Conteúdo verificado

Yuri Gagarin

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Yuri Gagarin
Юрий Гагарин
Gagarin Signature.svg
Cosmonauta soviético
O primeiro humano em espaço
Outros nomes Yuri Alekseyevich Gagarin
Nacionalidade Soviética
Estado Falecido
Nascido (1934/03/09) 09 de março de 1934
Klushino, SFSR russo, União Soviética
Morreu 27 de março de 1968 (1968/03/27) (idade 34)
Novosyolovo, SFSR russo, União Soviética
Outros ocupação Piloto
Categoria Coronel ( Polkovnik), Forças aéreas soviéticas
Tempo no espaço 1 hora, 48 minutos
Seleção Grupo Air Force 1
Missões Vostok 1
Missão insignia Vostok-1 patch.svg
Prêmios Herói da União SoviéticaOrdem de Lenin

Yuri Alekseyevich Gagarin ( russo : Юрий Алексеевич Гагарин; IPA: [Jʉrʲɪj ɐlʲɪksʲejɪvʲɪtɕ ɡɐɡarʲɪn]; 09 de março de 1934 - 27 de março de 1968) foi um Piloto soviético e cosmonauta. Ele foi o primeiro ser humano a viajar em o espaço, quando seu Vostok nave espacial completou um órbita da Terra em 12 de Abril de 1961.

Gagarin tornou-se uma celebridade internacional, e foi premiado com muitas medalhas e títulos, incluindo Herói da União Soviética, a maior honra da nação. Vostok 1 marcou seu único voo espacial, mas ele serviu tripulação como cópia de segurança para o Soyuz 1 missão (que terminou em um acidente fatal). Gagarin mais tarde tornou-se diretor-adjunto do treinamento Centro de Treinamento de Cosmonautas fora de Moscou , que mais tarde foi nomeado após ele. Gagarin morreu em 1968, quando a MiG 15 jet treinamento que ele pilotava caiu.

Infância

Yuri Gagarin nasceu na aldeia de Klushino perto Gzhatsk (rebatizado Gagarin, em 1968, após sua morte), (agora em Smolensk Oblast, Rússia ), em 9 de março de 1934. Seus pais, Alexey Ivanovich Gagarin e Anna Timofeyevna Gagarina, trabalhou em uma fazenda coletiva . Apesar de ser identificada em relatórios da palavra normalmente prestado em Inglês como "camponês", eles não eram "camponeses". Anna Timofêievna era bem conhecido como um leitor voraz, e Aleksej Ivanovich como um hábil carpinteiro. Yuri foi o terceiro de quatro filhos, e sua irmã mais velha ajudou a criá-lo, enquanto seus pais trabalhavam. Como milhões de pessoas na União Soviética , a família Gagarin sofreu durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial . Depois de um oficial alemão assumiu a sua casa, a família construiu uma pequena cabana de barro onde passaram um ano e nove meses até o fim da ocupação. Seus dois irmãos mais velhos foram deportados para a Alemanha nazista para trabalho escravo em 1943, e não retornou até depois da guerra. Em 1946, a família mudou-se para Gzhatsk.

Carreira na Força Aérea Soviética

Em sua juventude, Gagarin tornou-se interessado no espaço e planetas. Depois de estudar por um ano de cada escola técnica profissional no Lyubertsy, Gagarin foi seleccionado para posterior formação em uma escola técnica em Saratov. Enquanto estava lá, ele se juntou ao "AeroClub", e aprendeu a pilotar um avião leve, um hobby que iria pegar uma quantidade cada vez maior de seu tempo.

Em 1955, depois de completar a sua escolaridade técnica, ele entrou treinamento de vôo militar na Escola de Orenburg Pilot. Lá, ele conheceu Valentina Goryacheva, com quem se casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto em uma MiG-15. Pós-graduação, ele foi designado para o Luostari base aérea em Murmansk Oblast, perto da fronteira com a Noruega , onde o clima terrível feito voando arriscado. Ele se tornou um Tenente do Força Aérea Soviética em 5 de Novembro de 1957; em 6 de Novembro 1959, ele recebeu a patente de tenente sênior.

Carreira no programa espacial soviético

Seleção e treinamento

Em 1960, depois de muita pesquisa e um processo de seleção, Yuri Gagarin foi escolhido com outros 19 pilotos para a Programa espacial soviético. Gagarin foi adicionalmente seleccionado para um grupo de formação de elite conhecido como o Sochi Seis, a partir do qual as primeira cosmonauts do Vostok programa seria escolhido. Gagarin e outros candidatos potenciais foram submetidos a experimentos projetados para testar a resistência física e psicológica; ele também passou por um treinamento para o próximo vôo. Fora do vigésimo selecionado, as eventuais opções para o primeiro lançamento foram Gagarin e Gherman Titov devido ao seu desempenho durante as sessões de treinamento, bem como as suas características físicas - o espaço era limitado na pequena Vostok cabine, e os dois homens foram bastante curto. Gagarin foi 1,57 metros (5 pés) de altura em dois.

Em agosto de 1960, quando Gagarin foi um dos 20 possíveis candidatos, um médico da Força Aérea avaliada a sua personalidade como segue:

[M] odest; embaraça quando seu humor fica um pouco atrevido; elevado grau de desenvolvimento intelectual evidente em Yuriy; memória fantástica; distingue-se dos seus colegas por sua afiada e senso de atenção ao seu entorno de grande envergadura; uma imaginação bem desenvolvida; reações rápidas; perseverante, prepara-se meticulosamente para suas atividades e exercícios de treinamento, lida com a mecânica celeste e fórmulas matemáticas com facilidade, bem como sobressai em matemática superior; não se sente constrangido quando ele tem que defender o seu ponto de vista, se ele se considera certo; Parece que ele entende a vida melhor do que muitos de seus amigos.
Médico da Força Aérea -Soviet,

Gagarin foi também um candidato favorito por seus pares. Quando os 20 candidatos foram convidados a votar anonimamente para que outro candidato que eles gostariam de ver como o primeiro a voar, mas todos os três escolheram Gagarin. Um destes candidatos, Yevgeny Khrunov, acredita que Gagarin era muito focado, e estava exigindo de si mesmo e os outros quando necessário.

Gagarin mantido em boa forma física ao longo de sua vida, e foi um desportista. Cosmonauta Valery Bykovsky escreveu:

Serviço na Força Aérea nos fez forte, tanto física como moralmente. Todos nós, os cosmonautas assumiu esportes e PT a sério quando serviu na Força Aérea. Eu sei que Yuri Gagarin gostava de hóquei no gelo . Ele gostava de jogar goleiro ... Eu não acho que eu estou errado quando digo que o esporte se tornou um acessório na vida dos cosmonautas.

Além de ser um jogador de hóquei no gelo afiado, Gagarin foi também um basquetebol fã, e treinou a equipe Saratov Escola Técnica Industrial, bem como ser um árbitro / juiz da partida.

Vostok 1

Vostok I cápsula em exposição no RKK Energiya museu

Em 12 de abril de 1961, a bordo do Vostok 3KA-3 ( Vostok 1), Gagarin se tornou tanto o primeiro ser humano a viajar em espaço, e para o primeiro orbitam a Terra. Seu sinal de chamada era Kedr ( Cedar, russo : Кедр).

Em seu relatório de pós-voo, Gagarin recordou a sua experiência do voo espacial, tendo sido o primeiro ser humano no espaço:

A sensação de ausência de peso foi um pouco estranho em comparação com as condições da Terra. Aqui, você se sente como se estivesse pendurado em uma posição horizontal em tiras. Você sente como se você está suspenso.

Seguindo o vôo, Gagarin disse ao Líder soviético Nikita Khrushchev durante a reentrada que ele tinha assobiou a melodia "A pátria ouve, a pátria Knows" ( russo : "Родина слышит, Родина знает"). As duas primeiras linhas da canção são: "A pátria ouve, a Pátria sabe / Onde seu filho voa no céu". Esta canção patriótica foi escrita por Dmitri Shostakovich em 1951 (opus 86), com letra de Yevgeniy Dolmatovsky.

Algumas fontes afirmam que Gagarin comentou durante o vôo, "Eu não vejo nenhum Deus aqui em cima." No entanto, nenhuma tal palavra aparece no registro textual das suas conversas com estações terrestres durante o voo espacial. Em uma entrevista em 2006, o amigo de Gagarin coronel Valentin Petrov afirmou que o cosmonauta nunca disse essas palavras, e que a citação originou de Nikita Khrushchev discurso 's no plenário do Comitê Central do PCUS sobre o estado de campanha anti-religião, dizendo que "Gagarin voou para o espaço, mas não vi nenhum deus lá." Petrov também disse que Gagarin tinha sido batizado na Igreja Ortodoxa como uma criança, e um artigo da revista Foma 2011 citou o reitor da igreja ortodoxa em Star City, dizendo: "Gagarin batizou sua filha mais velha Elena pouco antes de seu vôo espacial, e sua família utilizado para celebrar o Natal e Páscoa e manter ícones na casa."

Depois de Vostok 1

Um cartão com uma imagem de Yuri Gagarin

Após o vôo, Gagarin se tornou uma celebridade mundial, amplamente turnê no exterior. Ele visitou a Itália , Alemanha , Canadá , Brasil , Japão , Egito e Finlândia para promover a realização de colocar o primeiro ser humano no espaço da União Soviética. Ele visitou o Reino Unido , três meses após o Vostok 1 missão, visitando as cidades de Londres e Manchester , o último dos quais foi lembrado com carinho por moradores.

A atenção dos fãs do sexo feminino tomou um pedágio em seu casamento. Gagarin supostamente pulou da janela do segundo andar e bateu o rosto em uma pedra de resguardo, o que resultou em um profundo corte acima do olho esquerdo. A cicatriz permaneceu visível após o incidente.

Em 1962, ele começou a servir como um deputado ao Soviete Supremo da União Soviética. Mais tarde, ele voltou a Star City, a instalação cosmonauta, onde ele passou sete anos trabalhando em projetos para uma espaçonave reutilizável. Ele se tornou O tenente-coronel (ou Podpolkovnik) do Força Aérea Soviética em 12 de Junho 1962 e em 06 de novembro de 1963, ele recebeu o posto de Coronel ( Polkovnik) da Força Aérea Soviética. Funcionários soviéticos tentaram mantê-lo longe de quaisquer voos, sendo preocupado de perder o seu herói em um acidente. Gagarin foi piloto de backup para seu amigo Vladimir Komarov na Soyuz 1 voo, que foi lançado apesar dos protestos de Gagarin que as precauções de segurança adicionais foram necessárias. Quando o vôo de Komarov terminou em um acidente fatal, Gagarin foi banido permanentemente do treinamento e participação em outros vôos espaciais.

Gagarin tornou-se diretor-adjunto do treinamento Star City base de treinamento de cosmonautas. Ao mesmo tempo, ele começou a re-qualificar como um piloto de caça.

Morte

Em 27 de março de 1968, enquanto em um voo de treino de rotina a partir de Chkalovsky Air Base, ele e instrutor de vôo Vladimir Seryogin morreu em um MiG-15UTI acidente perto da cidade de Kirzhach. Os corpos de Gagarin e Seryogin foram cremados e as cinzas foram enterradas no muralhas do Kremlin sobre Praça Vermelha. Gagarin foi socorrido por sua esposa Valentina, e as filhas Elena e Galina. Elena Gagarina, filha mais velha de Yuri, é um historiador de arte que trabalhou como um diretor-geral da Kremlin de Moscou Museus desde 2001. Sua filha mais jovem, Galina, é chefe de departamento no Plekhanov russo Universidade de Economia em Moscou.

Causa do acidente de jet

A causa do acidente que matou Gagarin não é totalmente certo, e tem sido objeto de especulação sobre teorias de conspiração ao longo das décadas seguintes.

Documentos soviéticos desclassificados março 2003 mostrou que a KGB tinha conduzido sua própria investigação do acidente, além de um governo e duas investigações militares. O relatório da KGB demitido várias teorias da conspiração, em vez indicando que as ações do pessoal base aérea contribuiu para o acidente. O relatório afirma que uma controlador de tráfego aéreo desde Gagarin com informações sobre o tempo desatualizado, e que no momento de seu vôo, condições se tinha deteriorado significativamente. Equipe de terra também deixou tanques de combustível externos conectados à aeronave. Atividades de vôo de Gagarin planejadas necessário tempo claro e não há tanques de popa. O inquérito concluiu que as aeronaves de Gagarin entrou em um rotação, quer devido a uma colisão com aves ou por causa de um movimento brusco para evitar outra aeronave. Por causa da previsão do tempo out-of-date, a tripulação acreditavam que sua altitude a ser maior do que realmente era, e não podia reagir adequadamente para trazer o MiG-15 fora de seu spin.

Em seu livro 2004 Two Sides of the Moon, Alexey Leonov conta que ele estava voando um helicóptero na mesma área naquele dia quando ouviu "dois crescimentos altos na distância." Corroborando outras teorias, sua conclusão é que um jato Sukhoi (que ele identifica como Su-15 'Flagon') estava voando abaixo do seu mínimo permitido altitude, e "sem perceber por causa das condições climáticas terríveis, ele passou dentro de 10 ou 20 metros de plano de Yuri e Seregin ao quebrar a barreira do som." A turbulência resultante teria enviado os MiG em uma rotação descontrolada. Leonov acredita que o primeiro boom que ele ouviu foi a do jet quebrar a barreira do som, eo segundo era avião batendo de Gagarin.

Outra teoria, avançada pelo investigador acidente de originais em 2005, a hipótese de que um respiradouro de ar da cabine foi acidentalmente deixada em aberto pela tripulação ou o piloto anterior, levando a privação de oxigênio e deixando a tripulação incapaz de controlar a aeronave. Uma teoria semelhante, publicado na revista Air & Space, é que a tripulação detectou a ventilação aberta e seguiu procedimento executando um mergulho rápido a uma altitude inferior. Este mergulho lhes causou a perder a consciência e acidente.

Em 12 de abril de 2007, o Kremlin vetou uma nova investigação sobre a morte de Gagarin. Autoridades do governo disseram que não viram nenhuma razão para começar uma nova investigação.

Em abril de 2011, documentos de uma comissão de 1968, criado pelo Comitê Central do Partido Comunista para investigar o acidente foram desclassificados. Esses documentos revelaram que a conclusão inicial da Comissão era que Gagarin ou Seryogin tinha manobrado acentuadamente, quer para evitar um balão meteorológico, levando o jato em um "regime de vôo super-crítica e à sua estagnação em condições meteorológicas complexas", ou para evitar a "entrada em o limite superior da primeira camada de cobertura de nuvens ".

Legado e homenagens

Legado

Escultura de Gagarin no Memorial Museum of Astronautics em Moscou .

Além de sua baixa estatura em 1,57 metros (5 pés 2), em um dos traços mais notáveis de Gagarin foi o seu sorriso. Muitos comentaram sobre como o sorriso de Gagarin ganhou a atenção de multidões sobre os passeios freqüentes que ele fez nos meses após o Vostok 1 sucesso da missão.

Gagarin também ganhou uma reputação como uma figura pública adepto. Quando visitou Manchester , no Reino Unido, foi chuva. No entanto, Gagarin insistiu que o capô do carro permanecem para trás de modo que a multidão aplaudindo poderia pegar um vislumbre dele. Gagarin declarou: "Se todas essas pessoas têm acabou por me acolher e pode ficar na chuva, eu também posso" Gagarin recusou um guarda-chuva e permaneceu de pé em seu open-top Bentley para que a multidão aplaudindo ainda podia vê-lo.

Sergei Korolev, um dos cérebros por trás os primeiros anos do programa espacial soviético, mais tarde disse que Gagarin possuía um sorriso "que iluminou a Guerra Fria".

Homenagens

Gagarin também foi homenageado pelo programa espacial norte-americano durante a Apollo 11 quando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin deixou uma mochila contendo medalhas memorial comemorativo Gagarin e seu colega cosmonauta Vladimir Komarov na superfície da Lua . Em 1 de Agosto de 1971, Apollo 15 astronautas David Scott e James Irwin deixou o Caído astronauta na superfície da Lua como um memorial para todos os astronautas americanos e cosmonautas soviéticos que morreram na corrida espacial , com Yuri Gagarin listado entre outras 14 pessoas.

Rublo russo comemora Gagarin em 2001

Havia duas moedas comemorativas emitidas na União Soviética para honrar os dias 20 e 30 aniversários de seu vôo: 1 rublo moeda (1981, cobre-níquel) e 3 rublo moeda (1991, prata). Em 2001, para comemorar o 40º aniversário do vôo de Gagarin, uma série de quatro moedas com sua imagem foi emitido em Rússia : 2 moeda rublo (cobre-níquel), 3 moeda rublo (prata), moeda de 10 rublos (bronze-cobre, níquel), e 100 moedas rublo (prata). Em 2011, a Rússia emitiu uma moeda 1.000 rublos (ouro) e 3 moeda rublo (prata) para marcar o 50º aniversário da sua fuga.

Estátua de Yuri Gagarin, em Londres, perto de Admiralty Arch

Gagarin Raion no Cidade Sevastopol ( Ucrânia ) foi nomeado após ele durante a União Soviética.

Em 2008, o Kontinental Hockey League nomeou seu troféu do Campeonato da Gagarin Cup.

Numa 2010 Pesquisa da Fundação Espaço, Gagarin foi classificada como a # 6 mais popular herói espaço, amarrado com Star Trek 's ficcional Capt. James T. Kirk.

Em janeiro de 2011, armênio companhia aérea Armavia nomeado seu primeiro Sukhoi Superjet 100 em honra de Gagarin.

Em 14 de Julho de 2011, uma cópia do Yuri Gagarin Estátua do lado de fora sua antiga escola em Lyubertsy foi revelado no Admiralty Arch final The Mall, em Londres, em frente à escultura permanente de James Cook.

50º aniversário

O 50º aniversário da viagem de Gagarin ao espaço foi marcado em 2011 por homenagens ao redor do mundo. Um filme intitulado Primeiro Orbit foi baleado do Estação Espacial Internacional , combinando o áudio voo original com imagens da rota tomada por Gagarin. O russo, americano, e italiano Expedição 27 tripulantes a bordo da ISS enviou uma mensagem de vídeo especial para desejar aos povos do mundo um "feliz Noite de Yuri ", vestindo camisetas com a imagem de Gagarin.

Com sede na Suíça relojoeiro alemão Bernhard Lederer criou uma edição limitada de 50 Gagarin Tourbillons para comemorar o 50º aniversário do vôo de Yuri Gagarin.

O lançamento do Soyuz TMA-21 em 4 de Abril de 2011 foi dedicado ao 50º aniversário da primeira missão espacial tripulada.

Honras e prêmios

Este artigo incorpora informações da Wikipedia russa.
  • Herói da União Soviética (14 de Abril 1961)
  • Piloto-cosmonauta da URSS (27 de Junho 1961)
  • Herói do Trabalho Socialista (República Socialista da Checoslováquia, 29 de abril 1961)
  • Herói do Trabalho Socialista, (República Popular da Bulgária, 24 de maio de 1961)
  • Herói do Trabalho, (República Democrática do Vietnã, 28 de abril 1962)
  • Presidente da amizade soviético-cubana
  • Membro Honorário da Sociedade ", a União Soviética-Finlândia"
  • Membro honorário da Academia Internacional de Astronáutica (1966)
  • Mestre honrado de Esportes da URSS (1961, título obtido como uma recompensa para um vôo espacial)
  • Piloto militar 1ª Classe (1961, premiado com a qualificação do vôo espacial)
  • Suvorovets honorários (Moscow Escola Militar Suvorov, 1962)
  • Ordem de Lenin (URSS, 14 de abril 1961)
  • Ordem de Georgi Dimitrov (Bulgária, 24 de maio de 1961)
  • Ordem da Estrela, 2ª Classe (Indonésia, 10 de junho 1961)
  • Cruz de Grunwald, primeira classe (Polónia, 20 de junho 1961)
  • O primeiro Comendador da Ordem "Playa Giron" (Cuba, 18 de julho de 1961)
  • "Para realizações no domínio da aeronáutica" (Brasil, 02 de agosto de 1961)
  • Ordem da Bandeira da República húngara, 1ª classe com diamantes (Hungria, 21 de agosto de 1961)
  • Ordem de Karl Marx (República Democrática Alemã, 22 de outubro de 1963)
  • Klement Gottwald ordem de (República Socialista da Checoslováquia)
  • Ordem do Nilo (Egito, 31 de janeiro 1962)
  • Ordem da Estrela Africano (Libéria, 06 de fevereiro de 1962)
  • Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil, 03 de agosto de 1961)
  • Medalha Jubileu "40 Anos de as Forças Armadas da URSS" (URSS, 1958)
  • Medalha Jubileu "Vinte Anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica 1941-1945" (URSS, 09 de maio de 1965)
  • Medalha "Para Impeccable Service", de 3ª classe (União Soviética, em março de 1966)
  • Medalha Jubileu "50 anos das Forças Armadas da URSS" (URSS, janeiro de 1968)
  • Konstantin Tsiolkovsky Medalha de Ouro "para o trabalho notável no campo das comunicações interplanetárias" (URSS)
  • Medal of de Lavaux (FAI)
  • Medalha de Ouro do Governo austríaco de 1962
  • Medalha de ouro e diploma "Man in Space", da Associação Italiana de espaço
  • Medalha de ouro "para a diferença notável" eo Diploma Real Aero Club, Suécia
  • Medalha de Ouro da Sociedade Britânica para viagens interplanetárias, 1961
  • Medal of Columbus (Itália)
  • Medalha de Ouro de Saint-Denis (França)
  • Gold Medal Award "para a coragem" do Matstsotti Fundo (Itália), 2007

e outros.

Yuri Gagarin foi eleito cidadão honorário das cidades de Kaluga, Novozybkov, Novocherkassk, Lyubertsy, Sumqayit, Smolensk, Vinnytsia e Sevastopol, Saratov, Komsomolsk-on-Amur, Tyumen (URSS), Orenburg (Rússia), Sofia, Pernik, Plovdiv (Bulgária), Atenas (Grécia), Famagusta, Limassol (Chipre), Saint-Denis ( França ), e Teplice ( República Checa ). Ele também foi premiado com as chaves de ouro para os portões da cidade de Cairo e Alexandria (Egipto).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Yuri_Gagarin&oldid=543837384 "