Escorbuto
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...
Escorbuto | |
---|---|
Classificação e recursos externos | |
Gomas escorbuto, um sintoma de escorbuto | |
CID- 10 | E 54 |
CID- 9 | 267 |
OMIM | 240400 |
DiseasesDB | 13930 |
MedlinePlus | 000355 |
Medcenter | med / 2086 derm / 521 ped / 2073 rádio / 628 |
MeSH | D012614 |
Escorbuto (N.Lat. Scorbutus) é uma doença de deficiência resultante da ingestão insuficiente de vitamina C , que é necessária para a correta a síntese de colagénio em seres humanos. O nome científico de vitamina C, ácido ascórbico, é derivado do nome em latim de escorbuto, scorbutus. Escorbuto, conduz à formação de manchas na pele, gomas esponjosos, e sangramento de toda membranas mucosas. As manchas são mais abundantes nas coxas e pernas, e uma pessoa com a doença parece pálido, se sente deprimido, e é parcialmente imobilizado. Em escorbuto advanced há aberto, suppurating feridas e perda de dentes.
Escorbuto era ao mesmo tempo comum entre marinheiros, piratas e outros a bordo de navios no mar mais tempo do que perecíveis frutas e vegetais pode ser armazenado, e por soldados de forma semelhante a partir desses alimentos separados por períodos prolongados. Foi descrita por Hipócrates (c. 460 aC-c. 380 aC). Ervas curas para o escorbuto foram conhecidos em muitas culturas nativas, desde a pré-história. Em 1536, o explorador francês Jacques Cartier , explorando a St. Lawrence River, utilizado o conhecimento dos nativos locais para salvar seus homens que estavam morrendo de escorbuto. Ferveu as agulhas do arbor vitae árvore (Eastern White Cedar) para fazer um chá que mais tarde foi mostrado para conter 50 mg de vitamina C por 100 gramas. Tais tratamentos não estavam disponíveis a bordo do navio, em que a doença era mais comum. Era um cirurgião escocês no British Marinha Real , James Lind que primeiro ele provou que podia ser tratado com citrinos em experiências que ele descreveu em seu livro 1753, um tratado do escorbuto.
Em lactentes, escorbuto é muitas vezes referida como a doença de Barlow, em homenagem a Sir Thomas Barlow, um britânico médico que a descreveu. (Doença de NB Barlow também pode se referir a prolapso da válvula mitral.) Outros epônimos incluem a doença de Moeller e doença de Cheadle.
Sintomas
- Arroxeado escuro manchas sobre pele, especialmente pernas.
- Gengivas esponjosas, muitas vezes levando a perda do dente.
- Sangramento de tudo membranas mucosas.
- Palidez
- Sangramento nas gengivas.
- Olhos encovados
- Abertura de curado cicatrizes e separação de malha fraturas ósseas.
- Nosebleeds
- diarreia não parar
- perda prego
Prognóstico
Escorbuto não tratada é invariavelmente fatal. Desde tudo o que é necessário para uma recuperação completa é a retomada do normal de vitamina C ingestão, a morte de escorbuto é rara nos tempos modernos.
Fisiopatologia
A síntese de colagénio normal depende da hidroxilação de e prolina resíduos de lisina no retículo endoplasmático, para formar e hidroxiprolina hidroxilisina, respectivamente. Prolil e lisil-hidroxilase, as enzimas que catalisam a hidroxilação, requerem ácido ascórbico (vitamina C), para funcionar correctamente. Sem ácido ascórbico, as enzimas não podem hidroxilar lisina e a prolina, e a síntese de colagénio de modo normal, não pode ser realizada.
História
Escorbuto foi provavelmente o primeiro observado como uma doença por Hipócrates . No século 13 os Crusaders sofreu de escorbuto com freqüência. Escorbuto foi um dos fatores limitantes de viagens marinho, muitas vezes matando um grande número de passageiros e tripulantes em viagens de longa distância. Ele ainda desempenhado um papel significativo na Primeira Guerra Mundial .
A profissão médica civil britânica de 1614 sabia que era o princípio ácida de citrinos que faltava, embora considerada qualquer ácido aceitável quando o ácido ascórbico (vitamina C) não estava disponível. Em 1614 John Woodall (Cirurgião Geral da Companhia das Índias Orientais ) publicou "Companheiro do Surgion" como um manual para os cirurgiões aprendiz a bordo dos navios da companhia. Nela, ele descreveu o escorbuto como resultante de uma deficiência alimentar. Sua recomendação para a sua cura foi de alimentos frescos ou, se não disponível, laranjas, limões, limas e tamarindos, ou como um último recurso, Óleo de Vitriol ( ácido sulfúrico ).
Em 1734, o Médico com base em Leiden Johann Bachstrom publicou um livro sobre o escorbuto no qual afirmou que "o escorbuto é unicamente devido a uma total abstinência de alimentos vegetais frescos e verdes;. Que é por si só a causa primária da doença" e instou o uso de frutas e legumes frescos como a cura. Não foi até 1747 que James Lind formalmente provado que o escorbuto poderia ser tratada e prevenida por suplementação da dieta com frutas cítricas, como limões e cal. James Cook conseguiu circunavegar o mundo (1768-1771) em HM Bark Endeavour sem perder um único homem para o escorbuto, mas seus métodos sugeridos, incluindo uma dieta de chucrute e mosto de malte, eram de valor limitado. Chucrute foi o único alimento vegetal que reteve uma quantidade razoável de ácido ascórbico em um estado em conserva, mas foi fervida para reduzi-la para a preservação e grande parte do conteúdo de vitamina C foi perdido. Em época de Cook era impraticável para preservar citrinos para longas viagens marítimas. Mais importante foi o regime de cozinheiro de limpeza a bordo, imposta por rigorosa disciplina, bem como a reposição frequente de alimentos frescos. O regime mais eficaz implementado por Cook era sua proibição contra o consumo de gordura esfregado de panelas de cobre do navio, em seguida, uma prática comum na Marinha. Em contato com o cobre quente, esta gordura substâncias que possivelmente irritou o intestino e impediram a absorção adequada de vitaminas adquirido. A primeira grande expedição de longa distância que experimentou praticamente havia escorbuto que de Alessandro Malaspina, 1789-1794. Diretor médico do Malaspina, Pedro González, estava convencido de que as laranjas e limões frescos foram essenciais para prevenir o escorbuto. Apenas um surto ocorreu, durante uma viagem de 56 dias através do mar aberto. Cinco marinheiros desceu com sintomas, um deles gravemente. Depois de três dias no Guam todos os cinco eram saudáveis novamente. Grande império da Espanha e muitos portos de escala tornou mais fácil para adquirir frutas frescas. Apesar dos avanços, os marinheiros britânicos durante todo o período revolucionário americano continuou a sofrer de escorbuto, particularmente na Frota Channel. A erradicação do escorbuto do Royal Navy era finalmente devido à presidente da Marinha Doente e ferir Board, Gilbert Blane, que, finalmente, colocar de Bachstrom e Lind receita de longa ignorado de limões frescos para usar durante as Guerras Napoleônicas . Outras marinhas logo adotaram esta solução bem-sucedida.
A planta conhecida como " grama escorbuto "adquiriu seu nome a partir da observação de que ele curado escorbuto, mas esta foi sem grande ajuda para aqueles que passaram meses no mar. Durante viagens marítimas, descobriu-se que chucrute era de uso limitado na prevenção de escorbuto. Na Marinha Real Arctic expedições no século 19 era amplamente acreditava que o escorbuto foi impedido por uma boa higiene a bordo do navio, o exercício regular, e manter o moral da equipe, ao invés de uma dieta de alimentos frescos, para que as expedições da marinha continuou a ser atormentado por escorbuto, mesmo enquanto carne fresca era conhecido como um antiscorbutic prática entre os baleeiros civis e exploradores do Ártico. Na época Robert Falcon Scott fez suas duas expedições ao Antártida no início do século 20, a teoria predominante era de que o escorbuto foi causada por "contaminado" comida enlatada.
A utilização dos cais pela Marinha Real Britânica para prevenir o escorbuto deu origem ao nome "limey" para um imigrante Inglês nas ex-colónias britânicas (particularmente América, Nova Zelândia e África do Sul). O uso desta palavra foi estendido para incluir todas as pessoas britânicas em Americana calão.
Em 1927, Húngaro bioquímico Szent-Györgyi (que ganhou o 1937 Prêmio Nobel de Medicina) isolou o composto "ácido hexurônico" ao trabalhar com antioxidantes compostos no córtex adrenal. Não foi até 1932 que a ligação entre a vitamina C e escorbuto foi estabelecido pelo americano pesquisador Charles King of the Glen Universidade de Pittsburgh.
Incidência Modern
Escorbuto escorbuto ou subclínica é causada pela falta de vitamina C. Na sociedade ocidental moderna, escorbuto raramente está presente em adultos, embora as crianças e os idosos são afetados. A vitamina C é destruída pelo processo de pasteurização, por isso os bebés alimentados com leite engarrafado comum às vezes sofre de escorbuto se eles não são fornecidos com suplementos vitamínicos adequados. Praticamente todas as fórmulas infantis disponíveis comercialmente contêm adição de vitamina C por esta razão, mas o calor e armazenamento destruir a vitamina C. Humano o leite materno contém vitamina C suficiente, se a mãe tem uma ingestão adequada.
Escorbuto é uma das doenças que acompanham de desnutrição (outros tais deficiências de micronutrientes são beribéri ou pelagra ) e, portanto, ainda é difundida em áreas do mundo, dependendo de ajuda alimentar externa. Embora raro, há também estão documentados casos de escorbuto devido a más escolhas alimentares por pessoas que vivem em nações industrializadas.
Prevenção
Escorbuto pode ser evitado por uma dieta que inclui determinados citrinos tais como laranjas ou limões . Outras fontes ricas em vitamina C são frutas como groselhas, goiaba, kiwi, mamão, tomates e morangos. Ele também pode ser encontrado em alguns vegetais, tais como cenoura , pimentões, brócolis, batata , repolho , espinafre e colorau , bem como alguns legumes em conserva. Muitos produtos de origem animal, incluindo panturrilha e fígado ostras, conter vitamina C. Embora redundante na presença de uma dieta equilibrada, vários suplementos nutricionais estão disponíveis para fornecer o ácido ascórbico bem em excesso da que é necessária para prevenir o escorbuto, e até mesmo alguns doces ea maioria dos Refrigerantes contêm vitamina C como conservante.
Escorbuto em animais
Como seres humanos, outra primatas e cobaias falta o gene que faz com que a vitamina C e, portanto, precisam de vitamina C na dieta para prevenir o desenvolvimento do escorbuto. Escorbuto é visto às vezes em cobaias animais que são alimentados com uma dieta inadequada. Para prevenir o escorbuto em cobaias, eles devem ser alimentados com comida guiné porco como as pastilhas de cobaias, que devem ser suplementadas com frutas e legumes frescos ou vitamina C diminui à medida que a vitamina C nas pelotas degrada muito rapidamente (50% no prazo de seis semanas de fabricação). Não é recomendado que qualquer suplemento ou medicação ser dada a uma cobaia através de uma garrafa de água que possa afetar o seu consumo de água.