Conteúdo verificado

Vespa

Disciplinas relacionadas: insetos, répteis e peixes

Você sabia ...

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outros recursos escolas . patrocínio SOS Criança é legal!

Vespas
Aleiodes indiscretus
parasitando uma gypsy moth caterpillar
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Subordem

Apocrita
Ver texto para explicação.

A morfologia de base de uma fêmea vespa yellowjacket
Vespa ferrão, com gota de veneno

Uma vespa é qualquer inseto da ordem Hymenoptera e subordem Apocrita que é nem abelha nem formiga . A subordem Symphyta inclui o sawflies e vespas da madeira, os quais diferem dos membros de Apocrita por ter uma ligação mais ampla entre a mesosoma e metasoma. Em adição a isto, Symphyta larvas são principalmente herbívoros e " caterpillarlike ", ao passo que aqueles de Apocrita são largamente predatórios ou "parasita" (tecnicamente conhecido como parasitóide).

As vespas as mais familiares pertencem a Aculeata, uma divisão de Apocrita, cujas oviducto são adaptados em uma peçonhento ferrão. Aculeata também contém formigas e abelhas. A este respeito, os insetos chamados de "formigas veludo" (a família Mutillidae) são tecnicamente vespas.

Uma definição muito mais estreita e mais simples mas popular da vespa do termo é todo o membro da família aculeada Vespidae, que inclui (entre outros) os géneros conhecidos em America do Norte como yellowjackets (Vespula e Dolichovespula) e os zangões (Vespa).

Categorização

As várias espécies de vespas caem em uma das duas categorias principais: vespas solitários e vespas sociais. Vespas solitárias adultas geralmente vivem e operam apenas, ea maioria não constroem ninhos; todas as vespas solitários adultas são férteis. Em contraste, as vespas sociais existem nas colônias numeração até vários milhares forte e construir ninhos, mas em alguns casos não toda a colônia pode reproduzir. Geralmente, apenas a rainha vespa e vespas macho pode acasalar, enquanto a maioria das colônias são constituídas por trabalhadores fêmeas estéreis.

Características

As seguintes características estão presentes na maioria vespas:

  • dois pares de asas (exceto formulários wingless ou braquípteros em todos do sexo feminino Mutillidae, Bradynobaenidae, muitos masculino Agaonidae, muitos feminina Ichneumonidae, Braconidae, Tiphiidae, Scelionidae, Rhopalosomatidae, Eupelmidae, destacando-e várias outras famílias).
  • Um ovipositor, ou ferrão (que só está presente nas fêmeas porque deriva do ovipositor, um órgão sexual feminino).
  • Poucos ou nenhum pêlos (em contraste com abelhas); exceto Mutillidae, Bradynobaenidae, Scoliidae.
  • Quase todas as vespas são terrestres; somente alguns grupos parasíticos especializados são aquáticos.
  • Predadores ou parasitóides, principalmente em outros insetos terrestres; algumas espécies de Pompilidae, tais como o vespa caçadora, especializar-se em usar aranhas como a rapina, e vários vespas parasitas usam aranhas ou outros aracnídeos como anfitriões reprodutivos.

As vespas são criticamente importantes na naturais biocontrole. Quase cada espécie do inseto da praga tem uma espécie de vespa que é um predador ou parasita em cima dela. Vespas parasitas também são cada vez mais utilizadas nas explorações agrícolas controle de pragas como eles têm pouco impacto em colheitas. As vespas igualmente constituem uma parte importante da cadeia alimentar.

Biologia

Genética

Em vespas, como em outros Hymenoptera , sexos são significativamente geneticamente diferente. As fêmeas têm uma diplóide (2n) número de cromossomos e surgiu a partir de ovos fertilizados. Os machos, em contrapartida, tem uma haplóides (n) número de cromossomos e desenvolver a partir de um óvulo não fertilizado. Vespas esperma loja dentro de seu corpo e controlar sua liberação para cada ovo indivíduo como ela é definida; se uma mulher deseja produzir um ovo do sexo masculino, ela simplesmente coloca o ovo sem fertilizar-lo. Portanto, na maioria das condições na maioria das espécies, vespas ter controle voluntário completo sobre o sexo de sua prole.

Anatomia e gênero

Vespa ocelos (olhos simples) e dorsal parte dos olhos compostos ; também mostrando finos, cabelos não ramificados

Anatomicamente, existe uma grande variação entre diferentes espécies de vespa. Como todos os insetos, vespas ter um disco exoesqueleto cobrindo seus três principais partes do corpo. Estas peças são conhecidos como o cabeça, metasoma e mesosoma. As vespas também tem uma região estreitada que une os primeiro e segundo segmentos do abdómen (o primeiro segmento é parte do mesosoma, a segunda parte do metassoma) conhecido como o pecíolo. Como todos os insetos, vespas têm três conjuntos de duas pernas. Em adição aos seus olhos compostos , vespas também têm várias simples conhecidos como olhos ocelos. Estes são normalmente dispostos numa formação triangular apenas para a frente de um espaço de cabeça conhecida como a vértice.

É possível fazer a distinção entre os sexos certas espécies de vespas com base no número de divisões sobre o seu antenas. Vespas Yellowjacket masculinos, por exemplo, tem 13 divisões por antena, ao passo que as fêmeas têm 12. Os machos podem, em alguns casos, ser diferenciada de fêmeas em virtude do facto de que a região superior da mesosoma do macho (o chamado tergum) consiste de um terga adicional. O número total de terga é tipicamente 6. A diferença entre estéreis vespas operárias e rainhas do sexo feminino também varia entre as espécies, mas geralmente a rainha é visivelmente maior do que os machos e as outras fêmeas.

Areia vespa ( Bembix oculata, família Crabronidae) remover fluidos corporais de uma mosca depois de ter paralisado com a picada

Vespas pode ser diferenciado de abelhas como as abelhas têm uma traseira achatada basitarso. Ao contrário de abelhas, vespas geralmente não têm pêlos plumose. Variam no tamanho e número de cabelos que têm entre as espécies.

Dieta

Vespa Tiphiid

Geralmente são vespas parasitas ou parasitóides como larvas, e se alimentam apenas de néctar que os adultos. Muitas vespas são predatória, utilizando outros insetos (muitas vezes paralisado) como alimento para suas larvas. Algumas vespas sociais são onívoros, alimentando-se de uma variedade de fruta caída, néctar, e carniça. Algumas dessas vespas sociais, como yellowjackets, pode limpar para insetos mortos para fornecer para seus filhotes. Em muitas espécies de larvas social proporcionar secreções doce que são alimentados para os adultos.

Em espécies de parasitas, os primeiros refeições são quase sempre fornecida pelo animal que a vespa adulto usado como um hospedeiro para a sua nova. Vespas machos adultos, por vezes, para obter visitar flores néctar para alimentar em muito da mesma maneira como as abelhas . Ocasionalmente, algumas espécies, como yellowjackets, invadem ninhos de abelhas e roubar mel e / ou ninhada.

Wasp parasitismo

A "formiga de veludo"; uma vespa flightless na família Mutillidae

Com a maioria das espécies, adulto vespas parasitas-se não tomar quaisquer nutrientes de suas presas, e, assim como as abelhas , borboletas, e traças, eles normalmente derivar toda a sua nutrição a partir de néctar. Vespas parasitas são tipicamente parasitóides e extremamente diversas nos hábitos, muitos colocando seus ovos em estágios inertes de seu anfitrião ( ovo ou pupa), ou às vezes paralisar suas presas por injetar um veneno através da sua ovipositor. Eles, então, inserir uma ou mais ovos no hospedeiro ou depositá-los sobre o anfitrião externamente. O anfitrião permanece viva até que o parasitóide larvas são maduros, geralmente morrendo ou quando o parasitóides pupa, ou quando eles emergem como adultos.

Hábitos de nidificação

Vários ninhos de vespas

O tipo de ninho produzido por vespas pode depender da espécie e localização. Muitas vespas sociais produzir pasta de papel ninhos em árvores, em sótãos, buracos no chão ou de outras áreas abrigadas com acesso ao ar livre. Em contrapartida vespas solitárias são geralmente parasitária ou predatória e apenas os últimos ninhos de compilação em tudo. Ao contrário de abelhas , vespas não têm produtora de cera glândulas. Muitos vez disso, criar uma substância semelhante a papel principalmente de polpa de madeira. Fibras de madeira são recolhidos localmente a partir de madeira resistido, suavizado por mastigação e misturando com saliva. A polpa é então usado para fazer pentes com células para criação de larvas. Mais comumente, ninhos são simplesmente Burrows escavada num substrato (geralmente no solo, mas também caules das plantas), ou, se construído, que são construídos a partir de lama.

Vespas solitárias

A vespa sphecid da Califórnia

Os hábitos de nidificação de vespas solitárias são mais diversificadas do que as de vespas sociais. Daubers lama e vespas pólen construir células de lama em locais protegidos tipicamente no lado de paredes. Vespas Potter semelhante construir ninhos vaso-like de lama, muitas vezes com várias células, ligadas aos ramos de árvores ou contra as paredes. A maioria das outras vespas predadoras enterrar-se no solo ou em hastes da planta, e algumas não constroem ninhos em tudo e preferem cavidades, como pequenos furos na madeira que ocorre naturalmente. Um único ovo é colocado em cada célula, que posteriormente é selado, de modo que não existe qualquer interacção entre as larvas e os adultos, ao contrário de vespas sociais. Em algumas espécies, os ovos masculinos são colocados seletivamente em presas menores, levando ao sexo masculino, sendo geralmente menores do que as fêmeas.

A coleta de fibras de madeira vespa

Vespas sociais

Os ninhos de algumas vespas sociais, como zangões, são primeiro construído pela rainha e alcançar aproximadamente do tamanho de uma noz antes de trabalhadores fêmeas estéreis assumir a construção. A rainha inicialmente começa o ninho, fazendo uma única camada ou de copa e trabalhando para fora até que ela atinge as extremidades da cavidade. Sob o dossel que ela constrói uma haste para que ela pode anexar várias células; estas células são o lugar onde os primeiros ovos serão estabelecidas. A rainha, em seguida, continua a trabalhar para fora, para as bordas da cavidade, após o que ela adiciona outra camada. Este processo é repetido, cada vez adicionando um novo nível até trabalhadores do sexo feminino, eventualmente suficientes ter nascido e amadureceu para assumir a construção do ninho deixando a rainha se concentrar em reprodução. Por esta razão, o tamanho de um ninho é geralmente um bom indicador de aproximadamente quantos trabalhadores do sexo feminino que estão na colónia. Colônias de vespas sociais muitas vezes têm populações superiores a vários milhares de trabalhadores do sexo feminino e, pelo menos, uma rainha. Polistes e alguns tipos relacionados de vespa de papel não constroem seus ninhos em camadas, mas sim em pentes individuais planas.

Ciclo reprodutivo de vespas sociais ( espécies temperadas apenas)

A jovem rainha vespa de papel fundando uma nova colônia

Vespas não se reproduzem através de voos de acasalamento como abelhas. Em vez disso vespas sociais reproduzem entre uma rainha fértil e vespa macho; em alguns casos, rainhas podem ser fecundado pelo esperma de vários machos. Após o acasalamento com sucesso, o macho de espermatozóides são armazenados em uma bola bem embalado dentro da rainha. Os espermatozóides são mantidos armazenados em um estado dormente até que sejam necessárias na primavera seguinte. Em um determinado momento do ano (muitas vezes em torno de Outono), a maior parte da colônia de vespa morre, deixando apenas a jovens rainhas acasaladas vivo. Durante esse tempo eles saem do ninho e encontrar uma área adequada para hibernar durante o inverno.

Primeira etapa

Depois de sair do modo de hibernação durante a primavera, as jovens rainhas procurar um local de nidificação. Ao encontrar uma área para sua colônia futuro, a rainha constrói um ninho de base de fibra de papel ou menos do tamanho de uma noz em que ela vai começar a lançar ovos.

Segunda fase

O esperma que foi armazenado anteriormente e manteve dormente durante o inverno é agora usado para fertilizar os ovos que estão sendo colocados. O armazenamento de esperma dentro da fêmea rainha lhe permite estabelecer um número considerável de ovos fertilizados sem a necessidade de repetidos acasalamento com uma vespa macho. Por esta razão, uma única rainha fêmea é capaz de construir uma colônia inteira de apenas a si mesma. A rainha inicialmente levanta os primeiros conjuntos de ovos de vespa até existem suficientes trabalhadores fêmeas estéreis para manter a prole sem sua ajuda. Todos os ovos produzidos neste momento são mulheres estéreis que vai começar a construir um ninho mais elaborada em torno de sua rainha à medida que crescem em número.

Terceira etapa

Vespa de papel Europeia ( Polistes dominulus) evaporação de água a partir de uma gota de regurgitado para refrescar-se

Por esta altura o tamanho ninho expandiu-se consideravelmente e agora números entre várias centenas e vários milhares de vespas. Para o fim do verão, a rainha começa a funcionar fora do esperma armazenado para fertilizar mais ovos. Esses ovos se desenvolvem em machos férteis e rainhas do sexo feminino fértil. Os drones do sexo masculino, em seguida, voar para fora do ninho e encontrar um companheiro perpetuando assim a vespa ciclo reprodutivo. Na maioria das espécies de vespas sociais os jovens rainhas acasalar nas imediações do seu ninho casa e não viajar como os seus homólogos masculinos fazem. As rainhas jovens, então, deixam a colônia para hibernar durante o inverno uma vez que os outros trabalhadores e vespas rainha fundador começaram a morrer. Após o acasalamento com sucesso com uma jovem rainha, os drones do sexo masculino morrer também. Geralmente, os jovens zangões e rainhas do mesmo ninho não acasalam uns com os outros; isto assegura mais variação genética dentro das populações vespa, especialmente considerando que todos os membros da colônia são, teoricamente, os descendentes genéticos direto da rainha fundador e um único zangão masculino. Na prática, no entanto, as colónias podem, por vezes, consistem na prole de vários parasitas do sexo masculino. Damas Vespa geralmente (mas nem sempre) criar novos ninhos cada ano, provavelmente porque a construção da maioria dos ninhos fraco torná-los inabitável após o inverno.

Ao contrário da maioria das rainhas de abelhas, vespas rainhas geralmente vivem por apenas um ano (embora as exceções são possíveis). Além disso, ao contrário da crença popular, vespas rainha não organizam sua colônia ou ter qualquer status elevado e poder hierárquico dentro da estrutura social. Eles são mais simplesmente o elemento reprodutivo da colônia eo construtor inicial do ninho naquelas espécies que constroem ninhos.

Estrutura de castas vespa social

Nem todas as vespas sociais têm castas que são fisicamente diferentes em tamanho e estrutura. Em muitos Polistinae vespas de papel e stenogastrines, por exemplo, as castas de fêmeas são determinados comportamental, por meio de interações de dominância, em vez de ter de castas predeterminado. Todas as vespas fêmeas são potencialmente capazes de se tornar rainha um da colônia e este processo é muitas vezes determinada pelo qual fêmea põe ovos com sucesso primeiro e começa a construção do ninho. Evidências sugerem que as fêmeas competem entre si por comer os ovos de outras fêmeas rivais. A rainha pode, em alguns casos, ser simplesmente a fêmea que pode comer o maior volume de ovos, assegurando que seus próprios óvulos sobrevivem (muitas vezes alcançada através da adopção o mais). Este processo determina teoricamente a fêmea mais forte e mais capaz reprodutivamente e seleciona-la como a rainha. Uma vez que os primeiros ovos chocaram, as fêmeas subordinadas deixarem de pôr ovos e, em vez forragem para a nova rainha e alimentar os jovens; ou seja, a competição termina em grande parte, com os perdedores se tornando trabalhadores, embora se a fêmea dominante morre, uma nova hierarquia pode ser estabelecida com um antigo "trabalhador" agir como a rainha de substituição. Polistinae ninhos são consideravelmente menores do que muitos outros ninhos de vespas sociais, normalmente abrigando apenas a cerca de 250 vespas, em comparação com o vários milhares comum com yellowjackets, e stenogastrines têm as menores colônias de tudo, raramente com mais de uma dúzia de vespas em uma colônia madura.

Famílias comuns

  • Agaonidae - vespas de figo
  • Chalcididae
  • Chrysididae - vespas cuco
  • Crabronidae - vespas de areia e parentes, por exemplo, o Cicada assassino vespa
  • Cynipidae - vespas
  • Encyrtidae
  • Eulophidae
  • Eupelmidae
  • Ichneumonidae, e Braconidae
  • Mutillidae - formigas de veludo
  • Mymaridae - fairyflies
  • Pompilidae - vespas aranha
  • Pteromalidae
  • Scelionidae
  • Scoliidae - vespas scoliid
  • Sphecidae - vespas escavador
  • Tiphiidae - vespas flor
  • Torymidae
  • Trichogrammatidae
  • Vespidae - yellowjackets, zangões, vespas de papel (guarda-chuva), vespas potter, vespas pólen
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wasp&oldid=226209769 "