Conteúdo verificado

Tenzing Norgay

Assuntos Relacionados: Geógrafos e exploradores

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Tenzing Norgay
Tenzing Norgay.gif
Informações pessoais
Nome de nascença Namgyal Wangdi
Disciplina principal Alpinista
Nascido Mai 1914
Khumbu, no Nepal
Morreu 09 de maio de 1986 (1986/05/09) (idade 71)
Darjeeling, na Índia
Nacionalidade Nepalesa, Indiana
Carreira
Idade de início 19 anos
A partir disciplina Porteiro
Subidas notáveis Primeira ascensão do Monte Everest -1953
Parcerias famosos Edmund Hillary
Família
Cônjuge Dawa Phuti, Ang Lahmu, Dakku
Crianças Pem Pem, Nima, Jamling e Norbu

Tenzing Norgay OSN GM (final de maio 1914 - 09 de maio de 1986), nascido Namgyal Wangdi e muitas vezes referida como Sherpa Tenzing, foi um Nepalesa Indiano Sherpa alpinista. Entre os mais famosos alpinistas na história, ele foi um dos primeiros dois indivíduos conhecidos para ter alcançado o cume do Monte Everest , que ele realizou com Edmund Hillary em 29 de maio de 1953. Ele foi nomeado por Time Magazine como um dos 100 pessoas mais influentes do século 20.

Infância

Há relatos conflitantes sobre sua vida adiantada. A conta que ele deu em sua autobiografia, aceito por vários anos, é que ele era um Sherpa nascido e criado em Tengboche, Khumbu, no nordeste do Nepal .

Khumbu encontra-se perto do Monte Everest, que os tibetanos e sherpas chamar Chomolungma que em tibetano significa Mãe Santíssima. Ele era um budista , a religião tradicional dos sherpas e tibetanos.

Sua data de nascimento exata não é conhecida, mas ele sabia que era no final de maio pelo tempo e as culturas. Depois de sua ascensão do Everest em 29 de maio, ele decidiu comemorar o seu aniversário naquele dia depois. Seu ano de nascimento de acordo com o calendário tibetano era o Ano do Coelho, o que torna provável que ele nasceu em 1914.

Ele foi originalmente chamado de "Namgyal Wangdi", mas como uma criança, seu nome foi mudado no conselho da cabeça lama e fundador do famoso Monastério de Rongbuk, Ngawang Norbu Tenzin. Tenzing Norgay traduz como "rico-sorte-seguidor de-religião". Seu pai, um iaque pastor, foi Ghang La Mingma (d 1.949.) e sua mãe era Dokmo Kinzom (que viveu para vê-lo escalar o Everest); ele era o 11º de 13 filhos, a maioria dos quais morreu jovem.

Ele fugiu de casa duas vezes em sua adolescência, primeiro a Kathmandu e mais tarde Darjeeling. Certa vez, ele foi enviado para Tengboche Monastery ser um monge, mas decidiu que não era para ele e partiu. Na idade de 19, ele finalmente se estabeleceu na comunidade Sherpa, em Too Canção Bhusti em Darjeeling.

Montanhismo

Tenzing Norgay estátua de

Tenzing teve sua primeira oportunidade de participar de uma expedição ao Everest, quando ele foi contratado por Eric Shipton, líder da expedição de reconhecimento em 1935. Em 20 anos, a chance veio quando dois dos outros falharam o seu exame médico. Como um amigo Angtharkay ele foi rapidamente empurrado para a frente e seu sorriso atraente chamou a atenção de Shipton que decidiu levá-lo por diante.

Tenzing participou como um carregador de alta altitude em três tentativas oficiais britânicos para escalar o Everest a partir do norte tibetano lado na década de 1930. Ele também participou de outras escaladas em várias partes do subcontinente indiano. Por um tempo no início dos anos 1940 ele viveu no Principesco Estado de Chitral (que mais tarde se tornou uma parte do Paquistão em divisão da Índia) como batman a um major Chapman. Sua primeira esposa morreu durante seu mandato lá e foi enterrado lá. Ele voltou para Darjeeling com suas duas filhas durante a partição da Índia de 1947, e ele conseguiu atravessar a Índia de trem sem bilhete e sem ser contestada através do uso de um dos velhos uniformes do major Chapman.

Em 1947, ele participou de uma tentativa mal sucedida cimeira do Everest. Canadense-nascido Earl Denman, Ange Dawa Sherpa e Tenzing entraram no Tibete ilegalmente para tentar a montanha; a tentativa terminou quando uma forte tempestade no 22.000 pés (6.700 m) bateu-los. Denman admitiu a derrota e todos os três se virou e voltou em segurança. Em 1947 ele se tornou um sirdar de uma expedição suíça, pela primeira vez na sequência de um magnífico desempenho no resgate de Sirdar Wangdi Norbu que tinha caído e foi gravemente ferido. No mesmo ano ele subiu Kedarnath pico no oeste Garhwal Himalaya - a primeira ascensão do pico.

Em 1952, ele participou nos dois suíços expedições lideradas por Edouard Wyss-Dunant (primavera) e Gabriel Chevalley (outono), as primeiras tentativas sérias de escalar o Everest a partir do lado sul (Nepal), após duas expedições anteriores dos EUA e reconhecimento britânico em 1950 e 1951. A expedição abriu uma nova rota Everest que estava com sucesso subiu no ano seguinte. Tenzing Norgay e Raymond Lambert alcançado em 28 de Maio, em seguida, a altura recorde de 8.600 metros (28.200 pés) e esta expedição, durante a qual Tenzing foi pela primeira vez considerado um membro da expedição completa ("a maior honra que já tinha sido paga-me") forjado uma amizade duradoura entre Tenzing Norgay e seus amigos suíços, em particular Raymond Lambert. Durante a expedição outono, a equipe foi interrompido pelo mau tempo depois de chegar a uma altitude de 8.100 metros.

Sucesso no Monte Everest

Em 1953, ele participou de A expedição de John Hunt, seu próprio sétimo expedição ao Everest. Um membro da equipe foi Edmund Hillary , que tinha um near-miss depois de uma queda em uma fenda, mas foi salvo de bater no fundo por uma ação imediata do Tenzing em obter a corda usando o seu machado de gelo, o que levou Hillary a considerá-lo a escalada parceiro de escolha para qualquer tentativa futura cimeira.

A expedição caça totalizaram mais de 400 pessoas, incluindo 362 porteiros, vinte Sherpa guias e 10.000 libras de bagagem, e como muitas dessas expedições, foi um esforço de equipe.

A expedição configurado acampamento-base março de 1953. Trabalho lentamente que configurar seu acampamento final no Colo Sul em 25.900 pés (7.890 m). Em 26 de Maio, Bourdillon e Evans tentou a subida, mas voltou-se quando o sistema de oxigênio Evans 'falhou. O casal tinha chegado ao cume sul, chegando a 300 pés verticais (91 m) da cimeira. Caça então dirigido Tenzing e Hillary para ir para a cimeira.

Neve e vento segurou o par se no colo Sul por dois dias. Eles partiram no dia 28 de maio com um trio apoio de Ang Nyima, Alfred Gregory e George Lowe. Os dois armou uma tenda em 27.900 pés (8.500 m) em 28 de maio, enquanto seu grupo de apoio retornaram para baixo da montanha. Na manhã seguinte Hillary descobriu que as botas tinha congelado fora da tenda. Ele passou duas horas aquecendo-os antes que ele e Tenzing tentou a subida final vestindo 30 libras (14 kg) packs. O movimento crucial da última parte da subida foi a face da rocha de 40 pés (12 m) mais tarde chamado de " Hillary Passo ". Hillary viu um meio para calçar seu caminho até uma rachadura no rosto entre a parede de rocha e gelo e Tenzing seguido. A partir daí o seguinte esforço foi relativamente simples. Eles chegaram do Everest 29.028 pés (8.848 m) da cimeira, o ponto mais alto da Terra, às 11h30 Como Hillary disse, "Mais alguns golpes do machado de gelo na neve firme, e ficamos em cima."

Sir Edmund Hillary cumprimenta Tenzing Norgay, circa 1971

Eles passaram apenas cerca de 15 minutos na cimeira. Hillary tomou a famosa foto de Tenzing posando com sua machadinha de gelo, mas desde que Tenzing nunca tinha usado uma câmera, a ascensão de Hillary passou sem registro. No entanto, de acordo com a autobiografia de Tenzing 'Man of Everest' quando Tenzing ofereceu para levar a fotografia de Hillary Hillary se recusou - "Fiz um gesto para Hillary que eu iria agora ter sua imagem, mas por algum motivo ele balançou a cabeça, ele não quer.". Fotos adicionais foram tomadas olhando para baixo da montanha, a fim de re-assegurar que eles tinham feito isso para o topo e que a subida não foi falsificado. Os dois tiveram de tomar cuidado na descida depois de descobrir que a neve acumulada havia coberto seus rastros, o que complica a tarefa de refazer seus passos. A primeira pessoa que conheci foi Lowe, que havia subido para atingi-los com sopa quente.

Depois, Tenzing foi recebida com grande adulação na Índia e Nepal. Hillary e Hunt eram condecorado pela Rainha Elizabeth , enquanto Tenzing recebeu o George Medalha de Rainha Elizabeth II por seus esforços na expedição. Tem sido sugerido que o primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru recusou a permissão para Tenzing a ser nomeado cavaleiro.

" Tem sido uma longa estrada ... A partir de uma montanha coolie, um portador de cargas, a um utente de um casaco com fileiras de medalhas que é realizado em cerca de aviões e preocupações com imposto de renda. "

-Tenzing Norgay

Tenzing e Hillary foram as primeiras pessoas para definir de forma conclusiva os pés no cume do Monte Everest, mas os jornalistas foram persistentemente repetindo a pergunta qual dos dois homens tinha o direito de a glória de ser o primeiro, e que foi apenas o segundo, o seguidor. O coronel Hunt, o líder da expedição, declarou: "Eles chegaram-lo juntos, como uma equipe."

Depois Everest

Tenzing Norgay se tornou o primeiro Diretor da Formação Campo do Himalayan Instituto de Montanhismo em Darjeeling, quando foi criada em 1954.

Pode (você) subir de pico a pico

Em Janeiro de 1975, com a permissão do rei do Butão , Jigme Singye Wangchuck, Tenzing serviu como sirdar (guia) para a primeira festa de turista americano autorizados a entrar no país (ver Dragonfly Guerras blogue e 28 de junho de 1992 Boulder diário artigo Camera, "Trek através do Tempo", p. 1C, 3C). Reunidos por uma empresa, então chamado de viagem de montanha (e agora chamado Mountain Travel Sobek-), o grupo reuniu-se primeiro Tenzing na Índia antes de iniciar a caminhada. A caminhada oficial começou em Paro, Butão norte, e incluiu uma visita ao ninho do tigre (Taktsang), o antigo monastério budista, antes de retornar para a Índia via Nepal e Sikkim. Tenzing ainda apresenta o seu grupo para o Rei de Sikkim (o último rei de Sikkim Sikkim como é agora uma parte da Índia) e trouxe-os à sua casa na Índia para uma festa de despedida.

Em 1978, ele fundou Tenzing Norgay Adventures, uma empresa de prestação caminhadas aventuras nos Himalaias . A partir de 2003, a empresa era dirigida por seu filho Tenzing Norgay Jamling, que se alcançou o cume do Everest em 1996.

Honras

Em 1938, após a terceira expedição ao Everest de Tenzing como porteiro, o Himalayan Clube concedeu-lhe a Medalha de Tiger para o trabalho de alta altitude.

Em 7 de junho, foi anunciado que o recém-coroado rainha Elizabeth II desejou para reconhecer a realização de Tenzing, e em 1 de Julho de 10, Downing Street , anunciou que, após consulta com os governos da Índia e do Nepal a Rainha tinha aprovado a atribuição do George Medal a ele. Ele também recebeu, junto com o resto do grupo Everest, o Medalha de coroação da rainha Elizabeth II.

Rei Tribhuvan do Nepal também lhe presenteou com o Ordem da Estrela do Nepal, 1ª Classe (Supradipta-Manyabara-Nepal-Tara) em 1953. Em 1959, o Governo da Índia concedeu-lhe o Padma Bhushan, a terceira mais alta condecoração civil da Índia. Tenzing também recebeu várias outras decorações através de sua carreira.

Vida pessoal

Casa Tenzing viveu em Darjeeling durante os últimos anos

Tenzing foi casado três vezes. Sua primeira esposa, Phuti Dawa, morreu jovem, em 1944. Eles tiveram um filho, Nima Dorje, que morreu na idade de quatro, e duas filhas: Pem Pem, cujo filho Tashi Tenzing escalou o Everest, e Nima, que se casou com um designer gráfico filipino, Noli Galang. A segunda esposa de Tenzing estava Ang Lahmu, um primo de sua primeira esposa. Eles não tiveram filhos, mas ela era uma mãe adotiva para suas filhas. Sua terceira esposa foi Dakku, com quem se casou enquanto sua segunda esposa ainda estava vivo, como permitido pelo Sherpa personalizado (veja poligamia). Eles tiveram três filhos (Norbu, Jamling e Dhamey), e uma filha, Deki. Jamling se juntaria Peter Hillary, filho de Edmund Hillary, em escalar o Everest, em 2003, no 50º aniversário da subida de seus pais. Outros parentes incluem seus sobrinhos Nawang Gombu e Topgay que tomou parte na expedição de 1953 Everest. Tenzing também tem um grande filho grande, Tashi Tenzing, que vive em Sydney, Austrália.

Morte

Tenzing Norgay memorial

Tenzing morreu de um hemorragia cerebral em Darjeeling, West Bengal, na Índia, em 1986, com a idade de 71. Seus restos mortais foram cremados no Instituto de Montanhismo do Himalaia, Darjeeling, seu refúgio preferido.

Legado

  • No Eletrônica Design Automation (EDA) da indústria, Synopsys criou o Prêmio anual Achievement Tenzing Norgay Interoperabilidade, homenageando os fornecedores de EDA que colaboram sobre os fluxos de design interoperáveis que beneficiam a comunidade de usuários.
  • Em janeiro de 2008, Aeroporto de Lukla foi renomeada Tenzing-Hillary Aeroporto em honra do casal e sua realização.
  • Em 2011 Amar Chitra Katha da Índia publicou um livro de banda desenhada para crianças em Tenzing Norgay .
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tenzing_Norgay&oldid=535381030 "