Conteúdo verificado

U2

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

U2
2005/11/21 U2 @ MSG por ZG.JPG
U2 se apresentando em Madison Square Garden, em Novembro de 2005, da esquerda para a direita: The Edge; Larry Mullen, Jr. (percussão), Bono e Adam Clayton
Informações gerais
Origem Dublin , Irlanda
Gêneros Rock, rock alternativo , pós-punk
Anos ativos 1976-presente
Labels Mercury, Interscope, Ilha
Atos associados Os passageiros
Site u2.com
Deputados
Bono
The Edge
Adam Clayton
Larry Mullen, Jr.

U2 são uma irlandesa banda de rock de Dublin . Formado em 1976, o grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclados e vocais), Adam Clayton (baixo), e Larry Mullen, Jr. (bateria e percussão). Som cedo do U2 estava enraizada em pós-punk, mas eventualmente cresceu para incorporar influências de muitos gêneros de música popular. Ao longo de atividades musicais do grupo, eles têm mantido um som construído sobre instrumentais melódicas, com destaque para The Edge de timbrally variou sons de guitarra e vocais expressivos de Bono. Suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, o foco em temas pessoais e preocupações sociopolíticas.

U2 formada na Mount Temple Comprehensive School, quando os membros eram adolescentes com proficiência musical limitada. Dentro de quatro anos, eles assinaram com a Island Records e lançou seu álbum de estréia Menino. Em meados da década de 1980, eles se tornaram um ato internacional de topo. Eles tiveram mais sucesso como músicos ao vivo do que eles estavam em registros de venda, até que o seu primeiro álbum de sucesso 1987 O Joshua Tree, que, de acordo com Rolling Stone, elevada estatura da banda "de heróis para superstars". Reagindo ao musical estagnação e final dos anos 1980 a crítica de sua imagem séria e direção musical, o grupo reinventou-se com seu álbum de 1991 hit Achtung Baby eo acompanhamento Zoo TV Tour. U2 integrado dança, industrial e rock alternativo influências em seu som e performances, e abraçou uma imagem mais irônico e auto-depreciativo. Experimentação semelhante continuou pelo restante da década de 1990, com os níveis de sucesso misto. U2 recuperou favor crítico e comercial após a sua ficha 2000 Tudo O Que Você não pode deixar para trás. Sobre ele e versões subsequentes do grupo, eles adotaram um som mais convencional, mantendo influências de suas explorações musicais anteriores.

U2 lançaram 12 álbuns de estúdio e estão entre os de todos os tempos best-seller artistas da música, tendo vendido mais de 150 milhões de discos no mundo inteiro. Eles ganharam 22 Prémios Grammy, mais do que qualquer outra banda, e em 2005, eles foram empossados no Rock and Roll Hall of Fame em seu primeiro ano de elegibilidade. Rolling Stone classificou U2 no número 22 em sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos". Ao longo da sua carreira, como banda e como indivíduos, eles fizeram campanha pelos direitos humanos e causas filantrópicas, incluindo a Anistia Internacional , a Campanhas ONE / DADOS, Red produto, e The Edge de Music Rising.

História

Formação e primeiros anos (1976-1979)

A banda foi formada em Dublin em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen, Jr., então um estudante de 14 anos de idade na Mount Temple Comprehensive School, postou uma nota na placa de observação da escola em busca de músicos para uma nova banda e seis pessoas responderam. Configurando em sua cozinha, Mullen estava na bateria, com Paul Hewson (Bono) sobre os vocais; David Evans (The Edge) e seu irmão mais velho Dik Evans na guitarra; Adam Clayton, um amigo dos irmãos de Evans no baixo; e, inicialmente, Ivan McCormick e Peter Martin, dois outros amigos de Mullen. Mullen mais tarde descreveu como "'The Larry Mullen Band' para cerca de dez minutos, em seguida, Bono entrou e explodiu qualquer chance que eu tinha de estar no comando." Logo depois, o grupo estabeleceu o nome "Feedback", pois foi um dos poucos termos técnicos que eles conheciam. Martin não retornou após a primeira sessão de treinos, e McCormick deixou o grupo dentro de algumas semanas. A maior parte do material inicial do grupo era composto por covers, que a banda admitiu não era o seu forte. Algumas das primeiras influências sobre a banda foram surgindo atos de punk rock, tais como The Jam, The Clash, Buzzcocks, e Sex Pistols. A popularidade do punk rock convenceu o grupo que a proficiência musical não era um pré-requisito para ser bem sucedido.

"Nós não podia acreditar. Eu estava completamente chocado. Nós não estávamos em idade de sair para se divertir, como tal, mas eu não acho que ninguém dormiu naquela noite .... Realmente, era apenas uma grande afirmação para ganhar que a concorrência, mesmo que eu não tenho nenhuma idéia de como bom nós ou o que a competição foi realmente gosto. Mas para ganhar naquele momento era extremamente importante para o moral ea crença de todos em todo o projecto. "

-O Edge, em vencer a competição CBS

Em março de 1977, a banda mudou seu nome para The Hype. Dik Evans, que era mais velho e por este tempo na faculdade, estava se tornando o homem impar para fora. O resto da banda estava inclinado para a idéia de um conjunto de quatro peças, e ele foi uma "saída faseada", em março de 1978. Durante um show de despedida no Presbyterian Church Hall, em Howth, que contou com a campanha publicitária tocando covers, Dik cerimonialmente saiu do palco. Os restantes quatro membros da banda completou o concerto tocando material original como "U2". Steve Averill, um músico punk rock (com O Radiadores) e amigo da família de Clayton de, sugeriu seis nomes em potencial a partir do qual a banda escolheu "U2", pela sua ambiguidade e interpretações abertas, e porque era o nome que eles não gostavam o mínimo.

Em Dia de São Patrício, em 1978, o U2 ganhou um show de talentos em Limerick . O prêmio consistiu de £ 500 e tempo de estúdio para gravar uma demo, que seria ouvido pela CBS Ireland, uma gravadora. Esta vitória foi um marco importante e afirmação para a banda principiante. U2 gravou sua primeira demo tape em Keystone Studios em Dublin, em Maio de 1978. Hot Press revista foi influente na definição do futuro da banda; em maio, Paul McGuinness, que já havia sido introduzido para a banda pelo jornalista da publicação Bill Graham, concordou em ser U2 Gerente. O primeiro lançamento do grupo, uma Irlanda somente EP intitulado Três, foi lançado em setembro de 1979 e foi seu primeiro sucesso nas paradas irlandês. Em dezembro de 1979, o U2 realizado em Londres para seus primeiros shows fora da Irlanda, embora eles foram incapazes de ganhar muita atenção do público ou críticos. Em fevereiro de 1980, seu segundo single " Another Day "foi lançado pela gravadora CBS, mas novamente apenas para o mercado irlandês.

Boy, outubro e Guerra (1980-1984)

Island Records assinou U2 março 1980 e, em maio, a banda lançou " 11 O'Clock Tick Tock ", como seu primeiro álbum internacional único. A estréia da banda, Boy, seguido em outubro. Produzido por Steve Lillywhite, que recebeu críticas positivas. Embora letras de Bono desfocados parecia improvisada, eles expressaram um tema comum: os sonhos e as frustrações da adolescência. O álbum incluía o primeiro da banda Estados Unidos hit single, " I Will Follow ". Liberação Boy 's foi seguido pelo Boy Tour, a primeira turnê do U2 da Europa continental e nos Estados Unidos. Apesar de ser polido, estas performances ao vivo iniciais demonstraram o potencial do U2, como os críticos observaram que Bono era um "carismático" e "apaixonado" showman.

O segundo álbum da banda, Outubro, foi lançado em 1981 e continha temas abertamente espirituais. Durante as sessões de gravação do álbum, Bono e The Edge considerado deixar a banda devido a conflitos espirituais percebidas. Bono, The Edge, e Mullen tinha se juntou a um grupo cristão em Dublin chamado "Shalom Fellowship", o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã eo estilo de vida rock and roll. Bono e The Edge teve tempo fora entre passeios e decidiu deixar Shalom em favor de continuar com a banda. A gravação foi ainda mais complicada com o roubo de uma pasta contendo letras para várias canções de trabalho de bastidores durante a apresentação da banda em uma boate em Portland, Oregon. O álbum recebeu críticas mistas e jogo de rádio limitado. Baixo volume de vendas fora do Reino Unido colocar pressão sobre o seu contrato com a Island e focado na melhoria da banda.

Resolver as dúvidas do período de outubro de U2 lançado Guerra em fevereiro de 1983. Um registro onde a banda "transformou-se em uma cruzada pacifismo", sinceridade War 's e violão "robusto" foi intencionalmente em desacordo com o trendier synthpop do tempo. O álbum incluía o politicamente carregada " Sunday Bloody Sunday ", no qual Bono liricamente tentou contrastar os eventos de Bloody Sunday com o Domingo de Páscoa . A revista Rolling Stone escreveu que a canção mostrava a banda foi capaz de songwriting profundo e significativo. A guerra era o primeiro álbum do U2 para caracterizar a fotografia de Anton Corbijn, que permanece fotógrafo diretor do U2 e teve uma grande influência sobre sua visão e imagem pública. Primeiro sucesso comercial do U2, Guerra estreou no número um no Reino Unido, e seu primeiro single, " Dia de Ano Novo ", foi o primeiro hit da banda fora da Irlanda ou do Reino Unido.

Uma imagem preto e branco de um homem de pele clara com um microfone realizada à boca. Ele é visível a partir do peito para cima e veste uma camisa preta sem mangas e com um colete sem mangas branca abriu overtop. Uma pequena cruz é usado ao redor do pescoço dele. Seu cabelo preto é denominado em um mullet. O homem olha em frente à câmera para a esquerda. Uma mistura de árvores e do céu são visíveis no fundo.
Bono realiza na Noruega durante o War Tour em 1983.

No subsequente War Tour, a banda realizou concertos esgotados na Europa Continental e os EUA. A visão de Bono acenando uma bandeira branca durante as performances de "Sunday Bloody Sunday" tornou-se imagem icónica da turnê. U2 gravou o Sob um álbum ao vivo Blood Red Sky eo Live at Red Rocks filme-concerto em turnê, ambos os quais recebeu grande jogo no rádio e MTV, ampliando a audiência da banda e mostrando seu talento como um ato ao vivo. Com o seu contrato com a gravadora Island Records chegando ao fim, a banda assinou uma extensão de mais lucrativa em 1984. Eles negociaram o retorno de seus direitos autorais (para que detinha os direitos de suas próprias canções), um aumento na sua taxa de royalty, e uma melhoria em termos gerais, à custa de um pagamento inicial maior.

The Unforgettable Fire e Live Aid (1984-1985)

"Sabíamos que o mundo estava pronto para receber os herdeiros de The Who. Tudo o que tínhamos a fazer era continuar fazendo o que estávamos fazendo e nós se tornaria a maior banda desde Led Zeppelin, sem dúvida. Mas alguma coisa simplesmente não se sentir certo. Nós sentimos que tínhamos mais dimensão do que apenas a próxima grande coisa, nós tivemos algo único para oferecer ".

-Bono, Sobre Nova direção The Unforgettable Fire 's.

A banda temia que, após a rocha ostensiva do álbum War e tour, que estavam em perigo de tornar-se outro "estridente", "sloganeering Arena-rock band ". Assim, eles procuraram experimentação para seu quarto álbum de estúdio, The Unforgettable Fire; como Adam Clayton lembra: "Estávamos à procura de algo que foi um pouco mais sério, mais arty". The Edge admirava o ambiente e "obras" de estranhos Brian Eno, que, junto com seu engenheiro Daniel Lanois, eventualmente concordou em produzir o registro.

Parcialmente gravado em Slane Castle, The Unforgettable Fire foi lançado em 1984 e foi no momento mudança mais marcante da banda em direção. Foi ambiente e abstrato, e contou com um rico, orquestrada som. Sob a direção Lanois ", rufar de Mullen tornou-se mais solto, mais funk, e mais sutil e baixo de Clayton tornou-se mais subliminar; a seção rítmica não se intrometeu, mas fluiu em apoio das canções. Complementando som atmosférico do álbum, as letras são abertas à interpretação, fornecendo o que a banda chamou de "sensação muito visual". Devido a uma agenda de gravação apertado, no entanto, Bono sentiu canções como " Bad "e" Pride (In the Name of Love) "eram incompletos" esboços ". O primeiro single do álbum" Pride (In the Name of Love) ", escrito sobre Martin Luther King, Jr. , foi o maior sucesso da banda até esse ponto e era seu primeira música para traçar no top 40 dos EUA.

Muito de The Unforgettable Fire tour mudou-se para arenas indoor como U2 começou a ganhar a sua longa batalha para construir o seu público. As texturas complexas das novas faixas gravadas em estúdio, como " The Unforgettable Fire "e" Bad ", foram problemáticas para traduzir para performances ao vivo. Uma solução foi programada sequenciadores, que a banda tinha sido previamente relutantes em usar, mas agora são usados na maioria das apresentações da banda. Canções do álbum tinha sido criticada por ser "inacabado", "confuso" e "fora de foco", mas foram mais bem recebido pela crítica quando jogado no palco.

U2 participou do Live Aid concerto para Alívio fome na Etiópia em Wembley Stadium, em Julho de 1985. desempenho do U2 na frente de 82.000 fãs foi um ponto crucial na carreira da banda. Durante uma apresentação de 14 minutos da música "Bad", Bono pulou para fora do palco para abraçar e dançar com um fã, mostrando uma audiência televisiva de milhões a conexão pessoal que Bono poderia fazer com o público. Em 1985, a revista Rolling Stone chamou U2 a "Banda dos anos 80", dizendo que "para um número crescente de fãs de rock-and-roll, U2 tornaram-se a banda que mais importa, talvez mesmo a única banda que importa".

The Joshua Tree e Rattle and Hum (1986-1989)

"A beleza selvagem, a riqueza cultural, vaga espiritual e violência feroz da América são exploradas para efeito convincente em praticamente todos os aspectos de The Joshua Tree -em o título ea arte da capa, os azuis e empréstimos de países evidentes na música ... Na verdade , Bono diz que "o desmantelamento da mitologia da América 'é uma parte importante do objetivo artística The Joshua Tree' s".

- Anthony DeCurtis

Por seu quinto álbum, The Joshua Tree, a banda queria construir em texturas The Unforgettable Fire 's, mas em vez de experimentação fora de foco, eles procuraram um som mais difícil de bater dentro da limitação de estruturas musicais convencionais. Consciente de que "U2 não tinha tradição" e que o seu conhecimento da música de sua infância antes era limitado, o grupo mergulhou E americana Música irlandesa raízes. Amizades com Bob Dylan , Van Morrison, e Keith Richards motivado a banda para explorar azuis, popular , e música gospel e focado Bono em suas habilidades como compositor e letrista. U2 interrompeu as sessões do álbum em meados de 1986 para servir como um ato manchete na Anistia Internacional de A turnê Conspiracy of Hope. Ao invés de ser uma distração, a turnê acrescentou intensidade extra e foco para seu novo material. Mais tarde nesse ano, Bono viajou para San Salvador e Nicarágua e viu em primeira mão o sofrimento dos camponeses intimidados em conflitos internos que foram objecto de US intervenção política. A experiência tornou-se uma influência central na nova música.

A árvore retratado no O álbum manga Joshua Tree. Adam Clayton disse: "O deserto era imensamente inspirado a nós como uma imagem mental para esse registro."

The Joshua Tree foi lançado em Março de 1987. O álbum justapõe antipatia em relação a política externa dos EUA contra o profundo fascínio do grupo com o país, seus espaços abertos, liberdade e ideais. A banda queria uma música com um senso de localização e uma qualidade "cinematográfica", e músicas e letras do registro desenhar em imagens criadas por escritores americanos cujos trabalhos a banda estava lendo. The Joshua Tree se tornou o álbum mais vendido na história das paradas britânica e liderou a Billboard 200 nos Estados Unidos por nove semanas consecutivas. Os dois primeiros singles, " Com ou Sem Você "e" Eu ainda não encontrei o que estou procurando ", rapidamente se tornou o primeiro número um do grupo bate em os EUA. Eles se tornaram a quarta banda de rock a ser destaque na capa da revista Time, que declarou que o U2 foi" Rock de Hottest Ticket ". O álbum ganhou U2 seus dois primeiros Prémios Grammy, e ele trouxe a banda um novo nível de sucesso. Muitas publicações, incluindo Rolling Stone, têm citado como um dos maiores rock. The Joshua Tree Tour foi a primeira turnê em que a banda se apresentou em estádios, arena ao lado de menor mostra.

O documentário Rattle and Hum exibiu um filme gravado a partir de The Joshua Tree Tour, eo álbum duplo de acompanhamento do mesmo nome incluiu nove faixas de estúdio e seis performances ao vivo do U2. Lançado em outubro de 1988, o álbum eo filme foram concebidos como um tributo à música americana; eles incluíram gravações em Sun Studios em Memphis e performances com Bob Dylan e . BB King Rattle and Hum realizada modesta na bilheteria e recebeu críticas mistas de ambos os críticos de cinema e de música; um editor da Rolling Stone falou da "emoção" do álbum, outro descreveu-a como "bombástica e equivocada". O diretor do filme, Phil Joanou, descreveu-o como "um olhar excessivamente pretentious U2". A maior parte do material novo do álbum foi jogado em 1989 de Lovetown Tour, que só visitou a Austrália, Japão e Europa, de modo a evitar a reação crítica do grupo enfrentou em os EUA. Além disso, eles tinham crescido insatisfeitos com suas performances ao vivo; Mullen lembrou que "Éramos o maior, mas não o melhor". Com um sentimento de estagnação musical, Bono disse aos fãs em uma das últimas datas da turnê que era "o fim de algo para o U2" e que eles tinham que "ir embora e ... apenas sonhar tudo de novo" .

Achtung Baby, Zoo TV, e Zooropa (1990-1993)

"Buzzwords neste disco foram trashy, descartável, escuro, sexy, e industrial (tudo bem) e sincera, educada, doce, justo, rockist e linear (de todo ruim). Era bom se uma música levou você a uma viagem ou feito Você acha que sua aparelhagem hi-fi foi quebrado, mal se lembrou de você estúdios de gravação ou U2 ... "

- Brian Eno, na gravação de Achtung Baby

Incomodado com a crítica de Rattle and Hum, a banda procurou transformar-se musicalmente. Buscando inspiração na véspera da reunificação alemã , que começou a trabalhar em seu sétimo álbum de estúdio, Achtung Baby, a Hansa Studios, em Berlim em Outubro de 1990 com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno. As sessões foram repletas de conflito, como a banda argumentou sobre a sua direção musical e da qualidade do seu material. Enquanto Clayton e Mullen preferido um som semelhante ao trabalho anterior do U2, Bono e The Edge foram inspirados por Europeia música industrial e música e dança eletrônica defendeu uma mudança. Semanas de tensão e progresso lento quase levou o grupo para quebrar até que eles fizeram um grande avanço com a escrita improvisada da música " One ". Eles voltaram para Dublin em 1991, onde o moral melhorou ea maior parte do álbum foi concluída.

Achtung Baby foi lançado em novembro de 1991. O álbum representou uma mudança calculada na direção musical e temática para o grupo; a mudança foi um dos seus mais dramático desde The Unforgettable Fire. Sonoramente, o registro incorporou influências de rock alternativo , dança e música industrial da época, ea banda se refere à sua saída musical como "quatro homens derrubando a árvore de Joshua". Tematicamente, foi um recorde de mais introspectivo e pessoal; era mais escura, mas por vezes mais irreverente do que o trabalho anterior da banda. Comercialmente e criticamente, tem sido um dos álbuns de maior sucesso da banda. Ele produziu cinco singles de sucesso, incluindo " The Fly "," Mysterious Ways "e" One ", e que era uma parte crucial da década de 1990 início de reinvenção da banda. Like The Joshua Tree, muitas publicações têm citado o registro como um dos maiores rock.

Um elaborado conjunto palco de concertos tendo um logotipo que lê
O Zoo TV Tour foi um evento de grande intensidade do multimédia, com um palco que usou dezenas de telas de vídeo.

Como Achtung Baby, a 1992-1993 Zoo TV Tour foi uma ruptura inequívoca com o passado da banda. Em contraste com as configurações de palco austeras de passeios U2 anteriores, Zoo TV foi um evento multimídia elaborado. Ele satirizado o carácter universal da televisão e sua indefinição de notícias, entretenimento e compras para casa, tentando incutir "sobrecarga sensorial" em sua audiência. A etapa contou com grandes telas de vídeo que mostravam efeitos visuais, vídeo clipes aleatórios da cultura pop , e piscando frases de texto. Considerando U2 eram conhecidos por suas performances fervorosos na década de 1980, performances de TV do grupo do jardim zoológico foram intencionalmente irônico e auto-depreciativo; no palco, Bono realizada como vários over-the-top personagens, incluindo "The Fly", "Mirror Ball Man", e "MacPhisto". Trotes telefônicos foram feitas para o presidente Bush , as Nações Unidas e outros. Ao vivo via satélite link-ups para Sarajevo devastado pela guerra causou polêmica.

Gravado rapidamente durante uma pausa no Zoo TV Tour em meados de 1993, o Zooropa álbum expandiu em muitos dos temas de Achtung Baby eo Zoo TV Tour. Inicialmente concebido como um EP, em última análise, Zooropa evoluiu para full-length Album LP. Foi uma partida ainda maior a partir do estilo de suas gravações anteriores, incorporando novas influências de dança e outros efeitos eletrônicos. Johnny Cash cantou os vocais em " The Wanderer ". A maioria das canções foram tocadas pelo menos uma vez durante os 1.993 pernas do tour, que visitou a Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão; faixas metade do álbum tornou-se equipamentos permanentes no setlist Embora o sucesso comercial." Zooropa " ganhou o Grammy Award de Melhor Álbum de Música Alternativa em 1994, a banda encará-la com uma mistura de sentimentos, como eles sentiram que era mais "um interlúdio".

Os passageiros, pop e PopMart (1994-1999)

Em 1995, o U2 lançou um álbum experimental chamado Original Soundtracks 1. Brian Eno, produtor de quatro álbuns do U2 anteriores, contribuiu como um parceiro de pleno direito, incluindo a escrita e execução. Por esse motivo e devido à natureza altamente experimental do disco, a banda escolheu para liberá-lo sob o nome de "passageiros" para distingui-lo de álbuns convencionais do U2. Mullen disse sobre o álbum: "Há uma linha fina entre a música interessante e auto-indulgência. Atravessamos-lo no registro de passageiros." Foi comercialmente despercebido pelos padrões U2 e recebeu críticas pobres. No entanto, o single " Miss Sarajevo ", com Luciano Pavarotti , que Bono cita como uma de suas canções favoritas do U2, foi bem sucedida.

"Não é o suficiente para escrever uma grande letra, não é o suficiente para ter uma boa idéia ou um grande gancho, muitas coisas têm que vir juntos e, em seguida, você tem que ter a capacidade de disciplinar e tela Devemos dar a este álbum a um. re-mixer, voltar ao que estava previsto inicialmente ... "

-Bono, Sobre Estouro

Em 1997 de Pop, U2 continuou experimentando; laços de fita, programação, ritmo seqüenciamento, e amostragem, desde muito do álbum com pesadas, ritmos de dança funk. Lançado em março, o álbum estreou no número um em 35 países e recebeu críticas positivas, principalmente. Rolling Stone, por exemplo, declarou que o U2 tinha "desafiou as probabilidades e fez algumas das maiores músicas de suas vidas". Outros achavam que o álbum foi uma grande decepção e as vendas eram pobres em comparação com versões anteriores do U2. A banda foi se apressou em completar o álbum a tempo para a turnê de pré-agendados iminente, e Bono admitiu que o álbum "não comunicar a forma como foi concebido para".

O PopMart Posto de estágio contou com um arco de ouro, limão mirrorball, e, na época, a maior tela LED do mundo.

A turnê subseqüente, PopMart, iniciada em abril de 1997. Como Zoo TV, ele zombou de cultura pop e destinava-se a enviar uma mensagem sarcástica para aqueles acusando U2 de mercantilismo. A etapa incluiu um 100 pés (30 m) arco amarelo dourado de altura (que lembra o Logotipo McDonalds), uma tela de vídeo longo de 150 pés (46 m), e um de 40 pés (12 m) de altura mirrorball limão. "Big shtick" do U2 falhou, no entanto, para satisfazer muitos que estavam aparentemente confuso com imagem kitsch novo da banda e conjuntos elaborados. O adiamento da data de lançamento Pop 's, a fim de completar o álbum significou tempo de ensaio para a turnê foi severamente reduzida, e performances em primeiros shows sofrido. Um destaque do passeio foi o concerto em Sarajevo onde U2 foram o primeiro grupo principal para realizar lá o seguinte Guerra na Bósnia. Mullen descreveu o show como "uma experiência que eu nunca vou esquecer para o resto da minha vida, e se eu tivesse que passar 20 anos na banda apenas para jogar esse show, e ter feito isso, eu acho que teria valido a pena." Bono chamou o show de "um dos mais difíceis e uma das noites mais doces da minha vida". Um mês após a conclusão do Tour PopMart, U2 apareceu no episódio 200 da série de animação Os Simpsons ", Trash of the Titans ", no qual Homer Simpson interrompeu a banda no palco durante um concerto PopMart.

"Reaplicar para o trabalho da melhor banda do mundo" (2000-06)

U2 realizar durante o Elevation Tour em Kansas City, 2001.

Após a recepção relativamente decepcionante do Pop, U2 declarou que foram "reaplicar para o trabalho ... [de] a melhor banda do mundo", e desde então têm prosseguido uma rocha mais convencional som misturado com as influências de suas explorações musicais da década de 1990 . Tudo O Que Você não pode deixar para trás foi lançado em outubro de 2000 e foi produzido por Brian Eno e Daniel Lanois. Para muitos dos que não conquistado por anos 1990 a música da banda, foi considerado um retorno à graça; Rolling Stone chamou-o do U2 "terceira obra-prima" ao lado de The Joshua Tree e Achtung Baby. O álbum estreou no número um em 22 países e seu único hit mundial ", Beautiful Day "ganhou três prêmios Grammy. O álbum outros três singles também ganhou prêmios Grammy.

Para o Elevation Tour, U2 realizado em um ambiente em escala reduzida, retornando para arenas após quase uma década de produções estádio. Um palco em forma de coração e rampa permitiu uma maior proximidade com o público. Na sequência dos ataques de 11 de setembro , o novo álbum ganhou ressonância adicional, e em outubro, U2 realizado no Madison Square Garden, em Nova York. Bono e The Edge disse mais tarde que estes espectáculos de Nova Iorque estavam entre suas performances mais memoráveis e emocionais. No início de 2002, o U2 realizada durante o intervalo de Super Bowl XXXVI, que SI.com classificado como o melhor show do intervalo do Super Bowl na história.

Próximo álbum de estúdio da banda, How To Dismantle An Atomic Bomb, foi lançado em novembro de 2004. A banda estava procurando um som de rock mais difícil de bater do que Tudo Que Você não pode deixar para trás. Tematicamente, Bono afirmou que "muitas das canções são hinos a ingenuidade, uma rejeição da sabedoria." O primeiro single, " Vertigo ", foi destaque em um comercial de televisão foi ao ar internacionalmente para a Maçã iPod, e um iPod U2 e um caixa U2 iTunes definir foram lançadas como parte de uma promoção com a Apple. O álbum estreou no número um em os EUA, onde as vendas da primeira semana dobrou o de Tudo O Que Você não pode deixar para trás e marcou um recorde para a banda. Afirmando-o como um candidato como um dos três melhores álbuns do U2, Bono disse: "Não há canções fracas. Mas como um álbum, o todo não é maior do que a soma de suas partes, e isso me irrita." O Vertigo Tour contou com um setlist que variou mais do que qualquer outro lado datas turnê do U2 desde o Tour Lovetown, e incluiu músicas não joga desde o início de 1980. Como a Elevation Tour, Tour Vertigo foi um sucesso comercial. O álbum e seus singles ganhou prêmios Grammy em todas as oito categorias em que U2 foram nomeados. Em 2005, Bruce Springsteen introduzido U2 no Rock and Roll Hall of Fame. A 3-D filme-concerto, U2 3D, filmado em nove concertos durante as pernas latino-americanos e australianos da Vertigo Tour foi lançado em 23 de Janeiro de 2008.

Em agosto de 2006, a banda incorporou seu negócio de publicação nos Países Baixos após o nivelamento das isenção fiscal dos artistas irlandeses em € 250.000. The Edge afirmou que as empresas muitas vezes procuram minimizar os seus encargos fiscais. O movimento foi criticado no Parlamento irlandês. A banda disse que a crítica não foi justa, indicando que cerca de 95% da sua actividade teve lugar fora da Irlanda, que fossem tributadas globalmente por causa disso, e que todos eles eram "investidores pessoais e empregadores do país".

No Line on the Horizon, U2 360 ° Tour e décimo terceiro álbum de estúdio (2006-presente)

Um palco de concertos; quatro grandes pernas curva-se acima do palco e segure uma tela de vídeo que se estende para baixo para a banda. As pernas são iluminados em verde. A tela de vídeo tem multi-coloridas luzes piscando sobre ele. O público rodeia o palco de todos os lados.
A estrutura de palco do U2 360 ° Tour, o maior já construído, permitiu uma configuração de assentos de 360 graus.

Gravação para décimo segundo álbum do U2, No Line on the Horizon, começou com o produtor Rick Rubin em 2006, mas as sessões foram de curta duração eo material foi arquivado. Em junho de 2007, a banda começou a novas sessões com Brian Eno e Daniel Lanois, que contribuíram não só como produtores, mas pela primeira vez com o U2, como compositores também. Em março de 2008, a banda assinou um contrato de 12 anos com Live Nation num valor estimado de $ 100 milhões (£ 50.000.000), que inclui a Live Nation controlar mercadoria da banda, patrocínio, e seu site oficial. A gravação no álbum continuou a dezembro de 2008 em os EUA, o Reino Unido, Irlanda e Fez, Marrocos, onde a banda explorou música norte Africano. Concebido como um trabalho mais experimental do que os seus dois álbuns anteriores, No Line on the Horizon foi lançado em fevereiro de 2009 e recebeu críticas positivas, incluindo o seu primeiro hotel cinco estrelas Rolling Stone avaliação. Os críticos, no entanto, observou que não era tão experimental quanto o esperado. O álbum estreou no número um em mais de 30 países, mas as vendas do álbum ter sido relativamente baixo para os padrões do U2 e não continha um único hit.

O grupo começou a U2 360 ° Tour em 2009. Os shows contou com a maior estrutura de palco de concertos de sempre, apelidado de "Garra", e uma configuração de 360 graus de preparo / público que permitiu que os fãs para cercar o palco de todos os lados. A turnê visitou Europeu e estádios norte-americanos em 2009. No final do ano, Rolling Stone nomeou U2 um dos oito "Artistas da Década". Excursões do grupo os classificou em segundo lugar no total de arrecadações de concertos para a década depois de The Rolling Stones , U2 embora tinha uma figura presença significativamente maior do que os Stones. Eles foram a única banda no top 25 atos de turismo da década de 2000 para vender para fora cada show eles jogaram. U2 retomou a 360 ° Tour em 2010, com as pernas na Europa, Austrália e Nova Zelândia. No entanto, sua aparência manchete agendado no Glastonbury Festival 2010 e sua perna norte-americana naquele ano foram adiadas na sequência de uma grave lesão nas costas de Bono. Estas aparições foram reprogramadas para 2011 após as pernas do Sul Africano e da América do Sul. A turnê celebrado em Julho de 2011 com um final bruto de $ 736.137.344, e um atendimento total de 7.268.430, ambos números recordes para uma única turnê.

Forbes estima que o U2 ganhou US $ 78 milhões entre maio de 2011 e maio de 2012, tornando-a quarta mais bem pago artista musical.

U2 está trabalhando atualmente em seu décimo terceiro álbum de estúdio, o que eles planejam lançar em 2013.

Estilo musical

Instrumentação

U2 em um palco de concertos.
U2 realizar em 2009. The Edge descreveu U2 como uma banda fundamentalmente ao vivo.

Desde a sua criação, U2 têm desenvolvido e mantido um som distintamente reconhecível, com ênfase na instrumentais melódicos e vocais expressivos, larger-than-life. Esta abordagem está enraizada em parte, a influência precoce de produtor musical Steve Lillywhite num momento em que a banda não era conhecido por proficiência musical. The Edge tem constantemente usado um eco rítmico e uma assinatura demora para elaborar seu trabalho de guitarra, juntamente com um irlandês-influenciada zangão jogou contra suas melodias sincopadas que acaba por produzir um ambiente bem definido, carrilhão som. Bono tem alimentado a sua voz operística falsete e exibiu uma tendência nítida para o lírico objecto social, política e pessoal, mantendo uma escala grandiosa em sua composição. Além disso, a borda descreveu U2 como uma banda fundamentalmente vivo.

Apesar destas uma grande consistência, U2 introduziram novos elementos de marca em seu repertório musical com cada novo álbum. Som cedo do U2 foi influenciado por bandas como Television e Joy Division, e tem sido descrito como contendo uma "sensação de alegria" que resultou de "acordes radiantes" The Edge "e vocais ardentes" de Bono. Som do U2 começou com raízes pós-punk e instrumentais minimalistas e descomplicadas ouvidas no menino e outubro , mas evoluiu através Guerra para incluir aspectos do hino do rock, o funk e ritmos de dança para se tornar mais versátil e agressivo. Boy e War foram rotulados de "muscular e assertiva "por Rolling Stone , influenciada em grande parte pela produção. de Lillywhite The Unforgettable Fire , que começou com The Edge tocando mais teclados do que guitarras, bem como follow-up The Joshua Tree , teve Brian Eno e Daniel Lanois à frente da produção. Com sua influência, ambos os álbuns alcançou uma "textura diversa". As canções de The Joshua Tree e Rattle and Hum colocado mais ênfase em ritmo de inspiração Lanois como eles misturaram estilos distintos e variados de gospel e blues, que se originaram de crescente fascinação da banda com a da América cultura, pessoas e lugares. Na década de 1990, o U2 reinventou-se como eles começaram a usar sintetizadores, distorção e batidas eletrônicas derivadas de rock alternativo , música industrial, dança, e hip-hop em Achtung Baby , Zooropa e Pop . Na década de 2000, o U2 voltou para um som mais despojado, com mais ritmos convencionais e uso reduzido de sintetizadores e efeitos.

Letras de músicas e temas

Comentário social e político, muitas vezes embelezadas com imagens cristãs e espiritual, são um aspecto importante do conteúdo lírico do U2. Canções como " Sunday Bloody Sunday "," Silver and Gold "e" Mães dos Desaparecidos "foram motivados por eventos atuais do tempo. O primeiro foi escrito sobre os problemas na Irlanda do Norte, enquanto a segunda diz respeito à luta de um grupo de mulheres cujos filhos foram mortos ou "desaparecidos" pelo governo durante a Guerra Civil de El Salvador. A canção " Running to Stand Still "de The Joshua Tree foi inspirado pelo vício em heroína que estava varrendo Dublin-o lyric "Vejo sete torres, mas eu só vejo uma saída" referências a Ballymun torres do Norte de Dublin e as imagens durante a música personifica as lutas de vício.

Conflitos pessoais de Bono e inspirado tumulto canções como " Mofo "," Tomorrow "e" Kite ". Um anseio emocional ou defendendo freqüentemente aparece como um tema lírico, em faixas como " Yahweh "," paz na terra ", e" por favor ". Muito do songwriting e música do U2 também é motivada por contemplações de perda e angústia, juntamente com esperança e resiliência, temas que são centrais para The Joshua Tree . Algumas dessas idéias líricas foram amplificados por Bono e experiências pessoais da banda durante sua juventude na Irlanda, bem como campanha e ativismo de Bono mais tarde em sua vida. U2 têm usado tours, tais como Zoo TV e PopMart para caricaturar as tendências sociais, tais como sobrecarga de mídia eo consumismo, respectivamente.

Enquanto a banda e seus fãs frequentemente afirmam a natureza política de sua música, letras do U2 e música têm sido criticados como apolítico devido à sua imprecisão e "imaginário distorcido", e uma falta de quaisquer referências específicas a pessoas reais ou personagens.

Influências

A banda cita The Who , The Clash, Televisão, Ramones, The Beatles , Joy Division, Siouxsie and the Banshees, Elvis Presley , e Patti Smith como influências. Van Morrison foi citado por Bono como uma influência eo Hall da Fama do Rock and Roll assinala a sua influência sobre U2. U2 também têm trabalhado com e / ou tiveram relações influentes com artistas como Johnny Cash, Green Day, Leonard Cohen, Bruce Springsteen , BB King, Lou Reed, Luciano Pavarotti , Bob Dylan , Elvis Costello, Wim Wenders, REM, Salman Rushdie, e Anton Corbijn.

Campanhas e ativismo

Bono com o entãopresidente dos EUA, George W. Bushem 2006

Desde o início de 1980, os membros do U2, como uma banda e individualmente têm colaborado com outros músicos, artistas, celebridades e políticos para tratar de questões relativas à pobreza, doença e injustiça social.

Em 1984, Bono e Adam Clayton participou na Band Aid para arrecadar dinheiro para o 1983-1985 fome na Etiópia. Esta iniciativa produziu a caridade hit single " Do They Know É Natal? ", o que seria o primeiro entre várias colaborações entre U2 e Bob Geldof. em julho de 1985, o U2 jogado Live Aid , um follow-up para os esforços de Bandas de ajuda. Bono e sua esposa Ali, a convite da World Vision, mais tarde, visitei a Etiópia, onde testemunhou a primeira mão fome. Bono diria mais tarde este lançou as bases para sua campanha África e algumas das suas composições.

Em 1986, o U2 participou da turnê A Conspiracy of Hope em apoio da Anistia Internacional e em Auto Ajuda para o desemprego na Irlanda. No mesmo ano, Bono e Ali Hewson também visitou a Nicarágua e El Salvador , a convite do movimento Sanctuary, e viu os efeitos da Guerra Civil de El Salvador. Estes eventos 1986 influenciou grandemente O Joshua Tree álbum, que estava sendo gravado no momento.

Em 1992, a banda participou do "Stop concerto Sellafield "com Greenpeace, durante sua turnê Zoo TV. Eventos em Sarajevo durante a guerra da Bósnia inspirou a música " Miss Sarajevo ", que estreou em um set 1995 Pavarotti e Amigos show, e que Bono e The Edge realizada a War Child. Uma promessa feita em 1993 foi mantida quando a banda tocou em Sarajevo, como parte de Popmart Tour 1997 do. Em 1998, eles se apresentaram em Belfast dias antes da votação sobre o Acordo de Sexta-Feira Santa, trazendo Irlanda do Norte líderes políticos David Trimble e John Hume no palco para promover o acordo. Mais tarde nesse ano, todas as receitas provenientes do lançamento do " único Sweetest Thing "foi no sentido de apoiar o Projeto de Chernobyl Children.

U2 com Presidente Dilma Rousseff doBrasil, da esquerda para a direita: Mullen, Bono, Dilma Rousseff, Clayton e The Edge em 2011

Em 2001, a banda dedicada " Walk On "a da Birmânia líder pró-democracia Aung San Suu Kyi. No final de 2003, Bono e The Edge participou da África do Sul VIH / SIDA consciência 46664 série de concertos hospedados por Nelson Mandela . A banda tocou 2005 do Live 8 concerto em Londres. A banda e manager Paul McGuinness foram agraciados com a Anistia Internacional 's Embaixador da Consciência Award por seu trabalho na promoção dos direitos humanos.

Desde 2000, a campanha de Bono incluiu Jubileu 2000 com Bob Geldof, Muhammad Ali , e outros para promover o cancelamento de dívida do terceiro mundo durante o Grande Jubileu. Em janeiro de 2002, Bono é co-fundador da multinacional ONG, DATA, com o objectivo de melhorar o estado social, político e financeiro da África. Ele continuou suas campanhas para a dívida e alívio do HIV / SIDA em Junho de 2002, fazendo visitas de alto perfil para a África.

Red produto, uma marca de 2006, para fins lucrativos visando arrecadar dinheiro para oFundo Global, foi fundada, em parte, por Bono. O ONE Campaign, originalmente a contrapartida de USMake Poverty History, foi moldada por seus esforços e visão.

No final de 2005, apóso furacão Katrinaefuracão Rita, The Edge ajudou a introduzira Music Rising, uma iniciativa para levantar fundos para os músicos que perderam seus instrumentos no devastado pela tempestade Costa do Golfo.Em 2006, o U2 colaborou combanda de pop punkGreen Day para gravar um remake de a canção "The Saints Are Coming ", deThe Skids para beneficiar Music Rising.

U2 e ativismo social de Bono não ter sido sem seus críticos, no entanto. Vários autores e ativistas que publicam em revistas politicamente de esquerda, como CounterPunch criticaram o apoio de Bono de figuras políticas, como Paul Wolfowitz, bem como o seu "paternalismo essencial". Outras fontes de notícias têm um modo mais geral questionou a eficácia da campanha de Bono para aliviar a dívida e prestar assistência à África. Fiscais e de desenvolvimento ativistas também criticaram movimento da banda da Irlanda para a Holanda para reduzir a sua factura fiscal.

Outros projetos

Os membros do U2 realizaram uma série de projetos paralelos, às vezes em colaboração com alguns dos seus companheiros de banda. Em 1985, Bono gravou a canção " In a Lifetime "com a banda irlandesa Clannad. The Edge gravou um álbum de trilha sonora de solo para o filme Captive em 1986, que incluiu uma performance vocal por Sinéad O'Connor que antecede o seu próprio álbum de estréia por um ano. Bono e The Edge escreveu a canção " Ela é um mistério para mim "por Roy Orbison, que foi destaque em seu álbum de 1989, Mystery Girl . Em 1990, Bono e The Edge desde a trilha sonora de versão teatral Royal Shakespeare Company de Londres de A Clockwork Orange (apenas uma faixa foi já lançado, no b-side de " The Fly "single). Nesse mesmo ano, Mullen co-escreveu e produziu uma música para o time de futebol Internacional Irlandesa em Italia '90, chamado de " Put 'Em Under Pressure ", que liderou as paradas irlandeses. Juntamente com The Edge, Bono escreveu a canção " GoldenEye "para o 1995 James Bond filme GoldenEye , que foi realizada por Tina Turner. Clayton e Mullen refez o " Theme from Mission: Impossible "para o 1996 filme de franquia. Bono emprestou sua voz para a "alegria" no álbum de 2001 de Mick Jagger Deusa na porta . Bono também gravou um sobressalente, quase versão spoken-word de de Leonard Cohen " Hallelujah "para a Tower of Song compilação em 1995. Além disso, em 1998, Bono colaborou com Kirk Franklin e Crystal Lewis (juntamente com artistas mainstream controversas R. Kelly e Mary J. Blige) para uma canção gospel de sucesso chamado "Lean on Me".

Além de colaborações musicais, U2 trabalhou com vários autores. Autor americano William S. Burroughs teve uma aparição no vídeo do U2 para " Last Night on Earth "pouco antes de morrer. Seu poema "Oração de Ação de Graças" foi usada como imagens de vídeo durante a Zoo TV Tour da banda. Outros colaboradores incluem William Gibson e Allen Ginsberg. No início de 2000, a banda gravou três músicas para The Million Dollar Hotel trilha sonora do filme, incluindo " The Ground sob seus pés ", que foi co-escrito por Salman Rushdie e motivado por seu livro de mesmo nome.

Em 2007, Bono apareceu no filme Across the Universe e executou The Beatles canções. Bono e The Edge também escreveu a música e as letras para o Broadway musical Spider-Man: Turn Off the Dark. Além disso, The Edge criaram a música-tema para Season 1 e 2 da série de televisão animada The Batman .

Legado

The Edge and Bono stand on a darkened stage, with lit-up smoke behind them. The Edge is strumming a guitar while Bono holds a microphone to his mouth.
Rolling Stoneclassificou The Edge e Bono entre os maiores guitarristas e cantores, respectivamente.

U2 já venderam mais de 150 milhões de discos, colocando-os entre os best-seller artistas da música de todos os tempos. Com 51,5 milhões de unidades certificadas pela RIAA, grau U2 como o artista da música 21-mais vendido em os EUA. Quinto álbum de estúdio do grupo The Joshua Tree é um dos álbuns mais vendidos em os EUA (10 milhões de cópias vendidas) e em todo o mundo (25 milhões de cópias vendidas).

Rolling Stone colocou U2 no número 22 em sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", enquanto no ranking Bono a 32-maior cantor e The Edge do 38-maior guitarrista. Em 2004, Q classificou U2 como a quarta maior banda em uma lista compilado com base em vendas de álbuns, o tempo gasto nas paradas britânicas, e maior audiência para um show como atração principal. A enquete 2.011 leitores em ' Q chamado U2 o maior ato de nos últimos 25 anos. VH1 colocado U2 no número 19 em sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" de 2010. Em 2010, oito das músicas do U2 apareceu na Rolling Stone ' lista atualizada s de " As 500 melhores músicas de todos os tempos ", com" One "ranking mais alto, no número 36. Cinco dos doze álbuns de estúdio do grupo foram classificados na revista de 2012 lista de " Os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos "- The Joshua Tree colocado o mais alto no número 26. Refletindo sobre a popularidade da banda e impacto mundial, Jeff Pollack para o The Huffington Post disse ", como The Who , antes deles, U2 escreveu músicas sobre coisas que eram importantes e ressoaram com seu público ".

U2 recebeu seu primeiro Grammy Award em 1988 por The Joshua Tree , e eles ganharam 22 no total de 34 indicações, mais do que qualquer outro grupo. Estes incluem Best Rock Duo ou Grupo, Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Álbum de Rock. O britânico Indústria Fonográfica tem concedido U2 sete Prémios Brit Awards, cinco deles sendo de Melhor Grupo Internacional. Na Irlanda, os U2 ganharam 14 meteoro Prêmios desde a premiação começou em 2001. Outros prêmios incluem uma AMA, quatro VMA, onze Q Awards, dois Juno Awards, três NME Awards e um Globo de Ouro. A banda foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll no início de 2005. Em 2006, os quatro membros da banda recebeu prêmios ASCAP para escrever as músicas, " Eu ainda não encontrei o que estou procurando ", e" Vertigo ".

Turnês

Os membros da banda

  • Bono - vocais, guitarra rítmica, harmônica
  • The Edge - guitarra, backing vocals, piano, teclados
  • Adam Clayton - guitarra baixo
  • Larry Mullen, Jr. - bateria, percussão

Discografia

  • Boy(1980)
  • Outubro(1981)
  • War(1983)
  • The Unforgettable Fire(1984)
  • The Joshua Tree(1987)
  • Rattle and Hum(1988)
  • Achtung Baby(1991)
  • Zooropa(1993)
  • Pop(1997)
  • Tudo O Que Você não pode deixar para trás(2000)
  • How To Dismantle An Atomic Bomb(2004)
  • No Line on the Horizon(2009)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=U2&oldid=544480491 "