Conteúdo verificado

Sokodé

Assuntos Relacionados: África ; Cidades

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Sokodé
Uma mesquita em Sokode
Sokodé está localizada no Togo
Sokodé
Localização no Togo
Coordenadas: 8 ° 59'N 1 ° 08'E
País Bandeira de Togo.svg Togo
Região Centrale Região
Prefeitura Tchaoudjo
População
• total 113.000

Sokodé é a segunda maior cidade do Togo e sede da Tchaoudjo e Centrale Região no centro do país, 339 quilômetros (211 milhas) ao norte de Lomé. Com uma população de 86.500 (2004), atualmente em torno de 113 mil, a cidade está situada entre o Mo e Rios mono, e é um centro comercial para as áreas agrícolas circundantes. É uma cidade multi-étnica e multi-religiosa, mas é dominado por Islã .

História

Cepas indígenas antigas da região são misturados em um first-time imigrantes Gurma, a partir da parte oriental do Níger curvatura , entre Ouagadougou e Niamey, que trouxe para as chefias políticas. Nesta estrutura, os comerciantes e artesãos Sudão (o Mandinga, de histórico Mali) e Hausa adicionada a partir da do século 16 uma força dinâmica, que será o sucesso da cidade: o Islã, e com ele a sensação de casos relacionados com as relações comerciais. Ao escolher no final de 1897, para instalar um posto de Sokodé, Alemães endossa o papel de tais chefferies Kotokoli.

A cidade tem, assim, desenvolvida em tempos pré-coloniais como uma encruzilhada comerciais na estrada para o cola entre Gana e Benin , e agora como um lugar de passagem na única estrada norte-sul Togo, que liga a capital Lomé em Burkina Faso . A urbanização se acelerou durante a colonização. A cidade é constituída por antigas aldeias tornaram-se agora bairros reais. Seu crescimento também tem sido o trabalho de aldeias inteiras que se aproximaram da cidade e interurbanos migração.

Kpangalam, um quarto de Sokodé

Sokodé ainda é tratada pela cidade chefes complementares e tradicionais. Historicamente, os chefes de várias aldeias foram incluídos em uma liderança suprema, Tchaoudjo. A cada mudança de reinado, o novo soberano era a tomar, por sua vez, em outro lugar (sempre entre as aldeias constituintes, sete). Estes são os Tchalo de Daro, uma aldeia ao sul de Sokodé, que foram responsáveis pela escolha de novos líderes. Muçulmanos Didaouré permaneceu fora dessa construção política e gozam de ampla autonomia, liderado por um líder dos muçulmanos (uro-Malwa), sempre a partir da turnê do grupo patronímico e sob a responsabilidade direta do líder supremo. Hoje, o chefe da Ḳomah assume o papel supremo.

Geografia

Sokodé é caracterizada por uma densa rede de rios e colinas de relevo. Os dois rios principais são o Kpondjo e Kpandi, que fluem para o Na. Este último resultou na Rio Mono. A fronteira entre o Mono eo rio Volta bacias de drenagem está localizado a poucos quilômetros ao norte da cidade. Ele está agora na bacia hidrográfica do rio Missouri.

Demografia

Cavalier imitando um guerreiro Semassi

Sokodé é a cidade com a maior proporção de população muçulmana do Togo. 70% da população é muçulmana, 30% eram cristãos , em sua maioria Católicos. Sokodé é a casa do Dez pessoas e maioria das pessoas em Sokodé falar Kotokoli (ou MET). O ethnonym Kotokoli é o nome que foi dado a estas colunas por comerciantes do Níger Bend. Muitos outros idiomas são falados em Togo, especialmente ovelha, a língua dominante do sul, e Kabye, língua dominante da Kara região, mais ao norte. As línguas Kotokoli e Kabye estão intimamente relacionados.

Do ponto de vista de habitat, podemos dividir a cidade em duas partes: o centro, com uma habitação muito alta densidade, tradicional, e os subúrbios, habitação cada vez menos densa medida que nos afastamos do centro. Os materiais modernos têm sido cada vez mais substituindo os materiais tradicionais ( mudbrick) se ele segue a mesma progressão.

Clima e economia

Localizado a uma altitude média de 340 m, a meio caminho entre o mar ea faixa Sahel, Sokodé goza tropical clima, com duas estações marcadas: a estação das chuvas, que vai de abril a outubro, com um pico de julho a setembro ea estação seca de novembro a março. A precipitação é entre 1.200 e 1.500 milímetros por ano eo número de dias de chuva varia entre 100 e 130. A média de temperatura é de 26 ° C (1961-1990). O evaporação é alta, estimada em 1500 mm / ano, e é particularmente marcada no período harmattan de novembro a janeiro. O Umidade é muito variável e depende de todos os fatores acima.

Sokodé

Hoje, a economia Sokodé é dominado por transportes, comércio e artesanato. Não há atividade industrial. Os agricultores cultivam principalmente milho , mandioca, inhame , pimenta e feijão , e muitos jardineiros e agricultores vivem na periferia de Sokodé. Os agricultores são, na maior parte da etnia peule. Peuls Muitos se instalaram em torno de Sokodé. Eles têm rebanhos de vacas nos campos. Enquanto isso, Nômades Fulani passam frequentemente perto de Sokodé, com seus rebanhos de zebu en route entre Burkina Faso e Nigéria.

Os vegetais são cultivados principalmente ao longo dos rios e Kpondjo Inusayo. A maioria das áreas de jardinagem são várzeas; com os produtores começam a cultivar após o período chuvoso.

Cultura

Marcos

  • Sokodé Old Grand Mosque
  • Aeroporto Sokodé.

Festivais

Dançarinos

'Gadao-Moradia-Kosso': O Dia Kotokoli. Três dias de festividades, de sexta a domingo. Comemorado as afiliações véspera, a função de Gadao é de agradecer aos antepassados para colheitas abundantes. Com terraço, ou Festa de facas, é um festival de descoberta remonta ao semassi guerreiros que estavam a exercer o seu poder e bravura em fase de testes forças. O Kosso lugar dia seguinte, o partido das mulheres, como estes vêm em no chão Sokodé City. Em 2008, esta celebração teve lugar no final de março.

Entre outras, as principais festivais são realizados por diferentes clãs Sokodé. Na maioria dos festivais de dançarinos tradicionais são convidados na região, bem como os pilotos imitando os guerreiros Semassi, girando a toda velocidade no meio da multidão.

Esporte

A cidade é o lar de AC Semassi FC que jogar no Stade Municipal como fazer o Tchaoudjo Athletic Club.

Pessoas notáveis

Zarifou Ayéva (à direita) em 2007.
  • Kotokro - o fundador da Sokodé.
  • Zarifou Ayéva -politician
  • Mohamed Kader -footballer
  • Edem Kodjo - ex- O primeiro-ministro de Togo
  • Assimiou Touré -footballer
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sokodé&oldid=363885082 "