Conteúdo verificado

Victoria Falls

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Victoria Falls
Victoriafälle.jpg
Victoria Falls
Localização Livingstone, Zâmbia
Victoria Falls, Zimbabwe
Coordenadas 17 ° 55'28 "S 25 ° 51'24" E Coordenadas: 17 ° 55'28 "S 25 ° 51'24" E
Tipo Cachoeira
Altura total 355 pés (108 m) (no centro)
Número de gotas 1
Curso de água Rio Zambeze
Média
caudal
1.088 m³ / s (38.430 cu ft / s)
Nome oficial: Mosi-oa-Tunya / Cataratas Vitória
Tipo: Natural
Critérios: VII, VIII
Designado: 1989 (13th sessão)
Referência No. 509
Estado Parte: Zâmbia e Zimbabwe
Região: África

Victoria Falls (ou Mosi-oa-Tunya ( Tokaleya Tonga: o fumo que troveja) é uma Cachoeira no sul da África sobre o rio Zambeze, na fronteira da Zâmbia e Zimbabwe .

Nomeando

David Livingstone , missionário e explorador escocês, acredita-se ter sido o primeiro europeu a ver Victoria Falls em 16 de novembro de 1855 a partir do que é hoje conhecido como Livingstone Island, uma das duas massas de terra no meio do rio, imediatamente a montante da cai no lado zambiano. Livingstone nomeou sua descoberta em homenagem a Rainha Vitória , mas o nome indígena, Mosi-oa-Tunya - literalmente "o fumo que troveja" - também é bem conhecida. A Lista do Patrimônio Mundial reconhece ambos os nomes.

Tamanho

Enquanto ele não é nem o maior nem o mais vasto cachoeira do mundo, que é reivindicada a ser o maior. Esta afirmação baseia-se em uma largura de 1.708 metros (5.604 pés) e altura de 108 metros (354 pés), formando a maior folha de água que cai no mundo. Vazão máxima das quedas compara bem com o de outras cachoeiras principais (ver tabela abaixo).

Para uma distância considerável a montante das quedas, o Zambezi flui sobre uma folha de nível de basalto , num rasa vale delimitada por baixo e distante colinas de arenito. O curso do rio é pontilhada com numerosos árvore-coberto ilhas, que aumentam em número como o rio se aproxima das quedas. Não há montanhas, escarpas, ou vales profundos que podem ser esperados para criar uma cachoeira, única planas platô que se estende centenas de quilômetros em todas as direções.

As Cataratas são formadas como a toda a largura do rio despenca em uma única queda vertical num abismo transversal 1.708 metros (5.604 pés) de largura, esculpido por suas águas ao longo de uma zona de fratura no platô de basalto. A profundidade do abismo, chamado de Primeira Gorge, varia de 80 metros (260 pés) na sua extremidade ocidental de 108 metros (354 pés) no centro. A única saída para a Primeira Gorge é um 110 metros (360 pés) de largura gap cerca de dois terços do caminho ao longo da largura das cataratas do extremo oeste, através do qual todo o volume do rio derrama em desfiladeiros Victoria Falls.

Há duas ilhas na crista das quedas que são grandes o suficiente para dividir a cortina de água, mesmo em plena enchente: Boaruka Island (Ilha de catarata ou) perto da margem ocidental, e Livingstone ilha perto do meio - o ponto a partir do qual Livingstone primeiro viram as quedas. A menos de plena enchente, ilhotas adicionais dividir a cortina de água em fluxos paralelos separados. Os principais fluxos são nomeados, a fim de Zimbabwe (oeste) para a Zâmbia (leste): Catarata do Diabo (chamado Pulando a água por alguns), Main Falls, Rainbow Falls (o mais alto) ea catarata Oriental.

Victoria Falls do ar 1972.jpg Victoria5.jpg
"O fumo que troveja", estação chuvosa de 1972 ... e estação seca, setembro de 2003
Tamanho e fluxo de taxa de Victoria Falls com Niagara e Iguazu para comparação
Parâmetros Victoria Falls Niagara Falls Cataratas do Iguaçu
Altura em metros e pés: 108m 360 pés 51 m 167 pés 64-82 m 210-269 ft
Largura em metros e pés: 1708 m 5.604 pé 1203 m 3.947 pé 2.700 m 8.858 pé
Unidades de caudal (vol / s): m³ / s cu ft / s m³ / s cu ft / s m³ / s cu ft / s
A velocidade média de fluxo anual: 1.088 38.430 2407 85.000 1746 61.600
A média de fluxo mensal - máx: 3.000 105944
- Min: 300 10.594
- 10yr máx: 6000 211888
Maior fluxo registradas: 12.800 452.000 6800 240.000 12.600 444965
Notas: Ver referências para explicação das medidas.
Para a água, metros cúbicos por segundo = toneladas por segundo.
Metade da água se aproximando Niagara é desviado para a energia hidrelétrica.
Iguazu tem duas gotas; altura dada para maior queda ea altura total.
10 quedas têm maiores ou iguais taxas de fluxo, mas não são tão elevados como Iguazu e Victoria Falls.

A bacia do Zambeze acima das quedas experimenta uma estação das chuvas no final de novembro e início de abril, e uma estação seca o resto do ano. Anual do rio inundação temporada é fevereiro-maio, com um pico em abril, o pulverizador das quedas normalmente sobe a uma altura de mais de 400 metros (1.300 pés), e às vezes até duas vezes maior, e é visível de até 48 km ( 30 mi) de distância. No lua cheia, um "moonbow" pode ser visto na pulverização em vez do arco-íris a luz do dia normal. Durante a época das cheias, no entanto, é impossível ver o pé das quedas e mais de sua face, e os passeios ao longo do penhasco oposto que estão em um chuveiro constante e envolta em névoa. Perto da beira do precipício, pulverizador atira para cima como chuva invertido, especialmente na ponte de faca da Zâmbia. Como a estação seca se torne efectiva, as ilhotas na crista tornar mais amplo e mais numerosos, e em setembro-janeiro até metade da face rochosa das quedas pode tornar-se seca e da parte inferior da Primeira Gorge pode ser visto ao longo da maioria da sua comprimento. Neste momento, torna-se possível (embora não necessariamente seguro) para atravessar alguns trechos do rio na crista. Também é possível caminhar até a parte inferior da Primeira Gorge ao lado do Zimbábue. O fluxo mínimo, o que ocorre em novembro, é de cerca de um décimo da figura Abril; esta variação de fluxo é maior do que a de outras quedas maiores, e faz com taxa de fluxo média anual Victoria cai "para ser mais baixa do que seria de esperar com base no fluxo máximo.

Victoria Falls é cerca de duas vezes a altura da América do Norte Cataratas do Niágara e bem mais de duas vezes a largura da sua Horseshoe Falls. Em altura e largura Victoria Falls é apenas rivalizado pela América do Sul de Cataratas do Iguaçu. Veja a tabela para comparações.

Os Victoria Falls Gorges

Todo o volume do rio Zambeze derrama através de largura de 110 metros (360 pés) de saída da primeira-Gorge para uma distância de cerca de 150 metros (500 pés), em seguida, entra uma série ziguezague de desfiladeiros designado pela ordem em que os atinge rio eles. Água que entra no Second Gorge faz uma curva acentuada à direita e cavou um poço profundo lá chamado a panela fervendo. Atingido através de uma trilha íngreme do lado da Zâmbia, é de cerca de 150 metros (500 pés) de diâmetro. Sua superfície é lisa, na maré baixa, mas no ponto alto é marcado por enormes, redemoinhos lentos e turbulência ebulição pesado. Objetos-e humanos-que são varridos sobre as quedas, incluindo o hipopótamo ocasional, são freqüentemente encontrados roda aproximadamente aqui ou lavado acima na extremidade norte-leste da Segunda Gorge. Este é o lugar onde os corpos de Mrs Moss eo Sr. Orchard, mutilados por crocodilos, foram encontrados em 1910 após duas canoas foram virou por um hipopótamo em Long Island acima das quedas.

Os principais desfiladeiros são (ver referência para a nota sobre essas medidas):

  • Primeiro Gorge: o rio cai em Victoria Falls
  • Segundo Gorge: (gerado por a Ponte Victoria Falls), 250 m ao sul de quedas, de 2,15 km de comprimento (270 km ao sul, 2.350 km de comprimento)
  • Terceiro Gorge: 600 m ao sul, 1,95 km de comprimento (650 km ao sul de 2100 km de comprimento), contendo a Power Station Victoria Falls.
  • Quarta Gorge: 1,15 km ao sul, 2,25 km de comprimento (1.256 km ao sul, 2.460 km de comprimento)
  • Quinta Gorge: 2,55 km ao sul, 3,2 km de comprimento (1,5 mi sul, 2 mi (3,2 km) de comprimento)
  • Songwe Gorge: 5,3 km ao sul, 3,3 km de comprimento, (3,3 mi sul, 2 mi (3,2 km) de comprimento) em homenagem ao pequeno rio Songwe vindo do Nordeste, ea mais profunda em 140 m (460 pés), o nível do rio neles varia em até 20 metros (65 pés) entre estações secas e úmidas.

Formação

Imagem de satélite mostrando o amplo Zambezi cair na fenda série e posterior estreito de desfiladeiros em ziguezague (topo da imagem é norte).

A história geológica recente de Victoria Falls pode ser visto sob a forma de as gargantas abaixo das cataratas. O basalto planalto sobre o qual o Alto Zambeze flui tem muitas rachaduras grandes cheias de arenito mais fraca. Na área da corrente cai maiores rachaduras funcionam aproximadamente leste para oeste (alguns correm quase nordeste para sudoeste), com pequenas rachaduras norte-sul conectá-los.

Mais de pelo menos 100 mil anos, as quedas foram recuando a montante através da Batoka Gorges, corroendo as rachaduras cheias de arenito para formar os desfiladeiros. O curso do rio na vizinhança atual das cataratas é de norte a sul, por isso abre as grandes fendas leste-oeste em toda a sua largura total, então ele corta através de uma pequena rachadura norte-sul para a próxima leste-oeste um. O rio tem caído em épocas diferentes em diferentes abismos que agora formam uma série de acentuadamente em ziguezague desfiladeiros a jusante das quedas.

Para além de algumas seções secas, do segundo ao quinto eo Gorges Songwe cada um representa um site passado das quedas em um momento em que eles caíram em um longo abismo reta como fazem agora. Seus tamanhos indicam que não estamos vivendo na era das mais ampla de sempre cai.

As quedas já começaram a cortar o próximo grande desfiladeiro, no mergulho em um dos lados da "Catarata do Diabo" (também conhecido como "Pulando Waters") seção das quedas. Esta não é realmente uma rachadura norte-sul, mas uma grande linha leste-nordeste de fraqueza em frente ao rio, onde o próximo largura total cai acabará por se formar.

Além disso história geológica do curso do rio Zambeze está no artigo de mesmo nome .

História pré-colonial

Sítios arqueológicos em torno das quedas têm rendido Homo habilis pedra artefatos a partir de 3 milhões de anos atrás, as ferramentas de 50.000 anos de idade Oriente Stone Age e tardia Idade da Pedra (10.000 e 2.000 anos atrás) armas, adornos e ferramentas de escavação. Ferro-usando Khoisan caçadores-coletores deslocados essas pessoas da Idade da Pedra e por sua vez, foram deslocados por Bantu tribos, tais como o povo do sul Tonga conhecido como Batoka / Tokalea, que chamou o Shungu quedas na mutitima. O Matabele, chegadas mais tarde, nomeou-os Amanz 'aThunqayo, eo Batswana e Makololo (cuja linguagem é usada pela Pessoas Lozi) chamá-los de Mosi-o-Tunya. Todos esses nomes significam, essencialmente, "o fumo que troveja".

Um mapa de c.1750 desenhada por Jacques Nicolas Bellin para Abbé François Antoine d'Prevost Exiles marca as quedas como "cataractes" e assinala a resolução do norte do Zambeze como sendo amigável com o Português na época. Anteriormente ainda De Nicolas de Fer 1715 Mapa da África Austral tem a queda claramente marcada na posição correta. Ele também tem linhas pontilhadas denotam rotas comerciais que David Livingstone seguidas 140 anos mais tarde.

O primeiro europeu a ver as cataratas foi David Livingstone em 17 de novembro de 1855, durante sua viagem 1852-1856 do Zambeze até à foz do rio. As quedas eram bem conhecidos de tribos locais, e Caçadores Voortrekker pode ter conhecido deles, como podem os árabes sob um nome equivalente ao "fim do mundo". Os europeus estavam céticos de seus relatórios, talvez pensando que a falta de montanhas e vales do planalto fez um grande quedas improvável.

Livingstone tinha sido dito sobre as quedas antes que ele chegou até eles a partir rio acima e foi remou através de uma pequena ilha que hoje leva o nome de Ilha Livingstone, na Zâmbia. Livingstone tinha sido previamente impressionado com a Ngonye Quedas mais a montante, mas encontrou as novas quedas muito mais impressionante, e deu-lhes o seu nome Inglês em honra de Rainha Victoria . Ele escreveu sobre as cataratas, "Ninguém pode imaginar a beleza da vista de qualquer coisa testemunhou na Inglaterra Ele nunca tinha sido visto antes por olhos europeus;. Cenas mas tão adorável deve ter sido contemplado por anjos em seu vôo."

Em 1860, Livingstone voltou para a área e fez um estudo detalhado das quedas com John Kirk. Outros visitantes europeus adiantados incluídos Português explorer Serpa Pinto, Czech explorer Emil Holub, que fez o primeiro plano detalhado das quedas e seus arredores em 1875 (publicado em 1880), e artista britânico Thomas Baines, que executou algumas das primeiras pinturas das cataratas. Até que a área foi aberta pela construção da ferrovia em 1905, no entanto, as quedas foram raramente visitada por outros europeus.

História desde 1900

Victoria Falls 'Second Gorge (com ponte) e Third Gorge (à direita). As falésias são peninsulares na Zâmbia, as falésias exteriores no Zimbabwe.

A Ponte das Cataratas Victoria inicia turismo

Colonização européia da área de Victoria Falls começou por volta de 1900, em resposta ao desejo de Cecil Rhodes ' Empresa britânica África do Sul para direitos minerais e domínio imperial norte do Zambeze e da exploração de outros recursos naturais, como as florestas de madeira Nordeste das cataratas, e marfim e peles de animais. Antes de 1905, o rio foi cruzado acima das quedas no Old Drift, por canoa ou uma barcaça rebocada transversalmente com um cabo de aço. Rhodes visão "de um Cabo-Cairo ferroviária dirigiu planos para a primeira ponte sobre o Zambeze e ele insistiu que ser construída no local onde o pulverizador das quedas cairia sobre trens passando, por isso o site na Segunda Gorge foi escolhido. Veja o artigo principal Ponte das Cataratas Vitória para mais detalhes. De 1905 a ferrovia ofereceu viagens acessíveis aos brancos de tão longe como o Cape no sul e de 1909, na medida em que o Congo Belga, no norte. Em 1904, o Victoria Falls Hotel foi aberto para acomodar os visitantes que chegam à nova ferrovia. As quedas tornou-se uma atração cada vez mais popular durante Britânica domínio colonial de Rodésia do Norte (Zâmbia) e Rodésia do Sul (Zimbabwe), com a cidade de Victoria Falls tornando-se o principal centro turístico.

Independência da Zâmbia e Rodésia do UDI

Em 1964, a Rodésia do Norte se tornou o Estado independente da Zâmbia. No ano seguinte, Rodésia declarou unilateralmente a independência. Este não foi reconhecido pela Zâmbia, o Reino Unido ou a grande maioria dos estados e levou a ONU -mandated sanções. Em resposta à crise emergente, em 1966 Zâmbia restrito ou parado passagens de fronteira; ele não re-abrir a fronteira completamente até 1980. Guerrilha surgiu no lado sul do rio Zambeze, de 1972: o Rhodesian Guerra Bush. O número de visitantes começou a cair, particularmente no lado do Rhodesian. A guerra afetou Zâmbia através de incursões militares, fazendo com que este último a impor medidas de segurança, incluindo o estacionamento de soldados para restringir o acesso aos desfiladeiros e algumas partes das quedas.

Independência internacionalmente reconhecido do Zimbábue em 1980 trouxe paz relativa, e os anos 1980 testemunhou níveis renovadas de turismo e do desenvolvimento da região como um centro de esportes de aventura. Atividades que ganhou popularidade na área incluem rafting nos desfiladeiros, bungee jumping a partir da ponte, pesca desportiva, passeios a cavalo , caiaque, e voos sobre as cataratas.

Turismo nos últimos anos

O "Piscina do Diabo" naturalmente formada, onde alguns turistas nadar apesar de um pequeno risco de mergulhar sobre a borda.

Até o final da década de 1990 quase 300.000 pessoas foram visitar as cataratas anualmente, e este deve subir para mais de um milhão na próxima década. Ao contrário dos parques de jogo, Victoria Falls tem mais visitantes do Zimbabué e Zâmbia que de turistas internacionais; a atração é acessível por ônibus e trem, e é, portanto, relativamente barata de atingir.

Os dois países permitem os turistas para fazer passeios de um dia de cada lado e os vistos podem ser obtidas nos postos de fronteira. Os custos variam de US $ 20 US $ 50. Os visitantes com vistos de entrada individuais terá de comprar um visto cada vez que atravessam a fronteira. Mudanças regulares em regulamentos de visto significa os visitantes devem verificar as regras antes de cruzar a fronteira.

Uma característica famosa é a Piscina do Diabo formado naturalmente, perto da borda das quedas na Ilha Livingstone no lado zambiano. Quando o fluxo do rio é em um certo nível, geralmente entre setembro e dezembro, uma barreira de pedra forma um redemoinho com corrente mínima, permitindo nadadores aventureiros para brincar em segurança relativa de alguns pés a partir do ponto onde as cascatas de água sobre as quedas. Mortes ocasionais têm sido relatados quando as pessoas têm deslizado sobre a barreira rock.

O número de visitantes do lado zimbabweano das quedas tem sido historicamente muito maior do que o número de visitar o lado da Zâmbia, devido ao maior desenvolvimento das instalações para visitantes lá. No entanto, o número de turistas que visitam Zimbabwe começou a declinar no início de 2000 como as tensões políticas entre apoiantes e opositores do presidente Robert Mugabe aumentado. Em 2006, a ocupação hoteleira no lado zimbabuano oscila em torno de 30%, enquanto o lado zambiano foi no próximo capacidade, com tarifas em hotéis superiores atingindo US $ 630 por noite. O rápido desenvolvimento levou as Nações Unidas a considerar a revogação estatuto das quedas 'como Património Mundial. Além disso, os problemas de eliminação de resíduos e falta de uma gestão eficaz do ambiente das quedas são uma preocupação.

Ambiente natural

Dois rinocerontes brancos do Parque Nacional Mosi-oa-Tunya em maio de 2005. Eles não são indígena, mas foram importados da África do Sul .

Parques nacionais

Os dois parques nacionais com as quedas são relativamente pequenos - Mosi-oa-Tunya National Park é de 66 quilômetros quadrados (16.309 hectares) e Victoria Falls National Park é de 23 quilômetros quadrados (5.683 acres). No entanto, ao lado do último, na margem sul é a Zambezi National Park, que se estende 40 quilômetros (25 milhas) a oeste ao longo do rio. Os animais podem se mover entre os dois parques do Zimbabué e também pode chegar Matetsi Área Safari, Parque Nacional Kazuma Pan e Parque Nacional Hwange, ao sul.

No lado da Zâmbia, cercas e os arredores de Livingstone tendem a limitar a maioria dos animais do Parque Nacional Mosi-oa-Tunya. Em adição cercas colocadas por lodges em resposta ao crime restringir o movimento animal.

Embora Zimbabwe teve dificuldades econômicas recentes, Victoria Falls cidade sempre foi um pouco afastado e as pessoas são tão acolhedor e amigável como sempre. Turismo abrandou ao longo dos últimos 10 anos, mas muitos hotéis têm tomado este tempo para renovar e melhorar.

Em 2004, um grupo separado de polícia chamado a Polícia de Turismo foi iniciado. Eles são comumente vistos em torno das principais áreas turísticas, e podem ser identificados por seus uniformes com coletes reflectores amarelos.

Vegetação

Mopane floresta savana predomina na área, com áreas menores de Miombo e Rhodesian Teca florestas e savana mato. Floresta ribeirinha com palmeiras linhas das margens e ilhas acima das cataratas. O aspecto mais notável da vegetação da área que é a floresta tropical alimentada pelo pulverizador das quedas, contendo plantas raras para a área, tais como pod mogno, ébano, marfim palma, selvagem palma de data e um número de trepadeiras e cipós. Vegetação sofreu em secas recentes, e por isso têm os animais que dela dependem, principalmente antílope.

Animais selvagens

Os parques nacionais contêm abundante vida selvagem, incluindo populações consideráveis de elefante , búfalo , girafa , zebra , e uma variedade de antílope . Lion e leopardo só são vistos ocasionalmente. Macacos e babuínos são comuns. O rio acima das quedas contém grandes populações de hipopótamos e crocodilos . Elefantes atravessar o rio na estação seca em determinados pontos de passagem.

Klipspringers e lontras pode ser vislumbrada nos desfiladeiros, mas eles são principalmente conhecido por 35 espécies de aves de rapina . O Taita Falcon, Black Eagle, falcão peregrino e Augur Buzzard produzir lá. Acima das cataratas, garças , Fish Eagles e vários tipos de aves aquáticas são comuns.

Peixe

O rio é o lar de 39 espécies de peixes abaixo das quedas e 89 espécies acima dela. Isto ilustra a eficácia das cataratas como uma barreira divisória entre o Zambeze superior e inferior.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Victoria_Falls&oldid=543785298 "