Conteúdo verificado

Sakurajima

Assuntos Relacionados: Geografia da Ásia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo patrocínio SOS Criança é legal!

Sakurajima
Sakurajima55.jpg
Vista de Sakurajima de Kagoshima continental de 2009
Elevação 1.117 m (3.665 pés)
Localização
Sakurajima está localizado no Japão
Sakurajima
Kagoshima Prefecture, Japão
Coordenadas 31 ° 35'N 130 ° 39'E Coordenadas: 31 ° 35'N 130 ° 39'E
Geologia
Tipo Stratovolcano
Última erupção 2013 (continuação)

Sakurajima (桜島) é um ativo vulcão composto ( estratovulcão) e um ex- ilha Prefeitura de Kagoshima em Kyushu, Japão. Os lava fluxos da erupção de 1914 causou a antiga ilha para ser conectado com o Península de Osumi.

A atividade vulcânica continua, soltando grandes quantidades de cinzas vulcânicas nos arredores. Erupções anteriores construíram as areias brancas terras altas na região.

Sakurajima é uma montanha composta. Sua cume é dividido em três picos, Kita-dake (pico norte), Naka-dake (pico central) e Minami-dake (pico sul) que está ativa agora.

Kita-dake de hoje é Sakurajima do mais alto, chegando a 1.117 m (3.665 pés) acima do nível do mar. A montanha está localizada em uma parte de Kagoshima Bay conhecida como Kinko-wan. A antiga ilha faz parte do Cidade de Kagoshima. A superfície deste península vulcânica é cerca de 77 km 2 (30 sq mi).

História geológica

Sakurajima está localizado na Aira Caldera, formada em uma enorme erupção 22.000 anos atrás. Várias centenas de quilômetros cúbicos de cinzas e pomes foram expulsos, fazendo com que o magma câmara debaixo das aberturas em erupção a entrar em colapso. A caldeira resultante é mais de 20 km (12 mi) de diâmetro. Tephra caiu tanto quanto 1,000 km (620 milhas) do vulcão. Sakurajima é um respiradouro ativo moderno do mesmo Aira Caldera vulcão.

Sakurajima foi formada pela atividade mais tarde dentro da caldeira, começando cerca de 13.000 anos atrás. Encontra-se a cerca de 8 km (5 milhas) ao sul do centro da caldeira. Sua primeira erupção registrada na história ocorreu em 963 CE. A maioria de suas erupções são estromboliana, afetando apenas as áreas da cimeira, mas maior pliniana erupções ocorreram em 1471-1476, 1779-1782 e 1914.

A atividade vulcânica na Kita-dake terminou cerca de 4900 anos atrás: erupções subsequentes foram centradas em Minami-dake.

1914 erupção

Data Jan 1914
Tipo Pelean
VEI 4
Impacto Terremotos pré-erupção matou pelo menos 35 pessoas; causou uma evacuação e mudanças significativas para a topografia local.

A erupção 1914 foi o mais poderoso do século XX Japão. Os fluxos de lava encheu o estreito entre a ilha eo continente, transformando-o em uma península. O vulcão esteve adormecido por mais de um século até 1914. A erupção 1914 começou em 11 de janeiro Quase todos os moradores tinham deixado a ilha nos dias anteriores, em resposta a vários grandes terremotos que lhes advertiram que uma erupção era iminente. Inicialmente, a erupção foi muito explosivo, gerando colunas de erupção e pyroclastic flui, mas depois de um grande terremoto em 13 de janeiro de 1914, que matou 35 pessoas, tornou-se efusivo, gerando um grande fluxo de lava. Fluxos de lava são raros no Japão, a alta sílica conteúdo dos magmas lá significa que as erupções explosivas são muito mais comuns, mas a lava flui a Sakurajima continuou por meses.

A ilha cresceu, envolvendo várias ilhas menores próximas, e, eventualmente, tornar-se ligada ao continente por um estreito istmo. Partes de Kagoshima baía se tornou significativamente mais rasas, e as marés foram afetados, tornando-se mais elevada como resultado.

Durante as fases finais da erupção, o centro da caldeira Aira afundou por cerca de 60 cm (24 pol), devido à subsidência causada pelo esvaziamento da câmara de magma subjacente. O fato de que o afundamento ocorreu no centro da caldeira, em vez de diretamente abaixo Sakurajima mostrou que o vulcão extrai sua magma a partir do mesmo reservatório que alimentou a antiga erupção de formação de caldeira. A erupção inspirado em parte um filme de 1914, Wrath of the Gods, centrado em torno de uma maldição de família que aparentemente faz com que a erupção.

Atividade atual

Uma imagem tirada da Estação Espacial Internacional mostrando Sakurajima e seus arredores em 10 de janeiro de 2013

Atividade do Sakurajima tornou-se mais proeminente em 1955, e para o vulcão está em erupção quase constantemente desde então. Milhares de pequenas explosões ocorrem a cada ano, lançando cinzas a alturas de até alguns quilômetros acima da montanha. O Observatório de Vulcões Sakurajima foi criada em 1960 para monitorar essas erupções.

Monitoramento do vulcão e previsões de grandes erupções são particularmente importantes devido à sua localização em uma área densamente povoada, com a cidade de 680 mil habitantes de Kagoshima a poucos quilômetros do vulcão. A cidade realiza exercícios de evacuação regulares, e um número de abrigos foram construídos onde as pessoas podem se refugiar caiam detritos vulcânicos.

À luz dos perigos que ela representa para as populações vizinhas, Sakurajima foi designado um vulcão Década em 1991, identificando-o como merecedor de especial estudo como parte da Organização das Nações Unidas Década Internacional para a Redução de Desastres Naturais.

Sakurajima é parte do Parque Nacional de Kirishima-Yaku, e os seus fluxos de lava são uma grande atração turística. A área em torno Sakurajima contém várias estâncias termais. Um dos principais produtos agrícolas de Sakurajima é um enorme rabanete branco tamanho basquete-( Sakurajima daikon).

Em 10 de março de 2009, Sakurajima entrou em erupção, enviando escombros até 2 km (1,2 mi). Uma erupção era esperada após uma série de explosões menores no fim de semana. Não se pensou que não havia qualquer dano causado pela recente erupção.

Em 2011 e 2012, Sakurajima experimentou várias erupções significativas; atividade vulcânica continua em 2013. O fotógrafo Martin Rietze capturou uma imagem rara de relâmpago dentro da nuvem de cinzas em janeiro de 2013 durante uma ejeção de magma, que foi um pic astronomia do dia NASA em Março de 2013.

Timeline

Comparação

Vulcões da Década
Teide
Etna
Sakurajima
Taal
Merapi
Ulawun
Santa Maria
Sakurajima é um dos 16 Vulcões da Década .
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sakurajima&oldid=557137441 "