Conteúdo verificado

University Challenge

Assuntos Relacionados: Televisão

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outros recursos escolas . Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

University Challenge
Formato Show de perguntas
Apresentado por Bamber Gascoigne (1962-1987)
Jeremy Paxman (1994-)
Angus Deayton
(specials alívio cômico)
País de origem Reino Unido
Número de série 39
Número de episódios 1398
(A partir de 27 Julho de 2009)
Produção
Produtor (s) ITV Studios
Tempo de execução 30 minutos
Transmissão
Canal original ITV (1962-1987)
BBC Two (1994-)
Formato de imagem 4: 3
(1962-2000)
16: 9
(2001-presente)
Run Original ITV:
21 de setembro de 1962 - 31 de dezembro de 1987
BBC:
21 de setembro de 1994 - presente
Cronologia
Shows Relacionados Colégio Bacia
University Challenge: The Professionals
University Challenge Índia

University Challenge é um britânico programa de perguntas que foi ao ar desde 1962. O formato é baseado no americano mostra Colégio Tigela, que decorreu em Rádio NBC 1953-1957, e na TV NBC de 1959 a 1970. University Challenge foi ao ar por 913 episódios em ITV 1962-1987, antes de ser cancelado. Foi revitalizado pela BBC em 1994, e foi ao ar uma vez em BBC Two.

História

No seu início, em 1962, University Challenge foi organizada pela Bamber Gascoigne. Sempre que os índices de audiência começou a cair (por exemplo, devido às suas menos-que-auspicioso slots de transmissão, tais como tardes de domingo, dias úteis pela manhã e à tarde e, em algumas regiões, tarde da noite), as mudanças foram feitas para o formato de longa data de o programa: jogos iniciais foram encenadas ao longo de duas pernas, a segunda etapa envolve competidores selecionando perguntas de categorias específicas como o desporto, literatura e ciência.

Esta complexidade adicionada pouco fez para deter a diminuir números de espectador, e após regiões ITV começou a cair o programa completamente (a última temporada não foi exibido em tudo por LWT) que foi tirado do ar em 1987. Ele acabou por ser revivido em 1994 pela BBC , embora ainda produzido pela Granada Television, usando o formato original, com pequenas diferenças e apresentado por Jeremy Paxman .

Durante hiato do show, uma edição especial do show foi feito, e não no fato de Granada, mas pela BBC Television, como parte de uma noite temática de programas dedicados a Granada Television. Ela foi apresentada por Bamber Gascoigne, e continua a ser sua última aparição como apresentador até à data. As equipes incluído um composto de alunos de Keble College, Oxford, que tinha em campo a equipe vencedora da final da temporada de 1987; e uma equipe de graduados composta de ex-alunos de celebridades que já havia estrelado sobre o programa, os alunos, incluindo jornalista John Simpson e ator Stephen Fry. Esse show foi precedida por um curto documentário sobre a história do show.

O locutor original Don Murray-Henderson, que estava com o programa até sua morte em 1972. Jim Papa assumiu e ficou com o programa até sua morte em 2001. Desde então, o locutor tem sido narração e radialista Roger Tilling. A memorável música tema é chamado de "Boy Colégio" e foi composta por Derek Novo. A versão original da era Bamber Gascoigne não é usado, e foi substituído por uma versão gravada pela O Quarteto Balanescu.

Formato

O formato dos torneios actual utilizado para cada série é a de um directa torneio eliminatório começando com 28 equipes. Os 14 vencedores da primeira rodada avançar diretamente para os últimos 16. Duas partidas, envolvendo os quatro maiores equipes de pontuação perder desde a primeira rodada cujos escores perder muitas vezes excedem partituras vencedoras em outros jogos da primeira fase, preencher os restantes lugares no último 16. Os emparelhamentos para os jogos muitas vezes são escolhidos de modo a manter as equipes mais fortes à parte.

Equipes são formadas por quatro membros e representam uma única universidade ou uma faculdade de as universidades de Oxford , Cambridge , País de Gales ou Londres .

"Arranque" perguntas são respondidas individualmente "na campainha" sem conferir e valem 10 pontos. "Seu motor de arranque para 10" tornou-se mais famoso slogan do programa e inspirado Romance David Nicholls '2003 Starter for Ten e de 2006 filme baseado nele estrelando James McAvoy. A equipe responder corretamente a starter recebe um conjunto de três "bônus" perguntas dignas de um potencial de 15 pontos sobre os quais eles podem conferir. Conjuntos de perguntas do bônus são tematicamente ligadas, embora raramente compartilhar uma conexão com a questão de partida anterior. Geralmente, existem três questões separadas bônus vale 5 pontos cada, mas ocasionalmente um bônus vai exigir a enumeração de uma determinada lista com 5, 10 ou 15 pontos dada para dar correctamente um certo número de itens da lista (por exemplo, "há sete unidades fundamentais do SI . Dê 5 para 5 pontos, 6 para 10 pontos ou todos os 7 para 15 pontos "). Uma interrupção incorreta de um motor de arranque resulta em uma penalidade de 5 pontos.

É responsabilidade do capitão da equipe para dar a resposta para as perguntas do bônus a menos que outro membro da equipe é especificado com a frase "Nomear [nome]". O membro da equipe chamado assim pode então dar a resposta em seu lugar.

No decorrer de um jogo há dois "rounds" de imagem (que ocorrem cerca de um quarto e três quartos do caminho através) e um "round música" (no meio do caminho), onde os bônus subsequentes estão ligados tematicamente para o motor de arranque; se uma imagem ou música de arranque não é respondida corretamente, as questões de bônus de acompanhamento são retidas até que uma partida normal é respondida corretamente.

O ritmo de questionar aumenta gradualmente através do show, tornando-se quase frenética na última hora ou assim antes de o "gongo", que sinaliza o fim do jogo. Em caso de empate no som do gongo, uma pergunta "morte súbita" é convidado, a primeira equipe a responder corretamente a ser considerado o vencedor; Isto é repetido até uma ou outra das equipas de responder correctamente, ou uma equipa perde dando uma interrupção incorrecta. O final do programa é significado com Jeremy Paxman dizendo "É adeus a partir de (nome de perder equipa, que acenar e dizer adeus), é adeus a partir de (equipe vencedora, da mesma forma), e é adeus de mim: adeus"

Enquanto as questões de arranque são lidos para fora, as equipas são mostrados no ecrã uma por cima da outra por meio de um efeito de ecrã dividido. Quando um jogador vibra dentro, o tiro amplia a esse jogador, acompanhado por uma narração identificar o jogador por equipe e sobrenome, por exemplo, "Nottingham, Smith". As dublagens são executadas ao vivo no estúdio por Roger Tilling e tornar-se visivelmente mais enérgico no final do programa.

Controvérsias

O fato de que as universidades de Oxford e Cambridge cada um pode inscrever até cinco de suas faculdades como equipes separadas, apesar dessas faculdades não sendo universidades no sentido convencional foi a inspiração ostensiva para um incomum 1975 protesto. Uma equipe da Universidade de Manchester (que incluiu David Aaronovitch) que foram aparecendo no show respondeu a cada pergunta " Che Guevara "," Marx "," Trotsky "ou" Lenin ", possivelmente na esperança de fazer o show resultante unbroadcastable. Ele fez, no entanto, obter broadcast, embora apenas partes do episódio ainda existem nos arquivos do Granada TV.

O show tem, desde o seu renascimento em 1994, contou com um número de equipes muito alto padrão com pós-graduação e estudantes maduros, que possam ser consideradas como tendo a vantagem de uma maior amplitude de conhecimento geral. A Open University (OU) venceu a série 1999, com uma equipe cuja idade média de 46. Três dos quatro membros da equipe eram ex- Cérebro da Grã-Bretanha e Mastermind finalistas ou de outra forma profissionais Quiz Show competidores que tinham se juntado a UO especificamente, a fim de aparecer no show. No trimestre-de-final bateram uma equipe um pouco mais jovem de part-time e especialista estudante maduro Birkbeck, University of London, por apenas uma pergunta.

Anfitrião Jeremy Paxman criticou abertamente a equipe OU como não sendo, no espírito da competição. Paxman também pediu desculpas em particular para este quando desafiado.

Em 2009, Sam Kay, parte da equipe de Corpus Christi College, Oxford foi acusado de não ser um estudante quando o show foi transmitido. Kay, que tinha completado uma química grau no verão anterior, havia sido planejando ir a estudar para um Doutor em Filosofia, mas ele não tem financiamento suficiente para cair fora. Ele então tornou-se um contabilista. A equipe, cujo capitão Gail Trimble foi apelidado de "humano Google ", ganhou a concorrência, mas foram posteriormente desclassificado eo troféu foi entregue ao vice-campeão, da Universidade de Manchester.

Poucos dias depois, ele também foi revelado que Charles Markland, um membro da 2008 equipe vencedora de Christ Church havia transferido seus estudos para Balliol College, no meio da série. Ele afirmou que o seu capitão de equipa tinha contactado um pesquisador sobre a situação, e tinha sido dito que este não foi um problema e que a mesma equipe deve ser mantido para fins de continuidade. Também foi revelado que Freya McClements, capitão da equipe vencedora de 2004 Magdalen College, Oxford, era na época estudava na Trinity College, Dublin. Apesar de ter sido mencionado em uma notícia da BBC na época, nenhuma ação foi tomada porque a BBC alegou que os fatos não tinha sido levada ao seu conhecimento.

Competidores Notáveis

  • David Aaronovitch - Universidade de Manchester, 1975
  • Sebastian Faulks - Emmanuel College, Cambridge, 1972
  • Julian Fellowes - Magdalene College, Cambridge, 1969
  • Stephen Fry - Queens 'College, Cambridge, 1980
  • Clive James - Pembroke College, em Cambridge
  • David Lidington - Sidney Sussex College, Cambridge, 1978
  • Miriam Margolyes - Newnham College, Cambridge, 1963
  • David Mellor - A faculdade de Christ, Cambridge
  • Charles Moore - Trinity College, em Cambridge
  • Malcolm Rifkind - Universidade de Edimburgo de 1967
  • John Simpson - Magdalene College, Cambridge, 1964
  • David Starkey - Fitzwilliam College, Cambridge
  • June Tabor - Faculdade do St Hugh, Oxford, 1968
  • Tim Boswell - New College, Oxford

Mostras de spin-off

Os produtores do programa tomaram a inclusão mais recente de estudantes maduros para sua conclusão lógica, fazendo duas séries, sem quaisquer estudantes participantes: University Challenge Reunited (2002) trouxe ex-equipes de volta juntos, enquanto University Challenge: The Professionals (desde 2003) combinado grupos profissionais, como funcionários públicos, arquitetos e médicos contra os outros. Em 2003, o primeiro foi ganho pela equipa de 1979 Sidney Sussex College, em Cambridge, este último por uma equipe do Inland Revenue. A série 2004 Profissionais foi ganha pelo British Library, ea série 2005 pelo Gabinete do Conselho Privado . Em 2006, Profissionais foi ganho por pessoal do Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford.

O show tem visto inúmeras especialidades, incluindo aqueles para profissões específicas e edições de celebridades, como o Universo Desafio, onde o elenco de Red Dwarf desafiou uma equipe de seus "fãs final" para celebrar Red Dwarf 's 10º aniversário no ar. O elenco foi Chris Barrie (capitão), Danny John-Jules, Robert Llewellyn, Chloë Annett e Craig Charles. O elenco, que às vezes parecia surpreso com o conhecimento dos fãs, perdido.

Programas semelhantes

Sixth Form Desafio, apresentado por Chris Kelly, apareceu brevemente entre 1965 e 1967. Um equivalente untelevised, Desafio das escolas continua a ser executado a nível de escola júnior e sênior de alta-alta.

Outros países

University Challenge correu na Nova Zelândia por 14 temporadas, de 1976 até 1989, com a série internacional realizada entre campeões britânicos e neozelandeses dos anos anteriores em ambos os 1986 e 1987.

University Challenge, organizado pelo Dr. Magnus Clarke, correu na Austrália no Canal da Australian Broadcasting Corporation, de 1987 até 1989.

University Challenge Índia começou no Verão de 2003, com a temporada culminando na final em Março de 2004, onde Sardar Patel Faculdade de Engenharia (SPCE), Bombaim, bata Indian School of Business (ISB), Hyderabad. O final da temporada 2004-2005 viu uma equipe de estudantes de graduação de engenharia de Netaji Subhas Institute of Technology (NSIT), Delhi, vencer uma equipe de estudantes de gestão da Indian Institute of Management Kozhikode. Os vencedores indianos da temporada 2003-2004 passou a bater os finalistas do show no Reino Unido, Gonville and Caius College, em Cambridge. UC Índia é produzido por BBC World India, e sinergia Communications, co-propriedade da Siddhartha Basu, que também hospeda o show.

Vencedores

Além das várias faculdades de Oxford, Cambridge e Londres, as únicas universidades por ter vencido University Challenge mais de uma vez ter sido Durham, Sussex, Manchester e da Universidade Aberta.

Série original

Ano Universidade / Colégio
1963 Leicester
1965 New College, Oxford
1966 Oriel College, Oxford
1967 Sussex
1968 Keele
1969 Sussex
1970 Churchill College, Cambridge
1971 Sidney Sussex College, Cambridge
1972 University College, Oxford
1973 Fitzwilliam College, Cambridge
1974 Trinity College, em Cambridge
1975 Keble College, Oxford
1976 University College, Oxford
1977 Durham
1978 Sidney Sussex College, Cambridge
1979 Universidade de Bradford
1980 Merton College, Oxford
1981 Universidade da rainha de Belfast
1982 St. Andrews
1983 Dundee
1984 A Universidade Aberta
1986 Jesus College, Oxford
1987 Keble College, Oxford

As informações nesta tabela foi obtido a partir de University Challenge Series Campeões, Sean Blanchflower, http://www.blanchflower.org/uc/winners_teams.html, recuperado 2008-02-26.

Nova série

Ano Vencedores Runners-up
1995 Trinity College, em Cambridge New College, Oxford
1996 Imperial College London London School of Economics
1997 Magdalen College, Oxford A Universidade Aberta
1998 Magdalen College, Oxford Birkbeck, University of London
1999 A Universidade Aberta Oriel College, Oxford
2000 Universidade de Durham Oriel College, Oxford
2001 Imperial College London Faculdade de St John, Oxford
2002 Somerville College, Oxford Imperial College London
2003 Birkbeck, University of London Universidade de Cranfield
2004 Magdalen College, Oxford Gonville and Caius College, Cambridge
2005 Corpus Christi, Oxford University College London
2006 University of Manchester Trinity Hall, Cambridge
2007 University of Warwick University of Manchester
2008 Christ Church Universidade de Sheffield
2009 Universidade de Manchester ± N / D

Algumas das informações nesta tabela foi obtido a partir University Challenge Series Campeões, Sean Blanchflower, http://www.blanchflower.org/uc/winners_teams.html, recuperado 2008-02-26.

± Corpus Christi, Oxford eram originalmente os vencedores do evento de 2009, mas em 2 de Março de 2009, a BBC em um comunicado conjunto com Granada anunciou que havia desclassificado a equipe para "quebrar as regras da série" por fielding um concorrente inelegíveis.

Pontuações mais baixas

A pontuação mais baixa na história da University Challenge foi pela Universidade de Sussex, que marcou apenas 10 pontos na série 1971-1972, durante a era de quizmaster Bamber Gascoigne.

Sob quizmaster Jeremy Paxman, uma baixa pontuação de 15 foi conseguida pela Universidade de Exeter em uma quartas de final contra Corpus Christi, Oxford, que também viu o capitão da equipe Gail Trimble acumular 15 questões iniciais corretas. No entanto, a equipe de Corpus Christi foram posteriormente desqualificado da competição depois descobriu-se que o membro da equipa Sam Kay tinha sido inelegível para as últimas três partidas. Portanto, a menor pontuação obtida oficialmente contra adversários elegíveis ao abrigo quizmaster Jeremy Paxman foi por Lincoln College, Oxford, que totalizaram 30 em uma semi-final contra os eventuais campeões de série do Universidade de Manchester, em um episódio televisionado no dia 9 de Fevereiro de 2009.

Antes dessas partidas, a pontuação mais baixa foi de 35, atingido por New Hall, Cambridge, 1997. Esta pontuação teria sido menor se todas as multas para interrupções incorrectas tinham sido aplicadas.

A pontuação mais baixa durante a série Profissionais foi alcançado pelos membros do Parlamento da equipe, que marcou 25 em 2003. Isto deve ser visto no contexto da série Professionals 'mais curto tempo de jogo (cerca de 20 minutos para um jogo em vez de cerca de 25 para o série de estudante).

Pontuações mais altas

University College, Oxford marcou 520 pontos no final da temporada ITV em 1987.

Promoções

Ano Evento Especial Vencedores Runners Up
1986 Internacional melhor de três séries Grã-Bretanha ( Jesus College, Oxford, 1985) Nova Zelândia ( Universidade de Auckland, 1985)
1987 Internacional melhor de três séries Grã-Bretanha ( Keble College, Oxford, 1986) Nova Zelândia ( Universidade de Otago, 1986)
1993 Jogo celebridade Celebridade Passado concorrentes ( John Simpson, Charles Moore, Stephen Fry, Alastair pequeno) Keble College, Oxford, 1987
1997 Colégio Bacia Desafio Universidade de Michigan Imperial College London, 1996
1998 Colégio Bacia Desafio EUA Reino Unido
1998 Mastermind Desafio Magdalen College, Oxford, 1997 Imperial College London, 1996
1998 Universo Desafio Fãs Red Dwarf: (Darryl Bola, Kaley Nichols, Steve Rogers [Presidente do Oficial Red Dwarf Fan Club], Pip Swallow, Sharon Burnett [co-autor de The Red Dwarf Quiz Book]) Red Dwarf Elenco: ( Robert Llewellyn, Danny John-Jules, Chris Barrie, Chloë Annett, Craig Charles)
1999 Jornalistas Especial Tablóides Broadsheets
1999 Desafio Magdalen College, Oxford, 1998 Leicester, 1963
2002 University Challenge: Reunido Sidney Sussex College, Cambridge, 1979 Keele, 1968
2003 University Challenge: O Profissionais A Receita Federal Real Sociedade Meteorológica
2003 Comic Relief jogo Os Townies: ( Jeremy Beadle, Danny Baker, Johnny Vaughan, Bonnie Greer) Os Gownies: ( David Baddiel, Frank Skinner, Stephen Fry, Clive Anderson)
2004 Internacional "Grand Final": UK vs Índia Sardar Patel Faculdade de Engenharia (SPCE), Mumbai: (Nirad Inamdar, Bharat Jayakumar, Nishad Manerikar, Shrijit Plappally) Gonville and Caius College, Cambridge: (Laura Ashe, Darren Khodaverdi, Lameen Souag, Edward Wallace)
2004 University Challenge: The Professionals British Library Oxford University Press
2004 Christmas 1 Especial Television ( Monty Don, Martha Kearney, Andrew Neil, Clare Balding) Radio ( Henry Blofeld, Jenni Murray, Ned Sherrin, Roger Bolton)
Natal 2 especial Críticos ( Waldemar Januszczak, Russell Davies, Brian Sewell, Andrew Graham-Dixon) Teatro
Promoções de Natal: Final Os críticos Televisão
2005 Comic Relief 2005 Jogo O Sul ( Sarah Alexander, Hugh Grant , Stephen Fry, Omid Djalili) O Norte ( Colin Murray, John Thomson, Armando Iannucci, Neil Morrissey)
2005 University Challenge: The Professionals Conselho Privado Escritório Associação de Escritores românticos
2006 University Challenge: The Professionals Biblioteca Bodleian Sociedade Estatística Real
2008 University Challenge: The Professionals Ministério da Justiça Laboratório Nacional de Física

Algumas informações desta tabela foi obtido a partir das páginas web listados em "Série Especial". Sean Blanchflower. http://www.blanchflower.org/uc/results.html. Retirado 2008/02/26.

Na cultura popular

  • Romance David Nicholls ' Starter for Ten (2003) foi baseada em torno de parte de um aluno em uma equipe University Challenge enquanto ao University of Bristol (com base na própria alma mater Nicholls '). O título foi, evidentemente, feita a partir de slogan do programa. O romance foi adaptado para o filme de 2006 Starter for 10, (lançado em 10 de novembro no Reino Unido). Mark Gatiss jogado Bamber Gascoigne.
  • Em 1984, um episódio de The Young Ones, intitulado " Bambi ", centrada em torno de uma paródia de University Challenge com um jogo entre as equipes fictícias de Scumbag College e Footlights College, Oxbridge. A equipe de Scumbag College, no estúdio University Challenge do episódio eram fisicamente acima da outra equipe. A equipe Footlights incluído Stephen Fry, que participou na competição reais em 1980.
  • A canção "My Cousin perfeito" por O Undertones contém o dístico "Ele acha que eu sou um repolho / Porque eu odeio University Challenge". Ele aparece no álbum Hipnotizado.
  • Um quiz temático em torno da BBC ficção científica comédia de situação Red Dwarf, transmitida em 1998, tinha o direito Universe Challenge. Foi inaugurado como se fosse um episódio regular, mas com Chris Barrie imitando Jeremy Paxman. Bamber vem de trás com uma arma Blaster e sopra-lhe para fora da cadeira, então ele pode hospedar. Esta foi a última aparição de Bamber Gascoigne como anfitrião.
  • Em uma lista do 100 grandes programas de televisão britânicos elaborados pelo British Film Institute em 2000, votou por profissionais da indústria, University Challenge foi colocado 34.
  • Não é o Nine O'Clock News contou com uma paródia da University Challenge, colocando competidores de Parkhurst prisão e Scrubs Wormwood uns contra os outros, satirizando o Supergrass ensaios do tempo. Depois de condenado Stephenson, interpretado por Mel Smith, respondeu à primeira pergunta, um policial apareceu de trás do balcão para tomar notas, ao lado Griff Rhys Jones, imitando Bamber Gascoigne.
  • Armando Ianucci de Trumpet tempo fez um paródia da University Challenge, jogo em um tempo futuro, quando os estudantes estavam "muito preguiçoso para aprender"; esta paródia mais tarde foi referenciado em um episódio da série real da University Challenge pelo capitão da equipe de SOAS, John Joseph Perry, que, sem saber a verdadeira resposta, simplesmente respondeu "Venezuela?"
  • University Challenge aperta regras 2009 Guardião artigo
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=University_Challenge&oldid=311326019 "