Conteúdo verificado

Whale

Assuntos Relacionados: Mamíferos

Você sabia ...

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

As baleias são cetáceos que não sejam nem golfinhos (ie membros das famílias Delphinidae ou Platanistoidae) nem toninhas . Orcas (baleias de assassino) e Baleias-piloto tem "baleia" em seu nome, mas eles são golfinhos, para efeitos de classificação.

O termo baleia também é por vezes utilizado para se referir a todos cetáceos ou apenas cetáceos maiores.

Origens e taxonomia

A Baleia-comum.

Tudo cetáceos, incluindo baleias, golfinhos e botos, são descendentes dos que vivem na terra mamíferos do Artiodactyl fim (mesmo dedos animais ungulados). Ambos os cetáceos e artiodactyl agora são classificados sob a super-fim Cetartiodactyla que inclui tanto as baleias e hipopótamos . Na verdade, as baleias são os parentes vivos mais próximos dos hipopótamos; eles evoluíram a partir de um ancestral comum em cerca de 54 milhões de anos atrás. Baleias entraram na água cerca de 50 milhões de anos atrás.

Cetáceos são divididos em duas subordens:

  • O baleias são caracterizados por barbatanas, uma estrutura peneira-como no maxilar superior feita de queratina, que eles usam para filtrar plâncton da água. Eles são a maior espécie de baleia.
  • O baleias dentadas têm dentes e presas em peixes, lulas, ou ambos. Uma habilidade notável deste grupo é sentir seu ambiente circundante através ecolocalização.

A listagem completa taxonômico up-to-date de tudo mamíferos marinhos, incluindo todas as baleias, é mantido no Artigo cetáceos.

Anatomia

Como todos os mamíferos, baleias respiram ar em pulmões, são de sangue quente, alimentar seus filhotes leite de glândulas mamárias, e ter algum (embora muito pouco) cabelo.

O corpo é fusiforme, assemelhando-se a forma simplificada de um peixe . Os membros anteriores, também chamados de nadadeiras, são em forma de pá. A extremidade da cauda mantém a unha, ou aletas de cauda, que proporcionam propulsão por movimento vertical. Embora as baleias geralmente não possuem membros posteriores, algumas baleias (tais como os cachalotes e baleias), por vezes, têm membros posteriores rudimentares; alguns até com os pés e dígitos. A maioria das espécies de baleia suportar uma barbatana em suas costas conhecido como nadadeira dorsal.

Abaixo da pele existe uma camada de gordura, o gordura de baleia. Ele serve como uma energia reservatório e também quanto isolamento. As baleias têm um quatro câmaras do coração . O pescoço vértebras são fundidas na maioria das baleias, o que proporciona estabilidade durante nadar à custa da flexibilidade. Eles têm um osso pélvis, que é uma estrutura vestigial .

As baleias respiram através da ventas, localizados na parte superior da cabeça para que o animal pode permanecer submerso. As baleias de barbatana tem dois; baleias dentadas têm um. As formas dos bicos das baleias ao expirar após um mergulho, quando visto do ângulo certo, diferem entre as espécies. As baleias têm um sistema respiratório permite-lhes ficar submerso por longos períodos de tempo sem tomar em oxigênio . Algumas baleias, como o cachalote , pode ficar submerso por até duas horas, segurando uma única respiração. A baleia azul é o maior mamífero conhecido que já viveu, eo maior animal vivo, a até 35 m (105 pés) de comprimento e 150 toneladas.

As baleias vivem geralmente por 30-90 anos, dependendo de suas espécies, e em raras ocasiões podem ser encontrados a viver mais de um século. Recentemente, um fragmento de uma lança usado por baleeiros comerciais no século 19 foi encontrado numa baleia de bowhead pego de Alaska, que mostrou a baleia a ser entre 115 e 130 anos de idade. Além disso, uma técnica para a idade que data do ácido aspártico racemização no olho baleia, combinado com um arpão fragmento, indica uma idade de 211 anos para que um macho, tornando baleias bowhead a mais longa duração espécies de mamíferos existentes.

Solhas da baleia, muitas vezes pode ser usado como marcas de identificação, como é o caso de baleias jubarte . Este é o método pelo qual o divulgado errante Humphrey a baleia foi identificada em três aparições separadas.

Anatomia da orelha

Embora haja semelhanças directas entre o orelhas de baleias e os seres humanos , as orelhas das baleias tem adaptações específicas ao seu ambiente subaquático. Nos seres humanos, o ouvido médio funciona como uma impedância de correspondência de impedância baixa entre o ar exterior e de alta impedância do fluido coclear. Em mamíferos aquáticos tais como as baleias, no entanto, não existe uma grande diferença entre os ambientes exteriores e interiores. Em vez de som que passa pelo ouvido externo do ouvido médio, baleias receber som através de seu menor mandíbula, onde passa através de uma baixa impedância, cavidade cheia de gordura.

Comportamento

Uma baleia jubarte rompimento.

Baleias são amplamente classificados como predadores, mas suas comida varia de microscópico plâncton a peixes muito grandes. Os machos são chamados touros; fêmeas, vacas. Os jovens são chamados de vitelos.

Como mamíferos, baleias respiram ar e deve superfície para obter oxigênio . Isto é feito através de um respiradouro. Muitas baleias também apresentam outra comportamentos surgindo como violar e cauda tapa.

Por causa de seu ambiente (e ao contrário de muitos animais), as baleias são respiradores conscientes: eles decidem quando para respirar. Todos os mamíferos dormir , incluindo baleias, mas eles não podem dar ao luxo de cair em um estado inconsciente por muito tempo, uma vez que precisam de ser consciente, a fim de respirar. Pensa-se que apenas um hemisfério do seu cérebro dorme de cada vez, de modo que as baleias nunca são completamente adormecido, mas ainda obter o resto que eles precisam. Isto é pensado porque as baleias muitas vezes dormir com apenas um olho fechado.

As baleias também se comunicam uns com os outros usando sons líricos, chamados canto das baleias . Sendo tão grande e poderoso, esses sons são também extremamente alto (dependendo da espécie); cachalotes só foram ouvidas fazendo cliques, como todas as baleias dentadas ( Odontoceti) utilização ecolocalização e pode ser ouvido por muitas milhas. Eles foram conhecidos para gerar cerca de 20 mil watts acústicas de som em 163 decibéis.

As fêmeas dão à luz a um único filhote. Tempo de enfermagem é longo (mais de um ano em muitas espécies), que está associada com uma forte ligação entre a matriz e jovem. Na maioria das baleias a maturidade reprodutiva ocorre tardiamente, normalmente a sete a dez anos. Este modo de reprodução gera poucos descendentes, mas fornece cada um com uma alta probabilidade de sobrevivência na selva.

Os órgãos genitais masculinos estão retraídos em cavidades do corpo durante a natação, de modo a ser simplificada e reduzir o arrasto. A maioria das baleias não mantêm parceiros fixos durante o acasalamento; em muitas espécies as fêmeas têm vários companheiros em cada temporada. No recém-nascido nascimento são entregues cauda-em primeiro lugar, minimizando o risco de afogamento. Whale vacas enfermeira por esguichando ativamente a consistência de leite creme dental na boca dos seus jovens perda de prevenção para o ambiente aquático circundante.

Efeitos Humanos

Baleeiro

Um fóssil de osso de baleia encontrada na Califórnia Praia
Mapa do mundo de Comissão Baleeira Internacional (CBI) membros / não-membros (países membros em azul).
Mundial gráfico população de baleias azuis (Balaenoptera musculus).
Gravura do século XVIII de baleeiros caça holandês Bowhead baleias no Ártico . Beerenberg on Jan Mayen Terra pode ser visto no fundo.

Algumas espécies de grandes baleias estão ameaçadas de extinção, como resultado de comercial baleação do século XI ao XX. Durante séculos, grandes baleias foram caçadas para óleo, carne, barbatanas e ambergris (um ingrediente perfume a partir do intestino de baleias cachalote ). Em meados do século 20, baleação deixou muitas populações gravemente depauperadas.

O Comissão Baleeira Internacional introduziu uma moratória de seis anos sobre todo o caça comercial de baleias em 1986, que foi estendido até os dias atuais. Por várias razões existem algumas excepções a esta moratória; nações baleeiras atuais são a Noruega , Islândia e Japão e as comunidades indígenas de Sibéria, Alasca e norte do Canadá . Para mais detalhes, consulte baleeira.

Várias espécies de pequenas baleias são capturados como as capturas acessórias na pesca de outras espécies. No atum da pesca no Leste do Pacífico Tropical milhares de golfinhos morreram afogados em redes de cerco, até medidas para evitar que isso foram introduzidas. Artes de pesca e modificações de implantação, e rotulagem ecológica (marcas golfinhos ou amigável-golfinho de conservas de atum), têm contribuído para a redução da mortalidade de golfinhos por navios de pesca de atum nos últimos anos. Em muitos países, as pequenas baleias ainda são caçados para o alimento, óleo, carne ou isca.

Interferência Sonar

Os ambientalistas há muito especulado que alguns cetáceos, incluindo baleias, estão em perigo por sonar usado pelas marinhas avançada. Em 2003, cientistas britânicos e espanhóis sugerido na Natureza que o sonar está ligado a baleia beachings e aos sinais de que as baleias encalhadas sofreram a doença da descompressão. Respostas na natureza no ano seguinte descontado a explicação. Massa beachings de baleias ocorrem em muitas espécies, a maioria baleias de bico que usam sistemas de ecolocalização para mergulho de profundidade. A frequência eo tamanho das beachings ao redor do mundo, registrou ao longo dos últimos 1.000 anos em panfletos religiosos e, mais recentemente em pesquisas científicas, foi utilizada para estimar o tamanho da população mudança de várias espécies de baleias, assumindo que a proporção do total encalhar população de baleias em qualquer ano é constante.

Apesar das preocupações levantadas sobre sonar que pode invalidar esta hipótese, esta população estimativa técnica ainda é popular hoje. Talpalar e Grossman argumentam que é a combinação do ambiente de alta pressão de deep-diving com o efeito perturbador do sonar que provoca doença de descompressão e encalhe de baleias. Assim, uma resposta de sobressalto exagerada que ocorre durante um mergulho profundo pode alterar pistas de orientação e produzir rápida ascensão.

Seguindo a preocupação pública, o departamento de Defesa dos EUA, foi ordenada pelo tribunal circuito norte-americano na Califórnia para limitar estritamente o uso de seu Low Frequency Sonar ativo em tempo de paz. Sediada no Reino Unido tentativas do Whale and Dolphin Conservation Society para obter um inquérito público sobre os possíveis perigos da Marinha Real equivalente 's (o " 2087 "sonar lançado em dezembro de 2004) até agora não conseguiram. O Parlamento Europeu , por outro lado pediu que os membros da UE se abstenham de usar o poderoso sistema de sonar até que um estudo de impacto ambiental foi realizada.

Outros distúrbios ambientais

Os conservacionistas estão preocupados que testes sísmicos usado para a exploração de petróleo e gás pode danificar as capacidades auditivas e ecolocalização das baleias. Eles também sugerem que os distúrbios em campos magnéticos causados pelo teste pode também ser responsável por encalhar.

Alguns cientistas e ambientalistas sugerem que algumas espécies de baleias também estão ameaçadas de extinção devido a uma série de outras atividades humanas, tais como a utilização de artes de pesca não regulamentada, que muitas vezes pegar qualquer coisa que nada neles, colisões com navios. Toxinas e a combinação de toxinas, particularmente POPs (que concentrar-se na cadeia alimentar), são conhecidos por causar perda de audição por inibir a função de exterior células ciliadas.

As baleias também estão ameaçados pela mudança climática e aquecimento global . Como as Oceano Antártico se aquece, krill populações, que são a principal fonte de alimento de algumas espécies de baleias, reduzir drasticamente, sendo substituído por geléia como salps.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Whale&oldid=228272776 "