Super Mario Bros.
Informações de fundo
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Crianças SOS é a maior instituição de caridade do mundo dando crianças órfãs e abandonadas a chance da vida familiar.
Super Mario Bros. (スーパーマリオブラザー Supa Mario Burazāzu) é um 1985 plataforma jogo de vídeo desenvolvido pela Nintendo , publicado pela Nintendo Entertainment System como um pseudo-sequela do jogo de 1983 Mario Bros É o primeiro do Super Mario série de jogos. Em Super Mario Bros., o jogador controla Mario e em um jogo para dois jogadores, um segundo jogador controla o irmão de Mario Luigi como ele viaja através do Mushroom Kingdom, a fim de resgatá- Princesa Toadstool do antagonista Bowser.
O sucesso de Super Mario Bros fez com que ele ser portado para quase todos os principais consolas de jogos da Nintendo. Nintendo lançou variantes vermelhas especiais do Wii e Consolas Nintendo DSi XL em re-embalados, Mario-temáticos, pacotes de edição limitada no final de 2010, como parte do 25º aniversário do lançamento do jogo. Em 2005, Poll da IGN nomeou-o como o melhor jogo de todos os tempos.
Gameplay
O jogador assume o papel do protagonista principal a série, Mário. Um pouco mais jovem irmão gêmeo fraterno de Mario, Luigi, só é jogável pelo segundo jogador no jogo de o modo multiplayer, e assume o mesmo papel enredo como Mario. O objetivo é a corrida através do Mushroom Kingdom, sobreviver as principais forças de Bowser antagonistas e salvar a princesa Toadstool. O jogador se move a partir do lado esquerdo da tela para o lado direito, a fim de alcançar o mastro no final de cada nível. Um boato predominante de que é possível saltar sobre o pólo de bandeira foi posteriormente confirmada por Gametrailers.
O mundo do jogo tem moedas espalhadas em torno dele para Mario para coletar e tijolos especiais marcados com um ponto de interrogação ("?"), Que quando atingido por baixo por Mario, pode revelar mais moedas ou um item especial. Outro "segredo" (muitas vezes invisíveis) tijolos podem conter mais moedas ou itens raros. Se o jogador ganha um Super Cogumelo vermelho e amarelo, Mario cresce o dobro do seu tamanho e pode tomar uma batida extra da maioria dos inimigos e obstáculos, além de ser capaz de quebrar tijolos acima dele. Os jogadores recebem um determinado número de vidas (e pode ganhar vidas adicionais por pegar cogumelos verde e laranja '1-Up', recolhendo 100 moedas, ou derrotando vários inimigos em uma fileira com uma concha Koopa), que são perdidos quando Mario leva muito dano, cai em um poço, ou ficar sem tempo; o jogo termina quando todas as vidas são perdidas. Ataque primário de Mario está saltando em cima dos inimigos, embora muitos inimigos têm respostas diferentes para esta. Por exemplo, uma Goomba vai achatar e ser derrotado, enquanto um Koopa Troopa irá retrair temporariamente em sua concha, permitindo Mario para usá-lo como um projétil. Estas cascas podem ser desviado por uma parede para destruir outros inimigos, embora eles também podem se recuperar contra Mario, que vai doer ou matá-lo. Uma maneira alternativa para danificar inimigos é com o Fire Flower, um item que, ao adquirir, muda a cor da roupa do Mario (ou só aumenta seu tamanho, se um cogumelo vermelho e amarelo não tinha sido utilizado anteriormente) e lhe permite disparar bolas de fogo . Um item menos comum é o Starman, que muitas vezes aparece a partir de blocos invisíveis escondidas ou não. Isso faz com que Mario temporariamente invencível para a maioria dos perigos e capaz de derrotar inimigos em contato.
O jogo consiste em oito mundos com quatro sub-níveis chamados "estágios" em cada mundo. O estágio final de cada mundo tem lugar em um castelo onde Bowser ou um de seus chamarizes são travadas. O jogo também inclui algumas etapas que ocorrem debaixo d'água, que contêm diferentes inimigos. Além disso, existem bônus e áreas secretas no jogo. A maioria das áreas secretas conter mais moedas para Mario para coletar, mas outros podem conter "tubos de urdidura" que permitem Mario para avançar para mundos mais tarde no jogo, pulando os anteriores.
Desenvolvimento
Super Mario Bros, o sucessor do 1983 título arcade Mario Bros., foi desenhado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, tanto de quem pertencia a Nintendo 's ex- Departamento Criativo na época. O desenvolvimento do jogo foi motivado por um desejo de dar Famicom (ou seja, Nintendo Entertainment System jogo de cartuchos) um canto do cisne na luz da próxima Famicom Disk System, e para progredir ainda mais o trabalho da Nintendo em "jogos esportivos". Originalmente, o jogo foi baseado em torno de um mecânico de tiro com controles muito diferentes. Isso pode ter feito o produto final como um nível especial, mas um desejo de se concentrar em salto e o mapeamento do mecânico para o botão A resultou em seu ser descartado. Ao contrário de Mario Bros., onde Mario seria ferido por pisar em tartarugas sem antes lançando-os em suas costas, Mario poderia derrotar tartarugas por pisar em suas conchas, como os desenvolvedores decidiram o método anterior tinha sido ilógico. A capacidade de ter Mario tamanho da mudança foi resultado de basear nível de design em torno de uma Mario menor, em seguida, com a intenção de fazer o seu tamanho maior, na versão final. Mais tarde, eles decidiram que seria divertido ter Mario se tornar maior como um Power-up. Nível de design inicial foi focado em ensinar os jogadores que os cogumelos são distintos dos Goombas e seria benéfico para eles: In World 1, nível 1, o primeiro Mushroom é difícil evitar se ele é liberado.
Usando Cogumelos para alterar o tamanho foi influenciada por contos populares em que as pessoas vagueiam em florestas e comer cogumelos mágicos; isso também resultou no mundo do jogo recebendo o nome de "Reino do Cogumelo". O truque "Infinite 1-Up" foi por design, mas os desenvolvedores não esperava que os jogadores sejam capazes de dominá-lo, assim como eles fizeram.
Desenvolvimento visava manter as coisas simples, a fim de ter um novo jogo disponível para a temporada de compras de fim de ano. Originalmente uma idéia para um estágio shoot-'em-up em que Mario seria saltar para a nuvem e fogo em inimigos era para ser incluído; no entanto, isso foi descartado para manter o foco do jogo no salto ação, mas as fases de bônus baseado em céu ainda permanecia.
Koji Kondo escreveu a partitura de seis canção musical para Super Mario Bros. Antes composição começou, um protótipo foi apresentado ao Kondo para o jogo, só para ver onde Mario era, como ele correu por uma grande área preto e saltou. Kondo escreveu o marcador com a ajuda de pequenos pianos para uma melodia apropriada desta cena. Após o desenvolvimento do jogo mostrou progresso, ele percebeu que sua peça não se encaixam perfeitamente no enredo, então ele mudou um pouco, aumentando a ritmo. Ele compôs a sua principal motivação em cerca de sincronização com a taxa de controlo, o que exigiria um novo jogador para os personagens do jogo. Os elementos musicais foram ajustados para as reações esperadas do jogador.
The Minus Mundo
O "World Menos" (também referida como "World negativa") é o nome dado a uma inigualável nível de falha no Super Mario Bros. Mundial 1-2 contém uma zona da urdidura escondido, com tubos de urdidura que transportam o leitor para Worlds 2, 3 e 4, acessado por atropelamento de uma parede perto da saída. Se o jogador é capaz de explorar um bug que permite que Mario passar por tijolos, o jogador pode entrar na zona de dobra, passando através da parede e do tubo de mundo maio 04-01 em vez transportar o jogador para uma fase marcada "World -1 ". Mapa deste estágio é idêntico ao dos mundos 2-2 e 7-2, mas ao entrar no tubo de urdidura no final, o jogador é levado de volta para o início do nível, prendendo assim o jogador no nível até perder todas as vidas extras. Embora o nome do nível é apresentado como "-1" (note o espaço à esquerda) sobre o heads-up display, é realmente Mundial 36-1; o jogo mostra telha # 36, que é um espaço em branco, à esquerda do hífen.
O bug Minus World in a Japanese Versão Famicom Disk System do jogo se comporta de forma diferente e cria várias fases, completável. "World -1" é uma versão subaquática do World 1-3 com um suplente paleta de cores, e contém sprites de Princesa Toadstool, Bowser, e martelo Bros. "Mundo 2" é uma cópia idêntica do Mundo 7-3, e "World -3" é uma cópia de World 4-4, também com uma paleta de cores alternadas, e contém voando Choque, não Bowser, e água em vez de lava. Depois de concluir estes níveis, o jogador retorna ao tela de título como se o jogo foram concluídas.
O bug Minus Mundial foi fixado em Super Mario All-Stars e remakes posteriores; no entanto, o Virtual Console libera para Wii e 3DS permite aos jogadores para executar o glitch, como eles são emulações do original Super Mario Bros.
As versões alternativas
Como um dos jogos mais populares da Nintendo, Super Mario Bros foi re-lançado e refeitos inúmeras vezes, que vão desde uma versão arcade lançado logo após o lançamento original NES, para o jogo que está disponível para download no 3DS Virtual Console.
Portas
Super Mario Bros. foi portado muitas vezes nos anos seguintes de seu lançamento original no NES. Um jogo de plataforma side-scrolling intitulada Super Mario Bros. foi lançado para o Game & Watch gama de sistemas de jogos portáteis LCD por Nintendo. O Game & Watch Super Mario Bros. é um jogo totalmente novo, com nenhuma das fases desde o original NES. No Japão, Super Mario Bros. foi lançado para o Família Disk System Computer, proprietário da Nintendo disquete da unidade para o Famicom. Esta versão também teve vários níveis Minus World e apresentado na sua embalagem uma obra de arte desenhada pelo próprio Miyamoto. Também foi lançado para os NES com outros jogos no mesmo cartucho (Super Mario Bros. / Duck Hunt e Super Mario Bros. / Duck Hunt / World Class reunião de trilha).
Vs. Super Mario Bros.
Uma versão alternativa, Vs. Super Mario Bros., é quase um jogo separado em seu próprio direito. Este jogo, baseado no NES um dos vários jogos feitos para o Nintendo gabinete de arcade, o Nintendo Vs. Unisystem (e a sua variante, o Nintendo Vs. Dualsystem), baseia-se no Super Mario Bros., e tem um formato idêntico. Os estágios, no entanto, são diferentes; as fases iniciais são ligeiramente diferentes, com pequenas diferenças, como a omissão de 1-up cogumelos ou outros itens escondidos, plataformas estreitas e inimigos mais perigosos, mas mais tarde estágios são alteradas completamente. Estas mudanças têm um efeito líquido de fazer Vs. Super Mario Bros. muito mais difícil do que o original Super Mario Bros Muitos deles mais tarde, mudou fases reapareceu no japonês Super Mario Bros. 2.
Tal como acontece com muitos jogos de arcada mais velhos, não está claro exatamente quando este jogo foi lançado; enquanto as placas de arcade em si são carimbados "1985", o assassino Lista de Jogos de Vídeo, a tela de título, ea Jogo MAME lista listando o jogo como tendo sido lançado em 1986.
All Night Nippon Super Mario Bros.
All Night Nippon Super Mario Bros. é uma versão muito rara de Super Mario Bros. com gráficos baseados no popular programa de rádio japonesa All Night Nippon. O jogo, que só foi lançado no Japão para o Famicom Disk System, era uma versão especial promocional que foi doado pelo programa em 1986. Os criadores alteraram os sprites dos inimigos, retentores de cogumelos e outros caracteres para olhar como ídolos famosos japoneses música, artistas de gravação e DJs, bem como outras pessoas relacionadas com a All-Night Nippon. Eles também usaram os mesmos gráficos ligeiramente melhorados e física que Super Mario Bros .: The Lost Levels utilizados. Foi publicado pela Fuji TV, a mesma empresa que publicou o jogo Doki Doki Panic (que mais tarde foi modificado para o Super Mario Bros. 2, que foi lançado fora do Japão).
Em vez de ser um porto direto do Super Mario Bros. com alterações gráficas, All Night Nippon Super Mario Bros. combinado variações de níveis de Super Mario Bros .: The Lost Levels e Super Mario Bros.
Super Mario Bros. Especial
Super Mario Bros. era um jogo especial lançado apenas no Japão por Hudson Soft para o NEC PC-8801 e Computadores X1 nítidas em 1986. Embora tenha controles e gráficos semelhantes, há novos layouts de nível e os pergaminhos de jogo de uma maneira diferente do que o jogo original (diferindo baseado no computador). Além disso, muitos novos inimigos estão incluídos, incluindo os inimigos de Mario Bros e Donkey Kong.
Na versão NEC, o jogo vai a uma velocidade maior, o que significa que o temporizador drena mais rapidamente, ea tela não rola. A versão X1 a Sharp tem uma velocidade que é muito mais próximo do jogo original. Nenhuma versão apresenta um modo para dois jogadores ou Luigi.
Super Mario All-Stars
Em 1993, a Nintendo lançou uma melhorada SNES compilação intitulada Super Mario All-Stars. Ele inclui todos os jogos Super Mario Bros lançado para o Nintendo Entertainment System e Famicom. A versão de Super Mario Bros. incluído na compilação melhorou gráficos e som de acordo com capacidades de 16 bits do SNES, bem como pequenas alterações em alguns mecânica da colisão. Outro novo recurso introduzido neste jogo é a capacidade para o jogador a mudar para Luigi após o final da etapa, ao contrário do original Super Mario Bros., onde o segundo jogador só pode jogar depois de Mario morreu. A nova versão também inclui um recurso de salvar jogo. Várias falhas da versão original NES também foram corrigidos. Esta versão também foi lançado para o Wii sob um, especial compilação re-embalado 25º aniversário conhecido como Super Mario All-Stars 25th Anniversary Edition.
Super Mario Bros. luxo
Super Mario Bros. foi lançado no Game Boy Cor em 1999 sob o título Super Mario Bros. deluxe. Ele apresentava um nível mapa mundo superior, vários jogadores em simultâneo, um modo Challenge (no qual o jogador tinha que encontrar objetos escondidos e atingir uma determinada pontuação, além de normalmente completar o nível) e oito mundos adicionais com base nos principais mundos do japonês Super Mario Bros. 2 (que foi lançado em Super Mario All-Stars como Super Mario Bros .: The Lost Levels) como um extra desbloqueável, sob o nome de "Super Players". Ele também era compatível com o Game Boy Printer. O jogo não fez, no entanto, apresentam quaisquer recursos visuais atualizados (com exceção de alguns gráficos, tais como água e lava agora a ser animado e não estático), e, uma vez que a resolução da tela do Game Boy Color era menor do que o NES, a opinião da distância de o jogador é reduzida. Para compensar, os jogadores podem pressionar para cima e para baixo para ver acima e abaixo do jogador. Pressionando seleciona durante o jogo também coloca o jogador no meio ou para a esquerda da tela para que o jogador pode ver bem. Os jogadores também podem voltar para uma distância muito curta em vez de sempre indo para a direita. Os jogadores podem alternar entre Mario e Luigi pressionando selecione na tela do mapa, e roupa de Luigi foi alterado a partir do macacão branco e camisa verde original para macacão verde e camisa marrom para melhor jogo Mario e da paleta de cores mais comuns. Fogo Luigi, originalmente idêntico ao Fogo Mario, assumiu cores originais Luigi normais para caber com suas cores incêndio em jogos posteriores.
O jogo mantém uma pontuação agregada de 92,11 por cento em Game Rankings, vindo como o segundo melhor jogo na Game Boy Cor eo melhor jogo de 150 global sobre as suas listas. IGN Craig Harris deu-lhe uma pontuação perfeita, elogiando-o como uma tradução perfeita do jogo NES. Ele esperava que seria o exemplo para outros jogos de NES para seguir quando está sendo portado para o Game Boy Cor. GameSpot deu ao jogo um 9,9, saudando-a como a " assassino app "para a cor de Game Boy e louvando os controles e os visuais (que também foi o jogo mais bem cotados na série, mais tarde superado por Super Mario Galaxy 2, que detém uma perfeita 10). Ambos deram Choice Award de seus editores. De allgame Colin Williamson elogiou a portabilidade do jogo, bem como os extras, notando a única falha do jogo é que, por vezes, a câmera vai com Mario como ele salta para cima. Da Nintendo World Report Jon Lindemann, em 2009, chamou-lhe a sua "(provavelmente) 1999 NWR Handheld Game of the Year", chamando a qualidade de sua portabilidade e ofertas inegáveis. Nintendo vida deu-lhe uma pontuação perfeita, observando que ele retém as qualidades do jogo original e os extras. St. Petersburg Times "Robb Guido comentou que nesta forma, Super Mario Bros." nunca olhou melhor. " O Lakeland Ledger 's Nick S. concordou, elogiando o visual e os controles. Em 2004, um Jogo porta Boy Advance de Super Mario Bros (parte do Classic Series NES) foi lançado, que não tinha nenhum dos extras destraváveis ou disponíveis em Super Mario Bros. deluxe. Dessa versão, IGN observou que a versão não "oferecem quase tanto como o que já foi dado no Game Boy Cor" e deu-lhe um 8,0 de 10. Super Mario Bros. deluxe ficou em terceiro lugar nas paradas de jogos portáteis mais vendidos em os EUA entre 6 e 12 de Junho de 1999 e vendeu mais de 2,8 milhões de cópias nos os EUA Ele foi incluído no Voos Singapore Airlines em 2006. Lindermann observou luxo como uma versão portátil notável em 1999.
Nintendo World Championships
Super Mario Bros. é o mini-jogo em primeiro lugar no Nintendo World Championships. O objetivo era coletar 50 moedas tão rápido quanto você puder. Caso contrário, o jogo foi un-modificado.
Recepção e legado
Recepção | |
---|---|
Escores de avaliação | |
Publicação | Ponto |
Allgame | |
O crítico do jogo de vídeo | A |
Gamespot | 8.3 / 10 |
Super Mario Bros. foi aclamado pela crítica, e popularizou o gênero de jogos de vídeo side-scrolling. Isso levou a muitas sequelas da série que construído sobre a mesma premissa básica. No total, excluindo Game Boy Advance e Vendas do Virtual Console, o jogo vendeu 40,24 milhões de cópias, tornando-se o mais vendido video game da série Mario e The Game segundo mais vendido no mundo.
Quase todos os aspectos do jogo foram elogiados em um momento ou outro, de seu grande elenco de personagens para um conjunto diversificado de níveis. Um dos aspectos mais elogiados do jogo é os controles precisos. O jogador é capaz de controlar como alto e longe Mario ou Luigi pula, e quão rápido ele pode correr. Nintendo Power é listado como a quarta melhor Nintendo Entertainment System jogo de vídeo, descrevendo-o como o jogo que começou a era moderna dos jogos de vídeo, bem como " Obra-prima de Shigeru Miyamoto. "O jogo ficou em primeiro lugar em Electronic Gaming Monthly "s" o grande de 200 jogos de seu tempo "lista e foi nomeado em 100 melhores jogos da IGN de toda a lista de tempo duas vezes (em 2005 e 2007). ScrewAttack declarou que o segundo melhor jogo de Mario de todos os tempos. Em 2009, Game Informer colocar Super Mario Bros. em segundo lugar na sua lista de "O Top 200 Jogos de Todos os Tempos", atrás The Legend of Zelda, dizendo que "continua a ser um monumento ao design brilhante e jogabilidade divertida". Em 2012, G4 classificados Super Mario Bros. primeiro dos "Top 100 jogos de vídeo de todos os tempos", citando a sua jogabilidade revolucionária, bem como o seu papel na "Quase sozinho" resgatar a indústria de videogames.
O jogo foi sucedido por duas sequências separadas que foram produzidos para diferentes mercados: a Sequela japonês que possui o mesmo formato de jogo como o original e uma Sequela ocidental que foi localizada a partir de um jogo originalmente não relacionados intitulado Yume Kojo: Doki Doki Panic. Em ambos os casos, os jogos são intitulado Super Mario Bros. 2, fazendo com que ambos os jogos a ser relançado em diferentes países com diferentes títulos.
Super Mario Bros. gerou muitos sucessores: Super Mario Bros .: The Lost Levels (chamado Super Mario Bros. 2 no Japão), Super Mario Bros. 2 (lançado no Japão como Super Mario EUA), Super Mario Bros. 3, Super Mario World (que teve o título provisório de Super Mario Bros. 4) para o Super NES, Super Mario 64 (para Nintendo 64), Super Mario Sunshine (para Nintendo GameCube), New Super Mario Bros. (para Nintendo DS ), Super Mario Galaxy, New Super Mario Bros. Wii, Super Mario Galaxy 2 (para Wii ), Super Mario Land 3D, New Super Mario Bros. 2 (para Nintendo 3DS), e New Super Mario Bros U (para Wii U). Sequelas do jogo também inspirou produtos em diversos meios de comunicação, tais como uma série de televisão americana, O Super Mario Bros. Super Show!, De 1989, e um filme live-action, Super Mario Bros., lançado em 1993.
No Estados Unidos Supremo Tribunal caso V Brown. Entretenimento Merchants Association, a Electronic Frontier Foundation apresentou um amicus curiae citando pesquisa social que declarou Super Mario Bros para ser um jogo de vídeo violentos. Foi comparada a Mighty Mouse e Road Runner, desenhos animados que retratam uma forma similar de violência com pouca reação negativa do público.
Super Mario Bros (juntamente com muitos outros jogos de Nintendo) mostrou-se NP-hard por Greg Aloupis, Erik Demaine e Alan Guoyz.
Re-lançamentos
No início de 2003, a Nintendo relançou o jogo na Game Boy Advance no Japão como parte de sua coleção Famicom Minis e em os EUA como parte do Série NES Classic. Ao contrário de re-lançamentos anteriores, essas versões não contêm atualizações gráficas e tudo do original falhas permanecem Super Mario Bros. foi um dos best-sellers destes relançamentos.; de acordo com o NPD Group (que acompanha as vendas de jogos na América do Norte), esta versão re-lançado de Super Mario Bros. foi o mais vendido jogo de Game Boy Advance em junho de 2004 a dezembro de 2004. Em 2005, a Nintendo lançou o jogo novamente para o GBA como parte de seu 20º aniversário com uma edição especial, que vendeu cerca de 876.000 unidades. Super Mario Bros. é também um dos 19 NES jogos incluídos no Jogo Nintendo GameCube Animal Crossing. A única maneira conhecida para destravar Super Mario Bros. na maioria das versões é pelo uso de um dispositivo de modificação jogo (como a Game Shark ou Action Replay), apesar de ter sido distribuído como um Famitsu prêmio aos proprietários de Doubutsu no Mori +. O jogo é totalmente emulado (na verdade, é o original ROM), por isso inclui todas as falha do NES, incluindo a falha Minus Mundial. Super Mario Bros. foi lançado em 2 de dezembro de 2006 no Japão , 25 de dezembro de 2006 na América do Norte e 5 de Janeiro de 2007, em Regiões PAL para Wii 's Virtual Console. Como é uma cópia do jogo original, todas as falhas, incluindo-o Minus World-permanecer no jogo. Super Mario Bros. é também um dos jogos experimentais disponíveis na seção "Masterpieces" em Super Smash Bros. Brawl. Super Mario Bros. foi lançado no Nintendo 3DS em setembro de 2011 para os membros do Programa Ambassador 3DS da Nintendo, e uma liberação geral veio através no Japão em 5 de Janeiro de 2012, na América do Norte em 16 de Fevereiro de 2012 e na Europa em 1 de Março de 2012.