Conteúdo verificado

Socotra

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo patrocínio Criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Socotra
Nome nativo : Suquṭra سقطرى

Landsatview sobre Socotra 12 ° 29'20.97 "N 53 ° 54'25.73" E
Geografia
Localização Oceano Índico
Coordenadas 12 ° 29'20.97 "N 53 ° 54'25.73" E Coordenadas: 12 ° 29'20.97 "N 53 ° 54'25.73" E
Arquipélago Ilhas Socotra
Total de ilhas 4
As principais ilhas Socotra, Abd al Kuri, Samhah, Darsah
Área 3,796 km 2 (1466 sq mi)
Maior elevação 1.503 m (4.931 pés)
Ponto mais alto ponto sem nome nas Montanhas Haghier
País
Iémen
Governorate Hadramaute Governorate
(حضرموت)
Distritos Hidaybū (leste)
Qulensya Wa Abd Al Kuri (oeste)
A maior cidade Hadibu (pop. 8545)
Demografia
População 42842 (a partir de 2004 censo)
Densidade 11,3
Grupos étnicos predominantemente árabe ; mas também Afro-Árabe, Sul da Ásia, Somália e Europeu
Património Mundial da UNESCO
Arquipélago de Socotra
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
Socotra dragão tree.jpg
Árvore de gênero Dracaena cinnabari
País Iémen
Tipo Natural
Critérios x
Referência 1263
Região UNESCO Estados Árabes
História inscrição
Inscrição 2008 (32 Sessão)

Socotra ou Soqotra ( árabe سقطرى; Suquṭra) é uma pequena arquipélago de quatro ilhas no Oceano Índico . A maior ilha, também chamada de Socotra, é cerca de 95% da massa terrestre do arquipélago. Encontra-se fora cerca de 240 quilômetros (150 milhas) a leste do Corno de África e 380 quilômetros (240 milhas) ao sul do Península Arábica. A ilha é muito isolado e através do processo de especiação, um terço de sua vida vegetal é encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Ele foi descrito como o lugar mais estranho olhando-na Terra.

Socotra é parte da República do Iêmen . Ele tem sido uma parte da 'Adan Governorate, mas em 2004 tornou-se ligado ao Hadramaute Governorate, que é muito mais perto da ilha de 'Adan (embora o mais próximo seria governadoria Al Mahrah).

História

Mapa do arquipélago de Socotra

Houve inicialmente um Oldoway (ou olduvaiense) cultura em Socotra. Ferramentas de pedra Oldoway foram encontrados na área ao redor Hadibo por VA Zhukov, membro da Expedição Complexo russo em 2008.

Socotra aparece como Dioskouridou ("do Dioscurides ") no Périplo do Mar da Eritréia, um grego auxílio à navegação século 1 dC. Nas notas para sua tradução das Periplus, GWB Huntingford observa que o nome Socotra não tem origem grega, mas deriva do sânscrito dvipa sukhadhara ("ilha da felicidade").

A tradição local afirma que os habitantes foram convertidos para o cristianismo por Thomas em AD 52. No século 10 , o geógrafo árabe Abu Mohammed Al-Hassan Al-Hamdani disse que em seu tempo a maioria dos habitantes eram cristãos. Socotra também é mencionado em As Viagens de Marco Polo, segundo a qual "os habitantes são cristãos batizados e têm um" arcebispo "" que, é ainda explicou, "não tem nada a ver com o Papa em Roma, mas está sujeito a um arcebispo que vive em Bagdá " . Eles eram Nestorians mas eles também praticavam antigos rituais de magia apesar das advertências de seu arcebispo.

Em 1507, uma frota comandada por Tristão da Cunha com Afonso de Albuquerque desembarcou uma força de ocupação na então capital do Suq, seu objetivo era um Português base para parar de Comércio Árabe do Mar Vermelho ao Oceano Índico , e para libertar os cristãos amigáveis presumidos de domínio islâmico. Aqui eles começaram a construir uma fortaleza. No entanto, eles não foram acolhidos como entusiasticamente como tinham esperado e abandonado a ilha quatro anos depois. A ilha também foi se deparar por marinheiros somalis.

As ilhas passados sob o controlo do Sultões Mahra em 1511. Mais tarde, em 1886, tornou-se um britânico protetorado, juntamente com o restante do Mahra Estado de qishn e Socotra. Para os britânicos era uma importante estratégica stop-over. O P & O navio afundou depois de Aden sendo destruído em um recife perto de Socotra, em 1897, com a perda de 78 vidas.

Em outubro de 1967, o sultanato foi abolido Mahra. Em 30 de Novembro de 1967, Socotra se tornou parte da República Popular da Iémen do Sul (que viria a se tornar o República Popular Democrática do Iêmen). Hoje é parte da República do Iêmen .

Geografia e clima

Hala Cave (كهف حالة) a leste da ilha. Estalagmites e estalactites mostrar o quão alto pode chegar em comparação com o homem 1.7m com a tocha. É várias centenas de metros de profundidade, com a escuridão total.

Socotra é uma das formas de relevo mais isolada na terra da continental origem (ou seja, não de vulcânica origem). O arquipélago foi uma vez parte do supercontinente de Gondwana e destacado durante o Mioceno , no mesmo conjunto de eventos rifteamento que abriram a Golfo de Aden ao seu noroeste.

O arquipélago consiste na principal ilha de Socotra (3,625 km 2 (1,400 sq mi)), as três ilhas mais pequenas de Abd al Kuri, Samhah e Darsa e pequenos afloramentos rochosos como Ka'l Faraó e Sābūnīyah que são inabitáveis por humanos, mas importante para aves marinhas.

A ilha principal tem três terrenos geográficas: o litoral estreita planícies, um calcário planalto permeada de cavernas cársticas e as Montanhas Haghier. As montanhas subir para 5.000 pés (1.500 metros). A ilha é um pouco mais de 80 milhas (130 quilômetros) de comprimento de leste a oeste e tipicamente 18-22 milhas (29-35 quilômetros) norte a sul.

O clima para Socotra é classificada no Classificação climática de Köppen como BWh, significando deserto seco, com uma temperatura média anual acima de 18 ° C (64 ° F). Precipitação anual é luz, e tende a ocorrer durante o Inverno do hemisfério norte. Geralmente, as zonas interiores mais elevadas recebem mais chuva do que as planícies costeiras, devido à elevador orográfica fornecidas pelas montanhas do interior. O estação da monção traz ventos fortes e mar alto.

Flora e fauna

Socotra é considerada a jóia da biodiversidade no Mar Arábico. O isolamento longo geológico do arquipélago Socotra e sua forte calor ea seca se combinaram para criar um único e espetacular endêmico flora. Pesquisas têm revelado que mais de um terço dos cerca de 800 espécies de plantas de Socotra são encontradas em nenhum outro lugar. Os botânicos classificam a flora de Socotra entre as dez mais ameaçadas da flora ilha do mundo. O arquipélago é um sítio de importância global para a conservação da biodiversidade e um possível centro de ecoturismo.

Um dos mais marcantes de plantas de Socotra é árvore de sangue do dragão ( Dracaena cinnabari), que é, uma árvore em forma de guarda-chuva de aparência estranha. Sua seiva vermelha era a sangue dos antigos do dragão, procurada como um medicamento e um corante, e hoje usado como tinta e verniz. Também importante nos tempos antigos eram vários aloés endêmicas de Socotra, utilizada medicinalmente, e para cosméticos. Outras plantas endémicas incluir os gigantes suculentas gigas Dorstenia árvore, a árvore de pepino Dendrosicyos, eo raro romã Socotran, Punica protopunica.

O grupo ilha também tem uma rica fauna de aves, incluindo alguns tipos de endémicas aves , como o Socotra Starling Frater Onychognathus, o Socotra Sunbird Nectarinia balfouri, Socotra Sparrow Passer insularis e Socotra Grosbeak Rhynchostruthus socotranus, muitos ameaçados por gatos selvagens não-nativas. Há até mesmo um gênero monotípico endémica dos pássaros, o Socotra Toutinegra Incana incana.

Tal como acontece com muitos sistemas de ilha isolada, morcegos são os únicos mamíferos nativos para Socotra. Em contraste, o recifes de coral de Socotra são diversas, com muitas espécies endêmicas. Há preocupação de que espécies introduzidas, como cabras, podem constituir uma ameaça para a flora nativa de Socotra no futuro.

Reconhecimento da UNESCO

A ilha foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (UNESCO) como patrimônio mundial natural em julho de 2008. A União Europeia tem apoiado tal movimento, pedindo que ambas Organização de proteger o meio ambiente para classificar a ilha UNESCO e Internacional arquipélago entre os patrimônios ambientais. Sabanet, 2008-04-15.

Pessoas e economia

Os habitantes são de árabe , Somália e Origens do Sul da Ásia. Eles seguem a fé islâmica , e falar Soqotri, uma Língua semítica. Sua principal ocupação tem sido a pesca, criação de gado e cultivo data. Quase todos os habitantes de Socotra, numerados em 50.000, vivem na ilha principal. A principal cidade é Hadiboh (8,545 na população censo de 2004). A segunda maior cidade é Qulansiyah, com uma população de 3862, seguido por Qād̨ub, população 929. Essas três cidades principais estão todos localizados na costa norte. 'Abd-al-Kuri e Samha tem uma população de algumas centenas de pessoas entre elas; Darsa e as restantes ilhas são desabitadas.

O arquipélago forma dois distritos do Hadramaute Governorate:

  • Hadibu (حديبو), o capital Hadibu, composta por cerca de dois terços orientais da ilha principal de Socotra, com uma população de 32.285
  • Qulansiyah wa 'Abd-al-Kuri (قلنسيه وعبد الكوري), o capital Qulansiyah, que consiste no terço ocidental da ilha principal, e as ilhas menores, especificamente' Abd-al-Kuri, com uma população de 10.557

Tradicionalmente, o arquipélago tem sido inacessível de junho a setembro devido ao clima de monção. No entanto, em julho de 1999 um novo aeroporto abriu Socotra para o mundo exterior durante todo o ano, com ambos Yemen Airways e Felix Airways oferecendo vôos, uma vez por semana para Aden e todos os dias para Sanaa. Todos os voos têm uma parada em Riyan Mukalla-Airport, RIY. Socotra Island Airport está localizado a cerca de 12 km a oeste da principal cidade, Hadibu, e perto da terceira maior cidade, Qād̨ub. Sua ICAO código é OYSQ. Eletricidade é amplamente disponível em Socotra, com instalações de geradores a diesel, mas em Hadiboh não há eletricidade a partir de 05:00 até 09:00 diariamente. Há dois excelentes estradas pavimentadas: uma ao longo da costa norte de Quelensiyah para Hadiboh e, em seguida, para a área Dihamri, e outro da costa norte até à costa sul através do Dixsam Plateau. O transporte público é limitado em Socotra, os táxis estão disponíveis apenas como uma espécie de serviço de rent-a-car de veículo 4WD com um motorista. A antiga capital está localizado a leste da Hadiboh. Na extremidade ocidental da Hadiboh reside um pequeno quartel do Exército iemenita. O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, tem uma residência lá também.

A língua semítica Soqotri falado originalmente apenas em Socotra, está relacionada com outra Línguas Sul Arábia modernos no continente árabe, tais como Mehri, Harsusi, Bathari, e Shehri Hobyot. Ele também é falado por minorias Soqotri nos Emirados Árabes Unidos e outros Estados do Golfo.

Alguns moradores criar gado e cabras. Os principais produtos de exportação da ilha são datas, ghee, tabaco e peixes .

No final dos anos 1990, uma Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento foi lançada com o objectivo de proporcionar uma pesquisa perto da ilha de Socotra.

A maioria dos residentes do sexo masculino em Socotra são relatados na Wikipédia para estar na J * subclade do haplogrupo Y-DNA J. Várias das linhagens femininas na ilha, nomeadamente aqueles em mtDNA haplogroup N, são encontradas em nenhum outro lugar na Terra.

Transporte

O transporte público em Socotra é limitado a minibuses pouco frequentes para Qalansiya e para as aldeias da costa nordeste, aluguer de automóveis normalmente significa alugar um carro com motorista 4WD.

Navios conectar o único porto Socotra - 5 km a leste de Hadibu com cidade costeira iemenita de Mukalla (Al-Mukalla). De acordo com informações dos portos de Mukalla e Hadibu a viagem leva 2-3 dias eo serviço é usado principalmente para a carga.

Yemenia e Felix Airways voar a partir de Socotra Airport para Sanaa e Aden via Mukalla (RIY - Aeroporto Riyan). O serviço Sanaa é todos os dias, enquanto para Áden estão disponíveis às segundas-feiras (a partir de dezembro de 2009).

O microônibus que liga o aeroporto com Hadibu custa 50 iemenita riais. Pilotos locais muitas vezes tentam cobrar mais estrangeiros para a rota.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Socotra&oldid=363541839 "