Conteúdo verificado

Botswana

Assuntos Relacionados: África ; Países Africanos

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

República do Botswana
Lefatshe la Botswana ( Tswana)
Bandeira Brasão
Lema: "Pula" (Tswana)
"Rain"
Anthem: Fatshe leno la rona (Tswana)
This Land of Ours
Localização do Botswana (azul escuro) - em África (cinza claro azul & escura) - na União Africano (azul claro) - [Legend]
Local de   Botswana    (Azul escuro)

- Em África    (Azul claro e cinza escuro)
- Na União Africano    (Azul claro) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Gaborone
25 ° 40'S 25 ° 55'E
Línguas oficiais
Grupos étnicos
  • 79% Batswana
  • 11% Kalanga
  • 3% Basarwa
  • 3% Kgalagadi
  • 3% Branco Africano
  • 1% outros
Demonym
  • Batswana
  • Motswana
Governo República parlamentar
- Presidente Ian Khama
- Vice-Presidente Ponatshego Kedikilwe
Legislatura Assembléia nacional
Independência
- a partir do Reino Unido 30 de setembro de 1966
- Constituição atual 30 de setembro de 1966
Área
- Total 581,730 km 2 ( 48)
224.610 sq mi
- Água (%) 2.6
População
- 2010 estimativa 2.029.307 ( 144)
- Censo de 2001 1680863
- Densidade 3.4 / km 2 ( 229)
8,9 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 29.707 milhões dólares
- Per capita $ 16.029
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total $ 17,570 bilhões
- Per capita 9480 dólares
Gini (1993) 63
muito alto
HDI (2010) Aumentar 0,633
· meio 98
Moeda Pula ( BWP )
Fuso horário África Central Time ( UTC + 2)
- Summer ( DST) não observada ( UTC)
Unidades no esquerda
Chamando código +267
Código ISO 3166 BW
TLD Internet .bw

Botswana, oficialmente a República do Botswana ( Tswana: Lefatshe la Botswana), é uma país localizado na África Austral . Os cidadãos referem a si mesmos como "Batswana" (singular: Motswana), mas muitas fontes de língua Inglês usar "Botsuana" em vez. Anteriormente os ingleses protetorado da Bechuanaland, Botswana adotou seu nome novo após tornar-se independente dentro da Commonwealth em 30 de setembro de 1966. Ele ocupou livre e justo democrática eleições desde a independência.

Botswana é plana, e até 70% é coberto pelo deserto de Kalahari . Faz fronteira com a África do Sul ao sul e sudeste, Namíbia ao oeste e ao norte, e Zimbabwe para o nordeste. Sua fronteira com a Zâmbia ao norte, perto de Kazungula, Zâmbia não é bem definida, mas a maioria é a poucas centenas de metros de comprimento.

Um país de tamanho médio de pouco mais de dois milhões de pessoas, Botswana é um dos países do mundo mais esparsamente povoada. Botswana foi um dos países mais pobres da África, quando ganhou a independência do Reino Unido em 1966, com um PIB per capita de cerca de US $ 70. Botswana, desde então, transformou-se, tornando-se uma das economias de mais rápido crescimento no mundo para um PIB (paridade de poder aquisitivo) per capita de cerca de US $ 14.000, e um alto rendimento nacional bruto, possivelmente o quarto maior em África, dando ao país um padrão de vida modesto. O país também tem uma forte tradição como um democracia representativa.

Política e governo

A política de Botswana ter lugar num quadro de uma representativo democrático República, através do qual o Presidente do Botswana é tanto chefe de Estado e chefe de governo, e de um sistema multi-partidário. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e da Parlamento do Botswana. A eleição mais recente, o seu décimo, foi realizada em 16 de Outubro de 2009.

Desde a independência foi declarada, o sistema partidário tem sido dominada pelo Partido Democrático do Botswana. O Judiciário é independente do executivo e do legislativo. Conforme Transparência Internacional, Botswana é o país menos corrupto em África e classifica de forma semelhante perto de Portugal e Coreia do Sul. No entanto, o país é considerado como tendo as instituições públicas mais secretas na África. O hino nacional é Fatshe leno la rona.

Divisões administrativas

Botswana é dividido em nove distritos.

  1. Central District
  2. North-West District
  3. Ghanzi District
  4. Kgalagadi District
  5. Kgatleng District
  6. Kweneng
  7. North-East District
  8. South-East District
  9. Southern District

Botswana é ainda dividido em 15 concelhos que inclui os 10 distritos conselhos dos 10 distritos, além de alguns conselhos de urbano ou câmaras municipais, sendo:

  1. Gaborone Cidade
  2. Francistown da Cidade,
  3. Lobatse Cidade
  4. Selebi-Phikwe Cidade
  5. Jwaneng Cidade
  6. Sowa Township
North-West District
Ghanzi District
Kgatleng District
South-East District
Central District
North-East District
Kgalagadi District
Do sul
Distrito
Kweneng
* Lobatse
* Selebi-Phikwe
Jwaneng *
Sowa *

Geografia

Mapa de Botswana
A Lechwe no Delta do Okavango

No 581,730 km 2 (224.607 sq mi) Botswana é um país 48-o maior do mundo (depois de Madagascar ). É comparável em tamanho a Madagascar , e é ligeiramente menor do que o estado americano de Texas ou da província canadense de Manitoba. Situa-se entre as latitudes 17 ° e 27 ° S e longitudes 20 ° e 30 ° E.

O país é predominantemente plana, tendendo a suavemente ondulado planalto. Botswana é dominada pelo deserto do Kalahari , que cobre até 70% da sua superfície terrestre. O Delta do Okavango , uma das maiores do interior do mundo deltas, está no noroeste. O Makgadikgadi Pan, uma grande Bandeja de sal, fica no norte.

O rio Limpopo Basin, o principal acidente geográfico de toda a África Austral , encontra-se em parte no Botswana, com as bacias dos seus afluentes, o Notwane, Bonwapitse, Mahalapswe, Lotsane, Motloutse eo Shashe, localizado na parte oriental do país. O Notwane fornece água para a capital através do Gaborone Dam. O Rio Chobe fica ao norte, proporcionando uma fronteira entre Botswana e Namíbia , no Caprivi Região. O Rio Chobe encontra com o rio Zambeze , no lugar chamado Kazungula (ou seja, uma pequena árvore de salsicha, um ponto onde Sebitwane e sua Makololo tribo cruzaram o rio Zambeze na Zâmbia).

Ecologia

Botswana tem diversas áreas de habitat dos animais selvagens. Além das áreas delta e deserto, existem pastagens e savanas, onde Gnu-azul , antílopes e outros mamíferos e aves são encontrados. Northern Botswana tem um dos poucos remanescentes grandes populações ameaçadas do cão selvagem Africano . Parque Nacional de Chobe , encontrado no Chobe District, tem a maior concentração do mundo de Os elefantes africanos. O parque abrange cerca de 11.000 km 2 (4247 sq mi) e suporta cerca de 350 espécies de aves.

Nascer do sol em Botswana

O Parque Nacional de Chobe e Moremi Game Reserve (no Delta do Okavango) são os principais destinos turísticos. Outras reservas incluem o Central Kalahari Game Reserve localiza-se no deserto de Kalahari em Ghanzi District; Parque nacional de Makgadikgadi Pans e Nxai Pan National Park estão em Distrito Central no Makgadikgadi Pan. Mashatu Game Reserve é de propriedade privada: localizado onde o Rio Shashe e rio Limpopo atender no leste do Botswana. A outra reserva de propriedade privada é Mokolodi Nature Reserve perto de Gaborone. Há também santuários especializadas, como a Khama Rhino Sanctuary (para Rhinoceros) e Makgadikgadi Sanctuary (por Flamingos). Eles estão ambos localizados no Distrito Central.

Problemas ambientais

Moremi Gorge, na Tswapong Hills leste de Palapye, Botswana. A rocha porosa absorve a água da chuva, que, em seguida, escoa para fora formando cascatas e piscinas permanentes. As colinas fornecer um dos dois locais de reprodução do Botsuana na ameaçadas de extinção cape abutre.
Turistas no Parque Nacional de Chobe
A baobá (Adansonia digitata)

Botswana enfrenta dois grandes problemas ambientais: a seca e desertificação. Os problemas de desertificação predominantemente decorrem das vezes severas de seca no país. Três quartos das populações humana e animal do país dependem das águas subterrâneas devido à seca. Utilização de águas subterrâneas diminuiu os efeitos da seca, mas tomou um pedágio sobre a terra. As águas subterrâneas são recuperados através de perfuração de poços profundos que leva à erosão da terra. A água de superfície é escasso no Botswana e menos de 5% da agricultura no país é sustentável por precipitação . Devido a esta 95% do país levanta gado e gado como um meio para uma renda. Aproximadamente 71% das terras do país é usado para comunal pastagem, que tem sido uma das principais causas da desertificação do país.

Desde a criação de gado provou ser rentável para o povo do Botswana, a terra continua a ser explorada. As populações de animais continuaram a aumentar dramaticamente. De 1966 a 1991, a população de animais aumentou de 1.7 a 5.5 milhões. Do mesmo modo, a população humana aumentou de 574.000 em 1971 para 1,5 milhões em 1995, um aumento de quase 200%. "Mais de 50% de todas as casas em Botswana possui gado, que é atualmente a maior fonte de renda rural". "Degradação dos pastos ou desertificação é considerada como a redução na produtividade da terra como resultado da sobrepopulação e sobrepastoreio ou como resultado da reunião do produto estepe para uso comercial. Degradação é agravada pelos efeitos da seca e as alterações climáticas ". Ambientalistas afirmam que o Delta do Okavango está secando devido ao aumento do pastoreio de gado. O Delta do Okavango é uma das principais zonas húmidas semi-florestais em Botsuana e um dos maiores deltas fluviais do mundo; é um ecossistema crucial para a sobrevivência de muitas animais.

O Departamento de Engenharia Florestal e dos Recursos Gama já começou a implementar um projeto para reintroduzir indígena vegetação em comunidades em Kgalagadi Sul, do Norte e Kweneng Boteti. Reintrodução de vegetação nativa irá contribuir com a degradação da terra. O Governo dos Estados Unidos também firmou um acordo com o Botswana, dando-lhes 7 milhões de dólares norte-americanos para reduzir a dívida do Botswana em US $ 8,3 milhão dólares. A estipulação de os EUA a redução da dívida do Botsuana é que o Botswana vai se concentrar em mais extensa conservação da terra.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento afirma que a pobreza é um grande problema por trás da sobreexploração dos recursos, incluindo o terreno, em Botswana. Para ajudar a mudar este o PNUD juntou-se com um projeto iniciado na comunidade sul da Struizendam em Botswana. O objetivo do projeto é tirar do "conhecimento indígena e os sistemas tradicionais de manejo da terra". Os líderes deste movimento é suposto ser as pessoas da comunidade, para atraí-los, por sua vez, aumentando suas possibilidades de ganhar uma renda e, assim, diminuir a pobreza. O PNUD também afirmou que o governo tem de implementar efetivamente as políticas para permitir que as pessoas a gerir os seus próprios recursos locais e estão dando a informação do governo para ajudar com o desenvolvimento de políticas

Relações Exteriores e militares

Na altura da independência, Botswana não tinha forças armadas. Foi só depois de o Rhodesian e Militares sul-Africano atingiu, respectivamente, contra ZIPRA e Bases que o MK Força de Defesa do Botswana (BDF) foi formada em 1977. O presidente é o comandante-em-chefe e nomeia um conselho de defesa. O BDF possui aproximadamente 12.000 membros.

Na sequência de mudanças políticas na África do Sul e da região, as missões da BDF têm cada vez mais centrada na prevenção de a caça furtiva, preparação para desastres e estrangeiro manutenção da paz . Os Estados Unidos tem sido o maior contribuinte único estrangeiro para o desenvolvimento da BDF, e um grande segmento de seu corpo de oficiais recebeu treinamento dos EUA. Considera-se uma instituição apolítica e profissional.

O governo do Botswana deu aos Estados Unidos a luz verde para explorar a possibilidade de estabelecer uma base Comando África (Africom) no país. Isso alimentou protestos pela organização da juventude do ANC Sul-Africano.

Economia

Mochudi, uma das maiores aldeias em Botswana
Representação gráfica das exportações de produtos de Botswana em 28 categorias codificadas por cores.
Vista aérea de Gaborone , Botswana a cidade de capital ea maior, assim como a capital econômica do país
Sede de Debswana Diamante Company Ltd em Gaborone, Botswana

O Bank of Botswana serve como um banco central , a fim de desenvolver e manter a Botswana Pula, a moeda do país. Desde a independência, Botsuana teve uma das taxas de crescimento mais rápidas em a renda per capita no mundo. Botswana transformou-se de um dos países mais pobres do mundo para um país de renda média. Segundo uma estimativa, que tem a quarta maior Rendimento Nacional Bruto a paridade de poder aquisitivo em África, dando-lhe um padrão de vida em torno disso do México e Turquia .

De acordo com Fundo Monetário Internacional, crescimento económico em média mais de 9% por ano entre 1966 e 1999. O Botswana tem um alto nível de liberdade econômica em comparação com outros países africanos. O governo tem mantido um som política fiscal, apesar consecutivo défices orçamentais de 2002 e 2003, e um nível insignificante de dívida externa. Ele ganhou o mais alto soberano notação de crédito em África e armazenou reservas cambiais (mais de US $ 7 bilhões em 2005/2006) no valor de quase dois anos e meio de importações atuais.

Parceiros comerciais do Botswana, em 2004.

Uma matriz de instituições financeiras preenche o sistema financeiro do país, com os fundos de pensão e bancos comerciais, sendo os dois segmentos mais importantes por volume de ativos. Bancos continuar a ser rentável, bem capitalizado, líquido e, como resultado da crescente recursos nacionais e altas taxas de juros.

Sistema bancário competitivo de Botswana é um dos mais avançados da África. Geralmente aderindo aos padrões globais na transparência das políticas financeiras e supervisão bancária, o sector financeiro oferece amplo acesso ao crédito para os empresários. A abertura do capital do banco em 2008 trouxe o número total de bancos autorizados a oito. O governo está envolvido na operação bancária por meio de instituições financeiras estatais e um programa especial de incentivos financeiros que visa aumentar o status do Botswana como um centro financeiro. O crédito é alocado em condições de mercado, embora o governo oferece empréstimos subsidiados. Reforma do as instituições financeiras não-bancárias continuou nos últimos anos, nomeadamente através do estabelecimento de uma única agência reguladora financeira que fornece supervisão mais eficaz. O governo aboliu os controlos cambiais, e com a conseqüente criação de novas opções de investimento de carteira, o Botswana Bolsa de Valores está crescendo.

A constituição proíbe a nacionalização da propriedade privada e prevê um sistema judiciário independente, eo governo respeita isso na prática. O sistema legal é suficiente para conduzir transações comerciais seguras, apesar de uma acumulação considerável e crescente de casos, impede julgamentos atempados. A protecção dos direitos de propriedade intelectual tem melhorado significativamente. Botswana está em segundo lugar apenas para a África do Sul entre os países da África sub-saariana no Índice Internacional de Direitos de Propriedade de 2009.

Embora geralmente abertos à participação estrangeira em sua economia, Botswana reserva uma série de sectores para a participação cidadã. Aumento do investimento estrangeiro desempenha um papel significativo no processo de privatização de empresas estatais. Regulamentação de investimento são transparentes, e os procedimentos burocráticos sejam simplificados e aberto, embora um pouco lento. Retornos de investimento, tais como lucros e dividendos, o serviço da dívida, ganhos de capital, retornos sobre a propriedade intelectual, royalties, taxas de franquia, e tarifas de serviços podem ser repatriados sem limites.

Pedras preciosas e metais preciosos

Debswana, a maior diamante empresa de mineração que operam em Botswana, é de 50% detida pelo governo. A indústria mineral fornece cerca de 40% de todas as receitas do governo. Em 2007, quantidades significativas de urânio foram descobertas, e mineração foi projetado para começar em 2010. Várias empresas de mineração internacionais estabeleceram sedes regionais em Botswana, e prospectados para os diamantes, ouro, urânio, cobre e até mesmo óleo, muitos voltando com positiva resultados. O governo anunciou no início de 2009 que iria tentar mudar sua dependência económica em diamantes, mais de séria preocupação de que os diamantes estão previstas para secar em Botswana durante os próximos vinte anos.

Infra-estrutura

Energia

Botswana importa produtos petrolíferos refinados e de energia eléctrica da África do Sul. Existe alguma produção interna de energia elétrica a partir do carvão. Apesar de um os mais altos níveis de insolação do mundo, Botsuana não tem capacidade significativa de energia solar.

Saúde

A expectativa de vida ao nascer era de 55 em 2009, segundo o Banco Mundial, tendo anteriormente caído de um pico de 64,1 em 1990 para um mínimo de 49 em 2002.

HIV / AIDS

A expectativa de vida em vários países africanos entre 1958 e 2003. Botswana teve a maior expectativa de vida até o VIH / SIDA começou a reduzi-lo no final de 1980.

Como em outros lugares na África Subsaariana, a impacto económico da SIDA é considerável. Despesas com o desenvolvimento econômico foi cortado em 10% em 2002-3, como resultado de recorrentes déficits orçamentários e aumento das despesas em serviços de saúde. Botswana foi batido muito difícil pela Pandemia da SIDA; em 2006 estimava-se que a expectativa de vida ao nascer caiu 65-35 anos.

O prevalência de HIV / SIDA no Botswana foi estimada em 24% para adultos em 2006. Em 2003, o governo iniciou um programa abrangente envolvendo drogas anti-retrovirais genéricos gratuitos ou baratos, bem como uma campanha de informação destinada a impedir a propagação do vírus. Sob a liderança do Festus Mogae, o Governo do Botswana solicitou ajuda externa na luta contra o HIV / AIDS e recebeu o apoio no início do Bill e Melinda Gates Foundation, a Fundação Merck, e juntos formaram a Parceria AIDS Africano Comprehensive HIV (ACHAP). Outros parceiros incluem o início Instituto Botsuana-Harvard AIDS, da Harvard School of Public Health e do Botswana-UPenn Parceria do Universidade da Pensilvânia. De acordo com o relatório da UNAIDS de 2011, o acesso universal ao tratamento - como definido como cobertura de 80% ou mais - foi alcançado em Botsuana.

Parcerias concorrentes sexuais, sexo comercial, sexo trans-geracional, e um número significativo de pessoas que viajaram fora de suas comunidades locais em busca de trabalho, são potenciais razões para a elevada prevalência de VIH. A natureza promíscua de muitas relações sexuais ainda mais os impactos da situação de saúde; tanto que ele deu origem a um Vocabulário Amor que é exclusivo para a região.

Aproximadamente um em cada seis Batswana tem HIV , dando Botswana a segunda mais alta taxa de infecção no mundo, depois vizinha Suazilândia . O governo reconhece que a AIDS vai afetar a economia e está a tentar combater a epidemia, incluindo a livre tratamento anti-retroviral e prevenção a nível nacional do programa de transmissão de mãe para filho. Botswana reduziu a transmissão do HIV de mães infectadas para os seus filhos a partir de cerca de 40% para apenas 4%.

Câncer

O Cancer Association of Botswana é um voluntário organização não-governamental . A associação é membro da União Internacional de Controle do Câncer. Os suplementos Associação serviços existentes através do fornecimento de câncer de programas de prevenção e sensibilização de saúde, facilitando o acesso aos serviços de saúde para pacientes com câncer e oferecer apoio e aconselhamento às pessoas afectadas.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Botswana&oldid=543724267 "