Sedimento
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.
O sedimento é qualquer matéria particulada que podem ser transportados por o fluxo do fluido e que, eventualmente, é depositada como uma camada de partículas sólidas no leito ou no fundo de um corpo de água ou outro líquido. A sedimentação é a deposição por assentamento de uma material em suspensão.
Os sedimentos também são transportados pelo vento ( processos eólicos) e geleiras . deserto dunas de areia e loess são exemplos de transporte eólico e deposição. Glacial depósitos morena e até gelo são transportados sedimentos. Colapso gravitacional simples também cria sedimentos, tais como depósitos de tálus e mountainslide, bem como recursos colapso Karst. Cada tipo de sedimento tem diferentes velocidades de sedimentação, de acordo com o tamanho, o volume, a densidade e forma.
Mares , oceanos , e lagos acumular sedimentos ao longo do tempo. Estes materiais podem ser terrestres (depositado na terra) ou no mar (depositado no oceano); depósitos terrígenos originam em terra, mas podem ser depositados em ambientes (lago), quer terrestres, marinhos ou lacustres. Sedimentos depositados são a fonte de rochas sedimentares , que podem conter fósseis dos habitantes da massa de água que foram, após a morte, cobertos por acumulação de sedimentos. Lake sedimentos do leito que não foram cimentados na rocha pode ser usado para determinar últimos climáticas condições.
Transporte de sedimentos
Veja também: Transporte de sedimentos
Rios e córregos
Move-se sedimentar de uma variedade de maneiras, dependendo de um equilíbrio entre a velocidade para cima e sobre a velocidade de sedimentação das partículas no leito. Se a velocidade de cima é maior do que a velocidade de sedimentação, sedimentos serão transportados a jusante como carga suspensa. Como sempre haverá uma gama de diferentes tamanhos de partículas no fluxo, alguns terão suficientemente grandes diâmetros que se instalam no leito do rio ou riacho, mas ainda mover a jusante. Isto é conhecido como carga do leito, e as partículas são transportadas através de mecanismos tais como a saltitação (saltar para cima para o fluxo, sendo transportado a uma curta distância, em seguida, novamente decantação), rolar e deslizar. Saltation marcas são muitas vezes preservada em rochas sólidas e pode ser utilizado para estimar a taxa de fluxo dos rios que originalmente depositados os sedimentos.
O equilíbrio global entre sedimento no transporte e de sedimentos a ser depositado sobre a cama é dada pela Equação Exner. Esta equação é importante na medida em que muda em profundidade escoamento e do declive (ver: produto profundidade declive) irá alterar o basal tensão de cisalhamento, causando áreas locais de erosão e deposição. Mais mudanças de larga escala, como a colocação de barragens e remoção e mudança variação do nível do mar Nível e Base de fazer com que o rio para qualquer piscina (e depositar toda a sua carga) ou corroer rapidamente em seu substrato subjacente.
As primeiras aplicações modelagem matemática de transporte de sedimentos em sistemas fluviais foram observados no final de 1970. Uma tal aplicação foi realizada pela Santa Cruz County para o San Lorenzo Rio para estudar a erosão de escoamento superficial ea conseqüente turbidez e transporte bedload para atinge a jusante. Este trabalho foi utilizado para analisar os efeitos das práticas de uso da terra nesta bacia de drenagem.
Uma das principais causas da carga de sedimentos fluviais assoreamento decorre de corte e queima tratamento de tropicais florestas . Quando a superfície do solo é despido de vegetação e, em seguida, ao vinagrete de todos os organismos vivos, os solos superiores são vulneráveis à erosão eólica e hídrica. Em uma série de regiões da terra, sectores inteiros de um país foram tornadas erosiva; por exemplo, no Madagáscar alta centro platô, compreendendo aproximadamente dez por cento da área terrestre do país, praticamente toda a paisagem é estéril da vegetação , com sulcos erosivos gully tipicamente superiores a 50 metros de profundidade e um quilômetro de largura. Agricultura itinerante é um sistema agrícola que às vezes incorpora o corte e queima método em algumas regiões do mundo. A carga de sedimentos, resultando em rios que correm para o oeste está em curso, com a maioria dos rios uma cor marrom escuro vermelho, também levando a enormes mortandade de peixes.
O escoamento superficial
A água de superfície de escoamento pode pegar partículas do solo e transportá-los no escoamento superficial para deposição em uma elevação de terra inferior ou entregar esse sedimento para águas receptoras. Neste caso, o sedimento é geralmente considerada como o resultado de erosão. Se o impacto inicial de gotas da chuva desaloja solo, o fenômeno é chamado de erosão splash ". Se os efeitos são difusos para uma área maior e a velocidade de escoamento em movimento é responsável pela captação de sedimentos, o efeito é chamado de" erosão superficial ". Se houver são goivas enormes na terra de escoamento de alta velocidade para o solo descoberto, em seguida, "voçorocas" pode resultar.
Bedforms fluviais
Qualquer partícula que é maior em diâmetro que cerca de 0,7 milímetros formarão características topográficas visíveis no rio ou riacho cama. Estes são conhecidos como e incluem ondulações, dunas, leitos de avião e antidunes. Ver bedforms para mais detalhes. Novamente, bedforms são muitas vezes preservada em rochas sedimentares e pode ser usado para avaliar a direcção e magnitude do fluxo de deposição.
Ambientes deposicionais-chave
A principal fluvial (rio e córrego) ambientes para deposição de sedimentos incluem:
- Deltas (discutivelmente um ambiente intermediário entre fluvial e marítimo)
- Ponto-bares
- Leques aluviais
- Rios trançados
- Lagoas marginais
- Levees
Shores e mares rasos
O segundo ambiente principal onde sedimento podem ser suspensas em um fluido está em mares e oceanos. O sedimento poderia consistir em material fornecido pela terrigenous rios próximos e córregos ou sedimentos marinhos retrabalhado (por exemplo, areia ). No meio do oceano, os organismos vivos são os principais responsáveis pela acumulação de sedimentos, suas conchas afundando para o fundo do oceano após a morte.
Bedforms marinhos
Ambientes marinhos também ver a formação de bedforms, cujas características são influenciadas pelas marés ou correntes.
Ambientes deposicionais-chave
As principais áreas de deposição de sedimentos no meio marinho incluem:
- Areias litorâneas (como as areias da praia, areias do rio de escoamento, bares costeiras e espetos, em grande parte clastic com pouco conteúdo faunística)
- A plataforma continental ( siltosas argilas , aumentando o conteúdo da fauna marinha).
- A margem de prateleira (baixa oferta terrígenos, principalmente calcárias esqueletos fauna)
- O talude continental (muito mais granulação fina lodos e argilas)
- Camas de estuários com os depósitos resultantes chamado " baía da lama ".
Um outro ambiente de deposição que é uma mistura de fluvial e marítimo é o turbidite sistema, que é uma importante fonte de sedimentos para o fundo sedimentar e bacias abissais, bem como a profunda fossas oceânicas.