Conteúdo verificado

Dinastia Yuan

Sobre este escolas selecção Wikipedia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Grande Yuan
大元
Dai Ön Ulus



1271-1368


Dinastia Yuan, circa 1294
Capital Dadu (atual Pequim ), Shangdu
Idiomas Mongol
Chinês
Religião Budismo ( Chinese & Tibetano), taoísmo , confucionismo , Religião popular chinesa, bem como Xamanismo / Tengriismo, cristianismo ( Nestorian), o Islã
Governo Monarquia
Imperador
- 1260-1294 Kublai Khan
- 1333-1370 (Cont.) Ukhaatu Khan
Era histórica Idade média
- Estabelecimento 18 de dezembro de 1271
- Conquista do sul Canção 19 de março de 1276
- Queda do Dadu 14 de setembro de 1368
Área
- 1310 est. 14.000.000 quilômetros quadrados (5.405.430 sq mi)
População
- 1277 est. 85000000
- 1293 est. 89000000
- 1350 est. 123590000
Moeda Predominantemente Papel Moeda ( Chao), com uma pequena quantidade de Dinheiro chinês em uso

A dinastia Yuan ( Chinese : 元朝; pinyin : Yuanchao; [Ɥǎn tʂʰɑ̌ʊ]; Mongol: Dai Ön Ulus / Их Юан Гүрэн), ou Grande Império Yuan ( chinês simplificado: 大元帝国; chinês tradicional: 大元帝國; pinyin : Dà Yuán Diguo) foi uma decisão dinastia fundada pelo Líder mongol Kublai Khan , que governou a maior parte da atual China , todos moderno Mongólia e seus arredores, com duração oficialmente a partir de 1271 a 1368. Ele é considerado tanto como uma divisão do Império Mongol e como uma imperial dinastia da China. Na história chinesa , a dinastia Yuan seguiu a dinastia Song e precedeu a Dinastia Ming . Embora a dinastia foi fundada por Kublai Khan , que tinha seu avô Genghis Khan colocado no registro oficial como o fundador da dinastia ou Taizu ( chinês : 太祖). Além de Imperador da China, Kublai Khan também tinha reivindicado o título de Grande Khan, ou seja, a supremacia sobre os outros khanates mongóis ( Chagatai Khanate, Horda Dourada , Ilkhanate); no entanto, este pedido só foi verdadeiramente reconhecido pelo Il-Khanids, que foram, no entanto, essencialmente auto-regulam. Embora imperadores posteriores da dinastia Yuan foram reconhecidos pelas três khanates ocidentais praticamente independentes como seus suseranos nominais, cada um continuou seus próprios desenvolvimentos separados. O Yuan é por vezes referido como o Império do Grande Khan, como os mongóis Imperadores do Yuan detinha o título de Grande Khan de todos os mongóis Khanates.

História

História da China
História da China
ANTIGO
3 Soberanos e cinco Emperors
Dinastia Xia 2100-1600 aC
Dinastia Shang 1600-1046 aC
Dinastia Zhou 1045-256 aC
Zhou do Oeste
Zhou Oriental
Período da Primavera e Outono
Período dos Reinos Combatentes
IMPERIAL
Dinastia Qin 221 aC-206 aC
Dinastia Han 206 aC-220 dC
Han Ocidental
Dinastia Xin
Han Oriental
Três Reinos 220-280
Wei, Shu e Wu
Jin Dinastia 265-420
Jin Ocidental 16 Kingdoms
304-439
Jin Oriental
Sul e do Norte dinastias
420-589
Dinastia Sui 581-618
Tang Dynasty 618-907
( Segundo Zhou 690-705)
5 dinastias e
10 Kingdoms
907-960
Dinastia Liao
907-1125
Dinastia Song
960-1279
Song do Norte W. Xia
Song do Sul Jin
Dinastia Yuan 1271-1368
Dinastia Ming 1368-1644
Dinastia Qing 1644-1911
MODERNO
República da China 1912-1949
República Popular
da China
1949-presente
República da
China (Taiwan)
1949-presente

Kublai Khan e Ariq Böke

Em 1259 Grande Khan Möngke morreu enquanto Kublai Khan , seu irmão, estava em campanha contra a Dinastia Song em Sul da China e Ariq Böke, seu outro irmão, comandou as pátrias mongóis. A khuraldai, ou a grande assembléia de maior nobreza teve lugar em Karakorum, então capital do Império Mongol, que proclamou Ariq Böke como o Grande Khan no estilo tradicional mongol. Ouvindo isso, Kublai abortado sua expedição chinesa e reuniu outra grande assembléia em sua sede na cidade de Kaiping ( Shangdu na atual Inner Mongolia) e, em 1260, foi proclamado o Grande Khan. No entanto, esta assembléia convocada pelo Kublai foi considerada ilegítima a partir da perspectiva da tradição mongol de herança trono: o império já tinha Ariq Böke como legítimo Grande Khan, que estava na capital. Além disso, foi dito que que Kublai fez uso extensivo de suborno de príncipes. Ariq Böke enviou um embaixador ao seu irmão: "Pela lei do estado, o Grande Khan é proclamada pelo grande assembléia, mas você tem ignorado a doutrina suprema; que senta-se na China e, seguindo as leis chinesas, você está agindo autocratically."

Kublai declarou Ariq Böke ser um usurpador, e, seguindo o costume tradicional chinesa, proclamou o nome era para ser "Zhong-tong". De acordo com a história chinesa, Kublai Khan ganhou o título de imperador (di huang), embora os chineses da dinastia Song na época ainda resistiu no sul da China. Em 1261-1264, ele lutou contra o seu irmão, e, eventualmente, Ariq Böke foi derrotado e se rendeu a Kublai. Como o vencedor Grande Khan, Kublai Khan agora queria a lealdade de outros khanates.

No entanto, neste momento, as cãs da Horda de Ouro e do Chagatai Khanate não reconheceu Kublai Khan como o Grande Khan. Os conflitos entre Kublai Khan e os khanates em Ásia Central liderado por Kaidu durou algumas décadas, até o início do século 14, quando ambos tinham morrido. Hulegu, outro irmão de Kublai Khan, governou seu Ilkhanate e prestou homenagem ao Grande Khan, mas, na verdade, estabeleceu um Canato autônoma, e depois Entronização de Ilkhan Ghazan em 1295, o sucessor de Kublai Imperador Chengzong enviou-lhe um Leitura selo chinês "王府 定 國 理 民 之 寶" no roteiro chinês, que lhe deu formalmente a autoridade de estabelecer um país e governar seu povo. Os quatro principais khanates sucessores nunca veio novamente sob uma regra verdadeira, embora os Grandes Khans foram reconhecidos pelas duas grandes khanates além daqueles de Pérsia ea Horda Dourada .

Fundação da Dinastia

Kublai Khan , Genghis Khan neto 's e fundador da Dinastia Yuan

Desde o início de seu reinado (1260), Kublai Khan tinha adoptado muitos costumes dos anteriores dinastias chinesas, tais como os nomes de era e burocracia. Ele teve vários professores chineses ligados a ele desde seus primeiros anos. Não só eles explicam-lhe a história chinesa e ideologia, mas também deu permanentemente conselhos sobre governança.

Depois de vencer a guerra contra Ariq Böke, Kublai Khan começou seu reinado sobre o seu império com maiores aspirações e auto-confiança. Em 1264, ele transferiu sua sede para estar perto da capital da antiga Jurchen Dinastia Jin. Em 1266 ele ordenou a construção de sua nova capital naquele local, no que é hoje a moderna cidade de Beijing . A cidade havia sido chamado Zhongdu ( chinês : 中都, lit. "Capital Central") durante a Dinastia Jin, e em 1272 ele veio a ser conhecido como Dadu ( chinês : 大都; Wade-Giles: Ta-tu, "Great Capital") em chinês, Daidu para os mongóis, e Khanbalykh ("Cidade dos Khans") para os turcos. Já em 1264, Kublai decidiu mudar o nome era de Zhong-tong (中 統) para Zhi-yuan (至元). Com o desejo de governar toda a China, Kublai Khan afirmou formalmente a Mandato do Céu, proclamando a nova dinastia Yuan em 1271 no estilo tradicional chinês. Este viria a ser a primeira dinastia Han não para governar toda a China.

O título oficial da Dinastia, Da Yuan ( Chinese : 大元, "Grande Yuan"), é originário de uma Texto clássico chinês chamado I Ching ",大哉乾元" (Da Zai qián yuan), traduzindo literalmente a 'Grande é o Celestial e Primal ", com" qián "ser o símbolo do céu, e do Imperador. Portanto, Yuan foi o primeiro dinastia na China para usar a Dinamarca ( chinês : 大, "Grande") em seu título oficial, bem como sendo a primeira dinastia de usar um título que não correspondia a uma antiga região da China. Em 1272, Dadu tornou-se oficialmente a capital da dinastia Yuan.

No início dos anos 1270, Kublai começou sua massiva campanha contra a dinastia Song do Sul no Sul da China. Por 1273, Kublai tinha bloqueado o rio Yangzi com sua marinha e cercou Xiangyang, o último obstáculo em seu caminho para capturar a bacia do Rio Yangzi rico. Em 1275, uma força Canção de 130.000 tropas sob Chanceler Jia Sidao foi derrotado pela força Yuan. Por 1276, a maior parte do território Song do Sul tinha sido capturado pelas forças de Yuan. Em 1279, o exército Yuan liderado pelo general chinês Zhang Hongfan havia esmagado a última resistência na Canção Batalha de Yamen, que marca o fim do Song do Sul eo início de toda a China sob o Yuan. Dinastia Yuan é tradicionalmente dado o crédito para reunificar a China depois de várias centenas de anos desde o final da dinastia Tang .

Após a fundação da dinastia, Kublai Khan foi colocado sob pressão por muitos de seus conselheiros para expandir ainda mais a esfera de influência do Yuan através do tradicional Sistema tributário sinocêntrico. No entanto, as tentativas de estabelecer tais relações tributárias foram impedidos e expedições para Japão (duas vezes), Dai Viet (duas vezes durante o governo de Kublai), e Java, que mais tarde se reuniu com menos sucesso. Kublai estabeleceu um estado fantoche em Myanmar, o que causou a anarquia na área, também muitos problemas entrou na área.

Regra de Kublai Khan

Ao contrário de seus antecessores, Kublai estabeleceu um governo com instituições que lembram os tradicionais chineses e fez reformas para manter seu governo centralizado.

Kublai Khan foi visto como um imperador marechal, reformar grande parte da China e das suas instituições, um processo que teria levado décadas para ser concluído. Por exemplo, ele consolidou seu domínio por centralizar o governo da China - fazendo-se (ao contrário de seus antecessores) um monarca absoluto. Ele dividiu seu império em Xing Zhongshusheng (行中書省), normalmente traduzido como "Secretaria ramo" ou "província", cada rege as áreas de approxmately dois ou três modernos províncias chinesas, e esta estrutura de governo a nível provincial tornou-se o modelo para posteriores Ming e Qing dinastias. Kublai Khan também reformou muitas outras instituições governamentais e econômicas, especialmente o sistema fiscal. Kublai Khan tentou governar a China através de instituições tradicionais, e também reconheceu que, para governar a China precisava empregar Han conselheiros e funcionários chineses, embora ele nunca confiou totalmente em conselheiros chineses. No entanto, as Hans eram discriminados politicamente. Quase todos os importantes cargos centrais eram monopolizadas por mongóis, que também preferiu empregar não-Hans partir de outras partes do domínio mongol nessas posições para as quais não Mongol Pode ser encontrado. Hans foram mais frequentemente utilizados em regiões não-chineses do império. Em essência, a sociedade foi dividida em quatro classes, a fim de privilégio: mongóis, Semu ("Vários tipos", por exemplo: Ásia Central), nortistas e sulistas,. Durante sua vida, Kublai Khan construiu a capital do Yuan, Dadu, que é hoje em dia Pequim, e fez Shangdu ( chinês : 上都, "superior Capital", conhecido por Marco Polo como Xanadu) a capital de verão. Ele também melhorou a agricultura da China, estendendo o Grand Canal , rodovias e celeiros públicos. Marco Polo, um mercador veneziano que serviu sob Kublai Khan como um oficial, descreveu sua regra como benevolente: aliviar a população de impostos em tempos de dificuldades; a construção de hospitais e orfanatos; distribuição de alimentos entre os abjetamente pobres.

Ele também promoveu a ciência ea religião, e apoiou fortemente o Silk Road rede de comércio, permitindo que os contactos entre as tecnologias chinesas e as ocidentais. Vale ressaltar que antes da reunião Marco Polo, Kublai Khan tinha conhecido Nicolo Polo, o pai de Marco Polo e Maffeo Polo. Através de conversa com os dois comerciantes, Kublai Khan desenvolveu um grande interesse no mundo latino, especialmente o cristianismo e procurou convidar uma centena de missionários por meio de uma carta escrita em latim ao Papa para que eles possam convencer as massas de idolators os erros de sua crença . Assim Nicolo e Maffeo Polo serviu como embaixadores para Kublai Khan para o Ocidente. Depois de ter concluído a sua missão de acompanhar uma jovem princesa mongol se casar com o governante mongol Arghun, sua perigosa jornada iria acabar com eles de voltar para Veneza e reuniões jovem Marco Polo de dezessete anos em 1271. Os três retornaram para o Oriente e mais uma vez se reuniu com Kublai Khan, e dizia-se que Marco Polo serviu como um emissário de Kublai Khan em todo o seu domínio para 17 anos. Embora Nicolo e Maffeo não conseguiu trazer de volta quaisquer missionários com eles ou uma carta do Papa devido ao Grande Cisma, eles foram bem sucedidos em retornar com o óleo da lâmpada de Deus em Jerusalém. As viagens de Marco Polo viria a inspirar muitos outros como Christopher Columbus para traçar a passagem para o "Reino do Meio" o reino do Oriente, hoje a China em busca de riqueza e esplendor.

Yuan dinastia de notas com a sua placa de impressão, 1287.

Ele emitiu papel notas conhecido como Chao (鈔) em 1273. Papel-moeda havia sido emitida e utilizada na China antes do tempo Yuan; por 960, a dinastia Song, short de cobre à cunhagem de moeda, emitiu as primeiras notas que circulam em geral. No entanto, durante a dinastia Song, o dinheiro de papel foi usado juntamente com as moedas. Por outro lado, Yuan foi a primeira dinastia na China para usar papel-moeda como meio circulante predominante. Os burocratas Yuan fez contas de papel a partir do papel casca de amoreira.

Enquanto ele tinha reclamado supremacia nominal sobre o resto do Império Mongol, seu interesse era claramente na China, juntamente com as áreas em sua tradicional Sistema tributário sinocêntrico. Desde o início de seu reinado, os outros três khanates do Império Mongol tornou-se de facto independente e só o reconheceu como Khagan. Na época da morte de Kublai Khan em 1294, essa separação se aprofundou, no entanto, seus governantes continuou a reconhecer a supremacia nominal de sucessores do Kublai (incluindo Toghon Temur, o último deles decidiu em Dadu). O Nome do templo dada por ele é Shizu ( chinês : 世祖).

Os primeiros governantes após Kublai

A Dinastia Yuan placa cinto de jade com desenhos esculpidos de um dragão.

Sucessão foi um problema para a Dinastia Yuan, mais tarde, causando muita discórdia e luta interna. Este surgiu tão cedo quanto o fim do reinado de Kublai. Kublai chamado originalmente seu filho mais velho, Zhenjin ( chinês : 真金) como o Crown Prince ( chinês : 皇太子) - mas ele morreu antes de Kublai em 1285. Assim, o filho de Zhenjin governou como Temür Khan por aproximadamente 10 anos após a morte de Kublai (entre 1294 e 1307). Temür Khan decidiu manter e continuar a maior parte do trabalho iniciado por seu avô. Ele também fez as pazes com os khanates mongóis ocidentais, bem como os países vizinhos, como o Vietname, que reconheceu sua suserania nominal e pagos tributos por algumas décadas. No entanto, a corrupção na Dinastia Yuan começou durante o reinado de Temür Khan.

Külüg Khan subiu ao trono após a morte de Temür Khan. Ao contrário de seu antecessor, ele não continuar o trabalho de Kublai, mas em grande parte a rejeitaram. Ele introduziu uma política chamada "Novas promoções", ea central desta política foram reformas monetárias. Durante o seu curto reinado (1307-1311), o governo Yuan caiu em dificuldades financeiras, em parte devido a más decisões tomadas por Külüg. No momento em que ele morreu, a China estava em dívida grave ea Dinastia Yuan enfrentou o descontentamento popular.

O quarto imperador Yuan, Buyantu Khan era um imperador competente. Ele foi o primeiro entre os imperadores Yuan que o apoio activo e adotou o mainstream Cultura chinesa depois do reinado de Kublai, para o descontentamento de alguns elite Mongol. Ele havia sido orientado por Li Meng, um confucionista acadêmica. Ele fez muitas reformas, incluindo a liquidação do Departamento de Assuntos do Estado ( chinês : 尚書省), que resultou na execução de cinco dos mais altos funcionários do ranking. Começando em 1313 exames imperiais foram reintroduzidos para os funcionários potenciais, testando seus conhecimentos sobre obras históricas significativas. Além disso, ele codificou grande parte da lei, bem como a publicação ou traduzir um número de livros e obras chinesas.

Gegeen Khan, filho e sucessor de Buyantu Khan, continuou as políticas de seu pai para reformar o governo com base nos princípios de Confúcio, com a ajuda de seu grande recém-nomeado chanceler Baiju. Durante o seu reinado, o Da Yuan Zhi Tong ( chinês :大元通制, "as instituições globais da Grande Yuan"), uma enorme coleção de códigos e regulamentos da Dinastia Yuan começou por seu pai, foi formalmente promulgada.

Últimos anos da dinastia

O Bailin Temple Pagoda de Zhaoxian County, Província de Hebei, construído em 1330 durante a dinastia Yuan.

Os últimos anos da dinastia Yuan foram marcados pela luta, fome, e amargura entre a população. A dinastia foi, significativamente, uma das dinastias de vida mais curta na história da China , cobrindo apenas um século, 1271 a 1368. Com o tempo, os sucessores de Kublai Khan perdeu toda a influência sobre outras terras mongóis na Ásia, enquanto os mongóis além do Oriente Unido viam como muito chinês. Aos poucos, eles perderam influência na China também. Os reinados dos imperadores posteriores Yuan eram curtos e foram marcados por intrigas e rivalidades. Desinteressado em administração, eles foram separados de tanto o exército ea população. China estava dividida por dissensões e agitação; bandidos devastou o país sem interferência dos exércitos enfraquecendo Yuan.

Independentemente dos méritos de seu reinado, Shidebala (Emperor Yingzong) governou por apenas dois anos (1321-1323); seu governo terminou em um golpe nas mãos de cinco príncipes. Colocaram Yesün Temür (ou Taidingdi) no trono, e, depois de uma tentativa frustrada de acalmar os príncipes, ele também sucumbiu à regicídio. Antes reinado de Yesün Temür, China tinha sido relativamente livre de rebeliões populares depois do reinado de Kublai. Controle Yuan, no entanto, começou a ruir nas regiões habitadas por minorias étnicas. A ocorrência destas revoltas ea subseqüente supressão agravaram as dificuldades financeiras do governo Yuan. O governo teve que adotar alguma medida para aumentar as receitas, tais como a venda de escritórios, bem como a redução seus gastos em alguns itens.

Quando Yesün Temür morreu em Shangdu em 1328, Tugh Temür foi chamado a Dadu pelo Qipchaq comandante El Temür. Ele foi instalado como o imperador (Emperor Wenzong) em Dadu, enquanto o filho de Yesün Temür Ragibagh sucedeu ao trono em Shangdu com o apoio do retentor favorito de Yesün Temür Dawlat Shah. Ganhar o apoio de príncipes e oficiais no norte da China e algumas outras partes da dinastia, baseada em Dadu tugh Temür acabou vencendo a guerra civil contra Ragibagh em 1329. Depois, tugh Temür abdicou em favor de seu irmão Kusala que foi apoiado por Chagatai Khan Eljigidey e anunciou a intenção de Dadu para recebê-lo. No entanto, Kusala repente morreu apenas 4 dias após um banquete com tugh Temür. Ele foi supostamente morto com veneno por El Temür, e tugh Temür então remontado o trono. Tugh Temür também conseguiu enviar delegados às khanates mongóis ocidentais, como Horda Dourada e Ilkhanate para ser aceito como o suserano de Mongol mundo. No entanto, ele era principalmente um fantoche dos poderosos oficial El Temür durante seu último reinado de três anos. El Temür purgado pro-Kusala funcionários e trouxe poder de senhores da guerra, cujo governo despótico claramente marcado o declínio da dinastia.

Yuan cunhagem.

Devido ao fato de que a burocracia era dominado por El Temür, tugh Temür é conhecido por sua contribuição cultural vez. Ele adotou muitas medidas que honram o confucionismo e promoção Valores culturais chineses. Seu esforço mais concreto para apadrinhar aprendizagem chinesa era a sua fundação da Academia do Pavilhão da Estrela de Literatura ( chinês : 奎章閣學士院), estabelecido pela primeira vez na primavera de 1329, e foi projetado para realizar "uma série de tarefas relativa à transmissão de alta cultura confucionista ao estabelecimento imperial mongol ". A academia foi responsável por compilar e publicar uma série de livros, mas a sua mais importante conquista foi a sua compilação de um vasto institucional compêndio chamado Jingshi Dadian ( chinês : 經世大典). Apoiou Zhu Xi de Neo-Confucionismo e também se dedicou em budismo .

Após a morte de tugh Temür em 1332 e, posteriormente, a morte de Rinchinbal (Emperor Ningzong) no final do mesmo ano, a 13-year-old Toghun Temür (Emperor Huizong), o último dos nove sucessores de Kublai Khan, foi chamado de volta a partir de Guangxi e sucedeu ao trono depois da morte de El Temür. No entanto, Bayan tornou-se um outro funcionário poderoso como El Temür foi no início de seu longo reinado. Como Toghun Temür cresceu, ele veio para desaprovar governo autocrático de Bayan. Em 1340 ele se aliou com o sobrinho de Bayan Toghtogha, que estava em desacordo com Bayan, e banido Bayan por golpe. Com a demissão de Bayan, Toghtogha apreendeu o poder do tribunal. Sua primeira administração claramente exibiu novo espírito fresco. Ele também deu alguns sinais iniciais de uma nova e positiva direção no governo central. Um de seus projetos de sucesso era terminar as histórias oficiais de longa paralisadas do Liao, Jin e canção dinastias, que acabaram por ser concluídos em 1345. No entanto, Toghtogha renunciou seu escritório com a aprovação do Toghun Temür, que marcou o fim de seu primeiro mandato, e ele não foi chamado para trás até 1349.

Desde o final dos anos 1340 em diante, as pessoas no campo sofria de freqüentes desastres naturais, como secas, inundações e fomes resultantes, ea falta de uma política eficaz do governo levou a uma perda de apoio popular. Em 1351, o Red Turban Rebellion começou e cresceu em um levante nacional. Em 1354, quando Toghtogha liderou um grande exército para esmagar os rebeldes Red Turban, Toghun Temür repentinamente demitiu-o por medo de traição. Isso resultou na restauração do poder por um lado e um rápido enfraquecimento do governo central sobre a outra Toghun Temür. Ele não teve escolha a não ser confiar no poder militar 'senhores da guerra locais e, gradualmente perdeu seu interesse na política e deixou de intervir nas lutas políticas. Ele fugiu para o norte para Shangdu de Dadu (atual Pequim) em 1368 após a abordagem das forças da dinastia Ming (1368-1644), fundada por Zhu Yuanzhang no sul. Ele tentou recuperar Dadu, que acabou falhando; ele morreu em Yingchang (localizado na atual Inner Mongolia) dois anos mais tarde (1370). Yingchang foi apreendido pela Ming logo após sua morte. Alguns membros da família real ainda vivia em Henan hoje.

O Prince of Liang, Basalawarmi estabeleceu um bolso separado de resistência ao Ming em Yunnan e Guizhou, mas suas forças foram decisivamente derrotado pelo Ming em 1381.

Northern Yuan

Estados relíquia mongóis e domínios por século 14

Os restos Yuan recuou para Mongólia após a queda do Yingchang ao Ming em 1370, onde a dinastia Yuan foi formalmente realizado, e é conhecido como o Yuan Norte. De acordo com a ortodoxia política chinesa, poderia haver apenas uma dinastia legítima cujos governantes foram abençoados por Céu para governar como Imperador da China (ver Mandato do Céu), e assim o Ming eo Yuan Norte negou legitimidade do outro como imperadores da China, embora o Ming fez considerar o Yuan anterior que tinha sucedido a ser uma dinastia legítima. Os historiadores geralmente consideram Dinastia Ming governantes como os imperadores legítimos da China após a Dinastia Yuan, embora os governantes do Norte Yuan alegou também para governar a China, e continuou a resistir a Ming sob o nome "Yuan" ou "Northern Yuan".

O exército Ming prosseguido as forças do Norte Yuan para a Mongólia em 1372, mas foram derrotados por este último ao abrigo Ayushridar e Koke Temür. Eles tentaram outra vez em 1380, acabou ganhando uma vitória decisiva sobre Northern Yuan em 1388. Muitos mongóis foram feitos prisioneiros, e Karakorum (a capital do Norte Yuan) foi demitido em 1380. Oito anos mais tarde, o trono do Norte Yuan foi tomado por Yesüder, um descendente de Ariq Böke, em vez de os descendentes de Kublai Khan . Os séculos seguintes viram uma sucessão de governantes Chinggisid, muitos dos quais eram figurantes meramente colocar no trono por esses senhores da guerra que passou a ser o mais poderoso. Períodos de conflito com a Dinastia Ming intercalados com períodos de relações pacíficas com o comércio fronteiriço. Em 1402, Örüg Temür Khan (Guilichi) aboliu o nome Grande Yuan; ele foi no entanto derrotado por Öljei Temür Khan (Bunyashiri), protegido do Tamerlane (Timur Barulas) em 1403. Batumongke Khaan (1464-1517 / 43), aprovou o mongol título reinando Dayan significado, o que soou como Da Yuan (Grande Yuan) e reuniu os mongóis. Os Borjigin khagans continuou a governar até a apresentação à dinastia Qing em 1635.

Impacto

A azul-e-branca da dinastia Yuan prato de porcelana com peixes e design água corrente, de meados do século XIV, Freer Gallery of Art.
Canhão de mão a partir da Dinastia Yuan
Arcebispo João de Cilician Arménia, em uma pintura de 1287. Seu vestido exibe uma Dragão chinês, uma indicação dos intercâmbios prosperando com os mongóis durante o período.

A rica diversidade cultural desenvolvido durante a dinastia Yuan. As principais realizações culturais eram o desenvolvimento de teatro eo romance eo aumento do uso da escrito vernáculo. A unidade política da China e grande parte da Ásia Central promoveu o comércio entre o Oriente eo Ocidente. Extensos contatos da Ásia Ocidental e europeus dos mongóis produziu uma quantidade justa de intercâmbio cultural. As outras culturas e povos do Império Mongol Mundial também influenciou permanentemente China. Ele havia diminuído significativamente o comércio e comércio em toda a Ásia até o seu declínio; as comunicações entre Dinastia Yuan e seu aliado e subordinadas em Persia , o Ilkhanate, encorajou esta evolução .. budismo teve uma grande influência no governo Yuan, eo tibetano-rite Budismo Tântrico havia influenciado significativamente China durante este período. Os muçulmanos da dinastia Yuan introduziu Oriente Médio cartografia, astronomia , medicina, vestuário e dieta na Ásia Oriental. Culturas do Oriente Médio, como cenouras , nabos, novas variedades de limões , beringelas, e melões, de alta qualidade granulado açúcar e algodão foram todos ou introduzidos com sucesso ou popularizada pelos mongóis Yuan.

Instrumentos musicais ocidentais foram introduzidos para enriquecer artes chinesas desempenho. Deste período data a conversão para o Islã , os muçulmanos da Ásia Central, da crescente número de chineses no noroeste e sudoeste. Nestorianism e catolicismo romano também desfrutou de um período de tolerância. Budismo (especialmente Budismo tibetano) floresceu, apesar taoísmo sofreu certas perseguições em favor do budismo do governo Yuan. confucionistas práticas e exames governamentais com base na Classics, que tinham caído em desuso no norte da China durante o período de desunião, foram reintegrados pelo tribunal Yuan, provavelmente na esperança de manter a ordem sobre a sociedade Han. Os avanços foram realizados nas áreas de literatura de viagens, cartografia, geografia e educação científica.

Certos inovações chineses e produtos, tais como purificado salitre , técnicas de impressão, porcelana, jogando cartas e literatura médica, foram exportados para a Europa e Ásia Ocidental, enquanto a produção de thin vidro e cloisonné se tornou popular na China. O Yuan exerceu uma profunda influência sobre a Dinastia Ming chinês. O Imperador Ming Zhu Yuanzhang (1368-1397) admirado unificação da China dos mongóis e aprovou o seu sistema de guarnição.

As primeiras viagens gravadas pelos europeus para a China e agora de volta a partir deste momento. O mais famoso viajante do período foi o Venetian Marco Polo , cuja conta de sua viagem a "Cambaluc," a capital do Grande Khan, e da vida lá surpreendeu os povos da Europa. O relato de suas viagens, Il Milione (ou, The Million, conhecida em Inglês como as viagens de Marco Polo), apareceu por volta do ano 1299. Alguns argumentam a precisão das contas de Marco Polo, devido à falta de mencionar a Grande Muralha da China , casas de chá que teria sido uma visão proeminente desde que os europeus ainda não tinha adotado a cultura do chá, assim a prática de pé licitação pelas mulheres na capital do Grande Khan. Alguns sugerem que Marco Polo adquiriu muito do seu conhecimento através do contato com os comerciantes persas já que muitos dos lugares que ele nomeou estavam em persa.

O Yuan empreendeu extensas obras públicas. Estradas e água comunicações foram reorganizadas e melhorado. Para fornecer contra possíveis fomes, celeiros foram ordenados construída por todo o império. A cidade de Pequim foi reconstruída com novos jardins do palácio que incluíram lagos artificiais, colinas e montanhas, e parques. Durante o período Yuan, Pequim tornou-se o terminal do Grande Canal da China , que foi completamente renovado. Estas melhorias de orientação comercial incentivados terrestre e comércio marítimo em toda a Ásia e facilitou os contactos directos com os chineses Europa. Viajantes chineses para o Ocidente foram capazes de prestar assistência em áreas como engenharia hidráulica. Os contatos com o Ocidente também trouxe a introdução para a China de uma grande colheita de alimento, sorgo , juntamente com outros produtos e métodos de preparação de alimentos estrangeiros.

A dinastia Yuan (1271-1368) foi a primeira vez que o povo chinês não-nativos governou toda a China. Em historiografia da Mongólia, é geralmente considerado como a continuação do Império Mongol. Mongóis são amplamente conhecidos para adorar o Eterno Céu, e de acordo com a ideologia tradicional mongol Yuan é considerada "o início de um número infinito de seres, o fundamento da paz e felicidade, o poder do Estado, o sonho de muitos povos, além disso, não há nada de grande ou preciosa "que conquistou toda a China. Na tradicional historiografia da China, por outro lado, a dinastia Yuan é geralmente considerada a dinastia legítima entre a dinastia Song ea Dinastia Ming . Note, no entanto, Dinastia Yuan é tradicionalmente muitas vezes alargada ao Império Mongol antes de Kublai Khan estabelecimento formal 's do Yuan em 1271, em parte porque Kublai tinha seu avô Genghis Khan colocado no registro oficial como o fundador da dinastia ou Taizu ( Chinês : 太祖). Apesar da historiografia tradicional, bem como os pontos de vista oficiais (incluindo o governo da Dinastia Ming , que derrubou a dinastia Yuan), também existem pessoas chineses que não considerou dinastia Yuan como uma dinastia legítimo da China, mas um período de dominação estrangeira. O último acreditam que chineses han foram tratados como cidadãos de segunda classe, e China estagnado economicamente e cientificamente; Além disso, as tecnologias chinesas como a pólvora ea propagação bússola para a Europa sob o Yuan. Mas também existem outros pontos de vista.

Sociedade

Estilo de vida imperial

Pintura de Kublai Khan em uma expedição de caça, pelo artista tribunal chinês Liu Guandao, c. 1280.

Desde sua invenção em 1269, a 'Roteiro Phags-pa, um script unificado para a ortografia Mongóis e chineses línguas, foi preservado no tribunal até o fim da dinastia. A maioria dos imperadores não podia dominar escrito chinês, mas eles podem, em geral bem conversar na língua. O costume mongol de longa data aliança quda / casamento com clãs mongóis, o Onggirat eo Ikeres, manteve o sangue imperial puramente Mongol até o reinado de Tugh Temur cuja mãe era uma Tangut concubina. O Mongol imperadores tinham construído grandes palácios e pavilhões, mas alguns ainda continuou a viver como nômades, às vezes. No entanto, alguns outros imperadores Yuan ativamente patrocinou atividades culturais; um exemplo é tugh Temur (Emperor Wenzong), que escreveu poesia , pintado , leia Textos clássicos chineses e compilação ordenada de livros.

Kublai e seus sucessores mantiveram uma Lama tibetano do Ordem Sakya na corte. Mongol patrocínio do budismo resultou em uma série de monumentos de arte budista. Traduções budistas mongóis, quase tudo a partir de originais tibetanos, começou em grande escala após 1300. Muitos mongóis da classe alta como a Jalayir eo Oronar Nobels prazer em paternalistas confucionistas estudiosos e instituições. Um número considerável de obras históricas de Confúcio e chineses foram traduzidos para Idioma mongol.

A família média guarnição Mongol da Dinastia Yuan parece ter vivido uma vida de decomposição lazer rural, com renda a partir das colheitas de seus inquilinos chineses devorados por custos de equipamento e despachar os homens para as suas excursões de dever. Os mongóis praticado a escravidão da dívida e por 1290 em todas as partes dos plebeus Império Mongol mongóis estavam vendendo seus filhos para a escravidão. Vendo isso como danificar a nação mongol, Kublai proibiu a venda no exterior dos mongóis em 1291, e da mesma forma Ilkhan Ghazan (1295-1304) na Pérsia orçado fundos para resgatar escravos mongóis.

Classes sociais

Uma estátua budista branco porcelana da dinastia Yuan

Politicamente, o sistema de governo criado por Kublai Khan era o produto de um compromisso entre patrimonial Mongolian feudalismo e do chinês tradicional autocrático - sistema burocrático. No entanto, socialmente os chineses educados elite eram, em geral, não tendo em conta o grau de estima que tinham sido concedidas anteriormente no âmbito dinastias chinesas nativas. Embora as elites tradicionais chineses não receberam a sua quota de poder, os mongóis e os Semuren (vários grupos aliados da Ásia Central e no extremo oeste do império) manteve-se em grande parte estranhos para o mainstream da cultura chinesa, e essa dicotomia deu o regime Yuan um forte " coloração colonial ".

O Império Mongol empregou muitos estrangeiros em toda a sua história. Kublai tinha introduzido uma hierarquia de confiabilidade, dividindo a população da Dinastia Yuan nas seguintes classes:

  • Mongóis
  • Semuren, incluindo uigures, imigrantes do oeste e alguns clãs de Ásia Central
  • North chineses,Kitans,Jurchens ecoreanos
  • Os sulistas, ou todos os assuntos da antiga Dinastia Song

Parceiros varejistas e supervisores não-mongóis eram geralmente imigrantes ou grupos étnicos locais. Assim, na China eram uigures, Turkestani e muçulmanos persas, e Cristãos. estrangeiros de fora do Império Mongol inteiramente, como a família Polo , em todos os lugares foram bem-vindas.

Apesar da elevada posição dada aos muçulmanos, os mongóis Yuan graves discriminado, restringindo abate Halal e outras práticas islâmicas, como a circuncisão, bem como abate kosher para os judeus, obrigando-os a comer a comida do jeito Mongol. Genghis Khan diretamente chamados muçulmanos "escravos". Perto do fim, a corrupção ea perseguição tornou-se tão grave que os generais muçulmanos se juntou chineses han em se rebelar contra os mongóis. O fundador Ming Zhu Yuanzhang teve generais muçulmanos como Lan Yu que se rebelaram contra os mongóis e os derrotou em combate. Algumas comunidades muçulmanas tinha o nome em chinês que significa "baracks" e também significa "obrigado", muitos muçulmanos Hui afirmam que é por causa que eles desempenharam um papel importante na derrubada dos mongóis e foi nomeado em agradecimento pelos chineses Han para ajudá-los .

Divisões administrativas

O território da dinastia Yuan foi dividido em Região Central (腹裏) e coloca sob controle de vários Xing Zhongshusheng (行中書省ou行省) ou oXuanzheng Yuan (宣政院).

A Região Central, que consiste da atual Hebei, Shandong, Shanxi, a parte sul-oriental da atual Mongólia Interior e as áreas de Henan para o norte do rio Amarelo , foi considerada a região mais importante da dinastia e directamente regida por Zhongshusheng (中書省, "Secretariado") em Dadu; Da mesma forma, um outro departamento administrativo de nível superior chamado o Xuanzheng Yuan governou o todo da moderna Tibet e uma parte de Caxemira .

Xing Zhongshusheng (行中書省", a Secretaria ramo" ou "Secretaria en-route"), ou simplesmente Xingsheng (行省), eram organizações ou instituições administrativos de nível provincial, às vezes traduzido aproximadamente como " província ", embora não fossem exatamente províncias no sentido moderno. Foram 11 Xing Zhongshusheng ou Xingsheng na dinastia Yuan.

  1. Gansu Xingsheng (甘肅 行省) com Zhangye District como a sua sede do governo. Sob este veio mais da atual Ningxia Hui Região Autónoma (originalmente o território Tangut), do Sudeste província de Gansu, e parte do nordeste da Amdo.
  2. Henan Jiangbei Xingsheng (河南江北行省) com Kaifeng District como a sua sede do governo. Sob este, vieram os Henan áreas ao sul do rio Amarelo, Nordeste Hubei, Jiangsu, a parte norte-oriental da província de Jiangxi.
  3. Huguang Xingsheng (湖廣行省) com Wuhan da atual província de Hubei como a sua sede do governo. Sob este veio uma parte do Sudeste Hubei, Hunan, Guangxi, a maioria de Guizhou, e partes do sul-ocidental Província de Guangdong.
  4. Jiangxi Xingsheng (江西行省) com Nanchang como sua sede de governo. Sob este ya da atual Jiangxi e Guangdong.
  5. Jiangzhe Xingsheng (江浙行省) com Hangzhou como a sua sede do governo. Sob este veio Jiangsu e áreas Anhui para o sul do Yangtze River, Zhejiang, Fujian, e uma pequena área no nordeste da província de Jiangxi.
  6. Liaoyang Xingsheng (遼陽行省) com atual Liaoyang distrito na província de Liaoning como sede do governo. Sob este veio Nordeste China e parte norte da Coréia .
  7. Lingbei Xingsheng (嶺北行省) com Karakorum como sede do governo. Sob esta província veio o atual Mongólia , norte Mongólia Interior e Sibéria.
  8. Shaanxi Xingsheng (陝西行省) com Xi'an como sede do governo. Sob este veio a maioria da atual província de Shaanxi, a parte sul-ocidental da Mongólia Interior, do sudeste de Gansu, noroeste de Sichuan, e uma pequena parte de Amdo.
  9. Sichuan Xingsheng (四川行省) com Chengdu, na sua sede do governo. Sob este veio mais da atual província de Sichuan e partes do sudoeste da Shaanxi.
  10. Yunnan Xingsheng (雲南行省) com Kunming como sede do governo. Sob este veio atual Província e partes do oeste Yunnan Guizhou.
  11. Zhendong Xingsheng (征東行省) com Kaesong da atual Coréia como sua sede. Era uma instituição especial criada quando Kublai Khan tentou invadir o Japão em 1281, com o rei da Goryeo como sua cabeça. A configuração deste Xingsheng era consideravelmente diferente de todos os outros Xingsheng, e ao contrário de outros Xingsheng, Zhendong (征東), literalmente "Conquer Médio" ou "Eastern Expedition", não era um nome geográfico, e esta instituição também foi referido como " Japonês Expedition Xingsheng "(征日本行省) ou apenas" Japão Xingsheng "(日本行省). Ele foi abolida quando a invasão do Japão tinha falhado, apesar de configurar novamente mais tarde.

Abaixo do nível de Xing Zhongshusheng ou Xingsheng, a maior divisão política foi o circuito (道), seguido de prefeituras (府) que operam ao abrigo de um prefeito e subprefeituras (州) no âmbito de um subprefeito. A menor divisão política foi o município (縣) supervisionado por um magistrado. Esta estrutura de governo a nível provincial foi mais tarde copiado pelos Ming e Qing dinastias.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Yuan_Dynasty&oldid=417008232 "