Conteúdo verificado

Tiktaalik

Disciplinas relacionadas: insetos, répteis e peixes

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Tiktaalik roseae
Gama Temporal: Devoniano tardio , 375mA
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
No tiktaalik Museu Field, de Chicago.
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sarcopterygii
Ordem: Elpistostegalia
Clado: Stegocephalia
Género: Tiktaalik
Daeschler, Shubin & Jenkins, 2006
Espécies de tipo
Tiktaalik roseae
Daeschler, Shubin & Jenkins, 2006

Tiktaalik (pron .: / t ɪ k t ɑː l ɨ k /) É uma monoespec�icos gênero de extinção sarcopterygian da tarde (peixes com alhetas-lobo) Devoniano período, com muitas características semelhantes às de tetrápodes (animais de quatro patas). É um exemplo de várias linhas de antigos peixes desenvolver adaptações sarcopterygian aos habitats raso de água oxigênio-pobres de seu tempo, o que levou à evolução dos tetrápodes. Fósseis bem preservados foram encontrados em 2004 em Ellesmere Island em Nunavut, Canadá .

Tiktaalik viveu aproximadamente 375 milhões de anos atrás. Os paleontólogos sugerem que é representante da transição entre vertebrados não-tetrápodes (peixe) como Panderichthys, conhecido a partir de fósseis 380 milhões anos de idade, e primeiros tetrápodes como Acanthostega e Ichthyostega, conhecido a partir de fósseis cerca de 365 milhões de anos. Sua mistura de peixes primitivos e características de tetrápodes derivados levou um de seus descobridores, Neil Shubin, para caracterizar Tiktaalik como um " fishapod ".

Tiktaalik roseae é o único espécies classificadas em gênero. O nome Tiktaalik é um Inuktitut palavra que significa " burbot ", um peixe de água doce relacionadas com verdadeiro bacalhau . O "gênero fishapod" recebeu este nome depois de uma sugestão por Anciãos Inuit do Canadá 's Nunavut Territory, onde o fóssil foi descoberto. O nome roseae específico enigmaticamente homenageia um doador anônimo.

Pegadas de tetrápodes putativos encontrados na Polônia e relatados na revista Nature em janeiro de 2010 foram "seguramente datado" em 10 milhões de anos mais velho que o mais antigo conhecido elpistostegídeos. Se este é um registro verdadeiro tetrápode, Tiktaalik era um "relíquia de fim de sobreviver" ao invés da forma de transição inicial. Uma interpretação alternativa é que as pegadas polacas, que não têm impressões digitais, foram feitas por peixes de passeio

Descrição

Crânio exibição spiracle furos acima dos olhos

Tiktaalik fornece insights sobre as características dos parentes extintos mais próximos dos tetrápodes. Ao contrário de muitos fósseis de transição, mais fishlike anteriores, as "barbatanas" de Tiktaalik tem ossos do pulso básicos e raios simples reminiscente dos dedos. A homologia de elementos distais é incerto; tem havido sugestões que são homólogas a dígitos, embora esta seja incompatível com o modelo digital arco de desenvolvimento porque dígitos são supostos ser estruturas pós-axiais, e apenas três dos seguintes (reconstruída) oito raios de tiktaalik são pós-axial. No entanto, a série proximal pode ser directamente comparada com a ulnare e intermedium de tetrapodes. A barbatana foi claramente rolamento de peso, sendo anexado a um ombro maciço com escapular expandido e elementos coracóide e anexado ao corpo armadura, grandes cicatrizes musculares na superfície ventral do úmero, e altamente móveis articulações distais. Os ossos das barbatanas dianteiras mostram grandes facetas musculares, sugerindo que a fin era tanto muscular e tinha a capacidade de flexionar como uma articulação do pulso. Estas características de pulso-como teria ajudado a ancorar a criatura para o fundo atual em movimento rápido.

Restauração

Também notável é o espiráculos no topo da cabeça, o que sugere a criatura tinham pulmões primitivos, bem como as guelras. Este teria sido útil em águas rasas, onde a temperatura da água mais elevada reduziria o teor de oxigénio. Esta evolução pode ter levado à evolução de uma mais robusta caixa torácica, um traço evolucionário chave de criaturas vivas da terra. A caixa torácica mais robusto do Tiktaalik teria ajudado a apoiar o corpo do animal a qualquer momento se aventurou fora de um habitat totalmente aquático. Tiktaalik também faltava uma característica que a maioria dos peixes têm-ósseas placas na área de emalhar que restringir o movimento lateral da cabeça. Isso faz com que a primeira tiktaalik peixe conhecido por ter um gargalo, com a peitoral separar do crânio. Isso daria a criatura mais liberdade na caça presa em terra ou em águas rasas.

Em tarde Devoniano vertebrado especiação, descendentes de espécies pelágicas como - peixes barbatanas-lobo Eusthenopteron - exibiram uma sequência de adaptações:
  • Panderichthys, adequado para baixios lamacentos;
  • Tiktaalik com barbatanas de membros, como que poderia levá-la para a terra;
  • Primeiros tetrápodes em pântanos cheios de ervas daninhas, tais como:
    • Acanthostega que tinha pés com oito dígitos,
    • Ichthyostega com os membros.
Descendentes também incluiu peixes pelágicos com alhetas-lobo como espécies de celacantos.

Tiktaalik é um fóssil de transição; isso é o que os tetrápodes Anchiornis é a aves, troodonts e dromeossaurídeos. Embora possa ser que nem é ancestral para qualquer animal vivo, que servem como prova de que os intermediários entre tipos muito diferentes de vertebrados, uma vez que existem. A mistura de ambos os peixes e as características de tetrápodes encontrados no Tiktaalik incluem essas características:

  • Peixe
    • brânquias
    • escamas de peixe
    • nadadeiras dos peixes
  • "Fishapod"
    • meio-peixe, ossos dos membros meia-tetrápodes e articulações, incluindo a articulação do pulso funcional e irradiando, nadadeiras dos peixes-like em vez de dedos
    • meio-peixe, região da orelha meia-tetrápode
  • Tetrapod
    • costelas de tetrápodes
    • pescoço móvel tetrápode com cintura peitoral separado
    • pulmões tetrápodes
Ombro membro para fin

Tiktaalik geralmente tinha as características de um peixe-lobo barbatanas, mas com barbatanas dianteiras que caracterizam estruturas esqueléticas braço-como mais semelhante a um crocodilo , incluindo um ombro, cotovelo, e pulso. O fóssil descoberto em 2004 não incluía as barbatanas e cauda traseiras. Tinha fileiras de dentes afiados de um peixe predador, e o pescoço pode mover-se independentemente do seu corpo, o que não é possível em outros peixes. O animal tinha um crânio achatado semelhante a um crocodilo de; olhos em cima de sua cabeça, o que sugere que ele passou muito tempo olhando para cima; um pescoço e nervuras semelhantes às de tetrapodes, com as nervuras ser usado para apoiar o seu corpo e ajuda na respirando via pulmões; bem desenvolvidas garras adequadas para a captura de presas; e um pequeno Gill fenda chamado de espiráculo que, em mais derivados animais, tornou-se um orelha.

Os fósseis foram encontrados no " Formação Fram ", depósitos de sistemas de transmissão sinuosos perto do equador Devoniano, sugerindo uma animais bentônicos que vivia no fundo do águas rasas e talvez até mesmo fora da água por períodos curtos, com um esqueleto indicando que ele poderia suportar seu corpo sob a força da gravidade se na água muito rasa ou na terra. No período que, pela primeira vez, plantas de folha caduca estavam florescendo e anualmente derramamento folhas na água, atraindo pequenas presas em águas rasas quentes oxigênio-pobres que eram difíceis para os peixes maiores para nadar. Os descobridores disse que com toda a probabilidade, Tiktaalik flexionou seus proto-membros, principalmente no piso de córregos e pode ter-se puxado para a praia por breves períodos. Neil Shubin e Ted Daeschler, os líderes da equipe, foram à procura Ilha Ellesmere para fósseis desde 2000

" Nós estamos fazendo a hipótese de que esse animal era especializada para viver em sistemas de transmissão rasas, talvez habitats pantanosos, talvez até mesmo para algumas das lagoas. E talvez, ocasionalmente, usando suas nadadeiras muito especializadas, para mover-se por terra. E isso é o que é particularmente importante aqui. O animal está a desenvolver características que acabará por permitir que os animais de exploração da terra. "

-Ted Daeschler,

Descoberta

Site de descoberta de fósseis de Tiktaalik

Em 2004, três esqueletos fossilizados Tiktaalik foram descobertos em rochas formadas a partir de sedimentos do rio Neodevoniano sobre Ellesmere Island, Nunavut, em norte do Canadá. No momento da existência da espécie, ilha de Ellesmere foi parte do continente Laurentia (atual leste da América do Norte e Groenlândia ), que foi centrada na linha do equador e tinha um clima quente.

A notável descoberta foi feita por um paleontólogo que notou o crânio saindo de um penhasco. Durante a inspeção, o animal antigo foi encontrado para ser em excelente condição para um espécime 383 milhões de anos de idade.

A descoberta, feita pelos Edward B. Daeschler do Academia de Ciências Naturais, Neil H. Shubin do Universidade de Chicago, e Harvard University Professor Farish A. Jenkins, Jr, foi publicado em 6 de abril de 2006 emissão de Natureza e rapidamente reconhecido como um exemplo clássico de uma forma transitória. Jennifer A. Clack, uma Universidade de Cambridge, especialista em evolução tetrápode, disse de Tiktaalik, "É uma daquelas coisas que você pode apontar e dizer, 'Eu disse que isso iria existir," e lá está ele. "

Neil Shubin, um dos paleontólogos que descobriram o Tiktaalik, segurando um elenco de seu crânio
" Após cinco anos de escavação na ilha de Ellesmere, no extremo norte de Nunavut, que bateu a sujeira de pagamento: uma coleção de vários peixes tão bem preservado que seus esqueletos ainda estavam intactos. Como a equipe de Shubin estudou as espécies que viu a sua excitação que era exatamente o que faltava intermediário que eles estavam procurando. "Nós encontramos algo que realmente dividir a diferença bem no meio", diz Daeschler. "

- New Scientist,

Dando uma olhada detalhada no esqueleto interno da cabeça do Tiktaalik roseae, em 16 de outubro de 2008, edição da revista Nature, os pesquisadores mostram como Tiktaalik foi ganhando estruturas que poderiam permitir que se apoiar em terra firme e respirar ar, um passo intermediário-chave na a transformação do crânio que acompanhou a transição para a vida na terra dos nossos ancestrais distantes.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tiktaalik&oldid=537922820 "