Conteúdo verificado

Samoa

Assuntos Relacionados: Oceania (Australasia)

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. patrocínio SOS Criança é legal!

Estado Independente de Samoa
Atasi Malo Sa 'oloto Tuto' o Sāmoa
Bandeira Brasão
Lema: "Fa'avae i le Atua Sāmoa "
"Samoa é fundada em Deus"
Anthem: The Banner of Freedom
Capital
e maior cidade
Apia
13 ° 50'S 171 ° 45'W
Línguas oficiais
  • Samoano
  • Inglês
Grupos étnicos (2001)
  • 92,6% Samoanos
  • 7,0% Euronesians
  • 0,4% dos europeus
Demonym Samoano
Governo Unitário república parlamentar
- O le Ao o le Malo um Tufuga Efi
- O primeiro-ministro Tuilaepa Sailele Malielegaoi Aiono
Legislatura Assembleia Legislativa
Independência
- da Nova Zelândia 01 de janeiro de 1962
Área
- Total 2,831 km 2 ( 174)
1093 sq mi
- Água (%) 0,3
População
- 2012 estimativa 194.320 ( 166)
- Recenseamento 2006 179186
- Densidade 63,2 / km 2 ( 144)
163,7 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total $ 1,090 bilhões
- Per capita $ 5965
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total $ 630.000.000
- Per capita $ 3,451
HDI (2013) Aumentar 0,702
· meio 96
Moeda Tala ( WST )
Fuso horário UTC + 13: 00 ( UTC + 13 b)
- Summer ( DST) UTC + 14: 00 ( UTC + 14)
Unidades no c esquerda
Chamando código 685
Código ISO 3166 WS
TLD Internet .ws
um. Chefe de Estado.
b. Desde 31 de Dezembro de 2011.
c. Desde 7 de Setembro de 2009.

Samoa ( / s ə m . ə /; Samoano: Samoa, IPA: [Samoa]), oficialmente o estado independente de Samoa ( Samoano: Malo Sa'oloto Tuto'atasi o Sāmoa), anteriormente conhecida como Samoa Ocidental, é um país que abrange a parte ocidental do Ilhas Samoa, no Oceano Pacífico Sul. Tornou-se independente de Nova Zelândia em 1962. As duas principais ilhas de Samoa são Upolu e uma das maiores ilhas em Polinésia, Savai'i. A cidade capital, Apia, e O Aeroporto Internacional de Faleolo são situados na ilha de Upolu.

Samoa foi admitido nas Nações Unidas em 15 de dezembro de 1976. O inteira grupo de ilhas, inclusive de Samoa Americana , foi chamado de "Ilhas Navegadores" por exploradores europeus antes do século 20 por causa de habilidades marítimas os samoanos '.

História

A data mais antiga até agora a partir de restos pré-históricos em Samoa foi calculado por cientistas da Nova Zelândia para uma provável verdadeira idade de cerca de 3.000 anos atrás a partir de um Site de Lapita em Mulifanua durante os anos 1970.

As origens dos samoanos está intimamente ligada à pesquisa moderna sobre Polinésia em várias disciplinas científicas, tais como genética , linguística e antropologia . A investigação científica está em curso, embora existam várias teorias diferentes; incluindo um proponente que os samoanos originado Antecessores austronésios durante o período terminal de expansão para o leste Lapita do sudeste da Ásia e na Melanésia entre 2500 e 1500 AEC. As origens de Samoa estão actualmente a ser reavaliado em função de novas provas e datação por carbono descobertas científicas de 2003 e em diante.

Íntimos laços sócio-culturais e genéticos foram mantidas entre as colônias orientais Lapita eo registro arqueológico suporta tradição oral e genealogias nativas que indicam inter-ilhas voyaging e casamentos entre pré-históricos Samoans, fijianos e tonganeses.

Foto do estúdio que descreve a preparação do Samoa 'cerimônia ava c. 1911.
Interior da casa de Samoa, Apia, Urville 1842.

O contato com os europeus começaram no início do século 18. Jacob Roggeveen (1659-1729), um holandês, foi o primeiro europeu conhecido para avistar as ilhas Samoa em 1722. Esta visita foi seguida pelo explorador francês Louis-Antoine de Bougainville (1729-1811), que os nomeou as ilhas Navigator em 1768. O contato foi limitado antes da década de 1830, que é quando Inglês missionários e comerciantes começaram a chegar.

O trabalho missionário em Samoa tinha começado no final de 1830 por John Williams, do Sociedade Missionária de Londres que chegam em Sapapali'i de As Ilhas Cook e Tahiti. De acordo com Barbara A. Ocidente, "Os samoanos também eram conhecidos por se envolver em" headhunting ", um ritual de guerra em que um guerreiro tomou a cabeça do seu adversário morto para dar a seu líder, provando assim sua bravura." Há história gravada de um evento que ocorreu quando duas vidas alemãs foram tomadas e, em seguida, seus cadáveres decapitados por um cidadão durante a administração dessa nação de Samoa. Uma tentativa de retorno entre dois samoanos levar a decapitação semelhante, embora a prática era saber não deve ser tolerada entre os samoanos. O evento antecede o curto período de tempo antes de mais conflito tripartido para os territórios. Robert Louis Stevenson, autor que viveu em Samoa de 1889 escreveu em suas gravações do período 1882-1892 Uma nota de rodapé à história: Oito Anos de Trouble in Samoa, "Os samoanos são pessoas gentis."

Wilhelm Solf, governador alemão da Samoa 1900-1910
Mata'afa Iosefo (1832-1912) e chefe supremo rival para a realeza de Samoa

Os alemães, em particular, começou a mostrar grande interesse comercial nas Ilhas Samoa, especialmente na ilha de 'Upolu, onde as empresas alemãs monopolizado copra e cacau feijão processamento; Estados Unidos lançou a sua própria reivindicação e alianças formadas com caciques nativos locais, mais conspicuamente nas ilhas de Tutuila e Manu'a (que mais tarde foram formalmente anexado aos EUA como Samoa Americana ).

Grã-Bretanha também enviou tropas para proteger a empresa britânica de negócios, direitos de porto e consulado. Seguiu-se uma oito anos de guerra civil, onde cada um dos três poderes forneceu armas, treinamento e, em alguns casos, as tropas de combate às partes beligerantes Samoa. O Samoano crise chegou a um ponto crítico março 1889, quando os três candidatos à coloniais enviou navios de guerra em Apia porto, e uma guerra em larga escala parecia iminente, até que uma enorme tempestade em 15 de março de 1889 danificou ou destruiu os navios de guerra, o fim do conflito militar.

O Segunda Guerra samoano Civil foi um conflito que atingiu uma cabeça em 1898, quando Alemanha, o Reino Unido , e os Estados Unidos foram trancados em disputa sobre quem deve ter o controle sobre a Ilhas Samoa. O Cerco de Apia ocorreu durante a guerra civil Segundo samoano março 1899 em Apia. Samoa forças leais ao Príncipe Tanu foram cercados por uma força maior de rebeldes leais a Samoa Mata'afa Iosefo. Apoiando Príncipe Tanu estavam a aterrar as partes de quatro navios de guerra britânicos e americanos. Ao longo de vários dias de luta, os rebeldes foram derrotados Samoa. Navios de guerra americanos e britânicos bombardearam Apia em 15 de Março de 1899; incluindo o USS Filadélfia. Alemanha, Reino Unido e os Estados Unidos rapidamente resolvido para acabar com as hostilidades; com o particionamento do arquipélago no Convenção Tripartite de 1899.

Século 20

O Convenção Tripartite de 1899 dividiram o Ilhas Samoa em duas partes: o grupo oriental ilha se tornou um território dos Estados Unidos (Ilhas Tutuila em 1900 e oficialmente Manu'a em 1904) e hoje é conhecida como Samoa Americana ; as ilhas ocidentais, de longe, a maior massa de terra, tornou-se conhecido como Samoa alemã após a Grã-Bretanha desocupado todas as alegações de Samoa e aceito rescisão dos direitos de Alemão em Tonga e certas regiões no Solomon Islands e África Ocidental.

Em 1912 o governo alemão tinha, aparentemente, atingiu o seu objectivo a longo prazo de entender as forças tradicionais na política Samoa, mantendo uma aparência de participação local no governo. Não havia mais Tupu (King), nem mesmo sili alii (semelhante a um governador), mas os dois Fautua (Advisors) foram nomeados Tumua e Pule (governos tradicionais de Upolu e Savaii) foram por um tempo em silêncio.; todas as decisões em assuntos que afetam terras e títulos estavam sob o controle do governador. Para concluir o processo, o Fa'alupega para todos Samoa foi revisto. Em uma cultura baseada no oratório, o Fa'alupega é uma saudação formal, que reconhece aqueles que estão sendo recebidos e seu status. O Fa'alupega, que tinha sido nacionalmente aceites a partir de, pelo menos, o final do século 19 (e provavelmente por muito mais tempo do que isso), foi a seguinte:

"Tulouna um Tumua ma Pule,
Tulouna um Itu'au ma Alataua,
Tulouna um Aiga-i-le-Tai,
Ma le Va'a-o-Fonoti,
Tulouna um Tama ma uma Latou aiga
Po'o aiga ma um tama Latou ".

Isso em primeiro lugar reconheceu a autoridade ea identidade dos principais distritos de Samoa através de seus porta-vozes - Tumua ma Pule, Itu'au ma Alataua, Aiga-i-le-Tai, eo Va'a-o-Fonoti - e os maiores títulos que foram deixadas por esses grupos. Conclui-se com o reconhecimento dos grandes grupos de descendência máximas de Samoa e seus "filhos" que haviam sido escolhidos para manter os mais altos títulos.

O novo Fa'alupega de Samoa alemã, que em sua primeira linha reconhece a Kaiser (Kaisa), aparentemente necessária Malietoa Tanumafili e TUPUA Tamasese a ser empossado sob juramento para se tornar conselheiros para o Conselho de Governadores:

"Tulouna uma lana Maiesitete le Kaisa o le tupu MaMaLu o tatou lo malo kasialika Aoao.
Tulouna uma lana afioga le kovana kasialika o le sui o le kaisa nei I Samoa.
Susu mai Malietoa, Afio mai Tupua
Ua fa'amanatuiana ai aiga e lua Io oulua tofiga Kasialika o le Fautua.
Tulouna um le vasega um Faipule Kasialika oe lagolago malosi I le Malo.
Afifio mai le NOFO um vasega o tofiga Kasialika oe usu Fita I le Tautua I le malo ".

O primeiro governador alemão, Wilhelm Solf, mais tarde passou a se tornar Secretário para as colônias de Alemanha imperial. New Zealand tropas desembarcaram em 'Upolu por unanimidade em 29 de agosto 1914 e tomou o controle das autoridades alemãs, na sequência de um pedido pela Grã-Bretanha para a Nova Zelândia para realizar seu "serviço imperial grande e urgente."

Orador exilado Lauaki Namulauulu Mamoe

A partir do final da Primeira Guerra Mundial até 1962, Nova Zelândia controlado Samoa como um Classe C Mandato sob Tutela através da Liga das Nações , em seguida, através das Nações Unidas. Seguiu-se uma série de administradores da Nova Zelândia, que foram responsáveis por dois grandes incidentes. No primeiro caso, cerca de um quinto da população samoano morreu no epidemia de gripe de 1918-1919. Em 1919, o Royal Comissão de Inquérito sobre a Epidemia concluiu que não houve epidemia de gripe pneumónica em Samoa Ocidental, antes da chegada do SS Talune de Auckland, em 7 de novembro de 1918. A administração NZ permitiram que o navio atracar em violação de quarentena; no prazo de sete dias após a chegada da gripe este navio se tornou epidemia em Upolu e depois se espalhou rapidamente por todo o resto do território.

O segundo grande incidente surgiu de um protesto pacífico inicialmente pela Mau (que se traduz literalmente como "opinião bem definida"), um movimento popular não-violenta que teve o seu início no início de 1900 sobre Savai'i, liderada por Lauaki Namulauulu Mamoe, um chefe orador deposto por Solf. Em 1909, foi exilado para Lauaki Saipan e morreu a caminho de volta para Samoa em 1915.

Por volta de 1918, Samoa tinha população de cerca de 38.000 samoanos e 1.500 europeus. No final dos anos 1920 o movimento de resistência contra o domínio colonial haviam se reunido amplo apoio durante a maus-tratos do povo samoano pela administração da Nova Zelândia. Um dos líderes era Mau Olaf Frederick Nelson, um meio de Samoa e metade comerciante sueco. Nelson acabou por ser exilado durante o final dos anos 1920 e início dos anos 1930, mas ele continuou a apoiar a organização financeiramente e politicamente. De acordo com a filosofia não violenta do Mau, o líder recém-eleito, High Chief Tupua Tamasese Lealofi, levou seu companheiro uniformizado Mau em uma manifestação pacífica no centro de Apia em 28 de dezembro de 1929.

A polícia da Nova Zelândia tentou prender um dos líderes da manifestação. Quando ele resistiu, uma luta desenvolvida entre a polícia eo Mau. Os policiais começaram a disparar aleatoriamente contra a multidão e uma Metralhadora Lewis, montado em preparação para esta demonstração, foi utilizado para dispersar os manifestantes. Chefe Tamasese foi baleado pelas costas e morto quando tentava trazer calma e para os manifestantes Mau, gritando "Paz, Samoa". Dez outros morreram naquele dia e cerca de 50 ficaram feridas por ferimentos a bala e bastões da polícia.

Aquele dia viria a ser conhecido em Samoa como Black sábado. O Mau cresceu, permanecendo firmemente não-violenta, e expandido para incluir uma altamente influente ramo das mulheres. Depois de repetidos esforços por parte do povo de Samoa, Samoa Ocidental obteve a independência em 1962 e assinou um Tratado de Amizade com a Nova Zelândia. Samoa, o primeiro país pequena ilha no Pacífico para se tornar independente, entrou para a Comunidade das Nações em 28 de agosto de 1970. Em 2002, o primeiro-ministro da Nova Zelândia Helen Clark, em uma viagem para Samoa, formalmente pediu desculpas para o papel da Nova Zelândia nos acontecimentos de 1918 e 1929.

Em julho de 1997, o governo alterou a Constituição para mudar o nome do país de Samoa Ocidental para Samoa. O território americano de Samoa Americana protestou o movimento, afirmando que a mudança diminuiu a sua própria identidade. A partir de 2012 americanos samoanos ainda usam os termos Samoa Ocidental e Samoans ocidentais para descrever o estado independente de Samoa e seus habitantes. Escritor de viagens Paul Theroux observou diferenças marcantes entre as sociedades em Samoa e Samoa Americana.

Século 21

A partir de 07 de setembro de 2009, o governo mudou a orientação de condução para os motoristas e os samoanos agora dirigir do lado esquerdo da estrada. Isso traz Samoa em linha com muitos outros países da região. Samoa é o primeiro país nos últimos anos, ea primeira no século 21, para mudar para a condução à esquerda.

No final de Dezembro de 2011, Samoa saltou para a frente por um dia, omitindo 30 de dezembro do calendário local, quando o país mudou-se para o oeste do Linha Internacional de Data. Isto foi projetado para ajudar a nação impulsionar sua economia por fazer negócios com a Austrália ea Nova Zelândia . Antes desta alteração, Samoa foi de 21 horas atrás de Sydney, mas a mudança significa que já tem três horas à frente. O fuso horário anterior foi acordada em 4 de Julho de 1892, para trabalhar em linha com comerciantes americanos baseados na Califórnia.

Política

Prédios do governo em Apia

A constituição 1960, que entrou em vigor oficialmente com a independência da Nova Zelândia em 1962, baseia-se no padrão britânico da democracia parlamentar , modificada para ter em conta os costumes samoanos. O Governo moderna nacional de Samoa é referido como o 'Malo'. Samoa do primeiro O primeiro-ministro foi Fiame Mata'afa Faumuina Mulinu'u II, um dos quatro mais alta patente chefes supremos do país. Dois outros chefes supremos no momento da independência foram nomeados chefes conjuntos do estado para a vida. Tupua Tamasese Mea'ole morreu em 1963, deixando Malietoa Tanumafili II único chefe de Estado até sua morte, em 11 de Maio de 2007, sobre a qual Samoa passou de uma monarquia constitucional com um república parlamentar. O próximo chefe de Estado, Tuiatua Tupua Tamasese Efi, foi eleito pelo legislador em 17 de Junho de 2007 para um mandato fixo de cinco anos.

A legislatura unicameral ( Fono) é composto por 49 membros que servem termos de 5 anos. Quarenta e sete são matai titulares eleitos por distritos territoriais por samoanos; os outros dois são escolhidos por não samoanos sem filiação principalmente nos cadernos eleitorais separadas. O sufrágio universal foi prorrogado em 1990, mas apenas chefes (matai) podem se candidatar às eleições para os assentos de Samoa. Existem mais de 25.000 matais no país, cerca de 5% dos quais são mulheres. O primeiro-ministro é escolhido por uma maioria no Fono e é nomeado pelo chefe de Estado para formar um governo. Escolhas do primeiro-ministro para os 12 cargos de gabinete são nomeados pelo chefe de Estado, sem prejuízo da confiança contínua da Fono.

Mulheres de destaque na política de Samoa incluem o falecido Laulu Fetauimalemau Mata'afa (1928-2007) a partir de Lotofaga círculo eleitoral, a esposa do primeiro-ministro de Samoa. Sua filha Fiame Naomi Mata'afa é um chefe supremo e um membro sênior do longo-serviço do gabinete. Outras mulheres na política incluem samoano estudioso e professor eminente Aiono Fanaafi Le Tagaloa, orador-chefe Matatumua Maimoana e Safuneitu'uga Pa'aga Neri, o atual ministro de Comunicação e Tecnologia.

O sistema judicial é baseada na lei comum Inglês e costumes locais. O Supremo Tribunal de Samoa é o tribunal de mais alta jurisdição. Sua Chefe de Justiça é nomeado pelo chefe de Estado, mediante recomendação do primeiro-ministro.

Distritos

Samoa é constituída por onze itūmālō (distritos políticos). Estas são as tradicionais onze distritos que foram estabelecidas bem antes da chegada dos europeus. Cada distrito tem o seu próprio fundamento constitucional (faavae) com base na ordem tradicional de título precedência encontrado em faalupega de cada distrito (saudações tradicionais).

A aldeia de capital de cada distrito administra e coordena os assuntos do distrito e confere título primordial uns dos distritos, entre outras responsabilidades. Por exemplo, o Distrito de A'ana tem sua capital em Leulumoega. O título primordial de A'ana é o TuiA'ana. O grupo orador que confere este título - o Faleiva (House of Nine) - é baseado em Leulumoega. Este também é o mesmo para as outras zonas. No bairro de Tuamasaga, o título primordial do distrito - O título Malietoa - é conferida pela FaleTuamasaga baseado em Afega.

Distritos políticos de Samoa
  1. Upolu
    (Incluindo ilhas mais pequenas)

  2. Tuamasaga ( Afega)
  3. A'ana ( Leulumoega)
  4. Aiga-i-le-Tai ( Mulifanua) 1
  5. Atua ( Lufilufi) 2
  6. Va'a-o-Fonoti ( Samamea)
  1. Savai'i

  2. Fa'asaleleaga ( Safotulafai)
  3. Gaga'emauga ( Saleaula) 3
  4. Gaga'ifomauga ( Safotu)
  5. Vaisigano ( Asau)
  6. Satupa'itea ( Satupa'itea)
  7. Palauli ( Vailoa)

1, incluindo as ilhas Manono, Apolima e Nu'ulopa
2, incluindo o Ilhas Aleipata e Nu'usafe'e Ilha
3 partes menores, também em Upolu (Salamumu (incl. Salamumu-Utu) e aldeias Leauvaa)

Geografia

Mapa de Samoa.

Samoa está localizado ao sul do equador, a meio caminho entre o Havaí ea Nova Zelândia no Polynesian região do Oceano Pacífico. A área total é 2.934 km² (1.133 MI quadrado), que consiste em duas grandes ilhas de Upolu e Savai'i que representam 99% da área total da terra, e oito pequenas ilhotas.

Estes são os três ilhotas no Apolima Strait ( Manono Island, Apolima e Nu'ulopa), os quatro Ilhas Aleipata ao largo da extremidade oriental de Upolu ( Nu'utele, Nu'ulua, Namua, e Fanuatapu), e Nu'usafe'e (menos de 0,01 km² - 2 ½ acres - de área e cerca de 1,4 km (0,9 milhas) ao largo da costa sul de Upolu na aldeia de Vaovai). A principal ilha de Upolu é o lar de cerca de três quartos da população de Samoa, e sua capital é Apia.

Vista de Falefa Vale de Le Mafa Pass, leste Upolu.

As ilhas samoanas foram produzidos por vulcanism, cuja fonte é a Hotspot Samoa, que é provavelmente o resultado de uma pluma do manto. Apesar de todas as ilhas têm origens vulcânicas, única Savai'i, a ilha mais ocidental em Samoa, é vulcânica ativo com as mais recentes erupções em Mt Matavanu (1905-1911), Mata o le Afi (1902) e Mauga Afi (1725). O ponto mais alto em Samoa é Mt Mauga Silisili, em 1858 m (6.096 pés). O Campos de lava Saleaula situados na costa centro-norte de Savai'i são o resultado das erupções Mt Matavanu que deixaram 50 km² (20 sq mi) de lava solidificada.

Samoa foi previamente localizado a leste da linha internacional de data, mas em 2011, o primeiro-ministro samoano Tuilaepa Sailele anunciou seu país iria mover a Linha Internacional de Data, a leste do país, de modo que Samoa iria mentir para o oeste da linha de data. Esta alteração entrou em vigor na noite de 29 de Dezembro, de modo que na sexta-feira foi totalmente ignorada e no dia seguinte era sábado 31 de Dezembro.

Clima

O clima é equatorial / monções, com uma temperatura média anual de 26,5 ° C (79,7 ° F), e uma estação chuvosa de novembro a abril. Savai'i é a maior das ilhas samoanas ea sexta maior ilha da Polinésia depois da Nova Zelândia North, Sul e Ilhas Stewart e as ilhas havaianas de Hawai'i e Maui. A população de Savai'i é de 42.000 pessoas.

Os dados climáticos para Apia
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 30,4
(86,7)
30,6
(87,1)
30,6
(87,1)
30,7
(87,3)
30,4
(86,7)
30,0
(86)
29.5
(85.1)
29,6
(85,3)
29,9
(85,8)
30,1
(86,2)
30,3
(86,5)
30,5
(86,9)
30.22
(86.39)
Média baixa ° C (° F) 23,9
(75)
24,2
(75,6)
24,0
(75,2)
23,8
(74,8)
23,4
(74,1)
23,2
(73,8)
22,6
(72,7)
22,8
(73)
23,1
(73,6)
23,4
(74,1)
23,6
(74,5)
23,8
(74,8)
23.48
(74,27)
Precipitações mm (polegadas) 489,0
(19,252)
368,0
(14,488)
352.1
(13,862)
211.2
(8,315)
192.6
(7.583)
120,8
(4,756)
120,7
(4,752)
113,2
(4.457)
153,9
(6.059)
224.3
(8,831)
261,7
(10.303)
357.5
(14,075)
2965
(116,733)
Fonte: Organização Meteorológica Mundial (ONU)

Ambiente

Samoa está localizado dentro do Samoano tropical florestas úmidas ecorregião. Desde a habitação humana começou, cerca de 80% das florestas tropicais da planície foi perdida. Dentro da ecorregião cerca de 28% das plantas e 84% das aves terrestres são endêmicas.

Economia

Veja acima do dossel passarela Falealupo Rainforest, Savaii.

Produto Interno Bruto (PIB) em paridade de poder aquisitivo (PPP) em 2006 foi estimado em USD 1,218 bilhões dólares. O setor industrial é o maior componente do PIB em 58,4%, seguido pelo setor de serviços em 30,2% (2004 est.). A agricultura representa apenas 11,4% do PIB (2004 est.). Força de trabalho samoano é estimado em 90.000.

A moeda é o país Samoan Tala, emitida e regulamentada pela Banco Central de Samoa. A economia de Samoa tem sido tradicionalmente dependente da agricultura e da pesca a nível local. Nos tempos modernos, ajuda ao desenvolvimento, família privada As remessas do exterior, e as exportações agrícolas tornaram-se fatores-chave para a economia do país. A agricultura emprega dois terços da força de trabalho, e fornece 90% das exportações, caracterizando coco creme, óleo de coco , noni (sumo do fruto Nonu, como é conhecido em Samoano), e copra.

Do lado de fora de um grande automóvel chicote de fios de fábrica ( Yazaki Corporation), o setor de processos de fabricação, principalmente produtos agrícolas. O turismo é um sector em expansão, que já responde por 25% do PIB. Chegadas de turistas têm vindo a aumentar ao longo dos anos com mais de 100 mil turistas que visitam as ilhas em 2005, acima dos 70.000 em 1996.

O governo samoano pediu desregulação do sector financeiro, a promoção do investimento e disciplina fiscal. Observadores apontam para a flexibilidade do mercado de trabalho como uma força fundamental para os avanços econômicos futuros. O sector tem sido ajudado enormemente pela grande investimento de capital em infra-estrutura hoteleira, a instabilidade política em países vizinhos do Pacífico, eo lançamento de 2005 Virgin Samoa uma joint-venture entre o governo e Virgin Australia (então Virgin Blue).

Taro, uma cultura de raiz, tradicionalmente era maior exportação da Samoa, gerando mais de metade de toda a receita de exportação em 1993. Mas uma praga de fungos dizimou as plantas, e em cada ano desde 1994 as exportações taro foram responsáveis por menos de 1% das receitas de exportação.

No período antes da colonização alemã, Samoa produzido principalmente copra. Comerciantes e colonos alemães estavam ativos em introduzir em grande escala operações de plantio e desenvolvimento de novas indústrias, nomeadamente grãos de cacau e borracha, contando com trabalhadores importados da China e Melanésia. Quando o valor da borracha natural caíram drasticamente, sobre o fim da Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial), o governo da Nova Zelândia incentivou a produção de bananas, para os quais existe um grande mercado na Nova Zelândia.

Devido a variações de altitude, uma grande variedade de culturas tropicais e subtropicais podem ser cultivadas, mas a terra não está geralmente disponível para interesses externos. Da área total de 2.934 km² (725.000 acres), cerca de 24,4% está em culturas permanentes e outra de 21,2% é arável. Cerca de 4,4% é ocidental samoano Confiança Estates Corporation (WSTEC).

Os produtos básicos de Samoa são copra (massa seca), grãos de cacau (para o chocolate), e bananas. A produção anual de ambas as bananas e copra tem sido na faixa de 13.000 a 15.000 toneladas (cerca de 14.500 a 16.500 toneladas curtas). Se o rinoceronte besouro em Samoa foram erradicadas, Samoa poderia produzir mais de 40.000 toneladas métricas (44.000 toneladas curtas) de copra. Samoa grãos de cacau são de altíssima qualidade e usado em chocolates finos da Nova Zelândia. A maioria são Híbridos Criollo-Forasteiros. Café cresce bem, mas a produção tem sido desigual. WSTEC é o maior produtor de café. Borracha foi produzido em Samoa por muitos anos, mas o seu valor de exportação tem pouco impacto sobre a economia.

Outras indústrias agrícolas têm sido menos bem-sucedida. Sugarcane produção, fundado originalmente pelos alemães no início do século 20, poderia ser bem sucedido. Trilhos de trem velhos para transportar cana pode ser visto em algumas plantações leste de Apia. Abacaxis crescer bem em Samoa, mas para além do consumo local não tem sido uma grande exportação.

Demografia

Uma família samoano.

Samoa tem uma população de 182.265, dos quais 92,6% são Samoanos, 7% Euronesians (pessoas de misturados, europeu e Antepassados polinésios) e 0,4% são Os europeus, por o CIA World Factbook. Cerca de três quartos da população vivem na ilha principal de Upolu. Apenas o Maori da Nova Zelândia superam samoanos entre os grupos polinésia.

A adesão religiosa 'samoanos inclui o seguinte: Congregacional Igreja Cristã de Samoa 35,5%, 19,6% Católica Romana, Metodista de 15%, Santos dos Últimos Dias 12,7%, Samoa Assembléias de Deus de 10,6%, Adventista do Sétimo Dia de 3,5%, Centro de Culto 1,3%, não especificada 0,8% (censo de 2001). O Chefe de Estado até 2007, Sua Alteza Malietoa Tanumafili II, era um Converso Bahá'í. Samoa abriga uma das sete Bahá'ís Casas de Adoração no mundo; concluída em 1984 e dedicada pelo Chefe de Estado, ele está localizado em Tiapapata, 8 km (5 milhas) de Apia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Samoa&oldid=558868670 "