Conteúdo verificado

Teoria da relatividade

Assuntos Relacionados: Física

Você sabia ...

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Crianças SOS tem cuidado de crianças em África há 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Projecção bidimensional de um analogia tridimensional da curvatura do espaço-tempo descrito na Relatividade Geral.

A teoria da relatividade, ou simplesmente de relatividade, refere-se especificamente duas teorias de Albert Einstein : relatividade especial e relatividade geral . No entanto, "relatividade" também pode se referir a Relatividade de Galileu.

O termo "teoria da relatividade" foi cunhado por Max Planck em 1908 para enfatizar como a relatividade especial (e mais tarde, a relatividade geral) utiliza o princípio da relatividade.

A relatividade especial

A relatividade especial é uma teoria da estrutura de espaço-tempo. Foi introduzido em Albert Einstein 1905 's " . Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento "A relatividade especial é baseada em dois postulados que são contraditórias em mecânica clássica :

  1. As leis da física são as mesmas para todos os observadores em uniforme movimento relativo um ao outro ( Galileu 's princípio da relatividade),
  2. A velocidade da luz numa vácuo, é a mesma para todos os observadores, independentemente do seu movimento relativo ou do movimento da fonte da luz .

A teoria resultante tem muitas conseqüências surpreendentes. Algumas delas são:

  • Dilatação do tempo: Mover os relógios são medidos para assinalar mais lentamente do que o relógio "estacionário" de um observador.
  • Contracção Comprimento: Objectos são medidos para ser encurtada na direcção em que eles se movem em relação ao observador.
  • Relatividade da simultaneidade: dois eventos que aparecem em simultâneo para um observador Um não será simultâneo para um observador B se B está se movendo em relação a A.
  • Equivalência massa-energia: E = mc², energia e massa são equivalentes e transmutáveis.

A característica definidora da relatividade especial é a substituição do Transformações galileanas de mecânica clássica pela Transformações de Lorentz. (Veja as equações de Maxwell de eletromagnetismo e introdução à relatividade especial ).

A relatividade geral

A relatividade geral é uma teoria da gravitação de Einstein desenvolveu nos anos 1907-1915. O desenvolvimento da relatividade geral começou com a princípio de equivalência, nos termos do qual os estados de movimento acelerado e sendo em repouso numa campo gravitacional (por exemplo, quando em pé na superfície da Terra) são fisicamente idênticos. O resultado disso é que queda livre é movimento inercial: Em outras palavras um objeto em queda livre está caindo porque é assim que os objetos se movem quando não há força exercida sobre eles, em vez de este ser devido à força da gravidade como é o caso da mecânica clássica . Isto é incompatível com a mecânica clássica e relatividade especial porque naqueles teorias inercial objetos em movimento não podem acelerar com respeito um ao outro, mas os objetos em queda livre fazê-lo. Para resolver esta dificuldade Einstein propôs pela primeira vez que o espaço-tempo é curvo. Em 1915, ele criou o Equações de campo de Einstein que se relacionam a curvatura do espaço-tempo com a massa, energia e quantidade de movimento dentro dele.

Algumas das consequências da relatividade geral são:

  • O tempo passa mais lentamente em potenciais gravitacionais mais baixos. Isto é chamado dilatação do tempo gravitacional.
  • Órbitas precess de forma inesperada na teoria da gravidade de Newton. (Isto foi observado na órbita de mercúrio e em pulsares binários).
  • Mesmo os raios de luz (que são de peso) de curvatura, na presença de um campo gravitacional .
  • O Universo está se expandindo, e as partes mais distantes do que estão se afastando de nós mais rápido do que a velocidade da luz . Isso não contradiz a teoria da relatividade especial, uma vez que é o próprio espaço que está se expandindo.
  • Frame-arrastamento, em que uma massa em rotação "arrasta" o espaço-tempo ao seu redor.

Tecnicamente, a relatividade geral é um teoria métrica de gravitação cuja definição característica é o uso das equações de campo de Einstein. As soluções das equações de campo são tensores métricas que definem a topologia dos objectos de espaço-tempo e como mover inercial.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Theory_of_relativity&oldid=201087726 "