Conteúdo verificado

A Noite Estrelada

Assuntos Relacionados: Pinturas

Informações de fundo

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

A Noite Estrelada
Uma pintura de uma cena à noite com 11 estrelas e swirly uma lua amarela brilhante crescente. No fundo há montes, no meio termo há uma cidade enluarado com uma igreja que tem um campanário alongada, e em primeiro plano, há a silhueta verde escuro de uma árvore de cipreste.
Artista Vincent van Gogh
Ano 1889
Tipo Óleo sobre tela
Dimensões 73,7 centímetros × 92,1 centímetros (29 no × 36¼ in)
Localização Museu de Arte Moderna ( F612, JH1731), Nova Iorque

Starry Night ( Dutch : De sterrennacht) é uma pintura pelo holandês artista pós-impressionista Vincent van Gogh . A pintura descreve a vista fora de sua janela da sala do sanatório na Saint-Rémy-de-Provence (localizado no sul da França) à noite, embora seja pintada da memória durante o dia. Ele tem sido na coleção permanente da Museu de Arte Moderna de Nova York, parte do Lillie P. Bliss Bequest, desde 1941. A pintura é uma das obras mais conhecidas de Van Gogh que tem inspirado milhares de artistas, alguns têm feito até mesmo a pintura em seu próprio estilo.

Gênese

Os ciprestes de desenho em Noite Estrelada, um estudo cálamo executadas por Van Gogh após a pintura em 1889. Originalmente realizada no Kunsthalle Bremen, hoje parte do contestado Coleção Baldin.

Em setembro de 1888, antes de seu colapso dezembro que resultou em sua internação em Arles, pintou Noite estrelado sobre o Rhone. Van Gogh escreveu sobre esta pintura:

"... Isso me faz bem para fazer o que é difícil, que não me impede de ter uma tremenda necessidade de, devo dizer a palavra -. Para a religião -. Então eu ir para fora durante a noite para pintar as estrelas '"

Em meados de setembro 1889, na sequência de uma crise pesada que durou de meados de julho para os últimos dias de agosto, ele pensou para incluir Noite Estrelada no próximo lote de obras para ser enviado para o seu irmão, Theo, em Paris . A fim de reduzir os custos de envio, ele reteve três dos estudos, incluindo Starry Night. Estes três foram para Paris com a expedição que se seguiu. Quando Theo não comunicar imediatamente a sua chegada, Vincent perguntou novamente e, finalmente, recebeu o comentário de Theo em seu trabalho recente.

Matérias

A parte center mostra a vila de Saint-Rémy sob um céu de roda, em uma vista do asilo para o norte. O Alpilles longe para o ajuste certo para este ponto de vista, mas há pouca relação da cena real com as colinas intermediários que parecem ser derivadas de uma parte diferente do entorno, ao sul do asilo. O cipreste árvore à esquerda foi adicionado à composição. Digno de nota é o fato de van Gogh já teve, durante o seu tempo em Arles, reposicionado Ursa Maior do norte para o sul em sua pintura Noite estrelado sobre o Rhone.

Em uma carta ao seu irmão Theo, Van Gogh escreveu sobre ele:

"Finalmente eu tenho uma paisagem de oliveiras, e também um novo estudo de um céu estrelado. ... Não é um retorno para o romântico ou para idéias religiosas, não. No entanto, indo a maneira de Delacroix, mais do que parece, por cor e um desenho mais determinado do que precisão trompe-l'oeil, pode-se expressar a natureza país que é mais puro do que os subúrbios, os bares de Paris ".

Recentes comentários

Esboço do Whirlpool Galaxy por Lord Rosse em 1845, 44 anos antes da pintura de Van Gogh
  • Simon Singh, em seu livro Big Bang, diz que Starry Night tem semelhanças notáveis com um esboço do Whirlpool Galaxy, desenhada por Lord Rosse 44 anos antes do trabalho de Van Gogh.
  • A pintura tem sido comparado a uma fotografia astronômica de uma estrela chamada V838 Monocerotis, tomada pelo Hubble em 2004. As nuvens de gás que rodeiam a estrela se assemelham aos padrões de roda van Gogh utilizados nesta pintura.
  • O historiador de arte Joachim Pissarro cita Noite Estrelada como um exemplar da fascinação do artista com o noturna.

Objetivos e fins

Van Gogh não estava tão feliz com a pintura. Em uma carta a seu irmão Theo de Saint-Rémy, ele escreveu:

" Os primeiros quatro telas são estudos sem o efeito de um conjunto que os outros têm. . . As azeitonas com nuvens brancas e fundo de montanhas, também o nascer da lua e do efeito da noite, estes são exageros, do ponto de vista de arranjo, suas linhas são deformado quanto o de madeira velha. "

Mais tarde nesta carta, a que se refere Vincent mais uma vez para a pintura:

" Em todo esse lote Acho que nada boa defesa, campo de trigo, a montanha, o pomar, as azeitonas com as montanhas azuis e do retrato e da entrada da Pedreira, eo resto não diz nada para mim, porque lhe falta indivíduo intenção e sentimento nas linhas. Onde estas linhas estão perto e deliberada que começa a ser uma imagem, mesmo se ele é exagerado. Isso é um pouco o que Bernard e Gauguin sentir, eles não pedem a forma correta de uma árvore em tudo, mas eles insistem absolutamente que se pode dizer se a forma é redondo ou quadrado - e minha palavra, eles estão certos, exasperado como eles são por certo povo de fotográfico e vazio perfeição. Certamente eles não vão pedir o tom correto para as montanhas, mas eles vão dizer: Em nome de Deus, as montanhas eram azuis, eram eles? Em seguida, atirar em alguns azul e não vá me dizer que era um azul um pouco como isto ou aquilo, que era azul, não foi? Bom - torná-los azul e é o suficiente! Gauguin é, por vezes, como um gênio quando ele explica isso, mas como para o gênio Gauguin tem, ele é muito tímido sobre mostrar-lo, e ele está tocando do jeito que ele gosta de dizer algo realmente útil para os jovens. Como é estranho que ele é tudo a mesma coisa. "
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Starry_Night&oldid=559362124 "