Conteúdo verificado

Praia

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Sobre este escolas selecção Wikipedia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

A areia e Praia de seixos a Man O'War Cove, Man of War Bay, Dorset, Inglaterra

A praia é um landform ao longo da linha costeira de um oceano, mar, lago ou rio. Ele geralmente consiste de partículas soltas, que muitas vezes são compostos por rocha , como areia , cascalho, telha, seixos, ou paralelepípedos. As partículas compreendendo a praia são ocasionalmente de origem biológica, tal como conchas de moluscos ou algas calcárias.

Praias selvagens são as praias que não têm salva-vidas ou armadilhas da modernidade nas proximidades, tais como resorts, acampamentos e hotéis. Eles às vezes são chamados praias não declarados, não desenvolvidas, ou ainda não descobertos. Praias selvagens podem ser valorizados por sua beleza intocada e natureza preservada. Eles são mais comumente encontrados em áreas menos desenvolvidas, incluindo, por exemplo, peças de Puerto Rico , a República Dominicana , Tailândia, Filipinas, e Indonésia, mas eles também são encontrados em países desenvolvidos, tais como Austrália e Nova Zelândia .

Praias normalmente ocorrem em áreas ao longo da costa, onde acenar ou ação atual depósitos e retrabalha sedimentos.

Visão global

As quatro seções da maioria das praias.
1. Zona Swash: é alternadamente coberta e exposta pela onda run-up.
2. rosto de Praia: inclinado seção abaixo berma que está exposta ao oscilante das ondas.
3. Wrack linha: o maior alcance da maré diária onde orgânica e detritos inorgânico é depositado pela ação das ondas.
4. Berm: Quase porção horizontal que permanece seco, exceto durante extremamente marés altas e tempestades. Pode ter dunas de areia .

Apesar de beira-mar é mais comumente associado com a palavra praia, praias são encontrados por lagos e ao lado de grandes rios.

Praia pode se referir a:

  • pequenos sistemas onde o material rocha move onshore, offshore, ou por alongshore pelas forças de ondas e correntes; ou
  • unidades geológicas de tamanho considerável.

Os primeiros são descritas em detalhe a seguir; as unidades geológicas maiores são discutidos noutro local sob bares.

Existem várias partes visíveis de uma praia que se relacionam com os processos que formam e dão forma. A parte principalmente acima da água (dependendo da maré), e mais ou menos ativamente influenciado pelas ondas em algum momento de a maré, é denominado o berma da praia. O berm é o depósito de material que compreende o litoral ativa. O berm tem uma crista (parte superior) e um rosto - sendo esta última a encosta que desce em direção à água a partir da crista. Na parte inferior da cara, pode haver uma calha, e mais largo uma ou mais barras de costa longo: ligeiramente levantados, aterros subaquáticas formada onde as ondas primeiro começar a quebrar.

O depósito de areia pode estender-se bem no interior da crista berm, onde pode haver evidência de um ou mais cristas mais velhos (a praia) resultantes da tempestade muito grandes ondas de tempestade e além da influência das ondas normais. Em algum ponto, a influência das ondas (mesmo ondas de tempestade) sobre o material compreendendo o pára praia, e se as partículas são suficientemente pequenas (tamanho de areia ou menor), ventos moldar o recurso. Onde o vento é a força distribuir os grãos para o interior, o depósito atrás da praia torna-se uma duna .

Estas características geomorfológicas compor o que é chamado o perfil da praia. O perfil da praia muda sazonalmente devido à mudança na energia das ondas experimentou durante os meses de verão e inverno. O perfil da praia é maior durante o verão devido à ação suave onda durante esta temporada. Quanto menor ondas de energia depósito de sedimentos na berma da praia e dunas, acrescentando que o perfil da praia. Por outro lado, o perfil da praia é inferior no Inverno, devido ao aumento da energia da onda associada com tempestades. Ondas de energia mais elevados corroer os sedimentos do berma da praia e dunas, e depositá-lo fora da costa, formando barras longitudinais. A remoção de sedimentos da berma da praia e dunas diminui o perfil da praia.

A linha entre a praia e dunas é difícil de definir no campo. Ao longo de qualquer período de tempo significativo, areia está sempre a ser trocados entre si. A linha de tração (o ponto alto de material depositado por ondas) é uma demarcação potencial. Este seria o ponto em que o movimento do vento significativo de areia poderia ocorrer, uma vez que as ondas normais não molhar a areia para o exterior. No entanto, a linha de tração é susceptível de mudar para o interior sob ataque por ondas de tempestade.

Formação praia

Quartzo areia partículas. O componente básico da areia de quartzo é típico praia, ou de sílica (SiO2).

Praias são o resultado da ação das ondas, através da qual as ondas ou correntes mover areia ou outros soltos sedimentos de que a praia é feita como estas partículas são mantidas em suspensão. Alternativamente, a areia pode ser movido pela saltation (um movimento saltando de partículas grandes). Materiais praia vêm da erosão de rochas no mar, bem como a partir de cabeceira erosão e queda produzem depósitos de scree. Alguns de areia branca do mundo, ao longo da Flórida Emerald Coast, vem da erosão do quartzo nas Montanhas Apalaches. A recife de coral offshore é uma fonte significativa de partículas de areia.

A forma de uma praia depende do facto de as ondas são construtiva ou destrutiva, e se o material é areia ou cascalho. Ondas construtivas mover o material até a praia enquanto as ondas destrutivas mover o material para a praia. Nas praias de areia, o backwash das ondas remove o material formando uma praia levemente inclinada. Em praias de seixos do swash é dissipado porque o grande tamanho de partícula permite percolação, de modo que o backwash não é muito potente, ea praia continua a ser íngreme. Cúspides e chifres formar ondas de entrada, onde se dividem, depositando a areia como chifres e vasculhando a areia para formar cúspides. Esta constitui a face desigual em um pouco de areia linhas costeiras.

Várias praias são alegou ser o "mais longa do mundo", incluindo De Cox Bazar, Bangladesh (120 km [75] mi ininterrupta), Praia do Cassino (212 km [132 mi]) no Brasil, Praia Fraser Island, 90 Mile Beach na Austrália (151 km [94 mi]) e 90 Mile Beach, na Nova Zelândia (88 km [55 mi]), Tróia-Sines Praia (63 quilômetros [39] mi) em Portugal e Long Beach, Washington (que é cerca de 40 quilômetros [25 mi]).

Praia da vida selvagem

A Ridley tartaruga marinha de Kemp nidificação na seção berma da praia, além de pode ser visto restos de plantas na linha de destroços.

A praia é um ambiente instável que expõe plantas e animais às condições mutáveis e potencialmente severas. Alguns animais enterrar na areia e se alimentam de material depositado pelas ondas. Caranguejos, insetos e aves marinhas alimentam desses moradores da praia. O endangered Tarambola tranqüila e alguns andorinha do mar espécies dependem de praias para nidificação. As tartarugas marinhas também colocam seus ovos em praias oceânicas. Seagrasses e outras plantas praia crescem em áreas não perturbadas da praia e dunas.

Praias oceânicas são habitats com organismos adaptados a maresia, overwash das marés, e as areias movediças. Alguns destes organismos são encontrados apenas nas praias. Exemplos destes organismos de praia no sudeste dos EUA incluem plantas como aveia do mar, foguete mar, praia mais velho, glória manhã praia ( Ipomoea pes-caprae) e praia de amendoim, e animais como caranguejos Mole ( Hippoidea), amêijoas coquina ( Donax), caranguejos fantasma, e besouros de tigre branco praia.

Praias e recreação

Jogando na ressaca é uma atividade favorita para muitas pessoas. Porto Covo, costa oeste de Portugal

Praias pode ser popular em dias quentes e ensolarados. No Era vitoriana, muitos resorts de praia popular foram equipados com máquinas de banho, porque mesmo o todo-covering beachwear do período foi considerada indecente. Esta norma social ainda prevalece em muitos países muçulmanos. Na outra extremidade do espectro estão praias e Topfree praias de nudismo onde a roupa é opcional ou não permitido. Na maioria dos países as normas sociais são significativamente diferentes em uma praia em clima quente, em relação às áreas adjacentes, onde um comportamento semelhante não pode ser tolerada e poderia até ser processado.

Em mais de trinta países na Europa, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá, Costa Rica, América do Sul e do Caribe, as melhores praias recreacionais são concedidos Estatuto de Bandeira Azul, com base em critérios como a qualidade da água e provisão de segurança. Subsequente perda desse status pode ter um efeito severo sobre as receitas do turismo.

Praias são muitas vezes o dumping motivos de resíduos e lixo, que impliquem a utilização de produtos de limpeza de praia e outros projetos de limpeza. Mais significativamente, muitas praias são uma zona de descarga de águas residuais não tratadas, na maioria países subdesenvolvidos; mesmo em desenvolvido encerramento países praia é uma circunstância ocasional devido a transbordamento de esgoto sanitário. Nestes casos de descarga marinho, doenças transmitidas pela água de fecal patógenos e contaminação de determinadas espécies marinhas é um resultado freqüente.

Praias artificiais

Algumas praias são artificiais; eles são permanente ou temporária (para ver exemplos Monaco , Paris , Copenhagen , Rotterdam , Nottingham , Toronto , Hong Kong, Singapura, e Tianjin).

As qualidades calmantes de uma praia e do ambiente agradável oferecido ao beachgoer são replicadas em praias artificiais, tais como piscinas "estilo praia", com entrada e de onda piscinas com profundidade zero que recriam as ondas naturais batendo em cima de uma praia. Em um piscina com entrada de profundidade zero, as pistas de superfície de fundo, gradualmente, a partir de cima para baixo a uma profundidade de água. Outra abordagem envolve a chamada praias urbanas, uma forma de parque público se tornando comum nas grandes cidades. Praias urbanas tentam imitar praias naturais com fontes que imitam surfe e mascarar ruídos da cidade, e em alguns casos pode ser usado como um parque infantil.

A alimentação da praia envolve o bombeamento de areia nas praias para melhorar sua saúde. A alimentação da praia é comum para as principais cidades de praia ao redor do mundo; no entanto as praias que foram alimentadas ainda pode aparecer visitantes bastante naturais e muitas vezes muitos não têm conhecimento das obras empreendidas para apoiar a saúde da praia. Essas praias, muitas vezes não são reconhecidos (pelos consumidores) como artificial. A Fundação Surfrider debateu os méritos de recifes artificiais com membros divididos entre o desejo de apoiar ambientes costeiros naturais e oportunidades para melhorar a qualidade de ondas de surf. Debates semelhantes cercar a alimentação da praia e neve canhão em ambientes sensíveis.

Uma praia privada em Cape Cod.

Restrições de acesso

O acesso público às praias é restrito em algumas partes do mundo. Por exemplo, a maioria das praias da Jersey Shore estão restritos a pessoas que podem comprar marcas de praia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Beach&oldid=543629427 "