Conteúdo verificado

Young British Artists

Assuntos Relacionados: Art

Você sabia ...

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Young British Artists ou YBAs (também artistas Brit e Britart) é o nome dado a um grupo de artistas conceituais, pintores, escultores e artistas de instalação com base no Reino Unido , a maioria (embora não todos) dos quais participou Goldsmiths College, em Londres . O termo Young British Artists é derivado de espetáculos desse nome encenado no Saatchi Gallery a partir de 1992, o que levou os artistas a fama. Tornou-se um termo histórico, como a maioria dos YBAs estão agora em seus quarenta anos. Eles são conhecidos por "táticas de choque", o uso de materiais descartáveis e wild-estar, e são (ou foram) associado ao Hoxton área de East London. Eles alcançaram considerável cobertura da mídia e arte britânica dominou durante a década de 1990.

Comente

Crítico Matthew Collings comentou sobre os YBAs, ao rever o show Brilliant !: New Art A partir de Londres, realizada no Centro de Arte Walker em Minneapolis em 1995:

Ninguém consegue resumir o que eles representam. A publicidade antecipada de Brilliant! Apresenta como cockneys atrevidas e punk rockers oprimidas pela junta Thatcher, esquivando bombas do IRA, que vivem em squats, e que fazem a arte rústica e pronto que grita com raiva e não se destina a galeria espaço branco imaculado, mas para espaços de armazém ásperos e prontos em cockney de Londres East End. Na realidade é claro que eles são formalistas altamente sofisticados que desesperadamente, e com razão, querem mostrar em espaços brancas imaculadas, como a Tate Gallery eo Centro de Arte Walker.

Origem

Congelar

O núcleo dos YBAs posteriores originado em 1988, numa altura em que o financiamento público para a arte não estava prontamente disponível (e tinha sido reduzida pela Thatcher governo). Um grupo de 16 Estudantes Goldsmiths College participou de uma exposição chamada Freeze, dos quais Damien Hirst se tornou o principal organizador, como ele ainda estava em seu segundo ano na faculdade. Galerias comerciais tinha mostrado uma falta de interesse no projeto, e foi realizada em um espaço alternativo barato, uma Londres Docklands o bloqueio de administração (normalmente referido como um armazém). O evento de ressonância com o ' Armazém Acid House ' cena rave prevalente na época, mas não obteve qualquer grande exposição na imprensa. Um de seus efeitos foi dar o exemplo de artista-as-curador (em meados de 1990 espaços e galerias de exposição de gerência artista tornou-se uma característica do Londres cena de arte).

Outros shows

Em ligação com Hirst, Carl Freedman (quem tinha sido amigos com ele em Leeds antes Hirst se mudou para Londres e estava ajudando a fazer vitrines de Hirst) e Billee Sellman, em seguida, com curadoria dois "armazém" influente mostra em 1990, a medicina moderna e Gambler, em uma antiga fábrica de Bermondsey eles designados Building One. Para encenar Medicina Moderna eles conseguiram levantar £ 1000 patrocínios de figuras, incluindo Artworld Charles Saatchi. Freedman tem falado abertamente sobre a profecia auto-realizável estes patrocinadores ajudaram a criar, e também comentou que muitas pessoas não participaram desses primeiros shows, incluindo Freeze.

Espaços alternativos estabelecidos, tais como Corrida Urbana no Oval em Londres e Milch deu muitos artistas sua primeira exposição. Havia muita atividade embrionária no Hoxton / Shoreditch área de East London focado em Galeria de Josué Compston. Em 1991, o Serpentine Gallery apresentou o primeiro levantamento da nova geração com a exposição quebrado Inglês, em parte, com curadoria de Hirst. Não foi até 1992 que Saatchi encenou uma série de exposições em sua galeria e inventou o nome de Arte Jovem britânico. O primeiro show contou com o trabalho de Hirst, Sarah Lucas, Mark Wallinger e Rachel Whiteread.

Uma segunda onda de jovens artistas britânicos apareceu em 1992-3 através de exposições como "New Contemporâneos ',' New britânico Summertime 'e' Minky Manky" (com curadoria de Carl Freedman). Isto incluiu Douglas Gordon, Christine Borland, Fiona Banner Tracey Emin, Tacita Dean, Georgina Starr e As irmãs Wilson. A composição dos YBAs na sua altura está documentado no catálogo para 1995 Britânica Art Show.

O Efeito Saatchi

Um dos visitantes foi de congelar Charles Saatchi, um grande colecionador de arte contemporânea e co-fundador da Saatchi and Saatchi, a agência de publicidade de Londres. Saatchi, em seguida, visitou Gambler em um verde Rolls Royce e, segundo Freedman, ficou de boca aberta de espanto em frente (e então comprei) primeira grande instalação de Hirst "animal", A Thousand Years, que consiste em uma grande caixa de vidro contendo larvas e moscas alimentando-se de uma cabeça de vaca podre. (A instalação foi mais tarde uma característica notável do Exposição Sensation).

Saatchi tornou-se não só principal coletor de Hirst, mas também o patrocinador principal para outro YBAs-um fato abertamente reconhecido por Gavin Turk. O mercado de arte contemporânea em Londres havia entrado em colapso dramaticamente em meados de 1990, devido a uma grande recessão econômica, e muitas galerias contemporâneas comerciais tinham saído do negócio. Saatchi teve até este momento recolhidos arte contemporânea em sua maioria americanos e alemães, alguns por jovens artistas, mas mais por aqueles já estabelecidos.

Sua coleção foi exibida publicamente em uma série de shows em um grande edifício fábrica convertida em St John Wood, norte de Londres. Anterior Saatchi Gallery mostra incluía figuras importantes como Warhol , Guston, Alex Katz, Serra, Kiefer, Polke, Richter e muitos mais. Agora Saatchi voltou sua atenção para a nova geração de jovens artistas britânicos. Houve muita preocupação quando Saatchi despojou-se de um pouco de sua coleção anterior, uma vez que teve um efeito descendente significativa sobre o valor de alguns dos artistas cujas obras ele vendeu.

Saatchi inventou o nome "jovens artistas britânicos" para uma série de shows chamados por ele, a partir de 1992, quando uma exposição conhecida foi "tubarão" de Damien Hirst (A Impossibilidade Física da Morte na Mente de alguém que vive). Além disso (e como um resultado direto de) o patrocínio de Saatchi, os jovens artistas britânicos beneficiaram de uma intensa cobertura mediática. Isso foi agravado por controvérsia em torno do anual Prêmio Turner, (um dos poucos grandes prêmios da Grã-Bretanha para artistas contemporâneos), que teve vários dos artistas como candidatos ou vencedores. Channel 4 se tornara um patrocinador da competição, levando a perfis de televisão dos artistas nos slots em horário nobre.

Os jovens artistas britânicos re-vitalizado (e em alguns casos gerou) toda uma nova geração de galerias comerciais contemporâneos, tais como Karsten Schubert, Sadie Coles, Victoria Miro, Maureen Paley Art Provisório, Jay Jopling de White Cube, e Antony Wilkinson Gallery. O spread dos juros melhorou o mercado de revistas de arte britânica contemporânea através de uma maior publicidade e circulação. Frieze lançado em 1991 abraçou os YBAs desde o início, enquanto publicações estabelecidas, como a Art Monthly, Art Review, Modern Painters e Arte Contemporânea foram todos re-lançado com mais foco em emergentes artistas britânicos. A criação de arte britânico estava solidamente validar a preeminência dos YBAs. Hirst tinha se tornado um grande artista reconhecido internacionalmente, com shows na Europa e nos EUA.

Tornar-se o estabelecimento: Sensation

A consolidação do estatuto das YBAs 'foi em 1997, quando a Royal Academy, que tem uma reputação como um bastião do conservadorismo, encenou uma grande exposição, definitiva de seu trabalho, Sensation. Este foi realmente uma exibição de Coleção particular de sua obra de Charles Saatchi, e ele possuía as peças principais. A ligação foi realizada pela Academia de Norman Rosenthal, mesmo que não houvesse forte oposição de alguns dos Acadêmicos, três dos quais se demitiram. A controvérsia gerou nos meios de comunicação sobre o show, em particular sobre O trabalho de Marcus Harvey Myra, serviu para reforçar a importância dos YBAs. Quando o show excursionou para Nova York havia ainda maior controvérsia causada por O trabalho de Chris Ofili.

Publicar Sensation

Em 1999 Tracey Emin foi nomeado para o Prêmio Turner. Sua exposição principal, My Bed, que consiste literalmente de seu despenteado, cama manchada, rodeado por detritos incluindo preservativos, chinelos e roupa interior suja, criou um impacto imediato e duradouro mídia e aumentou ainda mais sua proeminência. A emergência, ao mesmo tempo de um grupo anti-YBA, O Stuckists, co-fundada por seu ex-namorado, Billy Childish, deu um outro ângulo para a cobertura da mídia.

A abertura de Tate Modern, em 2000, não forneceu qualquer grande prêmio para os YBAs (inicialmente Hirst só foi representada por uma peça em um corredor por um banheiro), mas a sua inclusão foi outra afirmação de que o seu estado não foi aberto ao verdadeiro interrogatório. Retrospectivas potenciais por Hirst foram frustrados pelo fato de que Saatchi e não o Tate de propriedade todas as suas peças importantes. Havia uma só vez três vídeos que mostram por Emin, que posteriormente teve um quarto dedicado a seu trabalho em Tate Britain: este estava em exposição durante um ano, antes de ser colocado no armazenamento.

Na Primavera de 2003 Saatchi abriu uma nova galeria em Londres, alojado no Edifício County Hall no South Bank eo anterior Saatchi Gallery, em St John Wood foi fechada. A nova Galeria Saatchi inicialmente exibiu o trabalho dos jovens artistas britânicos, com uma retrospectiva por Hirst (a partir do qual ele próprio dissasociated) até Novos interesses de Charles Saatchi foram demonstrados em uma série The Triumph of Painting.

Em 24 de maio de 2004 , um incêndio em um armazém destruído algumas obras importantes da coleção Saatchi, incluindo o inferno os Chapman Brothers "e" tenda "de Tracey Emin, Todo mundo que eu já dormi Com 1963-1995.

As relações sociais

Os jovens artistas britânicos a partir de uma fase inicial eram mais socialmente do que esteticamente ligado. Sarah Lucas teve relacionamentos com, por sua vez, Damien Hirst , Gary Hume e Angus Fairhurst. Gillian Wearing tiveram relações com Mark Wallinger e Michael Landy. Tracey Emin teve um relacionamento com Carl Freedman e então Mat Collishaw. Fiona Rae datada Stephen Park para vários anos, e, em seguida, Richard Patterson durante um período semelhante. Sam Taylor-Wood já namorou a Gary Hume, Jake Chapman e atualmente está ligado a Jay Jopling. Lugares onde seria possível detectar YBAs incluiu a Groucho Club, St. John (um restaurante especializado em miudezas) e (nos primeiros anos) bares ao redor Hoxton, como os braços do pedreiro. Hoxton é conhecida como o coração da arte conceitual (ieBritart).

Reação

Positivo

Richard Cork (então crítico de arte do The Times) tem sido um acérrimo defensor dos artistas, como tem a arte escritor Louisa Buck, e ex-editor de arte Time Out, Sarah Kent. Senhor Nicholas Serota validou os artistas pela nomeação de vários deles para a Prêmio Turner e sua inclusão na Tate coleção.

Negativo

Em 1999, a Stuckists grupo de arte foi fundada com uma agenda anti-YBA evidente. Em 2002 Britart foi fortemente criticada pelo líder maestro Sir Simon Rattle , que era, em troca, acusado de ter uma má compreensão da conceitual e visual art. Dramaturgo Tom Stoppard também fez uma denúncia pública, e Brian Sewell (crítico de arte do Evening Standard) tem sido consistentemente hostil, como tem David Lee, editor da Gralha. Rolf Harris, o apresentador de televisão e artista, destacou Tracey Emin do My Bed como o tipo de instalação que colocar as pessoas fora art. "Eu não vejo como sair da cama e deixar a cama desfeita e colocá-lo em exposição e dizendo que vale a pena, eu não sei £ 31,000 ... eu não acredito nisso, eu acho que é um golpe."

YBAs que tinha expostos na Congelar

  • Steven Adamson
  • Angela Bulloch
  • Mat Collishaw
  • Ian Davenport
  • Angus Fairhurst
  • Anya Gallaccio
  • Damien Hirst
  • Gary Hume
  • Michael Landy
  • Abigail Pista
  • Sarah Lucas
  • Lala Meredith-Vula
  • Richard Patterson
  • Stephen Parque
  • Fiona Rae

Dominic Denis foi listado no catálogo, mas não exibiu.

Outros YBAs

  • Fiona Bandeira
  • Christine Borland
  • Simon Callery
  • O Chapman Brothers - Dinos & Jake
  • Tacita Dean
  • Tracey Emin
  • Liam Gillick
  • Martin Maloney
  • Steve McQueen
  • Chris Ofili
  • Marc Quinn
  • Jenny Saville
  • Georgina Starr
  • Sam Taylor-Wood
  • Gavin Turk
  • Keith Tyson
  • Gillian Wearing
  • Rachel Whiteread
  • As irmãs Wilson (Jane e Louise)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Young_British_Artists&oldid=184122065 "