Conteúdo verificado

Wessex

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Reinos britânicos ao redor sobre o ano 800 dC

Wessex era um Anglo-Saxon reino do Oeste Saxões, em Sudoeste da Inglaterra, a partir do século 6, até o surgimento do Estado Inglês no século 9, sob a dinastia de Wessex. Era para ser um earldom após Canuto, o Grande conquista 's de 1016, a partir de 1020 a 1066. Após a conquista normanda havia um dissollution dos condados ingleses, e Wessex foi dividido entre os seguidores de William, o Conquistador .

Origins

De acordo com Crônica Anglo-Saxônica (ASC), Wessex foi fundado por Cerdic e Cynric, chefes de um clã conhecido como " Gewisse ". Eles são disse ter desembarcado no Hampshire costa e conquistaram a área circundante, incluindo a Ilha de Wight . No entanto, os eventos específicos assumidos pela ASC estão em dúvida. arqueológicos evidências apontam para uma presença considerável no início anglo-saxão no superior Thames Valley e Cotswolds área, bem como em Hampshire, e do centro de gravidade de Wessex no fim do sexto e início do século sétimo parece ter ficado mais ao norte do que em períodos posteriores. Bede afirma que a Ilha de Wight foi não resolvida por saxões, mas Jutos, que também se instalaram na costa Hampshire, e que essas áreas só foram adquiridas por Wessex no fim do século sétimo. Portanto, é possível que a conta ASC é um produto das circunstâncias dos séculos VIII e IX sendo projetada para o passado para criar uma história de origem adequada à forma contemporânea do reino.

As duas principais fontes para os nomes e as datas dos reis de Wessex são a anglo-saxão Chronicle, e um documento associado conhecido como o Genealógico Lista de reinado saxão ocidental. O Chronicle dá pequenos genealogias em vários locais, sob a anais de anos diferentes. Essas fontes, no entanto, o conflito de várias maneiras, e não pode ser totalmente reconciliado. Uma análise recente por David Dumville produziu um conjunto de datas plausíveis para os reis saxões Oeste; tem sido usada por outros especialistas, mas não pode ser considerado como definitivo. Datas de Dumville são utilizados no esboço histórico abaixo, com referência às fontes originais para destacar alguns dos conflitos.

O Chronicle dá 495 como a data para a chegada de Cerdic na Grã-Bretanha, mas esta data foi revisto para cerca de 538. As genealogias posteriores foram escritos com a intenção de conectar todas as linhagens para Cerdic, e isso introduziu inconsistências adicionais que não podem ser resolvidos. Cerdic parece ter reinou por cerca de 16 anos, eo trono passou para Cynric em cerca de 554. Cynric é filho de Cerdic de acordo com algumas fontes e neto de Cerdic em outros, cujo nome Creoda, filho de Cynric, como o pai de Cynric. Cynric por sua vez foi sucedido por Ceawlin, que foi, provavelmente, seu filho, em cerca de 581.

Reinado de Ceawlin é pensado para ser mais confiável documentados do que os dos reis anteriores, embora as datas da Crônica de 560-592 são substancialmente diferente da cronologia revista. Ele fez conquistas em torno dos Chilterns e em Gloucestershire e Somerset durante uma época em que, acredita-se, a expansão anglo-saxão tinha começado de novo, depois de uma longa pausa provocada pela batalha de Mons Badonicus. Ceawlin é um dos sete reis nomeados em Bede 's "História Eclesiástica do Povo Inglês", como segurando "imperium" sobre o sul do Inglês; o Chronicle mais tarde repete esta afirmação e refere-se a Ceawlin como um "bretwalda", ou "a Grã-Bretanha-governante".

Ceawlin foi deposto, talvez por seu sucessor Ceol, e morreu no ano seguinte. Ceol era filho do irmão de Ceawlin, Cutha. Seis anos depois, em cerca de 594, foi sucedido por Ceol Ceolwulf, seu próprio irmão; Ceolwulf e foi sucedido por sua vez, em cerca de 617 por Cynegils. As genealogias são notavelmente inconsistente no pedigree Cynegils ': seu pai é variadamente dado como Ceola, Ceolwulf, Ceol, Cuthwine, Cutha, e Cuthwulf.

Wessex cristã ea ascensão de Mercia

É no reinado Cynegils 'que o primeiro evento na história saxão ocidental que pode ser datada com razoável certeza, ocorre: a batismo de Cynegils por Birinus, que aconteceu no final dos 630S, talvez em 640. Birinus foi então estabelecido como bispo de os saxões do oeste, com o seu lugar na Dorchester-on-Thames. Esta foi a primeira conversão ao cristianismo por um rei saxão ocidental, mas não foi acompanhada pela imediata conversão de todos os saxões ocidentais: 'sucessor Cynegils (e provavelmente seu filho), Cenwealh, que subiu ao trono em cerca de 642, foi um pagã em sua adesão. No entanto, ele também foi batizado apenas alguns anos mais tarde e Wessex tornou-se firmemente estabelecida como um reino cristão. Padrinho de Cynegils era rei Oswald de Northumbria e sua conversão pode ter sido ligado com uma aliança contra o rei Penda de Mercia , que já havia atacado Wessex.

Estes ataques marcou o início da pressão contínua expansão do reino de Mércia . Com o tempo isso privaria Wessex de seus territórios ao norte do Tamisa ea Avon, incentivando a reorientação do reino sul. Cenwealh casado Penda filha, e quando ele repudiou, Penda novamente invadido e levou-o para o exílio por algum tempo, talvez três anos. As datas são incertas, mas foi provavelmente nos 640S ou início tardio 650s. Ele passou o seu exílio em East Anglia, e se converteu ao cristianismo há. Depois de seu retorno, Cenwealh enfrentou mais ataques de sucessor de Penda Wulfhere, mas foi capaz de expandir o território saxão ocidental em Somerset à custa do Britânicos. Ele estabeleceu um segundo bispado em Winchester, enquanto a outra, Dorchester foi logo abandonado como o poder de Mércia empurrados para o sul. Winchester acabaria por tornar-se a capital eficaz de Wessex.

Após a morte de Cenwealh em 673, sua viúva, Seaxburh, realizada no trono por um ano; ela foi seguido por Aescwine, que estava aparentemente descendentes de um outro irmão de Ceawlin. Esta foi uma das várias ocasiões em que a realeza de Wessex é dito ter passado para uma filial remota da família real com uma linha masculina ininterrupta de descida de Cerdic; estas alegações podem ser verdadeira, ou pode refletir a afirmação espúria de descendência de Cerdic para legitimar uma nova dinastia. Reinado de Aescwine só durou dois anos e em 676 o trono passou de volta para a família imediata de Cenwealh com a adesão de seu irmão Centwine. Centwine é conhecido por ter lutado e ganhou batalhas contra o Britânicos, mas os detalhes não ter sobrevivido.

Centwine foi sucedido por outro suposto parente distante, Caedwalla, que alegou descendência de Ceawlin. Caedwalla reinou por apenas dois anos, mas conseguiu uma dramática expansão do poder do reino, conquistando os reinos Sussex, Kent e do Isle of Wight , embora Kent recuperou a sua independência quase imediatamente e Sussex seguido alguns anos mais tarde. Seu reinado terminou em 688, quando ele foi em peregrinação a Roma , onde ele foi batizado pelo Papa e morreu logo depois.

Seu sucessor foi Ine, que também alegou ser um descendente de Cerdic através Ceawlin, mas, novamente através de uma linha de longo separado de descida. Ine foi o mais duradouro dos reis saxões Oeste, reinando por 38 anos. Ele emitiu o código mais antigo Inglês de leis com excepção das que o reino de Kent, e estabeleceu um segundo bispado saxão ocidental em Sherborne, que abrange os territórios a oeste de Selwood Forest. Perto do fim de sua vida, ele seguiu os passos de Caedwalla por abdicar e fazer uma peregrinação a Roma. O trono depois passado para uma série de outros reis que alegou descendência de Cerdic, mas cujo suposto genealogias e relacionamento uns com os outros são desconhecidos.

Durante o século 8 Wessex foi ofuscado por Mercia, cujo poder era então no auge, e os reis saxões Oeste pode às vezes ter reconhecido overlordship Mércia. Eles foram, no entanto, capaz de evitar o controle mais substancial que Mercia exercida sobre os reinos menores. Durante este período Wessex continuou seu avanço gradual para o oeste, sobrecarregar o reino britânico de Dumnónia e absorvendo Devon. Como resultado da conquista de Mércia da porção norte de seus primeiros territórios em Gloucestershire e Oxfordshire, o Tâmisa eo Avon agora provavelmente se formou o limite norte de Wessex, enquanto o seu coração estava em Hampshire , Wiltshire, Berkshire, Dorset e Somerset. O sistema de condados que mais tarde foi para formar a base da administração local em toda a Inglaterra (e, eventualmente, Irlanda , País de Gales e Escócia também) se originou no Wessex, e tinha sido estabelecido pelo meados de século VIII.

O hegemonia de Wessex e os ataques vikings

As fortunas de Wessex foram transformados pelo Rei Egbert, que subiu ao trono em 802 e que alegou descendência do irmão de Ine Ingild. Com sua ascensão ao trono deixou de mudar de mãos entre diferentes linhas de alegados descendentes de Cerdic e tornou-se firmemente estabelecida nas mãos de uma única linhagem tal. Em 825 ele revogou a ordem política da Inglaterra por decisivamente derrotar Rei Beornwulf de Mercia no Ellendun e tomando o controle de Sussex, Kent e Essex, de mercianos, enquanto que com a sua ajuda East Anglia rompeu com controle de Mércia. Em 829 ele conquistou Mercia, dirigindo seu Rei Wiglaf para o exílio, e reconhecimento seguro de sua soberania do rei da Northumbria. Ele, assim, tornou-se o Bretwalda, ou alta, rei da Grã-Bretanha. Esta posição de dominância foi de curta duração, como Wiglaf voltou e restaurado a independência Mércia em 830, mas a expansão de Wessex em todo sudeste da Inglaterra provou permanente.

Os últimos anos de Egbert viu o início da Danish Viking invasões em Wessex, que ocorreram com freqüência de 835 em diante. Em 851 um enorme exército dinamarquês, disse ter sido realizada em 350 navios, chegou no estuário do Tamisa. Tendo derrotado Rei Beorhtwulf de Mercia em batalha, os dinamarqueses mudou-se para invadir Wessex, mas foram decisivamente esmagada por Egbert do filho e sucessor Rei Ethelwulf na excepcionalmente sangrenta Batalha de Aclea. Esta vitória adiada conquistas dinamarqueses na Inglaterra por 15 anos, mas ataques a Wessex continuou.

Em 855-6 Ethelwulf passou peregrinação a Roma e seu filho sobrevivente mais velho Aethelbald aproveitou sua ausência para tomar o trono de seu pai. Em seu retorno, Ethelwulf concordaram em dividir o reino com seu filho para evitar derramamento de sangue, governando os novos territórios no leste, enquanto Aethelbald segurou o velho coração, a oeste. Ethelwulf foi sucedido por cada um de seus quatro filhos sobreviventes praticados um após o outro: o Aethelbald rebelde, em seguida, Ethelbert, que tinha herdado previamente os territórios orientais de seu pai e que reuniu o reino na morte de Aethelbald, então Aethelred e, finalmente, Alfred, o Grande . Isso ocorreu porque os dois primeiros irmãos morreu sem problema, enquanto os filhos de Æthelred era muito jovem para governar quando seu pai morreu.

O último reino Inglês

Em 865 uma outra enorme anfitrião dinamarquês chegou à Inglaterra. Ao longo dos anos seguintes esse exército sobrecarregado os reinos Northumbria e East Anglia. Wessex foi invadido em 871, e embora Aethelred e Alfred ganhou algumas vitórias e conseguiu impedir a conquista do seu reinado, uma série de derrotas, grandes perdas de homens e com a chegada de um exército dinamarquês fresco na Inglaterra Alfred obrigado a pagar os dinamarqueses para deixar Wessex. Os dinamarqueses passou os próximos anos subjugar Mercia e alguns deles se estabeleceu em Northumbria, mas o resto voltou para Wessex em 876. Alfred respondeu com eficácia e foi capaz com pouca luta para trazer a sua retirada em 877. Uma parte do exército dinamarquês resolvido em Mercia, mas no início de 878 os restantes Danes montada uma invasão inverno de Wessex, tendo Alfred de surpresa e muito a ultrapassagem do reino. Alfred foi reduzida para refugiando-se com um pequeno grupo de seguidores nos pântanos de Somerset, mas depois de alguns meses, ele foi capaz de reunir um exército e derrotou os dinamarqueses no Batalha de Edington, trazendo sobre a sua retirada definitiva de Wessex para se estabelecer em East Anglia.

Ao longo dos anos seguintes Alfred procedeu a uma reestruturação dramática do governo e defesas de Wessex, a construção de navios de guerra, organizar o exército em dois turnos que serviram alternadamente e estabelecer um sistema de burhs fortificadas em todo o reino. Este sistema é registrado em um documento do século 10 conhecido como o Burghal Hidage, que detalha a localização e garrisoning requisitos de trinta e três fortes, cujo posicionamento assegurou que ninguém em Wessex era mais do que um longo dia de viagem a partir de um lugar de segurança .. Nos 890s estas reformas ajudaram a repelir a invasão de outro grande exército dinamarquês - que foi auxiliado pelos dinamarqueses se estabeleceu na Inglaterra - com perdas mínimas.

Alfred também reformou a administração da justiça, emitiu um novo código de leis e defendeu um renascimento da ciência e da educação. Ele reuniu estudiosos de todo Inglaterra e no resto da Europa para a sua corte, e com a ajuda deles traduzidos uma gama de latino textos em Inglês, fazendo muito do trabalho em pessoa, e orquestrou a composição do Anglo-Saxon Chronicle. Como resultado desses esforços literários e o domínio político de Wessex, o Dialeto saxão ocidental deste período tornou-se o padrão escrito do Inglês Antigo para o resto do Período anglo-saxão e além.

As conquistas dinamarqueses haviam destruído os reinos de Northumbria e East Anglia e Mercia dividido ao meio, com os dinamarqueses que se estabelecem no Nordeste, enquanto a sul-oeste foi deixado para o rei Inglês Ceolwulf, supostamente um fantoche dinamarquês. Quando a regra de Ceolwulf chegou ao fim foi sucedido como governante de "Inglês Mercia" não por outro rei, mas por um mero ealdorman nomeado Aethelred, que reconheceu overlordship de Alfred e se casou com sua filha Ethelfleda. O processo pelo qual essa transformação do estado de Mercia ocorreu é desconhecida, mas deixou Alfred como o rei Inglês único remanescente.

A unificação da Inglaterra e do Earldom de Wessex

Após as invasões dos 890s Wessex e Inglês Mercia continuou a ser atacados pelos colonos dinamarqueses na Inglaterra e por pequenas incursões forças dinamarquesas do exterior, mas essas incursões foram geralmente derrotado, enquanto não houve mais grandes invasões do continente. O equilíbrio do poder derrubado de forma constante em favor do Inglês. Em 911 Ealdorman Aethelred morreu, deixando sua viúva, filha de Alfred Aethelflaed, encarregado de Mércia. Filho e sucessor de Alfred Edward a pessoa idosa, em seguida, transferidos de Londres , Oxford e na área circundante, incluindo provavelmente Middlesex, Hertfordshire, Buckinghamshire e Oxfordshire, de Mercia de Wessex. Entre 913 e 918 uma série de ofensivas Inglês oprimido os dinamarqueses de Mercia e East Anglia, trazendo toda a Inglaterra ao sul da Humber sob o poder de Edward. Em 918 Aethelflaed morreu e Edward assumiu o controle direto de Mercia, extinguindo o que restava de sua independência e assegurar que daí em diante não haveria apenas um Reino do Inglês. Em 927 o sucessor de Edward Athelstan conquistados Northumbria, elevando o conjunto de Inglaterra sob uma régua para a primeira vez. O Reino de Wessex foi assim transformado no Reino da Inglaterra .

Apesar de Wessex já tinha efetivamente sido subsumido no reino maior que sua expansão tinha criado, como os outros antigos reinos continuou por um tempo para ter uma identidade distinta que periodicamente encontrado renovada expressão política. Após a morte do rei Eadred em 955, a Inglaterra foi dividida entre seus dois filhos, com a pessoa idosa Edwy governando em Wessex, enquanto Mércia passou para seu irmão mais novo Edgar. No entanto, em 959 Edwy morreu e toda a Inglaterra ficou sob controle de Edgar.

Após a Dinamarquês conquista da Inglaterra, ea coroação de Canuto, o Grande , em 1016, antigos reinos da Inglaterra se tornasse os condados de Mercia, East Anglia, e Northumbria. Canuto inicialmente viu à administração de Wessex pessoalmente, embora dentro de alguns anos, ele tinha feito um condado de Wessex também, para seu capanga Inglês Godwin. Por quase 50 anos os detentores imensamente ricos deste condado, primeiro Godwin e, em seguida, seu filho Harold , foram a força mais poderosa na política inglesa após o rei. Finalmente, sobre a morte de Eduardo, o Confessor , em 1066, Harold era para ser rei, eo condado de Wessex, mais uma vez em cognato com a coroa. Não havia nenhum outro conde de Wessex antes do Norman conquista da Inglaterra, ea coroação de William, o Conquistador , em 1066, que logo acabou com os grandes condados do período anglo-saxão tarde quando ele trouxe instituições continentais. Isto marca o fim de Wessex como uma entidade oficial.

Símbolos

Wyvern ou dragão

Wessex é freqüentemente simbolizado por um wyvern ou dragão.

Tanto Henrique de Huntingdon e Matthew de Westminster conversa de um dourado dragão sendo levantadas na batalha de Burford em 752 dC pelos saxões ocidentais. O Tapeçaria de Bayeux retrata um dragão dourado caíram, assim como um dragão vermelho / dourado / branco na morte do rei Harold II , que era anteriormente Conde de Wessex. No entanto, os padrões de dragão estavam em bastante ampla utilização na Europa, no momento, sendo derivado do estandarte do Roman coorte, e não há nenhuma evidência de que ele identificou Wessex

Um painel de século 18 vitrais em Exeter Cathedral indica que a associação de um dragão com o reino de Wessex pré-lançamento do Vitorianos. No entanto, a associação foi popularizada no século 19, especialmente nos escritos de EA Freeman. Até o momento da concessão do rolamentos heráldicos pelo Faculdade dos braços para o Conselho do Condado de Somerset em 1911, um (vermelho) dragão tornou-se o emblema heráldico aceite do antigo reino. Esse precedente foi seguido em 1937, quando Conselho do Condado de Wiltshire foi concedida braços. Dois dragões Wessex de ouro foram concedidas mais tarde como suportes para os braços de Conselho do Condado de Dorset em 1950.

No Exército britânico o wyvern foi usado para representar Wessex: O 43 (Wessex) Divisão de Infantaria adoptou um sinal de formação que consiste em um ouro wyvern um um fundo preto, e tanto o Wessex Brigada e Wessex Regimentos usou um distintivo no boné que caracteriza o animal heráldico.

Quando Braços Sophie, condessa de Wessex foi concedida, o torcedor do sinistro foi atribuído um wyvern azul, descrito pelo Colégio de Armas como "um animal heráldico, que tem sido associado com Wessex".

O Wessex Sociedade produziram uma bandeira que apresenta um wyvern dourado heráldico em um fundo vermelho.

Coat atribuído de armas

A brasão foi atribuído ao medieval anuncia o Reino de Wessex. Estes braços aparecem em um manuscrito do século XIII, e são blazoned como Azure, um cruzamento entre quatro patonce Martlets Or. A atribuição de armas para os reis saxões Oeste é prochronistic como heráldica não se desenvolveu até o século XII. Estes braços continuou a ser usada para representar o reino durante séculos após a sua invenção.

Renascimento

O autor Inglês Thomas Hardy usou uma ficcionada Wessex de Thomas Hardy como cenário para muitos dos seus romances, revivendo a Wessex prazo para Sudoeste da Inglaterra. Sua Wessex incluídos todos os municípios mencionados no parágrafo anterior, além de Gloucestershire e Oxfordshire, juntamente com Devon. Ele deu os condados os seguintes nomes fictícios: Berkshire = Norte Wessex; Devon = Lower Wessex; Dorset = Sul Wessex; Hampshire = Alto Wessex; Somerset = Outer Wessex; Wiltshire = Mid-Wessex. Vizinhos Cornwall foi descrito como Off-Wessex ou Lyonesse. Ver Wessex de Thomas Hardy.

Há um movimento no dia moderno centro-sul da Inglaterra para criar uma identidade cultural e político regional em Wessex. Este é composto por três organizações distintas mas interligadas. O Wessex Regionalista do partido é um partido político registado que contesta eleições. O Convenção Constitucional Wessex é um todo-partido grupo de pressão em que os simpatizantes de Wessex devolução que não são membros do Partido Regionalista Wessex pode também ser representado. O Wessex Sociedade é uma sociedade cultural que promove uma identidade cultural para Wessex, permanecendo neutra em questões de descentralização política.

Os limites de Wessex não eram claros e sujeito a disputa. A Convenção Constitucional e Wessex Wessex Sociedade adicionar Gloucestershire e Oxfordshire à lista de Hardy; e dos regionalistas Wessex, que atualmente utilizam definição de Wessex de Hardy, são susceptíveis de seguir o mesmo caminho em um futuro próximo.

Esta definição de Wessex foi criticada a partir de um número de quartos. Um número de pessoas dentro Devon, Somerset sul e em partes da Dorset ver essas áreas como a partilha de um Identidade Celtic dumnoniano com Cornwall, enquanto alguns consideram definição de Hardy como corretas, alegando que os condados do norte do rio Tâmisa, junto com Berkshire e Nordeste Somerset, faziam parte da Mércia na maior parte do período anglo-saxão. Há também alguns em Hampshire que argumentam que o sul Hampshire ea ilha de Wight eram uma vez uma província Jutish em seu próprio direito e merecem ser tratados de forma diferente para o resto do Wessex.

Os movimentos regionalistas Wessex justificar suas oito shire definição de Wessex, tanto em termos de história e de geografia regional moderno e apontam para a impossibilidade de agradar a todos como um argumento contra a mudança no tempo presente, embora eles não descartam a possibilidade de mudança no futuro, se as exigências vontade popular lo.

A região Sudoeste da Inglaterra presente

A região do governo de Sudoeste da Inglaterra abrange uma área diferente, consistindo de Wessex de Hardy, menos Berkshire, Hampshire e Isle of Wight , mas incluindo Cornwall e Gloucestershire. Grupos de Wessex estão atualmente em campanha para as revisões de contorno para o regiões, a fim de corresponder mais estreitamente as suas definições de Wessex.

Usos modernos

  • Wessex Institute of Technology
  • Wessex Stadium, lar Weymouth FC
  • 43 (Wessex) Brigade - comando regional do Exército Britânico para a região do Sudoeste
  • Real Wessex Yeomanry - unidade territorial do exército britânico
  • Wessex Archaeology - Uma instituição de caridade educacional e maior prática arqueológica Reino Unido
  • Cultura Wessex - um rótulo usado arqueológica anacronicamente para descrever uma Idade do Bronze cultura cujos restos são encontrados na área de Wessex
  • Wessex League - futebol liga cobrindo Hampshire e partes dos condados vizinhos
  • Wessex Sound Studios - um antigo estúdio de gravação de renome
  • Trens de Wessex - empresa que opera trem que usado para operar em grande parte da região Sudoeste
  • Wessex Water - abastecimento de água e esgoto da empresa que cobre grande parte da região de South West
  • Wessex Ciclistas Touring Club - ciclismo e eventos em toda a região
  • Equipes de esportes da Universidade Southampton adotaram "Wessex" como uma identidade de grupo
  • Wessex Saddleback - uma raça de suínos provenientes de Wessex

Conde de Wessex

Em uma medida incomum, Prince Edward foi feito Conde de Wessex e Visconde Severn em honra de seu casamento com Sophie, condessa de Wessex. O título Conde de Wessex não tinha sido usado por mais de 900 anos. O último conde, Rei Harold Godwinson , foi famosamente morto na Batalha de Hastings em 1066.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wessex&oldid=229988688 "