Conteúdo verificado

Simca Vedette

Disciplinas relacionadas: Transportes rodoviários

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Simca Vedette
Fabricante Simca
Também chamado Ford Vedette
Produção 1954-1961
Montagem Poissy, França
Brasil
Adelaide , Austrália
Classe Carro grande
Estilo de corpo 4 portas salão
5 portas propriedade
2 portas conversível
4 portas conversível
Traçado Layout de FR
Motor 2.4 L Aquillon V8
Transmissão 3 velocidades manual
Rush-Matic automático
Relacionado Ford Vedette
Simca Ariane
Simca Esplanada

O Simca Vedette é um grande carro , fabricado 1954-1961 pelos franceses montadora Simca, em sua fábrica em Poissy, França . Foi comercializado com diferentes nomes de modelo de acordo com a guarnição e níveis de equipamento. O Vedette foi maior modelo do Simca naquela época e que gerou uma versão mais econômica, o Simca Ariane.

Simca adquiriu a fábrica de Poissy de Ford France (Ford Société Anonyme Française, a filial francesa da Ford Motor Company ), juntamente com a linha de modelo, em 1954. O Vedette foi, portanto, inicialmente ainda comercializado como o Ford Vedette.

O Vedette foi fabricado em Poissy até 1961 ea Ariane até 1963. Depois disso, a produção continuou no Brasil, onde o Vedette finalmente, evoluiu para o Simca Esplanada, na sequência da aquisição pela Simca Chrysler.

Origins

No início de 1950, Henri Théodore Pigozzi estava olhando para expandir as operações de fabricação seu Empresa Simca, que foi a desfrutar muito sucesso na época, graças ao popular, Aronde. Ao mesmo tempo, a Ford estava buscando se desfazer de sua filial francesa, a Ford SAF, que tinha uma fábrica de Poissy, perto de Paris , onde tinha vindo a fabricação de um carro grande chamado o Ford Vedette. A planta de Poissy era grande e havia uma capacidade de expansão futura. O Vedette era um carro maior do que qualquer coisa que Simca tinha para oferecer naquele momento. Estes pontos atraiu Pigozzi, que decidiu assumir toda a fábrica, juntamente com os direitos sobre os carros fabricados lá.

Primeiro geração

Primeira Geração
Também chamado Simca Trianon
Simca Versailles
Simca Régence
Simca Marly
Produção 1954-1957
Distância entre eixos 2690 milímetros (105,9) em
Comprimento 4520 milímetros (178,0) em
Largura 1.750 milímetros (68,9 in)
Altura 1,480 milímetros (58,3 in)
Tara 1.150 kg (2.500 £)

A aquisição por Pigozzi ocorreu em julho de 1954, apenas quando a Ford estava prestes a lançar o seu novo Vedette, moderno, com um de quatro portas saloon corpo de estilo "americano", bem como os Fords britânicos contemporâneos ou Vauxhalls. O carro foi alimentado por uma invulgarmente pequena 2351 cc sidevalve Motor V8 chamado Aquillon na França, derivado do Ford Família de motores Flathead, cujas dimensões colocar o carro na " 13 CV "class fiscal francês. Equipado com um de dois barril Zenith-Stromberg 32NX carburador, produziu 75-84 hp (56 a 63 kW). A potência foi transferido para a parte traseira eixo ao vivo através de um e três velocidade transmissão manual com troca de coluna. O Vedette teve suspensão dianteira independente (por Braços de MacPherson) e freios a tambor nas quatro rodas.

Tal como acontece com o Aronde, Simca comercializado diferentes níveis de acabamento da Vedette sob diferentes nomes de modelos, desta vez com referências ao grande período do barroco na história francesa. A versão básica foi chamado o Simca Vedette Trianon, o nível médio foi o Simca Vedette Versailles e, na parte superior da gama, o SIMCA Vedette Régence. Uma opção em todas as versões foi um grande vidro gama moonroof que deslizou para o telhado, chamado Vistadome O Vedette ainda era comercializado sob a marca Ford em alguns mercados, incluindo os Países Baixos e Alemanha , até 1956. Como o novo modelo pegou, Simca foi capaz de aumentar a produção do 150 diária alcançada durante a posse da fábrica para 250 carros por dia da Ford.

Pigozzi mantido um cronograma de ano para ano as revisões do modelo, bem como os fabricantes norte-americanos. Para 1956, uma versão de propriedade chamado o Simca Vedette Marly se juntou ao line-up e toda a escala foi revisada. Um novo suporte da placa de licença foi adicionada ao pára-choque dianteiro ea placa traseira agora ocultaram o enchimento do depósito de combustível. Uma adição peculiar foi operado um pedal- lava pára-brisas, enquanto outras alterações mais comuns incluíram uma segunda odômetro, também conhecido como um "contador de viagem ', para medir distâncias parciais. O Versailles e Régence foram feitas ainda mais confortável com a adição de braços centrais (Versalhes na parte traseira somente, Régence em dianteiro e traseiro), enquanto o Trianon foi simplificada, perdendo guardas de pára-choques e pára-brisas decoração cromo. Em 1957, uma opção da embraiagem automática Gravina foi adicionado, junto com freios melhores e mais directa da direcção. O Trianon recuperou a decoração de cromo ao redor do pára-brisas, enquanto os outros modelos adquiridos luzes traseiras mais magros e ornamento frente foi substituído com um novo design. Emblemas V8 Fender-montados foram introduzidos, mas, apesar de toda a gama contou com o mesmo motor V8, os novos emblemas apareceu nas defesas de apenas o Régence e Marly.

Os números de produção

  • 1955 - 42439
  • 1956 - 44836
  • 1.957 - 17.875

Segunda geração

Segunda Geração
Também chamado Simca Beaulieu
Simca Chambord
Simca Présidence
Simca Marly
Produção 1958-1961
Distância entre eixos 2690 milímetros (105,9) em
Comprimento 4750 milímetros (187,0) em
Largura 1770 milímetros (69,7 in)
Altura 1,480 milímetros (58,3 in)
Tara 1.260 kg (2.800 £)

Depois de três anos em produção, os Vedettes receberam novos nomes e um corpo novo, alongado, com uma extremidade dianteira mais ornamentada e grande tailfins, tornando os carros ainda mais olhando-americana do que antes. Este foi parte de uma tendência de estilo mostrada pela maioria das grandes europeus carros da época, que eram, em certa medida, inspirados pelo estilo americano, como tailfins apareceu Peugeots, Fiats, (BMC modelos Pinin Farina-denominado), Fords e até mesmo Mercedes-Benz carros da época. O motor foi uprated para 84 cv (63 kW) (agora chamado Aquillon 84), mas a qualificação fiscal do carro permaneceu inalterada. Usando o novo corpo, o Versailles foi substituído por Simca Vedette Beaulieu ea Régence pela Chambord, enquanto a propriedade manteve o nome Vedette Marly.

Os três anos de idade corpo da Vedette anterior, no entanto, continuou em produção, mas ele perdeu o seu motor V8 de 2.4 litros. Em abril de 1957, equipado com o motor 1.3 L Aronde, o corpo velho agora revestido de um novo modelo na gama Simca, o Simca Ariane. Mais tarde, em Outubro de 1957, uma versão V8 do carro com carroçaria de idade, com o motor Aquillon 84, e badged como o Ariane 8, juntou-se ao intervalo, substituindo o Trianon.

1959 trouxe uma nova opção, o Rush-Matic transmissão automática, que contou com dois modos: Rush (totalmente automático) e de estradas (seleção de marchas manual). No mesmo ano, a montagem do Vedette começou na Simca do Brasil. Também durante 1959, um novo modelo de top-of-the-line juntou a escala Vedette, o Présidence, apresentando um interior luxuoso, um radiotelefone (a primeira Europeia) e uma kit continental. Francês coachbuilder Chapron construiu dois 2 portas Présidence conversíveis para um governador de um dos Francês colônias. Chapron tinha outro fim do próximo ano, para construir duas descapotáveis de quatro portas para o presidente francês, Charles de Gaulle. A Beaulieu foi lançada no Outono de 1960, mas as outras modelos que permaneceu inalterada até o ano 1961 modelo, quando receberam novos assentos, nova decoração cromo, eo motor foi equipado com um eixo de manivela novo anti-vibração.

Produção francesa dos carros com motor V8 terminou no verão de 1961, quando por 173.288 tinha sido produzido, apesar de um Simca Chambord foi exibido na Paris Motor Show em outubro do mesmo ano, sugerindo que Simca ainda tinha algumas ações dos carros para limpar. O pequeno-motores Ariane 4 cilindros, dos quais 166.363 foram produzidos, sobreviveu até 1963.

O modelo foi continuado por mais tempo no Brasil , onde foi comercializado com o V8 de 2,4 litros, sob uma variedade de nomes como "Tufão", "Jangada", e "EmiSul". Ele acabou por ser substituído por uma versão com sheetmetal novo, chamado de Simca Esplanada.

Simca Vedette Marly
Um brasileiro fez Simca Chambord, usado na série de TV "Vigilante Rodoviário" (1961-1962)

Os números de produção

  • 1958 - 28142
  • 1959 - 15966
  • 1960 - 13914
  • 1961 - 3813

Produção australiana

Após um anúncio feito em julho de 1959 que iria montar e modelos de mercado Simca na Austrália , Chrysler Austrália produziu o Vedette Beaulieu até 1962, usando ambos os componentes totalmente importados e de origem local.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Simca_Vedette&oldid=544509843 "