Conteúdo verificado

Wallis e Futuna

Assuntos Relacionados: Geografia da Oceania (Austrália)

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Territoire des Îles Wallis-et-Futuna
Bandeira não oficial Brasão
Lema: n / a
Anthem: La Marseillaise
Capital
e maior cidade
Mata-Utu
13 ° 20'S 176 ° 20'W
Línguas oficiais Francês
'Uvean, Futunan
Governo Território ultramarino da França
- Presidente da França Nicolas Sarkozy
- Administrateur supérieur Richard Didier
- Presidente da Assembleia Territorial Victor Brial
- Reis
(Tradicionalmente de três)
King of Úvea (nenhum no momento),
rei de Alo (nenhum no momento)
Visesio Moeliku,
rei de Sigave desde 2004
Não soberano (território ultramarino)
Área
- Total 264 km 2 ( 211th)
102 sq mi
- Água (%) desprezível
População
- Julho estimativa de 2005 15.480 ( 219)
- Censo 2003 14.944
- Densidade 77 / km 2 ( 112º)
199 mi / sq
PIB ( PPP) 2004 estimativa
- Total $ 60 milhões ( não classificados)
- Per capita 3800 dólares ( não classificados)
Moeda Franco CFP ( XPF )
Fuso horário ( UTC + 12)
Chamando código 681
Código ISO 3166 WF
TLD Internet .wf

Wallis e Futuna, oficialmente o território de Wallis e Futuna ( Francês : Wallis-et-Futuna ou Territoire des Îles Wallis-et-Futuna, Fakauvea e Fakafutuna: Uvea mo Futuna), é uma Francês território polinésia ilha (mas não faz parte, ou mesmo contígua, Polinésia Francesa ) no Pacífico Sul entre Fiji e Samoa . Ela é composta de três principais vulcânica tropical ilhas e uma série de pequenas ilhotas. O território é dividido em dois grupos de ilhas que encontram-se cerca de 260 km uma da outra:

  • Wallis Islands (Uvea), no norte do país
    • Wallis Island (Uvea)
  • Ilhas Hoorn (Ilhas Futuna), no sul
    • Futuna
    • Alofi

Desde 2003 Wallis e Futuna tem sido um Colectividade ultramarina francesa ( collectivité d'outre-mer, ou COM). Entre 1961 e 2003, ele tinha o estatuto de um território francês de ultramar ( territoire d'outre-mer, ou TOM).

História

Embora o Dutch e os britânicos foram os descobridores europeus das ilhas nos séculos 17 e 18, foi o francês que foram os primeiros europeus a se estabelecer no território, com a chegada do francês missionários em 1837, que se converteram a população ao catolicismo romano . Wallis é nomeado após o britânico explorador, Samuel Wallis.

Em 5 de abril de 1842 , eles pediram para a protecção da França após a rebelião de uma parte da população local. Em 5 de abril de 1887 , a rainha de Uvea (na ilha de Wallis) assinou um tratado que estabelece oficialmente um francês protetorado. Os reis de Sigave e Alo nas ilhas de Futuna e Alofi igualmente assinaram um tratado que estabelece um protetorado francês no 16 de fevereiro de 1888 . As ilhas foram colocados sob a autoridade do Colônia francesa de Nova Caledônia .

Em 1917 , os três chiefdoms tradicionais foram anexados à França e se transformou em colônia de Wallis e Futuna, ainda sob a autoridade da colônia de Nova Caledônia .

Em 1959 , os habitantes das ilhas votaram para se tornar um Território ultramarino francês, eficaz em 1961, terminando assim a sua subordinação a Nova Caledônia.

Em 2005, o 50º rei, Tomasi Kulimoetoke II, enfrentou ser deposto depois de dar refúgio a seu neto que foi condenado por homicídio culposo. O rei reivindicou seu neto deve ser julgado pela lei tribal e não pelo sistema penal francês. Houve tumultos nas ruas envolvendo partidários do rei, que eram vitoriosos sobre tentativas de substituir o rei. Dois anos mais tarde, Tomasi Kulimoetoke morreu em 7 de maio de 2007. O estado estava em um período de luto de seis meses. Durante este período, mencionando um sucessor era proibido.

Política

O território é dividido em três chiefdoms tradicionais ( royaumes coutumiers): Úvea, na ilha de Wallis, Sigave, na parte ocidental da ilha de Futuna, e Alo, na ilha de Alofi e na parte oriental da ilha de Futuna (apenas Úvea é subdividida, em três distritos):

Chiefdom
Distrito
Capital Área
(Km²)
População
Censo 2003
Villages
Ilhas Wallis
`Uvea (Wallis) Utu Mata ' 77,5 10071 23
Hihifo ("oeste") Vaitupu 23,4 2422 5
Hahake ("leste") Utu Mata ' 27,8 3950 6
Mu'a ("primeiro") Mala'efo'ou (1) 26,3 3699 12
Ilhas Hoorn
Sigave (Singave) Leava 30,0 1880 6
Alo Mala'e 85,0 2993 9
Wallis e Futuna Utu Mata ' 192,5 14944 38

(1) anteriormente chamado Mua

A capital do território é Utu Mata ', na ilha de Wallis, a ilha mais povoada. Como um território da França, ela é governada sob a Constituição francesa de 28 de setembro de 1958 , utiliza o Sistema jurídico francês, e sufrágio é universal para aqueles com mais de 18 anos de idade. O presidente francês eleito por voto popular para um mandato de cinco anos; o alto administrador é nomeado pelo presidente francês no conselho da Francês Ministério do Interior; os presidentes do Governo e da Assembleia Territorial Territorial são eleitos pelos membros da assembléia.

O chefe de Estado é o presidente Nicolas Sarkozy, da França, representado por alta Administrator Richard Didier (desde 19 de Julho, 2006 ). O Presidente da Assembleia Territorial é Pesamino Taputai (desde 1 de Abril de 2001. O Conselho do Território é de três reis (reis dos três chiefdoms tradicionais, que são "de jure" membros) e três membros nomeados pela alta administrador no conselho da Assembléia Territorial.

O Poder Legislativo é composto da Assembleia Territorial unicameral ou Territoriale Assemblée de 20 lugares; os membros são eleitos por voto popular para mandatos de cinco anos. Wallis e Futuna elege um senador para o Senado francês e um suplente para o Assembleia Nacional francesa.

Justiça é geralmente administrado sob Direito francês por um tribunal de primeira instância em Mata-Utu, mas os três chiefdoms tradicionais administrar a justiça de acordo com a direito consuetudinário (somente para os casos não-criminais). O tribunal de recurso está em Nouméa, Nova Caledônia.

O território participa na Franc Zone, e como membro permanente do Secretaria da Comunidade do Pacífico e como membro observador do Fórum do Pacífico Sul.

Geografia

Projeção ortográfica centrada sobre Ilhas Wallis e Futuna

Wallis e Futuna fica a cerca de dois terços do caminho de Havaí a Nova Zelândia , em 13 ° 18'S 176 ° 12'W.

O território inclui a ilha de Wallis (a mais populosa), a ilha de Futuna, a ilha desabitada de Alofi (a população de Alofi teria sido comido pelo pessoas canibais de Futuna em uma única incursão no século 19), e 20 ilhotas desabitadas, totalizando 274 quilômetros quadrados (106 sq mi), com 129 km (80 mi) de litoral. O ponto mais alto no território é Mont Singavi (na ilha de Futuna) em 765 metros (2510 ft).

As ilhas têm, uma estação quente e chuvosa de novembro a abril e uma estação fresco e seco de maio a outubro. As chuvas se acumulam 2.500 a 3.000 milímetros (98-118 em) a cada ano. A humidade média é de 80% e a temperatura de 26,6 ° C (79,9 ° F).

Apenas cinco por cento da área terrestre das ilhas é terra arável ; culturas permanentes cobrem outros 20%. Desmatamento (apenas pequenas porções de florestas originais permanecem), em grande parte como resultado do uso continuado da madeira como fonte de combustível principal, é um problema grave; como conseqüência de cortar as florestas, o terreno montanhoso de Futuna é particularmente propenso a erosão . Não existem assentamentos permanentes em Alofi por causa da falta de recursos naturais de água doce.

Economia

A economia do território está limitado a agricultura de subsistência tradicional, com cerca de 80% da força de trabalho ganhando seu sustento da agricultura ( cocos e legumes), pecuária (principalmente porcos), e pesca. Cerca de 4% da população é empregue no governo. As receitas provenientes de subsídios do governo francês, licenciamento de direitos de pesca para o Japão e Coréia do Sul , os impostos de importação, e as remessas dos trabalhadores expatriados em Nova Caledónia, Polinésia Francesa e da França.

O produto interno bruto teve em 1995 um paridade do poder aquisitivo do total cerca de 28,7 milhões dólares, cerca de 2.000 dólares per capita. O território leva em cerca de US $ 20 milhões por ano em receitas contra cerca de US $ 17 milhões em despesas.

Lake Lalolalo em'Uvea

As indústrias incluem copra, artesanato, pesca e madeira serrada. Os produtos agrícolas incluem fruta-pão, inhame , taro, bananas , porcos e cabras . Em 1995, cerca de 370 mil dólares no valor das mercadorias ( copra, fruta-pão, inhame , taro raízes, artesanato) foram exportadas, e cerca de 13.500 mil dólares americanos no valor de commodities (alimentos, bens manufaturados, equipamentos de transporte, combustível, vestuário) foram importadas, principalmente da França , Austrália e Nova Zelândia .

A utiliza o território Franco CFP, juntamente com os territórios franceses da Nova Caledónia e Polinésia Francesa ; o Franco CFP (XPF) é fixa em relação ao euro , à taxa de 1.000 XPF = 8,38 €.

Bancos: Em 1991, BNP Nouvelle-Calédonie, uma subsidiária da BNP Paribas, estabeleceu uma subsidiária, Banque de Wallis-et-Futuna, que atualmente é o único banco no território. Dois anos antes, Banque Indosuez tinha fechado a filial em Mata-Utu que tinha aberto em 1977, deixando o território, sem qualquer banco.

Demografia

A população total do território no censo de 2003 foi de 14.944 (67,4% na ilha de Wallis, 32,6%, na ilha de Futuna), a grande maioria dos Etnia polinésia, com uma pequena minoria de ascendência francesa. Mais de 16.000 Wallisians e Futunians viver como expatriados em Nova Caledônia , que é mais do que a população total de Wallis e Futuna. A esmagadora maioria das pessoas em Wallis e Futuna são Católica Romana . Eles falam tanto francês e Wallisian ou Futunian, o indígena Línguas polinésias. No entanto, somente em francês é falado por 10% da população como primeira língua. Metade da população total (homens e mulheres) de 15 anos que sabem ler e escrever.

Cultura

Ruínas do Talietumu fort

A cultura destas ilhas é polinésia, o Música de Wallis e Futuna tem uma rica tradição. O Kailao, muitas vezes visto como um tonganês dança de guerra foi importado para Tonga a partir de 'Uvea.

Transportes e comunicações

Em 1994, o território teve 1.125 telefones em uso, tinha uma estação de rádio AM e duas emissoras de televisão.

A ilha de Wallis tem cerca de 100 quilómetros (62 milhas) da rodovia, 16 pavimentada, enquanto a ilha de Futuna tem apenas 20 km (12,5 mi), nada disso pavimentada.

O território tem duas portas principais e portos, Mata-Utu e Leava (na ilha de Futuna), que apoiar a sua frota da marinha mercante que consiste de três navios (dois navios de passageiros e um petroleiro de petróleo), totalizando 92.060 toneladas de arqueação bruta ou 45.881 toneladas métricas porte bruto (TPB).

Existem dois aeroportos, um de Wallis com uma pista pavimentada de 2.100 metros (6.890 pés), e um no Futuna com uma de 1.000 metros (3.300 pés) faixa de terra. Baseada em New Caledonia Aircalin opera os únicos vôos comerciais que vão para Wallis, onde tem um escritório em Mata-Utu. Não há operadores de barcos comerciais.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wallis_and_Futuna&oldid=219988806 "