Conteúdo verificado

Yotsuya Kaidan

Assuntos Relacionados: Literatura Geral

Informações de fundo

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Retrato de Utagawa Kuniyoshi de Oiwa.

Yotsuya Kaidan (四谷怪談), a história de Oiwa e Iemon, é um conto de traição, assassinato e vingança fantasmagórico. Provavelmente o mais famoso História de fantasma japonês de todos os tempos, foi adaptada para o cinema mais de 30 vezes, e continua a ser uma influência sobre Horror japonês hoje.

Escrito em 1825 por Tsuruya Nanboku IV como um jogo do kabuki, o título original era Tōkaidō Yotsuya Kaidan (東海道四谷怪談). É agora geralmente encurtado, e traduz livremente como Ghost Story of Yotsuya.

História

Encenada pela primeira vez em julho de 1825, Yotsuya Kaidan apareceu no teatro Nakamuraza como um -dupla característica com o imensamente popular Kanadehon Chushingura. Normalmente, com um duplo-metragem Kabuki, a primeira peça é encenada em sua totalidade, seguido pelo segundo jogo. No entanto, no caso de Yotsuya Kaidan foi decidido entrelaçar os dois dramas, com uma encenação completa em dois dias: no primeiro dia começou com Kanadehon Chushingura do ato mim para agir VI, seguido de Tōkaidō Yotsuya Kaidan do ato mim a Lei III . O dia seguinte começou com a cena do canal Onbo, seguido por Kanadehon Chushingura do ato VII da Lei XI, em seguida, veio Act IV e V da Lei de Tōkaidō Yotsuya Kaidan concluir o programa.

O jogo foi extremamente bem sucedido, e forçou os produtores de marcar extras fora de temporada performances para atender à demanda. A história aproveitado para os medos das pessoas, trazendo os fantasmas do Japão fora dos templos e mansões dos aristocratas e para a casa de pessoas comuns, o tipo exato de pessoas que estavam a audiência de seu teatro.

A História

Como a história de fantasma japonês mais adaptados, os detalhes de Yotsuya Kaidan ter sido alterado ao longo do tempo, muitas vezes tendo pouca semelhança com o jogo do kabuki original, e às vezes removendo o elemento fantasmagórico todos juntos. No entanto, a história de base geralmente continua a ser a mesma, e reconhecível.

Base Histórica

Nanboku incorporados dois assassinatos sensacionais e da vida real em Yotsuya Kaidan, combinando fato e ficção em uma maneira que ressoou com o público. O primeiro envolveu dois servos que assassinaram seus respectivos donos. Eles foram capturados e executados no mesmo dia. O segundo assassinato foi a partir de um samurai que descobriu sua concubina estava tendo um caso com um funcionário. O samurai tinha a concubina infiel eo servo pregado a uma placa de madeira e lançada no Rio Kanda.

Oiwa e Iemon

A história começa com um assassinato. Iemon, um desempregado ronin casado com Oiwa, matou seu pai-de-lei, porque ele estava ciente do mal de Iemon passado atos. Sem dinheiro, Iemon foi forçado a ganhar a vida como um fabricante de guarda-chuva oilpaper, a fim de sustentar sua esposa e delicado novo filho. Esta situação levou-o a ressentir-se Oiwa.

Oiwa descansando com seu filho, em um 1892 de impressão Yoshitoshi.

Iemon é atraído para um esquema para se casar com a bela neta de um vizinho bem-to-do, que está no amor com ele. A fim de limpar o caminho para o novo casamento, Iemon eo enredo vizinho para matar Oiwa. Iemon dá Oiwa veneno disfarçado como "medicina sangue-road", destina-se a trazer de volta a sua força. O veneno não mata-la, mas em vez desfigura ela, fazendo com que seu cabelo caia para fora e seu olho a inclinar-se. Quando um espelho é mantido na frente dela, seu desespero em sua desfiguração eo conhecimento da traição de seu marido faz com que ela morra.

Quando um servo fiel, Kobote Kohei, toma consciência do assassinato, Lemon acusa de roubo e o matou. Ele então tem corpos de Kohei e Oiwa crucificado em dois lados de uma porta de madeira, que é então arremessado em um rio próximo.

Pensando seus problemas acabaram, Lemon planeja seu novo casamento. No dia de seu casamento com sua noiva, Iemon levanta o véu para ver o rosto arruinado de Oiwa. Ele imediatamente decapita-la, apenas para descobrir que ele matou sua noiva. Horrorizado, ele foge para a casa do vizinho para confessar, onde ele é confrontado pelo fantasma de Kohei. Cortando o fantasma, Lemon descobre que ele matou seu vizinho, seu novo pai-de-lei.

A partir daí a assombração continua, com o espírito vingativo de Oiwa perseguindo Iemon. Onde quer que vá, ele vê seu rosto arruinado, mesmo projetando a partir de uma lanterna em cima. Buscando fuga, ele se retira para as montanhas e vai pescar. Em vez de peixes, ele conecta a placa com os cadáveres de Oiwa e Kohei. Ele então foge para uma cabana na Hebiyama, onde as cordas e vinhas da cabine se transformam em cobras ea fumaça do fogo se transformar em cabelo de Oiwa.

Fugindo da cabine, ele é executado em seu irmão-de-lei, que mata Iemon e vinga todos os assassinatos.

Popularidade

Yotsuya Kaidan de popularidade é muitas vezes contabilizados pela forma como ele se ajustar ao estado de espírito de seu tempo, bem como a sua utilização de universal temas. O Era Bunsei foi uma época de agitação social, ea posição reprimida das mulheres na sociedade era grave. A troca de poder para impotência era algo que o público pode se relacionar. Oiwa passou de uma vítima delicada para um poderoso vingador, enquanto Iemon transforma de atormentador para atormentado.

Além disso, Oiwa é muito mais direto em sua vingança do que Okiku, outro fantasma kabuki popular, e ela é muito mais brutal. Este nível adicional de violência emocionou o público, que estavam buscando mais e mais violentas formas de entretenimento.

Além disso, o desempenho de Yotsuya Kaidan foi preenchido com fantástica efeitos especiais, com o rosto arruinado projetando magnificamente de uma lanterna no palco, e seu cabelo caindo para fora em quantidades impossíveis.

O fantasma de Oiwa

Oiwa é um onryō, um fantasma que busca vingança. Sua forte paixão por vingança permite a ela para preencher a lacuna de volta à Terra. Ela compartilha a maioria das características comuns desse estilo de fantasma japonês, incluindo o vestido branco representando o kimono de enterro que ela teria usado, o cabelo longo, irregular e rosto branco / indigo que marca um fantasma no teatro kabuki. Há traços específicos para Oiwa que a diferenciava de outros onryo fisicamente.

O mais famoso é seu olho direito, que inclina-se pelo seu rosto devido ao veneno dado a ela por Iemon. Este recurso é exagerado em kabuki performances para dar Oiwa uma aparência distinta.

Ela é muitas vezes apresentada como parcialmente careca, outro efeito do veneno. Em uma cena espetacular no jogo do kabuki, a Oiwa viva senta-se diante de um espelho e penteia o cabelo, que vem caindo devido ao veneno. O cabelo acumula a alturas tremendas, alcançados por uma mão palco que fica sob o palco e empurra mais e mais cabelo através do chão enquanto Oiwa é pentear.

A imagem de Hokuei de Oiwa saindo da lanterna.

Yotsuya Kaidan e ukiyo-e

Sendo um jogo Kabuki popular, Yotsuya Kaidan logo se tornou um tema popular para ukiyo-e artistas também. Em 1826, o mesmo ano, a peça estreou no Teatro Sumiza em Osaka , Shunkosai Hokushu produzido The Ghost of Oiwa. Ela é reconhecida por seus olhos caídos e calvície parcial.

Uma imagem incomum que caracteriza uma Otsuya ainda vivo foi descrito como uma das Novas Formas de Trinta e seis por Ghosts Tsukioka Yoshitoshi.

Shunkosai Hokuei criou a imagem mais famosa de Oiwa, intitulado The Ghost Lanterna de Oiwa, mostrando seu rosto emergindo de uma lanterna balançando enquanto Iemon se vira para encontrar a aparição, puxando a espada. A cena lanterna é um dos favoritos, também estão sendo esculpido em netsuke.

Utagawa Kuniyoshi ilustrou a cena no Hebiyama, mostrando uma Oiwa ainda de cabeça-lanterna vindo para Iemon, rodeado por cobras e fumaça.

Adaptações para o cinema

Yotsuya Kaidan foi adaptado para o cinema mais do que qualquer outra história japonesa. O número exato de adaptações é desconhecido, devido à destruição em larga escala de filmes japoneses por parte do Forças aliadas durante a Ocupação. No entanto, não são estimados em mais de 30 versões.

A primeira adaptação para o cinema foi em 1912, e foi filmado cerca de 18 vezes entre 1913 e 1937. Uma adaptação notável foi Shinpan Yotsuya Kaidan por Itoi Daisuke, um dos diretores japoneses mais importantes de sua época. A adaptação 1949 Yotsuya Kaidan I & II por Kinoshita Keisuke removeu os elementos fantasmagóricos e apresentou Oiwa como uma aparição da psique culpada de seu marido.

A adaptação seminal é considerada Nobuo Nakagawa de 1959 Tōkaidō Yotsuya Kaidan, que é uma versão muito fiel da história original, atualizada apenas para tirar proveito dos efeitos especiais modernos.

Em 1994, Kinji Fukasaku voltou às raízes de Kabuki e combinado as histórias de Chūshingura e Yotsuya Kaidan na única Crista da Traição.

Uma adaptação foi feita em 2002, em Story 1 do jdorama Kaidan Hyaku Shosetsu.

Influências

É difícil medir a influência de Oiwa no moderno Filmes de terror japoneses. Muitas de suas características são padrão para o onryō, incluindo seu traje de quimono branco enterro, rosto branco e índigo, e cabelos longos, desgrenhado. Nesse sentido, sua influência não é maior do que qualquer outro no mesmo gênero.

No entanto, Sadako do filme Anel é uma clara homenagem a Oiwa. Sua aparência final é uma adaptação direta de Oiwa, incluindo o cabelo em cascata e caídas, olho malformado. Além disso, o uso de Sadako da televisão para se manifestar pode ser considerado análogo ao uso de Oiwa da lanterna.

Miscelânea

  • Oiwa é supostamente enterrado em um templo, Myogyo-ji, em Yotsuya, um bairro de Tóquio . A data de sua morte está listado como 22 de fevereiro de 1636.
  • Várias produções de Yotsuya Kaidan, incluindo cinema e televisão adaptações, relataram acidentes misteriosos, ferimentos e até mortes. Agora é uma tradição, antes de encenar uma adaptação de Yotsuya Kaidan, para os principais atores e do diretor de fazer uma peregrinação ao túmulo de Oiwa no e pedir-lhe permissão e bênção para a sua produção. Este é considerado especialmente importante do ator assumindo o papel de Oiwa.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Yotsuya_Kaidan&oldid=193582194 "