Conteúdo verificado

Sauroposeidon

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Sauroposeidon
Intervalo temporal: Cretáceo Inferior
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraorder: Sauropoda
Família: Brachiosauridae
Género: Sauroposeidon
Wedel et ai, 2000
Espécies
  • S. Proteles Wedel et ai., 2000 ( Tipo)

Sauroposeidon (Sawr-o-po-SIE-don), que significa " lagarto - Poseidon ", é um género de saurópode dinossauro a partir do início do Cretáceo Período, relacionado com o mais famoso Brachiosaurus . O único espécime a data é representado por quatro pescoço vértebras. Foi o dinossauro mais alto conhecido, estimada em 17 m (55,7 pés) de altura, e foi cerca de 30 metros (98 pés) de comprimento.

Descoberta

As vértebras foram descobertos na rural Oklahoma, não muito longe do Fronteira do Texas, em um afloramento claystone que data os fósseis até cerca de 110 milhões de anos atrás ( mya). Isto cai dentro do Período Cretáceo, entre o specificially Aptiana e Epochs albiana.

As vértebras do pescoço quatro foram descobertos em 1994 no Formação em Antlers Atoka County, Oklahoma pelo Dr. Richard Cifelli e uma equipe da Oklahoma Museu de História Natural. Inicialmente, os fósseis foram acreditados para ser simplesmente demasiado grande para ser os restos de um animal, e devido ao estado de conservação, que se acredita ser troncos de árvore. Na verdade, eles são os mais longos de qualquer um desses ossos conhecidos no dinossauros, alcançando comprimentos de 10 pés de comprimento cada.

Assim, as vértebras foram armazenadas até 1999 , quando o Dr. Cifelli os deu a um estudante de graduação, Matt Wedel, para analisar como parte de um projeto. Após a sua realização a importância do achado, que emitiu um comunicado em outubro de 1999, seguido por publicação oficial de seus resultados na Journal of Vertebrate Paleontology, em Março de 2000. A nova espécie foi apelidado de S. Proteles, eo holótipo é OMNH 53.062.

Etimologia

O nome genérico vem de sauros ( grego para "lagarto"), e Poseidon, um mar - deus na mitologia grega , que também está associado com terremotos , essa faceta denominado como Ennosigaios ou Enisokhthōn, "Earthshaker". Esta é uma referência à noção de que o peso de um saurópode era tão grande que o chão tremeu como ele andou (compare Brontosaurus , Seismosaurus , Suuwassea e Antetonitrus). O recém-descrita Nome genérico Xenoposeidon 's segue o exemplo.

O Proteles descritor específicos também vem do grego antigo e significa "perfeito antes do final", que se refere ao status de Sauroposeidon como o último e mais especializada saurópode gigante conhecida na América do Norte, durante o Cretáceo adiantados.

Tamanho

Comparação de tamanho de Sauroposeidon a um ser humano.
"É verdadeiramente espantoso. É sem dúvida o maior criatura que já andou na terra. "
- Richard Cifelli, descobridor da Sauroposeidon

O comunicado de imprensa, em 1999, imediatamente chamou a atenção da mídia internacional, o que levou a muitos (incorrectas) notícias de "o maior dinossauro já!". Embora seja verdade que Sauroposeidon é provavelmente o mais alto dinossauro conhecido, não é nem o mais longo nem a mais maciça. Argentinosaurus é um candidato melhor para o título de "maior dinossauro do mundo", embora fraco fóssil evidência faz um ranking exata impossível.

A descoberta Sauroposeidon foi composta por quatro articulados, mid-cervical vértebras (números 5-8), com o colo do útero costelas no lugar. As vértebras são extremamente alongado, com o maior de cerca de 1,2 metros (quatro pés) de comprimento, o que faz com que seja o mais longo já registrado. O exame da ossos revelou que eles são uma colméia com células de ar minúsculos, e são muito fina, como os ossos de um frango ou um avestruz , tornando mais leve o pescoço e mais fácil de levantar.

As estimativas do tamanho baseiam-se na comparação entre os quatro Sauroposeidon vértebras e as vértebras do espécime HM SII de Braquiosauro brancai, localizado no Museu Humboldt, em Berlim . O SII é o HM brachiosaur mais completo conhecido, embora, uma vez que é composto por peças de diferentes indivíduos suas proporções podem não ser totalmente precisa. Comparações com outros parentes brachiosaurid de Sauroposeidon são difíceis devido à continua limitado.

O comprimento do pescoço de Sauroposeidon é estimado em 11,25 e 12 metros, em comparação com o comprimento do pescoço de 9 metros (30 pés) para o HM SII Brachiosaurus. Esta baseia-se no pressuposto de que o resto do gargalo tem as mesmas proporções como Braquiosauro, que é uma razoavelmente boa conjectura.

Sauroposeidon provavelmente era capaz de levantar a cabeça 17 metros (55,7 pés) acima do solo, que é tão alto quanto um prédio de seis andares. O longo pescoço e os ombros altos brachiosaurid são o que o torna o mais alto dinossauro conhecido. Em alguns aspectos, a sua construção é semelhante ao moderno girafa , com um corpo curto e um tempo extremamente longo pescoço. Em comparação, Brachiosaurus provavelmente poderia levantar a cabeça 13,5 metros (44,2 pés) no ar.

Os ombros de Sauroposeidon foram provavelmente sete metros do chão. O seu comprimento estimado é de pouco menos de 30 metros (98 pés).

A massa de Sauroposeidon é estimada em 50 a 60 toneladas métricas (55-65 toneladas). Enquanto as vértebras de Sauroposeidon são 25-33% mais longo do que Braquiosauro 's, eles são apenas 10-15% maior em diâmetro. Isto significa que, enquanto Sauroposeidon provavelmente tem um corpo maior do que Braquiosauro seu corpo é menor, em comparação com o tamanho do seu gargalo, de modo que não pesam tanto quanto um aumento de escala Braquiosauro. Em comparação, Brachiosaurus pode ter pesado 36-40 toneladas (40 a 44 toneladas). Esta estimativa do Braquiosauro é uma média de várias metodologias diferentes.

No entanto, Sauroposeidon tem um pescoço relativamente grácil em comparação com Brachiosaurus. Se o resto do corpo torna-se semelhante delgado, a estimativa da massa pode ser demasiado elevado. Isto poderia ser semelhante à maneira como o relativamente robusto Apatosaurus pesa muito mais do que o mais longo, mas muito mais magro Diplodocus. Além disso, é possível que saurópodes pode ter um sistema de saco de ar, como os de aves , o que poderia reduzir todas as estimativas de massa saurópodes por 20% ou mais.

Ambiente

"Sauroposeidon foi uma descoberta inesperada, porque foi um enorme, barcaça beberrões de gás de um animal em uma época de saurópodes subcompacto."
-Matt Wedel, líder da equipe Sauroposeidon

Sauroposeidon pode ser o último dos gigantes norte-americanos saurópodes. Saurópodes, que incluem os maiores animais terrestres de todos os tempos, eram um grupo muito amplo e bem sucedida. Eles apareceram pela primeira vez no Precoce Jurassic e não foi muito antes de se espalhar pelo mundo. Até o momento do final do Jurássico, América do Norte e África foram dominados pelos diplodocids e brachiosaurids e, até o final do Cretáceo Superior, titanosaurids foram generalizados (embora apenas no hemisfério sul). Entre estes períodos, no Cretáceo Inferior, o registro fóssil é escasso. Alguns espécimes foram encontrados na América do Norte a partir desse momento e aqueles espécimes que existem são muitas vezes fragmentária ou representar os membros juvenis de sua espécie. A maioria dos saurópodes sobreviventes na época também foram diminuindo de tamanho (a apenas 15 m, ou 50 pés, no comprimento, e talvez de 10 a 15 toneladas ou toneladas), o que torna a descoberta de um super-gigante extremamente especializado como Sauroposeidon muito incomum.

Sauroposeidon viviam nas margens do Golfo do México , que percorreu Oklahoma naquele tempo, em um vasto delta rio, semelhante ao Mississippi delta hoje. Havia provavelmente não há predadores que poderia derrubar um adulto Sauroposeidon mas juvenis foram presas provável Acrocanthosaurus (um Carnosaur um pouco menor do que um T. rex ) ea «pacotes» de Deinonychus .

A brachiosaurid gigante, semelhante ao Sauroposeidon, foi descrita em 2004 por Darren Naish e colegas e é do início do Cretáceo período de Inglaterra . Conhecida apenas de duas vértebras do pescoço, foi aparentemente similar em alguns detalhes para Sauroposeidon e talvez semelhante em tamanho. Sua descoberta destaca a semelhança observada entre dinossauros norte-americanos e europeus Cretáceo Inferior.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sauroposeidon&oldid=215755687 "