Conteúdo verificado

Gratidão

Disciplinas relacionadas: Cultura e Diversidade

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Bandeira americana com "merci", o francês palavra "obrigado", escrito por ele, plantada na frente de uma cruz no Normandy Memorial e Cemitério Americano

Gratidão, gratidão, gratidão, valorização ou é um sentimento ou atitude de reconhecimento de um benefício que se recebeu ou receberá. A experiência de gratidão tem sido historicamente um foco de várias mundo religiões , e tem sido considerado extensivamente por filósofos morais, tais como Adam Smith . O estudo sistemático de gratidão dentro da psicologia só começou por volta do ano 2000, possivelmente porque a psicologia tem sido tradicionalmente focada mais na compreensão de socorro ao invés de compreender as emoções positivas. No entanto, com o advento do movimento da psicologia positiva, gratidão tornou-se um foco mainstream da pesquisa psicológica. O estudo de gratidão dentro da psicologia tem-se centrado na compreensão da experiência curto prazo da emoção de gratidão (gratidão estado), as diferenças individuais em como freqüentemente as pessoas se sentem gratidão ( traço gratidão), ea relação entre estes dois aspectos.

A comparação com o endividamento

Gratidão não é o mesmo que endividamento. Embora ambas as emoções ocorrer após ajuda, o endividamento ocorre quando uma pessoa percebe que eles têm a obrigação de fazer algum pagamento de uma compensação para a ajuda. As emoções levam a ações diferentes; endividamento pode motivar o beneficiário do auxílio de evitar a pessoa que os ajudou, ao passo que a gratidão pode motivar o destinatário a procurar seu benfeitor e melhorar o seu relacionamento com eles.

Como um motivador do comportamento

Gratidão também pode servir para reforçar futuro comportamento pró-social em benfeitores. Por exemplo, um experimento descobriu que os clientes de uma loja de jóias que foram chamados e agradeceu mostrou um posterior aumento de 70% nas compras. Em comparação, os clientes que estavam agradeceu e disse sobre a venda mostrou apenas um aumento de 30% nas compras, e os clientes que não foram chamados em tudo não mostrou um aumento. Em outro estudo, os clientes regulares do restaurante deu dicas maiores quando os servidores escreveu "Obrigado" em seus cheques.

Principais abordagens teóricas

A ligação entre espiritualidade e gratidão recentemente se tornou um tema popular de estudo. Enquanto essas duas características não são certamente dependentes uns dos outros, os estudos descobriram que a espiritualidade é capaz de aumentar a capacidade de uma pessoa para ser grato e, portanto, aqueles que assistem regularmente a serviços religiosos ou se envolver em atividades religiosas são mais propensos a ter um maior sentido de gratidão em todas as áreas da vida. Gratidão é visto como uma propensão humana valorizada no cristão, budista, muçulmana, judaica e tradições hindus. Culto de gratidão a Deus é um tema comum em tais religiões e, portanto, o conceito de gratidão permeia textos religiosos, ensinamentos e tradições. Por esta razão, é uma das emoções mais comuns que as religiões visam provocar e manter em seguidores e é considerado como um sentimento religioso universal.

Concepções judaicas

No judaísmo, a gratidão é uma parte essencial do ato de adoração e uma parte de todos os aspectos da vida de um adorador. De acordo com a visão de mundo hebraico, todas as coisas vêm de Deus e, por isso, a gratidão é extremamente importante para os seguidores do judaísmo. As Escrituras Hebraicas são preenchidos com a idéia de gratidão. Dois exemplos incluídos nos salmos são "Senhor, meu Deus, vou dar graças a você para sempre", e "Eu te darei graças ao Senhor com todo o meu coração" (Sl 30:12; Sl 9:.. 1). As orações judaicas também incorporam frequentemente gratidão começando com o Shema, onde o adorador afirma que por gratidão, "Amarás o Eterno, teu Deus, com todo o teu coração, com toda tua alma e com todas as tuas forças" (Dt. 6: 5). A oração de concluir, o Alenu, também fala de gratidão agradecendo a Deus para o destino especial do povo judeu. Junto com estas orações, adoradores fiéis recitam mais de cem bênçãos chamados brachot durante todo o dia. No judaísmo há também um grande ênfase na gratidão por atos de bondade humana e da bondade. Uma vez que você parar de ser egoísta você aprecia outras pessoas e, portanto, apreciar quando eles fazem algo de bom, portanto, você pode ser grato.

Concepções cristãs

Nova Orleans: Obrigado mensagem na gruta de Nossa Senhora de Guadalupe Igreja; adicionado por aqueles para quem foram concedidos oração ou milagres

A gratidão tem sido dito para moldar e moldar toda a vida cristã. Martin Luther referido gratidão como "A atitude cristã de base" e hoje ainda é referido como "o coração do Evangelho." À medida que cada cristão acredita que eles foram criados por um Deus pessoal, os cristãos são fortemente encorajados a louvar e dar reconhecimento a seu criador. Em gratidão cristã, Deus é visto como o doador altruísta de todas as coisas boas e, por isso, há um grande senso de endividamento que permite que os cristãos compartilham um vínculo comum, moldando todos os aspectos da vida de um seguidor. Gratidão no cristianismo é um reconhecimento da generosidade de Deus que inspira os cristãos a moldar os seus próprios pensamentos e ações em torno de tais ideais. Em vez de simplesmente um sentimento sentimental, gratidão cristã é considerada como uma virtude que molda não só emoções e pensamentos, mas ações e obras bem. Conforme Jonathan Edwards (teólogo), em seu A Treatise No que diz respeito religioso Afetos amor, gratidão e gratidão para com Deus estão entre os sinais da verdadeira religião. Devido a esta interpretação, medidas modernas de espiritualidade religiosa incluem avaliações de gratidão e gratidão para com Deus. Allport (1950) sugeriu que as intenções religiosas maduras vêm de sentimentos de profunda gratidão e Edwards (1746/1959) afirmou que a "afeição" de gratidão é uma das maneiras mais precisas de encontrar a presença de Deus na vida de uma pessoa. Em um estudo feito por Samuels e Lester (1985), foi alegado que em uma pequena amostra de freiras e padres católicos, de 50 emoções, amor e gratidão foram a emoção mais experiente em direção a Deus.

No Ortodoxa, Católica e Anglicana, o rito mais importante é chamado de Eucaristia; o nome deriva da palavra grega para eucharistia ação de graças.

Concepções islâmicas

O texto sagrado islâmico, o Alcorão, é preenchido com a idéia de gratidão. Islam incentiva seus seguidores a ser grato e expressar gratidão a Deus em todas as circunstâncias. Ensinamento islâmico enfatiza a idéia de que aqueles que são gratos será recompensado com mais. A tradicional estados islâmicos dizendo que, "O primeiro que serão convocados para o paraíso são aqueles que têm louvou a Deus em todas as circunstâncias" No Alcorão é também reconhecido na Sura 14 que aqueles que são gratos será dada mais por Deus. O profeta Muhammad também disse: "A gratidão pela abundância você recebeu é o melhor seguro que a abundância vai continuar." Muitas práticas da fé islâmica também incentivar gratidão. O Pilar do Islã chamada para a oração diária encoraja os crentes a orar a Deus cinco vezes por dia, a fim de agradecê-lo por sua bondade. O pilar do jejum durante o mês do Ramadã é com o propósito de colocar o crente em um estado de gratidão.

As diferenças individuais

Grande parte da recente pesquisa psicológica trabalho em gratidão centrou-se sobre a natureza da diferença individual em gratidão, e as consequências de ser uma pessoa mais ou menos grato. Três escalas têm sido desenvolvidos para medir as diferenças individuais na gratidão, cada um dos quais avalia um pouco diferentes concepções. O GQ6 mede as diferenças individuais no que freqüência e as pessoas intensamente sentir gratidão. A Escala de Avaliação mede oito aspectos diferentes de gratidão: valorização das pessoas, posses, o momento presente, rituais, sentindo-se de espanto, as comparações sociais, as preocupações existenciais e comportamento que expressa gratidão. O GRAT avalia gratidão para com outras pessoas, gratidão para com o mundo em geral, e uma falta de ressentimento para o que você não tem. Um estudo recente mostrou que cada uma destas escalas são, na verdade, toda a medição da mesma maneira que se aproxima da vida; isso sugere que as diferenças individuais na gratidão incluir todos esses componentes.

Os resultados empíricos

Associação com o bem-estar

Um grande número de trabalhos recentes têm sugerido que pessoas que são mais gratos têm níveis mais elevados de bem-estar subjetivo. Pessoas gratas são mais felizes, menos deprimidas, menos estressados, e mais satisfeitos com suas vidas e relações sociais Pessoas gratas também têm níveis mais elevados de controle de seus ambientes, crescimento pessoal, propósito na vida, e auto-aceitação. Pessoas gratas têm formas mais positivas de lidar com as dificuldades que experimentamos na vida, sendo mais provável que procurem o apoio de outras pessoas, reinterpretar e crescer com a experiência, e gastar mais tempo planejando como lidar com o problema. Pessoas gratas também têm estratégias de enfrentamento menos negativos, sendo menos propensos a tentar evitar o problema, negar que existe um problema, culpar a si mesmos, ou lidar com o uso de substâncias. Pessoas gratas dormir melhor, e este parece ser, porque eles pensam pensamentos menos negativos e mais positivos pouco antes de ir dormir.

Gratidão foi dito ter uma das ligações mais fortes com saúde mental de qualquer traço de caráter. Numerosos estudos sugerem que pessoas gratas são mais propensos a ter níveis mais elevados de felicidade e menores níveis de estresse e depressão. Em um estudo sobre gratidão, os participantes foram aleatoriamente designados para uma das seis condições de intervenção terapêutica destinadas a melhorar a qualidade global do participante da vida (Seligman et. Tudo., 2005). Fora dessas condições, verificou-se que os maiores efeitos de curto prazo vieram de uma "visita gratidão", onde os participantes escreveu e entregou uma carta de agradecimento a alguém em sua vida. Esta condição mostraram um aumento nos escores de felicidade em 10 por cento e uma queda significativa nos escores de depressão, resultados que durou até um mês após a visita. Fora das seis condições, os efeitos mais duradouros foram causados pelo ato de escrever " revistas gratidão ", onde os participantes foram convidados a escrever três coisas que eles eram gratos para cada dia. Estas pontuações felicidade dos participantes também aumentou e continuou a aumentar cada vez que eles foram testados periodicamente após o experimento. Na verdade, os maiores benefícios foram encontrados geralmente para ocorrer em torno de seis meses após o início do tratamento. Este exercício foi tão bem sucedida que, embora os participantes só foram convidados a continuar o jornal durante uma semana, muitos participantes continuaram a manter a revista muito depois do estudo tinha acabado. Resultados semelhantes foram encontrados a partir de estudos realizados por Emmons e McCullough (2003) e Lyubomirsky et. tudo. (2005).

Enquanto muitas emoções e traços de personalidade são importantes para o bem-estar, há evidências de que a gratidão pode ser excepcionalmente importante. Em primeiro lugar, um estudo longitudinal mostrou que as pessoas que estavam mais grato lidou melhor com uma transição de vida. Especificamente, as pessoas que estavam mais grato antes da transição foram menos estressados, menos deprimidos e mais satisfeitos com suas relações de três meses depois. Em segundo lugar, dois estudos recentes têm sugerido que a gratidão pode ter uma relação única com o bem-estar, e pode explicar aspectos do bem-estar que outros traços de personalidade não pode. Ambos os estudos mostraram que a gratidão foi capaz de explicar mais bem-estar do que o Big Five e 30 dos traços de personalidade mais comumente estudados.

Relação com o altruísmo

Gratidão também foi mostrado para melhorar tendências altruístas de uma pessoa. Um estudo conduzido por David DeSteno e Monica Bartlett (2010) constataram que a gratidão é correlacionada com generosidade econômica. Neste estudo, usando um jogo econômico, aumento da gratidão foi mostrado para mediar diretamente aumentou doação monetária. A partir destes resultados, este estudo mostra que pessoas gratas são mais propensos a sacrificar ganhos individuais para lucro comunal (DeSteno & Bartlett, 2010). Um estudo conduzido por McCullough, Emmons, e Tsang, (2002) encontraram correlações semelhantes entre gratidão e empatia, generosidade e gentileza.

As intervenções psicológicas

Dado que a gratidão parece ser um forte determinante do bem-estar das pessoas, várias intervenções psicológicas têm sido desenvolvidos para aumentar a gratidão. Por exemplo, Watkins e colegas tiveram participantes testar um número de diferentes exercícios de gratidão, como pensar em uma pessoa viva para quem eles eram gratos, escrevendo sobre alguém por quem eles eram gratos, e escrever uma carta para entregar a alguém para quem eles eram grato. Os participantes na condição de controle foram convidados a descrever a sua sala de estar. Os participantes que se envolveram em um exercício de gratidão mostraram aumentos em suas experiências de emoção positiva imediatamente após o exercício, e este efeito foi mais forte para os participantes que foram convidados a pensar sobre uma pessoa para quem eles eram gratos. Os participantes que tinham personalidades grato para começar mostrou o maior benefício destes exercícios gratidão. Veja também diário de gratidão.

Recentemente (2013), a Greater Good Centro de Ciência no University of California, Berkeley, tem vindo a oferecer prêmios para projetos de pesquisa em nível de dissertação com maior potencial para fazer avançar a ciência ea prática da gratidão.

Conclusões

Conforme Cicero, "Gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas o pai de todos os outros." Vários estudos têm demonstrado a correlação entre a gratidão eo aumento do bem-estar não só para o indivíduo, mas para todas as pessoas envolvidas. O movimento da psicologia positiva tem abraçado esses estudos e, em um esforço para aumentar o bem-estar geral, começou a fazer um esforço para incorporar exercícios para aumentar a gratidão para o movimento. Embora no passado a gratidão tem sido negligenciada pela psicologia, nos últimos anos, muito progresso tem sido feito em estudar gratidão e os seus efeitos positivos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Gratitude&oldid=556856227 "