Conteúdo verificado

O Peregrino

Assuntos Relacionados: Novels

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

O Peregrino
Página título da primeira edição
Página título da primeira edição
Autor (s) John Bunyan
País Inglaterra
Língua Inglês
Gênero (s) Alegoria religiosa
Editor Nathaniel Ponder
Data de publicação 1678
Tipo de mídia Impressão
Páginas 191 pp
ISBN N / D

O Peregrino deste mundo para o que está para Venha é um Cristão alegoria escrito por John Bunyan e publicado em Fevereiro, 1678. É considerado como uma das obras mais significativas da religiosa Inglês literatura, foi traduzido para mais de 200 idiomas, e nunca foi fora de catálogo. Bunyan começou o seu trabalho, enquanto no Condado de Bedfordshire prisão por violações da Conventicle Act, que proibiu a realização de serviços religiosos fora dos auspícios do estabelecido Igreja da Inglaterra . Estudiosos primeiros Bunyan como John Brown acreditava O Peregrino foi iniciado em de Bunyan segundo mais curto prisão por seis meses em 1675, mas os estudiosos mais recentes como Roger Sharrock acreditam que ele foi iniciado durante de Bunyan inicial, mais longa prisão 1660-1672 logo após ele havia escrito sua autobiografia espiritual , Graça Abundante ao Principal dos Pecadores.

O texto compreende Inglês 108.260 palavras e é dividido em duas partes, cada leitura como uma narrativa contínua, sem divisões de capítulo.

A primeira parte foi concluída em 1677 e entrou em registo dos papelarias, em 22 de dezembro de 1677. Ele foi licenciado e entrou no " Prazo Catálogo "em 18 de fevereiro de 1678, o que é encarado como a data da primeira publicação. Após a primeira edição da primeira parte, em 1678, uma edição ampliada, com adições escritas após Bunyan foi libertado, apareceu em 1679. A Segunda Parte apareceu em 1684. Havia onze edições da primeira parte na vida de John Bunyan, publicados em anos sucessivos 1678-1685 e em 1688, e havia duas edições da segunda parte, publicados em 1684 e 1686.

Enredo

Primeira Parte

Christian, um caráter homem comum, é o protagonista da alegoria, que se centra-se em sua jornada de sua cidade natal, a "Cidade da Destruição" ("mundo"), para o "Celestial City" ("aquilo que há de vir": Céu) no topo do Monte Zion. Christian é pesado para baixo por um grande fardo, o conhecimento de sua pecado, que ele acreditava que veio de sua leitura "o livro na mão," (a Bíblia ). Esta carga, o que o levaria a afundar-se Tophet ( o inferno), é tão insuportável que cristão deve buscar libertação. Ele conhece Evangelista como ele está andando nos campos, que o direciona para o "Wicket Gate" para a libertação. Desde cristão não pode ver o "Wicket Gate" na distância, Evangelista direciona-lo para ir a uma "luz brilhante", que Christian acha que vê. Christian sai de sua casa, sua esposa, e os filhos para salvar a si mesmo: ele não pode persuadi-los a acompanhá-lo. Go obstinado e maleável após Christian para trazê-lo de volta, mas Christian se recusa. Retornos obstinados nojo, mas Pliable é persuadido a ir com Christian, na esperança de aproveitar o paraíso que Christian afirma mentiras no final de sua jornada. A jornada de maleável com Christian é interrompida quando os dois caem na Pântano do Desânimo. É lá que Pliable abandona Christian depois de obter-se fora. Depois de lutar para o outro lado do pântano, Christian é puxada por Ajuda, que ouviu seus gritos.

Sobrecarregados Christian foge de casa

Em seu caminho para o Wicket Gate, Christian é desviado pelo Sr. mundanos Wiseman em busca de libertação da sua carga através da Lei , supostamente com a ajuda de um Sr. Legalidade e seu filho Civilidade na aldeia de moralidade, ao invés de por meio de Cristo, alegoricamente por meio do Wicket Gate. Evangelista encontra o rebelde Christian quando ele pára antes Mount Sinai no caminho para a casa de Legalidade. Ele paira sobre a estrada e ameaça esmagar qualquer um que passá-lo. Evangelista mostra cristã que ele havia pecado, girando fora de seu caminho, mas ele garante que ele será recebido no Wicket Portão se ele deveria virar e ir para lá, o que Christian faz.

No Wicket Portão começa a Rodovia do Rei "estreito e apertado", e Christian é direcionado para ele pelo gatekeeper Boa Vontade. Na segunda parte, boa-vontade se mostra Jesus a si mesmo. Para consulta de Christian sobre o alívio de sua carga, Boa Vontade dirige-lhe para a frente "o local de libertação."

Christian faz o seu caminho de lá para a Casa do Intérprete, onde ele é mostrado fotos e tableaux que retratar ou dramatizar aspectos da fé e da vida cristã. Roger Sharrock denota-los "emblemas".

A partir da Casa do intérprete, Christian finalmente chega ao "local de libertação" (alegoricamente, a cruz de Calvário e ao ar livre sepulcro de Cristo), onde os "tiras" que prendiam a carga do cristão para ele quebrar, e ele rola para dentro da sepultura aberta. Este evento acontece relativamente cedo na narrativa: a necessidade imediata de Christian no início da história que está sendo rapidamente remediado. Depois de Christian é aliviada de sua carga, ele é cumprimentado por três seres resplandecentes, que lhe dão a saudação da paz, roupas novas, e uma rolar como um passaporte para a Cidade Celestial - esses são figuras alegóricas indicativos de Christian Batismo.

No topo da colina de Dificuldade, Christian faz sua primeira parada para a noite no House Beautiful, que é um alegoria da cristã local congregação. Christian passa três dias aqui, e as folhas vestido com armadura (Ef. 6: 11-18), o que lhe fica em boa posição em sua batalha contra Apollyon no Vale da Humilhação. Esta batalha dura "mais de metade de um dia" até que Christian consegue ferida Apollyon com sua espada de dois gumes (uma referência à Bíblia, Heb. 4:12). "E com isso Apollyon abriu as asas de dragão e fugiu."

Quando a noite cai Christian entra no vale da sombra da morte. Quando ele está no meio do vale em meio à escuridão e terror, ele ouve as palavras da Vigésimo terceiro Salmo, falado possivelmente por seu fiel amigo:

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara eo teu cajado me consolam. ( Salmos 23: 4).

Quando ele sai este vale o sol nasce em um novo dia.

Apenas fora do vale da sombra da morte ele conhece Faithful, também um ex-morador da Cidade da Destruição, que o acompanha a Vanity Fair, onde ambos estão presos e detidos por causa de seu desprezo pelas mercadorias e de negócios da feira. Fiel é levado a julgamento e executado como um mártir. Esperançoso, um residente de Vaidade, toma o lugar de ser fiel companheiro de Christian para o resto do caminho.

Ao longo de um período complicado de estrada, Cristão e Esperança sair da rodovia para viajar no mais fácil Meadow By-Path, onde uma tempestade os obriga a passar a noite. Na parte da manhã eles são capturados por Giant Desespero, que os leva ao seu Castelo da Dúvida, onde são presos, espancados e fome. O gigante quer-los a cometer suicídio , mas eles suportar a provação até que Christian percebe que ele tem uma chave, chamada Promise, vai abrir todas as portas e portões do Castelo da Dúvida. Usando a chave, eles escapam.

O Deliciosas montanhas formam a próxima fase de Christian e jornada de Esperançoso, onde os pastores lhes mostrar algumas das maravilhas do lugar também conhecido como "terra de Emanuel". Como na Casa dos peregrino intérprete de pontos turísticos que são mostrados fortalecer sua fé e avisá-los contra o pecado. No Monte Limpar eles são capazes de ver a Cidade Celestial através de "vidro perspectiva," do pastor que funciona como um telescópio. Este dispositivo é dado a Mercy, na segunda parte, a seu pedido.

No caminho, Cristão e Esperança atender um rapaz chamado ignorância, que acredita que ele vai ser autorizados a entrar na Cidade Celestial através de suas próprias boas ações e não como um dom da graça de Deus. Cristão e Esperança se encontrar com ele duas vezes e tentar persuadi-lo a viagem para a Cidade Celestial no caminho certo. A ignorância persiste em sua própria maneira que leva ao seu que está sendo lançado no inferno. Depois de ficar sobre o Rio da Morte no barco de esperança vã sem superar os perigos de vadear através dele, a ignorância aparece diante dos portões de Celestial cidade sem um passaporte, que ele teria adquirido se tivesse ido para a Estrada do Rei através do Wicket Gate. O Senhor dos pedidos Celestial cidade de brilho únicos a ter ignorância a um dos caminhos para o inferno e jogá-lo em.

Cristão e Esperança fazê-lo através do perigoso Enchanted terra para a Terra de Beulah, onde eles preparam-se para cruzar o Rio da Morte em pé ao Monte Sião e da Cidade Celestial. Christian tem um tempo ruim, mas esperançosa ajuda-o; e eles são bem-vindas na Cidade Celestial.

Segunda Parte

A segunda parte de O Peregrino apresenta a peregrinação da esposa de Christian, Christiana; seus filhos; ea donzela, Mercy. Eles visitam os mesmos pontos de parada que Christian visitado, com a adição de Gaius 'Inn entre o vale da sombra da morte e da Vanity Fair; mas eles demoram mais tempo a fim de acomodar o casamento e parto para os quatro filhos e suas esposas. O herói da história é Greatheart, o servo do intérprete, que é um guia do peregrino à Cidade Celestial. Ele mata quatro gigantes e participa no assassinato de um monstro que aterroriza a cidade de Vanity.

A passagem de anos nesta segunda peregrinação melhor alegoriza a jornada da vida cristã. Por usar heroínas, Bunyan, na segunda parte, ilustra a idéia de que as mulheres, assim como os homens podem ser peregrinos corajosos.

Alexander M. Witherspoon, professor de Inglês na Universidade de Yale, escreve em um prefácio ensaio:

Parte II, que apareceu em 1684, é muito mais do que uma mera continuação ou repetição do volume anterior. Ele esclarece e reforça e justifica a história da Parte I. O feixe de holofote de Bunyan é ampliado para incluir a família de Christian e outros homens, mulheres e crianças; os incidentes e acidentes do dia a dia são mais numerosos, as alegrias da peregrinação tendem a compensar as dificuldades; e para a fé ea esperança da Parte I é adicionado em medida abundante que a maior das virtudes, a caridade. As duas partes de O Peregrino, na realidade, constitui um todo, eo todo é, sem dúvida, o livro religioso mais influente jamais escrito no idioma Inglês.

Isto é exemplificado pela fragilidade dos peregrinos da segunda parte, em contraste com os da Primeira: mulheres, crianças e indivíduos fisicamente e mentalmente desafiados. Quando o partido de Christiana deixa de Caio Inn and Mr. Feeble-mente persiste, a fim de ser deixado para trás, ele é incentivado a acompanhar a festa pela Greatheart:

Mas irmão ... eu tê-lo em comissão, para confortar o débil mental, e para apoiar o fraco. Você deve necessidades ir junto com a gente; vamos esperar para você, vamos emprestar-lhe a nossa ajuda, vamos negar a nós mesmos de algumas coisas, tanto opinativo e prático, para o seu bem; não vamos entrar em disputas duvidosas antes de você, vamos ser feitas todas as coisas para você, ao invés de você será deixado para trás.

Quando os peregrinos acabam na Terra de Beulah, eles cruzam sobre o Rio da Morte pela nomeação. Por uma questão de importância para os cristãos de persuasão de Bunyan refletido na narrativa de O Peregrino, as últimas palavras dos peregrinos enquanto cruzam sobre o rio são gravadas. Os quatro filhos de Christian e suas famílias não se cruzam, mas permanecem para o apoio da igreja naquele lugar.

Personagens

Personagens principais são em letras maiúsculas.

Primeira Parte

Christian entra no Wicket Gate, aberto pelo Goodwill. Gravura de uma edição 1778 impresso na Inglaterra.
" Belzebu e os que estão com ele atirar setas "
  • CRISTÃO, cuja nome era sem graça em algum momento antes, o protagonista na primeira parte, cuja jornada à Cidade Celestial é o enredo da história.
  • EVANGELISTA, o homem religioso que coloca cristã no caminho para a Cidade Celestial. Ele também mostra um livro cristão, que os leitores supõem ser a Bíblia .
  • Obstinado, um dos dois moradores da Cidade da Destruição, que correm atrás Christian quando ele define pela primeira vez, a fim de trazê-lo de volta.
  • Maleável, o outro dos dois, que vai com Christian até ambos caem no Pântano do Desânimo. Escapes maleáveis do lamaçal e volta para casa.
  • Ajuda, socorrista do cristão do Pântano do Desânimo.
  • SR. WORLDLY Wiseman, um residente de um lugar chamado Carnal Política, que convence Christian sair do seu caminho para ser ajudado por um Sr. Legalidade e então mover-se para a cidade de Moralidade.
  • BOA VONTADE, o guarda-redes do Wicket porta através da qual se entra no "caminho estreito e apertado" (também conhecida como "Estrada do Rei") para a Cidade Celestial. Na segunda parte, vemos que este personagem não é outro senão o próprio Jesus Cristo.
  • Belzebu, literalmente "O Senhor das Moscas", é um dos arqui-diabos companheiro do diabo, que erigiu uma fortaleza perto do Wicket Portão de que ele e seus companheiros pode disparar setas para aqueles prestes a entrar no Wicket Gate. Ele também é o Senhor da Vanity Fair. Christian chama de "capitão" do demônio Apollyon.
  • O intérprete, aquele que tem a sua casa ao longo do caminho como uma parada de descanso para os viajantes para o check-in para ver as fotos e dioramas para ensinar-lhes o caminho certo para viver a vida cristã. Ele foi identificado como o Espírito Santo. Ele também aparece na segunda parte.
  • Seres Brilhantes, os mensageiros e servos de "o Senhor of the Hill", Deus . Eles são, obviamente, o santo anjos.
  • Formalista, um dos dois viajantes na estrada do Rei, que não vêm em pelo Wicket Gate, mas escalar o muro que envolve, pelo menos a partir do morro e Sépulcre até a dificuldade do monte. Ele e seu companheiro Hipocrisia vêm da terra de vanglória. Ele leva uma das duas vielas que evitam a dificuldade do monte, mas está perdido.
  • A hipocrisia, o companheiro de formalista. Ele toma a outra das duas vielas e também é perdido.
  • Timorous, um dos dois que tentar convencer Christian para voltar para medo dos acorrentados leões perto da casa bonitas. Ele é um parente da Sra Timorous da Segunda Parte. Seu companheiro é
  • A desconfiança.
  • Vigilante, o porteiro da House Beautiful. Ele também aparece na segunda parte e recebe moeda "um anjo de ouro" de Christiana por sua bondade e serviço a ela e suas companheiras. "Observador" é também o nome de um dos pastores das Montanhas Deleitáveis '.
  • Discrição, uma das empregadas da casa bonita, que decide permitir Christian para ficar lá.
  • Prudence, outro dos Linda casa donzelas. Ela aparece na segunda parte.
  • Piedade, outro dos Linda casa donzelas. Ela aparece na segunda parte.
  • Charity, outra das donzelas Linda casa. Ela aparece na segunda parte.
  • Apollyon, literalmente "Destroyer"; o senhor da Cidade Destruição e um dos arqui-diabos companheiro do diabo, que tenta forçar Christian de regressar ao seu domínio e serviço. Sua batalha com Christian ocorre no Vale da Humilhação, logo abaixo da House Beautiful. Ele aparece como um criatura dragão-como com escalas e morcegos ' asas. Ele pega dardos de sua corpo para atirar em seus adversários.
  • Giants "Papa" e "pagão", alegorias do catolicismo romano e paganismo como perseguidores de cristãos protestantes. "Pagão" está morto, indicando o fim da perseguição pagã com a Antiguidade, e "Papa" está vivo, mas decrépito, indicando o poder depois diminuída e influência do papa católico romano.
  • Fiel, amigo de Christian da Cidade da Destruição, que também vai em peregrinação. Christian encontra-lo apenas depois de obter através do Vale da Sombra da Morte .
  • Wanton, uma mulher sedutora que tenta obter fiel a deixar a sua viagem à Cidade Celestial. Ela pode ser o residente popular da Cidade da Destruição, Senhora Wanton, que organizou uma festa em casa para os amigos da Sra Timorous.
  • Adam o primeiro lugar, "o velho homem" (representando carnalidade), que tenta persuadir Faithful para deixar sua viagem e vir viver com suas três filhas: a Lust do carne, a concupiscência dos olhos , ea Orgulho da vida.
  • Moisés, o vingador grave, violenta (representando a Lei , que não conhece misericórdia) que tenta matar fiel por sua fraqueza momentânea em querer ir com Adão o primeiro fora do caminho.
  • Comunicativo, um hipócrita conhecido por Christian da Cidade da Destruição, que viveu em proferindo Row. Ele fala com fervor da religião , mas não tem obras evidentes, como resultado da verdadeira salvação.
  • Senhor Ódio-bom, o juiz que tenta Faithful em Vanity Fair.
  • A inveja, a primeira testemunha contra Faithful.
  • Superstição, a segunda testemunha contra Faithful.
  • Pick-Agradeça, a terceira testemunha contra Faithful.
  • Esperançoso, o residente da revista Vanity Fair, que toma o lugar de Fiéis como companheiro de viagem do cristão. O ESPERANÇOSO personagem coloca uma inconsistência no que há uma necessidade imposta aos peregrinos que entram na "Estrada do Rei" pelo Wicket Gate. ESPERANÇOSO não o fez; no entanto, dele, lemos: "... um morreu para dar testemunho da verdade, e outro se levanta fora de suas cinzas para ser um companheiro com Christian em sua peregrinação". ESPERANÇOSO assume lugar fiéis de pelo desígnio de Deus. Teologicamente e alegoricamente que seguiria em que a "fé" é a confiança em Deus, tanto quanto as coisas presentes estão preocupados, e " esperança ", biblicamente o mesmo que" fé ", é confiar em Deus, tanto quanto as coisas do futuro estão em causa. ESPERANÇOSO seguiria FIEL. O outro fator é certa localização da Vanity Fair, no caminho reto e estreito. IGNORÂNCIA, em contraste com esperançoso, veio do País de A presunção, que ligado à "Estrada do Rei", por meio de uma pista torto. IGNORÂNCIA foi dito por Cristão e Esperança de que ele deveria ter entrado na estrada através do Wicket Gate.
  • Sr. BY-Ends, um peregrino hipócrita que perece na Colina Lucre prata mina com três de seus amigos. Um "by-fim" é um exercício que é conseguido indirectamente. No caso de By-Ends e seus companheiros, ele está buscando ganhos financeiros através da religião.
  • Demas, um enganador, que acena para os peregrinos na Colina Lucre para vir e participar da suposta mineração de prata acontecendo nele.
  • DESESPERO GIGANTE, o dono do Castelo da Dúvida, onde os cristãos são presos e assassinados. Ele é morto por GREAT-HEART na segunda parte.
  • Giantess Diffidence, a esposa de Desespero. Ela é morto por VELHO HONESTO na segunda parte.
  • Conhecimento, um dos pastores das montanhas deliciosa.
  • Experiência, outro dos pastores Deleitáveis Montanhas.
  • Vigilante, outro dos pastores Deleitáveis Montanhas.
  • Sincero, outro dos pastores Deleitáveis Montanhas.
  • IGNORÂNCIA, "um jovem rapaz vivo", que se junta a "Estrada do Rei" por meio da "pista torto" que vem de seu país natal, chamado de "presunção". Ele segue Cristão e Esperança e em duas ocasiões conversações com eles. Ele acredita que ele vai ser recebido na Cidade Celestial por causa de sua prática de boas obras, de acordo com a vontade de Deus. Jesus Cristo é para ele apenas de um exemplo não um Salvador. Cristão e Esperança tentar colocá-lo direito, mas eles falham. Ele recebe um barqueiro, Vain-Hope, para ferry-lo através do Rio da Morte, em vez de atravessá-la a pé como é suposto fazer. Quando ele chegar aos portões da Cidade Celestial, ele é convidado para um "certificado" necessária para a entrada, o que ele não tem. O rei, então, ordena que ele seja preso e lançado no inferno.
  • O Flatterer, um enganador que lidera Cristão e Esperança para fora de seu caminho, quando não conseguem olhar para o road map-lhes dado pelos pastores das montanhas deliciosa.
  • Ateu, um zombador de Cristão e Esperança, que vai no sentido oposto na "Estrada do Rei", porque ele se gaba de que ele sabe que Deus ea Cidade Celestial não existem.

Segunda Parte

  • Mr. sagacidade, um narrador convidado que atende o próprio Bunyan em seu novo sonho e narra os acontecimentos da segunda parte até a chegada ao Wicket Gate.
  • CHRISTIANA, esposa de Christian, que leva seus quatro filhos e vizinho MERCY em peregrinação.
  • MATTHEW, cristão e filho mais velho de CHRISTIANA, que se casa com misericórdia.
  • SAMUEL, segundo filho, que se casa com Graça, filha do Sr. Mnason.
  • JOSEPH, terceiro filho, que se casa com Martha, filha do Sr. Mnason.
  • JAMES, quarta e filho mais novo, que se casa com Phoebe, a filha de Caio.
  • MISERICÓRDIA, o vizinho de CHRISTIANA, que vai com ela em peregrinação e se casa com Mateus.
  • Sra Timorous, relativa do Timorous da primeira parte, que vem com MISERICÓRDIA para ver CHRISTIANA antes que ela sai em peregrinação.
  • Sra Bat's-Eyes, um residente de A Cidade da Destruição e amigo da Sra Timorous. Desde que ela tem os olhos de um morcego, ela seria cegos ou quase cegos, assim que sua caracterização de Christiana como cego em seu desejo de ir em peregrinação é hipócrita.
  • Sra irreverente, um residente de A Cidade da Destruição e amigo da Sra Timorous. Ela caracteriza a partida de Christiana "uma boa viagem", como uma pessoa arrogante faria.
  • Sra Light-Mente, um residente de A Cidade da Destruição e amigo da Sra Timorous. Ela muda de assunto de Christiana para fofocar sobre estar em uma festa picante em casa de Madame Wanton.
  • Sra Know-Nothing, um residente de A Cidade da Destruição e amigo da Sra Timorous. Ela pergunta se Christiana vai realmente ir em peregrinação.
  • Ones mal-desfavorecidas, dois personagens maus CHRISTIANA vê em seu sonho, a quem ela e misericórdia, na verdade, encontrar quando eles deixam o Wicket Gate.
  • Innocent, uma jovem empregada doméstica que serve de intérprete, que atende a porta da casa quando Christiana e seus companheiros chegam; e quem os conduz ao banho de jardim, o que significa Christian batismo.
  • SR. GREAT-HEART, o guia e guarda-costas enviado pelo intérprete com CHRISTIANA e seus companheiros de sua casa a fim de sua jornada. Ele revela-se um dos principais protagonistas na segunda parte.
  • Gigante Grim, que "apoia os leões [acorrentados]" perto da House Beautiful, morto por GREAT-HEART. Ele também é conhecido como Bloody-homem.
  • Humble-Mind, uma das donzelas da Casa Linda, que faz sua aparição na segunda parte.
  • Mr. Brisk, um pretendente de MISERICÓRDIA do que dá-se a cortejá-la quando ele descobre que ela faz roupas apenas para dar aos pobres.
  • Mr. habilidade, o médico chamado para a Casa bonita para curar Matthew da sua doença, que é causada pela ingestão de maçãs de Belzebu.
  • Maul gigante, um gigante que GREAT HEART-mata como os peregrinos deixam o vale da sombra da morte.
  • OLD HONESTO, um peregrino que os une, um companheiro bem-vindo ao GRANDE DE CORAÇÃO.
  • Mr. Temendo, um peregrino quem GRANDE-HEART tinha "conduzido" para a Cidade Celestial em uma peregrinação mais cedo. Conhecido por sua timidez. Ele é o tio do Sr. Feeble-Mente.
  • Gaius, um estalajadeiro com quem os peregrinos ficar por alguns anos após deixarem o vale da sombra da morte. Ele dá a sua filha Febe para JAMES em casamento. A taxa de hospedagem para sua pousada é pago pelo Bom Samaritano.
  • Gigante Slay-Good, um gigante que pede a ajuda de malfeitores na Estrada do Rei para raptar, assassinato e consumir peregrinos.
  • Mr. Feeble-Mind, resgatado de Slay-Good pelo Sr. Grande-Coração, que se junta a empresa de Christiana de peregrinos.
  • Phoebe, a filha de Caio, que se casa com JAMES.
  • Mr. Ready-to-Halt, um peregrino que atende trem de peregrinos de CHRISTIANA na porta de Gaius, e se torna o companheiro do Sr. Feeble-mente, a quem ele dá uma de suas muletas.
  • Mr. Mnason, morador da cidade de vaidade, que coloca-se os peregrinos por um tempo, e dá suas filhas Graça e Marta em casamento com Samuel e JOSEPH respectivamente.
  • Graça, filha de Mnason, que se casa com SAMUEL.
  • Martha, a filha de Mnason, que se casa com JOSEPH.
  • Mr. desânimo, um prisioneiro resgatado do Castelo da Dúvida.
  • Muito medo, sua filha.
  • Mr. VALIANT-FOR-VERDADE, um peregrino que encontrar todo ensanguentado, com o seu espada na mão, depois de deixar as Montanhas deliciosa.
  • Mr. Stand-Rápido, um peregrino encontrado durante a oração pela libertação da Madame bolha.
  • Madame Bolha, uma bruxa cujo encantamentos fez o Enchanted terra encantada. Ela é a mulher adúltera mencionado no livro bíblico de Provérbios.

Lugares em O Peregrino

Um mapa dos lugares Pilgrim viaja através de seu progresso; um mapa de dobra-out de uma edição impressa em Inglaterra em 1778
  • Cidade da Destruição, a casa de Christian, representante do mundo (cf. Isaías 19:18)
  • Pântano do Desânimo, o pântano de lodo no caminho para o Wicket Portão; um dos perigos da viagem para a Cidade Celestial. Na primeira parte, Christian caindo nele, afunda ainda mais sob o peso de seus pecados (sua carga) e seu senso de sua culpa.
  • Mount Sinai, uma montanha assustador perto da aldeia de moralidade que ameaça todos os que desejam ir para lá.
  • Wicket Gate, o ponto de entrada do caminho reto e estreito para a Cidade Celestial. Os peregrinos são obrigados a entrar no caminho por meio do Wicket Gate.
  • Casa do intérprete, um tipo de museu espiritual para guiar os peregrinos à Cidade Celestial.
  • Cruz e Sepulcro, emblemático do Calvário eo túmulo de Cristo.
  • Dificuldade colina, tanto a colina ea estrada até é chamado de "dificuldade"; É ladeado por dois caminhos traiçoeiros "Perigo" e "destruição". Há três opções: CHRISTIAN leva "dificuldade" (o caminho certo), e formalista e Hipocrisia tomar as duas outras formas, o que prova ser becos sem saída fatais.
  • Linda casa, um palácio que serve como uma parada de descanso para os peregrinos para a Cidade Celestial. Ele aparentemente senta-se sobre a dificuldade do monte. Da casa uma bonita pode ver para a frente para as Montanhas deliciosa. Ela representa a congregação cristã, e Bunyan leva o nome de um portão do templo de Jerusalém (Atos 3: 2, 10).
  • Vale da Humilhação, o vale do outro lado da dificuldade do monte, descendo em que se diz ser extremamente escorregadia por Prudence donzela do House Beautiful. É onde Christian atende Apollyon no local conhecido como "Forgetful Verde". Este vale tinha sido um deleite para o "Lord of the Hill", Jesus Cristo, em seu "estado de humilhação."
  • Vale da Sombra da Morte, um vale traiçoeiro com um pântano de areia rápida de um lado e um profundo abismo / vala do outro lado da Estrada do Rei passando por isso (cf. Salmo 23: 4).
  • De Caio pousada, uma parada de descanso na segunda parte
  • Vaidade e Vanity Fair, uma cidade através do qual a Estrada do Rei passa e justo de um ano que é realizada lá.
  • Facilidade Plain, uma agradável área percorrida pelos peregrinos.
  • Lucre colina, local de uma mina de prata de renome que prova ser o lugar onde a-extremidades e seus companheiros são perdidas.
  • A estátua de sal, que era a esposa de Lot, que foi transformada em uma estátua de sal quando Sodoma e Gomorra foram destruídas. A nota do peregrino que sua localização perto do monte Lucre é um aviso adequado para aqueles que são tentados por Demas para ir para a mina de prata Lucre.
  • Rio de Deus ou rio da água da vida, um lugar de consolo para os peregrinos. Ela flui através de um prado, verde durante todo o ano e cheia de árvores de fruto exuberantes. Na segunda parte, o Bom Pastor é encontrado lá a quem os netos de Christiana são confiadas.
  • Por-Path Prado, o lugar de liderança para os fundamentos do Castelo da Dúvida.
  • Castelo da Dúvida, a casa do gigante Desespero e sua esposa; apenas uma chave pode abrir as suas portas e portões, a chave Promise.
  • Os Deleitáveis Mountains, conhecidas como "Terra de Emanuel." Exuberante país de cujas alturas pode-se ver muitas delícias e curiosidades. É habitada por ovelhas e os seus pastores, e da montagem Limpar um pode ver a Cidade Celestial.
  • The Enchanted do-chão, uma área através da qual a Estrada do Rei que passa tem ar que faz com que os peregrinos quer parar para dormir. Se um vai dormir neste lugar, nunca acorda. Os pastores das montanhas Deleitáveis alertar os peregrinos sobre isso.
  • The Land of Beulah, uma área de jardim exuberante apenas deste lado do Rio da Morte.
  • O Rio da Morte, o rio terrível que rodeia o Monte Sião, mais profundo ou raso, dependendo da fé de um atravessá-lo.
  • The Celestial City, o "país desejado" de peregrinos, o céu, a morada do "Lord of the Hill", Deus. Ele está situado no Monte Sião.

Características geográficas e topográficas por trás dos lugares ficcionais

Os estudiosos têm apontado que ele pode ter sido influenciado na criação de lugares em O Peregrino por seu próprio ambiente circundante. Albert Foster descreve os recursos naturais de Bedfordshire que, aparentemente, transformar-se em O Peregrino. Vera Brittain em sua biografia exaustivamente pesquisado de Bunyan, identifica sete locais que aparecem no alegoria. Outras ligações são sugeridas nos livros que não estão directamente associados ou John Bunyan ou O Peregrino.

Pelo menos vinte e uma características geográficas ou topográficas naturais ou provocadas pelo homem de O Peregrino foram-lugares identificados e estruturas de John Bunyan regularmente teria visto em suas viagens a pé ou a cavalo. Toda a viagem da cidade de Destruição à Cidade Celestial pode ter sido baseado em própria jornada habitual de Bunyan de Bedford, na estrada principal que corre menos de uma milha atrás de sua Elstow casa de campo, através de Ampthill, Dunstable e St Albans, para Londres .

Na mesma sequência que estes assuntos aparecem em andamento a O Peregrino, as realidades geográficas são as seguintes:

  1. A planície (através da qual Christian fugiu) é Bedford Plain, que é 15 milhas de largura, com a cidade de Bedford no meio eo rio Ouse serpenteando através da metade norte;
  2. O "Pântano do Desânimo" (um grande obstáculo para Christian e flexível: "um lamaçal muito lodo") é as grandes jazidas de argila cinzenta, que forneciam as obras de tijolo em Londres Stewartby, que foi fechada em 2008. Em ambos os lados da Bedford para Ampthill estrada esses depósitos corresponde à descrição de Bunyan exatamente. Presumivelmente, a estrada foi construída sobre os "vinte mil carrinho cargas" de preenchimento mencionado em O Peregrino;
  3. "Monte Sinai", a alta colina no caminho para a aldeia de moralidade, cuja equipa "que estava ao lado beira do caminho, fez cair muito mais," é o vermelho, arenosas, falésias a norte de Ridgmont (ou seja, "Rouge Mont");
  4. O "Wicket Gate" é o portão de madeira na entrada para o Elstow igreja paroquial;
  5. O castelo do qual flechas foram baleados em quem iria entrar no Wicket Gate é a torre stand-alone, o remanescente de uma abadia que estava ao lado da igreja.
  6. A "Casa do Interpreter" é a reitoria da igreja de São João, no extremo sul da Bedford, onde Bunyan foi orientado pelo pastor John Gifford;
  7. A "salvação" muro que cercado na Estrada do Rei que vem depois de a Casa do intérprete é a parede de tijolo vermelho, mais de quatro milhas de comprimento, ao lado do Ridgmont para Woburn estrada, marcando a fronteira do Duque de propriedade de Bedford;
  8. O "lugar um pouco ascendente ... [com] uma cruz ... e um sepulcro" é a cruz aldeia e bem que se destaca pela igreja em extremos opostos da rua principal inclinada de Stevington, uma pequena vila de cinco milhas a oeste de Bedford. Bunyan costumava pregar em uma madeira pelo rio Ouse fora da aldeia.
  9. A "dificuldade do monte" é Ampthill Hill, na principal Bedford estrada, o monte mais íngreme no município. A faixa de areia de colinas se estende por Bedfordshire de Woburn através Ampthill para Potton. Esses montes são caracterizados por madeiras escuras, densas e sombrias que relembram a atalhos "Perigo" e "Destruição", as alternativas para o caminho "dificuldade" que sobe a colina;
  10. O mandril agradável no caminho até a dificuldade do monte é um pequeno "lay-by", parte subida Ampthill Hill, no lado leste. A foto, tirada em 1908, mostra um ciclista descansando lá;
  11. A "passagem muito estreita" para o "Palácio Beautiful" é uma entrada cortada em alta o banco à beira da estrada para o leste na parte superior daAmpthill monte;
  12. O "Palácio Beautiful" é Houghton (anteriormente Ampthill) House, construído em 1621, mas uma ruína desde 1800. A casa enfrentou ao norte; e, por causa da visão dramática sobre a planície Bedford, foi um popular local de piquenique durante a primeira metade do século XX, quando muitas famílias não podia viajar muito longe ;. A entrada do comerciante estava no lado sul com vista para a cidade de Ampthill e para os Chilterns , o modelo de "The Delectable Mountains";
  13. O "vale da sombra da morte" é Millbrook desfiladeiro ao oeste de Ampthill;
  14. "Vanity Fair" é Stourbridge Fair, realizada em Cambridge durante o final de agosto e início de setembro. Ele se encaixa o relato de John Bunyan da antiguidade da feira e sua grande variedade de produtos vendidos. Outros mercados sugeridos ou feiras, como Bedford, Elstow ou Ampthill, eram demasiado modesto para coincidir com a descrição em O Peregrino . Sermões pregou a cada domingo durante Stourbridge Fair em uma área chamada de "Dodderey." John Bunyan pregou muitas vezes em Toft, apenas quatro milhas a oeste de Cambridge , e não há um lugar conhecido como "celeiro do Bunyan" em Toft. Supõe-se que Bunyan visitou o notável Stourbridge Fair;
  15. A "estátua de sal", a esposa de Lot, é uma estátua castigado pelo tempo que se parece muito com pilar de sal tamanho de pessoa. Ele está localizado na pequena ilha no rio Ouse a norte da ponte Turvey, oito milhas a oeste de Bedford perto Stevington;
  16. O "rio da água da vida", com árvores ao longo de cada banco é o rio Ouse leste de Bedford, onde John Bunyan como um menino iria pescar com sua irmã Margaret. Também pode ser o vale do rio Flit, que flui através Flitton e Flitwick sul de Ampthill;
  17. "Castelo da Dúvida" é Ampthill Castelo, construído no início do século 15 e frequentemente visitado pelo rei Henrique VIII como pavilhão de caça. Henry, corpulento e austero, pode ter sido considerado por Bunyan para ser um modelo para gigante Desespero. Amphill Castelo foi utilizado para a "prisão domiciliar" da rainha Catarina de Aragão e seu séquito em 1535-36 antes de ela foi levada para Kimbolton. O castelo foi desmantelada logo após 1660, de modo Bunyan teria visto as suas torres na década de 1650 e conhecido do planalto castelo vazio na década de 1670 Desespero gigante foi morto e Castelo da Dúvida foi demolida na segunda parte de O Peregrino .
  18. Os "Delectable montanhas" são os Chiltern Hills que pode ser visto a partir do segundo andar de Houghton House. "Giz colinas, que se estende 50 milhas da Tamisa para Dunstable Downs, tem belas flores e as borboletas azuis, com árvores de faia gloriosos." Reminiscente da possibilidade de ver a Cidade Celestial do Monte Claro, em um dia claro se pode ver edifícios de Londres de Dunstable Downs perto de Whipsnade Zoo;
  19. A "Terra de Beulah" é Middlesex County norte e oeste de Londres, que teve bonitas aldeias, hortas, e propriedades contendo belos parques e jardins): "madeiras de Islington para as colinas verdejantes de Hampstead e Highgate";
  20. O "rio muito profundo" é o rio Tamisa , mil pés de largura na maré alta; No entanto, de acordo com a rota de Bunyan a Londres, o rio seria para o norte da cidade;
  21. O "Celestial City" é Londres, centro de John Bunyan mundo-a maioria de seus vizinhos nunca viajou para muito longe. Na década de 1670, após o grande incêndio de 1666, Londres exibia um novo resplandecente centro, cidade com quarenta igrejas. Na última década da vida de Bunyan (1678-1688) alguns de seus melhores amigos cristãos viveu em Londres, incluindo um Lord Mayor.

Influência Cultural

O frontispício e título-página de uma edição impressa em Inglaterra em 1778

A alegoria deste livro tem antecedentes em um grande número de cristãos obras devocionais que falam do caminho da alma para o Céu, a partir do Dirge Lyke de despertar para a frente. Alegoria de Bunyan se destaca acima de seus antecessores por causa de seu estilo simples e eficaz, prosa, mergulhada na bíblicos textos e cadências. Ele confessa sua própria ingenuidade no prólogo versículo do livro:

... "Eu não acho que
para mostrar a todo o mundo a minha pena e tinta
Em tal modo, eu só pensei para fazer
não sei o: nem eu comprometem
Assim, para agradar meu vizinho; não, não eu;
eu fiz isso mim mesmo para gratificado. "

O próprio João Bunyan escreveu um hino popular que incentiva um ouvinte para se tornar um cristão peregrino-like: Tudo Que Queria Ser valente.

Por causa da popularidade de longa data generalizada de "O Peregrino", os perigos do cristão - seja originalmente de Bunyan ou emprestados por ele a partir da Bíblia - o "Pântano do Desânimo", a "dificuldade do monte", "vale da sombra da morte", "Castelo da Dúvida", e "Enchanted à terra", suas tentações (os wares de "Vanity Fair" e a afabilidade de "by-path prado"), seus inimigos ("Apollyon" e "Gigante Desespero"), eo útil parar lugares que ele visita (a "House of the Interpreter", a "Casa Bonita", os "Delectable Montanhas", e da "Terra de Beulah") tornaram-se comumente usado frases proverbial em Inglês. Por exemplo, "Um deles tem a sua própria Pântano do Desânimo de marchar em frente".

Contexto da cristandade

O explícita teologia protestante de O Peregrino tornou muito mais popular do que seus antecessores. Estilo simples de Bunyan dá vida a das abstrações das tentações antropomorfizadas e abstrações que os encontros cristãos e com quem ele conversa em seu curso para o Céu. Samuel Johnson disse que "este é o grande mérito do livro, que o homem mais culto não consigo encontrar nada para elogiar mais altamente, ea criança não sabe nada mais divertido. " Três anos após a sua publicação (1681), ele foi reimpresso em América colonial, e foi amplamente lido nos puritanos colônias.

Por causa de sua Inglês explícito Teologia Protestante O Peregrino compartilha a antipatia popular, em seguida, Inglês para a Igreja Católica Romana . Foi publicado ao longo dos anos do lote Popish (1678-1681) e dez anos antes da Revolução Gloriosa de 1688, e mostra a influência de John Foxe de Atos e Monumentos . Bunyan apresenta um gigante decrépito e inofensivo para enfrentar Christian no final do vale da sombra da morte que é explicitamente chamado "Papa":

Agora eu vi em meu sonho, que, no final deste Vale ponhas o sangue, ossos, cinzas, e os corpos mutilados de homens, mesmo dos peregrinos que tinham ido dessa maneira anteriormente: E enquanto eu estava meditando o que deve ser a razão, eu avistou um pouco antes de mim uma caverna, onde dois Giants, Papa e Pagan , habitaram em tempos antigos, por cujo poder e tirania dos homens cujos ossos, cinzas de sangue, & c. estava lá, foram cruelmente morto. Mas por este lugar Christian passou sem muito perigo, whereat Eu perguntei um pouco; mas eu aprendi desde que Pagan foi morto muitos dias; e como para o outro, ainda que seja ainda vivo, ele é em razão da idade, e também das muitas escovas astutos que ele se encontrou com em seus dayes mais jovens, cresceu tão louco e duro em suas joynts, que ele agora pode fazer pouco mais do que sentar-se em sua boca Caves, sorrindo para Pilgrims como eles passam, e roendo as unhas, porque ele não pode vir para eles.

Quando Christian e viagens Fiel através Vanity Fair, Bunyan acrescenta o comentário editorial:

Mas como em outrasfeiras, alguém Commodity é como o chefe de toda afeira, assim que a Ware de Romae seu Merchandize é grandemente promovido emfeira: Só o nossoInglêsNation, com alguns outros, ter tomado uma antipatia thereat.

Na segunda parte, enquanto Christiana e seu grupo de peregrinos levar por Greatheart ficar por algum tempo na Vanity, a cidade é aterrorizada por uma besta de sete cabeças que é expulso por Greatheart e outros fiéis. Em suas notas finais WR Owens notas sobre a mulher que governa a besta:. "Esta mulher foi acreditado pelos protestantes para representar o Anticristo, a Igreja de Roma Em um tratado publicado postumamente, do Anticristo, e sua Ruine (1692), Bunyan deu um prolongado conta a ascensão e (em breve esperada) queda do Anticristo. "

Versões em língua estrangeira

Versão Africano de O Peregrino de 1902

Começando na década de 1850, as versões ilustradas deO Peregrinoem chinês foram impressas emHong Kong,XangaieFuzhou e amplamente distribuído por missionários protestantes.Hong Xiuquan, o líder quasi-cristã daRebelião Taiping, declarou que o livro era a sua leitura favorita .

A "Terceira Parte"

Tender-consciência, herói da Parte III, desperta do sono no palácio de Carnal-Security

A terceira parte do progresso do peregrino foi escrito por um autor anônimo; começando em 1693, foi publicado com autênticos duas partes de Bunyan. Ele continuou a ser republicado com o trabalho de Bunyan até 1852. Esta terceira parte apresentou a peregrinação de Tender-Consciência e seus companheiros.

Musical settings

O livro foi a base de uma ópera por Ralph Vaughan Williams , estreou em 1951; ver o progresso do peregrino (ópera) . Ele também foi a base de uma adaptação de rádio condensado estrelado por John Gielgud, incluindo, como música de fundo, vários trechos de obras orquestrais de Vaughan Williams. Esta versão de rádio, originalmente apresentado em 1942, foi recentemente gravado por Hyperion Records em 1990, em uma performance realizada por Matthew Best. Ele novamente estrelou Gielgud, e contou com Richard Pasco e Ursula Howells.

Inglês compositorErnest Austin definir a história toda como uma grandenarrativapoema de tom para o solode órgão, com opcional de 6-partecoro enarrador, com duração de aproximadamente 2 horas e meia.

Irmãos gémeos Keith e Kurt Landaas também compôs, gravou e executou uma versão ópera rock convincente do trabalho no início de 1990. O primeiro ato focado na jornada de Christian, o segundo na de Christiana, e seu filho adolescente Mateus.

Um musical baseado no livro foi apresentado no Teatro Lifehouse emRedlands, na Califórnia, em 2004 e 2008, com o livro, músicas e letras por Kenneth Wright, com adicional de texto, músicas e letras por Wayne Scott.

Em 2007 dueto com base cubana Quidam Pilgrim lançado um cenário musical do livro sob o nome de "Pilgrim" elementos que combinam de rock alternativo, Celtic, new age e música popular cubana. As canções foram escritas em Inglês e Latim, incluindo também uma faixa em espanhol, estes foram realizados na televisão nacional cubano em várias ocasiões que receberam uma resposta positiva audiência.

O Peregrinoem filmes, televisão e jogos de vídeo, música

Banda de música britânicaKula Shaker está lançando o álbum "O Peregrino" em 28 de Junho, 2010.

Diretor Todd Fietkau está fazendo uma versão deO Peregrino, programado para ser lançado em 2009.

Infantilanimaçãosérie intitulada O Peregrinoestá previsto para ser produzido porCliff McDowell, programado para ser lançado em 2010.

Inglês bandaProcol Harum lançou uma canção intituladaO Peregrinoem seu álbumA Salty Dog em 1969.

A novela foi feita em um filme, O Peregrino , em 1912. Outra versão filme foi feito em 1977 por Ken Anderson, filmes em que Liam Neeson desempenhou o papel de evangelista e outros papéis menores como o Cristo crucificado. Maurice O'Callaghan jogado Sr. mundanos Wiseman e outros personagens "maus" que conheceu Christian em sua jornada. A sequela Christiana seguido em 1979. Mais recentemente, uma versão por Danny Carrales foi produzido em 2008.

Em 1985Yorkshire Television produziu um 129 minutos de apresentação serial de 9 parte deO Peregrinocom stills animados por Alan Parry e narrado porPaul Copley direitoperigosa viagem.

Em 1950, uma versão animada de uma hora foi feita por Baptista Films. Esta versão foi editada para 35 minutos e re-lançado com novas músicas em 1978. A partir de 2007 a ​​versão original é difícil de encontrar, mas em 1978 foi lançado em ambos VHS e DVD.

A 2006 versão animação por computador foi feito, dirigido e narrado por Scott Cawthon.

O romance é freqüentemente aludido no vídeo game Deus Ex: Invisible War . Saman, um caráter significativo, utiliza suas alegorias para criar efeitos em seu discurso; "Inimigo Young, teu nome é flexível ... você dobrar sua orelha para o mundano Wiseman, para continuar a analogia arcaico.". Se o jogador faz a escolha para o outro com a facção Templar no final do jogo, depois do cinema, a citação aparece, tomadas, tanto do romance e Provérbios 21:16 - "Aquele que anda desviado do caminho do entendimento, repousará na congregação dos mortos ". Curiosamente, as ações do jogador para com a facção Templar não são totalmente ao contrário da luta dos cristãos ao longo do progresso do peregrino.

Em 1993, o popular drama de rádio cristã, Adventures in Odyssey(produzido pelaFocus on the Family), contou com uma história de duas partes, intitulado "O Peregrino: Revisited".

Em 1989, a Porta de Orion, um produtor de bíblicas / espirituais áudio dramas produziu "O Peregrino" como uma dinâmica 6 horas de áudio dramatização. Amostras e mais informações podem ser encontradas em http://www.OrionsGate.org. Esta produção foi seguido alguns anos mais tarde por "Christiana: progresso do peregrino Parte II", uma outra dinâmica oito horas de áudio dramatização.

Em 2009 noSan Antonio Independent Film Festival Cristão, a adaptação O Peregrino: Journey to Heavenrecebeu uma nomeação para melhor filme independente de longa-metragem e uma nomeação para melhor trilha sonora.

O Blue Ocean tem uma canção chamada "Vanity Fair" em seu álbumentre algo e nadasobre a cidade na história.

O filme familiar "O Wylds" foi inspirado por O Peregrino.

Edições

  • James Clarke & Co Ltd, 1987,ISBN 0-7188-2164-5
  • Oxford no Clarendon Press, editado por James Wharey e Roger Sharrock, proporcionando uma edição crítica de todas as 13 edições de ambas as partes da vida do autor, 1960,ISBN 0-19-811802-3
  • Classics edição de Oxford Mundo, editado pela WR Owens, Oxford, 2003,ISBN 978-0-19-280361-0
  • Penguin Books, editado com uma introdução por Roger Sharrock, Londres, 1965,ISBN 0-14-043004-0
  • Pocket Books, New York, 1957
  • Altemus Edition, Henry Altemus, 507, 509, 511 e 513 Cherry Street, Philadelphia, 1891

Edições abreviadas

  • O Peregrino da Criança . A história tirada do trabalho de John Bunyan. New York: Sheldon and Company, 1866.

Retellings

  • "Progresso do Peregrino O Aussie" por Kel Richards. Ballarat: Strand Publishing, 2005.
  • Sonho História de John Bunyan: Progresso do Peregrino recontada para crianças e adaptado à leitura da escola por James Baldwin. New York: American Book Co., 1913.
  • O Peregrino de John Bunyan como recontada por Gary D. Schmidt & ilustrado por Barry Moser Publicado por William B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, Michigan. Copyright 1994.
  • " The Land of Far-Beyond ", de Enid Blyton.Methuen de 1942.
  • Pouco progresso do peregrino-Helen L. Taylor simplifica o vocabulário e conceitos para os leitores mais jovens, mantendo a linha da história intacta. Publicado pela Moody Press, um ministério de Moody Bible Institute, Chicago, Illinois, 1992, 1993.
  • O Peregrino ( graphic novel de Marvel Comics). Thomas Nelson, Inc., 1993.
  • O Peregrino - A 21st Century Re-revelador do clássico de John Bunyan- Gelo Seco Publishing, 2008 dirigido por Danny Carraleshttp://www.imdb.com/title/tt1000768/
  • O Peregrino de John Bunyan Cada criança pode ler . Editado por Jesse Lyman Hurlbut. Philadelphia: The John C. Winston Co., 1909.
  • O Peregrino em Inglês de hoje- como recontada por James H. Thomas (ISBN:) - Moody Publishers, 1971.
  • O Peregrino em palavras de uma sílaba por Mary Godolphin. London: Routledge George and Sons, 1869.
  • O Peregrino recontada e encurtou para os leitores modernos por Mary Godolphin (1884). Desenhos por Robert Lawson. Filadélfia: JB Lippincott Co., 1939. [a edição recentemente ilustrada da releitura por Mary Godolphin]
  • Progresso do New Amplified Pilgrim (ambos livro e áudio dramatizada ) - como recontada por James Pappas. Publicado por Orion Gate (1999). Uma versão ligeiramente ampliada e altamente dramatizada do original de John Bunyan. Grandes amostras de texto estão disponíveis em http://www.orionsgate.org
  • "Quest for Celestia: Um Reimagining deO Peregrino", de Steven James de 2006
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Pilgrim%27s_Progress&oldid=402890944 "