Conteúdo verificado

Tubulação vulcânica

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Tubulação Volcanic

Tubulações vulcânicas são subterrâneos geológicos estruturas formadas pela violenta, erupção supersônico de origem profunda vulcões . Eles são considerados como um tipo de diatreme. Vulcânicas tubos são compostas de uma profunda, cone estreito de solidificado magma (descrito como "em forma de cenoura"), e são geralmente composto em grande parte de um dos dois tipos de rochas característicos - kimberlito ou lamproite. Estas rochas reflectir a composição das fontes de magma profundo dos vulcões, onde a terra é rica em magnésio . Tubulações vulcânicas são relativamente raros. Eles são bem conhecidos como a fonte primária de diamantes , e são extraídos para esta finalidade.

Formação

Tubulações vulcânicas formam como resultado de violentas erupções de vulcões de origem profunda. Estes vulcões originam pelo menos três vezes tão profundo como a maioria dos outros vulcões, e o magma resultante que é empurrado em direcção à superfície é elevada em magnésio e compostos voláteis tais como água e dióxido de carbono . À medida que o corpo de magma sobe para a superfície, os compostos voláteis transformar a fase gasosa quanto pressão é reduzida com a diminuição da profundidade. Esta expansão súbita impulsiona o magma para cima em velocidades rápidas, resultando em uma erupção supersônico raso. Uma analogia útil para este processo é o uncorking de uma garrafa quente ou agitado de champanhe.

O Crater, Parque Nacional Hypipamee, Planalto de Atherton, Queensland, Austrália . Este resíduo de uma tubulação é de cerca de 100m de diâmetro.

Tubos de kimberlito

Em tubos de kimberlito, a erupção ejeta uma coluna de material sobrejacente diretamente sobre a coluna de magma, e não forma uma elevação acima do solo grande como vulcões típicos fazer; em vez disso, um baixo anel de ejecta conhecido como formas de anel em torno de um tufo depressão em forma de tigela sobre a coluna subterrâneo de magma. Ao longo do tempo, o anel tuff pode corroer para trás na bacia, nivelando a depressão, preenchendo-o com ejecta lavados-para trás. Tubos de kimberlito são a fonte da maior parte da produção de diamantes comercial do mundo, e também contêm outro precioso pedras preciosas e pedras semi-preciosas, como granadas, espinelas, e peridoto.

Tubos lamproite

Tubos lamproite funcionam de forma semelhante a kimberlite pipes, exceto que a água fervente e compostos voláteis contidos no ato magma corrosivamente sobre a rocha sobrejacente, resultando em um cone mais ampla de rocha eviscerados (a ejeção desta rocha também forma um anel de tufo, como erupções de kimberlito ). Este cone largo é então preenchido com a cinza vulcânica e materiais. Finalmente, o magma desgaseificada é empurrada para cima, enchendo-se o cone. O resultado é um martini-vidro em forma de depósito de material vulcânico (ambos solidificado magma, e ejecta) que aparece na maior parte lisa da superfície.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Volcanic_pipe&oldid=211041744 "