Conteúdo verificado

Proxima Centauri

Assuntos Relacionados: Espaço (Astronomia)

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Proxima Centauri
Centaurus constelação map.png
Próxima Centauri (não mostrado) está perto Toliman (α Centauri) na porção inferior desse diagrama.
Dados de observação
Epoch J2000 Equinox J2000
Constelação Centaurus
Ascensão reta 14 h 29 m 42,9487 s
Declinação -62 ° 40 '46,141 "
Magnitude aparente (V) 11.05
Características
Tipo espectral M5.5 Ve
U-B índice de cor 1.49
B-V índice de cor 1.90
Tipo de variável Estrela Alargamento
Astrometry
Velocidade radial (R v) -20,3 Km / s
Movimento próprio (μ) RA: -3775,64 mas / yr
Dezembro .: 768,16 mas / yr
Parallax (π) 771,99 ± 2,25 mas
Distância 4,22 ± 0,01 ly
(1,295 ± 0,004 pc)
Magnitude absoluta (M V) 15.49
Detalhes
Massa 0,123 M
Raio 0,145 R
Luminosidade 1,38 x 10 -4 L
Temperatura 3040 K
Metalicidade 10%
Rotação 83,5 dias
Idade 4,85 × 10 9 anos
Outras denominações
α Centauri C, V645 Centauri, GCTP 3.278,00, GJ 551, LHS 49, LFT 1110, LTT 5721, HIP 70890.

Proxima Centauri ( Latin proximus, -a, -um: o que significa "ao lado" ou "mais próximo") é uma anã vermelha estrela que é provável que uma parte do Sistema e estrela Alpha Centauri é o estrela mais próxima do Sol a uma distância de 4,22 anos-luz. Como o nome sugere, está localizado na constelação de Centaurus.

Proxima Centauri é classificado como um Alargamento da estrela, à medida que sofre o aumento na luminosidade aleatórias devido a atividade magnética. Tem apenas cerca de um oitavo da massa do Sol, e, consequentemente, tem uma luminosidade muito baixa. Devido à sua proximidade, o tamanho desta estrela pode ser medido directamente, dando um diâmetro apenas um sétimo do tamanho do sol

Observação história

Proxima Centauri foi descoberto para compartilhar o mesmo movimento próprio como Alpha Centauri em 1915 por Robert Innes, enquanto ele foi Diretor do Observatório da União em Joanesburgo , África do Sul . Innes também sugeriu o nome Proxima Centauri para a estrela . Em 1917 , no Observatório Real no Cabo da Boa Esperança, o astrônomo holandês J. Voûte mediu a trigonométricas paralaxe e determinado que Proxima Centauri era de fato a mesma distância do Sol como Alpha Centauri e, portanto, também foi o menor luminosidade da estrela conhecida na época.

Em 1951, Harlow Shapley anunciou que Proxima Centauri era uma estrela flare. O exame dos registos fotográficos anteriores mostraram que a estrela apresentado um aumento mensurável na amplitude de cerca de 8% do tempo, tornando-se o flare mais activa então descoberto.

Características

As anãs vermelhas em geral, são demasiado fraco para ser observável a olho nu, e Proxima Centauri não é excepção. Tem uma magnitude aparente de 11, enquanto a sua magnitude absoluta é muito dim 15,5. Mesmo a partir de Alpha Centauri A ou B, Proxima só seria visto como uma estrela de magnitude 5. Se o Sol se tornasse tão fraca como Proxima, todos os planetas exceto Venus seria demasiado fraca para ser vista a olho nu, e até mesmo Venus em seu mais brilhante seria uma sexta magnitude pouco visível.

Baseado no paralaxe de 772,3 ± 2,4 milisegundos de arco medidos pelo Hipparcos (a paralaxe e mais precisa determinada utilizando o Sensores de orientação sobre o Telescópio Espacial Hubble de 768,7 ± 0,3 milisegundos de arco), Proxima Centauri é de aproximadamente 4,2 anos-luz da Terra, ou 270 mil vezes mais distantes do que o Sol Seus vizinhos mais próximos são Alpha Centauri A e B (a 0,21 anos-luz), o Sol, e Estrela de Barnard (em 6,6 anos-luz). Do ponto de vista da Terra, Proxima é separado por 2,2 ° de Alpha Centauri, ou 4 vezes os diâmetro angular da plena lua .

Pelo menos entre as estrelas conhecidas, Proxima Centauri tem sido a estrela mais próxima ao Sol para sobre os últimos 32.000 anos e será assim por cerca de mais 9.000 anos, quando será substituído pelo Estrela de Barnard. Proxima Centauri tem uma relativamente grande adequada 3.85 em movimento movimento segundos de arco por ano em todo o céu.

O tamanho relativo de Proxima Centauri (à direita) em comparação com os seus vizinhos mais próximos.

Em 2002, VLTI usado interferometria óptica para medir uma diâmetro angular de 1,02 ± 0,08 para milliarcsec Proxima Centauri. Devido a sua distância é conhecida, o diâmetro real de Proxima Centauri pode ser calculado para ser cerca de 1/7 a do Sol, ou seja, 1,5 vezes a de Júpiter .

Devido à sua baixa massa, o interior da estrela é completamente convectivo, o que significa que a energia é transferida para o exterior pelo movimento físico do plasma (em vez de através processos radiativos). Convecção está associada com a produção e armazenagem de uma campo magnético. A energia magnética deste campo é liberado na superfície através de alargamentos estelares que aumentam rapidamente a luminosidade geral da estrela. Estas erupções são quentes o suficiente para irradiar Raios-X, e de fato a luminosidade de raios-X de repouso desta estrela é aproximadamente igual à do Sol muito maior No entanto, o nível geral de atividade desta estrela é considerado relativamente baixo em comparação com outros anões da classe M. Esta actividade parece variar de acordo com um período de cerca de 442 dias.

Derivados de RV superior Mass
Limites da Companion
Orbital
período
(dias)
Separação
(AU)
Máximo
Massa
Júpiter )
50 0,13 3.7
600 0.69 8.3
3000 1.00 22

Busca de planetas

Proxima Centauri, juntamente com Alpha Centauri A e B, estão entre os "Tier 1" estrelas-alvo para a NASA 's propostas Missão de Interferometria Espacial (SIM). Teoricamente, o SIM será capaz de detectar planetas tão pequenos quanto três massas terrestres dentro de dois Unidades Astronômicas de um alvo "nível 1". Se um planeta massivo orbitar Proxima Centauri, alguns deslocamento da estrela seria esperado para ocorrer ao longo de cada órbita. Se este plano orbital está inclinado em direção a linha de visão da Terra, em seguida, esse deslocamento poderia causar mudanças no velocidade radial de Proxima Centauri. No entanto não há tais mudanças ainda foram observados apesar de múltiplas medições de velocidade radial. Isso coloca restrições significativas à massa máxima que um tal companheiro poderia possuir.

Possibilidade de vida

O documentário de TV Alien Worlds hipótese de que um planeta que sustenta a vida poderia existir teoricamente orbitando Proxima Centauri ou outras estrelas anãs vermelhas. Tal planeta teria de ser tão pouco quanto 0,032 AU longe de Proxima Centauri, e teria um ano com duração de apenas 6,3 dias. Desde Proxima Centauri é uma estrela alargamento isso poderia causar dificuldades que os cientistas pensavam que estas dificuldades poderiam ser ultrapassadas, consulte Teorias continuado. Flares poderia destruir a atmosfera de qualquer planeta no Zona habitável. Outros cientistas discordam que estrelas anãs vermelhas poderiam sustentar a vida. Ver Hipótese Rare Earth.

Para uma discussão mais completa, veja Habitabilidade de sistemas de anãs vermelhas.

O sistema Alpha Centauri

A partir do momento da descoberta da Proxima, sugeriu-se que era provável que seja um verdadeiro companheiro do Alpha Centauri sistema de estrela dupla. A uma distância de Alpha Centauri de apenas 0,21 LY (15000 ± 700 UA), Proxima Centauri pode estar em órbita sobre Alpha, com um período orbital na ordem de 500.000 ou mais anos. Por esta razão, Proxima é por vezes referido como Alpha Centauri C. estimativas modernas, tendo em conta a pequena separação entre e velocidade relativa das estrelas, sugerem que a chance de o alinhamento observado ser uma coincidência é cerca de um em um milhão.

Os mais recentes dados de trabalho observacional combinados da Hipparcos satélite com observações terrestres e concluiu que os dados eram consistentes com a hipótese de que as três estrelas são verdadeiramente um sistema encadernado. Se assim for, Proxima seria atualmente perto apastron (o ponto mais distante em sua órbita do sistema Alpha Centauri). Medição mais precisa do velocidade radial seriam necessários para confirmar esta conclusão.

Viagens interestelares

Próxima Centauri tem sido sugerida como um primeiro destino lógico para viagens interestelares, embora, como um estrela alargamento não seria particularmente hospitaleiro. No entanto, mesmo com o velocidade mais rápida actualmente atingido por um veículo tripulado a viagem para a Proxima Centauri levaria ~ 32.000 anos. Projecto Longshot poderia, teoricamente, atingir o sistema Alpha Centauri em cerca de 100 anos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Proxima_Centauri&oldid=209056730 "