Conteúdo verificado

Iaque

Assuntos Relacionados: Mamíferos

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Iaque
Estado de conservação

Vulnerável ( IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Género: Bos
Espécie: B. grunniens
Nome binomial
Bos grunniens
Linnaeus , 1766

O iaque (Bos grunniens; agora Poephagus grunniens, embora este novo nome não é universalmente aceite) é um de cabelos compridos bovinos encontrados em todo o Himalaia região do sul Ásia Central, Qinghai- Planalto Tibetano e tão ao norte como a Mongólia . Além de uma grande população doméstica, há um pequeno, Yak população selvagem vulnerável. Em Tibetano, a palavra gyag se refere apenas ao macho da espécie; uma fêmea é um dri ou nak. Na maioria das linguagens que emprestados a palavra, incluindo Inglês, iaque é usado geralmente para ambos os sexos.

Iaques são animais de rebanho. Iaques macho selvagens ficar cerca de 2-2,2 metros de altura no ombro, as fêmeas cerca de um terço desse tamanho, e iaques domesticados cerca de 1,6-1,8 metros. Ambos os tipos tem cabelo comprido desgrenhado para isolá-los do frio. Iaques selvagens podem ser marrom ou preto. Os domesticados também pode ser branco. Os machos e as fêmeas têm chifres.

Iaques domésticos acasalam por volta de Setembro; as fêmeas podem conceber primeiro em cerca de 3-4 anos de idade, o parto abril-junho de todos os outros ou a cada três anos, aparentemente dependendo de abastecimento alimentar. Este período de gestação é de aproximadamente 9 meses. Na ausência de mais dados, os animais selvagens são considerados para reflectir este comportamento reprodutivo. Os bezerros serão desmamados em um ano e tornar-se independente logo em seguida. Iaques pode viver para um pouco mais de 20 anos.

Iaques selvagens

Yak no Saskatoon Zoo

Iaques selvagens (tibetano: drong) pode pesar até 1.200 kg (2.400 lb) e têm uma cabeça e corpo comprimento de 3-3,4 metros. Eles geralmente formar grupos de entre 10 e 30 animais. Seu habitat é sem árvores terras altas como montes, montanhas e planaltos entre 3.200 m (10.500 pés) e cerca de 5.400 m (18.000 pés). Iaques fisiologia está bem adaptado a altas altitudes, tendo pulmões maiores e coração do que o gado encontrado em altitudes mais baixas, bem como maior capacidade de transporte de oxigênio que seu sangue . Por outro lado, yaks não prosperar em altitudes mais baixas . Eles comem gramíneas, líquens e outras plantas. Eles são isolados por uma densa perto, emaranhado sub-cabelo, bem como o seu cabelo desgrenhado exterior. Iaques secretam uma substância pegajosa especial em seu suor que ajuda a manter a sua sub-cabelo emaranhado e atua como isolamento extra. Esta secreção é usada na tradicional nepalês medicina. Muitos iaques selvagens são mortos para alimentar pelo Tibetanos; eles são agora uma espécie vulnerável.

Thubten Jigme Norbu, o irmão mais velho de Tenzin Gyatso , o 14º Dalai Lama , informa em sua viagem de Kumbum em Amdo a Lhasa em 1950 que:

"Em pouco tempo eu estava a ver os vastos rebanhos de drongs com meus próprios olhos. A visão desses animais belos e poderosos, que desde tempos imemoriais fizeram a sua casa no plateaux alto e árido do Tibete nunca deixou de me fascinar. De alguma forma essas criaturas tímidas gerenciar para sustentar-se sobre as raízes da grama baixa estatura que é tudo o que a natureza oferece naquelas partes. E o que uma maravilhosa vista é ver uma grande manada deles mergulhando de cabeça para baixo em um galope selvagem através das estepes. A terra treme sob seus calcanhares e uma vasta nuvem de poeira marca sua passagem. À noite eles vão proteger-se do frio por amontoando-se em conjunto, com os bezerros no centro. Eles vão estar nesta posição em uma tempestade de neve, pressionado tão próximos que a condensação de sua respiração se eleva no ar como uma coluna de vapor. O nômade ocasionalmente tentou trazer jovens drongs como animais domésticos, mas eles nunca inteiramente bem-sucedida. De alguma forma, uma vez que eles vivem juntos com os seres humanos parecem perder sua força surpreendente e poderes de resistência; e eles são não serve para nada como animais de carga, porque as costas imediatamente ficar dolorido. Seu relacionamento com os seres humanos imemoriais, portanto, permaneceu a de jogo e caçador, por sua carne é muito saborosa. "

Iaques domesticados

Um iaque tibetano.

Iaques domesticados são mantidos principalmente por seu leite , fibra e carne , e quanto bestas de carga. Eles transportam mercadorias através passagens de montanha para os agricultores e os comerciantes locais, bem como para a escalada e trekking expedições. Eles também são usados para desenhar arados . Esterco de iaque é mesmo queimado como combustível. Leite de iaque é frequentemente processado a um queijo chamado chhurpi em tibetano e idiomas Nepalês, e byaslag na Mongólia. manteiga feita de leite iaques 'é um ingrediente do manteiga de chá que tibetanos consumir em grandes quantidades, e também é utilizado em lâmpadas e transformado em esculturas de manteiga utilizados em festividades religiosas.

Muitas vezes, os animais de carga são realmente cruzamentos de iaque e Bos taurus (domésticos comuns gado ). Estes são conhecidos em tibetano como DZO ou dzopkyo, e em Mongolian como khainag. Iaques grunhir, e ao contrário de gado não são conhecidos para produzir o som mugido bovina característica.

Fibras iaques são macios e suaves e vêm em várias cores, incluindo tons de cinza, marrom, preto e branco. Eles são cerca de 1,2 polegadas de comprimento e são penteadas ou galpão do yak e, em seguida, depilados. O resultado é uma fibra felpuda que pode ser girado em fios para tricô. Cabelo dos animais é transformado em cordas, tapetes e outros produtos. A sua pele é utilizada para fabricar sapatos e sacos e na construção de barcos coracle-like.

No esporte

Em algumas partes do Tibete, corrida de iaque é considerada uma alta fonte de entretenimento em festivais tradicionais tibetanas.

Mais recentemente, esportes que envolvem iaques domesticados, tais como esqui yak, ou polo de iaque, estão sendo comercializados como atrações turísticas em países da Ásia Central.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Yak&oldid=225183616 "