Conteúdo verificado

Thomas Hobbes

Assuntos Relacionados: Filósofos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Thomas Hobbes
Época Filosofia do século 17
(Filosofia Moderna)
Região Os filósofos ocidentais
Escola Contrato Social, realismo
Principais interesses Político filosofia , história , ética , geometria
Idéias notáveis fundador do moderno tradição do contrato social; na vida estado de natureza é "solitária, pobre, desagradável, brutal e curta"

Thomas Hobbes ( 05 de abril 1588 - 04 de dezembro 1679) foi um Inglês filósofo , cujo famoso 1651 livro Leviathan estabeleceu a base para a maior parte ocidental filosofia política a partir da perspectiva de teoria do contrato social e republicanismo clássico.

Hobbes é lembrado hoje por seu trabalho em filosofia política , embora ele contribuiu para uma diversificada gama de áreas, incluindo história , geometria , física de gases , teologia, ética , general filosofia e ciência política . Mas, mesmo assim conta de Hobbes da natureza humana como cooperação auto-interessado provou ser uma teoria duradouro no domínio da antropologia filosófica.

Juventude e educação

Thomas Hobbes nasceu em Wiltshire, Inglaterra em 05 de abril 1588 (algumas fontes dizem Malmesbury). Nascido prematuramente em 05 de abril de 1588, quando sua mãe ouviu falar da iminente invasão da Armada Espanhola , Thomas Hobbes mais tarde relatou que "minha mãe deu à luz gêmeos: eu e medo." Sua infância é quase um completo em branco, eo nome de sua mãe é desconhecida . Seu pai, também Thomas, o vigário de Charlton e Westport, abandonou seus três filhos ao cuidado de um irmão mais velho (o tio de Thomas júnior), Francis, quando forçado a fugir para Londres depois de ser envolvido em uma briga com um clérigo fora de sua própria igreja. Hobbes foi educado em Westport igreja de quatro anos de idade, passou para a Malmesbury escola e, em seguida, para uma escola particular mantida por um jovem chamado Robert Latimer, um graduado da Universidade de Oxford . Hobbes era um bom aluno, e por volta de 1603, ele subiu a Magdalen Hall, que está mais intimamente relacionada com a Hertford College, Oxford . O principal foi um puritano chamado John Wilkinson, e ele teve alguma influência sobre Hobbes.

Na universidade, Hobbes parece ter seguido o seu próprio currículo; ele estava "pouco atraído pela aprendizagem escolar". Ele não completou seu Grau BA até 1608, mas ele foi recomendado por Sir James Hussey, seu mestre em Magdalen, como tutor de William, o filho de William Cavendish, Barão de Hardwick (e mais tarde Conde de Devonshire), e começou uma conexão ao longo da vida com aquela família.

Hobbes tornou-se um companheiro para o mais jovem William e ambos participaram de um grand tour em 1610. Hobbes foi exposto a métodos científicos e críticos europeus durante a turnê em contraste com a filosofia escolástica que havia aprendido em Oxford. Seus esforços acadêmicos da época foram destinadas a um estudo cuidadoso de autores clássicos gregos e latinos, cujo resultado foi, em 1628, sua grande tradução de Tucídides ' História da Guerra do Peloponeso, a primeira tradução do que o trabalho em Inglês a partir de um manuscrito grego.

Embora ele associado com figuras literárias como Ben Jonson e pensadores como Francis Bacon , ele não estender os seus esforços na filosofia até depois de 1629. Seu empregador Cavendish, então o conde de Devonshire, morreu do praga em junho de 1628. A condessa viúva demitido Hobbes, mas ele logo encontrou trabalho, novamente como um tutor, desta vez para o filho de Sir Gervase Clifton. Esta tarefa, principalmente gasto em Paris, terminou em 1631, quando ele voltou a encontrar trabalho com a família Cavendish, tutoria, filho de seu pupilo anterior. Durante os próximos sete anos, bem como tutoria ele expandiu seu próprio conhecimento da filosofia, despertando nele a curiosidade sobre principais debates filosóficos. Ele visitou Florença em 1636 e mais tarde foi um debatedor regular em grupos filosóficos em Paris, realizada em conjunto por Marin Mersenne. A partir de 1637 ele se considerava um filósofo e estudioso.

Em Paris

Primeira área de Hobbes de estudo era um interesse na doutrina física de movimento e força física. Apesar de seu interesse por este fenômeno, desprezou o trabalho experimental como na física . Ele passou a conceber o sistema de pensamento para a elaboração de que ele iria dedicar sua vida. Seu esquema foi o primeiro a trabalhar fora, em um tratado separado, uma doutrina sistemática de corpo, mostrando como os fenômenos físicos foram universalmente explicável em termos de movimento, pelo menos como movimento ou ação mecânica foi então compreendido. Em seguida, ele destacou Homem do reino da Natureza e plantas. Depois, em outro tratado, ele mostrou o que específica movimentos corporais estavam envolvidos na produção dos fenômenos peculiares da sensação, conhecimento, afetos e paixões pelo qual o Homem entrou em relação com o homem. Por fim, ele considerou, em seu tratado coroação, como os homens foram transferidos para entrar na sociedade, e argumentou como este deve ser regulado se os homens não estavam a cair de volta para "brutalidade e miséria". Assim, ele propôs unir os fenômenos distintos de corpo, o homem, eo Estado.

Hobbes chegou em casa, em 1637, para um país dilacerado com o descontentamento que lhe interrompido a partir da execução ordenada de seu plano filosófico. No entanto, no momento do O parlamento curto que ele havia escrito não só o seu Human Nature, mas também De corpore político, que foram publicados em conjunto dez anos mais tarde como os elementos de direito. Isto significa que a sua doutrina política inicial não foi moldada pela Guerra Civil Inglês .

Quando em novembro 1640 a Longo Parlamento sucedeu ao Curto, Hobbes sentia que ele era um homem marcado pela circulação de seu tratado e fugiu para Paris. Ele não voltar para 11 anos. Em Paris, ele voltou para o círculo sobre Mersenne, e escreveu uma crítica do Meditações sobre Filosofia Primeira de Descartes , que foi impresso como em terceiro lugar entre os conjuntos de "acusações" anexas, com "respostas" de Descartes em 1641. Um conjunto diferente de observações sobre outros trabalhos de Descartes só conseguiu acabar com toda a correspondência entre os dois.

Ele também estendeu suas próprias obras um pouco, trabalhando na terceira seção, Sobre o cidadão, que foi concluída em novembro de 1641. Apesar de ter sido inicialmente apenas circulou, foi bem recebido. Ele então retornou ao trabalho duro nas duas primeiras seções do seu trabalho e publicou pouco, exceto por um pequeno tratado sobre óptica (Tractatus opticus) incluído na coleção de textos científicos publicados por Mersenne como Cogitata físico-mathematica em 1644. Ele construiu uma boa reputação nos círculos filosóficos e em 1645 foi escolhido com Descartes, Gilles de Roberval e outros, para arbitrar a controvérsia entre John Pell e Longomontanus sobre o problema da quadratura do círculo.

A Guerra Civil na Inglaterra

A Guerra Civil Inglês eclodiu em 1642, e quando o Royalist causa começou a declinar no meio de 1644, houve um êxodo de partidários do rei para a Europa. Muitos vieram para Paris e eram conhecidos por Hobbes. Este revitalizada interesses políticos de Hobbes ea Sobre o cidadão foi republicado e mais amplamente distribuída. A impressão foi iniciado em 1646 por Samuel de Sorbière através do Elsevier imprensa em Amsterdam com um novo prefácio e algumas novas notas de resposta às objeções.

Em 1647, Hobbes foi contratado como instrutor de matemática para o jovem Charles, Príncipe de Gales , que tinha vindo de Jersey por volta de julho. Este compromisso durou até 1648, quando Charles foi para a Holanda.

A empresa dos monarquistas exilados levaram Hobbes para produzir um livro de Inglês para expor sua teoria de governo civil em relação à crise política resultante da guerra. Foi baseado em um tratado inédito de 1640. O Estado, que agora parecia Hobbes, pode ser considerado como um grande homem ou monstro artificial ( Leviathan), composto por homens, com uma vida que pode ser traçado a partir de sua geração sob pressão das necessidades humanas para a sua dissolução por meio de conflitos civis provenientes de paixões humanas. O trabalho foi encerrado com um "Revisão e Conclusão" em geral, em resposta direta para a guerra que levantou a questão do direito do sujeito a alterações fidelidade quando o poder de um ex-soberano para proteger foi irremediavelmente ido. Também criticou as doutrinas religiosas em razão racionalistas na Commonwealth. A primeira edição pública foi intitulado Elementa philosophica de cive.

Frontispiece de Sobre o cidadão (1642)

Durante os anos da composição do Leviatã ele permaneceu em Paris ou nas proximidades. Em 1647 Hobbes foi ultrapassado por uma doença grave que lhe desativado por seis meses. Na recuperação deste distúrbio fatal próximo, ele retomou sua tarefa literária, e levou-a firmemente para a frente para conclusão até o ano 1650, tendo também traduziu seu trabalho antes Latina em Inglês. Em 1650, para preparar o caminho para a sua magnum opus, ele permitiu a publicação de seu mais antigo tratado, divididos em dois pequenos volumes separados ( Human Nature, ou os elementos fundamentais da Policie, e De corpore político, ou Elementos de lei, moral e politick). Em 1651 ele publicou sua tradução do Sobre o cidadão sob o título de Philosophicall Rudiments relativa Governo e Sociedade. Enquanto isso, a impressão do trabalho maior foi de prosseguir, e, finalmente, ele apareceu em meados de 1651, sob o título de Leviathan ou a Matéria, Forma e Poder de um Commonwealth, eclesiásticas e civis, com uma famosa gravura título páginas em que, por trás de colinas com vista para uma paisagem, não se erguia o corpo (acima da cintura) de um gigante coroado, composta de pequenas figuras de seres humanos ea espada rolamento e báculo nas duas mãos.

O trabalho teve impacto imediato. Logo Hobbes era mais louvados e lamentou que qualquer outro pensador de seu tempo. No entanto, o primeiro efeito da sua publicação era para cortar sua ligação com os monarquistas exilados, forçando-o a apelar ao governo Inglês revolucionário para a proteção. Os exilados poderia muito bem tê-lo matado; o espírito laico do seu livro irritou muito os anglicanos e católicos franceses. Hobbes fugiram de volta para casa, chegando em Londres, no inverno de 1651. Após a sua apresentação ao Conselho de Estado, ele foi autorizado a diminuir na vida privada em Fetter Lane.

Leviatã

Em Leviathan, Hobbes expôs a sua doutrina da fundação estados e legítimos governos - com base em teorias de contrato social, Leviathan foi escrita durante a. Guerra Civil Inglês ; grande parte do livro é ocupado com demonstrando a necessidade de uma autoridade central forte para evitar o mal da discórdia e guerra civil.

Começando a partir de um entendimento mecanicista do ser humano e as paixões, Hobbes postula o que seria a vida sem o governo, uma condição que ele chama de estado de natureza. Nesse estado, cada pessoa teria direito, ou licença, para tudo no mundo. Isso inevitavelmente leva ao conflito, uma "guerra de todos contra todos" ( bellum omnium contra omnes), e, assim, vidas que são "solitária, pobre, desagradável, brutal e curta" (xiii).

Para escapar desse estado de guerra, os homens no estado de natureza aderir a um contrato social e estabelecer uma sociedade civil . De acordo com Hobbes, a sociedade é uma população abaixo de um soberano autoridade, a quem todos os indivíduos que a sociedade ceder seus direitos naturais para o benefício da proteção. Quaisquer abusos de poder por esta autoridade devem ser aceites como o preço da paz. No entanto, ele também afirma que, em casos graves de abuso, a rebelião é esperado. Em particular, a doutrina da separação de poderes é rejeitada: o soberano deve controlar os poderes civis, militares, judiciais e eclesiásticas.

Opositores

John Bramhall

Hobbes agora virou-se para concluir o tratado fundamental de seu sistema filosófico. Ele trabalhou tão firmemente que De Corpore foi impresso pela primeira vez em 1654. Também em 1654, um pequeno tratado, da liberdade e da necessidade, foi publicado pelo Bispo John Bramhall, dirigida pelo Hobbes. Bramhall, uma forte Arminian, tinha conhecido e debatido com Hobbes e depois escreveu para baixo seus pontos de vista e os enviou em particular a ser respondida neste formulário por Hobbes. Hobbes devidamente respondeu, mas não para publicação. Mas um conhecido francês tomou uma cópia da resposta e publicou-o com "uma epístola extravagantemente elogiosa." Bramhall combatida em 1655, quando ele imprimiu tudo o que se passara entre eles (sob o título de A Defesa da Liberdade Verdadeira das ações humanas a partir de Antecedente ou Necessidade extrínseca). Em 1656 Hobbes estava pronto com as perguntas relativas à Liberdade, Necessidade e Possibilidade, no que ele respondeu "com uma força surpreendente" ao bispo. Como talvez a primeira exposição clara da doutrina do determinismo psicológico, próprias duas peças de Hobbes foram importantes na história da controvérsia livre-arbítrio. O bispo voltou à carga em 1658 com Os castigos de animadversions do Sr. Hobbes, e também incluiu um apêndice volumoso direito a captura de Leviathan a grande baleia. Hobbes nunca levou qualquer aviso de Os castigos.

John Wallis

Além da briga com Bramhall, Hobbes foi pego em uma série de conflitos desde o momento da publicação da sua De Corpore em 1655. Em Leviathan ele havia assaltado o sistema das universidades originais. Em 1654 Seth Ward (1617-1689), o Professor de Savilian de astronomia , respondendo em sua Academiarum Vindiciae aos assaltos por Hobbes e outros (especialmente John Webster) no sistema acadêmico. Erros em De Corpore, particularmente nas seções matemáticos, abriu Hobbes às críticas de John Wallis, professor Savilian de geometria. De Wallis Elenchus geomeiriae Hobbianae, publicada em 1655, continha uma crítica elaborada de toda tentativa de Hobbes a colocar as fundações da ciência matemática em seu lugar dentro do corpo geral de conhecimento fundamentado-a crítica que expôs a completa inadequação da matemática de Hobbes. Falta de de Hobbes rigor significava que ele passou-se em vãs tentativas de solucionar os problemas impossíveis que muitas vezes assaltado iniciantes auto-suficientes, seu interesse era limitado à geometria e ele nunca teve qualquer noção de todo o âmbito da ciência matemática. Ele foi incapaz de trabalhar com toda a consistência dos poucos pensamentos originais que ele tinha, e, portanto, era um alvo fácil. Hobbes teve o cuidado de remover alguns dos piores erros expostos por Wallis, antes de permitir que uma tradução em Inglês do De Corpore a aparecer em 1656. Mas ele ainda atacou Wallis em uma série de Seis Lições para os professores de Matemática em 1656.

Wallis tinha uma tarefa fácil em se defender contra as críticas de Hobbes, e ele aproveitou a oportunidade que lhe foi dada pela tradução do Inglês De Corpore para re-enfrentar Hobbes com suas inconsistências matemáticas. Hobbes respondeu com marcas da Geometria Absurdo, Língua Rural, Scottish Church Política, e Barbaridades de John Wallis, professor de Geometria e Doutor em Divindade. As investidas eram facilmente defendido pelo Wallis em uma resposta (Hobbiani puncti dispunctio, 1657). Hobbes, finalmente, refugiou-se em silêncio e houve paz por um tempo.

Hobbes publicou, em 1658, a seção final de seu sistema filosófico, completando o esquema que ele tinha planejado mais de vinte anos antes. De Homine consistia em sua maior parte de uma elaborada teoria da visão, cuja fundamental importância em relação à sua filosofia política tem sido muitas vezes negligenciado. O restante do tratado tratado superficialmente com alguns dos temas mais plenamente tratadas na natureza humana eo Leviatã.

Wallis tinha, entretanto, publicou outros trabalhos e, especialmente, um tratado abrangente sobre os princípios gerais de cálculo (Mathesis universatis, 1657). Hobbes, agora com o tempo em suas mãos, tomou para si a re-acender seu confronto. Ele decidiu mais uma vez para atacar os novos métodos de análise matemática e na primavera de 1660, ele conseguiu colocar suas críticas e afirmações em cinco diálogos com o título Examinatio et emendatio mathematicae hodiernae qualis explicatur em libris Johannis wallisii, com um sexto diálogo assim chamado, consistindo quase inteiramente de setenta ou mais proposições sobre o círculo e cycloid. Wallis, no entanto, não levaria a isca. Hobbes em seguida, tentou outra tática ter resolvido, como ele pensou, outro problema antigo, o a duplicação do cubo. Ele teve sua solução trouxe anonimamente em francês, de modo a colocar seus críticos fora o cheiro. Mal Wallis refutou publicamente a solução de Hobbes afirmou que o crédito dele, e fui mais extraviado do que nunca em sua defesa. Ele republicado-lo (em forma modificada), com suas observações, no final de 1661 um diálogo Latina, que ele havia escrito em defesa de sua doutrina filosófica. A Physicus Dialogus, sive De natura aeris atacou Robert Boyle e outros amigos de Wallis que estavam formando-se em uma sociedade (incorporada como a Royal Society em 1662) para a pesquisa experimental. Hobbes viu isso como uma contravenção direta do método de investigação física ordena na De Corpore. Os experimentos cuidadosos registrados em novos experimentos de Boyle tocando a Primavera do Ar (1660), que Hobbes escolheu tomar como o manifesto do novo "acadêmicos," parecia-lhe apenas para confirmar as conclusões que ele tinha fundamentados fora anos antes de princípios especulativos , e advertiu que se eles não estavam satisfeitos em começar de onde havia parado seu trabalho daria em nada. Para este Boyle diatribe mal concebida rapidamente respondeu com força e dignidade, mas foi a partir de Wallis de que a verdadeira retribuição veio, na sátira mordaz Hobbius Heauton-Timorumenos (1662). Hobbes parece ter sido "bastante perplexo com a pressa e giro de sarcasmo" e sabiamente manteve afastado de controvérsia científica por alguns anos.

No entanto, em resposta aos ataques mais pessoais Hobbes escreveu uma carta sobre si mesmo na terceira pessoa, Considerações sobre a reputação, lealdade, Manners e Religião de Thomas Hobbes. Nesta peça biográfica, ele disse a seus próprios e Wallis das "pequenas histórias durante a época da rebelião final" com tal efeito que Wallis não tentar uma resposta.

Geômetras

Depois de um tempo Hobbes começou um terceiro período de atividade controversa, que ele arrastou até sua nonagésimo ano. A primeira peça, publicado em 1666, De principiis et ratiocinatione geometrarum, foi um ataque a professores de geometria. Três anos mais tarde ele trouxe seus três realizações matemáticas juntos em Quadratura circuli, Cubatio sphaerae, Duplicitio cubii, e tão logo eles foram mais uma vez refutada por Wallis, reimpresso-los com uma resposta às acusações. Wallis, que prometera deixá-lo sozinho, refutou-lo novamente antes do fim do ano. A troca arrastou-se através de inúmeros outros papéis até 1678.

Vida posterior

Além de publicar alguns escritos infundada e controversos em matemática e física, Hobbes também continuou a produzir e publicar obras filosóficas. A partir do momento da Restauração ele adquiriu uma nova importância; "Hobbism" se tornou um credo moda que era o dever de "cada amante da verdadeira moralidade e religião" para denunciar. O jovem rei, ex-aluno de Hobbes, agora Charles II, lembrado Hobbes e chamou-o ao tribunal a conceder-lhe uma pensão de £ 100.

O rei era importante na proteção Hobbes quando, em 1666, a Câmara dos Comuns , introduziu uma lei contra o ateísmo e profanação. Nesse mesmo ano, em 17 out 1666, foi ordenado que o comité a que o projeto de lei foi encaminhado "deve ser habilitada a receber informações tocando livros como tendem ao ateísmo, blasfémia e profanação ... em particular ... o livro do Sr. Hobbes chamou o Leviatã" . Hobbes estava aterrorizado com a perspectiva de ser rotulado como um herege, e passou a queimar alguns de seus papéis comprometedores. Ao mesmo tempo, ele examinou o estado atual da lei de heresia. Os resultados de sua investigação foram anunciados pela primeira vez em três diálogos curtos adicionadas como um apêndice à sua tradução latina do Leviatã, publicado em Amsterdão em 1668. Neste apêndice, Hobbes teve como objetivo mostrar que, uma vez que o High Court of Comissão tinha sido colocado para baixo, não restou nenhum tribunal de heresia em tudo para que ele era favorável, e que nada poderia ser heresia, exceto se opor à Credo Niceno-Constantinopolitano, que, afirmava, Leviathan não fez.

A única conseqüência que veio do projeto de lei foi que Hobbes nunca poderia depois publicar qualquer coisa na Inglaterra sobre questões ligadas à conduta humana. A edição de 1668 de suas obras foi impresso em Amsterdã porque não conseguiu obter a licença do censor para sua publicação na Inglaterra. Outros escritos não foram feitas pública até depois de sua morte, incluindo Behemoth:. História das causas das guerras civis da Inglaterra e dos conselhos e artifícios pelos quais eles foram exercidas a partir do ano 1640 ao ano 1662 Por algum tempo, Hobbes não foi sequer autorizados a responder, o que quer que seus inimigos tentaram. Apesar disso, sua reputação no exterior foi formidável, e nobre ou estrangeiros aprenderam que vieram para a Inglaterra nunca se esqueceu de pagar seus respeitos ao velho filósofo.

Seus trabalhos finais foram uma mistura curiosa: uma autobiografia em verso latino em 1672, e uma tradução de quatro livros do Odyssey em "robusto" Inglês rimas que em 1673 levou a uma tradução completa de ambos Ilíada e Odisséia em 1675.

Em Outubro de 1679, Hobbes sofreu uma desordem da bexiga, que foi seguido por um derrame cerebral a partir do qual ele morreu em 04 de dezembro 1679. Ele se diz ter pronunciado as últimas palavras "um grande salto no escuro" em seus momentos finais da vida. Ele foi enterrado dentro de St. John the Baptist Church em Ault Hucknall em Derbyshire, Inglaterra .

Na cultura popular

  • Hobbes, o tigre em Bill Watterson de tirinha Calvin e Hobbes , foi nomeado após Thomas Hobbes, enquanto seu companheiro Calvin foi nomeado após o Reforma teólogo João Calvino .
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Hobbes&oldid=229662491 "