava sendo realizado nas mesmas províncias, em todos os departamentos da administração, nas escolas superiores e na Universidade Imperial de Tartu, cujo nome foi alterado para Yuriev. Em 1893 as comissões distritais para a gestão dos assuntos dos camponeses, semelhante aos dos governos puramente russos, foram introduzidos nesta parte do império.

Economia

Mineração e Indústria Pesada

Produção da indústria de mineração e da indústria pesada do Império Russo por região em 1912 (em percentagem da produção nacional).
Ural Região Região Sul Cáucaso Sibéria Reino da Polônia
Ouro 18% - - 81,2% -
Platina 100% - - - -
Prata 36% - 24,3% 29,3% -
Chumbo 5,8% - 92% - 0,9%
Zinco - - 25,2% - 74,8%
Cobre 54,9% - 30,2% 14,9% -
Ferro Gusa 19,4% 67,7% - - 9,3%
Ferro e aço 17,3% 36,2% - - 10,8%
Manganês 0,3% 29,2%70,3% - -
Carvão 3,4% 67,3% - 5,8% 22,3%
Petróleo - - 97% - -

Infra-estrutura

Ferrovias

O planejamento e construção da rede ferroviária depois de 1860 teve efeitos de longo alcance sobre a economia, a cultura ea vida cotidiana da Rússia. As autoridades centrais e da elite imperial fez a maioria das decisões-chave, mas as elites locais configurar uma demanda de ligações ferroviárias. Nobres locais, comerciantes e empresários imaginava o futuro de "localidade" '(mestnost') "para" império "para promover os seus interesses regionais. Muitas vezes eles tinham que competir com outras cidades. Ao vislumbrar o seu próprio papel em uma rede ferroviária que veio a entender o quão importante eles foram para a economia do império. O exército russo construiu duas principais linhas ferroviárias na Ásia Central durante a década de 1880. A Trans-Caucasiana Railway conectado centro de óleo de Batumi, no Mar Negro ea cidade de Baku, no Mar Cáspio. A estrada de ferro Trans-Cáspio começou às Krasnovodsk no Mar Cáspio e chegou a Bukhara, Samarkand e Tashkent. Ambas as linhas servido as necessidades comerciais e estratégicos do Império, e facilitou a migração.

Ano 1840 1850 1860 1870 1880 1890 1900 1911
Quilômetros 26 601 1590 1124323982323905697678.468

Portos marítimos

Religiões

O Catedral Kazan, em São Petersburgo foi construída entre 1801 e 1811, e antes da construção daCatedral de Santo Isaac foi o principalIgreja Ortodoxa na Rússia Imperial.

O religião do estado do Império Russo era a do cristianismo ortodoxo russo. Sua cabeça era o czar, que detinha o título de defensor supremo da Igreja. Embora ele fez e anulou todos os compromissos, ele não determinar as questões de dogma ou doutrina da Igreja. A autoridade eclesiástica principal era o Santo Sínodo, o chefe de que, a longo procurador do Santo Sínodo, foi um dos Conselho de Ministros e exerce muito amplos poderes em assuntos eclesiásticos. Todas as religiões foram livremente professado, exceto que certas restrições foram impostas sobre os judeus. De acordo com declarações publicadas em 1905, com base no Censo de 1897 do império russo, os adeptos das diferentes comunidades religiosas em todo o império russo numerados aproximadamente da seguinte forma.

Religião Contagem de crentes
Ortodoxa Russa 87123604
Muçulmanos 13906972
Os católicos romanos 11467994
Judeus 5215805
Luteranos3572653
Velhos Crentes 2204596
Apostólicos armênios1179241
Budistaselamaístas433863
Outras religiões não-cristãs285321
Reformado 85.400
Menonitas66.564
Católicos armênios38.840
Batistas 38.139
Judeus caraítas12.894
Anglicanos 4183
Outras religiões cristãs3952
Tropas czaristas preparar para invadir forças persas durante aGuerra Russo-Persa (1804-1813), que ocorreu simultaneamente com ainvasão francesa da Rússia.

Os chefes eclesiásticos da Igreja Ortodoxa Russa nacional consistiu em três metropolitas (São Petersburgo, Moscou, Kiev), catorze arcebispos e bispos cinqüenta, todos provenientes das fileiras do monástica (celibato) clero. O clero paroquial tinha que ser casado quando nomeado, mas viúvos se deixados não foram autorizados a se casar novamente; essa regra continua a aplicar hoje.

Militar

Um Imperial brigue Marinha russa envolve dois navios otomanos em uma cena daguerra Russo-Turca (1828-1829).

Militar do Império Russo consistiu naRússia Exército Imperial,Marinha Imperial Russa, eaForça Aérea da Rússia imperial.

Sociedade

Era uma sociedade propagação rural sobre vastos espaços; em 1913, 80% das pessoas eram camponeses. Historiografia Soviética proclamou que o Império do século 19 russo foi caracterizado por uma crise sistêmica, que empobreceu os operários e camponeses e culminou com as revoluções do início do século 20. Uma pesquisa recente de estudiosos russos contesta esta interpretação. Mironov avalia os efeitos das reformas da segunda metade do século 19, especialmente em termos de 1,861 emancipação dos servos, tendências agrícolas saída, vário padrão de indicadores de vida, e de tributação dos camponeses. Ele argumenta que trouxeram melhorias mensuráveis ​​em bem-estar social. De modo mais geral, ele descobre que o bem-estar do povo russo declinou durante o maior parte do século 18, mas aumentou lentamente a partir do final do século 18 até 1914.

Estates

Súditos do Império Russo foram segregados em sosloviyesou propriedades sociais (classes), comonobreza ( dvoryanstvo), clérigos, comerciantes, cossacos e camponeses.povos nativos do Cáucaso, áreas russos não-étnicos, tais como Tartarstan, Bashkirstan, Sibéria e Ásia Central foram oficialmente registrado como uma categoria chamada inorodtsy(não-eslava, literalmente: "pessoas de outra origem").

A maioria das pessoas, 81,6%, pertencia à ordem dos camponeses, os outros foram: nobreza, 0,6%; clero, 0,1%; os burgueses e comerciantes, 9,3%; e militar, de 6,1%. Mais de 88 milhões de russos eram camponeses. Uma parte deles eram ex-servos (10.447.149 do sexo masculino em 1858) - sendo o restante "camponeses do Estado" (9.194.891 machos em 1858, exclusivos do Arcanjo governorado) e "camponeses de domínio" (842.740 machos do mesmo ano).

Servidão

A servidão que tinha desenvolvido na Rússia no século 16, e tornou-se consagrado por lei em 1649, foiabolida em 1861.

Os empregados domésticos ou dependentes ligados ao serviço pessoal foram apenas libertados, enquanto os camponeses desembarcaram receberam suas casas e pomares e hortas de terra arável. Esses lotes foram entregues à comuna rural ( mir ), que passou a ser responsável pelo pagamento de impostos para os loteamentos. Para esses loteamentos os camponeses tinham de pagar uma renda fixa que poderia ser cumprida pelo trabalho pessoal. Os loteamentos poderia ser resgatado por camponeses, com a ajuda da Coroa, e em seguida, eles foram libertados de todas as obrigações para com o senhorio. The Crown pago ao senhorio e os camponeses tinham de pagar a Coroa, por 49 anos em 6% de juros. O resgate financeiro para o senhorio não foi calculado com o valor dos lotes, mas foi considerado como uma compensação para a perda do trabalho compulsório dos servos. Muitos proprietários planejado para reduzir os loteamentos que os camponeses haviam ocupado sob a servidão, e freqüentemente os privou de precisamente as partes de que eram mais necessitados: pastagens em torno de suas casas. O resultado foi a obrigar os camponeses a alugar terras de seus antigos senhores.

Camponeses

Camponeses na Rússia. Foto tirada por Sergey Prokudin-Gorsky em 1909

Após a reforma da Emancipação, um quarto dos camponeses receberam loteamentos de apenas 2,9 hectares (12.000 m 2 ) per masculino, e um meio menos de 8,5-11,4 hectares; o tamanho normal do loteamento necessário para a subsistência de uma família sob o sistema de três campos é estimado em 28 a 42 hectares (170.000 m 2 ). Terra deve, portanto, necessidade de ser alugados a partir dos senhorios. O valor total dos impostos de resgate e de terra, muitas vezes chegou a 185-275% do valor do aluguel normal dos loteamentos, para não falar dos impostos para fins de recrutamento, a igreja, estradas, a administração local e assim por diante, principalmente cobrados dos camponeses. As áreas aumentado a cada ano; um quinto dos habitantes deixaram suas casas; gado desapareceram. Todos os anos mais de metade dos homens adultos (em alguns distritos três quartos dos homens e um terço das mulheres) abandonaram seus lares e vagou por toda a Rússia em busca de trabalho. Nos governos da Área Terra Preto do estado de assuntos era pouco melhor. Muitos camponeses levou "allotments gratuitos", cujo montante foi de cerca de um oitavo dos loteamentos normais.

A atribuição média em Kherson foi de apenas 0,90 hectares (3.600 m 2 ), e para loteamentos 2,9-5,8 hectares (23.000 m 2 ) os camponeses pagam 5 a 10 rublos de impostos redenção. Os camponeses do Estado estavam em melhor situação, mas eles ainda estavam emigrando em massa. Foi apenas nos governos estepe que a situação era mais esperançoso. Em Pequena Rússia, onde os lotes foram pessoal (o mir única existente entre os camponeses do Estado), o estado de coisas não é diferente para melhor, por causa das altas taxas de resgate . Nas províncias ocidentais, onde a terra foi valorizada mais barato e os loteamentos pouco aumentou após a insurreição polaca, a situação geral era melhor. Finalmente, no províncias do Báltico quase todas as terras pertenciam aos proprietários alemães, que quer cultivados na terra eles mesmos, com trabalhadores contratados, ou deixá-lo em pequenas propriedades rurais. Apenas um quarto dos camponeses eram agricultores; o resto eram meros trabalhadores.

Os proprietários de terras

A situação dos ex-proprietários de servos também não foi satisfatória. Acostumado ao uso de trabalho forçado, eles não conseguiram se adaptar às novas condições. Os milhões de rublos de dinheiro do resgate recebido da coroa foi gasto sem quaisquer melhorias agrícolas reais ou duradouros que têm sido efectuadas. As florestas foram vendidos, e os únicos proprietários prósperos eram aqueles que exigiu de rack-rendas para a terra, sem que os camponeses não podiam viver em cima de seus lotes. Durante os anos 1861-1892 a área possuída pelos nobres diminuiu 30%, ou de 210 milhões para 150 milhões de acres (610.000 km 2 ); durante os quatro anos seguintes um adicional de 2.119.500 acres (8.577 quilômetros 2 ) foram vendidos; e desde então as vendas continuou em um ritmo acelerado, até que em 1903 só perto de 2.000.000 acres (8.000 quilômetros 2 ) passou de suas mãos. Por outro lado, desde 1861, e mais especialmente desde 1882, quando o camponês Land Bank foi fundado para fazer adiantamentos aos camponeses que estavam desejosos de compra de terras, os antigos servos, ou melhor, os seus descendentes, teve entre 1883 e 1904 cerca de 19,5 milhões compraram acres (78,900 km 2 ) de seus antigos senhores. Houve um aumento de riqueza entre os poucos, mas junto com isso um empobrecimento geral da massa do povo, ea instituição peculiar do mir-moldado no princípio da comunidade de propriedade e ocupação do land--, o efeito não era propício para o crescimento do esforço individual. Em novembro de 1906, no entanto, o imperador Nicolau II promulgou uma ordem provisória permitindo que os camponeses a se tornar freeholders de adjudicações feitas no momento da emancipação, todos os encargos de resgate que está sendo remetidos. Esta medida, que foi aprovada pela terceira Duma em um ato transmitido em 21 de Dezembro de 1908, é calculada para ter maior alcance e profundos efeitos sobre a economia rural da Rússia. Treze anos antes, o governo havia se esforçado para garantir uma maior fixidez e permanência da posse ao prever que, pelo menos, 12 anos deve decorrer entre cada duas redistribuições da terra pertencente a uma mir entre aqueles com direito a participar dele. A ordem de novembro 1906 tinha previsto que as várias faixas de terra detidas por cada camponês devem ser fundidas em uma única exploração; a Duma, no entanto, a conselho do governo, deixou isso para o futuro, como um ideal que só poderia ser realizado gradualmente.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Russian_Empire&oldid=547995899 "