Conteúdo verificado

Subconjunto

Assuntos Relacionados: Matemática

Informações de fundo

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Euler mostra o diagrama
A é um subconjunto de B
Diagrama de Venn exibição
A é um subconjunto de B. O círculo à esquerda é A, as partes B. vermelho direito indicar possíveis situações. A situação em que algo está dentro do círculo A, mas não em B não é vermelho, assim, impossível.

Em matemática , especialmente na teoria dos conjuntos , um A é definido um subconjunto de um conjunto B, se A é "contido" dentro B. Observe que A e B podem coincidir. A relação de um conjunto a ser um subconjunto de outro é chamado de inclusão ou de contenção.

Definições

Se A e B são cada e conjuntos elemento de A é também um elemento de B, então:

  • A é um subconjunto de (ou está incluída) B, denotada por A \ B subseteq ,
ou equivalentemente
  • B é um superconjunto (ou inclui) A, denotado por B \ A supseteq .

Se A é um subconjunto de B, mas não é um igual a B (ou seja, existe pelo menos um elemento de B não continha em A), em seguida

  • A também é adequada uma (ou estrito) subconjunto de B; isto é escrito como A \ B subsetneq .
ou equivalentemente
  • B é um subconjunto adequado de A; isto é escrito como B \ A supsetneq .

Para qualquer conjunto S, a relação de inclusão é um ⊆ ordem parcial sobre o conjunto 2 S de todos os subconjuntos de S (o conjunto de energia de S).

Os símbolos e ⊂ ⊃

Outros autores preferem utilizar os símbolos ⊂ ⊃ e para indicar e super subconjunto apropriado, respectivamente, em vez de \ Subsetneq e \ Supsetneq . Isto faz uso ⊆ e ⊂ análogo ao ≤ e <Por exemplo, se xy então X pode ser igual a y, ou talvez não, mas se x <y, então x definitivamente não é igual a y, mas é estritamente menor que y . Da mesma forma, usando o "⊂ significa subconjunto apropriado" convenção, se AB, então A pode ou não ser igual a B, mas se umB, então A não é igual a B definitivamente.

Exemplos

  • O conjunto {1, 2} é um subconjunto apropriado de {1, 2, 3}.
  • Qualquer conjunto é um subconjunto de si mesmo, mas não é um subconjunto próprio.
  • O conjunto vazio, escrito, é também um subconjunto de um determinado conjunto X. (Esta declaração é vacuously verdade, ver a prova abaixo) O conjunto vazio é sempre um subconjunto próprio, com exceção de si mesmo.
  • O conjunto {x: x é um número primo maior do que 2000} é um subconjunto apropriado de {x: x é um número impar maior que 1000}
  • O conjunto de números naturais é um subconjunto próprio do conjunto de números racionais e o conjunto de pontos em um segmento de linha é um subconjunto do conjunto de pontos em uma linha . Estes são exemplos de contra-intuitivo em que tanto a parte eo todo são infinitas, ea parte tem o mesmo número de elementos como o todo (ver Cardinalidade de conjuntos infinitos).

Propriedades

Proposição 1

O conjunto vazio é um subconjunto de cada set.

Prova: Dado qualquer conjunto A, queremos provar que o é um subconjunto de um. Trata-se de mostrar que todos os elementos de S são elementos de A. Mas não existem elementos de ø.

Para o matemático experiente, a inferência "ø não tem elementos, para que todos os elementos de S são elementos de A" é imediata, mas pode ser mais problemático para o novato. Desde ø não possui membros em tudo, como pode "eles" ser membros de qualquer outra coisa? Ela pode ajudar a pensar nisso o contrário. A fim de provar que não era ø um subconjunto de A, teríamos de encontrar um elemento de O que não foi também um elemento de A. Dado que não existem elementos de ø, isso é impossível e, portanto, ø é realmente um subconjunto de um.

Proposição 2

A proposição seguinte diz que a inclusão é um ordem parcial.

Se A, B e C são conjuntos de preensão, em seguida, o seguinte:

reflexividade: AA
antissimetria: AB e BA Se e apenas se A = B
transitividade: Se AB e BC então AC

Proposição 3

A proposição seguinte diz que para qualquer conjunto S o conjunto de energia de S ordenados por inclusão é um leis limitadas estrutura, e, portanto, juntamente com a distribuição e complementar para sindicatos e cruzamentos (ver As leis fundamentais do conjunto álgebra), mostram que é um Álgebra booleana.

Se A, B e C são subconjuntos de um conjunto S, em seguida, o seguinte espera:

existência de um e um elemento menos maior elemento:
  • ø A ⊆ ⊆ S (que ø ⊆ A é Proposição 1 acima.)
existência de junta-se a:
  • AAB
  • Se AC e BC então ABC
existência de atende:
  • ABA
  • Se CA e CB, em seguida, CAB

Proposição 4

A proposição seguinte diz que, a declaração "AB", é equivalente a várias outras declarações envolvendo sindicatos, cruzamentos e complementa.

Para qualquer dois conjuntos A e B, a seguir são equivalentes:

  • AB
  • AB = A
  • AB = B
  • A - B = O
  • B '⊆ A'

Isso mostra que a relação do conjunto inclusão pode ser caracterizado por qualquer uma das operações de conjunto de união ou intersecção, o que significa que a noção de conjunto inclusão é axiomaticamente supérfluo dado qualquer dessas operações e igualdade.

Proposição 5

Se o número de elementos do conjunto A é N, então o número de todos os subconjuntos de A é igual 2 ^ n .

A prova disso é um exercício de indução.

Outras propriedades de inclusão

Inclusão é o canônico ordem parcial no sentido de que cada conjunto parcialmente ordenado (X, \ Preceq ) É isomorphic para alguns coleção de conjuntos ordenados por inclusão. Os números ordinais são um exemplo simples, se cada n ordinal é identificado com o conjunto [n] de todos os ordinais inferiores ou iguais a n, em seguida, umab se e somente se [a][b].

Para o poder definir 2 S de um conjunto S, a inclusão de ordem parcial é (até um ordem isomorfismo) do Produto cartesiano de k = | S | (a cardinalidade de S) cópias da ordem parcial sobre {0,1} para o qual 0 <1. Isto pode ser ilustrado por enumerar S = {s 1, S 2, ..., s k} e se associando com cada subconjunto TS ( que é dizer com cada elemento de 2S) a -tuple k a partir de {0,1} k de que o i-ésimo coordenada é 1 se e somente se s i é um membro de T.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Subset&oldid=197634895 "