
Zeus
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países
Zeus | |
---|---|
![]() O Jupiter de Smyrne, descoberto em Smyrna em 1680 | |
Deus do céu, relâmpagos, trovões, lei, ordem, justiça | |
Casa | Mount Olympus |
Consorte | Hera e vários outros |
Pais | Cronos e Rhea |
Irmãos | Hestia, Hades, Hera, Poseidon, Demeter |
Crianças | Ares, Athena , Apollo , Artemis, Afrodite, Dionísio, Hebe, Hermes, Heracles , Helena de Tróia , Hefesto, Perseus, Minos, o Musas, o Graças |
Equivalente romano | Júpiter |
Zeus ( do grego : Ζεύς, Zeus; O grego moderno: Δίας, Días) é o "pai dos deuses e dos homens" (πατὴρ ἀνδρῶν τε θεῶν τε, Pater andron te Theon te) que governa os Olimpianos de Monte Olimpo como um pai governa a família de acordo com o grego antigo religião e moderno Hellenic Polytheistic Reconstructionism. Ele é a deus do céu e trovão na mitologia grega . Sua Roman contrapartida é Júpiter , Hindu contraparte é Indra e Contraparte etrusca é Tinia.
Zeus é o filho de Cronos e Rhea, eo mais novo de seus irmãos. Na maioria das tradições ele é casado com Hera, embora, no oráculo de Dodona, sua consorte é Dione: de acordo com o Ilíada, ele é o pai de Aphrodite por Dione. Ele é conhecido por suas aventuras eróticas. Estes resultaram em muitos descendentes dos deuses e heróico, incluindo Athena , Apollo e Artemis, Hermes, Persephone (por Demeter), Dionísio, Perseus, Heracles , Helena de Tróia , Minos, eo Musas (por Mnemósine); por Hera, ele é geralmente disse ter sido pai Ares, Hebe e Hefesto.
Como Walter Burkert aponta em seu livro, Religião Grega, "Mesmo os deuses que não são seus filhos naturais dirigir a ele como Pai, e todos os deuses subir em sua presença." Para os gregos, ele era o Rei dos Deuses, que supervisionou o universo. Como Pausânias observou: "Que Zeus é o rei no céu é um ditado comum a todos os homens". Em Hesíodo de Teogonia Zeus atribui os vários deuses seus papéis. No Hinos homéricos, ele é conhecido como o chefe dos deuses.
Seus símbolos são o raio, águia , touro, e carvalho . Além de sua herança indo-europeu, o clássico "cloud-coletores" também deriva determinados traços iconográficos das culturas do Antigo Oriente Próximo, como o cetro. Zeus é descrito freqüentemente pelos artistas gregos em uma de duas poses: estar, caminhando para a frente, com um raio nivelado em sua mão direita levantada, ou assentado na majestade.
Nome


O nome do deus no nominativo é Ζεύς Zeus / zdeús /. Ele é flexionado como segue: vocativo: Ζεῦ / Zeu; acusativo: Δία / Día; genitivo: Διός / Diós; dativo: Διί / DII.
O nome Zeus é a continuação de grego * Di̯ēus, o Deus proto-indo-europeia do céu durante o dia, também chamado * Dyeus ph 2 TER ("Sky Pai"). O deus é conhecido com este nome no Rigveda ( Sânscrito védico Dyaus / Dyaus Pita), latim (compare Jupiter , de Iuppiter, decorrente da Proto-indo-europeu vocativo * dyeu-ph 2 TER), decorrente da * raiz dyeu - ("brilhar", e em seus muitos derivados ", céu, deus"). Zeus é a única divindade nos Jogos Olímpicos panteão cujo nome tem uma etimologia indo-europeu, tais transparente.
As primeiras formas atestados do nome são o Micênico grego di-nós e di-wo, escrito em Linear roteiro b silábica.
Zeus no mito


Nascimento
Cronus gerou várias crianças por Rhea: Hestia, Demeter, Hera, Hades, e Poseidon, mas engoliu todos eles assim que eles nasceram, já que ele havia aprendido com Gaia e Urano que ele estava destinado a ser superado por seu próprio filho como ele havia derrubado seu pai-an próprio oráculo que Rhea era ouvir e evitar.
Quando Zeus estava prestes a nascer, Rhea procurado Gaia para elaborar um plano para salvá-lo, de modo que Cronos iria receber a sua retribuição por seus atos contra Urano e seus próprios filhos. Rhea deu à luz a Zeus em Creta, entregando Cronos uma pedra envolto em panos, que ele prontamente engolidos.
Infância
Rhea escondeu Zeus em uma caverna no Mount Ida em Creta. De acordo com versões diferentes da história:
- Ele foi então levantada por Gaia.
- Ele foi criado por uma cabra chamada Amalthea, enquanto uma empresa de Soldados Kouretes- ou menor gods- dançaram, gritaram e se confrontaram as suas lanças contra os escudos de modo que Cronus não ouvir o choro do bebê (ver cornucópia).
- Ele foi criado por um ninfa chamada Adamanthea. Desde Cronus governou a Terra , o céus ea mar , escondeu-o por balançando-o em um corda de uma árvore para que ele foi suspenso entre a terra, o mar eo céu e, portanto, invisível para seu pai.
- Ele foi criado por um ninfa chamada Cynosura. Em agradecimento, Zeus a colocou entre as estrelas.
- Ele foi criado por Melissa, que o amamentou com cabra 's-leite e mel.
- Ele foi criado por uma família de pastor sob a promessa de que suas ovelhas seria salvo dos lobos.
Rei dos deuses


Depois de alcançar a masculinidade, Zeus forçou Cronos a vomitar primeiro a pedra (que foi estabelecido em Pytho sob os vales de Parnassus ser um sinal para os homens mortais, o Omphalos), em seguida, seus irmãos na ordem inversa da deglutição. Em algumas versões, Metis deu um Cronus emético para forçá-lo a vomitar os bebês, ou Zeus cortar Cronos ' estômago aberto. Então Zeus lançou os irmãos de Cronos, o Gigantes, o Hecatonchires eo Cyclopes , de sua cela subterrânea em Tártaro, matando sua guarda, Campe.
Como um símbolo de seu apreço, os ciclopes lhe deu trovão eo raio, ou relâmpago, que tinha sido previamente escondida por Gaia. Juntos, Zeus e seus irmãos e irmãs, juntamente com o Gigantes, Hecatonchires e Cyclopes derrubou Cronos e os outros Titãs, no combate chamado Titanomachy. Os Titãs derrotados foram então lançados em uma região conhecida como submundo sombrio Tártaro. Atlas, um dos titãs que lutaram contra Zeus, foi punido por ter de realizar-se o céu.
Depois da batalha com os Titãs, Zeus dividiu o mundo com seus irmãos mais velhos, Poseidon e Hades, por sorteio: Zeus tem o céu e do ar, as águas Poseidon, Hades e do mundo dos mortos (submundo). A antiga Terra, Gaia, não poderia ser reivindicado; ela foi deixada para todos os três, cada um segundo as suas capacidades, o que explica por que Poseidon era a "terra-shaker" (o deus dos terremotos) e Hades afirmou que os seres humanos que morreram (ver também Penthus).
Gaia se ressentia da maneira Zeus tinha tratado os Titãs, porque eles eram seus filhos. Logo após assumir o trono como rei dos deuses, Zeus teve que lutar contra alguns dos outros filhos de Gaia, a monstros Typhon e Echidna. Ele venceu Typhon e preso-lo sob Monte Etna, mas deixou Echidna e seus filhos vivos.
Zeus e Hera
Zeus era o irmão e consorte de Hera. Por Hera, Zeus desejado Ares, Hebe e Hefesto, embora alguns relatos dizem que Hera produzido estes filhos sozinho. Alguns incluem também Eileithyia e Eris como suas filhas. As conquistas de Zeus entre ninfas e os progenitores mortais míticas de Dinastias Hellenic são famosos. Mitografia olímpico ainda credita-o com os sindicatos com Leto, Demeter, Dione e Maia. Entre os mortais eram Semele, Io, Europa e Leda (para mais detalhes, veja abaixo) e com os jovens Ganimedes (embora ele era mortal Zeus concedeu-lhe a juventude eterna e da imortalidade).
Muitos mitos tornar Hera como ciúmes de suas conquistas amorosas e um inimigo consistente das amantes de Zeus e seus filhos com ele. Por um tempo, um ninfa chamada Eco teve o trabalho de distrair Hera de seus negócios, falando sem parar, e quando Hera descobriu o engano, ela amaldiçoou Eco repetir as palavras dos outros.
Cônjuges e filhos
Descendência divina
| Prole semi-divino / mortais
|
1 Os gregos variadamente alegou que os Moires / Fates eram filhas de Zeus e da Titaness Themis ou de seres primordiais como Caos, Nyx, ou Ananke.
2 O Charites / Graces foram geralmente consideradas as filhas de Zeus e Eurynome mas eles também estavam a ser dito filhas de Dioniso e Afrodite ou de Helios eo naiad Aegle.
3 Alguns relatos dizem que Ares, Hebe e Hefesto nasceu partenogeneticamente.
4 De acordo com uma versão, Athena é dito para ser nascido partenogeneticamente.
5 Helen era ou a filha de Leda ou Nemesis.
Funções e epítetos


Zeus teve um papel dominante, que preside o grego panteão olímpico. Ele foi pai de muitos dos heróis e foi destaque em muitos dos seus cultos locais. Embora o homérico "coletor nuvem" era o deus do céu e do trovão como os seus homólogos do Oriente próximo, ele também foi o artefato cultural supremo; em alguns sentidos, ele era a personificação de gregos religiosos crenças ea divindade grega arquetípica.
Além de epítetos locais que simplesmente designadas a divindade a fazer algo aleatório em algum lugar em particular, o epítetos ou títulos aplicados a Zeus enfatizou diferentes aspectos de sua autoridade ampla:
- Zeus Olympios enfatizou reinado de Zeus sobre ambos os deuses, além de sua presença específica no festival Pan-helénico no Olympia.
- Zeus Panhellenios ("Zeus de todos os helenos"), a quem Famoso templo em Aeacus ' Egina foi dedicado.
- Zeus Xenios, Philoxenon ou hospites: Zeus era o patrono da hospitalidade e convidados, prontos para vingar qualquer mal feito a um estranho.
- Zeus Horkios: Zeus ele era o guardião dos juramentos. Mentirosos expostas foram feitas para dedicar uma estátua de Zeus, muitas vezes, no santuário de Olímpia.
- Zeus Agoraeus: Zeus vigiava negócios no ágora e comerciantes desonestos punidos.
- Zeus Aegiduchos ou Aegiochos: Zeus era o portador do Aegis com a qual ele greves terror para os ímpios e seus inimigos. Outros derivar este epíteto de αἴξ ("cabra") e οχή e tomá-lo como uma alusão à lenda do aleitamento Zeus 'no peito de Amalthea.
Nomes adicionais e epítetos de Zeus são também:
- Zeus Meilichios ("easy-to-be-suplicou"): Zeus subsumido um chthonic arcaica daimon propiciou em Atenas, Meilichios.
- Zeus Tallaios ("Zeus solar"): a Zeus que era adorado em Creta.
- Zeus Labrandos: ele era adorada em Caria. Seu local sagrado foi Labranda e ele foi retratado segurando um machado de dois gumes ( labrys- labirinto). Ele é conectado com o deus Hurrian do céu e da tempestade Teshub.
- Zeus e Naos Bouleus: formas de Zeus adorado em Dodona, o mais antigo oráculo. Seus sacerdotes, o Selloi, às vezes são pensados para ter dado o seu nome à Helenos.
- Zeus Georgos (Ζεύς Γεωργός - "trabalhador terra", "agricultor"), o deus das colheitas e da colheita, em Atenas.
- Kasios: o Zeus de Mount Kasios na Síria
- Ithomatas: o Zeus de Mount Ithomi em Messenia
- Astrapios ("lightninger")
- Brontios ("thunderer")
Cultos de Zeus
Cultos pan-helênicos
O grande centro, onde todos os gregos convergiram para pagar honra de seu deus principal era Olympia. Sua quadrienal festival contou com os Jogos famosos. Houve também um altar a Zeus não é feita de pedra, mas de cinzas, a partir dos restos acumulados de pena de muitos séculos de animais sacrificados ali. Fora da grande inter- santuários polis, não havia modos de adorar Zeus precisamente compartilhada em todo o mundo grego. A maioria dos títulos listados abaixo, por exemplo, pode ser encontrado em qualquer número de Templos gregos de Ásia Menor para Sicília. Certos modos de ritual foram realizadas em comum, bem como: sacrificar um animal branco sobre um altar levantado, por exemplo.
Zeus Velchanos
Com uma exceção, os gregos foram unânimes em reconhecer o local de nascimento de Zeus como Creta. Cultura minóica contribuiu com muitos fundamentos da antiga religião grega: "por uma centena de canais da antiga civilização em si esvaziado para o novo", Will Durant observado, e cretense Zeus reteve suas características juvenis minóica. A criança locais da Grande Mãe ", um pequeno e inferior divindade que levou os papéis de filho e consorte", cujo nome os gregos hellenized como Velchanos, minóica foi no tempo assumida como um epíteto por Zeus, como transpareceu em muitos outros locais, e ele passou a ser venerada em Creta como Zeus Velchanos ("menino-Zeus") muitas vezes simplesmente o Kouros.
Em Creta, Zeus era adorada em uma série de cavernas em Knossos, Ida e Palaikastro. No período helenístico um pequeno santuário dedicado a Zeus Velchanos foi fundada no Site de Aghia Triada de um palácio minóica longo arruinado. Em termos contemporâneos de moedas Phaistos mostrar a forma sob a qual ele foi adorado: um jovem senta-se entre os ramos de uma árvore, com um galo em seus joelhos. Em outras moedas cretenses Velchanos é representado como uma águia e em associação com uma deusa que comemora um casamento místico. Inscrições na Gortyn e Lyttos gravar um festival Velchania, mostrando que Velchanios ainda foi amplamente venerado em helenístico Creta.
As histórias de Minos e Epimenides sugerem que estas cavernas foram usados uma vez para adivinhação incubatório por reis e sacerdotes. O cenário dramático de Platão Leis 's é ao longo da peregrinação rota para um desses sites, enfatizando o conhecimento Cretan arcaico. Em Creta, Zeus foi representado na arte como um jovem de cabelos compridos, em vez de um adulto maduro, e hymned como megas kouros ho "o grande juventude". Estatuetas de marfim da "Divina Boy" foram descobertos perto da Labyrinth em Knossos por Sir Arthur Evans. Com o Kouretes, um grupo de bailarinos armados êxtase, ele presidiu os ritos secretos e de formação militar-atlético rigorosos do Cretan paideia.
O mito da morte de cretense Zeus, localizada em inúmeros sites de montanha embora apenas mencionado em uma fonte relativamente tarde, Calímaco, juntamente com a afirmação de Antonino Liberalis que um fogo brilhou anualmente a partir do nascimento do bebê-caverna compartilhada com um enxame de abelhas mítico, sugere que Velchanos tinha sido um espírito vegetativo anual. O escritor helenístico Euhemerus aparentemente propôs uma teoria que Zeus tinha sido realmente um grande rei de Creta e que postumamente a sua glória havia lentamente transformou-o em uma divindade. As obras de Euhemerus próprio não ter sobrevivido, mas patrístico escritores cristãos aceitaram a sugestão.
Zeus Lykaios


O epíteto Zeus Lykaios ("lobo-Zeus") é assumida por Zeus apenas em conexão com o festival arcaica do Lykaia nas encostas do Mount Lykaion ("Wolf Mountain"), o pico mais alto em rústico Arcadia; Zeus tinha apenas uma ligação formal com os rituais e mitos deste primitivo rito de passagem com uma antiga ameaça de canibalismo e a possibilidade de um transformação de lobisomem para o efebos que eram os participantes. Perto do antigo ash-heap onde os sacrifícios ocorreu foi uma delegacia proibido em que, alegadamente, não há sombras nunca foram lançados.
De acordo com Platão , um clã particular, se reuniam na montanha para fazer um sacrifício a cada nove anos para Zeus Lykaios, e um único pedaço de entranhas humanas seriam misturados com o animal. Quem comeu a carne humana foi dito para se transformar em um lobo, e só poderia recuperar a forma humana se ele não comer novamente de carne humana até o próximo ciclo de nove anos tinha terminado. Havia jogos associados ao Lykaia, removido no século IV para a primeira urbanização de Arcadia, Megalopolis; há o grande templo foi dedicado a Zeus Lykaios.
Apollo, também tinha uma forma de lobo-arcaica, Apollo Lycaeus, adorado em Atenas no Lykeion, ou Lyceum, que foi feito memorável como o local onde Aristóteles caminhou e ensinou.
Cultos adicionais de Zeus
Embora etimologia indica que Zeus era originalmente um deus do céu, muitas cidades gregas homenageado um Zeus local, que viveu no subsolo. Atenienses e sicilianos honrado Zeus Meilichios ("gentileza" ou "mel"), enquanto outras cidades tiveram Zeus Chthonios ("terra"), Zeus Katachthonios ("sub-terra-o") e Zeus plousios ("riqueza-trazendo"). Estas deidades pode ser representado como cobras ou em forma humana na arte visual, ou, para dar ênfase, como os dois juntos em uma imagem. Eles também receberam ofertas de vítimas animais pretos sacrificados em poços afundados, como o fez divindades infernais como Persephone e Demeter, e também o heróis em seus túmulos. Deuses do Olimpo, pelo contrário, vítimas brancas habitualmente recebido sacrificado sobre altares levantados.
Em alguns casos, as cidades não foram totalmente certo se o daimon a quem eles sacrificaram era um herói ou um metro Zeus. Assim, o santuário de Lebadaea em Beócia pode pertencer ao herói Trofônio ou Zeus Trephonius ("o carinho"), dependendo se você acredita Pausanias, ou Estrabão. O herói Amphiaraus foi homenageado como Zeus Amphiaraus em Oropus fora Tebas, e os espartanos ainda tinha um santuário para Zeus Agamenon.
Cultos não-pan-helênicos
Além dos títulos pan-helênicos e concepções listados acima, cultos locais mantiveram suas próprias idéias idiossincráticas sobre o rei dos deuses e dos homens. Com o epíteto Zeus Aetnaeus ele era adorado em Mount Aetna, onde havia uma estátua dele, e um festival local chamado o Aetnaea em sua honra. Outros exemplos estão listados abaixo. Como Zeus Aeneius ou Zeus Aenesius, ele era adorado na ilha de Cephalonia, onde tinha um templo no Mount Aenos.
Oráculos de Zeus


Embora a maioria dos sites oracle foram geralmente dedicado a Apolo , os heróis, ou várias deusas como Themis, alguns sites de oraculares foram dedicados a Zeus.
O Oráculo de Dodona
O culto de Zeus em Dodona em Épiro, onde há evidência de atividade religiosa a partir do segundo milênio aC em diante, centrado em um carvalho sagrado. Quando o Odyssey foi composta (circa 750 aC), adivinhação foi feito lá por sacerdotes descalços chamados Selloi, que jaziam no chão e observaram o farfalhar das folhas e ramos. Até o momento Heródoto escreveu sobre Dodona, sacerdotisas do sexo feminino chamado peleiades ("pombas") tinha substituído os sacerdotes do sexo masculino.
Consorte de Zeus em Dodona não foi Hera, mas a deusa Dione - cujo nome é uma forma feminina de "Zeus". Seu status como um Titã sugere para alguns que ela pode ter sido um mais poderoso divindade pré-helênica, e talvez o ocupante original do oráculo.
O Oráculo de Siwa
O oráculo de Ammon no Siwa Oasis no deserto ocidental do Egito não se encontram dentro dos limites do mundo grego antes de Alexander dia 's, mas já apareceu grande na mente grega durante a era arcaica: Heródoto menciona consultas com Zeus Ammon em sua conta do Guerra persa. Zeus Ammon foi especialmente favorecida em Sparta , onde um templo para ele existia no momento da Guerra do Peloponeso.
Depois que Alexandre fez uma caminhada para o deserto para consultar o oráculo de Siwa, a figura surgiu na imaginação de um helenista Sibyl líbio.
Zeus e os deuses estrangeiros
Zeus foi identificado com o Roman deus Júpiter e associada no imaginário clássico sincrética (veja graeca interpretatio) com várias outras divindades, como o Egípcio Ammon eo Etrusco Tinia. Ele, juntamente com Dionísio, absorveu o papel do chefe Deus frígio No Sabazios divindade sincrética conhecida em Roma como Sabazius. O governante selêucida Antíoco IV Epifânio erigiu uma estátua de Zeus Olympios no templo judeu em Jerusalém. Judeus helenizantes referido esta estátua como Baal Shamen (em Inglês, Senhor do Céu).
Alguns mitólogos comparativos modernos alinhar-lo com o Hindu Indra.
Zeus em filosofia
Em Neoplatonismo, relação Zeus 'para os deuses da mitologia familiares é ensinado como o Demiurgo ou Divino Mente. Especificamente dentro Trabalho de Plotino a Enneads ea platônica de Teologia Proclus.
Na cultura moderna
Representações de Zeus como um touro, a forma que ele tomou quando estuprar Europa, encontram-se no grego 2- euro moeda e no Reino Unido cartão de identidade para titulares de vistos. Mary Beard, professor de Clássicos na Universidade de Cambridge , criticou esta por sua aparente celebração de estupro.
Zeus foi retratado por vários atores:
- Axel Ringvall em Jupiter på jorden, a primeira adaptação cinematográfica conhecida a característica Zeus
- Niall MacGinnis em Jasão e os Argonautas e Angus Macfadyen no remake 2000
- Laurence Olivier no original Clash of the Titans, e Liam Neeson no 2010 remake, juntamente com a sequela 2012 Wrath of the Titans.
- Anthony Quinn na série de TV dos anos 1990 Hercules: The Legendary Journeys
- Rip Torn no filme de animação da Disney Hércules
- Corey Burton em Hercules, God of War II, e God of War III
- Sean Bean no adaptação cinematográfica do Percy Jackson & the Olympians livro O Ladrão de Raios
Miscelânea de Zeus
- Zeus é por vezes descrito como um homem de meia idade com fortes braços musculosos. Seu cabelo facial pode ser uma barba cheia e bigode apenas restolho.
- Zeus transformou Pandareus a pedra para roubar o ouro cão que ele tinha guardado como uma criança no santo Cave of Dictaeon Creta.
- Zeus matou Salmoneus com um raio por tentar se passar por ele, andando por aí em um bronze carruagem e em voz alta imitando trovão.
- Zeus transformou Periphas em uma águia depois de sua morte , como uma recompensa por ser justo e correto.
- No casamento de Zeus e Hera, uma ninfa chamada Chelone se recusou a participar. Zeus transformou-a em uma tartaruga (Chelone em grego).
- Zeus, com Hera, virou Rei Haemus e Rainha Rhodope em montanhas (o Montanhas dos Balcãs, ou Stara Planina, e Montanhas Rhodope, respectivamente) para a sua vaidade.
- Zeus condenado Tântalo de tortura eterna no Tártaro para tentar enganar os deuses em comer a carne do seu filho massacrado Pelops.
- Zeus condenado Ixion a ser amarrado a uma roda de fogo por toda a eternidade, como punição por tentar violar Hera.
- Zeus afundou o Telchines abaixo do mar.
- Zeus, o vidente cego Phineus e enviou a Harpias para atormentá-lo como punição por revelar os segredos dos deuses.
- Zeus recompensado Tirésias com uma vida três vezes a norma como recompensa para governar em seu favor, quando ele e Hera impugnada qual dos sexos ganhou mais prazer do ato de amor.
- Zeus castigou Hera por tê-la pendurado de cabeça para baixo do céu, quando ela tentou afogar Heracles em uma tempestade.
- De todos os filhos gerados Zeus, Heracles foi muitas vezes descrito como o seu favorito. Na verdade, Heracles foi muitas vezes chamado por vários deuses e pessoas como "o filho favorito de Zeus", Zeus e Heracles foram muito próximos e em uma história, onde uma tribo de gigantes nascidos de terra ameaçada Olympus eo Oráculo de Delfos decretou que apenas o esforços combinados de um deus solitário e mortal poderia parar a criatura, Zeus escolheu Heracles para lutar ao seu lado. Eles seguiram para derrotar os monstros.
- Athena às vezes tem sido chamado a sua filha e conselheiro favorito.
- Seu pássaro sagrado foi o Golden Eagle , que ele manteve ao seu lado em todos os momentos. Como ele, a águia foi um símbolo de força, coragem e justiça.
- Sua árvore favorita era o carvalho , símbolo da força. Oliveiras também eram sagrados para ele.
- Zelus, Nike, Cratos e Bia eram Zeus ' séquito.
- Zeus condenado Prometeu para ter seu fígado comido por uma águia gigante para dar as Chamas do Olimpo para os mortais.
- Quando Hera deu à luz a Hefesto, Zeus atirou-o fora do topo do Monte Olimpo por causa de sua aparência repulsiva.
Genealogia dos atletas olímpicos na mitologia grega
|
Genealogia Argive na mitologia grega
|