Conteúdo verificado

História do Botswana

Assuntos Relacionados: História Africano

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

O Batswana, um termo também usado para designar todos os cidadãos do Botswana , refere-se ao principal grupo étnico do país (o chamado "Tswana" na África do Sul ). Antes do contato europeu, o Batswana viviam como pastores e agricultores no âmbito regra tribal.

Antes do contato europeu

Em algum momento entre 200-500 dC, povos de língua Bantu, que teve origem no Área de Katanga (hoje parte da República Democrática do Congo e Zâmbia ), e tinha sido expansão em toda a África sub-saariana, atravessou o rio Limpopo , entrar na área hoje conhecida como a África do Sul .

Havia duas grandes ondas de imigração para a África do Sul; Nguni e Sotho-Tswana. O ex-resolvidos nas regiões costeiras do leste, enquanto o último se estabeleceram principalmente na área conhecida hoje como a Highveld - o grande relativamente elevado planalto central da África Austral.

Por 1000AD a colonização Bantu da maior parte da África do Sul tinha sido concluída, com a possível exceção do que é hoje o Western Cape ea Northern Cape, que se acredita ter sido habitada por Pessoas Khoisan até Dutch colonização. A sociedade de língua Bantu foi altamente uma sociedade feudal descentralizada organizada numa base de kraals (um clã alargada), liderados por um chefe, que devia uma fidelidade muito nebuloso para cabeça chefe da nação. De acordo com on-line "Breve História do Botswana" de Neil Parsons:

" "Por volta de 1095 sudeste do Botswana viu o surgimento de uma nova cultura, caracterizada por um site na Moritsane colina perto Gabane, cuja cerâmica misturou o estilo de velho oeste com novas influências da Idade do Ferro derivados do leste do Transvaal (cultura Lydenburg). O Moritsane cultura é historicamente associada com as chefias Khalagari (Kgalagadi), a mais ocidental dialeto-grupo de Sotho (ou Sotho-Tswana) alto-falantes, cujo talento era na criação de gado e da caça, em vez de na agricultura.

Em Botswana centro-leste, a área dentro de 80 ou 100 quilômetros de Serowe (mas a oeste da linha ferroviária) viu uma cultura próspera agricultura, dominada por governantes que vivem em Toutswe colina, entre cerca de 600-700AD e 1200-1300AD. A prosperidade do estado foi baseada na criação de gado, com grandes currais na cidade de capital e em dezenas de pequenas aldeias no topo da colina. (Cattleandsheep Antiga / goatcorrals são hoje reveladas por grassgrowing característica neles.) As pessoas Toutswe também estavam caçando para o oeste para o Kalahari e negociação para o leste com o Limpopo. Conchas costa leste, usados como moeda de comércio, já estavam sendo negociadas a oeste até Tsodilo por 700AD.

O estado Toutswe parece ter sido conquistado por seu vizinho estado de Mapungubwe, centrado em uma colina na confluência Limpopo-Shashe, entre 1200AD e 1300AD. Mapungubwe tinha vindo a desenvolver desde cerca de 1050AD por causa de seu controle do comércio de ouro no início descendo a Shashe, que foi repassado para a venda aos comerciantes marítimos no Oceano Índico. O site de Toutswe cidade foi abandonada, mas os novos governantes mantiveram outros assentamentos indo - nomeadamente Bosutswe, uma cidade no topo da colina no oeste, que forneceu o estado com produtos de caça, capturado por caçadores Khoean, e com o gado Khoesan dadas no comércio ou homenagem do Rio Boteti. Mas o triunfo de Mapungubwe foi de curta duração, uma vez que foi substituído pelo novo estado da Grande Zimbabwe, ao norte do rio Limpopo, que floresceu no controle do comércio de ouro de 13 a 15 séculos. Não se sabe até que ponto a oeste o poder da Grande Zimbabwe prorrogado. Certamente seu estado sucessor, o estado Butua baseado no Kame perto de Bulawayo, em Zimbábue ocidental de cerca de 1450 em diante, o comércio controlado de sal e cães de caça das panelas Makgadikgadi orientais, em torno do qual construídos postos de comando stone- murados ".

"

Século 19

Mapa alemão em uso em 1905 ainda mostrando a área Bechuanaland indiviso
Um mapa de 1887 mostra o protectorado britânico e Bechuanaland
Botswana moderna. As fronteiras do país têm se mantido estáveis desde a independência em 1966

No final do século 19, início das hostilidades entre o Habitantes Shona do Botswana e Tribos Ndebele que estavam migrando para o território do deserto de Kalahari . As tensões igualmente escalaram com o Colonos Boer do Transvaal. Após apelos de líderes Batswana Khama III, Bathoen e Sebele de assistência, o Governo britânico em 31 de março de 1885 put " Bechuanaland "sob sua proteção. O Território do Norte permaneceu sob a administração direta como o Bechuanaland Protetorado e é Botswana de hoje, quando o território do sul se tornou parte da Colônia do Cabo e é agora parte da província noroeste de África do Sul; A maioria de Pessoas de língua Setswana hoje vivem na África do Sul. O Tati concessões de terras, anteriormente parte da Matabele reino, foi administrada a partir do Bechuanaland Protetorado depois de 1893, para o qual foi formalmente anexado em 1911.

Século 20

Quando a União da África do Sul foi formada em 1910 fora das colônias britânicas principais na região, o protectorado de Bechuanaland, Basutoland (agora Lesotho ), e Suazilândia (da "os territórios Alta Comissão") não foram incluídos, mas disposição foi feito para sua incorporação mais tarde. No entanto, um compromisso vago foi dado para consultar seus habitantes, e embora sucessivos governos sul-Africano procuraram ter os territórios transferidos, Grâ Bretanha manteve atrasar, e nunca ocorreu. A eleição do governo do partido nacional em 1948, que instituiu o apartheid , ea retirada de África do Sul da Commonwealth em 1961, acabou com qualquer possibilidade de incorporação dos territórios em África do Sul.

Uma expansão da autoridade central britânica ea evolução do governo tribal resultou na criação de dois conselhos consultivos que representam africanos e europeus 1920. Proclamações regularizaram em 1934 a regra e poderes tribais. Um conselho consultivo Europeu-Africano foi formado em 1951, e de 1961 constituição estabeleceu um conselho legislativo consultivo.

Em junho de 1964, a Grã-Bretanha aceitou propostas para o auto-governo democrático em Botswana. A sede do governo foi transferida de Mafikeng em África do Sul, a recém-criada Gaborone em 1965. A constituição 1965 conduziu às primeiras eleições gerais e à independência em 30 de setembro de 1966. Seretse Khama, um líder no movimento de independência e no reivindicador legítimo ao Ngwato chefia, foi eleito como o primeiro presidente, re-eleito duas vezes, e morreu no escritório em 1980. A presidência passada ao vice-presidente de assento, Ketumile Masire, que foi eleito em seu próprio direito em 1984 e reeleito em 1989 e 1994. Masire aposentou-se do escritório em 1998. A presidência passada ao vice-presidente de assento, Festus Mogae, que foi eleito em seu próprio direito em 1999 e reeleito em 2004. Em abril de 2008, o vice-presidente Seretse Khama o tenente-general Ian Khama ( Ian Khama), Seretse Khama, filho de o primeiro presidente, assumiu a presidência quando Festus Mogae aposentado.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=History_of_Botswana&oldid=365229379 "