Conteúdo verificado

Tsodilo

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Informações de fundo

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outros recursos escolas . Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Património Mundial da UNESCO
Tsodilo
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
Tsodilo pinturas rupestres 1.jpg
País Botswana
Tipo Cultural
Critérios i, III, VI
Referência 1021
Região UNESCO África
História inscrição
Inscrição 2001 (25 Sessão)

Tsodilo é um UNESCO Património Mundial localizado no noroeste do Botswana . Ele foi inscrito em 2001, devido à sua única religiosa e espiritual significado para as populações locais, bem como a sua ficha única de humano liquidação ao longo de muitos milênios. Ele contém mais de 4.500 pinturas rupestres em uma área de aproximadamente 10 km² dentro do deserto de Kalahari .

Geografia

Há quatro principais colinas. O mais alto é de 1400 metros AMSL e localizado na 18 ° 46'18 "S 21 ° 45'15" E Coordenadas: 18 ° 46'18 "S 21 ° 45'15" E. Este é o ponto mais alto em Botswana. Os quatro colinas são comumente descrito como o "Homem", este é o mais alto, o "Feminino", "crianças" e de um outeiro sem nome.

Há um parque de campismo gestão entre os dois maiores montes, com chuveiros e banheiros. É perto o mais famoso do San pinturas no local, a Laurens van der Post Panel. As colinas pode ser alcançado através de uma boa estrada de terra classificados e são cerca de 40 km de Shakawe. Também pelo parque de campismo é um pequeno museu. Há também uma pista de aterragem.

Laurens van der Post painel de 2006

Significado Cultural

Esses montes são de grande significado cultural e espiritual para o San povos do Kalahari. Eles acreditam que as montanhas são um lugar de descanso para os espíritos dos falecidos e que esses espíritos irá causar infelicidade e má sorte se alguém caça ou provoca a morte perto das colinas. O San pessoas acreditam estas colinas para ser o local da primeira Criação. Efetivamente, o povo San pintou mais de 4.500 pinturas rupestres contra as magníficas rostos de pedra dos Tsodilo Hills, tornando-se um dos locais de arte mais historicamente importantes do mundo. O San fez a maioria das pinturas, embora existam alguns por Bantu-falantes cujo estilo é diferente à do San. A idade exacta das pinturas não é conhecido, embora alguns são pensados para ser mais de 20.000 anos. As colinas contêm 500 sites individuais que representam milhares de anos de habitação humana. .

As colinas são referidos por atributos humanos - macho, fêmea, criança e primeira esposa do macho. A colina segundo mais alto é referido como a fêmea. O San pessoas acreditam que as grutas e cavernas deste monte, o monte "Feminino", são os lugares de descanso dos deuses mortos e vários que governam o mundo a partir daqui. O povo de Hambukushu acreditam que seu deus, Nyambe, inicialmente reduzido a sua tribo e gado para terra na colina do sexo feminino. Sua provas são-pegadas claramente gravadas em uma rocha, no alto da colina. (A palavra Tsodilo é derivado da palavra Hambukushu 'sorile ", que significa pura.) Na parte noroeste da colina do sexo feminino, a alguma distância acima do nível do solo é uma antiga mina que tem enchido com água. Esta água é considerada água benta e confere boa sorte para aqueles que lavam as suas caras com ele. O lugar mais sagrado está perto do topo da colina "masculino", o maior rock, onde é dito que o primeiro espírito se ajoelhou e orou após a criação do mundo. O San acreditar que você ainda pode ver a impressão de joelhos o primeiro 'Spirits na rocha. O menor morro é a "criança". Finalmente, segundo a lenda, o quarto colina foi a primeira mulher do morro do sexo masculino, a quem ele partiu para uma mulher mais jovem, e que agora anda no fundo.


Mapa de Botswana
Tsodilo Hills em North-West Botswana.

Pinturas Rupestres

De acordo com a UNESCO, há mais de 4.500 pinturas rupestres nas Tsodilo Hills. A maior parte do San pinturas rupestres são encontradas na colina "Feminino", sendo a mais famosa pintura "baleia", "Dois Rhinos" eo "Leão" na face oriental do "Pai". Algumas das pinturas foram datados de ser tão cedo quanto 24 mil anos antes do presente. Existem inúmeras pinturas, mas relativamente poucos nas colinas distantes. Na verdade, há tantas pinturas em lugares obscuros que é muito improvável que eles foram todos descobertos ou documentados.

Há trilhas recentemente e sinais instalados, mas as pinturas são difíceis de encontrar sem um guia experiente. Na verdade, os visitantes são obrigados a tomar um dos guias locais. Isso fornece dinheiro para a economia local e ajuda a proteger o local.

A enorme quantidade de arte rupestre atesta a sua importância para a família humana. Portanto, a UNESCO estabeleceu as colinas Tsodilo como Património Cultural da Humanidade.

Alegada como local de mais antigo ritual conhecido

Em 2006, o local conhecido como Rhino caverna tornou-se proeminente na mídia quando Sheila Coulson do Universidade de Oslo afirmou que os artefatos de 70.000 anos de idade e uma rocha que assemelha-se a cabeça de um python representando os primeiros conhecidos rituais humanos tinham sido descobertos. Ela também apoiou sua interpretação do site como um lugar de ritual com base em outros animais retratado: "Na caverna, encontramos apenas três animais mais importantes do San pessoas: o python, o elefante ea girafa Desde então, alguns dos arquivos. arqueólogos envolvidos nos inquéritos iniciais do site em 1995 e 1996, já contestou aquelas interpretações. Eles apontam que os entalhes (conhecidos pelos arqueólogos como cupules) descritos por Coulson não necessariamente todos de data para o mesmo período e que "muitas das depressões são muito fresco, enquanto outros são cobertos por uma pátina pesado. "Outros locais nas proximidades (mais de 20) também têm depressões e não representam animais. A Oriente Stone Age radiocarbono e termoluminescência namoro para este site não suporta a figura 70 mil anos, sugerindo datas muito mais recentes.

Discutindo a pintura, os arqueólogos dizem que o quadro descrito como um elefante é, na verdade, um rinoceronte, que a pintura vermelha de uma girafa é não mais do que 400 dC e que a pintura branca do rinoceronte é mais recente, e que os especialistas em arte rupestre acreditam que as pinturas vermelhas e brancas são por diferentes grupos. Eles se referem a interpretação de Coulson como uma projeção de crenças modernas ao passado e chamar a interpretação de Coulson uma história composta que é "flatout enganosas". Eles respondem a declaração de Coulson que estas são as únicas pinturas na caverna, dizendo que ela ignorou pinturas geométricas vermelhas encontradas na parede da caverna.

Eles também discutem os pontos Médio da Idade da Pedra queimadas, dizendo que não há nada de incomum na utilização de materiais não-locais. Eles repudiam a alegação de que não há ferramentas comuns foram encontrados no local, observando que muitos raspadores que são encontrados são ferramentas comuns e que não há evidência de fabricação de ferramentas no local. Discutindo a 'câmara secreta', eles apontam para a falta de provas para San xamãs utilizam câmaras em cavernas ou para um presente para ter sido usado de tal maneira.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tsodilo&oldid=411948218 "