Conteúdo verificado

Holanda

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Holanda
Nederland
Bandeira Brasão
Lema: "Je maintiendrai" ( francês )
"Ik zal handhaven" ( holandês )
"Eu vou segurar firme" uma
Anthem: Het Wilhelmus
Localização dos Países Baixos (verde escuro) - na Europa (cinza escuro verde e luz) - na União Europeia (verde claro) - [Legend]
Localização do   Holanda    (Verde escuro)

- Na Europa    (Verde escuro e cinza claro)
- Na União Europeia    (Verde claro) - [ Legend ]

Localização dos municípios especiais dos Países Baixos (verde e circulado) no Caribe (cinza)
Localização do municipalidades especiais da   Holanda    (Verde e circulado)

no Caribe    (Cinza)

Capital
e maior cidade
Amsterdam c
52 ° 22'N 4 ° 53'E
Línguas oficiais Holandês
Reconhecido regionais
idiomas b
  • Frisian (em Friesland)
  • Papiamento (em Bonaire)
  • Inglês (em Sint Eustatius e Saba)
Grupos étnicos (2012)
  • 79,3% Holandês
  • 5,7% outros UE
  • 2,4% Indonésios
  • 2,4% Turks
  • 2,2% Marroquinos
  • 2,1% Suriname
  • 0,9% Caribe
  • 0,6% Poles
  • 4,3% outros
Demonym Holandês
Governo Unitária parlamentar democracia representativa sob monarquia constitucional
- Monarca Beatrix
- O primeiro-ministro Mark Rutte
Legislatura Estados Gerais
- Casa de cima Senado
- Lower casa Câmara dos Deputados
Independência do Império Espanhol
- República Holandesa 26 de julho de 1581 ( declarada)
- República Holandesa 30 de janeiro de 1648 ( reconhecido)
- República Batavian 16 de janeiro de 1795
- Reino dos Países Baixos 1815 ( Waterloo rescaldo)
Área
- Total 41,543 km 2 ( 135)
16.039 sq mi
- Água (%) 18.41
População
- 2013 estimativa 16.751.323 ( 61)
- Densidade 405,7 / km 2 ( 24)
1,050.7 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 704.034 milhões dólares americanos
- Per capita $ 42.183
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 840.433 milhões dólares
- Per capita $ 50,355
Gini (2007) 30,9
médio
HDI (2013) Estável 0,921
muito alto 4
Moeda
Fuso horário CET / AST ( UTC + 1 / -4)
- Summer ( DST) CEST / AST ( UTC + 2 / -4)
Unidades no direito
Chamando código
  • +31
  • 599 e
Código ISO 3166 NL
TLD Internet .nl f
um. ^ O lema oficial é em francês. A tradução literal em Inglês é "Eu vou manter"; uma tradução melhor, no entanto, é "Eu vou segurar firme" ou "vou defender" (ou seja, a integridade ea independência do território).
b. ^ Frisian ( Friesland), Papiamento ( Bonaire) e Inglês ( Sint Eustatius e Saba) ter um estatuto formal em certas partes do país. Holandês baixo saxão e Limburguês são reconhecidos como línguas regionais na Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias.
c. ^ Embora Amesterdão é a capital constitucional, Haia é a sede do governo.
d. ^ O euro é utilizado nos Países Baixos Europeu e substituiu a Florim holandês em 2002. O dólar dos EUA é usado na Caribe Países Baixos e substituiu o Holanda Florim das Antilhas em 2011.
e. ^ 599 era o código de país designado para os agora dissolvidos Antilhas Holandesas . O Caribe Holanda ainda usam 599-7 (Bonaire), 599-3 (Sint Eustatius) e 599-4 (Saba).
f. ^ O domínio .eu é também utilizado, uma vez que é compartilhado com outros da União Europeia Estados membros.

Holanda ( / n ɛ ð ər l ə n d z /; Dutch: Nederland [Neːdərˌlɑnt]) é um país constituinte do Reino dos Países Baixos, que consiste em doze províncias Noroeste da Europa e três ilhas no Caribe. O Parte europeia da Holanda faz fronteira com o Mar do Norte ao norte e ao oeste, Bélgica ao sul, e Alemanha ao leste, e ações fronteiras marítimas com a Bélgica, a Alemanha eo Reino Unido . É um parlamentar democracia organizada como uma Estado unitário. O capital do país é Amsterdão eo assento do governo é Haia . Países Baixos na sua totalidade é muitas vezes referida como " Holland ", embora Norte e Sul Holland seja realmente somente duas de suas províncias.

A Holanda é um geograficamente baixas país, com cerca de 20% de sua área e 21% de sua população situada abaixo do nível do mar, e 50% de suas terras encontra-se a menos de um metro acima do nível do mar. Esta característica distinta contribui para o nome do país: em Holandês (Nederland), Inglês, e em muitas outras línguas europeias, o seu nome significa literalmente "(The) Países de Baixo "ou" Low Country ". A maioria das áreas abaixo do nível do mar são feitas pelo homem, causados por séculos de extensa e mal controlada extracção de turfa, baixando a superfície de vários metros. Mesmo em áreas alagadas extracção de turfa continuou através relvado dragagem. A partir do final do século 16 recuperação de terras começou e grande áreas polder agora são preservados através de sistemas de drenagem elaborados com diques, canais e estações de bombeamento. Grande parte dos Países Baixos é formado pelo estuário de três rios europeus importantes, que junto com seu distributaries formar o Delta do Reno e Mosa. A maioria do país é muito plana, com exceção dos montes no sudeste distante dos intervalos e vários colina baixa nas partes centrais.

A Holanda foi um dos primeiros países a ter um parlamento eleito, eo país é um membro fundador da União Europeia , NATO , OCDE e OMC . Juntamente com a Bélgica e Luxemburgo que constitui a Benelux união económica. A Holanda teve a -maior décimo de renda per capita no mundo em 2011. O país é anfitrião ao Organização para a Proibição de Armas Químicas e cinco tribunais internacionais: o Corte Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça , a Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, a Tribunal Penal Internacional ea Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados em Haia, como é a agência de inteligência criminosa da UE Europol e da agência de cooperação judicial Eurojust. Isto levou à cidade a ser apelidado de "capital legal do mundo". Os Países Baixos têm uma economia mista baseada no mercado, ocupando o 13º de 157 países de acordo com o Índice de Liberdade Econômica. Em maio de 2011, a Holanda foi classificado como o "mais feliz" país de acordo com os resultados publicados pela OCDE.

História

Habsburg Holanda 1519-1581

A vida diária durante a Holandês Idade de Ouro capturado em uma pintura por Jan Steen.
William I, príncipe de Orange , também chamado Willem de Zwijger (William o Silencioso), líder dos Países Baixos durante a Revolta holandesa.
O Batalha Quatro Dias, 01-04 junho 1666, durante o Segunda Guerra Anglo-Holandesa.

Sob Charles V , Sacro Imperador Romano e rei da Espanha , região dos Países Baixos fazia parte do Dezessete Províncias, que também incluía a maior parte da atual Bélgica , Luxemburgo, e um terreno em França e na Alemanha.

O Guerra dos Oitenta Anos entre as províncias e Espanha começou em 1568. Em 1579, a metade norte das Dezessete Províncias formaram a União de Utrecht, um tratado em que prometeu apoiar uns aos outros em sua defesa contra o exército espanhol. A União de Utrecht é visto como a fundação da Holanda moderna. Em 1581 as províncias do norte adotou o Ato de Abjuration, a declaração de independência em que as províncias oficialmente deposto Filipe II de Espanha como monarca reinante nas províncias do norte.

Rainha Elizabeth I da Inglaterra simpatizou com a luta holandesa contra os espanhóis, e em 1585 ela concluiu um tratado com o holandês pelo qual ela prometeu enviar um exército Inglês para a Holanda para ajudar os holandeses em sua guerra com os espanhóis. Em dezembro de 1585, 7.600 soldados foram enviados para a Holanda da Inglaterra sob o comando do Robert Dudley, primeiro conde de Leicester. No entanto, o exército Inglês era de nenhum benefício real para a rebelião holandesa.

Embora Robert Dudley voltou à Holanda em novembro 1586 com outro exército, o exército ainda teve pouco efeito na rebelião. Philip II, filho de Charles V, não estava preparado para deixá-los ir facilmente, ea guerra continuou até 1648, quando a Espanha sob o rei Philip IV finalmente reconheceu a independência das sete províncias do noroeste do Paz de Münster. Partes das províncias do Sul tornou-se de facto de colônias do novo império mercantil republicano.

Holandês República 1581-1795

Mapa da República dos Sete Países Baixos Unidos, 1658.

Após a independência, as províncias de Holland, Zeeland, Groningen, Friesland, Utrecht, Overijssel, e Gelderlândia formado um confederação. Todas estas províncias eram autônomas e tinha seu próprio governo, o "Unidos da Província". O Estados Gerais, o governo confederal, estavam sentados em Haia, e contou com representantes de cada uma das sete províncias. A região pouco povoada da Drenthe, que consiste principalmente de pobres turfeiras, era parte da república também, embora Drenthe não foi considerada uma das províncias; ele tinha seus próprios membros, mas a landdrost de Drenthe foi nomeado pelos Estados-Geral. Além disso, a República tinha vindo a ocupar durante a Guerra dos Oitenta Anos um número de chamada Generalidade Terras (Generaliteitslanden em holandês). Esses territórios eram governados diretamente pelos Estados-Geral. Eles não têm uma estrutura governamental de sua própria e não têm representantes no Estados Gerais. Sua população era de maioria católica, e estas áreas foram usados como uma zona tampão entre a República ea Países Baixos do Sul.

O Holandês Empire cresceu para se tornar um dos principais marítimas e econômicas poderes do século 17. No Holandês Golden Age ("Gouden eeuw"), colônias e feitorias foram estabelecidas em todo o mundo. Estabelecimento holandês na América do Norte começou com a fundação da New Amsterdam, na parte sul de Manhattan em 1614. Na África do Sul, os holandeses colonizaram o Colônia do Cabo em 1652. Em 1650, o holandês propriedade 16.000 navios mercantes. Durante o século 17, a população holandesa aumentou de uma estimativa de 1,5 milhões para quase 2 milhões.

Muitos historiadores económicos consideram a Holanda como o primeiro país completamente capitalista no mundo. No início da Europa moderna caracterizou a cidade mais rica de negociação ( Amesterdão ) ea primeira em tempo integral Bolsa de Valores. A inventividade dos comerciantes levou a seguros e fundos de aposentadoria, bem como fenômenos como o ciclo de expansão e recessão, a primeira bolha de ativos e inflação do mundo, o tulipa mania de 1636-1637, e, de acordo com Murray Sayle, o primeiro do mundo suportar raider, Isaac le Maire, que forçou os preços para baixo pelo dumping estoque e, em seguida, comprá-lo de volta com um desconto. A república entrou em um estado de declínio geral no final do século 18, com a concorrência econômica da Inglaterra e rivalidades de longa data entre as duas principais facções na sociedade holandesa, o Staatsgezinden (republicanos) eo Prinsgezinden (monarquistas ou orangistas) como fatores principais.

No século 17, colónias de plantações foram estabelecidas pelos holandeses e Inglês ao longo dos muitos rios nas férteis Guiana planícies. A primeira colónia documentado na Guiana foi ao longo da Rio Suriname e chamou Creek de Marshall. A área foi nomeada após um inglês. Disputas surgiram entre os holandeses e Inglês. Em 1667, os holandeses decidiram manter a colônia plantação nascente do Suriname conquistada a partir do Inglês, resultante da Tratado de Breda. O Inglês foram deixados com a Nova Amsterdã, um pequeno posto de comércio na América do Norte, que agora é conhecido como New York City.

Influência francesa 1795-1814

Em 19 de janeiro 1795, um dia depois stadtholder William V de Orange fugiu para a Inglaterra, o Bataafse Republiek ( República Batavian) foi proclamado, tornando a Holanda um Estado unitário. De 1795 a 1806, a República Batavian designou a Holanda como uma república modelado após o República Francesa.

A partir de 1806-1810, o Koninkrijk Holland ( Reino da Holanda) foi criada pelo Napoleon Bonaparte como um reino fantoche governado por seu irmão Louis Bonaparte, a fim de controlar de forma mais eficaz os Países Baixos. O nome da província líder, Holanda, foi usada para todo o país. O Reino da Holanda cobriu a área dos dias atuais Países Baixos, com a exceção de Limburg e partes de Zeeland, que eram território francês. Em 1807, prussiano Frísia Oriental e Jever foram adicionados ao reino. Em 1809, no entanto, depois de um falhou invasão britânica, a Holanda teve que dar sobre todos os territórios ao sul do Reno para a França.

Rei Louis Bonaparte não atender às expectativas de Napoleão - ele tentou servir os interesses holandeses em vez de, comércio permitiu que o seu irmão com os britânicos, apesar da Sistema Continental e até mesmo tentou aprender holandês - e ele foi forçado a abdicar em 1 de julho de 1810. Ele foi sucedido por seu filho de cinco anos de idade Napoleão Bonaparte Louis. Napoleão reinou como Louis Louis II por apenas dez dias, como Napoleão ignorado adesão do seu jovem sobrinho ao trono. O Imperador enviou um exército para invadir o país e dissolveu-se o Reino da Holanda. A Holanda tornou-se então parte do Império Francês.

A Holanda manteve-se parte do Império Francês até o outono de 1813, quando Napoleão foi derrotado na Batalha de Leipzig e forçado a retirar suas tropas do país.

Reino dos Países Baixos 1815-1940

Um mapa do império colonial holandês. Luz verde: territórios administrados por ou provenientes de territórios administrados pela Companhia das Índias Orientais Holandesas; verde escuro: a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
Um mapa do império colonial holandês. Luz verde: territórios administrados por ou originários dos territórios administrados pela Holandês Companhia das Índias do leste; verde escuro: o Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.

William Frederick, filho do último stadtholder, voltou para a Holanda em 1813, a convite do governo provisório formado após a retirada dos franceses. Embora composta principalmente os mesmos homens que havia expulsado seu pai há 18 anos, todas as partes concordaram que William era a única escolha para dirigir qualquer novo governo. Em 6 de dezembro, ele se proclamou Príncipe Soberano dos Países Baixos. Em 16 de Março de 1815, o príncipe soberano levantou a Holanda para o status de um reino e proclamou-se William I.

Em 1815, o Congresso de Viena formou a Reino Unido dos Países Baixos, adicionando sul dos Países Baixos para o norte, a fim de criar um país forte na fronteira norte da França. Além disso, tornou-se William hereditária Grão-Duque do Luxemburgo. O Congresso de Viena deu Luxemburgo para William como propriedade pessoal em troca de suas possessões alemãs, Nassau-Dillenburg, Siegen, Hadamar, e Diez.

No entanto, o sul tinha sido culturalmente distinto do norte desde 1581, e se rebelaram contra a tentativa de William para criar uma única cultura. O sul se rebelou e ganhou a independência em 1830 como a Bélgica , enquanto o união pessoal entre o Luxemburgo e os Países Baixos foi cortado em 1890, quando William III morreu sem sobreviventes herdeiros do sexo masculino. Leis ascendência impediu sua filha Rainha Wilhelmina de se tornar o próximo grã-duquesa. Portanto, o trono de Luxemburgo passou a partir do Casa de Orange-Nassau para o Casa de Nassau-Weilburg, um ramo júnior do Casa de Nassau.

A maior colônia holandesa no exterior foi o Colônia do Cabo. Foi estabelecido por Jan van Riebeeck, em nome da Companhia das Índias do leste da Holanda na Cidade do Cabo ( Dutch : Kaapstad) em 1652. O príncipe de Orange concordou com Britânico ocupação e controle da Colônia do Cabo em 1788. A Holanda também possuía várias outras colônias, mas colônia holandesa nestas terras foi limitado. O mais notável foi a grande Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia ) e do Colony of Surinam (agora Suriname ). Estes "colônias" foram administradas pela primeira vez pela East India Company e Dutch a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, ambas as empresas privadas coletivas. Três séculos mais tarde essas empresas entrou em dificuldades financeiras, e os territórios em que operavam foram assumidas pelo governo holandês (em 1815 e 1791 respectivamente). Só então eles se tornam colônias oficiais.

Durante seu período colonial dos Países Baixos foi fortemente envolvido no comércio de escravos . O holandês plantadores dependia fortemente de escravos africanos para cultivar as plantações de café, cacau, cana-de-açúcar e algodão ao longo dos rios. O tratamento dos escravos por seus proprietários era notoriamente ruim, e muitos escravos escaparam das plantações. A escravidão foi abolida pelos Países Baixos em Guiana Holandesa e Curaçao e Dependências em 1863, mas os escravos não foram totalmente liberados até 1873, depois de um período de transição de 10 anos obrigatória durante os quais eles eram obrigados a trabalhar nas plantações de pagamento mínimo e sem estado sancionada tortura. Assim que eles se tornaram verdadeiramente livres, os escravos abandonados em grande parte das plantações de onde eles tinham sofrido por várias gerações em favor da cidade Paramaribo. Todos os anos, este é lembrado durante Keti Koti, 01 de julho, Dia da Emancipação (fim da escravidão).

Durante o século 19, a Holanda era lento para industrializar em comparação com os países vizinhos, principalmente por causa da grande complexidade envolvida na modernização da infra-estrutura, que consiste em grande parte de vias navegáveis, ea grande dependência sua indústria teve em energia eólica.

Embora a Holanda permaneceu neutro durante a Primeira Guerra Mundial , foi fortemente envolvido na guerra. General alemão Contagem Schlieffen, que era chefe da Imperial Alemão Maior General tinha originalmente planejado para invadir a Holanda, enquanto avançam para a França no original Plano Schlieffen. Isso foi alterado pelo sucessor de Schlieffen Helmuth von Moltke, o filho, a fim de manter a neutralidade holandesa. Mais tarde, durante a neutralidade holandesa guerra revelou-se essencial para a sobrevivência da Alemanha até o bloqueio pela Grã-Bretanha em 1916, quando a importação de bens através dos Países Baixos já não era possível. No entanto, os holandeses foram capazes de continuar a manter-se neutro durante a guerra usando sua diplomacia e da sua capacidade para o comércio.

Segunda Guerra Mundial 1940-1945

Rotterdam após ataques aéreos alemães em 1940.

Países Baixos destina-se a permanecer neutro durante a Segunda Guerra Mundial , embora os planos de contingência, envolvendo os exércitos da Bélgica, França e Reino Unido foram elaborados em caso de agressão alemã. Apesar dessa neutralidade, a Alemanha nazista invadiram a Holanda em 10 de maio 1940 como parte de sua campanha contra as forças aliadas. As forças francesas no sul e britânicos navios no oeste veio para ajudar, mas virou-se rapidamente, evacuando muitos civis e vários milhares de prisioneiros de guerra alemães das divisões aerotransportadas de elite alemães.

O país foi invadido em cinco dias. Só depois (mas não por causa de) a bombardeio de Rotterdam, o elemento principal do exército holandês se rendeu em 14 de maio de 1940, apesar de uma força holandesa e francesa realizada na parte ocidental de Zeeland por algum tempo após a rendição. O Reino, como tal, continuou a guerra do império colonial; o governo no exílio residiu em Londres.

Durante o ocupação, mais de 100.000 Judeus holandeses foram arredondados para ser transportados para o alemão nazista campos de concentração na Alemanha, Alemão Polônia ocupada e ocupada pelos alemães Tchecoslováquia. No momento em que estes campos foram libertados, a apenas alguns judeus holandeses sobreviveram. Trabalhadores holandeses foram recrutados para trabalho forçado em fábricas alemãs, os civis foram mortos em represália por ataques a soldados alemães, ea zona rural foi saqueada por comida para os soldados alemães na Holanda e para a expedição para a Alemanha. Embora houvesse milhares de holandeses que arriscaram suas vidas por esconder judeus dos alemães, como contou em O esconderijo por Corrie ten Boom e O coração tem as razões por Mark Klempner, houve também holandês que colaboraram com a força de ocupação em caçar escondendo judeus. Fascistas locais e anti-bolcheviques se juntou ao Waffen-SS no 4 Voluntários SS Panzergrenadier Brigada Holanda, lutando na Frente Oriental , bem como outras unidades. Restrições raciais foram relaxadas na medida em que mesmo os asiáticos de Índias Orientais Holandesas unidades (Indonésia) foram recrutados. Colaboradores políticos eram membros do fascista NSB, o único partido político legal na Holanda ocupada.

Membros da resistência holandeses com tropas do EUA 101st Airborne em Eindhoven durante Operação Market Garden em setembro de 1944.

Em 8 de dezembro de 1941, os Países Baixos declararam guerra ao Japão. O governo no exílio, em seguida, perdeu o controle de seu principal reduto colonial, a Índias Orientais Holandesas (Indonésia), para Forças japonesas em março de 1942. " American-britânico-holandês-australiano "(ABDA) forças lutou muito em alguns casos, mas foram surpreendidos. Durante o Ocupação japonesa da Indonésia, os japoneses internados civis holandeses e usado holandês e Indos (Eurasians de ascendência holandesa e indonésia) tanto como trabalho forçado, tanto na Holanda Índias Orientais e nos países vizinhos. Isto incluiu forçar as mulheres a trabalhar como " mulheres de conforto "(escravos do sexo) para o pessoal japonês.

Libertação de Eindhoven, setembro 1944.

A Cruz Vermelha holandesa relatou as mortes sob custódia japonesa de 14.800 civis europeus fora de 80.000 internados e 12.500 dos 34.000 prisioneiros de guerra capturados. Um relatório posterior da ONU afirmou que 4 milhões de pessoas morreram na Indonésia em conseqüência da fome e do trabalho forçado (conhecido como romusha) durante a ocupação japonesa. Alguns militares escaparam para a Austrália e outros países aliados, de onde levaram a cabo a luta contra o Japão. Logo depois VE dia, os holandeses travaram uma guerra colonial contra a nova república da Indonésia.

Princess Juliana dos Países Baixos, o único filho da rainha Wilhelmina e herdeiro do trono, buscaram refúgio em Ottawa , Canadá, com suas duas filhas, Beatrix e Irene, durante a guerra. Durante a estada de Princess Juliana no Canadá, foram feitos os preparativos para o nascimento de seu terceiro filho. Para garantir a cidadania holandesa desse bebê real, o Parlamento canadense aprovou uma lei especial que declara suíte de Princess Juliana no Hospital Cívico Ottawa "extraterritorial".

Em 19 de janeiro de 1943, a princesa Margriet nasceu. O dia após o nascimento da Princesa Margriet, a bandeira holandesa foi levado na Peace Tower. Esta foi a única vez na história uma bandeira estrangeira tem acenado acima Edifícios do Parlamento do Canadá. Em 1944-1945, o Primeiro Exército canadense, que incluiu canadense, Britânico e Tropas polonesas, foi responsável por liberando muito dos Países Baixos da ocupação alemã. O alegre "verão canadense" que se seguiu após a libertação, forjada profunda e duradoura laços de amizade entre os Países Baixos e Canadá (Veja Relações Canadá-Países Baixos). Em 1949, Tropas holandesas ocupou uma área de 69 km² do Zona britânica da Alemanha ocupada e anexada ele. Naquela época, essas áreas eram habitadas por cerca de 10.000 pessoas.

A história recente 1945-presente

Após a guerra, a economia holandesa prosperou, deixando para trás uma era de neutralidade e ganhando laços mais estreitos com os Estados vizinhos. A Holanda foi um dos membros fundadores da Benelux (Seja lgium, os therlands NE e Lux burgo) agrupamento, estava entre os doze membros fundadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), e foi um dos seis membros fundadores da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que iria evoluir para o CEE ( Mercado Comum) e mais tarde a União Europeia .

Os anos 1960 e 1970 foram um momento de grande mudança social e cultural, tais como rápida ontzuiling (literalmente: depillarisation), um termo que descreve a decadência das velhas divisões ao longo das linhas políticas e religiosas. Jovens e estudantes em particular, rejeitou os costumes tradicionais e empurrou para a mudança em questões como os direitos das mulheres , sexualidade, desarmamento e questões ambientais.

Em 10 de Outubro de 2010, as Antilhas Holandesas antigo país do -a Reino dos Países Baixos no Caribe-se dissolvido. Referendos foram realizadas em cada ilha das Antilhas Holandesas entre junho de 2000 e abril de 2005 para determinar o seu futuro estatuto. Como resultado as ilhas de Bonaire, Sint Eustatius e Saba (as ilhas BES) foram a obtenção de laços mais estreitos com os Países Baixos. Isto levou à incorporação destas três ilhas no país dos Países Baixos como municipalidades especiais sobre a dissolução das Antilhas Holandesas. Os municípios especiais são conhecidos coletivamente como o Caribe Países Baixos.

Geografia dos Países Baixos

Europeu Holanda

Resumo satélite dos Países Baixos, na Europa Ocidental.

O Espaço Europeu da Holanda fica entre as latitudes 50 ° e 54 ° N e longitudes 3 ° e 8 ° E.

O país está dividido em duas partes principais por três grandes rios, o Reno (Rijn) e seus principais afluentes, o Waal eo Meuse (Maas). Estes rios funcionava como uma barreira natural entre mais cedo feudos e, portanto, criado tradicionalmente um fosso cultural, como é evidente em alguns traços fonéticos que são reconhecíveis norte e sul desses "grandes rios" (De Grote Rivieren).

A parte sudoeste da Holanda é um delta do rio e dois afluentes do Escalda (Westerschelde e Oosterschelde). Há apenas uma filial importante do Reno, o Rio IJssel, descarrega no IJsselmeer, o ex- Zuiderzee ("mar do sul"). Este rio também forma uma divisão linguística: as pessoas para o leste deste rio falar Dialetos Baixo saxãs holandeses (com excepção da província de Friesland, que tem sua própria linguagem).

Inundações

Ao longo dos séculos, o litoral holandês mudou consideravelmente como resultado da intervenção humana e os desastres naturais. O mais notável em termos de perda de terra é a tempestade 1134, que criou o arquipélago de Zeeland, no sudoeste.

Em 14 de dezembro 1287, Dilúvio de St. Lucia afetado os Países Baixos ea Alemanha matando mais de 50.000 pessoas em uma das enchentes mais destrutivas na história gravada. O St. Elizabeth enchente de 1421 ea má gestão em suas conseqüências destruiu um recém-recuperado polder, substituindo-o pelo de 72 quilômetros quadrados (28 sq mi) Biesbosch várzeas de maré no centro-sul. A última grande inundação nos Países Baixos teve lugar no início de fevereiro de 1953, quando uma enorme tempestade causou o colapso de vários diques no sudoeste da Holanda. Mais de 1.800 pessoas se afogaram nas inundações que se seguiram. Posteriormente, o governo holandês decidiu sobre um programa em grande escala de obras públicas (o " Delta Works ") para proteger o país contra futuras enchentes. O projeto levou mais de trinta anos para ser concluído.

Os desastres foram parcialmente aumento na gravidade através da influência humana. As pessoas tinham drenado relativamente alto pantanal mentindo para usá-lo como terras agrícolas. Esta drenagem causou a fértil turfa para comprimir e o nível do solo para soltar, por meio de que eles iriam diminuir o nível de água para compensar a queda no nível do solo, fazendo com que a turfa subjacente para comprimir ainda mais. Devido às inundações, a agricultura foi difícil, o que incentivou o comércio exterior, cujo resultado foi que os holandeses estavam envolvidos nos assuntos mundiais desde o início de 14 / 15o século. O problema permanece sem solução inundações para este dia. Além disso, até que a turfa século 19 foi extraído, secou-se, e utilizado para o combustível, exacerbando ainda mais o problema.

A polder em 5,53 metros abaixo do nível do mar

Para se proteger contra inundações, uma série de defesas contra a água estavam artificial. No primeiro milênio dC, aldeias e fazendas foram construídas em morros feitos pelo homem chamados terps. Mais tarde, esses terps foram conectados por diques. No século 12, agências governamentais locais chamados " waterschappen "(inglês" corpos d'água ") ou" hoogheemraadschappen "(" conselhos elevado home ") começaram a aparecer, cujo trabalho era para manter o nível de água e proteger uma região de enchentes. (Estas agências existem até hoje, realizando a mesma função.) À medida que o nível do solo caiu, os diques por necessidade cresceu e se fundiram em um sistema integrado. Até o século 13, moinhos de vento tinha entrado em uso, a fim de bombear água para fora das áreas abaixo do nível do mar. Os moinhos de vento foram posteriormente utilizados para drenar lagos, criando o famoso polders.

Em 1932, a Afsluitdijk (Inglês "Encerramento Dike") foi concluída, bloqueando o ex- Zuiderzee (Mar do Sul) do Mar do Norte e criando assim a IJsselmeer ( IJssel Lake). Tornou-se parte da maior Zuiderzee Works em que quatro polders totalizando 2.500 quilômetros quadrados (965 MI quadrado) foram subtraídas do mar.

Além disso, a Holanda é um dos países que podem mais sofrem com as mudanças climáticas . Não é apenas o mar subindo um problema, mas também os padrões climáticos erráticos podem fazer com que os rios a transbordar.

Delta Works
O Delta Works estão localizados nas províncias de Holanda do Sul e Zeeland.

Após o desastre 1953 , o Delta Works foram construídos, um conjunto abrangente de obras civis em toda a costa holandesa. O projeto começou em 1958 e foi em grande parte concluído em 1997 com a conclusão da Maeslantkering. A meta principal do projeto Delta era reduzir o risco de inundações no Sul da Holanda e da Zelândia de uma vez por 10.000 anos (em comparação com 1 por 4.000 anos para o resto do país). Isto foi conseguido através do aumento 3,000 km (1,864 milhas) de exteriores mar-diques e 10.000 quilômetros (6.214 milhas) de interior, canal, e diques do rio, e fechando o mar estuários da província Zeeland. Novas avaliações de risco mostrar ocasionalmente problemas que exigem reforços adicionais dique projeto Delta. O projeto Delta é considerado pelo Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Prevê-se que o aquecimento global no século 21 irá resultar em um aumento na do nível do mar que irá sobrecarregar o medidas dos Países Baixos tomou para controlar inundações. O Quarto para o projeto Rio permite a inundações periódicas das terras indefensáveis. Nessas regiões moradores foram removidos para áreas mais altas, algumas das quais foi levantada acima dos níveis de inundação previstos.

Clima

A direção do vento predominante nos Países Baixos é ao sudoeste, o que provoca um moderado clima marítimo , com verões frescos e invernos suaves. Este é especialmente o caso em locais dentro imediações da costa holandesa, que, por vezes, são mais de 10 ° C (18 ° F) mais quente (no inverno) ou mais fria (no verão) do que lugares no (sul) no leste do país.

As tabelas a seguir são baseadas em valores médios por a KNMI estação meteorológica em De Bilt, entre 1981 e 2010:

Os dados climáticos para De Bilt (1981-2010 médias), todos os locais KNMI (1901-2011 extremos), dias de neve: (1971-2000 médias).
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 17,2
(63)
20,4
(68,7)
25,6
(78,1)
32,2
(90)
35,6
(96.1)
38,4
(101.1)
37,1
(98,8)
38,6
(101.5)
35,2
(95,4)
30,1
(86,2)
21,1
(70)
17,8
(64)
38,6
(101.5)
Média alta ° C (° F) 5.6
(42.1)
6.4
(43,5)
10,0
(50)
14,0
(57,2)
18,0
(64,4)
20,4
(68,7)
22,8
(73)
22,6
(72,7)
19,1
(66,4)
14,6
(58,3)
9.6
(49.3)
6.1
(43)
14,1
(57,4)
Média diária ° C (° F) 3.1
(37.6)
3.3
(37.9)
6.2
(43.2)
9.2
(48.6)
13,1
(55,6)
15,6
(60,1)
17,9
(64,2)
17,5
(63,5)
14.5
(58,1)
10,7
(51,3)
6,7
(44.1)
3.7
(38.7)
10.1
(50.2)
Média baixa ° C (° F) 0,3
(32,5)
0,2
(32.4)
2.3
(36.1)
4.1
(39.4)
7.8
(46)
10.5
(50,9)
12,8
(55)
12,3
(54,1)
9.9
(49.8)
6.9
(44,4)
3.6
(38,5)
1.0
(33.8)
6
(42,8)
Recorde de baixa ° C (° F) -27,4
(-17,3)
-26,8
(-16,2)
-20,7
(-5,3)
-9.4
(15,1)
-5.4
(22.3)
-1.2
(29.8)
0,7
(33,3)
1.3
(34.3)
-3.7
(25.3)
-8.5
(16,7)
-14.4
(6.1)
-22,3
(-8,1)
-27,4
(-17,3)
Precipitações mm (polegadas) 69,6
(2,74)
55,8
(2.197)
66,8
(2,63)
42,3
(1.665)
61,9
(2.437)
65,6
(2.583)
81,1
(3.193)
72,9
(2,87)
78,1
(3.075)
82,8
(3,26)
79,8
(3.142)
75,8
(2.984)
832,5
(32,776)
Média de dias. Precipitação (≥ 0,1 milímetros) 17 14 17 13 14 14 14 14 15 16 18 17 184
Méd. Dias de neve (≥ 0 cm) 6 6 4 2 0 - - - - 0 2 5 25
% umidade 87 84 81 75 75 76 77 79 84 86 89 89 82
A média de horas de sol mensais 62,3 85,7 121,6 173,6 207.2 193,9 206,0 187.7 138,3 112,9 63,0 49,3 1,601.5
Fonte: Knmi.nl

Dias de gelo (temperatura máxima abaixo de 0 ° C) geralmente ocorrem de dezembro a fevereiro, com o ocasional dia gelo raro antes ou após esse período. Dias de congelamento (temperatura mínima abaixo de 0 ° C) ocorrem com muito mais frequência, variando geralmente a partir de meados de novembro a final de março, mas não raramente medida já em meados de outubro e tão tarde quanto meados de Maio. Se alguém escolhe a altura de medição a ser de 10 cm. acima do solo, em vez de 150 cm., pode-se encontrar tais temperaturas mesmo no meio do verão. Em média, a neve pode ocorrer de novembro a abril, mas às vezes ocorre em maio ou outubro também; no entanto, não houve neve em abril ou maio nos últimos anos.

Friesland

Dias quentes (temperatura máxima acima de 20 ° C) em De Bilt são normalmente encontrados em abril a outubro, mas em algumas partes do país nestes dias quentes também pode ocorrer em março, ou mesmo, por vezes, em novembro ou fevereiro (geralmente não em De Bilt , no entanto). Dias de verão (temperatura máxima acima de 25 ° C) são geralmente medidos em De Bilt de Maio até Setembro, dia tropicais (temperatura máxima acima de 30 ° C) são raras e geralmente ocorrem apenas em junho a agosto.

Precipitação ao longo do ano é distribuído igualmente relativamente a cada mês. Verão e outono meses tendem a se reunir um pouco mais precipitação do que os outros meses, principalmente por causa da intensidade da precipitação, em vez de a freqüência de dias de chuva (isto é especialmente o caso no verão, quando o relâmpago é também muito mais freqüente).

O número de horas de sol é afectada pelo facto de que, devido à latitude geográfica, o comprimento dos dias varia entre apenas oito horas em Dezembro e cerca de 17 horas em Junho.

Ambiente

A Holanda tem 20 parques nacionais e centenas de outras reservas naturais. A maioria são de propriedade da Staatsbosbeheer e Natuurmonumenten e incluem lagos, charnecas, bosques, dunas e outros habitats.

Phytogeographically, a Holanda é compartilhado entre o Atlântico Europeu e províncias da Europa Central do Região circumboreal dentro do Reino boreal.acordo com oFundo Mundial para a Natureza, o território dos Países Baixos pertence àecorregião das florestas Atlântica mistas.

Em 1871, os últimos velhas madeiras naturais originais (Beekbergerwoud) foram cortadas, ea maioria das madeiras hoje são monoculturas de árvores como plantada pinho escocês e árvores que não são nativas para a Holanda. Estas madeiras foram plantadas em charnecas antrópicas e de areia drifts (charnecas sobrepastoreio) ( Veluwe).

Ilhas do Caribe

Vista da costa de Bonaire

O Caribe Países Baixos fazem parte da Pequenas Antilhas.ilha Dentro deste grupo,

  • Bonaire é parte das ilhas ABC dentro da cadeia de ilhas Leeward Antilhas fora do venezuelano costa. Os Leeward Antilhas têm uma origem vulcânica e coral misto.
  • Saba e Sint Eustatius são parte do Ilhas SSS. Eles estão localizados a leste de Puerto Rico eo Ilhas Virgens. Embora no idioma Inglês, são considerados parte do Ilhas Leeward, Francês , Espanhol , Holandês e Inglês falado localmente considerá-los parte da Windward Islands. As ilhas de barlavento são todos de origem vulcânica e montanhosa, deixando pouco espaço apropriado para a agricultura . O ponto mais alto é Mount Cenário, 870 metros (2.854 pés), sobre Saba (também o ponto mais alto de todo oReino dos Países Baixos).

As ilhas do Caribe Holanda desfrutar de um tropical clima com tempo quente durante todo o ano. As Ilhas de Sotavento são mais quente e seco do que as ilhas Windward. No verão, as Ilhas de Barlavento pode estar sujeita a furacões .

Política

Beatrix tem sido a rainha reinante dos Países Baixos desde abril de 1980.

A Holanda tem sido uma monarquia constitucional desde 1815 e uma democracia parlamentar desde 1848. A Holanda é descrito como um estado consociacional. Política e governança holandeses são caracterizados por um esforço para alcançar um amplo consenso sobre questões importantes, tanto dentro da comunidade política e da sociedade como um todo. Em 2010, The Economist classificou a Holanda como o 10º país mais democrático do mundo.

O monarca é o chefe de Estado, no momento da rainha Beatrix. Em 28 de janeiro de 2013 Rainha Beatrix anunciou sua abdicação do trono em 30 de abril de 2013. Willem-Alexander, Crownprince, a partir desse momento em diante ser o Rei dos Países Baixos. Constitucionalmente, a posição é equipado com poderes limitados. O monarca pode exercer alguma influência durante a formação de um novo gabinete, onde servem como árbitro neutro entre os partidos políticos. Além disso, o rei (a rainha título não tem nenhum significado constitucional) tem o direito de ser informado e consultado. Dependendo da personalidade e qualidades do rei e os ministros, o rei pode ter influência além do poder concedido pela Constituição.

Mark Rutte tem sido o primeiro-ministro dos Países Baixos desde outubro de 2010.

Na prática, o Poder Executivo é formado pelo Conselho de Ministros, o conselho deliberativo do gabinete holandês. O gabinete é composto geralmente de 13 a 16 ministros e um número variável de secretários de Estado. Uma a três ministros são ministros sem pasta. O chefe de governo é o primeiro-ministro dos Países Baixos, que muitas vezes é o líder do maior partido da coalizão. De fato, este tem sido continuamente o caso desde 1973. O Primeiro-Ministro é um primus inter pares , ou seja, ele não tem poderes explícitos para além das dos outros ministros. Atualmente, o primeiro-ministro é Mark Rutte.

O Binnenhof, onde as casas mais baixas e superiores do meet Estados Gerais.

O gabinete é responsável perante o parlamento bicameral, o Estados Gerais, que também tem poderes legislativos. Os 150 membros da Câmara dos Deputados, a Câmara Baixa, são eleitos em eleições directas, que são realizadas a cada quatro anos, após a queda do gabinete (por exemplo: quando uma das câmaras carrega uma moção de não-confiança, a armário oferece a sua renúncia ao monarca). O Estados-Provincial são eleitos diretamente a cada quatro anos também. Os membros das assembleias provinciais eleger os 75 membros da Senado, o Câmara Alta, que tem poderes legislativos menos, pois ele pode simplesmente rejeitar leis, não propor ou alterá-los.

Ambos os sindicatos e as organizações patronais sejam consultadas previamente na formulação de políticas nas áreas financeiras, económicas e sociais. Reúnem-se regularmente com o governo no -Econômico e Social Conselho. Este órgão aconselha o governo e seus conselhos não pode ser posta de lado facilmente.

A Holanda tem uma longa tradição de tolerância social. No século 18, enquanto a Igreja Reformada Holandesa foi o religião do Estado, catolicismo, outras formas de protestantismo, como batistas e luteranos, e judaísmo foram tolerados. No final do século 19 esta tradição holandesa de tolerância religiosa transformada em um sistema de pilarização, em que grupos religiosos coexistiram separadamente e apenas interagiu no nível de governo. Esta tradição de tolerância está ligada à holandeses políticas de justiça criminal sobre drogas recreacionais, prostituição, direitos LGBT, eutanásia e aborto, que estão entre as mais liberais do mundo.

Partidos políticos

Devido à sistema multi-partidário, nenhum partido tem mantido uma maioria no parlamento desde o século 19, e. gabinetes de coalizão teve que ser formado Desde sufrágio universal tornou-se em 1919, o sistema político holandês tem sido dominado por três famílias de partidos políticos: a família mais forte foram osdemocratas-cristãos, atualmente representado peloApelo Democrata Cristão (CDA), segundo foram ossocial-democratas, de que oPartido Trabalhista (PvdA), e terceiro foram osliberais, dos quais osdo Partido Popular para a Liberdade ea Democracia (VVD) é o representante principal.

Estas partes cooperaram em gabinetes de coalizão em que os democratas-cristãos sempre tinha sido um parceiro: por isso ou um centro de coalizão esquerda dos democratas-cristãos e social-democratas estava governando ou uma coalizão de centro-direita de democratas e liberais cristãos. Na década de 1970, o sistema de partido tornou-se mais voláteis: os partidos democráticos cristãos perderam assentos, enquanto novos partidos se tornou bem sucedido, como o democrata radical e liberal progressista D66.

No Eleição de 1994, o CDA perdeu sua posição dominante. Um " gabinete purple "foi formado por VVD, D66, e PvdA. Naseleições de 2002, este gabinete perdeu sua maioria, devido a um maior apoio para a CDA ea ascensão da direitaLPF, um novo partido político, em torno dePim Fortuyn, assassinado uma semana antes das eleições. A vida curtagabinete foi formado por CDA, VVD e LPF, que foi liderada pelo líder do CDAJan Peter Balkenende. Após eleições de 2003 em que o LPF perdida a maioria de seus assentos, umgabinete foi formado por CDA, VVD e D66. O gabinete deu início a um ambicioso programa de reforma doEstado social, osistema de saúde e aspolíticas de imigração.

Em junho de 2006, o gabinete caiu após D66 votou a favor de uma moção de censura contra o ministro da imigração e da integraçãoRita Verdonk, que tinha iniciado uma investigação sobre o procedimento de asilo do VVD MPAyaan Hirsi Ali. A gabinete interino foi formado por CDA e VVD, eeleições gerais foram realizadas em 22 de Novembro de 2006. Nestas eleições, o CDA permaneceu como o maior partido eoPartido Socialista fez os maiores ganhos. O formação de um novo gabinete levou três meses, resultando em umacoalizão de CDA, PvdA, eChristianUnion.

Em 20 de Fevereiro de 2010, o gabinete caiu quando o PvdA recusou-se a prolongar o envolvimento do exército holandês em Uruzgan, Afeganistão. eleições antecipadas foram realizadas no dia 09 de junho de 2010, com resultados devastadores para a previamente maior partido, o CDA, que perdeu cerca de metade de seus assentos, resultando em 21 lugares. O VVD se tornou o maior partido com 31 assentos, seguido de perto pelo PvdA com 30 assentos. O grande vencedor das eleições de 2010 foi Geert Wilders, cuja ala de extrema-direita PVV, o sucessor ideológico ao LPF, mais do que dobrou em número de lugares. conversações de negociação de um novo governo resultou em um governo de minoria liderado pelo VVD (a primeira) em coligação com CDA partir de 14 de Outubro de 2010. Este governo minoritário sem precedentes foi apoiado pelo PVV, mas em última análise, provou ser instável, quando em 21 de Abril de 2012, PVV-líder Wilders inesperadamente 'torpedeado de sete semanas de conversações de austeridade' sobre novas medidas de austeridade, pavimentando o caminho para eleições antecipadas.

VVD e PvdA foram os grandes vencedores das eleições. Desde 05 de novembro de 2012 eles formam o segundo gabinete Rutte.

Divisões administrativas

Províncias e municipalidades especiais da Holanda.

A Holanda é dividido em doze regiões administrativas, chamadas províncias, cada um no âmbito de um governador, que é chamado Commissaris van de Koningin (Comissário da Rainha), com excepção da província de Limburgo, onde o comissário é chamado Governador (Governador). Todas as províncias estão divididas em municípios ( gemeenten ), 430 no total (13 de Março de 2010).

O país também é subdividida em distritos de água, governada por um conselho de água ( Waterschap ou Hoogheemraadschap ), tendo cada uma das autoridades em matéria de gestão da água. A partir de 01 de janeiro de 2005 há 27. A criação de placas de água, na verdade, antecede o da própria nação, a primeira aparição em 1196. As placas de água holandesa está entre as mais antigas entidades democráticas do mundo ainda em existência.

A estrutura administrativa nas três ilhas BES, também conhecida como a Holanda Caribe, é diferente. Essas ilhas têm o estatuto de lichamen Openbare ( organismos públicos) e são geralmente referidos como municipalidades especiais . Eles não são parte de uma província.

Províncias dos Países Baixos

Bandeira Província Capital A maior cidade Área
(Km²)
População
2010/01/01
Densidade
(Por km²)
Flag Drenthe.svg DrentheAssenAssen2641490981 186
Flevolandflag.svg FlevolandLelystadAlmere1417387881 274
Frisian flag.svg Friesland LeeuwardenLeeuwarden3341646305 193
Gelderland-Flag.svg Gelderland Arnhem Nijmegen 4971 1998936 402
Flag Groningen.svg Groningen Groningen Groningen 2333 576668 247
NL-LimburgVlag.svg LimburgMaastrichtMaastricht21501122701 522
North Brabant-Flag.svg Brabante do Norte'S-Hertogenbosch Eindhoven 49162444158 497
Flag North-Holland, Netherlands.svg Holanda do Norte Haarlem Amsterdam 2671 2669084 999
Flag of Overijssel.svg Overijssel Zwolle Enschede 3325 1130345 340
Utrecht (province)-Flag.svg Utrecht Utrecht Utrecht 1385 1220910 882
Flag of Zeeland.svg Zeeland MiddelburgMiddelburg1787381409 213
Flag Zuid-Holland.svg Holanda do Sul A Haia Rotterdam 281435056111246
Total 33.75116574989 491

Municipalidades especiais da Holanda

Bandeira Nome Capital A maior cidade Área
(Km²)
População
31-12-2010
Densidade
(Por km²)
Bonaire Bonaire KralendijkKralendijk 294 15.666 53
Sint Eustatius Sint Eustatius OranjestadOranjestad 21 3543 169
Saba SabaO FundoO Fundo 13 1824 140
Total 328 21.133 64

Relações exteriores

O Palácio da Paz (Vredespaleis),Haia

A história da Política externa holandesa tem sido caracterizada por sua neutralidade. Desde a Segunda Guerra Mundial, a Holanda tornou-se um membro de um grande número de organizações internacionais, o mais proeminente das Nações Unidas, a NATO ea UE. A economia holandesa é muito aberto e depende de comércio internacional.

O política externa dos Países Baixos é baseado em quatro compromissos básicos: a cooperação atlântica, a integração europeia, para o desenvolvimento internacional e para o direito internacional . Uma das questões mais controversas internacionais que cercam a Holanda é a sua política liberal para as drogas leves.

Durante e após a Idade de Ouro Holandesa, o povo holandês construiu um império comercial e colonial, que se desfez rapidamente após a Segunda Guerra Mundial. Os laços históricos herdados do seu passado colonial ainda influenciam as relações internacionais dos Países Baixos.

Militar

A Holanda tem um dos mais antigos exércitos permanentes na Europa; que foi criado como tal por Maurício de Nassau. O exército holandês foi usada durante todo o Império holandês. Após a derrota de Napoleão, o exército holandês foi transformado em um exército conscrição. O exército foi em vão utilizar durante a revolução belga em 1830. Depois de 1830, ele foi implantado principalmente nas colônias holandesas, como a Holanda se manteve neutro nas guerras europeias (incluindo a Primeira Guerra Mundial), até que a Holanda foi invadida na Segunda Guerra Mundial e rapidamente derrotado pelo Wehrmacht maio 1940.

Hr. Ms. Holland, um Royal Dutch Navy navio de patrulha Offshore

A Holanda abandonou sua neutralidade em 1948, quando assinou o Tratado de Bruxelas, e mais tarde tornou-se membro fundador da NATO em 1949. O militar holandês foi, portanto, parte da força da NATO na guerra fria Europa, a implantação de seu exército a várias bases na Alemanha. Em 1996, o recrutamento foi suspenso, e do exército holandês foi novamente transformado em um exército profissional. Desde os anos 1990 o exército holandês foi envolvidas na Guerra da Bósnia ea Guerra do Kosovo, que detinha uma província no Iraque após a derrota de Saddam Hussein, e foi envolvido em Afeganistão.

O militar é composto por quatro ramos, os quais carregam o prefixoKoninklijke(Royal):

  • Koninklijke Landmacht(KL), Países Baixos Exército Real
  • Koninklijke Marinha(KM), Países Baixos Royal Navy, incluindo o Serviço Aéreo Naval e Marine Corps
  • Koninklijke Luchtmacht(KLU), o Royal Netherlands Air Force
  • Koninklijke Marechaussee(KMar), a Polícia Militar Real, tarefas incluem a polícia militar e controlo de fronteiras

Geral Tom Middendorp é o atual comandante das forças armadas holandesas. Todas as especialidades militares, exceto o serviço submarino ea Royal Netherlands Marine Corps ( Korps Mariniers ) estão abertas às mulheres. O Korps Commandotroepen, a Força do Exército Holanda Operações Especiais, está aberto para as mulheres, mas porque o número extremamente elevado exigências físicas para a formação inicial, é quase impossível para as mulheres para se tornar um comando. O Ministério da Defesa da Holanda emprega mais de 70.000 funcionários, incluindo mais de 20.000 civis e mais de 50.000 militares. Em abril de 2011, o governo anunciou uma importante redução do seu militar devido a um corte na despesa pública, incluindo uma diminuição no número de tanques, aviões de combate, navios de guerra e altos funcionários.

Economia

Amsterdam desempenho da Bolsa de Valores
Representação gráfica das exportações de produtos holandeses em 28 categorias codificadas por cores.
A Holanda Europeia introduziu o euro em 2002. É um dos 17 países que compõem a Zona Euro.
O Caribe Holanda introduziu o dólar em 2011. As economias dos três municípios são baseadas principalmente no turismo.

Os Países Baixos têm uma economia desenvolvida e tem desempenhado um papel especial na economia europeia durante muitos séculos. Desde o século 16, a navegação, a pesca, o comércio e os serviços bancários têm sido importantes setores da economia holandesa. A Holanda é um dos 10 principais países exportadores do mundo. Géneros alimentícios formar o maior setor industrial. Outras grandes indústrias incluem produtos químicos, metalurgia, máquinas, produtos elétricos, e turismo. Exemplos incluem Unilever , Heineken, serviços financeiros ( ING), produtos químicos ( DSM), refino de petróleo ( Shell ), máquinas eletrônico ( Philips, ASML) e de navegação do carro TomTom.

A Holanda tem a maior economia 17o no mundo, e ocupa o 10º lugar PIB (nominal) per capita. Entre 1997 e 2000 o crescimento econômico anual (PIB) em média cerca de 4%, bem acima da média europeia. O crescimento abrandou consideravelmente 2001-2005 com a desaceleração econômica global, mas acelerou para 4,1% no terceiro trimestre de 2007. A inflação é 1,3%, ea taxa de desemprego é de 4,0% da força de trabalho. Por normas do Eurostat, o desemprego na Holanda está em 4,1% (abril de 2010) - a menor taxa de todos os da União Europeia Estados membros. Mas, em Q3 e Q4 de 2011, a economia holandesa contratada de 0,4% e 0,7%, respectivamente, devido à crise europeia da dívida, enquanto que em Q4 a economia da zona euro encolheu 0,3%. A Holanda também tem um relativamente baixo coeficiente de Gini de 0,326. Apesar classificação única sétimo do PIB per capita, a UNICEF classificou o primeiro Holanda em bem-estar infantil. No Índice de Liberdade Económica Holanda é o mais 13th mercado livre economia capitalista de 157 países pesquisados.

Amesterdão é a capital financeira e de negócios dos Países Baixos. O Amsterdam Stock Exchange (AEX), parte do Euronext, é a mais antiga bolsa de valores do mundo e é uma das maiores bolsas da Europa. Ele está situado perto da Praça Dam, no centro da cidade. Como membro fundador do euro, os Países Baixos substituído (para efeitos contabilísticos) sua antiga moeda, o "florins" ( florim), em 1 de Janeiro de 1999, juntamente com 15 outros a adotar o euro. Real euro- moedas e notas de seguida em 1 de Janeiro 2002. Um euro era equivalente a 2,20371 florins holandeses. No entanto, no Caribbean Holanda, o dólar norte-americano é usado em vez do euro.

A localização holandês lhe dá o acesso principal para os mercados do Reino Unido e da Alemanha, com o porto de Rotterdam sendo o maior porto da Europa. Outras partes importantes da economia são o comércio internacional (o colonialismo holandês começou com cooperativas empresas privadas, como a VOC), bancário e de transporte. Os Países Baixos trataram com sucesso a questão das finanças públicas e crescimento do emprego estagnado muito antes de seus parceiros europeus. Amsterdam é o destino turístico quinto mais movimentado da Europa, com mais de 4,2 milhões de visitantes internacionais. Desde o alargamento dos grandes números de UE trabalhadores migrantes chegaram na Holanda da Europa Central e Oriental.

O país continua a ser uma das principais nações da Europa para atrair investimento directo estrangeiro e é uma das cinco maiores investidores nos Estados Unidos. A economia registou um abrandamento em 2005, mas em 2006 recuperou para o ritmo mais rápido em seis anos na parte de trás do aumento das exportações e do investimento forte. O ritmo de crescimento do emprego atingiu máximos de 10 anos em 2007. A Holanda subiu da 11ª posição no Índice de Competitividade Global para a 9ª posição em 2007.

Um dos maiores campos de gás natural do mundo está situado perto Slochteren. A exploração desta área resultou em uma receita total a € 159 bilhões desde meados dos anos 1970. Com pouco mais de metade das reservas consumidas e um contínuo aumento esperado nos preços do petróleo, as receitas mais nas próximas décadas se espera que sejam, pelo menos, que muito.

Agricultura

Um sector agrícola altamente mecanizada emprega 4% da força de trabalho mas fornece grandes excedentes para a indústria de processamento de alimentos e para as exportações. Os holandeses ocupam o terceiro lugar mundial em valor das exportações agrícolas, atrás dos Estados Unidos e da França, com as exportações a ganhar 55.000 milhões dólares americanos anualmente. Uma parcela significativa das exportações agrícolas holandesas são derivados de plantas frescas de corte, flores e lâmpadas, com os Países Baixos a exportar dois terços do total do mundo. A Holanda também exporta um quarto de todos os tomates do mundo, e do comércio de um terço das exportações mundiais de chilis, tomates e pepinos atravessa o país. A Holanda também exporta um quinze avos de maçãs do mundo.

Transporte

Rotterdam tem o maior porto da Europa, com os rios Meuse e Reno proporcionando excelente acesso ao hinterland montante alcançando Basel, na Suíça , e em França. Em 2006, Roterdão foi o sétimo maior do mundo porto de contentores em termos de unidades equivalentes a vinte pés (TEU) tratados. As principais atividades da porta são as indústrias petroquímicas e movimentação de carga geral e transbordo. as funções do porto como um importante ponto de trânsito para materiais a granel e entre o continente europeu e no exterior. A partir de mercadorias Roterdão são transportados por navio, barcaça rio, trem ou estrada. Em 2007, o Betuweroute , uma nova ferrovia de transporte de mercadorias rápido de Roterdão a Alemanha, foi concluída.

Demografia

Os holandeses em laranja comemoramo Dia da Rainha em Amsterdã.

A Holanda tem uma população estimada em 16.778.806 (em 31 de Janeiro de 2013). É o 10 país mais populoso da Europa e do país mais populoso 61ª do mundo. Entre 1900 e 1950, a população do país quase dobrou 5,1-10,0 milhões de pessoas. De 1950 a 2000, a população aumentada 10,0-15,9 milhões de pessoas, mas a taxa de crescimento da população foi menor do que o dos 50 anos anteriores. A taxa de crescimento estimada é actualmente 0,436% (a partir de 2008).

O A taxa de fertilidade na Holanda é de 1,82 filhos por mulher (a partir de 2011), que é elevado em comparação com muitos outros países europeus, mas abaixo da taxa de 2,1 filhos por mulher necessários para a população natural de substituição. A expectativa de vida é alto nos Países Baixos: 83,08 anos para meninas recém-nascidas e 78,84 para os meninos (2012 est). O país tem uma taxa de migração de 2,55 migrantes por 1.000 habitantes por ano.

A maioria da população da Holanda é etnicamente Holandês.A estimativa 2005 contou: 80,9% Holandês, 2,4%indonésio, 2,4%alemão, 2,2%turco, 2,0%do Suriname, 1,9%marroquina, 0,8%das Antilhasede Aruba, e 7,4% outros. O Holandês são as pessoas mais altos do mundo, com uma médiade altura de 1,81 metros (5 pés 11 pol) para adultos do sexo masculino e 1,67 metros (5 pés 6 pol) para fêmeas adultas em 2009. As pessoas do sul estão, em média, cerca de 2 cm mais curto do que os do norte.

Os holandeses, ou descendentes de holandeses, também são encontrados em comunidades de migrantes em todo o mundo, nomeadamente no Canadá, Austrália, África do Sul e os Estados Unidos. De acordo com o Censo dos EUA de 2006, mais de 5 milhões de americanos reivindicam total ou parcial Ascendência holandesa. Há cerca de 3 milhões de holandeses-descidos Afrikaners que vivem na África do Sul. Em 1940, havia 290 mil europeus e eurasianos na Indonésia, mas a maioria, desde então, deixou o país. Conforme Eurostat, em 2010 havia 1,8 milhões de residentes estrangeiros na Holanda, correspondendo a 11,1% da população total. Destes, 1,4 milhões (8,5%) nasceram fora da UE e 0.428.000 (2,6%) nasceram noutro Estado-Membro da UE.

A Holanda é o 30º país mais densamente povoado do mundo, com 395 habitantes por quilômetro quadrado (1.023 / sq mi) -ou 484 habitantes por quilômetro quadrado (1.254 / sq mi) Se apenas uma área de terra é contado. É o oitavo mais densamente povoado país da Europa com uma densidade populacional de 393 / km 2 . O Randstad é a maior do país conurbação localizada no oeste do país e contém as quatro maiores cidades: Amsterdã, na província de Holanda do Norte, Roterdão e Haia na província Holanda do Sul, e Utrecht , na província Utrecht. A Randstad tem uma população de 7.000.000 habitantes e é a sexta maior área metropolitana na Europa.



Língua

População dos Países Baixos 1900-2000

A língua oficial é o holandês , que é falado pela grande maioria dos habitantes. Outra língua oficial é o Frisian, que é falado no norte da província de Friesland, chamado Fryslân nesse idioma. Um dialeto do Frisian e holandês é falado na maioria das aldeias no oeste da província de Groningen. Frisian tem um estatuto formal na província de Friesland. Vários dialetos do baixo-saxão ( Nedersaksisch em holandês) são falados em grande parte do norte e do leste, como Twents na região de Twente, e Drents na província de Drenthe. Eles são reconhecidos pelos Países Baixos como línguas regionais de acordo com a Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, bem como os Meuse-Reno variedades da Francônia, na província sudeste de Limburg, aqui chamado de língua limburguês. Inglês é uma língua oficial nos municípios especiais de Saba e Sint Eustatius. Ele é amplamente falado sobre estas ilhas. Papiamento é uma língua oficial no município especial de Bonaire. Yiddish ea língua Romani foram reconhecidos em 1996 como línguas não-territoriais.

Há uma tradição de aprendizagem de línguas estrangeiras nos Países Baixos: cerca de 70% do total da população ter bons conhecimentos de Inglês de conversação, 55- 59% dos alemães e 19% dos franceses. As crianças começam com cursos de inglês nas escolas primárias quando são cerca de nove anos de idade. Inglês é um curso obrigatório em todas as escolas secundárias. Na maior parte dos níveis mais baixos educação do ensino secundário ( VMBO ), uma língua estrangeira moderna adicional é obrigatória durante os dois primeiros anos. Nas escolas secundárias de nível superior ( HAVO e VWO ), duas línguas estrangeiras modernas adicionais são obrigatórias durante os três primeiros anos. Apenas durante os últimos três anos em vwo uma língua estrangeira é obrigatória. As línguas modernas standard são francês e alemão, embora as escolas podem mudar uma dessas línguas modernas com o espanhol, turco, árabe ou russo. Além disso, as escolas da região ensine Frisia e ter exames em Frisian e escolas em todo o país ensinar e fazer exames no grego clássico e latim para a escola secundária (chamada ginásio ou vwo +).

Religião

Dom Torre de Utrecht.

A Holanda é um dos países mais seculares da Europa Ocidental, com menos de 20% de visitar a igreja regularmente. De acordo com a mais recente sondagem Eurobarómetro de 2010, 28% dos cidadãos holandeses responderam que "acreditam que existe um Deus", enquanto 39% responderam que "acreditam que existe algum tipo de espírito ou força vital", e 30% que " eles não acredito que haja qualquer tipo de espírito, deus, ou força vital ".

Atualmente, o catolicismo romano é a maior religião da Holanda, com cerca de quatro milhões de adeptos registados, que é de 24% da população holandesa em 2011. A Igreja Protestante da Holanda segue com 16% da população. Foi formada em 2004 como uma fusão das duas principais vertentes do Calvinismo: a Igreja Reformada Holandesa (que representou cerca de 8,5% da população), as Igrejas Reformadas na Holanda (3,7% da população), e uma menor Igreja Luterana . Outras igrejas protestantes calvinistas, desdobramentos em sua maioria ortodoxos, representam 6% da população. Em 1947, 44,3% pertenciam a denominações protestantes, 38,7% pertenciam à Igreja Católica Romana, e 17,1% eram não afiliados.

Em 2006, havia 850 mil muçulmanos (5% do total da população holandesa). Os Países Baixos uma estimativa de 250 mil budistas ou pessoas que se sentem fortemente atraídos por essa religião, em grande parte étnicos povo holandês. Há aproximadamente 200 mil hindus, a maioria deles de Indo-surinamês origem. Sikhs são outra minoria religiosa nos Países Baixos, em número de cerca de 12.000, localizados principalmente em ou em torno de Amsterdam. Há cinco gurudwaras na Holanda. O Associação de Arquivos de Dados Religião (contando com Enciclopédia Cristã Mundial) estimou cerca de 6.400 bahá'ís em 2005.

Embora o Holocausto afetou profundamente a comunidade judaica (matando cerca de 75% dos seus 140 mil membros na época), ele conseguiu reconstruir a vida judaica vibrante e animada para os seus cerca de 45.000 membros atuais. Antes da Segunda Guerra Mundial , 10% da população Amsterdam foi Judaica.

A liberdade de educação foi garantida pela constituição holandesa desde 1917, e as escolas dirigidas por grupos religiosos (especialmente católicos e protestantes) são financiados pelo governo. Todas as escolas devem atender a critérios rigorosos de qualidade.

Três partidos políticos no parlamento holandês (CDA, ChristianUnion, e SGP) baseiam a sua política em matéria de crença cristã em graus variados. Embora a Holanda é um Estado laico, em alguns municípios onde os partidos cristãos têm a maioria, as reuniões do conselho são abertas pela oração.

Os municípios em geral também dar funcionários um dia de folga em feriados religiosos cristãos, como a Páscoa eaAscensão de Jesus.

Educação

Educação nos Países Baixos é obrigatória entre as idades de 4 e 16, e parcialmente obrigatória entre as idades de 16 e 18.

Todas as crianças na Holanda geralmente frequentar a escola primária a partir de (em média) dos 4 aos 12. Ele compreende oito séries, a primeira das quais é facultativo. Com base em um teste de aptidão, a recomendação do professor da 8ª série e do parecer dos pais ou responsáveis ​​do aluno, a escolha é feita por uma das três vertentes principais do ensino secundário (após completar um fluxo particular, um aluno pode ainda continuar no penúltimo ano do próximo stream):

  • O vmbo tem 4 graus e é subdividido em vários níveis. Concluir com sucesso os resultados VMBO em um grau profissional de baixo nível que garante acesso aos MBO ("educação de nível médio aplicado"). Esta forma de educação se concentra principalmente em ensinar um ofício prático. Com a certificação mbo, um estudante pode aplicar para a HBO.
  • O havo tem 5 graus e permite a admissão na HBO ("ensino superior profissional"), que sãoas universidades de educação profissional (ou ciências aplicadas) que concedem graus de bacharel profissional que dá acesso ao sistema universitário.
  • O vwo (incluindo atheneum e ginásio) tem 6 graus e se prepara para estudar em uma universidade de pesquisa. A universidade consiste em um diploma de bacharel de três anos, seguido de um grau, mestre de um, dois ou três anos, e, finalmente, um de quatro anos doutorado. Os doutorandos nos Países Baixos são funcionários temporários de uma universidade.

Cultura

Símbolos e ícones da cultura holandesa

A Holanda teve muitos pintores de renome. O século 17, em que a República Holandesa era próspera, foi a era dos "mestres holandeses", como Rembrandt van Rijn , Johannes Vermeer, Jan Steen, Jacob van Ruysdael e muitos outros. Famosos pintores holandeses do século 19 e 20 foram Vincent van Gogh e Piet Mondriaan. MC Escher é um artista gráfico conhecido. Willem de Kooning nasceu e foi treinado em Rotterdam , embora ele é considerado como tendo alcançado aclamação como um artista americano. A Holanda é o país de filósofos Erasmo de Rotterdam e Spinoza . Todos grande obra de Descartes foi feito na Holanda. O cientista holandês Christiaan Huygens (1629-1695) descobriu Saturn 's lua Titã, argumentou que a luz viajou ondas, inventou o relógio de pêndulo e foi o primeiro físico a usar fórmulas matemáticas. Antonie van Leeuwenhoek foi o primeiro a observar e descrever único organismos unicelulares com um microscópio .

No Holandês Golden Age, literatura floresceu, bem como, com Joost van den Vondel e PC Hooft como os dois mais famosos escritores. No século 19, Multatuli escreveu sobre o mau tratamento dos nativos nas colônias holandesas. Importantes autores do século 20 incluem Harry Mulisch, Jan Wolkers, Simon Vestdijk, Hella S. Haasse, Cees Nooteboom, Gerard (van het) Reve e Willem Frederik Hermans. Anne Frank 's Diary of a Young Girl foi publicada depois que ela morreu no Holocausto e traduzido de Holandês para todos os principais idiomas.

Réplicas de edifícios holandeses podem ser encontrados em Huis Ten Bosch, Nagasaki, Japão. Um semelhante Holland Village está sendo construído em Shenyang, China. Windmills, tulipas, sapatos de madeira, queijo, Delftware cerâmica, e cannabis estão entre os itens associados à Holanda pelos turistas.

A Holanda tem uma longa história de tolerância social e hoje é considerado como um país liberal, considerando sua política de drogas e sua legalização da eutanásia. Em 1 de abril de 2001, a Holanda se tornou o primeiro país a reconhecer o casamento do mesmo sexo.

Esporte

Johan Cruyff comRoberto Perfumo na Copa do Mundo de 1974

Aproximadamente 4,5 milhões dos 16 milhões de pessoas nos Países Baixos estão registrados para um dos 35.000 clubes esportivos no país. Cerca de dois terços da população acima de 15 anos participa de esportes semanal.

Nos Países Baixos, futebol, hóquei em campo, tênis, golfe, ginástica, hipismo, natação, atletismo, vôlei e patinação são os 10 esportes com a maioria dos membros dos clubes desportivos. Um monte de amadores praticá-los, e nos Países Baixos é um forte concorrente em torneios internacionais para esses esportes.

Organização de desportos começou no final do século 19 e o início do século 20. Federações de esportes foram estabelecidos (como federação de patinação de velocidade em 1882), as regras foram unificadas e clubes desportivos veio à existência. Um Comitê Olímpico Nacional Holandês foi criada em 1912. Até agora, a nação ganhou 246 medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão e mais 86 medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno .

Cozinha

Cozinha holandesa tradicional consiste em refeições da classe trabalhadora. Muitos pratos tradicionais pratos são purê, por exemplo batatas purê com couve ( boerenkool ), chucrute ( zuurkool ), ou escarola ( andijvie ). Estes pratos são servidos com engordurado lingüiça, defumados ( rookworst ) e molho. Outro prato tradicional é sopa de ervilhas ( erwtensoep ).

Como a Holanda sempre teve fortes laços com (ex) colônias Indonésia e Suriname, pratos provenientes desses países tenham misturado com cozinha holandesa. Pratos asiáticos comuns na Holanda incluem macarrão ( Bami ) e arroz ( nasi ) pratos.

Herança colonial

Desde as explorações do século 17 do holandês East India Company, através do século 19 colonizações, posses imperiais holandeses continuou a se expandir, alcançando sua maior extensão, estabelecendo uma hegemonia do Índias Orientais Holandesas no início do século 20. O Índias Orientais Holandesas, que mais tarde formou moderna Indonésia, era uma das colônias europeias mais valiosas do mundo e um dos mais importantes para a Holanda. Mais de 350 anos de herança mútua deixou uma marca cultural significativo na Holanda.

Médico Europeu vacina pacientes indonésios.

No Idade de Ouro holandesa do século 17, os Países Baixos urbanizada consideravelmente, principalmente financiado por receitas das empresas dos monopólios comerciais asiáticos. O status social foi baseada no rendimento dos comerciantes, o que reduziu consideravelmente o feudalismo e mudou a dinâmica da sociedade holandesa. Quando o Dutch Família Real foi criada em 1815, grande parte da sua riqueza veio do comércio colonial.

Universidades como o Real Leiden University fundada no século 16 se transformaram em centros de conhecimento sobre líderes do Sudeste Asiático e estudos indonésios. Universidade de Leiden produziu acadêmicos líderes tais como Christiaan Snouck Hurgronje, e ainda tem acadêmicos que se especializam em línguas indonésias e culturas. Universidade de Leiden e em particular KITLV são instituições educacionais e científicas de que a esta partilha dia tanto um interesse intelectual e histórica nos estudos da Indonésia. Outras instituições científicas nos Países Baixos incluem a Amsterdam Tropenmuseum, um museu antropológico com imensas coleções de arte indonésio, cultura, etnografia e antropologia.

As tradições daRoyal Dutch Army Índias Oriente (KNIL) são mantidas peloRegimento de Van Heutsz do modernoexército holandês real. Um dedicado Museum Bronbeek, uma antiga casa para soldados aposentados KNIL, existe emArnhem para este dia.

"Id =" "style =" mwe_player_0 width: 150px; height: 123px ">File:Indisch tuinfeest op Arendsdorp Weeknummer 27-15 - Open Beelden - 16627.ogv 
Newsreel holandesa datada 1927 mostrando uma feira Indian do leste holandês nos Países Baixos caracterizaIndo e as pessoas indígenas de Índias Orientais Holandesas executa a dança tradicional e música em traje tradicional.

Um segmento específico da literatura holandesa chamada Índias holandesas literatura ainda existe e inclui autores consagrados, como Louis Couperus, o escritor de "A Força Invisível", que tomam a era colonial como uma importante fonte de inspiração. Uma das grandes obras-primas da literatura holandesa é o livro " Max Havelaar ", escrito por Multatuli em 1860.

A maioria dos holandeses que repatriado para a Holanda depois e durante a revolução indonésia são Indo (Eurasian), nativa das ilhas do Índias Orientais Holandesas. Esta população relativamente grande Eurasian tinha desenvolvido ao longo de um período de 400 anos e foram classificados pela lei colonial como pertencentes à comunidade jurídica europeia. Em holandês eles são referidos como "Indische Nederlanders '(Índias holandeses) ou mais especificamente como Indo (abreviação de indo-europeu).

Incluindo seus descendentes de segunda geração, Indos são atualmente o maior grupo nascido de estrangeiros nos Países Baixos. Em 2008, o holandês Censo Buro de Estatística (CBS) registrou 387.000 primeira e segunda geração Indos que vivem na Holanda. Apesar de ser considerado plenamente assimilada na sociedade holandesa, como a principal minoria étnica nos Países Baixos, estes 'Repatriants "têm desempenhado um papel fundamental na introdução de elementos da cultura indonésia na cultura mainstream holandês.

Praticamente cada cidade na Holanda terá um "Toko" (Loja holandês indonésio) ou restaurante indonésio e muitos ' Pasar Malam "(Mercado da noite em malaio / Indonésia) feiras são organizadas ao longo do ano. Muitos pratos indonésios e dos géneros alimentícios tornaram-se comuns nos Países Baixos. Rijsttafel um conceito de culinária colonial e pratos como Nasi goreng e Sateh são muito populares na Holanda.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Netherlands&oldid=545514192 "