Conteúdo verificado

Schuttern Evangelhos

Assuntos Relacionados: textos religiosos

Informações de fundo

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

19r Folio dos Evangelhos Schuttern tem grandes iniciais marcam o início do Evangelho de Mateus. Observe o monograma decorado Chi Rho sangramento através do outro lado da página.

O Schuttern Evangelhos (British Library, Add. MS 47673) é um início do século 9 iluminado Gospel Book que foi produzido no Abbey Schuttern em Baden. De acordo com um colophon em 206v fólio, o manuscrito foi escrito pelo diácono Liutharius, no fim do seu abade, Bertricus.

Codicologia

O velino codex tem 211 fólios que medem 300 por 215 milímetros. O texto é escrito é um espaço medindo 232 por L55 mm. Os fólios estão reunidos em cadernos, a maioria dos quais com oito folhas cada; o primeiro e penúltimo quires tem apenas seis folhas; eo décimo primeiro quire tem sete folhas excisadas. A maioria dos fólios foram governados usando um ponto difícil. Eles eram governados dois bifolios de cada vez, antes de os bifolios foram dobradas. O manuscrito tem uma ligação de couro roxo meados do século 19.

Texto e Script

O manuscrito contém o texto da quatro Evangelhos em latim , juntamente com a Eusébio canon tabelas, prefácios, resumos e capitular. O texto é escrito em duas colunas de vinte e cinco linhas de cada um em uma Minúscula carolíngia que tem algum Características merovíngia. Os textos da tabela do cânone, as tabelas do capítulo eo colophon estão na mesma mão.

Decoração

O manuscrito tem arcadas tabelas canon e mesas de capítulo. Há grandes iniciais que estão decorados interlace e feras e pássaros, motivos semelhantes aos encontrados em Manuscritos insulares. 19v Folio tem uma grande decorado Chi Rho monograma para marcar o texto da Mateus 1:18. O manuscrito não tem miniaturas de evangelista retratos ou símbolos dos evangelistas. Em seu lugar, existem roxo e índigo painéis retangulares com bordas em que são citações do Livro dos Salmos escritos em unciais com tinta branca. O painel para a Evangelho de Mateus tem Salmo 67, versículos 27 e 29 e Salmo 31 versículos 1 e 2. O painel para a Evangelho de Marcos tem Salmo 33 versículos 12-15. Painel de Lucas tem Salmo 33, versículos 9 e 10. O painel para a Evangelho de João está faltando.

Procedência

O colophon em 202v fólio lê: Ego Liutharius Diaconus hunc biblum scripsi ob iussu bertrici Abbatis, ad salutem querentibus anime vel legentibus .... Os nomes Liutharius e Abbot Bertricus pode ser encontrado em uma lista de monges da Abadia Schuttern do início do século 9 que está preservado no mosteiro de Reichenau. O manuscrito ainda estava na Abadia de Schuttern no século 13, quando uma carta com data de 1269 para a abadia eo abade Hermannus, foi gravado no fólio 211. Foi adquirida pela Thomas Coke, primeiro conde de Leicester (falecido em 1759) e incluídas na sua biblioteca em Holkham Hall . Ii Folio traz a bookplate de Thomas William Coke, primeiro conde de Leicester de Holkham. O manuscrito foi adquirido pela Biblioteca Britânica, juntamente com 11 outros manuscritos de Holkham Hall .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Schuttern_Gospels&oldid=261526567 "