Conteúdo verificado

Tanzânia

Assuntos Relacionados: África ; Países Africanos

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

República Unida da Tanzânia
Jamhuri ya Muungano wa Tanzânia
Bandeira Brasão
Lema: "Uhuru na Umoja"    ( Swahili)
"Liberdade e Unidade"
Anthem: Mungu Ibariki Afrika
"Deus abençoe a África"
Capital Dodoma
A maior cidade Dar es Salaam
Línguas oficiais Swahili (de facto)
Inglês (tribunais superiores, o ensino superior)
Demonym Tanzânia
Governo República
- Presidente Jakaya Kikwete
- O primeiro-ministro Mizengo Pinda
Independência do Reino Unido
- Tanganyika 09 de dezembro de 1961
- Zanzibar 10 de dezembro de 1963
- Fusão 26 de abril de 1964
Área
- Total 945,203 km 2 ( 31)
364.898 sq mi
- Água (%) 6.2
População
- 2009 estimativa 43.739.000 ( 30)
- Censo de 2002 34443603
- Densidade 46,3 / km 2 ( 124)
119,9 mi / sq
PIB ( PPP) 2009 estimativa
- Total $ 57,400 bilhões
- Per capita $ 1,416
PIB (nominal) 2009 estimativa
- Total 22.318 milhões dólares
- Per capita $ 550
Gini (2000-01) 34,6
médio
HDI (2008) Aumentar 0.530
Erro: Invalid valor do IDH · 151
Moeda Xelim da Tanzânia ( TZS )
Fuso horário COMER ( UTC + 3)
- Summer ( DST) não observada ( UTC + 3)
Unidades no esquerda
Chamando código +255 2
Código ISO 3166 TZ
TLD Internet .tz
1 Estimativas para este país levam explicitamente em conta os efeitos do excesso de mortalidade por AIDS; isso pode resultar em menor expectativa de vida, taxas de mortalidade infantil e de mortalidade mais elevadas, as taxas de crescimento populacional e inferiores, e as mudanças na distribuição da população por idade e sexo do que de outra forma seria esperado.
² de 007 Quénia e Uganda .

Coordenadas: 6.307 ° S 34,854 ° E / -6,307; 34,854 A República Unida da Tanzânia (pron .: / ˌ t æ n z ə n Eu ə / Swahili: Jamhuri ya Muungano wa Tanzânia) é um país no centro da África Oriental fronteira com o Quénia e Uganda ao norte, Ruanda , Burundi e da República Democrática do Congo , a oeste, e Zâmbia , Malawi e Moçambique para o sul. Fronteiras orientais do país encontram-se no Oceano Índico.

A República Unida da Tanzânia é um república unitária composta de 26 mikoa (regiões). O chefe de Estado é Presidente Jakaya Mrisho Kikwete, eleito em 2005. Desde 1996, a capital oficial de Tanzânia foi Dodoma, onde o parlamento e alguns do governo estão localizados. Entre independência e 1996, a grande cidade costeira de Dar es Salaam serviu como capital política do país. Hoje, Dar es Salaam permanece a cidade comercial principal de Tanzânia e do de-facto assento da maioria das instituições governamentais. É o principal porto para o país e seus vizinhos sem acesso ao mar.

O nome deriva da Tanzânia os nomes dos dois estados Tanganyika e Zanzibar que uniram em 1964 para formar a República Unida da Tanganyika e Zanzibar, que mais tarde no mesmo ano foi renomeado República Unida da Tanzânia.

História

Tanzânia é provavelmente uma das mais antigas áreas habitadas conhecidas na Terra; restos fósseis de seres humanos e hominídeos pré-humanos foram encontrados que remonta mais de dois milhões de anos. Mais recentemente, na Tanzânia se acredita ter sido povoada por comunidades de caçadores-coletores, provavelmente Cushitic e Khoisan falando pessoas. Cerca de 2000 anos atrás, Povos de língua Bantu começaram a chegar da África Ocidental em uma série de migrações. Mais tarde, Pastores nilóticos chegou, e continuaram a imigrar para a área até o século 18.

Os viajantes e mercadores do Golfo Pérsico e Índia Ocidental visitaram a costa Leste Africano desde o início do primeiro milênio dC. Islam foi praticado na costa Swahili, logo no oitavo ou nono século AD.

Reivindicando a faixa costeira, Omã Sultan Seyyid Disse mudou a capital para Zanzibar City em 1840. Durante este tempo, Zanzibar se tornou o centro para o Tráfico de escravos árabe. Entre 65% e 90% da população de árabe - Swahili Zanzibar foi escravizada. Um dos comerciantes de escravos mais famosas da costa Leste Africano foi Tippu Tip, que foi ele próprio neto de um escravo Africano. O Comerciantes de escravos Nyamwezi operado sob a liderança do Msiri e Mirambo.

General von Lettow-Vorbeck em Dar es Salaam com um oficial britânico (esquerda) e oficial alemão (à direita), março 1918

No final do século 19, a Alemanha Imperial conquistou as regiões que estão agora Tanzânia (menos Zanzibar), Ruanda e Burundi , e incorporou- África Oriental Alemã. Durante a I Guerra Mundial , uma tentativa de invasão pelos britânicos foi frustrado pelo general alemão Paul von Lettow-Vorbeck, que então montado um prolongada campanha de guerrilha contra os britânicos. Os acordos da Primeira Guerra Mundial e pós-a Liga das Nações charter designou a área um Mandato Britânico, com exceção de uma pequena área no noroeste, que foi cedida à Bélgica e mais tarde tornou-se o Ruanda e Burundi .

Domínio britânico chegou ao fim em 1961, após um período relativamente pacífico (em comparação com a vizinha Quênia , por exemplo) transição para a independência. Em 1954, Julius Nyerere transformou uma organização na orientada politicamente Tanganyika União Nacional Africano (TANU). O principal objetivo da TANU era alcançar nacional soberania para Tanganyika. Uma campanha para registrar novos membros foi lançado, e dentro de um ano TANU tinha-se tornado a organização de liderança política no país.

Nyerere tornou- Ministro da Grã-administrado Tanganyika em 1960 e continuou como O primeiro-ministro quando Tanganica tornou-se oficialmente independente em 1961. Logo após a independência, Nyerere da primeira Presidência deu uma guinada para a À esquerda após a Declaração de Arusha, que codificou um compromisso com o socialismo em Moda Pan-Africano. Após a Declaração, os bancos foram nacionalizados como eram muitas grandes indústrias .

Após Revolução Zanzibar derrubou a dinastia árabe na vizinha Zanzibar, que se tornou independente em 1963, a ilha fundiu com Tanganyika continente para formar a nação da Tanzânia em 26 de abril de 1964. A união dos dois, até agora separados, regiões era controversa entre muitos Zanzibaris (mesmo aqueles simpáticos ao revolução), mas foi aceite tanto pela Governo Nyerere e do Governo Revolucionário de Zanzibar devido aos valores e objetivos políticos compartilhados.

A partir do final dos anos 1970, a economia da Tanzânia tomou uma volta para o pior. A Tanzânia também alinhado com a China, em busca de ajuda chinesa. Os chineses foram rápidos a cumprir, mas com a condição de que todos os projectos ser concluída até o trabalho chinês importado.

A partir de meados de 1980, o regime próprio financiado por empréstimos do Fundo Monetário Internacional e passou por algumas reformas. A partir de meados de 1980 da Tanzânia PIB per capita cresceu e pobreza foi reduzida.

Política

O Presidente da Tanzânia e Membros da Assembleia Nacional são eleitos simultaneamente por voto popular direto para mandatos de cinco anos. O presidente nomeia um primeiro-ministro que serve como líder do governo no Assembleia Nacional. O presidente escolhe seu Gabinete de entre os membros da Assembleia Nacional. A Constituição também confere-lhe poderes para nomear dez membros não-eleitos do Parlamento, que também são elegíveis para se tornarem membros do gabinete. As eleições para presidente e todos os assentos da Assembleia Nacional foram realizadas em dezembro de 2005. A Tanzânia é um um Estado parte dominante, com o Chama Cha Mapinduzi no poder. Os partidos da oposição são considerados amplamente não ter nenhuma chance real de conquistar o poder, embora o país continua a ser pacífica.

A Assembleia Nacional unicameral eleito em 2000 tem 295 membros. Estes 295 membros incluem o procurador-geral, cinco membros eleitos do Zanzibar Câmara dos Deputados para participar do Parlamento, os assentos das mulheres especiais que são compostos de 20 por cento dos assentos que um determinado partido tem na Casa, 181 assentos constitutivos de membros do Parlamento do continente, e 50 assentos de Zanzibar. Também na lista estão quarenta e oito nomeados para as mulheres e os assentos para os 10 membros nomeados do Parlamento. Actualmente, a decisão Chama Cha Mapinduzi detém cerca de 93 por cento dos assentos na Assembleia. Leis aprovadas pela Assembleia Nacional são válidos para Zanzibar apenas em questões sindicais especificamente designados.

Câmara dos Representantes de Zanzibar tem jurisdição sobre todos os assuntos não-sindicalizados. Há setenta e seis membros da Câmara dos Representantes em Zanzibar, incluindo cinquenta eleitos pelo povo, dez nomeados pelo presidente de Zanzibar, cinco membros ex-officio, e um procurador-geral nomeado pelo presidente. Em maio de 2002, o governo aumentou o número de assentos especiais destinados às mulheres de dez a quinze, o que irá aumentar o número de membros da Câmara dos Representantes para oitenta e um. Ostensivamente, Câmara dos Representantes de Zanzibar pode fazer leis para Zanzibar sem a aprovação do governo de união, desde que não envolva questões designado sindicalizados. Os mandatos para presidente do Zanzibar e Câmara dos Deputados também cinco anos. A relação entre o semi-autônoma de Zanzibar e da união é um sistema único de governo.

A Tanzânia tem um judiciário cinco níveis combinando as jurisdições de tribal, islâmica e britânica de direito comum . Recurso é dos Tribunais de Primeira Instância, através dos Tribunais Distritais, residente magistrado Tribunais, para o Tribunais Superiores e do Tribunal de Recurso. Os juízes são nomeados pelo Chefe de Justiça da Tanzânia, à exceção daqueles do Tribunal de Recurso e do High Court, que são nomeados pelo presidente. O sistema judicial Zanzibari paralelo ao sistema legal da união, e todos os casos julgados em tribunais Zanzibari, exceto para aqueles que envolvem questões constitucionais e lei islâmica, pode ser objecto de recurso para o Tribunal de Recurso do sindicato. Um tribunal comercial foi criada em setembro de 1999 como uma divisão da High Court.

Economia

Um mercado próximo Arusha

A economia se baseia principalmente em agricultura , que responde por mais de metade do PIB , fornece 85 por cento (aproximadamente) das exportações, e emprega cerca de 80 por cento da força de trabalho. Topografia e clima, porém, limite cultivadas culturas de apenas 4 por cento da área de terra.

A nação tem muitos recursos, incluindo ouro e gás natural. Extracção de gás natural começou na década de 2000. O gás é atraído para a capital comercial, Dar Es Salaam e exportados para vários mercados no exterior. A falta de desenvolvimento global tem dificultado a extração desses vários recursos, e mesmo até ao presente, tem havido esforços para desenvolver o setor de recursos naturais, mas sem grandes resultados quantificáveis.

Indústria é principalmente limitada ao processamento de produtos agrícolas e bens de consumo leves. A Tanzânia tem uma vasta quantidade de recursos naturais, incluindo ouro, diamantes, carvão, minério de ferro, urânio, níquel, cromo, estanho, platina, coltan, nióbio e outros minerais. É o terceiro maior produtor de ouro em África depois da África do Sul e Gana. A Tanzânia também é conhecida pela Tanzanite pedras preciosas. A Tanzânia tem dezenas de belos parques nacionais como o mundialmente famoso Serengeti eo Área de Conservação de Ngorongoro, que geram renda com um grande sector do turismo que desempenha um papel vital na economia. Crescimento 1991-1999 contou com um captador na produção industrial e um aumento substancial da produção de minerais, liderada pelo ouro. A produção comercial de gás natural da ilha Songo Songo no Oceano Índico fora da Delta Rufiji começou 2004 com o gás natural a ser bombeada em um oleoduto até a capital comercial Dar es Salaam, com a maior parte do que está sendo convertida em electricidade pela utilidade pública e os operadores privados. Um novo campo de gás está sendo trazido em operação em Mnazi Bay.

Reformas do setor público e bancárias recentes e quadros legislativos renovada e novas têm todos ajudaram a aumentar o crescimento eo investimento do setor privado. O progresso econômico de curto prazo também depende de combate à corrupção.

Prolongada seca durante os primeiros anos do século 21 reduziu severamente a capacidade de geração de energia elétrica (cerca de 60 por cento do fornecimento de electricidade da Tanzânia são gerados por métodos hidrelétricas). Durante 2006, a Tanzânia sofreu uma série de episódios incapacitante "carga-derramamento" ou racionamento de energia causadas por um défice de energia gerada, em grande parte por causa da insuficiente geração hidrelétrica. Planos para aumentar a capacidade de gás e alimentada a carvão geração são susceptíveis de levar alguns anos para implementar, e crescimento é previsto para ser aumentado para sete por cento ao ano, e talvez oito ou mais.

Existem duas principais companhias aéreas na Tanzânia: o Air Tanzania Corporation e Precision Air, ambos fornecem vôos locais para Arusha, Kigoma, Mtwara, Mwanza , Musoma, Shinyanga, Zanzibar e vôos regionais para Kigali , Nairobi e Mombasa . Existem também várias empresas de charter, tais como Negrito Aviation Ltd., Tropical Air e Coastal Aviation Ltd. Existem duas companhias ferroviárias: TAZARA atende a serviço entre Dar-es-Salaam e Kapiri Mposhi, um distrito da Província Central na Zâmbia . A outra é a Tanzania Railways Corporation, que fornece serviços entre Dar-es-Salaam e Kigoma, uma cidade às margens do lago Tanganica e entre Dar-es-Salaam e Mwanza , uma cidade às margens do Lago Victoria . Há também um serviço através do Oceano Índico entre Dar-es-Salaam e Zanzibar por vários moderno embarcações de sustentação dinâmica.

A Tanzânia é parte da Comunidade do Leste Africano e um membro potencial da planejada Federação do Leste Africano.

Regiões e distritos

Regiões da Tanzânia

Tanzânia é dividido em 26 regiões (mkoa), vinte e um no continente e cinco em Zanzibar (três em Unguja, em dois Pemba). Noventa e nove distritos (wilaya), cada um com pelo menos um conselho, foram criados para aumentar ainda mais a autoridade local; os conselhos são também conhecidos como autoridades do governo local. Existem 114 conselhos que operam em 99 distritos; 22 são urbanas e 92 são rurais. As 22 unidades urbanas são ainda classificados como câmaras municipais ( Dar es Salaam e Mwanza ), conselhos municipais (Arusha, Dodoma, Iringa, Kilimanjaro, Mbeya, Morogoro, Shinyanga, Tabora, e Tanga) ou municípios (os restantes onze comunidades).

Regiões da Tanzânia são: Arusha · Dar es Salaam · Dodoma · · Iringa Kagera · Kigoma · · Kilimanjaro Lindi · Manyara · Mara · · Mbeya Morogoro · Mtwara · Mwanza · Pemba Norte · Pemba Sul · Pwani · · Rukwa Ruvuma · Shinyanga · Singida · Tabora · Tanga · Zanzibar Central / do Sul · Zanzibar Norte · Zanzibar Urban / Oeste

Para as regiões classificados por área total, área de terra e área de água, ver Lista das regiões da Tanzânia por área.

Geografia

Mapa da Tanzânia
Paisagem no norte da Tanzânia, no interior do Grande Vale do Rift .

No 947.300 km², a Tanzânia é 31º país maior do mundo (depois de Egito ). É comparável em tamanho a Nigéria . Tanzânia é montanhosa no nordeste, onde o Monte Kilimanjaro , o pico mais alto da África, está situado. Para o norte e oeste são os Grandes Lagos de Lake Victoria (o maior lago da África) e Lago Tanganica (o lago mais profundo da África, conhecida por suas espécies únicas de peixes). Tanzânia central compreende um grande planalto, com planícies e terras aráveis. A costa oriental é quente e úmido, com a ilha de Zanzibar que encontra-se apenas offshore.

Tanzânia contém muitos grandes parques de vida selvagem e ecologicamente significativos, incluindo a famosa Cratera de Ngorongoro, Parque Nacional do Serengeti, a norte, e Selous Game Reserve e Mikumi National Park, no sul. Parque Nacional de Gombe, no oeste é conhecido como o local de Dr. Os estudos de Jane Goodall de chimpanzés comportamento.

O governo da Tanzânia através do seu departamento de turismo embarcou em uma campanha para promover a água Kalambo cai na região sudoeste da Tanzânia de Rukwa como um dos muitos destinos turísticos da Tanzânia. O Kalambo Quedas são a segunda mais alta da África e estão localizados perto da ponta sul do lago Tanganyika.

Clima

Tanzânia tem um clima tropical. Nas terras altas, as temperaturas variam entre (10 e 20 ° C (50 e 68 ° F)) durante as estações quentes e frias, respectivamente. O resto do país tem temperaturas raramente caem abaixo de 20 ° C (68 ° F). O período mais quente se estende entre novembro e fevereiro (25-31 ° C / 77-87,8 ° F, enquanto o período mais frio ocorre entre maio e agosto (15-20 ° C / 59-68 ° F) temperatura .Annual é de 32 ° C ( 89.6 ° F) .O clima é fresco no alto regiões montanhosas.

A Tanzânia tem duas grandes regiões de chuva. Um deles é modal uni (dezembro-abril) eo outro é bimodal (outubro-dezembro e março-maio). O primeiro é experiente em partes do sul, sul-oeste, central e oeste do país, e este último é encontrado ao norte e litoral norte.

No regime bimodal a março-maio as chuvas são referidos como as longas chuvas ou Masika, enquanto que os de outubro - chuvas de dezembro são geralmente conhecidas como chuvas de curta duração ou Vuli.As neste país reside no equador aqui o clima é quente e easterlies humid.The ventos causar precipitação na região costeira oriental.

Ambiente

A consciência ambiental é pouco desenvolvida, já que esta praia em Dar es Salaam mostra

A Tanzânia tem considerável wildlife habitat, incluindo a maior parte do Planície do Serengeti, onde o de barbas brancas gnus (Connochaetes taurinus mearnsi) e outros bovids participar de uma migração anual em grande escala. Até 250.000 wildebeest perecer a cada ano no movimento longo e árduo para encontrar forragem na estação seca. A Tanzânia também é o lar de 130 anfíbios e mais de 275 espécies de répteis, muitos deles estritamente endémicas e incluído no As listas vermelhas da IUCN de diferentes países.

Tanzânia desenvolveu uma Plano de Acção para a Biodiversidade para abordar a conservação das espécies. A espécie recentemente descoberta de elefante megera chamados Grey-Faced Sengi foi filmado pela primeira vez em 2005, e foi conhecida a viver em apenas duas florestas nas montanhas de Udzungwa. Em 2008, foi listada como "vulnerável" na lista vermelha de 2008, de espécie ameaçada. Lago Natron é norte da Tanzânia é o maior local de reprodução para o ameaçado Lesser Flamingo, uma enorme comunidade de que nidificam nas salinas do lago. Áreas de Mangues da África Oriental, na costa também são habitats importantes.

Demografia

A partir de 2006, a população estimada é de 38.329.000, com uma taxa de crescimento estimada de 2 por cento. Distribuição da população é extremamente desigual, com densidade variando de 1 pessoa por quilômetro quadrado (3 / milha) em regiões áridas para 51 por quilômetro quadrado (133 / milha) em terras altas bem regados do continente, a 134 por quilômetro quadrado (347 / milha ) em Zanzibar. Mais de 80 por cento da população é rural. Dar es Salaam é a maior cidade e é a capital comercial; Dodoma, localizado no centro da Tanzânia é a nova capital e abriga o Parlamento da União.

A população Africano consiste mais de 120 grupos étnicos, de que o Sukuma e Niamuézis, o Hehe e Bena, o Gogo, o Haya, o Makonde, o Chagga eo Nyakyusa ter mais de 1 milhão de membros. Outros grupos incluem o pare, zigua, (waziguha) Shambaa (ou Shambala), e Ngoni. A maioria dos tanzanianos, incluindo os grandes grupos étnicos como o Sukuma ea Nyamwezi, tem Bantu origens. Grupos de Nilotic origem ou relacionados incluem o nômade Maasai ea Luo, ambos os quais são encontrados em maior número no vizinho Quênia. O Sandawe e Hadza falam línguas da Família Khoisan peculiar para o povo do Kalahari na África Austral.

A população também inclui pessoas de árabe, Indiana, e origem paquistanesa, e europeu pequeno e Comunidades chinesas. Muitos também identificam como Shirazis. A partir de 1994, a comunidade asiática numeradas 50.000 no continente e 4000 em Zanzibar. Estima-se que 70.000 árabes e 10.000 europeus residiam na Tanzânia. O Revolução de Zanzibar 12 de janeiro de 1964 terminou o local, árabe dinastia. Milhares de árabes e indianos em Zanzibar foram massacrados em motins, e mais milhares foram detidos ou fugiram da ilha.

Religião

População da Tanzânia foi estimado para consistir de aproximadamente um terço de cada Muçulmanos, Cristãos e seguidores de grupos religiosos indígenas. O censo nacional, no entanto, não pediu filiação religiosa desde 1967 como o equilíbrio religioso é visto como um tema sensível. Como tanzanianos se orgulham de viver juntos com a sua diversidade, a utilização de uma estatística que é convenientemente igual é visto como evitar rivalidades entre os vários grupos religiosos por não identificar a maioria. Todos os números sobre as estatísticas religiosas para Tanzânia estão no melhor educado adivinhação e diferem amplamente sobre a questão de saber se há mais cristãos ou muçulmanos. A maioria assume que a quota de tradicionalistas diminuiu.

A população cristã é na sua maioria composta de católicos romanos , ortodoxos , Protestantes, Pentecostais, Adventistas do sétimo dia, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( Mormons), e Testemunhas de Jeová. Entre os protestantes os números fortes de Luteranos e Moravianos apontar para o passado alemão do país, o número de anglicanos para a história britânica de Tanganyika. Todos eles tiveram alguma influência em diferentes graus a partir do movimento Walokole (Leste Africano Revival), que também tem sido um terreno fértil para a propagação de grupos carismáticos e pentecostais.

Zanzibar é de cerca de 97 por cento Muçulmano. No continente, as comunidades muçulmanas estão concentradas nas áreas costeiras, com alguns grandes maiorias muçulmanas também em áreas urbanas do interior e especialmente ao longo das antigas rotas de caravanas. A grande maioria da população muçulmana é sunita. Há também comunidades ativas de outros grupos religiosos, principalmente no continente, como os budistas, Hindus e Baha'is.

Língua

Inglês não é um de jure língua oficial na Tanzânia, que é um dos poucos estados africanos em que a língua local ganhou importância em detrimento da língua ex-colonial. Desde Inglês ainda é a língua de tribunais superiores, pode no entanto ser considerado um a língua oficial. Tanzanianos se vêem como tendo duas línguas "oficiais", e Inglês Swahili. Swahili é visto como a língua unificadora do país entre tribos diferentes que cada um tem sua própria língua tribal; Inglês serve o propósito de fornecer os tanzanianos com a capacidade de participar na economia e na cultura global. A primeira linguagem tipicamente aprendida por um tanzaniano é que de sua tribo, com Swahili e Inglês aprendi lá depois.

De acordo com a política linguística oficial da Tanzânia, conforme anunciado em 1984, suaíli é a língua da esfera social e política, bem como a educação primária e de adultos, enquanto que o Inglês é a língua de ensino secundário, universidades, tecnologia e tribunais superiores. Embora o governo britânico apoia financeiramente o uso de Inglês na Tanzânia, a sua utilização na sociedade tanzaniana tem diminuído ao longo das últimas décadas: nos anos setenta estudantes universitários da Tanzânia usados para falar Inglês com o outro, enquanto que agora eles usam quase exclusivamente suaíli fora da sala de aula . Mesmo nas classes escolares e universitários secundárias, onde oficialmente apenas em Inglês deve ser usado, é agora bastante comum o uso de uma mistura de Swahili e Inglês.

Outras línguas faladas são línguas indígenas, especialmente Gujarati, e Português (falado por negros moçambicanos e goeses) e, em menor medida, francês (da vizinha Ruanda, Burundi e República Democrática do Congo). Historicamente alemão foi amplamente falado durante esse período colonial, mas poucos permanecem vivos que se lembra daquela vez.

Saúde

Malária Clinic na Tanzânia ajudado por SMS para o programa Vida

A taxa de mortalidade de menores de cinco em 2006 foi de 118 em 1000. A expectativa de vida ao nascer em 2006 foi de 50 anos. A taxa de mortalidade de adultos de idade 15-60 anos em 2006 foi de 518 em cada 1.000 homens e 493 em cada 1.000 mulheres.

A principal causa de morte em crianças que sobrevivem ao período neonatal é a malária . Para os adultos, é HIV / AIDS. A cobertura do tratamento anti-retroviral para pessoas com infecção avançada por HIV em 2006 foi de 14 por cento. Outros principais causas de morte em menores de 5 anos de doença pneumocócica é (pneumonia) e rotavírus (diarréia).

Dados de 2006 mostram que 55 por cento da população tinha acesso sustentável a fontes melhoradas de água potável e 33 por cento tinham acesso sustentável a saneamento melhorado.

Cultura

Esculturas Makonde

A música da Tanzânia se estende desde a tradicional música Africano para a base corda- taarab a um distintivo hip hop conhecido como bongo flava. Nomes de cantores famosos são Taarab Abbasi Mzee, Cultura Musical Club, Shakila de Black Star Musical Group.

Internacionalmente reconhecidos artistas tradicionais são Bi Kidude, Hukwe Zawose e Tatu Nane.

Tanzânia tem a sua própria distinta música rumba Africano, denominado muziki wa dansi ("dance music") onde os nomes de artistas / grupos como Tabora Jazz, Western Jazz Band, Morogoro Jazz, Jazz Volcano, Simba Wanyika, Remmy Ongala, Marijani Shaabani, Ndala Kasheba, JAZZ NUTA, JAZZ ATOMIC, DDC Mlimani Park, Afro 70 & Patrick Balisidya, Sunburst, Tatu Nane e Orquestra Makassy deve ser mencionado na história da música da Tanzânia.

A Tanzânia tem muitos escritores. A lista de nomes de escritores inclui escritores conhecidos, tais como Godfrey Mwakikagile, Mohamed disse, Abdulrazak Gurnah, Prof. Júlio Nyang'oro, Prof. Clement Ndulute, Prof. Frank Chiteji, Prof. Joseph Mbele, Juma Volter Mwapachu, Prof. Issa Shivji, Jenerali Twaha Ulimwengu, Prof. Penina Mlama, Mwalimu Julius Nyerere Kambarage, Adam Shafi, Dr. Malima MP Bundala e Shaaban Robert.

A Tanzânia tem posição de destaque na arte. Dois estilos se tornou mundialmente conhecido: Tingatinga e Makonde. Tingatinga são as pinturas africanas populares pintadas com tintas de esmalte sobre tela. Normalmente, os motivos são animais e flores em design colorido e repetitivo. O estilo foi iniciado pelo Sr. Edward Saidi Tingatinga nasceu no sul da Tanzânia. Mais tarde mudou-se para Dar Es Salaam. Desde sua morte, em 1972, o estilo Tingatinga expandiu tanto na Tanzânia e no mundo. Makonde é tanto uma tribo na Tanzânia (e Moçambique) e um estilo de escultura moderna. Sabe-se para a Ujamaas alta (árvores da Vida) feito da árvore de ébano duro e escuro. Tanzânia é também um berço de um dos mais famosos artistas africanos - George Lilanga.

Educação

Esportes

Filbert Bayi e Suleiman Nyambui ambos ganharam medalhas de atletismo no Jogos Olímpicos de Verão de 1980. Tanzânia compete nos Jogos da Commonwealth , bem como na Campeonato Africano de Atletismo.

Futebol é amplamente jogado em todo o país com os fãs divididos entre dois grandes clubes, Jovem Africano Sports Club ( Yanga) e Simba Sports Club ( Simba). Futebol é o esporte mais popular na Tanzânia.

Basquete também é jogado mas, principalmente, no exército e escolas. Tanzânia tem o orgulho de ter um jogador da NBA ( Hasheem Thabeet) que joga para o Memphis Grizzlies. Ele é o primeiro da Tanzânia para jogar na NBA .

Cricket é um esporte que cresce rapidamente na Tanzânia depois de sediar a divisão ICC Cricket League 4 em 2008, Tanzânia terminou com uma vitória para o torneio, e Tanzânia também tem seu próprio time nacional.

Rugby é um esporte secundário na Tanzânia. Tanzânia tem agora uma equipa nacional, e costumava ser parte do Equipe África Oriental, mas se separaram. A cidade de Arusha é o lar de rúgbi da Tanzânia, ea cidade foi sede 2007 Castel Beer Trophy.

Comunidades

Há muitas comunidades da Tanzânia no exterior, a maioria ajudando a reunir todos os tanzanianos de diferentes países. Estas comunidades têm desempenhado papéis importantes em muitos países onde não há representantes da Tanzânia, como a Grécia, os Países Baixos, entre outros.

A comunidade da Tanzânia na Grécia pode ser facilmente alcançado a partir do seu site. Esta comunidade está na linha de frente, ajudando os tanzanianos que vivem na Grécia.

Embora seja uma organização não-governamental, que tem ajudado muitos tanzanianos em um evento de Força Maior, como mortes, processamento de passaporte, e outros.

Há também comunidades na Itália, os EUA, Canadá, Suécia, Reino Unido, e outros, os quais desempenham um papel importante em ajudar os expatriados da Tanzânia nesses países.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tanzania&oldid=407237067 "