Conteúdo verificado

Tufão Ewiniar (2006)

Assuntos Relacionados: Desastres Naturais

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Tufão Ewiniar (Ester)
Tufão ( JMA)
Categoria 4 tufão ( SSHS)
Tufão Ewiniar no seu auge como categoria 4 na escala de super tufão do JTWC
Formado 29 de Junho de 2006
Dissipado 11 de julho de 2006
Máximas ventos 10 minutos sustentada:
185 kmh (115 mph)
1 minuto sustentado:
240 kmh (150 mph)
Menor pressão 930 mbar ( hPa); 27.46 inHg
Fatalities Pelo menos 40 (sobretudo indirectos) 1
Dano $ 330.700.000 (2006 USD )
Áreas afetadas: Palau , Yap, no leste da China , Ilhas Ryukyu de Japão , Coréia do Sul , Coréia do Norte
Parte de Temporada de tufões no Pacífico de 2006

Tufão Ewiniar (designação internacional: 0603, designação do JTWC: 04W, designado por Ester Typhoon PAGASA e às vezes chamado de super tufão Ewiniar) foi a terceira tempestade nomeada da Temporada de tufões no Pacífico de 2006 e que durou 12 dias como um ciclone tropical, movendo-se em uma pista de geralmente o norte. Durante sua vida útil, ela afetou Palau , Yap, no leste da China , a Ilhas Ryukyu de Japão , Coreia do Sul , bem como a Coréia do Norte , ameaçando brevemente para fazer a terra firme na Coréia do Norte antes de fazer isso na Coreia do Sul. Ewiniar é responsável por pelo menos 40 mortes.

História meteorológica

Caminho da tempestade

Em 29 de junho de uma perturbação tropical persistente foi classificada como uma depressão tropical pelo JTWC enquanto leste de Palau . A depressão se mudou para noroeste e foi atualizado para a tempestade tropical 04W pelo JTWC no dia seguinte em 30 de junho, enquanto que o JMA chamado a tempestade tempestade tropical Ewiniar em torno do mesmo tempo. O nome "Ewiniar" foi apresentado pelo Estados Federados da Micronésia , e refere-se a um deus da tempestade tradicional de Chuuk.

Ewiniar mudou para o oeste-noroeste, ao longo dos próximos dois dias, trazendo fortes chuvas e inundações localizadas ao Ilhas Yap. Ewiniar virou-se para o noroeste e atingiu o seu pico de intensidade de 130 nós (240 km / h ou 150 mph) sobre o método de US windspeeds medição por médias de um minuto, ou 100 nós (185 km / h ou 115 mph) sobre o método internacional de windspeeds medição por médias de dez minutos, e sua pressão mínima de 930 hPa (mbar) . Ewiniar se virou para o norte e leste escovado China , forçando evacuações em muitas cidades.

Ewiniar gradualmente enfraqueceu enquanto se movia sobre águas mais frias, e fez a terra firme em Coreia do Sul em 10 de julho como uma tempestade tropical severa, ter ameaçado brevemente para fazer a terra firme na empobrecida Coréia do Norte . Ewiniar passou dentro de 50 km (30 milhas) de Seul enquanto se movia em todo o país antes de se tornar extratropical sobre o Mar do Japão no dia seguinte. Ewiniar também já havia escovado o Ilhas Ryukyu de Japão .

Preparativos

República Popular da China

Ewiniar como um tufão de categoria 3-equivalente em 04 de julho

Como Ewiniar começou a ameaçar a costa da China , o governo em Pequim ordenou evacuações de emergência para todos os moradores de áreas baixas. A relataram 7.634 pessoas foram retiradas de Ningbo, e mais de 8.000 navios foram convidados a retornar para atracar em portos em Ningbo e Zhoushan. A sede municipal de controle de enchentes em Xangai também pediu aos funcionários para se preparar para o tufão se aproximando, o que estava previsto para começar a afetar a cidade em 9 de julho.

Japão

Como Ewiniar começou a aproximar-se do Ilhas Ryukyu, Sasebo Base Naval em Kyushu anunciou uma Condição Ciclone Tropical de Prontidão 3 a 4 pm, hora local em 07 de julho, enquanto um dia antes, em 06 de julho, o USS Harpers Ferry teve unanchored do porto para uma área de condições meteorológicas mais seguras. O USS Essex também evacuaram a área em 7. O julho USS Juneau e USS Bowditch, no entanto, ambos permaneceram ancorados em Sasebo, enquanto o USS Guardian e USS Safeguard foram ambos se mudou para um nas proximidades doca seca.

Ewiniar ao sudoeste de Jeju pouco antes de a terra firme no Península Coreana.

Tudo Estações de militares dos Estados Unidos e sobre bases Okinawa foram colocados em um ciclone tropical Condição de Prontidão 2 na 07 de julho com um upgrade para um Estado de Prontidão 1 esperado no dia seguinte, e da Copa do torneios de softbol do comandante que tinha sido programado para o fim de semana 08 de julho e 09 de julho em Acampamento e Hansen Marine Corps Air Station Futenma teve de ser adiada. Condição Ciclone Tropical de Prontidão 1E, o que significa que todas as actividades ao ar livre são proibidos, pois há ventos de pelo menos 50 nós (95 km / h; 60 mph) em vigor sustentada, foi declarado mais cedo na manhã de 9 de julho.

Coréia do Sul

Como Ewiniar limpou o Ilhas Ryukyu e começou a ameaçar o Península da Coreia, o Administração Meteorológica da Coreia emitiu avisos de tufão na maior parte do país. A KMA também emitiu avisos de tufão para Rochedos de Liancourt e Ulleungdo.

Comandos Marinha dos Estados Unidos em Coreia do Sul foram colocados em um ciclone tropical Condição de nível Readiness 3, com a Condição de Prontidão 2 declarados em 8 de julho TCCOR Nível 1 foi mais tarde declarada pelo Estados Unidos Forças Coreia, que foi cancelada após a terra firme em 10 de julho.

Impacto

Ewiniar afetou muitas áreas devido à sua pista e relativamente longa vida, matando pelo menos 40 pessoas ao longo do caminho e deixando muitos danos em seu caminho.

Pluviosidade total de 29 de junho através de 10 de julho no oeste do Pacífico Norte. As áreas com mais chuvas marcar faixa de Ewiniar. O chuvas moderadas a fortes isolado perto do topo da imagem está relacionada com Tufão Ewiniar.

Yap e Palau

No início de sua vida como um ciclone tropical, Ewiniar afetados Yap e Palau , que estão sob a jurisdição do aviso Escritório do Serviço Meteorológico Nacional em Tiyan, Guam . Ewiniar causou inundações costeiras em Yap de até 5 pés (1,5 m), especialmente perto do porto e em torno da área da Colonia Bay. Ewiniar também causou uma queda de energia em toda a ilha de Yap, embora de acordo com um relatório de pós-tempestade NWS, danos foi minimizado em Yap devido a estruturas mais estáveis após Super Typhoon Sudal de 2004 rasgou as ilhas. Danos também foi relatado para a agricultura devido à maresia. O montante total dos danos causados foi estimada em pouco mais de $ (2.006 USD) 100 mil.

Cerca de 2,4 polegadas (61 milímetros) de chuva caiu em Yap, enquanto Koror, em Palau relataram um total de 24 horas de 1,88 polegadas (48 mm) de chuva através 06:00 UTC de Julho 3. As rajadas de vento de pico relatados foram 53 nós (98 km / h; 61 mph) em Yap no Escritório de Serviços de Tempo (WSO) em Yap e 46 nós (85 km / he 53 mph) no WSO em Koror. Durante o seu curso através das ilhas, a tempestade tropical Ewiniar também exigiu avisos de tempestade tropical e relógios para Ngulu, Yap, Koror e Kayangel. Nenhuma morte em Yap ou Palau foram relatados devido a Ewiniar.

República Popular da China

Tufão Ewiniar matou pelo menos 34 pessoas na China , com áreas tão longe como a noroeste Gansu e Shanxi afetada por deslizamentos de terra. Não se sabe se os deslizamentos foram provocados directamente em resultado de Ewiniar, ou se foi causado por uma combinação de Ewiniar e outras condições climáticas. Portanto, as mortes que podem ser atribuídas a Ewiniar dos deslizamentos de terra são considerados como sendo causados indiretamente, e não diretamente. Precipitação média relatada em Shandong foi de 3,4 mm (0,133 polegadas) por hora a partir de 06:00 09 de julho através da meia-noite 10 de julho (totalizando cerca de 61,2 milímetros ou 2,4 polegadas). Pelo menos 300 voos fora de Pequim 's Capital International Airport teve de ser adiada devido a tempestades e os efeitos do Ewiniar, enquanto Air China e China Eastern Airlines cancelou voos para Coreia do Sul dirigem para fora da China. Como Ewiniar não afetou o continente diretamente, há pouco ou nenhum relatos de grandes danos.

Japão

Ewiniar martelado Okinawa com chuva forte, criando confusão em massa e os problemas para os turistas. Voos e ferries fora de Okinawa para as ilhas vizinhas foram cancelados, e como muitos como 3.500 turistas ficaram retidos em vários aeroportos, porque a maioria dos hotéis já estavam perto de sua capacidade total. Outros turistas teria ficado nas casas de alguns moradores de Okinawa, enquanto alguns moradores em áreas de deslizamento de terra propensa evacuadas para lugares mais altos. Sete pessoas ficaram feridas em Nanjo de uma placa caída, enquanto uma mulher idosa em Nago City e uma rapariga em Yaese sofreu ferimentos relacionados com o vento.

Os maiores ventos relatados durante a tempestade foram 34,9 m / s (78 mph, 126 kmh). Estes ventos sopraram a areia cerca de 7 cm (3 in) de profundidade ao largo da praia e em quintais dos moradores. Tufão Ewiniar causou uma relatado 20.000.000 ienes ( $ 173,778) no valor de cana-de-açúcar e danos vegetal, e os agricultores sofreram perdas de lucro quando os frutos maduros foram incapazes de ser enviado para os mercados asiáticos.

Coréia do Sul

Imagem de radar de tempestade tropical severo Ewiniar perto de terra firme na Coreia do Sul

Na Coréia do Sul , muito dano foi relatado. 150 km² (60 milhas quadradas) de terras agrícolas foi relatado para ter sido inundada em todo o país, enquanto a maioria balsa e ar viagens domésticas foi interrompida ou cancelada. Deslizamentos de terra e inundações destruíram estradas e diques, enquanto que na Província de Cholla do Sul, um deslizamento de terra danificou um templo. De acordo com um funcionário, inundações também danificou mais de 600 casas e casas.

Os totais de precipitação variou de província para província. A KMA disse-se a 234 mm (9,36 polegadas) de chuva haviam caído nas áreas do sul da Coréia do Sul, enquanto Hamyang County em Sul província Kyongsang relatou um total de precipitação de 199 mm (7,83 polegadas) a 260 mm (10,2 polegadas).

Cerca de 300 escolas foram ordenados a ser fechado em Cholla do Sul, South Kyongsang e em Jeju. No entanto, duas lesões foram relatados em uma escola em Jeju, que ignorou as ordens. Lesões também foram relatados em outros lugares em toda a Coréia do Sul, enquanto que até oito pessoas foram mortas ou desapareceram devido a Ewiniar.

Coréia do Norte

Devido ao sigilo na Coreia do Norte , não há muita informação disponível sobre os danos causados no país. No entanto, uma Relatório TEMPO Ásia sobre a Coreia do Norte observou que Ewiniar deixou 60 mil moradores desabrigados.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Typhoon_Ewiniar_(2006)&oldid=224343414 "