Conteúdo verificado

Bule

Assuntos Relacionados: Cotidiano

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Um bule preto básico
Porcelana chinesa mão pintado bule azul e branco, do século 18

Um bule é um navio utilizado para embebendo folhas de chá ou um mistura de ervas em ebulição ou perto de ebulição da água , e para que serve a resultante infusão que é chamado de chá. Chá seco pode ser qualquer um disponível no sacos de chá ou como chá a granel , caso em que um chá ou infusor coador de chá pode ser de alguma ajuda, seja para manter as folhas como eles íngremes ou para pegar as folhas dentro da chaleira quando o chá é derramado. Bule geralmente ter uma abertura com uma tampa na sua parte superior, onde são adicionados a chá seco e de água quente, para a realização de um punho com a mão e um bocal através do qual o chá é servido. Alguns bules tem um filtro incorporado na extremidade interior do bico. Um pequeno buraco na tampa é necessária para o acesso de ar para dentro para parar o bico de gotejamento e salpicos quando o chá é derramado. Nos tempos modernos, a cobertura térmica chamado de abafador de chá podem ser utilizados para aumentar a maceração ou para evitar que o conteúdo da chaleira de arrefecimento demasiado rapidamente.

História

Dois Bules era vitoriana
Bule de vidro contendo folhas de hortelã, sendo aquecido por uma tealight, Kashgar, Xinjiang, China

O bule provavelmente derivado das chaleiras de cerâmica e vasos de vinho que também foram feitos em bronze e outros metais e que eram uma característica da vida cultural chinesa há milhares de anos. O bule foi inventada durante a Dinastia Yuan , a preparação do chá em dinastias anteriores não utilizar um bule de chá. Na Dinastia Tang, um caldeirão foi usada para ferver chá aterrada, que foi servido em taças. Chá Dinastia Song foi feito derramando água fervida utilizando uma chaleira em uma tigela com folhas de chá finamente moídas. Uma escova foi então usado para agitar o chá. A inovação do bule, um navio que embebe as folhas de chá em água fervente, ocorre durante a dinastia Yuan tarde. Provas escritas de um bule aparece no texto Dinastia Yuan, Jiyuan Conghua, que descreve um bule de chá que o autor, Cai Shizhan, comprado do erudito Sun Daoming. Pela dinastia Ming, bules foram generalizados na China. O exemplo mais antigo de um bule de chá que tem sobrevivido até hoje parece ser o único no Flagstaff House Museum of Teaware; ele foi datado de 1513 e atribuída a Gongchun.

Bules adiantados são pequenos por padrões ocidentais, porque eles são geralmente projetados para um único bebedor e os chineses historicamente bebeu o chá diretamente do bico. O tamanho reflecte a importância de servir pequenas porções de cada vez, de modo que os sabores podem ser melhor concentrado, controlado e, em seguida, repetido.

A partir do fim do chá do século 17 foi enviado da China para a Europa como parte da exportação de especiarias exóticas e produtos de luxo. Os navios que trouxeram o chá também carregava bules de porcelana. A maioria destes bules foram pintadas em azul e branco underglaze. Porcelana sendo completamente vitrificados irá suportar água do mar, sem danos, de modo que os bules foram embalados abaixo do convés enquanto o chá ficou no topo no seco.

Beber chá na Europa foi inicialmente a preservação das classes superiores, uma vez que era muito caro. Bules de porcelana eram particularmente desejável porque porcelana não poderia ser feita na Europa naquele tempo. Não foi até 1708 que Ehrenfried Walther von Tschirnhaus inventou uma maneira de fazer porcelana em Dresden, na Alemanha, e começou a Meissen fábrica em 1710. Quando olarias europeus começaram a fazer as suas próprias mercadorias do chá foram naturalmente inspirado pelos projetos chineses.

Na América colonial, Boston se tornou o epicentro para produção de prata e arte. Entre os muitos artistas em Boston, havia quatro principais famílias no mercado de prata da cidade, incluindo Edwards, Revere, Burt e Hurd. Suas obras de arte incluídas bules de prata.

Retenção de calor

Para manter quente depois de bules de chá é fabricada pela primeira vez, as famílias inglesas primeiros empregados a chá acolhedor, um revestimento em tecido acolchoado, bem como um chapéu, que desliza sobre o bule de chá. Muitas vezes decoradas com rendas ou log motivos cabine no início de 1900, o chá moderno aconchegante voltou à moda com o ressurgimento do soltas ateliers Tea Leaf.

Bule Chocolate

Um bule de chocolate é um bule de chá que seria feita a partir de chocolate . É comumente suposto que tal iria bule derreter, e ser impossível a utilização, pelo que o termo é frequentemente utilizado como um analogia para qualquer item inútil.

Na verdade, a pesquisa experimental em 2001 não conseguiram usar com sucesso um bule de chocolate tinham feito, mas a pesquisa mais tarde por Os cientistas nuas em 2008 mostra que tal pote de chá pode ser usado para fazer chá, desde que as paredes da chaleira são feitas ao longo de um centímetro de espessura.

Bules em contextos não-teamaking

Utah Teapot com várias texturas aplicadas, é um modelo de computador de um original Bule Alemão

Um bule tem uma forma bastante distinta, e sua fama às vezes pode ter pouco a ver com sua função principal.

  • O Utah Bule é um objeto de referência padrão computador comunidade gráficos, comparável ao Olá, Mundo para a sua popularidade. Ele está incluído como um gráfico primitivo em muitos pacotes gráficos, incluindo AutoCAD, POV-Ray, OpenGL, Direct3D, e 3ds Max.
  • Bule de Russell, uma analogia cético refutando a unfalsifiability de reivindicações religiosas idealizados por Bertrand Russell .
  • O bule tem sido destaque em canção das crianças norte-americanas de 1939, " Eu sou um pouco bule ".
  • Parte de constelação de Sagitário contém um asterism (ou um padrão de estrela não reconhecido oficialmente como uma constelação) que notoriamente se assemelha a um bule de chá.

Na arquitectura

  • Em 2004, a Malaysian culto chamado a Sky Unido construiu um 35 pés de altura, de cor creme bule, com um bico excepcionalmente longo, mais alto do que o próprio pote em sua propriedade como parte de seu próprio simbolismo privado que incluiu uma igualmente grande vaso azul ao lado do bule de chá. Como parte de uma ofensiva contra a seita em agosto de 2005 tratores e máquinas pesadas foram enviados para derrubar a estrutura.
  • O maior bule arquitetônico (suposta) do mundo encontra-se em West Virginia . Em 1938, O Chester bule foi construído por William "Babe" Devon. O Bule começou sua vida como um gigantesco de madeira hogshead barril para uma Campanha publicitária Hires Root Beer. Devon comprou o barril na Pensilvânia e tinha enviado para Chester, WV, onde ele foi criado na junção da State Route 2 e US Route 30. Um bico eo punho foram adicionados neste momento e o tambor de madeira estava coberto com estanho para formar a forma do bule de chá. Uma grande bola de vidro foi colocada no topo para fazer o botão do "tampa". O Bule ficou na frente de cerâmica loja de tomada de Devon. Adolescentes locais foram contratados para executar uma concessão e lembrança estande que foi criada dentro do bule.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Teapot&oldid=543549599 "