Conteúdo verificado

William Gilbert (astrônomo)

Assuntos Relacionados: Figuras históricas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

William Gilbert

Dr William Gilbert
Nascido 24 de maio de 1544
Colchester
Morreu 30 de novembro de 1603
Londres
Ocupação médico, filósofo natural

William Gilbert, também conhecido como Gilbard ( Colchester, Inglaterra , 24 de maio de 1544 - Londres , Inglaterra , 30 de novembro de 1603) foi um médico Inglês e um filósofo natural. Ele foi um dos primeiros Copérnico, e apaixonadamente rejeitou tanto o prevalecente Filosofia aristotélica eo método Scholastic do ensino universitário. Depois de ganhar o seu MD de Cambridge em 1569, e uma curta passagem como ecônomo da Faculdade de St John, Cambridge, ele deixou para a prática em Londres e em 1600 foi eleito Presidente da College of Physicians (não por aquele ponto concedido um alvará régio). A partir de 1601 até sua morte em 1603, ele era Elizabeth I próprio médico 's, e James VI e eu renovou seu compromisso.

Cientificamente, Gilbert é conhecido por suas investigações sobre magnetismo e eletricidade . Gilbert é creditado como um dos criadores do termo eletricidade, e muitos o consideram o pai da engenharia elétrica ou pai de eletricidade e magnetismo .

Seu trabalho principal era De Magnete, Magneticisque Corporibus, et de Magno Magnete Tellure (no ímã e magnéticos Corpos, e no grande ímã da Terra), publicado em 1600. Neste trabalho ele descreve muitas das suas experiências com o seu modelo de terra chamada terrella. A partir de suas experiências, ele concluiu que a Terra era em si magnética e que esta era a razão bússolas apontou para o norte (anteriormente, alguns acreditavam que era a estrela polar ( Polaris) ou uma grande ilha magnética no Pólo Norte, que atraiu a bússola). Ele foi o primeiro a argumentar, com razão, que o centro da Terra era de ferro, e ele considerado um importante, e produtos relacionados, de propriedade de ímãs é que eles podem ser cortados, cada formando um novo ímã com pólos norte e sul. Assim, a terra sendo um ímã gigante não colocou problemas.

A palavra Inglês eletricidade foi utilizada pela primeira vez em 1646 por Sir Thomas Browne, derivado de Gilbert de 1600 Nova electricus latim, que significa "de âmbar". O termo estava em uso desde o ano de 1200, mas Gilbert foi o primeiro a usá-lo para dizer "como o âmbar em suas propriedades atraentes". Ele reconheceu que o atrito com esses objetos removeu uma chamada telógeno, o que causaria o efeito atração em voltar para o objeto, embora ele não percebeu que esta substância ( carga elétrica ) era universal para todos os materiais.

Os eflúvios elétricos difere muito do ar, e como o ar é eflúvio da terra, assim os corpos elétricos têm seus próprios eflúvios distintivo; e cada um eflúvio peculiar tem seu próprio poder individual de levando a união, seu próprio movimento para sua origem, à sua fonte, e para o corpo emitindo o telógeno.
- De Magnete, a tradução Inglês por Paul Fleury Mottelay de 1893

Em seu livro, ele também estudou electricidade estática utilizando âmbar ; âmbar é chamado elektron em grego, por isso Gilbert decidiu chamar o seu efeito da força elétrica. Ele inventou o primeiro elétrica instrumento de medição, o electroscope, sob a forma de uma agulha oscilante ele chamou de versório.

Como outros de sua época, ele acreditava que "cristal" ( quartzo ) foi uma forma especialmente dura de água , formado a partir de comprimidos de gelo :

Gemas lúcidos são feitos de água; assim como cristal, que foi betonada de água clara, nem sempre por uma muito grande frio, como alguns utilizado para julgar, e pelo gelo muito duro, mas, por vezes, por uma menor gravidade um, a natureza do solo moldando-o, o humor ou sucos ser encerrado nos cavidades definidas, na maneira em que mastros são produzidos nas minas.
- De Magnete, Inglês pela tradução Silvanus Phillips Thompson, 1900

Gilbert argumentou que a eletricidade eo magnetismo não eram a mesma coisa. Para provas, ele (incorretamente) apontou que, enquanto atração elétrica desapareceu com o calor, atração magnética não (embora seja comprovado que o magnetismo de fato tornar-se danificados e enfraquecidos com o calor). Demorou James Clerk Maxwell para mostrar que ambos os efeitos foram aspectos de uma única força: o eletromagnetismo. Mesmo assim, Maxwell simplesmente presumiu isso em seu Um Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo depois de muita análise. Ao manter a clareza, distinção forte de Gilbert ciência avançada para quase 250 anos.

Gilbert magnetismo era a força invisível que muitos outros filósofos naturais, como Kepler , apoderou-se, incorretamente, como rege os movimentos que eles observados. Apesar de não atribuir magnetismo para atração entre as estrelas, Gilbert apontou o movimento dos céus eram devido à rotação da Terra, e não a rotação das esferas, 20 anos antes de Galileu (ver referência externa abaixo).

Uma unidade de força magnetomotriz, também conhecido como potencial magnético, foi nomeado o Gilbert em sua honra.

Gilbert morreu na 30 de novembro de 1603. Sua causa da morte é pensado para ter sido o peste bubônica.

Embora hoje ele é geralmente referido como William Gilbert, ele também foi sob o nome de William Gilberd. Este último foi utilizado em seu epitáfio e de seu pai, os registros da cidade de Colchester, o Biographical Memoir em De Magnete, eo nome de A Gilberd School, em Colchester, em homenagem a Gilbert.


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=William_Gilbert_(astronomer)&oldid=227800747 "