Conteúdo verificado

A tempestade tropical Odette (2003)

Assuntos Relacionados: Storms

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

A tempestade tropical Odette
A tempestade tropical ( SSHS)
A tempestade tropical se aproxima Odette Hispaniola em 6 de dezembro de 2003
Formado 4 de dezembro de 2003
Dissipado 9 de dezembro de 2003
Máximas ventos 1 minuto sustentado:
65 mph (100 km / h)
Menor pressão 993 mbar ( hPa); 29.32 inHg
Fatalities 8 direta, indireta 2
Dano 8000 mil dólares (2003 USD )
Áreas afetadas: República Dominicana , Haiti , Porto Rico
Parte da temporada de furacões do Atlântico 2003

A tempestade tropical Odette era uma tempestade fora-de-temporada tropical rara que afetou o Mar do Caribe em dezembro de 2003. A tempestade tropical quinze do temporada de furacões do Atlântico 2003 , Odette formado perto da costa do Panamá poucos dias após o fim oficial da Temporada de furacões no Atlântico, e, finalmente, fez a terra firme na República Dominicana como uma tempestade tropical moderada.

A tempestade causou danos pesados em toda a República Dominicana a partir de chuvas excepcionalmente pesado em dezembro. Preparação anterior desembarque de Odette resultou em apenas oito mortes e 14 feridos. Dano total é desconhecido, embora os danos às culturas na República Dominicana somaram a mais de 8000 mil dólares (USD 2.003, 8,8 milhões dólar 2.006 USD).

História meteorológica

Caminho da tempestade

Por 30 de Novembro de o último dia do Temporada de furacões no Atlântico, uma frente estacionária estendida ao longo do leste de Cuba no sudoeste do Mar do Caribe . Em 01 de dezembro, um área de baixa pressão desenvolvida dentro da zona frontal ao norte do Panamá , e um anticiclone aloft produzido bom saída sobre o centro de baixo nível. A baixa se manteve praticamente estacionário durante os próximos vários dias, e ele tornou-se gradualmente separado da frente estacionária. Convecção aumentou em toda a área, devido à umidade do leste do Oceano Pacífico e moderada divergência. Aumento cisalhamento do vento deteriorou o sistema em 02 de dezembro, embora convecção reconstruído como o sistema começou a deriva nordeste. Em 03 de dezembro uma circulação de nível médio desenvolveu cerca de 140 milhas (225 km) ao norte do centro da superfície. Convecção aumentou e tornou-se mais organizada como um fraco onda tropical atingiu a área, e estima-se o sistema desenvolvido em depressão tropical Vinte em torno de 1200 UTC em 04 de dezembro, enquanto localizado a cerca de 345 milhas (560 quilômetros) ao sul de Kingston, Jamaica ; inicialmente, a depressão foi previsto para rastrear norte-nordeste e passar por cima ocidental Haiti .

Ao ser classificado como um ciclone tropical, a depressão foi incorporado dentro do fluxo de Sudoeste entre um cume sobre o Mar do Caribe oriental e um mid-latitude calha, o que causou um movimento leste-nordeste estável. A convecção organizada em um centro denso nublado com uma banda de nuvem bem definida envolvendo parcialmente em torno do centro, e com base em imagens de satélite estima que a depressão foi promovido ao status de tempestade tropical; na noite de 04 de dezembro, o Centro Nacional de Furacão chamado a tempestade Odette. Depois de ser nomeado, a tempestade se intensificou apesar de sudoeste moderado cisalhamento do vento, e um recurso de olho tornou-se evidente em imagens de satélite de microondas. Além disso, cerca de três quartos de uma parede do olho de nível médio desenvolvido. A tempestade foi avaliada com ventos de 40-50 mph (65-85 km / h), embora o Centro Nacional de Furacão comentou os ventos poderiam ter sido mais forte devido à falta de dados estruturais. O recurso de olho diminuída como a estrutura convectiva deteriorou-se ligeiramente, e Hunters Hurricane voou pela primeira vez para a tempestade em torno de 1200 em UTC 5 de dezembro Odette rastreados por uma área de warm As temperaturas da superfície do mar, e o padrão global nuvem melhorou gradualmente; o Geophysical Fluid Dynamics Laboratory previu que a tempestade atingir o status de furacão. Logo no início 06 de dezembro, um TRMM viaduto mostrou uma parede do olho fechado de 80%, e em 0600 UTC Odette atingido ventos máximos de 65 mph (100 km / h), enquanto localizado a cerca de 245 milhas (395 km / h) de sudoeste Santo Domingo, República Dominicana .

Ao atingir seu pico de intensidade, Odette tinha começado a acelerar para nordeste, que diminuiu cisalhamento do vento e aumentou ligeiramente a sua saída para sudoeste. O centro de baixo nível desacelerou quando se aproximava Hispaniola, embora a convecção continuou rapidamente para nordeste. Deixar de manter a organização vertical, Odette enfraqueceu ligeiramente e fez em terra firme Jaragua National Park, na Província Pedernales da República Dominicana, cerca de 2300 UTC de 06 de dezembro, com ventos de 60 mph (95 km / h). A circulação ficou interrompida, uma vez que atravessou o país, e em 07 de dezembro, verificou-se no Oceano Atlântico, com ventos de 45 mph (75 km / h). Ele acelerou para o nordeste à frente de um que se aproxima frente fria, e na noite de 07 de dezembro Odette a transição para uma ciclone extratropical como seu centro tornou-se incorporado dentro do frontal. Os remanescentes prosseguiu rapidamente para nordeste, antes de perder a sua identidade dentro da zona frontal à 09 de dezembro; a zona frontal que absorveu Odette também absorveu Tempestade Tropical Pedro alguns dias mais tarde.

Preparativos

Odette sobre o Mar sul do Caribe

Antes da chegada prevista de Odette, a República Dominicana governo emitiu para a evacuação de mais de 10.000 pessoas, a maioria daqueles que vivem perto de rios. Pelo menos 2.000 abrigos foram criados, capaz de abrigar até 800 mil pessoas. Além disso, o governo mobilizou o exército para forçar aqueles que não querem sair de suas casas. Tais precauções foram tomadas devido a motivos já saturados de chuvas intensas três semanas de antecedência.

A alerta de tempestade tropical foi emitido entre Santo Domingo e da República Dominicana / Haiti fronteira no 4º 56 horas anteriores à terra firme. Esta questão foi levantada para um aviso de tempestade tropical na quinta, enquanto 32 horas antes de a terra firme. Além disso, uma advertência de tempestade tropical foram emitidos para toda a costa do Haiti e Jamaica .

Impacto

Enquanto sobre o Mar do Caribe sudoeste, Odette caíram chuvas fortes, inclusive antes de sua formação. Durante vários dias, a tempestade causou chuvas no Panamá , Costa Rica , e na costa leste da Nicarágua . Na Colômbia , a tempestade causou os totais de precipitação de até 8 polegadas (200 mm) de Puerto Columbiana. Na Jamaica , a tempestade caiu chuvas moderadas, inundando várias estradas em Santa Ana e Saint Mary Paróquias. Odette causado dano moderado e 8 mortes na República Dominicana .

República Dominicana

Inundações na República Dominicana

Ventos de tempestade tropical Odette eram relativamente leve em toda a República Dominicana , com uma rajada de pico de 60 mph ocorrendo em Santo Domingo. A tempestade deixou cair chuvas fortes durante várias horas, no montante máximo de 9,07 polegadas (230 milímetros) em Isla Saona. Vários outros locais relataram mais de 4 polegadas também. A precipitação causou deslizamentos de terra e inundações, forçando diversos rios a transbordar em combinação com chuvas anteriores. Além disso, um tornado foi relatado perto de Santo Domingo, destruindo uma casa e uproofing vários outros.

As inundações e deslizamentos de terra danificou até 60 mil casas e destruíram 34. fortes ventos causaram quedas de energia. Rio inundações causadas duas pontes em colapso, isolando várias comunidades. Os deslizamentos de terra enterrou várias estradas, embora as autoridades rapidamente reparou. A precipitação também inundou campos, resultando em danos às culturas grave. Por mais que 85% da safra de banana estava perdido, enquanto a cultura do café sofreram perdas pouco antes safra. Os danos às culturas totalizaram aproximadamente US $ 8 milhões (2003 USD, 8,8 milhões dólares 2,006 USD). Além disso, o excesso de enchentes contaminada abastecimento de água, deixando várias áreas sem água potável ou saneamento.

Ao todo, a tempestade tropical Odette causou 8 mortes e 14 feridos, na sua maioria devido a inundações e deslizamentos de terra. Além disso, duas mortes indirectas estão associados com a tempestade devido a ataques cardíacos. Vizinho Haiti experimentado pouco da tempestade.

Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas

Embora Odette passou 280 milhas a oeste da Mayagüez, Porto Rico, a tempestade causou chuvas moderadas em toda Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas . Chuvas em Puerto Rico foi o mais pesado no sudeste, onde um pico de 8,73 em (221,74 milímetros) foi gravado em Jajome Alto. A tempestade também causou até 2,2 na (55,9 mm) de precipitação em Christiansted em Saint Croix.

Precipitação de Odette causou inundações em toda a rios da ilha. A inundação do rio destruíram três pontes, resultando em US $ 20.000 em danos (2.003 USD). As inundações também causaram um deslizamento de terra perto de um cemitério em Humacao. A precipitação também cobriu numerosas estradas, embora prejuízo global foi mínimo em toda a Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Resultado

Ao todo, 65.000 pessoas foram afetadas pela tempestade tropical Odette. A República Dominicana Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho implantados 105 voluntários para as áreas impactadas, principalmente na área de Monte Cristi. A organização forneceu alimentos e kits de higiene para milhares de pessoas, bem como redes mosquiteiras. A Cruz Vermelha também deu um tanque de 5.000 litros de água para os cidadãos em Monte Cristi, um espaço sem água limpa ou saneamento.

Registros

Quando Odette formado em 04 de dezembro, tornou-se a primeira tempestade tropical desde o início do moderno ciclone tropical registro a se formar no Mar do Caribe , no mês de Dezembro; um furacão dezembro Caribe documentado ocorreu em 1822. No entanto, A tempestade tropical Karen, que se formou em novembro de 1989, persistiu até dezembro enquanto localizado no Mar do noroeste do Caribe. Além disso, Odette foi a primeira tempestade do Atlântico para formar, no mês de dezembro desde O furacão Lili em 1984.

A temporada de 2003 foi a primeira temporada desde 1953 para ter uma tempestade de pré-temporada e uma tempestade de pós-temporada, com Ana em abril e Odette.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tropical_Storm_Odette_(2003)&oldid=217134119 "