Conteúdo verificado

Assuntos Relacionados: Cotidiano

Informações de fundo

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Lã de longo e curto cabelo no Centro de Investigação da South Central Family Farm em Boonesville, Arizona
Seção Lã, Walcha show. Os velos cremosos à esquerda são mestiços lã.

A lã é a fibra derivada das células epiteliais especializadas, denominadas folículos, de animais no Família Caprinae, principalmente ovelhas , mas o cabelo de certas espécies de outros mamíferos , tais como cabras, lamas, e coelhos podem também ser chamada lã. Lã tem várias qualidades que o distinguem do cabelo ou pele: é frisado; tem uma textura diferente ou punho; é elástica; e cresce em grampos (clusters).

Características

Campeão fleece hogget, Mostrar Walcha
Velo de multa Nova Zelândia Lã Merino & topo lã penteada em uma mesa de lã.

Dimensionamento de lã e friso torná-lo mais fácil de girar o velo. Eles ajudam as fibras individuais atribuem um ao outro para que eles fiquem juntos. Por causa do friso, tecidos de lã tem um volume maior do que os outros tecidos e reter o ar, o que faz com que o produto de reter o calor. O isolamento também funciona nos dois sentidos; Beduínos e Tuaregs usar roupas de lã para manter o calor fora.

A quantidade de engaste corresponde à espessura das fibras de lã. A lã fina como Merino pode ter até uma centena de ondulações por polegada, enquanto os mais grosseiros como lãs karakul podem ter sómente 1-2 ondulações por polegada. Cabelo, pelo contrário, tem pouca ou nenhuma escala e não friso, e pouca capacidade de se ligar no fio. Em ovinos, a parte do cabelo do velo é chamado kemp. As quantidades relativas de kemp a lã variam de raça para raça, e fazer alguns fleeces mais desejável para fiação, feltragem, ou cardação em chumaços para colchas ou outros produtos isolantes.

Wool possui muito mais capacidade de retornar ao seu comprimento natural depois de ser esticado do que qualquer fibra artificial. Em água ou vapor, lã pode esticar a cerca de duas vezes o seu comprimento sem quebrar. Por causa da elasticidade, roupas de lã pode ser esticado ou triturados, sem perder sua forma. Além disso, esta fibra feltros prontamente, pelo calor, umidade e pressão a ser aplicada durante os processos de fabricação.

Fibras de lã são higroscópico. Isto significa lã tem o poder de absorver prontamente e dar a humidade. Ele pode absorver a umidade até um terço do seu próprio peso. As fibras sintéticas podem absorver apenas 2-3 por cento de umidade antes de começar a sentir-se molhada. Além disso, a lã absorve o som e reduz o nível de ruído consideravelmente como muitos outros tecidos. A lã é geralmente uma cor branca cremosa, embora algumas raças de ovinos produzir cores naturais, como preto, marrom, prata, e misturas aleatórias.

A lã é mais difícil de inflamar do que a maioria fibras sintéticas e de algodão utilizados em produtos equivalentes (maior temperatura de ignição); que tem menor taxa de propagação das chamas, baixa liberação de calor e baixo calor de combustão; não derrete ou gotejamento; faz um char que é isolante e auto-extingue; e contribui menos para gases tóxicos e fumaça do que outros produtos de pavimentação quando usado em tapetes. Tapetes de lã são especificados para ambientes de alta segurança, como trens e aviões. A lã é geralmente especificado para peças de vestuário para bombeiros, soldados, e outros em profissões onde estão expostos a um risco de incêndio.

A lã é resistente à estática, como a retenção de umidade no tecido impede um acúmulo de eletricidade estática. Roupas de lã são muito menos propensos a desencadear ou se apegar ao corpo. A utilização de tampas de assento de carro de lã ou tapetes reduz o risco de um choque quando uma pessoa toca em um objeto aterrado.

Processamento

Belas corte Merino Lismore, Victoria

Lã em linha reta fora uma ovelha contém um alto nível de gordura que contém valiosas lanolina, bem como sujeira, pele morta, resíduos de suor e matéria vegetal. Este estado é conhecido como "gordura de lã" ou "lã na graxa". Antes da lã pode ser usado para fins comerciais, deve ser lavada ou limpa. Lavagem pode ser tão simples como um banho de água quente, ou um processo industrial complicado usando e detergente alcalino. Em lã comercial, matéria vegetal é muitas vezes removido pelo químico carbonização. Em lãs menos processados, a matéria vegetal pode ser removido com a mão, e alguns dos lanolina deixada intacta através do uso de detergentes suaves. Esta lã semi-gordura pode ser trabalhado em malha de fios e em luvas ou blusas particularmente resistente à água, tais como os do Pescadores da ilha de Aran. Lanolina removido da lã é amplamente utilizado em produtos cosméticos tais como cremes para as mãos.

Depois tosquia, a lã é separado em cinco categorias principais: fleece (que compõe a grande maioria), quebrado, partes, barrigas, e fechaduras. O último quatro são pressionados em embalagens de lã e vendidos separadamente. A qualidade da lã é determinada por uma técnica conhecida como classing lã, pelo qual um grupos de lã classer qualificados lãs de graduações semelhantes em conjunto para maximizar o retorno para o agricultor ou proprietário ovelhas. Antes de australianos leilões, todos os lã lã Merino é objetivamente medidos para mícron, o rendimento (incluindo a quantidade de matéria vegetal), comprimento de fibra, força grampo, e às vezes fator de cor e conforto.

Qualidade

Tibetanos limpeza lã.
Vários tipos e cores naturais de lã, e uma imagem feitos de lã

A qualidade da lã é determinada pelos seguintes factores, de diâmetro de fibra, de rendimento, comprimento de fibra, cor, resistência e grampo. Diâmetro da fibra é o único e mais importante característica lã determinar a qualidade e preço.

Lã Merino é tipicamente 3-5 polegadas de comprimento e é muito fina (entre 12-24 mícrons). A lã melhor e mais valioso vem de Hoggets Merino. Lã tomada de ovelha produzido para a carne é tipicamente mais grossa, e tem fibras são 1,5-6 polegadas de comprimento. Danos ou quebras na lã pode ocorrer se as ovelhas é forçado ao mesmo tempo que está a crescer a sua velo, resultando em um local onde o fino velo é susceptível de quebrar.

Lã também é separado em graus com base na medição do diâmetro da lã em microns. Estas categorias podem variar dependendo da raça ou finalidade da lã. Por exemplo:

  • <17,5 - Ultrafine Merino
  • 17,6-18,5 - Superfine Merino
  • <19,5 - Belas Merino
  • 19,6-20,5 - Belas Merino médio
  • 20,6-22,5 - Medium Merino
  • 22,6 <- Merino Strong

ou

  • <24,5 - Belas
  • 24,5-31,4 - Medium
  • 31,5-35,4 - Belas mestiços
  • 35,5 <- mestiços grosseira

Em geral, qualquer coisa mais fina do que 25 microns podem ser utilizados para peças de vestuário, enquanto os graus mais grosseiros são utilizados para vestuário ou tapetes. Quanto mais fina a lã, mais suave será, enquanto os graus mais grosseiros são mais duráveis e menos propenso a pilling.

Os melhores australianos e Nova Zelândia lã Merino são conhecidos como 1PP que é o benchmark da indústria de excelência para a lã Merino, que é de 16,9 micron e mais fino. Este estilo representa o nível superior de finura, caráter, cor e tamanho conforme determinado com base em uma série de parâmetros, em conformidade com os ditames originais de lã britânica como aplicado hoje pela Bolsa de lã australiano (AWEX) Conselho. Apenas algumas dezenas de milhões de fardos leiloados a cada ano pode ser identificado e classificado 1PP.

História

Lã vestindo, tacuinum sanitatis casanatensis (século XIV)

Como a matéria-prima foi prontamente disponível desde a generalizada domesticação de ovelhas - e de cabras , outro importante fornecedor de lã - o uso de feltro de lã ou tecidos para roupas e outros tecidos caracteriza algumas das primeiras civilizações. Antes da invenção de tesouras - provavelmente na Idade do Ferro - a lã foi arrancado à mão ou por pentes de bronze. O mais antigo conhecido têxtil de lã Europeia, ca. 1500 aC, foi preservada em uma Pântano dinamarquês .

Em tempos Roman, lã, linho, e couro revestido da população europeia; o algodão da Índia era uma curiosidade que apenas tinha ouvido falar de naturalistas; e seda, importada ao longo da Rota da Seda da China, era um luxo extravagante. Plínio, o Velho, em sua registros História Natural que a reputação de produzir a melhor lã foi apreciado por Tarento, onde reprodução seletiva produziu ovelhas com um velo superior, mas que exigia cuidados especiais.

Nos tempos medievais, como conexões comerciais expandidas, o Feiras de Champagne girava em torno da produção de tecido de lã em pequenos centros, tais como Provins; a rede que a seqüência de feiras anuais desenvolvido significava que os artigos de lã de Provins pode encontrar o caminho para Nápoles, Sicília, Chipre, Maiorca, Espanha, e até Constantinopla (Braudel, 316). O comércio de lã desenvolvido em um negócio sério, o gerador de capital. No século XIII, o comércio de lã era o motor econômico do Países Baixos e da Itália central; até o final do século seguinte Itália predominou, embora no século 16. A produção italiana virou-se para seda (Braudel p 312). Ambos os pré-indústrias foram baseadas em inglês exportações de lã crua - apenas rivalizado pelo sheepwalks de Castela, desenvolvido a partir do século XV - que eram uma importante fonte de renda para a coroa Inglês, que a partir de 1275 impôs um imposto de exportação sobre a lã chamado de "Grande Personalizado". A importância da lã para a economia Inglês pode ser demonstrado pelo fato de que, desde o século 14, o presidente da Câmara dos Lordes tem sentou-se no " Woolsack ", uma cadeira recheado com lã.

As economias de escala foram instituídos no Casas cistercienses, que haviam acumulado grandes extensões de terra durante os séculos XIII XII e início, quando os preços dos terrenos eram baixos e de trabalho ainda escassos. Lã crua foi embalado e enviado a partir de portos do Mar do Norte para as cidades têxteis do Flanders, nomeadamente Ypres e Ghent, onde foi tingido e trabalhou-se como um pano. Na época da Peste Negra, indústrias têxteis ingleses foram responsáveis por cerca de 10% da produção de lã Inglês (Cantor 2001, 64); o Inglês comércio têxtil cresceu durante o século XV, até o ponto onde a exportação de lã estava desanimado. Ao longo dos séculos, várias leis britânicas controlavam o comércio de lã ou exigido o uso de lã mesmo em enterros. O contrabando de lã para fora do país, conhecido como owling, ao mesmo tempo foi punido pelo corte de uma mão. Após a Restauração, lãs finas Inglês começou a competir com sedas no mercado internacional, em parte ajudado pelo Atos de navegação; em 1699 Inglês coroa proibiu suas colônias americanas ao comércio de lã com ninguém além dela mesma Inglaterra.

Uma grande parte do valor dos tecidos de lã estava na tinturaria e acabamento do produto tecido. Em cada um dos centros do comércio de produtos têxteis, o processo de fabricação passaram a ser subdivididos em uma coleção de comércios, supervisionado por um empresário em um sistema chamado pelo Inglês o sistema "putting-out", ou "indústria artesanal", ea Verlagssystem pelos alemães. Neste sistema de produção de tecido de lã, até recentemente perpetuado na produção de Tweeds Harris, o empresário fornece as matérias-primas e um avanço, sendo o restante pago no momento da entrega do produto. Contratos escritos obrigado os artesãos para termos especificados. Fernand Braudel traça a aparência do sistema no boom econômico do século XIII, citando um documento de 1275 (Braudel, 317) O sistema efetivamente contornado restrições das guildas.

Antes do florescimento da Renascença, o Medici e outras casas bancárias grande de Florença tinha construído sua riqueza e do sistema bancário em sua indústria têxtil com base em lã, supervisionado pelo Arte della Lana, a aliança de lã: interesses têxteis de lã guiadas políticas florentinos. Francesco Datini, o "comerciante de Prato", estabelecido em 1383 um della Arte Lana para que a pequena cidade toscana. O sheepwalks de Castela moldou a paisagem e as fortunas da meseta que está situado no coração da Península Ibérica; no século XVI, a Espanha unificada permitiu exportação de Merino cordeiros apenas com permissão real. O mercado de lã alemão - baseado em ovelhas de origem espanhola - não alcançaram a lã britânica até relativamente tarde. Economia colonial da Austrália foi baseada na criação de ovelhas, eo comércio de lã australiano eventualmente ultrapassou a dos alemães por 1845, fornecendo lã para Bradford, que se desenvolveu como o coração da produção de lã industrializados.

A Primeira Guerra Mundial poster era patrocinado pela United States Department of Agriculture incentivar as crianças a criar ovelhas para fornecer suprimentos de guerra necessários.
  • Fernand Braudel de 1982. As rodas do comércio, vol 2 de Civilização e Capitalismo (New York: Harper & Row)

Devido à diminuição da demanda com aumento da utilização de fibras sintéticas, de produção de lã é muito menos do que o que era no passado. O colapso no preço da lã começou no final de 1966, com uma queda de 40%; com interrupções ocasionais, o preço tende para baixo. O resultado tem sido drasticamente reduzido a produção e circulação de recursos para a produção de outras commodities, no caso dos produtores de ovinos, a produção de carne.

Em dezembro de 2004, um fardo de lã mais fina do mundo, com média de 11,8 micron, foi vendido por 300.000 cêntimos por quilograma em um leilão em Melbourne , Victoria. Esta lã fleece testado com um rendimento médio de 74,5%, 68 milímetros de comprimento, e tinha 40 newtons por força kilotex. O resultado foi de US $ AUD279,000 para o fardo. O melhor fardo de lã nunca leiloados vendido por um recorde sazonal de 269.000 cêntimos por quilo durante junho de 2008. Este fardo foi produzido pela Parceria Pinehill Hillcreston e medidos 11,6 microns, 72,1% de rendimento e tinha 43 Newtons por medição de força kilotex. O fardo percebeu $ 247.480 e foi exportado para a Índia .

Produção

Produção de lã global é aproximadamente 1,3 milhões de toneladas por ano, dos quais 60% vai para vestuário. Austrália é o principal produtor de lã que é principalmente a partir de Merino sheep. Nova Zelândia é o segundo maior produtor de lã, mas é o maior produtor de lã mestiços. China é o terceiro maior produtor de lã. Raças como Lincoln, Romney, Tukidale, Drysdale e Elliotdale produzir fibras mais grossas, e lã off estas ovelhas é geralmente usado para fazer tapetes.

Nos Estados Unidos, Texas, Novo México e Colorado também têm grandes rebanhos de ovinos comercial e seu sustentáculo é o Rambouillet (ou francês Merino). Há também um contingente home-rebanho de prosperidade de pequenos agricultores que criam pequenos bandos passatempo de especialidade ovelhas para o mercado fiação mão. Estes agricultores de pequena escala pode levantar qualquer tipo de ovelhas que desejarem, assim que a seleção de lã é bastante amplo.

1905 ilustração de uma fiação de lã tibetana.

Clipe de lã global 2004/2005

  1. Austrália : 25% do clipe de lã global (475 milhões kg gorduroso, 2004/2005)
  2. China : 18%
  3. Nova Zelândia : 11%
  4. Argentina : 3%
  5. Turquia : 2%
  6. Irã : 2%
  7. Reino Unido : 2%
  8. Índia : 2%
  9. Sudão : 2%
  10. África do Sul : 1%
  11. Estados Unidos : 0,77%

Mantendo-se com os tempos, lã orgânica está se tornando mais e mais popular. Esta lã é muito limitado no abastecimento e muito do que vem da Nova Zelândia e Austrália. Lã orgânica está se tornando mais fácil encontrar em roupas e outros produtos, embora esses produtos muitas vezes carregam um preço mais elevado. A lã é ambientalmente preferível (em comparação com a base de petróleo Ou nylon Polipropileno) como um material para tapetes, bem como, em especial, quando combinado com uma ligação natural e a utilização de colas livres de formaldeído.

Grupos de direitos dos animais têm notado problemas com a produção de lã, tais como Mulesing.

Lã de Marketing

Austrália

Amostras de lã Merino para venda por leilão, Newcastle, NSW
Quarto dos compradores de lã em um leilão de lãs, Newcastle, NSW.

A forma dominante de mercado para cerca de 85 por cento de lã australiana é a venda pelo clamor aberto leilão. Venda por exemplo é um método em que uma garra mecânica recebe uma amostra de cada fardo numa linha ou lote de lã. Estas amostras de agarrar são reunidas, objetivamente medidos, e uma amostra de não menos de 4 kg é exibido em uma caixa para o comprador a analisar. O Australian Wool Exchange (AWEX) realiza vendas principalmente em Sydney, Melbourne, Newcastle, e Fremantle. Há cerca de oitenta corretores e agentes em toda a Austrália.

Cerca de 15 por cento de lã é vendida por ajuste directo nas explorações agrícolas ou para instalações de tratamento de lã locais. Esta opção dá aos produtores de lã beneficiar de transporte reduzido, armazenamento e custos de venda. Este método é preferido para pequenos lotes ou extremidades mistas, a fim de realizar economias sobre reclassing e testes.

Venda, por concurso podem obter economias de custos consideráveis em clipes de lã grandes o suficiente para torná-lo útil para os potenciais compradores a apresentar propostas. Algumas empresas de marketing vender lã em regime de consignação, obtendo um percentual fixo a título de comissão.

Venda para a frente: Alguns compradores vão oferecer um preço seguro para a entrega para a frente de lã com base em medições estimadas ou os resultados de clipes anteriores. Os preços são cotados a preços correntes de mercado e está trancado em para a temporada. Prémios e descontos são adicionadas para cobrir variações de micron, produtividade, resistência à tração, etc., que são confirmados por resultados de testes reais quando disponíveis.

Outro método de venda de lã inclui vendas diretas para fábricas de lã.

Outros países

A lã britânica Marketing Board opera um sistema central de comercialização para a lã fleece Reino Unido com o objectivo de alcançar os melhores retornos líquidos possíveis para os agricultores.

Menos da metade dos lã de Nova Zelândia é agora vendido em leilão, mas muitos agricultores (cerca de 45%) agora vender lã diretamente para compradores privados e usuários finais.

Estados Unidos lã produtores de ovinos de lã mercado com armazéns particulares ou cooperativas, mas lã piscinas são comuns em muitos estados. Em alguns casos, a lã é agrupada em uma área de mercado local, mas vendido através de um armazém de lã. Lã oferecido com resultados objectivos de ensaio para medição é o preferido. Lã de vestuário importado e tapete de lã vai diretamente para os mercados centrais, onde ele é tratado pelos grandes comerciantes e fabricantes.

Usos

Roupas de lã na área de amostras de lã de uma loja de lã, Newcastle, NSW

Além de roupas , a lã tem sido utilizado para cobertores, mantas de cavalo, mantas de sela, carpetes, feltro, isolamento de lã (ver também links) e estofos. O feltro de lã abrange martelos do piano, e é usado para absorver odores e ruídos em máquinas e alto-falantes estéreo pesados. Os gregos antigos alinhou sua capacetes com feltro e legionários romanos couraças de lã usados sentia.

Lã também tem sido tradicionalmente usado para cobrir fraldas de pano. Exteriores de fibras de lã são hidrofóbicos (repelem a água) e o interior da fibra de lã é higroscópico (atrai a água, o que torna uma peça de vestuário de lã capaz de cobrir uma fralda molhada enquanto inibe absorção vestes exteriores assim permanecer seco feltro de lã e tratados com. lanolina é resistente à água, permeável ao ar, e antibacteriana ligeiramente, de modo que resiste à formação de odor. Algumas fraldas de pano modernas usam tecido de lã de feltro para as tampas, e há vários comercial moderna padrões de tricô para capas de lã fralda.

Fios

Lã virgem é lã fiado, pela primeira vez, em contraste com o cauchu.

Lã de má qualidade ou reciclados é feita cortando ou rasgando tecido de lã além existente e respinning as fibras resultantes. Dado que este processo faz com que as fibras de lã mais curto, o tecido recondicionado é inferior ao original. A lã reciclada pode ser misturado com lã crua, lã noil, ou outra fibra tal como algodão para aumentar o comprimento médio das fibras. Tal fios são tipicamente utilizados como fios de trama com um algodão urdidura. Este processo foi inventado no Pesado de lã Distrito de West Yorkshire e criou uma economia de micro-nesta área há muitos anos.

Ragg é uma fibra de lã resistente feita em fios e usada em muitas aplicações pesadas como as luvas .

Worsted é um, de fibra longa forte, fios de lã penteada com uma superfície dura.

é um pano macio, curto grampo, fios de lã cardada normalmente utilizados para confecção de malhas. Em tecelagem tradicional, fio de trama de lã (para suavidade e calor) é freqüentemente combinada com um fio de urdidura de lã para a força no tear.

Eventos

Sendo um dos maiores compradores de Lã Merino, Ermenegildo Zegna tem incentivado, apoiado e recompensado os esforços do Produtores de lã australianos desde 1963 na produção de mais fino e lãs mais suave. Em 1963, o primeiro Ermenegildo Zegna Perpétuo Trophy foi apresentada na Tasmânia para os produtores de "Superfine contornou Merino lã." Em 1980, um prêmio nacional, o Ermenegildo Zegna Troféu Extrafine produção de lã, foi lançado. Em 2004, este prêmio ficou conhecida como a lã Troféu Ermenegildo Zegna desprotegido. Em 1998, um Ermenegildo Zegna Lã protegido Trophy foi lançado para o velo de ovelha revestido por cerca de nove meses do ano.

Em 2002, o Ermenegildo Zegna Vellus Aureum Trophy foi lançado para a lã, que é de 13,9 micron e mais fino. Lã da Austrália, Nova Zelândia , Argentina e África do Sul pode entrar, e um vencedor tem o nome de cada país. Em abril de 2008, a Nova Zelândia venceu o cobiçado Ermenegildo Zegna Vellus Aureum Trophy pela primeira vez com um velo que mediu 10,8 microns. Este concurso premia o peso do velo vencedora com o mesmo peso em ouro como um prêmio, daí o nome.

Desde 2000, Loro Piana concedeu um copo para melhor fardo mundial de lã tecido que produz apenas o suficiente para 50 ternos sob medida. O prêmio é concedido a um produtor de lã australiana ou Nova Zelândia, que produz o melhor ano de fardos.

O Nova Inglaterra Merino dias de campo que mostrar locais pregos, lã e ovelhas são realizadas durante janeiro, a cada dois anos (em anos pares) em torno da Walcha, distrito de New South Wales. Os Prémios Anuais lã de moda, que mostram o uso de lã Merino por designers de moda, são hospedados pela cidade de Armidale, New South Wales, em Março de cada ano. Este evento incentiva jovens designers de moda e estabelecidos para exibir seus talentos. Durante cada maio, Armidale hospeda o New England Lã Expo anual para exibir formas de lã, artesanato, demonstrações, concursos de cisalhamento, ensaios Yard Dog, e muito mais.

Em julho, a taxa anual Carneiros australianos e lã Show é realizada em Bendigo, Victoria. Este é o maior ovelhas e lã show do mundo, com cabras e alpacas, bem como competições woolcraft e displays, concursos de lã, ensaios sheepdog, corte e manejo de lã. A maior competição do mundo para velos objectivamente-medidos é o Velocino Australiana de Competição, que é realizado anualmente em Bendigo. Em 2008, havia 475 inscrições de todos os estados da Austrália com primeiro e segundo prêmios vão Northern Tablelands, espolia New South Wales.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wool&oldid=240369107 "