Conteúdo verificado

Árvore

Assuntos Relacionados: Plantas

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Ash Comum ( Fraxinus excelsior),
uma árvore de folhas largas
Larício Europeia ( Larix decidua),
uma árvore conífera
Lepidodendron, um extinto lycophyte árvore

Em botânica , uma árvore é uma planta com uma haste alongada, ou tronco, apoiando folhas ou ramos.

Em alguns usos, a definição de uma árvore pode ser mais estreita, incluindo apenas lenhosas plantas, apenas as plantas que são utilizáveis como madeira serrada, apenas as plantas acima de uma altura especificada, ou apenas espécies perenes. No seu sentido mais amplo, incluem as árvores mais altas palmeiras , os samambaias, bananas e bambu.

Uma árvore normalmente tem muitos ramos secundários apoie claramente da terra pelo tronco. Este tronco normalmente contém tecido lenhoso para a força, e tecido vascular para transportar materiais a partir de uma parte da árvore para outro. Para a maioria das árvores é rodeado por uma camada de casca de árvore, que serve como uma barreira de protecção. Abaixo do solo, o ramo raízes e espalhar-se amplamente; que servem para ancorar a árvore e extracto de humidade e nutrientes do solo. Acima do solo, os ramos dividem em ramos e brotos menores. Os brotos tipicamente suportar folhas, que capturam energia luz e convertê-la em energia química por fotossíntese , fornecendo os alimentos necessários pela árvore para o seu crescimento e desenvolvimento.

Flores e frutas também podem estar presentes, mas algumas árvores, como as coníferas, em vez têm cones de pólen e sementes, cones e outros, como samambaias produzir esporos vez.

Árvores tendem a ser de longa duração, alguns que alcançam diversos mil anos de idade. O mais alto espécime conhecidas na Terra é 115,6 m (379 pés) e eles têm uma altura máxima teórica de 130 m (426 pés). Árvores foram em existência na Terra para 370 milhões anos. As árvores não são um grupo taxonômico, mas são um número de espécies de plantas que evoluíram de forma independente um tronco lenhoso e galhos como uma forma de torre acima de outras plantas e fazer pleno uso da luz solar.

As árvores desempenham um papel significativo na redução da erosão e moderar o clima. Eles removem o dióxido de carbono da atmosfera e armazenar grandes quantidades de carbono em seus tecidos. Árvores e florestas fornecem um habitat para muitas espécies de animais e plantas. As florestas tropicais são um dos mais biodiversos habitats no mundo. As árvores fornecem sombra e abrigo, madeira para construção, combustível para cozinhar e aquecimento, e frutas para alimentos, bem como com muitos outros usos. Em algumas partes do mundo, as florestas estão encolhendo como as árvores estão habilitados para aumentar a quantidade de terra disponível para a agricultura. Devido à sua longevidade e utilidade, árvores foram sempre respeitado e que desempenham um papel em muitas das do mundo mitologías .

Definição

Apesar de "árvore" é um termo de linguagem comum, não há definição precisa universalmente reconhecido que uma árvore é, nem botanicamente nem na linguagem comum.

Em seu sentido mais amplo, uma árvore é qualquer planta com a forma geral de uma haste alongada, ou tronco, que apoia os fotossintéticos folhas ou ramos a alguma distância acima do solo. As árvores são também tipicamente definida pela altura, com pequenas plantas a ser classificado como arbustos, no entanto, a altura mínima que define uma árvore varia amplamente, de 10 m a 0,5 m. Por estas definições mais amplas, grandes plantas herbáceas, como mamão e banana são as árvores, apesar de não ser considerado como árvores sob definições mais rigorosas.

Outro critério muitas vezes adicionados para a definição de uma árvore é que tem um lenhosa tronco. Essa definição exclui árvores herbáceas, como bananas e mamão. Monocotiledóneas tais como bambu e palmeiras podem ser consideradas árvores sob tal definição. Apesar de ser herbáceo e não sofrer crescimento secundário e nunca produtores de madeira, palmeiras e bambu podem produzir "pseudo-madeira" por lignifying células produzidas por meio de crescimento primário.

Além de definições estruturais, as árvores são comumente definida pelo uso. Árvores pode ser definida como plantas das quais madeira pode ser produzido.

Visão global

As árvores são uma adaptação evolutiva a competição por espaço, crescendo árvores mais altas são capazes de competir melhor para a luz solar. Eles modificaram as estruturas que lhes permitam crescer muito mais alto e se espalhar sua folhagem, como talos mais grossos que são compostas de células especializadas que agregam resistência estrutural e durabilidade. Eles são plantas perenes e durabilidade que podem aumentar seu tamanho a cada ano através da produção de troncos de madeira. Eles diferem dos arbustos, que são também as plantas lenhosas, por geralmente crescendo e ter uma única haste principal; mas a distinção entre uma pequena árvore e um arbusto grande nem sempre é claro, ainda mais confuso pelo fato de que as árvores podem ter o tamanho reduzido sob duras condições ambientais, tais como em montanhas e áreas subarctic. A forma de árvore tem evoluído separadamente nas classes não relacionadas de plantas em resposta aos desafios ambientais similares, tornando-se um exemplo clássico de evolução paralela. Com uma estimativa de 100 mil espécies , o número de árvores em todo o mundo pode total de vinte e cinco por cento de todos os vivos de plantas de espécies. Sua maior número crescer em tropical regiões e muitas destas áreas ainda não foram totalmente supervisionado por botânicos , fazendo da diversidade arbórea e varia pouco conhecida.

Árvores existir em dois grupos diferentes de plantas vasculares ou mais elevadas, o gimnospermas e o angiospermas. Ambos os grupos são plantas com sementes. As árvores de gimnospérmicas incluir coníferas, cicas, ginkgophytes e Gnetales. Árvores angiospermas também são conhecidos como árvores de folhas largas. A maioria das árvores são angiospermas eudicots, os "verdadeiros dicotiledôneas", assim chamado porque as sementes contêm dois cotilédones da semente ou folhas. Um número relativamente menor de outras árvores angiospermas são paleodicots; esses incluem Amborella, Magnólia, noz-moscada , abacate , entre outros.

Madeira dá resistência estrutural para uma haste de árvore que é utilizado para suportar a planta, uma vez que se torna maior. O sistema vascular de árvores permite que a água, nutrientes e outros produtos químicos a ser distribuídos em torno da planta, e sem ele árvores não seriam capazes de crescer tão grande como o fazem. As três partes principais de árvores incluem a raiz, caule, folhas e; eles são partes integrantes do sistema vascular que interliga todas as células vivas. Em árvores e outras plantas que se desenvolvem a madeira, o câmbio vascular permite a expansão de tecido vascular, que produz crescimento woody. Uma vez que este crescimento rompe a epiderme do caule, plantas lenhosas também têm um câmbio de cortiça que se desenvolve entre o floema. O câmbio cortiça dá origem a células de cortiça espessadas para proteger a superfície da planta e reduzir a perda de água. Tanto a produção de madeira ea produção de cortiça são formas de crescimento secundário.

Árvores são ou evergreen, ter folhagem que persiste e permanece verde durante todo o ano, ou decídua, derramando suas folhas no final do período vegetativo e, em seguida, tendo um período de dormência sem folhagem. A maioria das coníferas são sempre-vivas, mas lariços ( Larix e Pseudolarix) são caducifólias, deixando cair suas agulhas cada outono, e algumas espécies de cipreste ( Glyptostrobus, Metasequoia e Taxodium) galpão pequeno frondoso atira anualmente em um processo conhecido como cladoptosis. O coroa é um nome para a parte superior de uma árvore, incluindo os ramos e as folhas e a camada superior de uma floresta, formado pelas copas das árvores, é conhecido como o dossel. Um rebento é uma árvore nova.

Mudas de-como incluir algumas palmas que não são árvores, mas monocotiledôneas herbáceas que não se submetem crescimento secundário e nunca produzem madeira, e, portanto, não atendem à definição de árvore usada neste artigo. Em muitas palmas árvore-like, o broto terminal na haste principal é o único a desenvolver para que eles tenham altas, troncos não ramificados, com grandes folhas dispostas em espiral. Alguns dos fetos arbóreos, encomendar Cyatheales, têm formas de crescimento da árvore-like, que cresce até 20 metros (66 pés), mas eles são estruturalmente muito diferente de outras árvores: seus troncos são compostas de rizomas que crescem verticalmente e que são cobertos por numerosas raízes adventícias.

Distribuição

Em lugares onde o clima é adequado, as árvores são o vegetação clímax. Em algumas das regiões temperadas frescas, coníferas tendem a predominar, mas em grande parte do hemisfério sul, os trópicos, ou em climas quentes-temperado, árvores de folhas largas são mais comuns. Tolerância à sombra em árvores jovens varia entre as espécies, e pode determinar o padrão de sucessão florestal.

Mais de metade das espécies de plantas terrestres e animais na Terra são pensados para viver em florestas tropicais, embora estes ocupam apenas cinco por cento da área de terra. Nas regiões tropicais, com uma clima de monção, onde uma parte mais seca dos suplentes anos com um período úmido, diferentes espécies de árvores de folhas largas dominar a floresta, alguns deles sendo decídua.

Regiões tropicais com um secador savanna climáticas têm chuvas insuficientes para apoiar florestas densas; a copa não está fechado e muito sol atinge o solo que é coberto com grama e mato. Acacia e baobá são bem adaptados a viver em tais áreas.

Em temperadas frescas partes do mundo, particularmente no hemisfério norte, árvores de folhas largas folhas mortas tendem a ser substituídos por coníferas. O longo inverno frio não é adequado para o crescimento das plantas e árvores devem crescer rapidamente na curta temporada de verão, quando a temperatura sobe e os dias são longos. A luz é muito limitado sob a sua cobertura densa e pode haver pouca vida vegetal no chão da floresta, embora fungos podem abundam. Floresta similar é encontrada em montanhas onde a altitude faz com que a temperatura média para ser menor, reduzindo assim o comprimento da estação de crescimento.

Peças e função

Um jovem pinho vermelho (Pinus resinosa) com spread de raízes visíveis, como resultado da erosão do solo.

Raízes

As raízes de uma árvore servem para ancorar ao chão e recolher a água e os nutrientes para transferir a todas as partes da árvore, e para a defesa reprodução, sobrevivência, o armazenamento de energia e muitos, muitos outros fins. A primeira raiz produzida por um recém- germinado mudas é uma taproot que vai direto para baixo. Dentro de algumas semanas raízes ramo lateral para fora do lado deste e crescer horizontalmente através das camadas superiores do solo. Na maioria das árvores, a raiz da torneira, eventualmente, murcha e as extensas laterais permanecem. Perto da ponta das raízes mais finas são uma única célula pêlos radiculares. Estes estão em contacto imediato com as partículas do solo e pode absorver água e nutrientes, tais como de potássio em solução. As raízes necessitam de oxigênio para respiram e apenas algumas espécies, como o mangue ea lagoa cipreste (Taxodium ascendens) pode viver em solo alagado de forma permanente.

No solo, as raízes encontram a hifas de fungos. Muitos destes são conhecidos como micorriza e forma um relação mutualística com as raízes da árvore. Algumas são específicas a uma única espécie de árvore, o que não vai florescer na ausência de seu associado micorrízicos. Outros são generalistas e associado com muitas espécies. A árvore adquire minerais como o fósforo a partir do fungo enquanto ele obtém os produtos de hidratos de carbono da fotossíntese da árvore. As hifas do fungo pode ligar diferentes árvores e uma rede é formada, a transferência de nutrientes a partir de um lugar para outro. O fungo promove o crescimento das raízes e ajuda a proteger as árvores contra predadores e patógenos. Ele também pode limitar o dano feito a uma árvore pela poluição como os fungos acumular metais pesados dentro de seus tecidos. A evidência fóssil mostra que as raízes têm sido associados com fungos micorrízicos desde o início Paleozóico, 400 milhões anos atrás, quando a primeira plantas vasculares colonizaram a terra seca.

Algumas plantas, como o amieiros (Alnus spp.) têm um relação simbiótica com Frankia sp, uma bactéria filamentosa que pode fixar o nitrogênio do ar, convertendo-o em amônia. Eles têm nódulos radiculares actinorrízicas sobre suas raízes na qual as bactérias vivem. Este processo permite que a árvore para viver em habitats de nitrogênio baixos onde eles de outra forma seriam incapazes de prosperar. Os pesquisadores descobriram que certos hormônios vegetais chamado citoquininas iniciar a formação de nódulo da raiz e que esse processo está intimamente relacionado com os mecanismos envolvidos na associação micorrízica.

Foi demonstrado que algumas árvores são interligados através do seu sistema de raízes, formando uma colónia. As interligações são feitas pela inosculation processo, uma espécie de naturais enxerto ou soldadura de tecidos vegetais. Os testes para demonstrar essa rede são realizadas injetando produtos químicos, radioativos, por vezes, em uma árvore, e em seguida, verificando sua presença nas árvores vizinhas.

Contraforte raízes da sumaúma ( Ceiba pentandra)

As raízes são, em geral, uma parte subterrânea da árvore, mas algumas espécies de árvores têm evoluído raízes que estão aérea. Os efeitos comuns para raízes aéreas podem ser de dois tipos, para contribuir para a estabilidade mecânica da árvore, e para obter o oxigénio do ar. Um exemplos de aumento da estabilidade mecânica é a mangue-vermelho que se desenvolve prop raízes que laço fora do tronco e os galhos e descer verticalmente na lama. Uma estrutura semelhante é desenvolvido pela Banyan indiano. Muitas grandes árvores têm Raizes do suporte que se alargam para fora a partir da parte inferior do tronco. Estes preparar a árvore um pouco como suportes de ângulo e proporcionar estabilidade, reduzindo a oscilação em ventos fortes. Eles são particularmente prevalente em tropicais florestas tropicais , onde o solo é pobre e as raízes estão perto da superfície.

Algumas espécies de árvores desenvolveram extensões de raiz que saem do solo, a fim de obter oxigênio, quando não é disponível no solo por causa do excesso de água. Essas extensões de raiz são chamados pneumatophores, e estão presentes, entre outros, em mangue preto e lagoa cipreste.

Tronco

Beech ( Fagus sylvatica) tronco no outono

O principal objetivo do tronco é elevar as folhas acima do solo, a fim de overtop outras plantas e sombreamento-los para fora. Ele também executa a tarefa de transporte de água e nutrientes das raízes para as partes aéreas da árvore e para distribuir os alimentos produzidos pelas folhas para todas as outras partes, incluindo as raízes.

No caso de angiospermas e gimnospermas, a camada mais exterior do tronco é o casca e é na sua maioria composta de células mortas. Ele fornece, uma cobertura impermeável grossa para o tecido interno vivo. Ela protege o tronco contra a elementos, doença, animal ataque e incêndio. Ela é perfurada por um grande número de poros finos chamado de respiração lenticels através do qual o oxigênio se difunde. Bark, é continuamente substituído por uma camada de viva de células chamado cambium cortiça. O Avião Londres (Platanus × acerifolia) lança periodicamente sua casca em grandes flocos. Da mesma forma, a casca do bétula (Betula pendula) descama em tiras. Como perímetro da árvore expande, camadas mais recentes de casca são maiores em circunferência, e as camadas mais velhos desenvolvem fissuras em muitas espécies. Em algumas árvores, como o pinheiro (Pinus spp.), a casca exala pegajoso resina que impede atacantes enquanto que em seringueiras (Hevea brasiliensis) é um leitoso látex que escorre para fora. O quinino casca de árvore (Cinchona officinalis) contém substâncias amargas para tornar a casca intragável. Plantas árvore-como no Pteridophyta , Arecales , Cycadophyta e Poales tais como as samambaias, palmeiras, cicas e bambus não têm verdadeira casca, mas todos têm uma cobertura protetora exterior de alguma forma.

Embora as funções casca como uma barreira protetora, ele é atacado por si chato insetos, como besouros. Estes colocam seus ovos em fendas e as larvas mastigar o seu caminho através dos tecidos de celulose deixando uma galeria de túneis. Isso pode permitir que os esporos dos fungos para ser admitido e atacar a árvore. Doença do olmo holandês é causada por um fungo ( Ophiostoma sp.) Transportadas de um olmo árvore para outra por vários besouros. A árvore reage para o crescimento do fungo, bloqueando fora do tecido do xilema realização seiva para cima e de cima do ramo, e, eventualmente, toda a árvore, é privadas de alimento e morre. Na Grã-Bretanha na década de 1990, 25 milhões de olmos foram mortas por esta doença.

Uma seção de teixo (Taxus baccata) mostrando 27 anéis de crescimento anuais, pálido alburno e cerne escuro

A camada mais interior da casca é conhecido como o floema e esta está envolvida no transporte do seiva contendo os açúcares adicionados por fotossíntese para outras partes da árvore. É uma camada esponjosa mole de células vivas, alguns dos quais estão dispostas uma extremidade à outra para formar tubos. Estas são suportadas por células do parênquima que fornecem estofamento e incluem fibras para reforço do tecido. Dentro do floema é uma camada de células indiferenciadas uma célula de espessura chamado camada câmbio vascular. As células são continuamente dividindo, criando células do floema nas células fora e madeira conhecidos como xilema no interior.

O xilema recém-criado é o borne . Ela é constituída por células de condução de água e as células que são frequentemente associados vivos, e é geralmente de cor pálida. Ele transporta água e sais minerais das raízes para as partes superiores da árvore. A parte mais antiga, interior do alburno é progressivamente convertidos em cerne como novo sapwood é formado no câmbio. As células condutoras do cerne são bloqueados em algumas espécies, e as células circundantes estão mais frequentemente mortos. Cerne é geralmente de cor mais escura do que o alburno. É o núcleo central denso do tronco dando-lhe rigidez. Três quartos da massa seca do xilema é celulose, um polissacarídeo, e a maior parte do restante é lignina, um complexo polímero. A secção transversal através de um tronco de árvore ou um núcleo horizontal irá mostrar círculos concêntricos ou de madeira clara ou mais escura - anéis de árvores. Estes anéis são o anéis de crescimento anuais Também pode haver raios que em ângulo reto com anéis de crescimento. Estes são raios vasculares que são folhas finas de tecido vivo que permeiam a madeira. Muitas árvores mais velhas podem se tornar oca, mas ainda pode ficar de pé por muitos anos.

Gemas e crescimento

Magnólia pendentes ( Magnolia sp) broto.
Estourando castanha-( Aesculus) bud

Árvores não crescem geralmente continuamente durante todo o ano, mas principalmente ter surtos de expansão ativa seguidos por períodos de descanso. Este padrão de crescimento está relacionado às condições climáticas, o crescimento normalmente cessar quando as condições são ou muito frio ou muito seco. Em prontidão para o período inativo, árvores formam gomos para proteger o meristema, a zona de crescimento activo. Antes de o período de dormência, as últimas poucas folhas produzidas na ponta de uma balança de formulário galho. Estes são grossas, pequena e estreita embrulhado e coloque o ponto de crescimento em uma bainha impermeável. Dentro deste bud existe uma haste rudimentar e bem dobrado folhas em miniatura, pronto para expandir quando a próxima estação de crescimento chega. Buds formar também nas axilas das folhas prontas para produzir novos rebentos laterais. Algumas plantas, como o eucalipto, tem "botões nuas" sem escalas protetoras e algumas coníferas, como a Cipreste de Lawson, não tem botões, mas em vez disso têm pequenos bolsões de meristema escondido entre as folhas de escala semelhante.

Ao melhorar as condições de crescimento, tais como a chegada de um clima mais quente e os dias mais longos associados com a primavera em regiões temperadas, o crescimento começa novamente. A filmagem em expansão empurra seu caminho para fora, derramando a balança no processo. Estes deixar cicatrizes na superfície do galho. O crescimento de todo o ano pode ocorrer em apenas algumas semanas. A nova haste é não lenhosos, em primeira e pode ser verde e felpudo. Palmeiras tem suas folhas arranjadas espiral em um tronco não ramificado. Em algumas espécies de árvores em climas temperados, um segundo surto de crescimento, Lammas crescimento pode ocorrer que se acredita ser uma estratégia para compensar a perda de folhagem cedo para predadores de insetos.

Crescimento primário é o alongamento do caule e raízes. Crescimento secundário consiste de um espessamento progressivo e fortalecimento dos tecidos como a camada exterior da epiderme é convertido em casca e a camada de câmbio cria novas células do floema e xilema. A casca é inelástica. Mais cedo ou mais tarde, o crescimento de uma árvore desacelera e pára e fica sem mais alto. Enquanto a coroa permanece em equilíbrio com as raízes da árvore deve permanecer saudável, mas sua capacidade de se defender contra o ataque de fungos é diminuída. Se ocorrer danos a árvore pode, em tempo tornar-se oco.

Folhas

Brotos, folhas, flores e frutos de carvalho ( Quercus robur)
Buds, folhas e estruturas reprodutivas de abeto branco ( Abies alba)

As árvores são muito mais alto do que herbácea ou arbustiva plantsand garantindo canto superior maioria das folhas são abastecidas com água proveniente do sistema de raiz requer que a água é elaborado através do xilema das raízes pela sucção produzido como se evapora das folhas. Se a água é insuficiente as folhas vão morrer.

As folhas de árvores vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos que têm evoluído em resposta a pressões ambientais, incluindo climáticas e predação. Eles podem ser amplo ou em forma de agulha, simples ou composto, ou lobadas todo, liso ou peludo, delicada ou difícil, deciduous ou verde. As agulhas de árvores coníferas são compactos, mas são estruturalmente semelhantes aos de árvores de folha larga. Eles são adaptados para a vida em ambientes onde os recursos são baixos ou a água é escassa. Solo congelado pode limitar a disponibilidade de água e coníferas são freqüentemente encontrados em lugares mais frios em altitudes mais elevadas e latitudes mais elevadas do que as árvores com folhas largas. Em muitos casos, seus galhos pendem em um ângulo para o tronco que diminui a probabilidade de quebrar quando sobrecarregados pela neve. Árvores com folhas largas em regiões temperadas tem uma estratégia diferente para lidar com clima de inverno. Quando os dias ficam mais curtos ea temperatura começa a diminuir, as folhas não faz mais novo clorofila e os pigmentos vermelhos e amarelos já presente nas lâminas se tornar aparente. Síntese na folha de uma hormônio vegetal chamado auxina também cessa. Isso faz com que as células na junção do pecíolo e do galho para enfraquecer e, mais cedo ou mais tarde, as rupturas comuns e os carros alegóricos da folha no chão. Em regiões tropicais e subtropicais, muitas árvores manter suas folhas durante todo o ano. Folhas individuais podem cair de forma intermitente e será substituído por um novo crescimento, mas a maioria das folhas permanecem intactas por algum tempo. Outras espécies tropicais e aqueles em regiões áridas pode lançar todas as suas folhas anualmente em um determinado momento do ano. Muitas vezes esta coincidirá com o início da estação seca ou algum outro acontecimento climático. Muitos flor árvores de folha caduca antes de as folhas novas emergem.

Reprodução

Forma, folhas e estruturas reprodutivas da rainha sagu Cycas circinalis

Formas de árvore são encontrados numa ampla variedade de plantas e as suas estratégias reprodutivas são substancialmente as mesmas como arbusto ou formas de plantas herbáceas.

Muitas plantas são polinizadas pelo vento, que pode ser uma adaptação evolucionária para tirar vantagem da alta velocidade do vento acima do solo, em particular no caso daqueles que produzem pólen antes que as folhas emergir. Uma vasta quantidade de pólen é produzido devido à baixa probabilidade de os desembarques de grãos em particular em uma flor fêmea apropriada. Flores polinizadas pelo vento de árvores de folhas largas são caracterizados por uma falta de peças vistosas, nenhum cheiro e uma produção abundante de pólen, muitas vezes com árvores do sexo feminino flores masculinas e femininas separadas, ou masculino separadas. As flores masculinas pode ser elevado em cima da árvore, muitas vezes sob a forma de oscilação catkins. As flores femininas podem ser mais baixos para baixo da árvore. O pólen de pinheiro árvores contém sacos de ar que lhe conferem dinamismo e tem sido conhecida a viajar até 800 km (500 mi). O pólen das árvores pode causar alergias . Um bom exemplo seria febre dos fenos, que pode ser causada pelo pólen.

Sementes

As sementes são a principal maneira que as árvores se reproduzem e suas sementes variam muito em tamanho e forma. Alguns dos maiores sementes provenientes de árvores, mas a maior árvore, Sequoiadendron giganteum, produz uma das menores sementes de árvores. A grande diversidade de árvores em frutas e sementes reflete as muitas maneiras diferentes espécies de árvores que evoluíram para dispersar sua descendência.

A espécie existente única de Ginkgophyta (Ginkgo biloba) tem sementes carnudas produzidos nas extremidades dos ramos curtos em árvores do sexo feminino, e Gnetum, um grupo tropical e subtropical de gimnospermas produzir sementes na ponta de um eixo de tiro. As sementes de coníferas, o maior grupo de gimnospermas, são colocados em um cone ea maioria das espécies possuem sementes que são leves e papery que pode ser soprado distâncias consideráveis, uma vez livres do cone. Às vezes, a semente permanece no cone por anos à espera de um evento de disparo para liberá-lo. Fogo estimula a liberação e germinação de sementes de jack pinho, e também enriquece o solo da floresta com cinzas de madeira e remove vegetação concorrente. Do mesmo modo, um número de angiospérmicas incluindo Cyclops acácia e Acácia mangium tem sementes que germinam melhor após a exposição a temperaturas elevadas.

Vento dispersa sementes de olmo ( Ulmus ), cinzas ( Fraxinus ) e sicômoro ( Acer pseudoplatanus)

Angiospermas produzem árvore sementes em uma grande variedade de frutas, algumas delas incluem bolota, porca, berrie, pome, drupas, samaras, hesperdium, cápsula e legume.

Para a semeadura de árvore a crescer em uma árvore adulta que precisa de luz e espaço, se as sementes só caiu direto para o chão, a concorrência entre as mudas concentrados e à sombra do pai provavelmente iria impedi-lo de florescimento. Muitas sementes, tais como bétula são pequenos e têm asas semelhantes a papel para ajudar a dispersão pelo vento. Ash e árvores maples têm sementes maiores, com lâmina em forma de asas que espiralam para o chão quando for libertado. O sumaúma árvore tem tópicos felpudo para pegar a brisa. O árvore de chama não depende de fogo, mas atira suas sementes através do ar quando os dois lados de suas longas vagens rachar além explosivamente na secagem. Os catkins miniatura cone-like de Amieiros produzem sementes que contêm pequenas gotículas de óleo que ajudam a dispersar as sementes sobre a superfície da água. Manguezais crescem frequentemente na água e algumas espécies têm propágulos, que são frutos flutuantes com sementes que começam a germinação antes de se soltar da árvore-mãe. Estes flutuar na água e podem se alojar em bancos de lama emergentes e com êxito raízes. Outras sementes, tais como maçã pips e ameixa pedras, têm recipientes carnudas e frutos menores, como hawthorns têm sementes fechados no tecido comestível; aves e animais comem os frutos e as sementes são eliminados ou são consumidos e passar através do intestino a ser depositado nas fezes do animal bem longe da árvore-mãe. Em alguns casos, a germinação é melhorada por ser processado desta maneira. porcas e outras sementes grandes são recolhidas por animais que escondem em caches qualquer não imediatamente consumido. Muitos desses caches nunca são revisitados, a porca-caixa amolece com chuva e do gelo e a semente germina na primavera. Pinhas pode ser acumulado de forma semelhante por esquilos vermelhos , e ursos pardos que invadem os caches também pode ajudar a dispersar a semente.

História evolutiva

Palms e cicadáceas como eles poderiam ter aparecido no meio Terciário

Os primeiros organismos árvore-como foram samambaias, cavalinhas e lycophytes, que cresceram em florestas no Carbonífero período. O primeiro pode ter sido árvore Wattieza, fósseis, dos quais foram encontrados no Estado de Nova Iorque, em 2007, que datam do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris foi a primeira árvore conhecida. Ambos reproduzida por esporos, em vez de sementes e são considerados como sendo as ligações entre fetos e o gimnospermas que evoluíram no Triássico período. As gimnospermas incluem coníferas, cicas, Gnetales e ginkgos e estes podem ter aparecido como resultado de um evento genoma duplicação todo, que teve lugar cerca de 319 milhões de anos atrás. Ginkgophyta era uma vez um grupo diversificado generalizada de que o único sobrevivente é a árvore de maidenhair Ginkgo biloba. Este é considerado como um fóssil vivo porque é praticamente inalterado desde os espécimes fossilizados encontrados em depósitos do Triássico.

Durante o Mesozóico (245 a 65 milhões de anos) as coníferas floresceu e tornou-se adaptaram a viver em todos os principais habitats terrestres. Posteriormente as formas de árvore plantas com flores evoluíram durante o Cretáceo período. Estes começaram a dominar as coníferas, durante o Era terciária (65-2000000 anos atrás), quando as florestas cobriam o globo. Quando o clima esfriou 1500 mil anos atrás eo primeiro de quatro eras glaciais ocorreram, as florestas recuado como o gelo avançou. No interglaciais, árvores recolonised a terra apenas para ser levado de volta novamente para o início da próxima idade do gelo.

Árvore ecologia

As árvores são uma parte importante do terrestre ecossistema, proporcionando essencial habitat para uma comunidade de organismos. Plantas epífitas, como samambaias , musgos, hepáticas alguns, orquídeas e algumas espécies de plantas parasitas (por exemplo, visco ) pendurar dos ramos; estes, juntamente com líquenes arbóreas, algas e fungos fornecer micro-habitats para si e para outros organismos, incluindo animais. Folhas, flores e frutos são sazonalmente disponível. No chão, debaixo das árvores há sombra, e muitas vezes há vegetação rasteira, maca da folha, galhos caídos e / ou madeira em decomposição que fornecem outro habitat. Árvores estabilizar o solo, evitando a rápida run-off da água da chuva, ajudar a prevenir a desertificação, a ter um papel no controle do clima e ajuda na manutenção da biodiversidade eo equilíbrio dos ecossistemas.

Muitas espécies de árvore apoiar as suas próprias especializados invertebrados . Em seu habitat natural, 284 espécies diferentes de insetos foram encontrados no carvalho Inglês ( Quercus robur) e 306 espécies de invertebrados no carvalho da Tasmânia ( Eucalyptus obliqua). Espécies de árvores não nativas fornecer uma comunidade menos biodiversidade, por exemplo, no Reino Unido, o sicômoro ( Acer pseudoplatanus), que se origina do sul da Europa, tem poucas espécies de invertebrados associados, embora sua base rica casca dá suporte a uma ampla gama de líquenes, briófitas e epífitas.

As árvores podem desempenhar um papel no desenvolvimento de um ecossistema, por exemplo, em manguezais as raízes das árvores de mangue reduzir a velocidade do fluxo das correntes de maré e sedimentos, portanto, à base de água armadilha, levando ao longo do tempo a uma redução da profundidade da água ea criação de condições adequadas para posterior colonização mangue. Assim manguezais tendem a estender ao largo em locais adequados. Os manguezais também fornecer um buffer eficaz contra os efeitos mais nocivos da ciclones e tsunamis.

Usos

Silvicultura é a prática de controlar a criação, o crescimento, composição, saúde e qualidade das florestas, que são áreas que têm uma alta densidade de árvores. Árvores cultivadas são plantadas e cuidadas por seres humanos, geralmente porque eles fornecem alimentos (frutas ou nozes), beleza ornamental, ou algum tipo de produto de madeira que beneficia as pessoas. Uma pequena área arborizada, geralmente sem vegetação rasteira, é chamado de um bosque e um pequeno bosque ou mata de árvores e arbustos é chamado de um bosque ou bosque. Uma grande área de terra coberta por árvores e vegetação rasteira é chamado de floresta ou floresta . Uma área de floresta composta principalmente de árvores estabelecido pelo plantio ou semeadura artificial é conhecido como uma plantação e uma área de terra plantada com árvores de fruto ou de nozes é um pomar. Vários biótopos são definidos em grande parte pelas árvores que os habitam, sendo exemplos floresta tropical e taiga . Uma paisagem de árvores dispersas ou espaçadas através da pastagem é chamado de savana. Uma floresta de grande idade é chamado de floresta antiga e uma floresta em seu estado natural, antes de serem explorados ou explorados pelo homem é uma floresta virgem. As árvores têm valor de conservação e adicionar interesse para a paisagem. Eles podem ser plantadas como espécimes isolados em sebes ou como cintos de abrigo. Elas fornecem sombra para as pessoas e animais. Eles podem ser plantadas em grandes avenidas em parque ou ao longo de estradas da cidade e do país.

Comida

O mel de floresta
Bordo de açúcar ( Acer saccharum) a ser aproveitado

As árvores são a fonte de muitos dos mais conhecidos frutos carnosos do mundo. Maçãs, peras, ameixas, cerejas e frutas cítricas são todos cultivados comercialmente em climas temperados e uma grande variedade de frutas comestíveis são encontradas nos trópicos. Outras frutas comercialmente importante incluir datas, coco e outros frutos secos, figos e azeitonas. O óleo de palma é obtido a partir dos frutos da palma de óleo ( Elaeis guineensis ). Os frutos do cacaueiro ( Theobroma cacao ) são usadas para fazer o cacau e de chocolate e as bagas de árvores de café, ( Coffea arabica ) e ( Coffea canephora ), são processados ​​para extrair os grãos de café. Em muitas áreas rurais do mundo, frutos são coletados de árvores da floresta para o consumo.

Muitas árvores têm flores ricas em néctar que são atraentes para as abelhas. A produção de mel da floresta é uma indústria importante em áreas rurais do mundo em desenvolvimento, onde é empreendidas pelos apicultores de pequena escala utilizando métodos tradicionais. As flores do ancião ( Sambucus) são usados para fazer elderflower cordial e pétalas da ameixa ( Prunus spp.) Podem ser cristalizadas.

As folhas das árvores são amplamente reunidas como forragem para o gado e alguns podem ser comidos por seres humanos, mas eles tendem a ser ricos em taninos que os torna amargo. Folhas da árvore de curry ( Murraya koenigii) são comidos, os de kaffir cal Citrus × hystrix (por exemplo, Comida tailandesa) Ailanthus (por exemplo, em Pratos coreanos, tais como bugak) e as do loureiro Europeia ( Laurus nobilis) ea árvore de baía de Califórnia ( Umbellularia californica) são usados para aromatizar alimentos. Camellia sinensis, a fonte de chá , é uma árvore pequena, mas raramente atinge sua altura máxima, sendo fortemente podada para fazer pegar as folhas mais fácil.

Em climas temperados, há um movimento súbito de SAP no final do inverno como árvores preparar a explodir em crescimento. Na América do Norte, a seiva do bordo de açúcar ( Acer Saccharum) é mais frequentemente usado na produção de um líquido doce, xarope de bordo. Cerca de 90% da seiva é água, o restante sendo 10% de uma mistura de vários açúcares, e determinados minerais. A seiva é colhida fazendo furos nos troncos das árvores e recolher o líquido que flui para fora das torneiras inseridos. Ele é canalizada para um sugarhouse, onde é aquecido para concentrá-lo e melhorar o seu sabor. Um litro de xarope de bordo é obtido a partir de cada quarenta litros de seiva e tem um teor de açúcar de exatamente 66%. Um processo semelhante acontece no norte da Europa, quando o aumento da primavera na seiva do vidoeiro de prata ( Betula pendula ) é aproveitado e recolhidos. Isto é, quer bebido fresco ou é fermentado em uma bebida alcoólica. No Alasca, a seiva do vidoeiro doce ( Betula lenta ) é igualmente recolhidos e convertidos em xarope de bétula com um teor de açúcar de 67%. Seiva de bétula doce é mais diluído do que a seiva do bordo e cem litros são obrigados a fazer um litro de xarope de bétula.

Várias partes de plantas são utilizados como especiarias. Estes incluem canela, feita a partir da casca da árvore da canela ( Cinnamomum zeylanicum) etodos tempero, as pequenas frutas secas da árvore de pimento (Pimenta dioica).moscadaé uma semente encontrado no fruto carnudo da árvore de noz-moscada (Myristica fragrans) ecravo são os botões de flores fechados da árvore de cravo (Syzygium aromaticum).óleo de sassafrás é um aromatizante importante obtido a partir de destilação casca das raízes de (Sassafras albidum).

Combustível

Venda de lenha em um mercado

Madeira tem sido tradicionalmente usada para combustível, especialmente em áreas rurais. Em países menos desenvolvidos pode ser o único combustível disponível e coleta de lenha é muitas vezes uma tarefa demorada, uma vez que se torna necessário viajar mais e mais longe na procura de combustível. Muitas vezes, é queimado de forma ineficiente em um fogo aberto. Em países mais desenvolvidos outros combustíveis estão disponíveis e queima de madeira é uma escolha e não uma necessidade. Moderno fogões a lenha são muito combustível produtos eficientes e novas, tais como aglomerados de madeira estão disponíveis para queimar.

O carvão vegetal pode ser feita por um lento pirólise da madeira, por aquecimento, na ausência de ar num forno. Os ramos cuidadosamente empilhados, muitas vezes carvalho, são queimados com uma quantidade muito limitada de ar. O processo de conversão em carvão leva cerca de 15 horas. O carvão é utilizado como um combustível em churrasqueiras e por serralheiros e tem muitas utilizações industriais e outros.

Fumaça de madeira pode ser usado para preservar alimentos. No processo de defumação a quente a comida é exposta à fumaça e calor em um ambiente controlado. A comida é pronta para comer quando o processo estiver concluído, tendo sido tenro e aromatizado pela fumaça que tenha absorvido. No processo a frio, a temperatura não é deixada subir acima de 100 ° F (38 ° C) . O sabor da comida é reforçada, mas alimentos crus exige mais cozinhar. Se é para ser preservado, a carne deve ser curado antes de fumar frio.

Madeira

Marcenaria e treliças do telhado feito de fibra longa

Madeira tem sido um importante material, facilmente disponíveis para construção desde que os humanos começaram a construir abrigos. produtos de madeira de engenharia estão disponíveis, que ligam as partículas, fibras ou lâminas de madeira em conjunto com adesivos para formar materiais compósitos. Plásticos assumiram a partir de madeira para alguns usos tradicionais.

A madeira é utilizada na construção de edifícios, pontes, pegadas, pilhas, postes para linhas de energia, postes para barcos, adereços poço, dormentes, cercas, barreiras, cofragem para concreto, tubos, andaimes e paletes. Na construção civil é usado em trabalhos de marcenaria, para fazer vigas, treliças do telhado, telhas, Colmando, escadas, portas, janelas, placas de piso, piso em parquet, painéis e revestimentos.

A madeira é usada para construir carros, implementos agrícolas, barcos, canoas e na construção naval. Ele é usado para fazer móveis, cabos de ferramentas, caixas, escadas, instrumentos musicais, arcos, armas, jogos, prendedores de roupa, sapatos, vassouras, cestos, torneados, escultura, brinquedos, lápis, rolos, rodas denteadas, parafusos de madeira, barris, caixões , skittles, folheados, membros artificiais, remos, esquis, colheres de madeira, equipamentos desportivos e bolas de madeira.

A madeira é em polpa parapapel e utilizada na fabricação de papelão e transformado em produtos de madeira fabricados para uso em construção, tais comopainéis de fibras,painéis,madeira prensada e contraplacado.madeira de coníferas O é conhecido comode madeira macia, enquanto que de árvores de folha larga é hardwood.

Latido

Recentemente despojado sobreiro ( Quercus suber)

Cork é produzido a partir da casca grossa do sobreiro ( Quercus suber ). É colhida das árvores de vida cerca de uma vez a cada dez anos em uma indústria ambientalmente sustentável. Mais de metade da cortiça do mundo vem de Portugal e é largamente utilizado para fazer rolhas para garrafas de vinho. Outros usos incluem pisos, quadros de avisos, bolas, calçados, dicas de cigarros, embalagens, isolamento e juntas em instrumentos de sopro.

A casca de outras variedades de carvalho tem sido tradicionalmente usada na Europa para o curtimento de peles embora casca de outras espécies de árvores tem sido usado em outro lugar. O ingrediente activo, tanino, é extraído e depois de vários tratamentos preliminares, as peles são imersas numa série de cubas que contêm soluções em concentrações crescentes. O tanino faz com que a pele a tornar-se flexível, menos afetados pela água e mais resistente ao ataque bacteriano.

O tempero utilizadacanela é obtido a partir da casca a partir de uma série de espécies do género Cinnamomum

Pelo menos de cento e vinte drogas vir de fontes de plantas, muitas delas a partir da casca de árvores. Quinina origina a partir da quina ( Cinchona ) e foi durante muito tempo a solução de escolha para o tratamento de malária . A aspirina foi sintetizado para substituir o salicilato de sódio derivado a partir da casca de árvores de salgueiro ( Salix ) que tinham efeitos secundários desagradáveis. O fármaco anti-cancro paclitaxel é derivado a partir de taxol, uma substância encontrada na casca do teixo do Pacífico ( Taxus brevifolia ). Outras drogas árvore com base provêm da papaia ( Carica papaya ), a cássia ( Cassia spp. ), a árvore de cacau ( Theobroma cacao ), a árvore da vida ( Camptotheca acuminata ) e vidoeiro downy ( Betula pubescens ).

A casca papery da árvore de vidoeiro branco ( Betula papyrifera ) foi usado extensivamente por Nativos Americanos. Wigwams estavam cobertas por ele e canoas foram construídas a partir dele. Outros usos incluído recipientes para alimentos, caça e pesca, instrumentos musicais, brinquedos e trenós. Hoje em dia, chips de casca, um subproduto da indústria da madeira, são utilizados como cobertura morta e como um meio de cultura para plantas epífitas que precisam de um composto livre de solo.

Outros usos

Látex que está sendo coletado da seringueira ( Hevea brasiliensis)

O látex é uma secreção defensiva pegajosa que protege as plantas contra herbívoros. Muitas árvores produzem quando ferido, mas a principal fonte do látex usado para fazer a borracha natural é a seringueira Pará ( Hevea brasiliensis ). Originalmente usado para criar bolas saltitantes e para a impermeabilização de pano, borracha natural agora é usado principalmente em pneus para que materiais sintéticos provaram ser menos duráveis. O látex exsudado pela árvore balata ( balata ) é usado para fazer bolas de golfe e é semelhante a guta-percha, feita a partir do látex da "Getah perca" árvore Palaquium . Este também é usado como um isolante, particularmente de cabos submarinos, e em odontologia, bengalas e coronhas de armas. Verificou-se agora, em grande parte sido substituída por materiais sintéticos.

A resina é outra planta que exsudado pode ter um propósito defensivo. É um líquido viscoso composto principalmente de voláteis terpenos e é produzido principalmente por árvores coníferas. Ele é usado em vernizes, para fazer pequenas peças fundidas e em bolas de boliche de dez pinos. Quando aquecido, os terpenos são expulsos eo produto restante é chamado de "breu" e é utilizado por instrumentistas de cordas em seus arcos. Algumas resinas contêm óleos essenciais e são utilizados em incenso e aromaterapia. resina fossilizada é conhecida como âmbar e foi na maior parte formado no Cretáceo (145 a 65 milhão anos atrás) ou, mais recentemente. A resina que escorria de árvores, por vezes preso insetos ou aranhas e estes ainda são visíveis no interior do âmbar.

A árvore de cânfora ( cânfora) produz um óleo essencial e o eucalipto ( Eucalyptus globulus) é a principal fonte deóleo de eucalipto, que é usado em medicina, como uma fragrância e na indústria.

Cuidado

Árvores mortas representar um risco de segurança, especialmente durante ventos fortes e tempestades severas, e remoção de árvores mortas envolve um encargo financeiro, ao passo que a presença de árvores saudáveis ​​podem limpar o ar, aumentar os valores de propriedade, e reduzir a temperatura do ambiente construído e, assim, reduzir construir os custos de resfriamento. Durante períodos de seca , as árvores podem cair em estresse hídrico, o que pode causar uma árvore para se tornar mais suscetíveis a doenças e insetos problemas e, finalmente, pode levar à morte de uma árvore. Irrigar árvores durante os períodos secos pode reduzir o risco de estresse hídrico e da morte. A irrigação pode ser efectuada por utilização de uma mangueira de jardim, mangueira de imersão, aspersão, ou modificado balde de cinco litros.

Mitologia

Yggdrasil, o Ash Mundial (Norse)
Olhando para cima a partir da base da árvore do general Sherman

Árvores foram venerada desde tempos imemoriais. Para os antigos celtas, certas árvores teve um significado especial como o fornecimento de combustível, materiais de construção, objectos de ornamentação e armamento. Outras culturas têm igualmente reverenciado árvores, muitas vezes ligando as vidas e fortunas dos indivíduos a eles ou usá-las como oráculos. Na mitologia grega, dryads se acreditava serem tímidas ninfas que habitavam árvores. O Tree of Life ou World Tree ligados os mortos com os vivos e foi associado com a Deusa da Terra que trouxe a fertilidade.

O Pessoas Oubangui de oeste planta África uma árvore quando uma criança nasce. Como a árvore floresce, o mesmo acontece com a criança, mas se a árvore não prosperar, a saúde da criança é considerado em risco. Quando floresce é tempo para o casamento. Presentes são deixados na árvore periodicamente e quando o indivíduo morre, seu espírito vive na árvore.

As árvores têm as suas raízes na terra e seu tronco e os ramos estendidos para o céu. Este conceito é encontrado em muitas das religiões do mundo como uma árvore que liga o submundo e da terra e mantém-se os céus. O exemplo mais conhecido da mitologia europeia é a antiga Norse Yggdrasil. Na Índia, Kalpavriksha é uma árvore dos desejos que foi um dos nove jóias que emergiram do oceano primitivo. Ícones são colocados por baixo para ser adorado, ninfas da árvore habitam os ramos e concede favores para o devoto que amarram fios em volta do tronco. Democracia começou na América do Norte quando o grande pacificador formaram a Confederação Iroquois, inspirando os guerreiros dos originais cinco nações americanas para enterrar suas armas sob a Árvore da Paz, um pinheiro branco ( Pinus strobus ). Na história da criação na Bíblia , a árvore da vida e do conhecimento do bem e do mal foi plantada por Deus no Jardim do Éden.

Bosques sagrados na China, na Índia, na África e em outros lugares. Eles são lugares onde as divindades vivem e onde todos os seres vivos são ou sagrado ou são companheiros dos deuses. Folclore estabelece as sanções sobrenaturais que irão resultar se profanação ocorre por exemplo, a derrubada de árvores. Por causa de seu status de proteção, bosques sagrados podem ser as únicas relíquias da antiga floresta e tem uma biodiversidade muito maior do que a área circundante. Algumas antigas indianas divindades árvores, como Puliyidaivalaiyamman, a divindade Tamil do tamarindo , ou Kadambariyamman, associadas à árvore kadamba foram vistos como manifestações de uma deusa que oferece suas bênçãos dando frutos em abundância.

Árvores superlativos

O mais alto árvore viva é acreditado para ser um pau-brasil costa ( Sequoia sempervirens ) no Parque Nacional Redwood , Califórnia. Foi nomeado Hyperion e é 115,66 metros (379,5 pés) de altura. O mais alto latifoliada conhecido é uma goma de pântano ( regnans eucalipto ) que cresce na Tasmânia com uma altura de 97 metros (318 pés). A maior árvore em volume é acreditado para ser uma sequóia gigante ( Sequoiadendron giganteum ), conhecida como a árvore General Sherman no Sequoia National Park em Tulare County, Califórnia. Apenas o tronco é usado no cálculo e que o volume é estimado em 1.487 m³ (52.508 cu ft). Também na Califórnia é a árvore viva mais antiga com uma idade verificada. É um Great Basin bristlecone pinheiro ( Pinus longaeva ) chamado Matusalém crescendo nas Montanhas Brancas. Foi datado por perfuração uma amostra de núcleo e contagem dos anéis anuais e foi considerado 4.844 anos de idade em 2012. Pensa-se provável que outros pinheiros bristlecone exceder 5.000 anos de idade. Um pouco mais ao sul, em Santa Maria del Tule, Oaxaca, no México, é a árvore com o tronco mais amplo. É um cipreste Montezuma ( Taxodium mucronatum ) conhecido como Árbol del Tule e seu diâmetro à altura do peito é 11,62 m (38,1 pés) dando-lhe um perímetro de 36,2 m (119 pés). O tronco da árvore está longe de ser redondo e as dimensões exatas podem ser enganosas como a circunferência inclui muito espaço vazio entre as grandes raízes contraforte.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tree&oldid=545264043 "