Conteúdo verificado

Tigre

Assuntos Relacionados: Geografia da Ásia

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Tigre

Mapa do Tigris- Eufrates de Bacias Hidrográficas
Origem Oriente Turquia
Boca Shatt al-Arab
Países da bacia Turquia , Iraque , Síria e Irã
Comprimento 1.900 km (1.150 mi)

O Tigre é o membro oriental dos dois grandes rios que definem a Mesopotâmia , juntamente com o Eufrates , que flui das montanhas da Turquia através do Iraque .

Etimologia

O original Nome sumério era Idigna ou Idigina, provavelmente a partir de * id (i) gina "água corrente", o que pode ser interpretado como "o rio rápido", em contraste com seu vizinho, o Eufrates, cujo ritmo vagaroso causou a depositar mais sedimento e construir uma cama maior do que o Tigris. Esta forma foi emprestado e deu origem a acadiano Idiqlat. Quer através de um Persa intermediário ou directamente a partir acadiano, a palavra foi adotado no grego como Tigris ("Τίγρης", que também é a palavra grega para " tiger "). No A Bíblia Hebraica, o rio foi chamado חִדֶּ֫קֶל (Ḥiddẹqel, KJV Tigre)

Em Turco, diş significa dente e também explica "nitidez". Pahlavi tigr significa "flecha", na mesma família como Old persa tigra- "pontas" (compare tigra-xauda), Tez persa moderno "sharp". No entanto, não parece que este era o nome original do rio, mas que ele (como a Formas semitas do nome) foi inventado como uma imitação do nome sumério indígena. Este é semelhante ao nome persa do Eufrates, Ufratu, que tem um significado em persa, mas ainda é modelado após o nome Purattu sumeriana.

Outro nome para o Tigre, usados desde o tempo do Império Persa , é Arvand Rud, literalmente Arvand River. Hoje, o nome Arvand Rud é o Nome persa para a confluência dos Eufrates rios Tigre e que em árabe é chamado Shatt al-Arab.

O nome do Tigre em línguas que foram importantes para a região:

Tigre fora Diyarbakir, Turquia.
Rio Tigre Fora Mosul, Iraque .
Língua Nome para Tigre
Acadiano Idiqlat
Árabe دجلة, Dijla
Aramaico דיגלת, Diglath
Armênio Տիգրիս, Tigre
Grego ἡ Τίγρης, -ητος, ele Tigres, -ētos;

ἡ, ὁ Τίγρις, -ιδος, ele, ho Tigre, -idos

Hebraico חידקל, Ḥîddeqel
Hurrian Aranzah
Curdo DICLE
Persa Persa antiga: Tigra; Persa Médio: Tigr; Persa moderno: دجله Dijle
Sumeriana Idigna / Idigina IDIGNA (Borger 2003 124 nr.) 𒈦𒄘𒃼
Siríaco ܕܩܠܬ Deqlaṯ
Turco Dicle
Rio Tigre em Bagdá

Descrição

O Tigre é de aproximadamente 1.900 quilômetros (1.180 milhas) de comprimento, levantando-se no Montanhas Taurus do leste da Turquia e que flui em uma direção geral sudeste até que se junta o Eufrates perto al-Qurnah no sul do Iraque. Os dois rios em conjunto formam o Hidrovia Shatt al-Arab, que deságua no Golfo Pérsico . Tigre é acompanhado por muitos afluentes, incluindo o Diyala e tanto o Alto e Baixo Rios Zab.

Bagdá , capital do Iraque, fica às margens do rio Tigre. A cidade portuária de Basra atravessa o Shatt al-Arab. Nos tempos antigos, muitas das grandes cidades da Mesopotâmia estava sobre ou perto do Tigre, água de desenho para irrigar a civilização dos sumérios . Notáveis cidades Tigre-secundários incluíram Nínive, Ctesiphon, e Seleucia, enquanto a cidade de Lagash foi irrigada por água Tigre entregue a ele por meio de um canal escavado em torno de 2400 aC. Cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, também está localizado no rio e seu nome deriva-lo.

Tigre tem sido uma importante rota de transporte num país em grande parte deserto. É navegável até Bagdá por raso-projecto de navios, mas jangadas são necessários para o transporte a montante Mosul. Rio comércio declinou em importância durante o século 20 como a Basra-Baghdad-Mosul ferroviária e estradas assumiu a maior parte do tráfego de mercadorias.

Gestão e qualidade da água

Rio Tigre em Mosul, Iraque .

Tigre é fortemente represado no Iraque e Turquia, para fornecer água para irrigar as regiões áridas e semi-desérticas que fazem fronteira com o vale do rio. Represamento também tem sido importante para evitar inundações no Iraque, para que o Tigre tem sido historicamente muito propensa seguinte degelo nas montanhas turcas cerca de abril. Recentes represamento turco do rio tem sido objecto de alguma controvérsia, tanto por seus efeitos ambientais dentro da Turquia e do seu potencial para reduzir o fluxo de água a jusante. Represa de Mosul, localizada no rio Tigre, é a maior represa do Iraque.

As forças da coalizão destruíram o Iraque de estações de tratamento de água durante a década de 1990 Guerra do Golfo, afetando a qualidade da água do Tigre. Uma vez que o Invasão do Iraque em 2003 o Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional tem renovado, ampliado e melhorado e água estações de tratamento de esgoto e relatórios de melhoria significativa na qualidade da água.

Religião

O Tigre aparece duas vezes na Bíblia. No Livro de Gênesis, o Tigre é o terceiro dos quatro rios que se ramificam do rio que saía do Jardim do Éden. Daniel recebeu uma de suas visões "Quando eu estava por esse grande rio Tigre".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tigris&oldid=229760182 "