Conteúdo verificado

Programa Sputnik

Disciplinas relacionadas: Transportes espaciais

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Sputnik 1 modelo

O programa Sputnik ( russo : Спутник, pronúncia russo: [Sputnʲɪk]) foi uma série de missões espaciais robóticas lançados pela União Soviética . A primeira delas, Sputnik 1 , lançado o primeiro objeto feito pelo homem a orbitar a Terra. Esse lançamento ocorreu em 4 de outubro de 1957 como parte do Ano Geofísico Internacional e demonstrou a viabilidade de utilização satélites artificiais para explorar a atmosfera superior.

O russo nome "Спутник" significa literalmente "co-viajante", "companheiro de viagem" ou "satélite", e sua Veículo de lançamento R-7 foi projetado inicialmente para transportar ogivas nucleares.

Impacto

O lançamento surpresa do Sputnik 1, juntamente com o fracasso espetacular dos dois primeiros dos Estados Unidos Projeto Vanguard tentativas de lançamento, chocou o Estados Unidos , que responderam com uma série de lançamentos iniciais de satélite, incluindo o Explorer 1 , SCORE Project, e 1B Courier. O Crise Sputnik também levou à criação da Advanced Research Projects Agency (rebatizado a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa em 1972): DARPA, e NASA , e um aumento de US gastos do governo em pesquisa e educação científica.

O lançamento do Sputnik 1 inspirou US escritor Herb Caen a cunhar o termo " beatnik ", em um artigo sobre o Beat Generation no San Francisco Chronicle em 2 de abril de 1958 . Veja também: -nik.

Os primeiros voos

Selo postal URSS que descreve Sputnik 1. O subtítulo lê: "primeiro satélite artificial soviético do mundo da Terra".

Sputnik 1 foi lançado em 4 de outubro de 1957 . O satélite foi de 58 cm (cerca de 23 in) de diâmetro e pesava aproximadamente 83,6 kg (cerca de £ 183). Cada uma de suas órbitas elípticas ao redor da Terra levou cerca de 96 minutos. Monitoramento do satélite foi feita por muitos operadores de rádio amador. Sputnik da R-7 impulsionador já havia se provado mais do que um mês antes, como o primeiro do mundo ICBM no vôo de teste de longo alcance bem sucedido de 21 de agosto (com a realização publicado no Aviation Week). Sputnik 1 não era visível a partir da Terra , mas a caixa do R-7 booster, viajando por trás dele, era.

Sputnik 2 foi lançado em 3 de novembro de 1957 e levou o primeiro passageiro vivo em órbita, um cão chamado Laika . Os planejadores da missão não previa o retorno seguro do nave espacial ou a sua passageiro, fazendo o primeiro Laika orbital víctima. Esta missão foi prontamente apelidado de "Muttnik" por humoristas americanos.

A primeira tentativa de lançar Sputnik 3, em 3 de fevereiro de 1958 , falhou, mas o segundo em 15 de maio sucedido, e ele carregava uma grande variedade de instrumentos para pesquisa geofísica. Sua gravador falhou, contudo, tornando-o incapaz de medir a Cinturões de radiação de Van Allen.

Sputnik 4 foi lançado dois anos depois, em 15 de maio de 1960 .

Sputnik foi lançado no dia 5 19 de Agosto de 1960 com os cães Belka e Strelka, 40 ratos , 2 ratos e várias plantas a bordo. A nave espacial retornou à Terra no dia seguinte e todos os animais foram recuperados com segurança.

Sputnik Sputnik 40 e 41

Sputnik 40, também chamado Sputnik PS2, Radio Sputnik 17 (RS-17) e Mini-Sputnik, era um modelo 1/3 -scale satélite de rádio amador iniciado a partir do Mir estação espacial em 3 de Novembro de 1997 , para comemorar o 40º aniversário do Sputnik 1. O corpo se assemelhava a nave espacial Sputnik 1 e foi construído por alunos no Laboratório Politécnico de Nalchik em Kabardino-Balkaria. O transmissor foi construído por estudantes de Jules Reydellet College, em Réunion, com apoio técnico do AMSAT-France. Suas baterias expirou em 29 de Dezembro de 1998 e do transmissor VHF ficou em silêncio. Sua designação internacional é 1997-058C, Estados Unidos Space Command objeto 24958.

Sputnik 41 (RS-18, designador 1998-62C, objeto 25533) foi lançado um ano depois, em 10 novembro 1998 . Ele também carregava um transmissor.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sputnik_program&oldid=215285083 "